You are on page 1of 3

drogas25AGO

9/2/03

6:35 PM

Page 16

SOLVENTES I NALANTES
Cola de sapateiro, Esmalte, Lana-perfume e Acetona

OU

Definio
A palavra solvente significa substncia capaz de dissolver coisas, e inalante toda substncia que pode ser inalada, isto , introduzida no organismo atravs da aspirao pelo nariz ou pela boca. Em geral, todo solvente uma substncia altamente voltil, ou seja, evapora-se muito facilmente, por esse motivo pode ser facilmente inalado. Outra caracterstica dos solventes ou inalantes que muitos deles (mas no todos) so inflamveis, quer dizer, pegam fogo facilmente. Um nmero enorme de produtos comerciais, como esmaltes, colas, tintas, tneres, propelentes, gasolina, removedores, vernizes etc., contm esses solventes. Eles podem ser aspirados tanto involuntria (por exemplo, trabalhadores de indstrias de sapatos ou de oficinas de pintura, o dia inteiro expostos ao ar contaminado por essas substncias) quanto voluntariamente (por exemplo, a criana de rua que cheira cola de sapateiro, o menino que cheira em casa acetona ou esmalte, ou o estudante que cheira o corretivo Carbex etc.). Todos esses solventes ou inalantes so substncias pertencentes a um grupo qumico chamado de hidrocarbonetos, como o tolueno, xilol, n-hexano, acetato de etila, tricloroetileno etc. Para exemplificar, eis a composio de algumas colas de sapateiro vendidas no Brasil: Cascola mistura de tolueno + n-hexano; Patex Extra mistura de tolueno com acetato de etila e aguarrs mineral; Brascoplast tolueno com acetato de etila e solvente para borracha. Em 1991, uma fbrica de cola do interior do Estado de So Paulo fez ampla campanha publicitria afirmando que finalmente havia fabricado uma cola de sapateiro que no era txica e no produzia vcio, porque no continha tolueno. Essa indstria teve um comportamento reprovvel, alm de criminoso, j que o produto anunciado ainda continha o solvente n-hexano, sabidamente bastante txico. Um produto muito conhecido no Brasil o cheirinho ou lol, tambm conhecido como cheirinho da lol. Trata-se de um preparado clandestino (isto , fabricado no por um estabelecimento legal, mas, sim, por pessoas do submundo), base de clorofrmio mais ter, utilizado somente para fins de abuso. Mas j se sabe que, quando esses fabricantes no encontram uma daquelas duas substncias, eles misturam qualquer outra coisa em substituio. Assim, em relao ao cheirinho da lol no se conhece bem sua composio, o que complica quando se tem casos de intoxicao 16

drogas25AGO

9/2/03

6:35 PM

Page 17

aguda por essa mistura. Ainda, importante chamar a ateno para o lana-perfume. Esse nome designa inicialmente aquele lquido que vem em tubos e que se usa no Carnaval. base de cloreto de etila ou cloretila, proibida sua fabricao no Brasil e s aparece nas ocasies de Carnaval, contrabandeada de outros pases sul-americanos. Mas cada vez mais o nome lana-perfume tambm utilizado para designar o cheirinho da lol (os meninos de rua de vrias capitais brasileiras j usam estes dois nomes cheirinho e lana para designar a mistura de clorofrmio e ter).

Efeitos no crebro
O incio dos efeitos, aps a aspirao, bastante rpido de segundos a minutos no mximo e em 15 a 40 minutos j desaparecem; assim, o usurio repete as aspiraes vrias vezes para que as sensaes durem mais tempo. Os efeitos dos solventes vo desde uma estimulao inicial at depresso, podendo tambm surgir processos alucinatrios. Vrios autores dizem que os efeitos dos solventes (quaisquer que sejam) lembram os do lcool, entretanto este no produz alucinaes, fato bem descrito para os solventes. Entre os efeitos, o predominante a depresso, principalmente a do funcionamento cerebral. De acordo com o aparecimento desses efeitos, aps inalao de solventes, foram divididos em quatro fases:
I

Primeira fase: a chamada fase de excitao, que a desejada, pois a pessoa fica eufrica, aparentemente excitada, sentindo tonturas e tendo perturbaes auditivas e visuais. Mas podem tambm aparecer nuseas, espirros, tosse, muita salivao e as faces podem ficar avermelhadas. Segunda fase: a depresso do crebro comea a predominar, ficando a pessoa confusa, desorientada, com a voz meio pastosa, viso embaada, perda do autocontrole, dor de cabea, palidez; ela comea a ver ou a ouvir coisas. Terceira fase: a depresso aprofunda-se com reduo acentuada do estado de alerta, incoordenao ocular (a pessoa no consegue mais fixar os olhos nos objetos), incoordenao motora com marcha vacilante, fala engrolada, reflexos deprimidos, podendo ocorrer processos alucinatrios evidentes. Quarta fase: depresso tardia, que pode chegar inconscincia, queda da presso, sonhos estranhos, podendo ainda a pessoa apresentar surtos de convulses (ataques). Essa fase ocorre com freqncia entre aqueles cheiradores que usam saco plstico e, aps um certo tempo, j no conseguem afast-lo do nariz e, assim, a intoxicao torna-se muito perigosa, podendo mesmo levar ao coma e morte.

Finalmente, sabe-se que a aspirao repetida, crnica, dos solventes pode levar destruio de neurnios (clulas cerebrais), causando leses irreversveis no crebro. Alm disso, pessoas que usam solventes cronicamente apresentam-se apticas, tm dificuldade de concentrao e dficit de memria.

17

drogas25AGO

9/2/03

6:35 PM

Page 18

Efeitos sobre outras partes do corpo


Os solventes praticamente no agridem outros rgos, a no ser o crebro. Entretanto, existe um fenmeno produzido pelos solventes que pode ser muito perigoso. Estes tornam o corao humano mais sensvel a uma substncia que o nosso corpo fabrica, a adrenalina, que faz o nmero de batimentos cardacos aumentar. Essa adrenalina liberada toda vez que temos de exercer um esforo extra, como, por exemplo, correr, praticar certos esportes etc. Assim, se uma pessoa inala um solvente e logo depois faz esforo fsico, seu corao pode sofrer, pois ele est muito sensvel adrenalina liberada por causa do esforo. A literatura mdica j cita vrios casos de morte por arritmia cardaca (batidas irregulares do corao), principalmente de adolescentes.

Efeitos txicos
Os solventes quando inalados cronicamente podem levar a leses da medula ssea, dos rins, do fgado e dos nervos perifricos que controlam os msculos. Por exemplo, verificou-se, em outros pases, que em fbricas de sapatos ou oficinas de pintura os operrios, com o tempo, acabavam por apresentar doenas renais e hepticas. Em decorrncia disso, nesses pases passou a vigorar uma rigorosa legislao sobre as condies de ventilao dessas fbricas, e o Brasil tambm tem leis a respeito. Em alguns casos, principalmente quando existe no solvente uma impureza, o benzeno, mesmo em pequenas quantidades, pode levar diminuio de produo de glbulos brancos e vermelhos pelo organismo. Um dos solventes bastante usados nas nossas colas o n-hexano. Essa substncia muito txica para os nervos perifricos, produzindo degenerao progressiva, a ponto de causar transtornos no marchar (as pessoas acabam andando com dificuldade, o chamado andar de pato), podendo at chegar paralisia. H casos de usurios crnicos que, aps alguns anos, s podiam se locomover em cadeira de rodas.

Aspectos gerais
A dependncia entre aqueles que abusam cronicamente de solventes comum, sendo os componentes psquicos da dependncia os mais evidentes, tais como desejo de usar a substncia, perda de outros interesses que no seja o solvente. A sndrome de abstinncia, embora de pouca intensidade, est presente na interrupo abrupta do uso dessas drogas, sendo comum ansiedade, agitao, tremores, cibras nas pernas e insnia. Pode surgir tolerncia substncia, embora no to dramtica em relao a outras drogas (como as anfetaminas, que os dependentes passam a tomar doses 5070 vezes maiores que as iniciais). Dependendo da pessoa e do solvente, a tolerncia instala-se ao fim de um a dois meses.

18

You might also like