You are on page 1of 8

Funes da Linguagem

Portugus Instrumental I

DIREITO DINMICA 1 PERODO B 24 de abril de 2012 Criao: Thas Bombassaro

Funes da Linguagem
Portugus Instrumental I Nveis da Linguagem
H dois nveis de significao a serem atribudos comunicao: Denotao direto, imediato e que se encontra no dicionrio. Ex: Um ser humano pode viver isolado na sociedade? Conotao figurado, potico, imaginativo, estilstico (linguagem figurada) Ex: Um ser humano uma ilha?

Elementos da Comunicao

CONTEXTO

EMISSOR
Funes da Linguagem | 24/04/2012

MENSAGEM

RECEPTOR

CANAL

CDIGO

Funes da Linguagem

REFERENCIAL
Volta-se diretamente para a informao, para o prprio contedo, para o referente, ou seja, para o CONTEXTO. Usa-se essa funo com a inteno de transmitir dados reais, com o emprego de palavras utilizadas em sentido estritamente denotativo. Deve ser usada em discursos cientficos, no texto jornalstico e nas correspondncias oficiais e comerciais. conhecida tambm pelos nomes de Cognitiva, Informativa ou Denotativa. Caractersticas: Impessoalidade o autor sempre se posiciona em terceira pessoa, no se envolvendo emocionalmente com a mensagem. Capacidade de argumentao o autor precisa argumentar com clareza, conciso, objetividade e, sobretudo, aprofundamento. Objetividade no cabem recursos subjetivos.

CENTRALIZADA NO REFERENTE. QUANDO O EMISSOR PROCURA OFERECER INFORMAES DA REALIDADE. DIRETA. DENOTATIVA. PREVALECENDO A 3 PESSOA DO SINGULAR. LINGUAGEM USADA NAS NOTCIAS DE JORNAL E LIVROS CIENTFICOS.
Funes da Linguagem | 24/04/2012

OBJETIVA.

EMOTIVA
Pode-se afirmar que o oposto da funo referencial, pois nesse tipo de texto o emissor se preocupa em expressar seus sentimentos, suas angstias e suas emoes. Tambm denominada Expressiva, centrada no EMISSOR e usada em depoimentos (linguagem do ru), nos argumentos da defesa (linguagem do advogado ao apelar junto ao Tribunal ou ao Jri). Caractersticas: Parcialidade o texto escrito em primeira pessoa, a fim de comover o receptor ou o interlocutor em relao a seus sentimentos. Signos de pontuao usam-se referncias e pontos de exclamao. Subjetividade prevalecem os recursos subjetivos.

CENTRALIZADA NO EMISSOR, REVELANDO SUA OPINIO, SUA EMOO. PREVALECE A 1 PESSOA DO SINGULAR, INTERJEIES E EXCLAMAES. A LINGUAGEM DAS BIOGRAFIAS, MEMRIAS, POESIAS
Funes da Linguagem | 24/04/2012

LRICAS E CARTAS DE AMOR.

CONATIVA OU APELATIVA
centrada no RECEPTOR da mensagem. Na propaganda utilizada para convencer o possvel cliente a consumir um determinado produto; no universo jurdico usada como forma de persuaso com o fim precpuo de estimular mudanas de comportamentos ou de ideias por parte do destinatrio-alvo. Pode ser dividida em: Exortao apelo linguagem potica, tpica da propaganda. Volitiva revela vontade, splica, apelo. Autoritria tpica do discurso jurdico. Caractersticas: Imperativo verbos no modo imperativo, discurso categrico. Vocativo emprego do vocativo presena do interlocutor.

CENTRALIZA-SE NO RECEPTOR. O EMISSOR PROCURA INFLUENCIAR O COMPORTAMENTO DO RECEPTOR. COMO O EMISSOR SE DIRIGE AO RECEPTOR, COMUM O USO DE TU E VOC, OU NOME DA PESSOA, ALM DE VOCATIVOS E IMPERATIVO. USADA NOS DISCURSOS, SERMES E PROPAGANDAS QUE SE DIRIGEM DIRETAMENTE AO CONSUMIDOR.
Funes da Linguagem | 24/04/2012

POTICA
a funo cuja mensagem est centrada na CONOTAO, na forma particular de se entender o cdigo lingustico. A prioridade o ritmo, a sonoridade, o belo. A forma mais importante do que o contedo. Caractersticas: Subjetividade no se valoriza o teor objetivo da mensagem. Linguagem figurada uso de figuras de estilo (metfora, etc).

CENTRALIZADA NA MENSAGEM, REVELANDO RECURSOS IMAGINATIVOS CRIADOS PELO EMISSOR. AFETIVA, SUGESTIVA, CONOTATIVA, ELA METAFRICA. VALORIZAM-SE AS PALAVRAS, SUAS COMBINAES. A LINGUAGEM FIGURADA APRESENTADA EM OBRAS LITERRIAS, LETRAS DE MSICA, EM ALGUMAS PROPAGANDAS, ETC.

Funes da Linguagem | 24/04/2012

FTICA
a que procura manter o receptor atento, com vistas a prolongar a extenso da linha comunicativa, testando sistematicamente o CANAL. comum em discursos ou palestras quando se visa ateno do ouvinte. Ex.: veja bem; presta ateno, compreende?, alguma dvida?, e da.

CENTRALIZADA NO CANAL, TENDO COMO OBJETIVO PROLONGAR OU NO O CONTATO COM O RECEPTOR OU TESTAR A EFICINCIA DO CANAL. LINGUAGEM DAS FALAS TELEFNICAS, SAUDAES E SIMILARES.

Funes da Linguagem | 24/04/2012

METALINGUSTICA
A mensagem visa explicar o CDIGO, j que para esse fim est voltada. No universo jurdico, a linguagem dicionarizada, o entendimento denotativo do prprio lxico em suas inseres contextuais. Caractersticas Descrio filme que fala do filme; livro que fala do livro; etc. Subjetividade ou Objetividade depende do fim ao qual se destina. o Com subjetividade: Lutar com palavras a luta mais v, enquanto lutamos mal rompe a manh. (Carlos Drummond de Andrade) o Com objetividade: Justia estar em conformidade com o direito; a virtude de dar a cada um aquilo que seu.

CENTRALIZADA NO CDIGO, USANDO A LINGUAGEM PARA FALAR DELA MESMA. A POESIA QUE FALA DA POESIA, DA SUA FUNO E DO POETA; UM TEXTO QUE COMENTA OUTRO TEXTO. DICIONRIOS SO REPOSITRIOS DE METALINGUAGEM.

Funes da Linguagem | 24/04/2012

You might also like