You are on page 1of 17

UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP CURSO DE DIREITO - 4 Semestre. Disciplina: SEMINRIO INTEGRADOR IV.

TICA PROFISSIONAL.
Prof.: JOS CHADID.

TICA PROFISSIONAL
A tica, alm de ser uma importante disciplina cursada nos bancos acadmicos, tambm um dos temas que mais vem preocupando a humanidade no mundo moderno. Segundo o Prof. Vitorino Flix Sanson, tica tudo. postura e ao. a coragem de ser verdadeiro. o que sobra, interiormente, depois da runa de todas as regras legais. a conduta do homem, na forma com que se conduz em um campo de batalha, procura de si mesmo. o que fica, quando se esquece tudo o que se aprendeu. tica dirige-se vontade, ao mago do ser humano, conscincia. Mais do que cincia, tica sabedoria. O Prof. Marco Antonio Arajo Jr. Afirma que tica se aprende praticando, se aprende conhecendo. Quase nenhum valor tem o conhecimento tcnico, sem o efetivo compromisso tico daqueles que o aplicam, ao revs, quanto mais tcnico o profissional, e menos tico, maior ser o perigo que ele representar sociedade. ESTATUTO DA ADVOCACIA E DA ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL (LEI N. 8906/94) A profisso do advogado regulamentada pela Lei Federal n. 8906/94 (Estatuto da Advocacia e da Ordem dos Advogados do Brasil EAOAB), bem como por seu Regulamento Geral, pelo Cdigo de tica e Disciplina e Provimentos do Conselho federal da Ordem dos Advogados do Brasil. Com o surgimento do EAOAB, diversas Aes Diretas de Inconstitucionalidade (ADin) foram propostas, com o intuito de suspender a eficcia de alguns dispositivos do Estatuto. A mais importante delas, que suspendeu a eficcia de diversos trechos do EAOAB, a ADin n 1.127-8-DF, em que figura como requerente a Associao dos Magistrados Brasileiros AMB. Temos ainda a ADin n 1.105-7, em que figura como requerente o Procurador Geral da Repblica. Por fim, temos a ADin n 1.194-4, em que figura como requerente a Confederao Nacional das Indstrias. Na anlise que faremos do EAOAB, trataremos de cada um dos tpicos que tiveram eficcia suspensa pelo STF. OBJETO DE ESTUDO: ESTATUTO DA ADVOCACIA - Lei n 8.906, de 4 de Julho de 1.994 a) Lei Federal Ordinria; b) Equipara-se a qualquer outro diploma legal do mesmo plano hierrquico. Exemplo: Cdigo Civil, Cdigo de Processo Civil, Cdigo Penal, Cdigo de Processo Penal; CDIGO DE TICA E DISCIPLINA, REGULAMENTO GERAL DO ESTATUTO DA ADVOCACIA E DA OAB, E PROVIMENTOS DO CONSELHO FEDERAL DA OAB. - Atos administrativos de competncia do Conselho Federal da OAB.

DA ATIVIDADE DE ADVOCACIA : (arts.: 1 a 5) Previso legal tambm nos


arts 1 a 8 do RGEAOAB) Apenas os advogados legalmente inscritos na OAB podem praticar atos privativos da atividade de advocacia, sob pena de exerccio ilegal da profisso. De acordo com o art. 133 da CF e com os artigos 1 e 2 do EAOAB, estabeleceu-se que o advogado indispensvel administrao da justia e, ainda, que qualquer postulao a rgos do Poder Judicirio, incluindo os Juizados Especiais, deve ser realizada exclusivamente pelo profissional da advocacia, salvo impetrao de habeas corpus, que, como se sabe, pode ser realizada por qualquer pessoa. So atividades privativas de advocacia: a) A postulao a qualquer rgo do Poder Judicirio e aos Juizados Especiais (Art. 1, I). b) As atividades de consultoria, assessoria e direo jurdicas.(Art 1, II). Porm o STF excluiu sua aplicao aos Juizados Especiais (at 20 salrios mnimos), e Justia do Trabalho. Neles, hoje, a parte pode postular diretamente. O Supremo Tribunal Federal, no julgamento definitivo, em 17 de maio de 2006, julgou procedente o pedido da ADIn, 1.127-8, declarando inconstitucional a expresso qualquer e considerou prejudicado o pedido, quanto Juizados Especiais, tendo em vista as alteraes legislativas posteriores. Com relao aos Juizados Especiais, previsto no art. 98, I da Constituio, a Lei n. 9.099/95 e a Lei n. 10.259/2001 que institui os Juizados Especiais Cveis e Criminais no mbito da Justia Estadual e Federal, que os regulamentou, estabeleceu que a dispensa do advogado ser admitida quando o valor da causa no ultrapassar o limite de 20 salrios mnimos. A partir da ser indispensvel a representao mediante advogado. A deciso do STF, no que concerne Justia Trabalhista, resultou em tornar compatveis o Estatuto e a CLT, no tendo aquele derrogado esta. Mantm-se a mesma situao anterior de representao profissional facultativa, embora a prtica tenha demonstrado que, na quase totalidade das reclamaes, as partes (empregadores e empregados) estejam sempre patrocinados por advogados. A exceo contida no 1 do art. 1 do Estatuto (habeas corpus). Este instituto no se inclui na postulao jurisdicional comum, mas diz com o exerccio estrito da cidadania, que no pode ser necessariamente submetido a representao profissional, sob pena de obstar seu alcance de garante da liberdade pessoal. Esta a nica exceo mencionada na lei obrigatoriedade o advogado. IMPORTANTE: NO SE INCLUI NA ATIVIDADE PRIVATIVA DE ADVOCACIA: A IMPETRAO DE HABEAS CORPUS (art.1,1EAOAB), BEM COMO, SEGUNDO POSICIONAMENTO DO STF, A POSTULAO NOS JUIZADOS ESPECIAIS (at 20 salrios mnimos) E NA JUSTIA DO TRABALHO (facultativa), UMA VEZ QUE A PARTE PODE POSTULAR DIRETAMENTE.

CONSULTORIA, ASSESSORIA E DIREO JURDICAS : (Art. 1, II)


privativo tambm ao Advogado qualquer exerccio que esteja vinculado s funes de direo, coordenao, assessoria ou consultoria de natureza jurdica, em se tratando de empresas pblicas ou privadas.

A direo, coordenao, chefia de qualquer servio que envolva manifestao de carter jurdico s pode ser desempenhada por advogado legalmente habilitado, assim no setor pblico como no setor privado. Direo jurdica tem o significado de administrar, gerir, coordenar, definir diretrizes de servios jurdicos. Esse servios apenas podem ser dirigidos por advogados. A assessoria jurdica espcie do gnero advocacia extrajudicial, pblica ou privada, que se perfaz auxiliando quem deva tomar decises, realizar atos ou participar de situaes com efeitos jurdicos, reunindo dados e informaes de natureza jurdica, sem o exerccio formal de consultoria. Se o assessor proferir pareceres, conjuga a atividade de assessoria em sentido estrito com a atividade de consultoria jurdica. A consultoria jurdica no pode ser prestada como oferta ao pblico, de modo impessoal, por utilizao de meios de comunicao como o telefone ou a Internet. Nesse sentido, entendeu o Conselho Federal da OAB ser ilegal a implantao de prestao de servios de consultoria jurdica por telefone. (Disk-Direito).

VISTOS EM CONTRATOS JURDICAS : (Art. 1, 2)

CONSTITUTIVOS

DE

PESSOAS

Os atos e contratos constitutivos de pessoas jurdicas s podero ser devidamente registrados em cartrios ou Juntas Comerciais, quando forem diretamente visados por advogados. Esse visto pressupe o exame das exigncias legais do contrato, sob pena de nulidade absoluta do instrumento. A assinatura, pelo advogado, de documento que no tenha sido efetivamente por ele elaborado, ou que no tenha contado com sua colaborao, pode caracterizar, at mesmo, infrao disciplinar prevista no art. 34, V, do EAOAB. Na ADin n. 1.194, o STF indeferiu por unanimidade o pedido de medida liminar de inconstitucionalidade formulado pela Confederao Nacional da Industria contra o 2 do art. 1, em l996. A Lei n. 9841, de 5 de outubro de 1999, art. 6, pargrafo nico, estabeleceu que no se aplica s microempresas e s empresas de pequeno porte o disposto no 2 do art. 1 da Lei n. 8906/94 (EAOAB0).

DIVULGAO DA ATIVIDADE DE ADVOCACIA : (Art. 1, 3)


proibida a divulgao e o respectivo exerccio da atividade de advocacia em conjunto com qualquer outra, tenha ela fins lucrativos ou no. proibida a divulgao, por exemplo, de advocacia e atividade contbil, de advocacia e imveis, de advocacia e consultoria econmica. Desse modo, a associao com outra atividade dentro do mesmo escritrio, implicando o uso do mesmo espao fsico, atenta contra a tica, comprometendo com isso o sigilo profissional e caracterizando captao de clientela. A violao desse dever, tambm previsto no Cdigo de tica e Disciplina (Art. 28), importa infrao disciplinar sujeita sano de censura. O modelo adotado pela lei para a advocacia o da exclusividade, ao contrrio de experincias empresariais permitidas em outros pases. Uma empresa pode ter um setor jurdico, como atividade-meio, mas no pode divulg-lo entre suas atividades-fim.

FUNO PBLICA E INVIOLABILIDADE : (Art. 2)


O Advogado, mesmo em seu ministrio privado, considerado um prestador de servio pblico, pois, ainda que no participe como agente da administrao

pblica, indispensvel administrao da justia, exercendo com isso funo de carter social, de forma que seus atos constituem um munus pblico. Alm disso, no exerccio da profisso, o advogado inviolvel por seus atos e manifestaes, possuindo imunidade penal referente aos crimes de injria, difamao e desacato, em decorrncia, logicamente, do exerccio profissional. Porm, a imunidade referente ao crime de desacato foi suspensa pelo STF, em deciso definitiva, da ADin n. 1.127-8, em 17/05/2006.

EXERCCIO DA ADVOCACIA PBLICA: (Art. 3, 1)


Os que exercem Advocacia Pblica (os integrantes da Advocacia-Geral da Unio, da Procuradoria da Fazenda Nacional, da Defensoria Pblica e das Procuradorias e Consultorias Jurdicas dos Estados, do Distrito Federal, dos Municpios e das respectivas entidades de administrao indireta e fundacional), esto sujeitos, primeiramente ao regime da Lei da Advocacia (EAOAB) e s posteriormente ao regime prprio a que se subordinem. A regularidade da inscrio na OAB exigncia permanente, bem como a observncia das normas gerais da legislao da advocacia e dos deveres ticoprofissionais, quando no exerccio da advocacia pblica.

ATUAO DE ESTAGIRIO : (Art. 3, 2)


A atuao do estagirio, devidamente inscrito na OAB, no constitui atividade profissional; tem por finalidade apenas aprendizagem prtica e funo pedaggica. Assim, todos os atos profissionais e peas processuais devero ser realizados com a participao do advogado, embora possam conter, tambm, o nome, o nmero de inscrio e a assinatura do estagirio. A ausncia do advogado gera nulidade do ato e responsabilidade disciplinar para ambos, em virtude de infrao de norma estatutria expressa (art. 36, III, do Estatuto). Contudo, o art. 29 do Regulamento Geral especifica as hipteses em que possvel a prtica isolada de alguns atos auxiliares pelo estagirio, embora sob a responsabilidade do advogado a que se vincule: I) retirar e devolver autos em cartrio, assinando a respectiva carga; II) obter junto aos escrives e chefes de secretarias certides de peas ou autos de processos em curso ou findos; III) assinar peties de juntada de documentos a processos judiciais e administrativos. Decidiu o Conselho Federal que tambm se inclui entre as hipteses o pedido de informaes sobre o andamento de processos judiciais, sem retirada e sem vistas dos autos. NULIDADE DOS ATOS DE ADVOCACIA PRATICADOS ILEGALMENTE: (Art. 4) So considerados nulos os atos privativos, praticados por pessoa no inscrita nos quadros de advogados da OAB, ou ainda por advogado que esteja impedido, suspenso, licenciado ou que passe a exercer atividade incompatvel com a profisso da advocacia. Observaes : - Aqui a nulidade absoluta. - Pode ser declarada de ofcio ou a requerimento da parte. - No se ratifica. Alm da nulidade que atinge o ato em si, quem o pratica responde civilmente pelos danos decorrentes, ao prejudicado, em virtude do ilcito (art. 927 do CC); criminalmente, por exerccio ilegal da profisso, e administrativamente, onde couberem as respectivas sanes.

MANDATO JUDICIAL : (Art. 5):


A procurao o instrumento por meio do qual so dados todos os poderes de representao do cliente ao advogado. A procurao denominada para o foro em geral permite que o advogado pratique todos os atos extrajudiciais ou judiciais, salvo quando a lei exigir poderes especficos. O Estatuto estabelece que o advogado poder atuar sem ela, em caso de urgncia, pelo prazo de quinze dias, prorrogveis por igual perodo. O advogado poder, sem qualquer necessidade de fundamentao, renunciar ao mandato, devendo permanecer em seu pleno exerccio durante o perodo de dez dias, salvo se houver sido substitudo antes. A renncia no exclui sua responsabilidade por eventuais danos causados dolosa ou culposamente parte, devendo sempre ser comunicada diretamente ao cliente, de preferncia por meio de carta com aviso de recepo, dando-se em seguida conhecimento ao juzo da causa.

DOS DIREITOS DO ADVOGADOS : (Arts. 6 e 7) Previso legal tambm nos


arts. 15 a 19 do RGEAOAB. Os deveres dos advogados esto previstos nos arts. 1 ao 7 do CED) No h hierarquia ou subordinao entre advogados, membros do Ministrio Pblico e magistrados, que esto num mesmo plano, devendo tratar-se com considerao e respeito recprocos. Cada figurante tem um papel a desempenhar: um postula, outro fiscaliza a aplicao da lei e o outro julga. O prestgio ou o desprestgio da justia afeta a todos os trs figurantes. Esto tambm todas as autoridades, bem como o servidor pblico e os demais serventurios da justia, obrigados a dispensar ao advogado, no exerccio de sua profisso, tratamento compatvel com a dignidade de sua funo pblica e social, fornecendo condies adequadas para seu desempenho na busca da aplicao da justia.

DAS PRERROGATIVAS DOS ADVOGADOS:


Leitura obrigatria do art. 7 da Lei 8.906/94: (DEVE-SE LEMBRAR QUE EXISTEM ALGUMAS ALTERAES AO REFERIDO ARTIGO EM DECORRNCIA DA ADIN 1127-8 PROPOSTA PELA ASSOCIAO DOS MAGISTRADOS BRASILEIROS). Art. 7 So direitos do advogado: I Liberdade de exercer a profisso; II Inviolabilidade de seu escritrio (VIDE Lei 11.767, de 07/08/2008); III Comunicao reservada com o cliente; IV Priso em flagrante do advogado (tendo a presena de representante da OAB, s poder ocorrer em caso de crime inafianvel quando estiver no exerccio da profisso; V Priso (deve permanecer em sala do Estado-Maior); VI, VII, XII Livre acesso (em todos os lugares em que seja necessrio para o desempenho profissional); VIII Despacho direto com o magistrado; IX sustentar oralmente as razes de qualquer recurso ou processo, nas sesses de julgamento, aps o voto do relator, em instncia judicial ou administrativa, pelo 5

prazo de quinze minutos, salvo se prazo maior for concedido. (O STF, na ADin 1.1278, declarou a inconstitucionalidade desta inciso); X, XI Usar da palavra (em qualquer juzo ou tribunal); XIII, XIV, XV, XVI Exame de autos, vista e retirada de processos; XVII Ser publicamente desagravado pelo Conselho Seccional (quando ofendido no exerccio da profisso); XVIII Usar os smbolos privativos da profisso de advogado; XIX Recusar-se a depor como testemunha (sigilo profissional); XX retirar-se do recinto de audincia (aps trinta minutos, seno tiver comparecido a autoridade responsvel); 1 No se aplica o disposto nos incisos XV e XVI: 1) aos processos sob regime de segredo de justia; 2) quando existirem nos autos documentos originais de difcil restaurao; 3) at o encerramento do processo, ao advogado que houver deixado de devolver os respectivos autos no prazo legal, e s o fizer depois de intimado. 2 O advogado tem imunidade profissional, no constituindo injria ou difamao punveis qualquer manifestao de sua parte, no exerccio de sua atividade; 3 O advogado somente poder ser preso em flagrante, por motivo de exerccio da profisso, em caso de crime inafianvel; 4 obrigatrio a instalao de salas especiais para uso exclusivo de advogados, em todos os juizados, fruns, tribunais, delegacias de polcia e presdios. 5 No caso de ofensa a inscrito na OAB, no exerccio da profisso ou de cargo ou funo de rgo da OAB, o conselho competente deve promover o desagravo pblico do ofendido, sem prejuzo da responsabilidade criminal em que incorrer o infrator.

SMULA 14 DO STF, de 02/02/2009 ACESSO DE ADVOGADOS AOS AUTOS: A Smula de nmero 14 do STF estabelece o amplo acesso dos advogados e Defensores Pblicos a inquritos policiais contra seus clientes, mesmo que estes tramitem em sigilo. In verbis: direito do defensor, no interesse do representado, ter acesso amplo aos elementos de prova que, j documentados em procedimento investigatrio realizado por rgo com competncia de polcia judiciria, digam respeito ao exerccio do direito de defesa.
A liberdade de exerccio profissional pode ser assim qualificada: I Plena, com a seguinte classificao: a) em razo do espao, no mbito do territrio do Estado-membro, do Distrito Federal ou do Territrio Federal, em cujo Conselho Seccional o advogado obteve sua inscrio principal ou sua inscrio suplementar ou por transferncia; b) em razo da matria, perante os Tribunais Federais e superiores, localizados em outras unidades federativas, nas causas em que haja patrocnio profissional; II - Condicionada, para o exerccio eventual da advocacia, fora do territrio de sua inscrio principal ou suplementar, assim entendido quando no exceder de cinco causas ao ano.

A imunidade profissional no exclui a punibilidade tico-disciplinar do advogado, porque cabe a ele o dever de tratar os membros do Ministrio Pblico e da Magistratura com considerao e respeito. A falta de reciprocidade de tratamento respeitoso por parte de magistrado e promotores de justia, devidamente comprovada, afasta a infrao disciplinar imputvel ao advogado, em situaes concretas, salvo por seus excessos. O Estatuto inova ao preexcluir a ilicitude dos atos e manifestaes do advogado, no apenas dos crimes contra a honra, a saber, a injria (ofensa dignidade ou ao decoro da pessoa) e a difamao (ofensa reputao), mas tambm ao desacato (desrespeito ou ofensa a pessoa investida de autoridade pblica). Todavia o STF, na ADin n. 1.127-8 entendeu inconstitucional a expresso desacato contida no 2 do art. 7 do Estatuto. Configura-se o desacato quando o ofendido, funcionrio pblico no exerccio da funo (art. 331 do CP), humilhado, agredido ou desprestigiado. Excluem-se da imunidade profissional as ofensas que possam configurar crime de calnia, entendido esta como imputao falsa e maliciosa feita com animus calumniandi ao ofendido de crime que no cometera. O sigilo profissional , ao mesmo tempo, direito e dever, ostentando natureza de ordem pblica. Direito ao silncio e dever de se calar. O dever de sigilo profissional existe seja o servio solicitado ou contratado, remunerado ou no remunerado, haja ou no representao judicial ou extrajudicial, tenha havido aceitao ou recusa do advogado. Estende-se, o dever de segredo, s confidncias do cliente, s do adversrio, s dos colegas, s que resultam de entrevistas para conciliar ou negociar, s de terceiras pessoas feitas ao advogado em razo de sua profisso e, tambm, aos colaboradores e empregados. O dever de sigilo, imposto tica e legalmente ao advogado, no pode ser violado por sua livre vontade. dever perptuo, do qual nunca se libera, nem mesmo quando autorizado pelo cliente. EXCEES: Cessa o dever de sigilo no caso de estado de necessidade para a defesa da dignidade ou dos direitos legtimos do prprio advogado, ou para conjurar perigo atual e iminente contra si ou contra outrem, ou, ainda, quando for acusado pelo prprio cliente. ALGUMAS ALTERAES AO ESTATUTO DA ADVOCACIA E DA OAB (Aps o julgamento definitivo da ADin 1.127-8, em 17/05/2006) TEXTO ORIGINAL DO ESTATUTO JULGAMENTO DA Adin Art. 1 - So atividades privativas de advocacia: I - a postulao a qualquer rgo do Poder Judicirio e aos juizados especiais; Art. 7 - So direitos do advogado: II - ter respeitada, em nome da liberdade de defesa e do sigilo profissional, a inviolabilidade de seu escritrio ou local de trabalho, de seus arquivos e dados, de O Supremo Tribunal Federal julgou prejudicado o pedido da Adin quanto alegao de inconstitucionalidade da expresso "juizados especiais", e procedente o pedido da Adin, declarando inconstitucional a expresso qualquer. O Supremo Tribunal Federal julgou improcedente, neste campo, o pedido da Adin, declarando constitucional, na ntegra, o inciso II do artigo 7 do EAOAB.

sua correspondncia e de suas comunicaes, inclusive telefnicas ou afins, salvo caso de busca ou apreenso determinada por magistrado e acompanhada de representante da OAB; Art. 7 - So direitos do advogado: IV - ter a presena de representante da OAB, quando preso em flagrante, por motivo ligado ao exerccio da advocacia, para lavratura do auto respectivo, sob pena de nulidade e, nos demais casos, a comunicao expressa seccional da OAB; Art. 7 - So direitos do advogado: V - no ser recolhido preso, antes de sentena transitada em julgado, seno em sala de Estado Maior, com instalaes e comunidades condignas, assim reconhecidas pela OAB, e, na sua falta, em priso domiciliar; Art. 7 - So direitos do advogado: IX - sustentar oralmente as razes de qualquer recurso ou processo, nas sesses de julgamento, aps o voto do relator, em instncia judicial ou administrativa, pelo prazo de quinze minutos, salvo se prazo maior for concedido; Art. 7 - So direitos do advogado: 2 - o advogado tem imunidade profissional, no constituindo injria, difamao ou desacato punveis qualquer manifestao de sua parte, no exerccio de sua atividade, em juzo ou fora dele, sem prejuzo das sanes disciplinares perante a OAB, pelos excessos que cometer. Art. 7 - So direitos do advogado: 4 - O Poder Judicirio e o Poder Executivo devem instalar, em todos os juizados, fruns, tribunais, delegacias de polcia e presdios, salas especiais permanentes para os advogados, com uso e controle assegurados OAB. Art. 50 - Para os fins desta Lei, os Presidentes dos Conselhos da OAB e das Subsees podem requisitar cpias de peas de autos e documentos a qualquer tribunal, magistrado, cartrio e rgo da Administrao Pblica direta, indireta e fundacional.

Alterado pela Lei 11.767 08/08/2008. (Vide pg. 09)

de

O Supremo Tribunal Federal julgou improcedente, neste campo, o pedido da Adin, declarando constitucional, na ntegra, o inciso IV do artigo 7 do EAOAB.

O Supremo Tribunal Federal julgou procedente, neste campo, o pedido da Adin, declarando inconstitucional a expresso assim reconhecidas pela OAB O Supremo Tribunal Federal julgou procedente, neste campo, o pedido da Adin, declarando inconstitucional

todo o inciso IX do artigo 7.

O Supremo Tribunal Federal julgou procedente, neste campo, o pedido da Adin, declarando inconstitucional a expresso desacato.

O Supremo Tribunal Federal julgou procedente, neste campo, o pedido da Adin, declarando inconstitucional a expresso controle.

O Supremo Tribunal Federal julgou improcedente, neste campo, o pedido da Adin, declarando constitucional, na ntegra, o artigo 50, conferindo-lhe interpretao conforme a Constituio, no sentido de exigir motivao para a requisio da OAB.

LEI DA INVIOLABILIDADE (Lei 11.767. de 08/08/2008)


A presente Lei altera o inc. II do art. 7 do Estatuto, para dispor sobre o direito inviolabilidade do local e instrumentos de trabalho do advogado, bem como de sua correspondncia. A lei torna inviolvel no apenas o local e instrumentos de trabalho do advogado, como a sua correspondncia escrita, telefnica e telemtica. A lei torna expresso os pressupostos que devem ser preenchidos, concomitantemente, para a autorizao de busca e apreenso em escritrios de advocacia, a saber: a) Presena de indcios de autoria e materialidade da prtica de crime pelo prprio advogado; b) Deciso proferida por Juiz competente; c) Motivao concreta da necessidade da medida; d) Cumprimento do mandado na presena de representante da OAB; e) Expedio de mandado judicial especfico e pormenorizado. Ainda quando for caso de busca e apreenso, deferida com o preenchimento dos requisitos legais enumerados, torna-se vedada a utilizao dos documentos, das mdias e dos objetos pertencentes a clientes do advogado averiguado, bem como dos demais instrumentos de trabalho que contenham informaes sobre clientes. Os documentos e informaes de clientes somente podem ser buscados se eles estiverem sendo formalmente investigados pela prtica do mesmo crime pelo q ual o advogado estaria implicado e que deu causa inviolabilidade -, seja como partcipe ou co-autores. - DA IMUNIDADE PROFISSIONAL A IMUNIDADE PROFISSIONAL E A ADIN 1127-8 CRIME ANTES DO DEPOIS DO APS O ESTATUTO DA ESTATUTO JULGAMENTO OAB DA OAB DA ADIN DIFAMAO INJRIA DESACATO CALUNIA TERGIVERSAO Crime Crime Crime Crime Crime No crime No crime No crime Crime Crime No crime No crime Crime Crime Crime

- TERGIVERSAO - um dos crimes praticados contra a administrao da justia. Trata-se de crime praticado por advogado ou procurador judicial que defende na mesma causa, simultnea ou sucessivamente, partes contrrias. ( Art. 355 do Cdigo Penal) - DIFAMAO ofensa reputao. - INJRIA ofensa dignidade ou ao decoro da pessoa. - DESACATO desrespeito ou ofensa pessoa investida de autoridade pblica.

DA INSCRIO NOS QUADROS DA OAB : (Arts.: 8 a 14) Previso legal


tambm nos arts. 20 a 26 do RGEAOAB) .- Requisitos essenciais para inscrio (art. 8 e incisos) I capacidade civil; II diploma ou certido de graduao em direito; III ttulo de eleitor e quitao do servio militar; IV aprovao em Exame de Ordem;

V no exercer atividade incompatvel; VI idoneidade moral; VII prestar compromisso perante o Conselho. LEMBRAR: - MESMO PASSANDO NA OAB O INCOMPATVEL NO PODE SE INSCREVER, PODE APENAS PEDIR A CERTIDO DE APROVAO NO MESMO. OBSERVAES: IDONEIDADE MORAL: - no ter sido condenado por crime infamante (crime contrrio a honra e a boa fama de quem pratica). Crime contra a vida pode no ser infamante (homicdio culposo). - Quando um terceiro sabe que o bacharel no tem idoneidade pode entrar com um processo incidental processo de declarao de inidoneidade moral. - O processo de inscrio fica suspenso at o julgamento do incidental pelo Conselho com maioria de 2/3. - Requisitos para inscrio de estagirio: (art. 9, I,II e 1,2,3 e 4) - Os mesmos requisitos do art. 8, I, III, V, VI e VII; - ter sido admitido em estgio profissional; - a inscrio feita no Conselho Seccional onde se localiza o seu Curso jurdico. - Inscrio principal: (art. 10, 2) Faz-se por escolha, na Seccional em que pretenda exercer a advocacia. - Inscrio suplementar - obrigatria: (art. 10, 2) Quando houver habitualidade no exerccio profissional, ou seja, em um mesmo ano intervir judicialmente em mais de cinco causas, em Seccional diversa. - Transferncia da inscrio: (art. 10, 3) No caso de mudana efetiva do domiclio profissional para outra sede de Seccional (Estado). - Cancelamento de inscrio: (art. 11) Perde-se a inscrio: I Quem assim requerer; II Sofrer penalidade de excluso (eliminao); III Vier a falecer; IV Vier a exercer atividade incompatvel (em carter definitivo); V Perder qualquer dos requisitos previstos para inscrio; VI Ter sido suspenso pela terceira vez, pelo no pagamento das anuidades distintas (art. 22, par. nico, do RGE). - Licencimento do advogado: (art. 12) Permanece a inscrio: I Quem assim o requerer (porm, deve justificar); II Vier a exercer atividade incompatvel (temporria); III Vier a sofrer doena mental (curvel). - Ocorrendo o licenciamento, sua numerao no cancelada, havendo possibilidade de restaurao do nmero de inscrio anterior. - O art. 13 do EAOAB diz que o documento de identidade do profissional de uso obrigatrio no exerccio profissional, constituindo prova de identidade civil par todos os fins. - O art. 14 do EAOAB dispe que obrigatria a indicao do nome e do nmero de inscrio em todos os documentos assinados pelo advogado no exerccio profissional.

DA SOCIEDADE DE ADVOGADOS: (Arts.: 15 a 17) Previso legal tambm


nos arts. 37 a 43 do RGEAOAB). VIDE Provimento 112, de 2006. - O art. 15 do EAOAB dispe que os advogados podem reunir-se em sociedade civil de prestao de servios de advocacia, na forma disciplinada nesta lei e no Regulamento Geral.

10

- A sociedade de advogados tem natureza jurdica de sociedade civil e somente integrada por advogados, no sendo possvel Bacharis em Direito, nem mesmo estagirios. - A finalidade a prestao de servios de advocacia, portanto finalidade profissional. Tem carter de exclusividade (vedada qualquer atividade estranha). - Adquire personalidade jurdica aps o registro do contrato constitutivo no Conselho Seccional onde tiver sede. Vedado o registro em cartrio ou juntas comerciais. - As procuraes devem sempre ser outorgadas de forma individual aos advogados e indicar a sociedade de que faam parte. - As principais caractersticas da sociedade de advogados so: I uma sociedade civil de prestao de servios de advocacia, que visa desenvolver atividades-meio e no atividades-fim da advocacia. Em suma organizao de meios comuns aos advogados que se associam. (art. 15 do EAOAB e arts.: 37 e 42 do RGE). II A finalidade exclusiva, a de prestao de servios de advocacia, no podendo incluir nenhuma outra.(art. 16). III As sociedades de advogados no podem adotar qualquer forma empresarial. (art. 16, caput). IV As sociedades de advogados podem adotar qualquer forma de administrao social, permitida a existncia de scios gerentes, com indicao de poderes atribudos (art. 41 do RGE). V Apenas advogados inscritos podem integrar sociedade de advogados, no podendo figurar aqueles que estiverem totalmente proibidos de advogar (ar. 16, caput). VI Nenhum advogado pode integrar mais de uma sociedade de advogados, com sede ou filial na mesma rea do respectivo Conselho Seccional (art. 15, 4). - Razo social: denominao da sociedade (art. 16): - Ter obrigatoriamente o nome de um advogado-scio; - No ter nome de pessoa proibida de exercer a advocacia; - No poder conter nome fantasia; - No podero ser utilizadas siglas; - No permitida a caracterizao mercantil (p.ex.: Ltda.) - possvel permanecer o nome de scio falecido, desde que haja previso em contrato; - No podem representar em juzo clientes opostos. - Filiais permitido: (art. 15, 5) - Em qualquer parte do territrio nacional. - No possvel o scio integrar mais de uma sociedade na mesma rea territorial. - Os scios devero requerer a inscrio suplementar. - Deve ser averbado o registro junto ao Conselho Seccional de origem e no local que ir funcionar. Advogado scio: (art. 16, 2) Incompatvel: 1) Temporria: no altera a composio da sociedade (apenas a comunicao e o licenciamento) 2) Permanente: altera a composio da sociedade ( o caso de cancelamento a inscrio, retirando-se da sociedade). Impedido: atinge todos os demais scios que no estejam impedidos.

11

- Responsabilidades dos scios independentemente da sociedade (art. 17): - subsidiria (quando a sociedade no tiver condies de arcar com a responsabilidade); - solidria (Vide inc. XI, do Provimento 112, de 2006); - ilimitada; - respondem por infrao disciplinar por no terem zelado pela sociedade.

DO ADVOGADO EMPREGADO : (Arts.: 18 a 21) (Previso legal tambm nos


arts.11 a 14 do RGEAOAB e no art. 4 do CED). - Inaplicabilidade ao Advogado Pblico: As normas protetivas do Advogado empregado deixaram de alcanar os Advogados Pblicos. A Lei n 9.527, de 10/12/1997, derrogou todo o Cap. V com relao aos advogados de entidades da Administrao Pblica direta ou indireta. - Relao de emprego de advogado: (art. 18) - O EAOAB, na condio de lei especial, derroga as regras gerais trabalhistas, especificamente no que tange aos advogados contratados. - O fato de ser o advogado contratado, no lhe retira a iseno tcnica nem lhe reduz a independncia profissional. - No est sujeito a imposio do empregador no sentido de prestar servios a estranhos. Quando houver interesse pessoal, surgir novo contrato, com fixao de honorrio em separado. - Salrio mnimo profissional: (art. 19) Da forma como resultou no Estatuto, existe a seguinte gradao de competncias para fixao do salrio mnimo do advogado, aplicando-se a posterior na falta da anterior: - Por conveno coletiva de trabalho. - Por acordo individual entre empregado e empregador. - Atravs de sentena normativa da Justia do trabalho em decorrncia de dissdio instaurado entre o empregador e seus advogados empregados. - Jornada de trabalho: (art. 20) - No poder exceder de 04 horas contnuas dirias e 20 horas semanais (contado todo o tempo que estiver disposio do empregador), exceto se houver acordo ou conveno coletiva ou em caso de dedicao exclusiva. - Ter remunerao de um adicional de cem por cento sobre o valor da hora normal quando exceder a jornada normal. - Ter remunerao de vinte e cinco por cento por adicional noturno (das 20 horas de um dia at as 05 horas do dia seguinte). - Poder exercer outra atividade remunerada, fora do horrio normal da jornada de trabalho. - Honorrios de sucumbncia: (art. 21) - Em tese so devidos ao advogado empregado (quando atuar em causa em que for parte o empregador). - Em caso de acordo prvio, poder haver a diviso dos honorrios entre o advogado e a sociedade de advogados. Na ADin n. 1.194-4, o STF decidiu limitar a aplicao do pargrafo nico do art. 21 aos casos em que no haja estipulao contratual em contrrio. Ou seja, o contrato celebrado entre a sociedade e o advogado empregado pode estabelecer que este no participe dos honorrios de sucumbncia, fazendo jus apenas a seu salrio.

12

- O Regulamento Geral, no seu art. 14, assegura ainda que, por no ter natureza de verba salarial, os honorrios sucumbenciais no integram a remunerao do advogado, nos efeitos trabalhistas ou previdencirios.

DOS HONORRIOS ADVOCATCIOS : (Arts.: 22 a 26) Previso legal


tambm nos arts. 35 a 43 do CED). - Conceito: a remunerao do profissional pela prestao de servios advocatcios ao cliente. - Critrios: (art. 36 do CED): Moderao; bom senso; prestgio profissional; qualificao; reputao; valor da causa; local da prestao do servio; condio econmica do cliente, etc. - Classificao: (art. 23) - I) Honorrios convencionados acordados por escrito com o cliente; - II) Honorrios de sucumbncia fixados em sentena em favor da parte vencedora (pertencem ao advogado); - III) Honorrios arbitrados judicialmente fixados judicialmente, quando inexiste acordo ou pela ocorrncia de desentendimento. - Estipulao dos honorrios: (salvo estipulao em contrrio) (art. 22, 3) - 1/3 logo no incio da prestao de servios; - 1/3 na deciso de primeira instncia; - 1/3 restante no final da ao. - Cobrana de honorrios: (art. 24, caput e 1) - Os honorrios advocatcios podem ser cobrados por meio de ao de execuo quando h contrato escrito, que poder ser promovida autonomamente, ou nos prprios autos da ao em que tenha atuado o advogado. - Quando no houver contrato, o advogado devera promover medida para arbitrar judicialmente os honorrios devidos pela prestao de servios e somente aps o trnsito em julgado da sentena que fixar os honorrios, poder promover a execuo. - O art. 43 do CED prev que nas hipteses de cobrana judicial de honorrios (execuo e arbitramento) o advogado-credor dever fazer-se representar por um colega, evitando confronto direto com a parte-devedora. -Clusula Quota Litis: (CED, art. 38) O CED, no seu art. 38, prev a adoo de clusula quota litis, que nada mais do que um contrato de risco do advogado com o cliente, em que o primeiro admite receber honorrios advocatcios se e quando obtiver o xito na demanda, e ainda, em proporo a vantagem financeira obtida pelo cliente. - O CED impe alguns requisitos para sua validade: I Que o pagamento dos honorrios seja feito sempre em pecnia; II Que fique expressa no contrato a quota litis; III Que mesmo quando acrescido dos honorrios de sucumbncia, a vantagem do advogado no seja maior do que a vantagem do cliente; IV Que o advogado assuma o custeio integral da demanda. - O CED prev que a regra que o advogado no participe dos bens do cliente, ou seja, no receba seus honorrios em bens, somente em dinheiro. Em caso de falecimento ou incapacidade civil dos advogados: (art. 24, 2) - Os honorrios pertencero, no primeiro caso, aos seus sucessores e, no segundo caso, aos seus representantes legais.

13

- O STF concedeu medida liminar na ADin n. 1194-4, de 27/02/1996, para suspender os efeitos de todo o 3 do art. 24. - Prescrio e seus prazos: (art. 25) - Prescreve em 05 anos a ao de cobrana de honorrios. O incio do prazo se d: I) do vencimento do contrato; II) do trnsito em julgado da deciso que os fixar; III) da ultimao do servio extrajudicial; IV) da desistncia ou transao; V) da renncia ou revogao do mandato. - Advogado substabelecido: (art. 26) - O advogado substabelecido com reserva de poderes, no poder cobrar os honorrios sem a interveno expressa do colega que lhe conferiu o substabelecimento.

DAS INCOMPATIBILIDADES E IMPEDIMENTOS : (arts.: 27 a 30)


- Conceito: A incompatibilidade a proibio total da advocacia. Ser incompatvel o indivduo que exercer qualquer dos cargos ou funes que o art. 28 enumera em seus incisos. (VIDE). - O STF, na ADin n. 1.127-8 deu ao inciso II do art. 28, a interpretao de que da sua abrangncia esto excludos o Membros da Justia Eleitoral e os juzes suplentes no remunerados. - A incompatibilidade, caso a caso, poder ser de carter permanente (que gera cancelamento da inscrio) ou de carter temporrio (que gera licenciamento da inscrio). Os coordenadores de cursos jurdicos esto excludos da incompatibilidade. - O impedimento, por sua vez, a proibio parcial do exerccio da advocacia. Aplica-se, nas hipteses dos incisos I e II do art. 30. (VIDE). No caso de impedimento, o advogado no poder advogar contra ou a favor de determinadas pessoas jurdicas, indicadas pelo prprio EAOAB. No mais, poder exercer livremente suas atividades profissionais. Exclui-se dos impedimentos os docentes dos cursos jurdicos.

DA TICA DO ADVOGADO : (arts.: 31 a 33) (Previso legal tambm nos arts.


44 a 46 do CED). Conceito: tica so regras de conduta de obrigatoriedade que devem nortear sempre o advogado na sua vida pessoal e profissional. - Regras deontolgicas: (arts.: 31 e 32) I Proceder de forma que o torne respeitado, contribuindo para o prestgio da classe dos advogados. II Manter sua independncia profissional (mesmo na conduo de seu trabalho na relao empregatcia). III No ter receio de desagradar ao magistrado ou a qualquer outra autoridade; ningum deve det-lo no pleno exerccio de suas funes. IV Cumprir rigorosamente os deveres previstos no Cdigo de tica e Disciplina (sob pena de censura). V Ser responsvel pelos atos que no exerccio profissional praticar com dolo ou culpa em prejuzo do cliente.

14

- A obrigao do advogado, pela natureza de sua funo, de meio e no de resultado. O advogado no contratado pelo cliente para vencer a demanda, e sim para envidar todos os esforos necessrios a favor da de defesa dos interesses do seu cliente. - O advogado responsvel civilmente pelos atos que praticar no exerccio profissional, com dolo ou culpa. A responsabilidade subjetiva e necessita da prova do dolo ou da culpa. Portanto, a perda de prazo, os erros reiterados e grosseiros, a inrcia em promover as medidas judiciais, o esquecimento quando da formulao do pedido, dentre outros exemplos, pode gerar ao advogado a responsabilidade de indenizar o cliente. O Cdigo de Defesa do Consumidor aplica-se contra o advogado, por fora da prestao de servio ocorrida. - Se o advogado vier a patrocinar lide temerria responder ele, de forma solidria com seu cliente, se a este coligado com a finalidade de lesar a parte contrria, o que ser apurado em ao prpria, no podendo ser presumida. - O Art. 33 do Estatuto remete ao Cdigo de tica e Disciplina o tratamento legal dos deveres tico. O guardio do CED o Tribunal de tica e Disciplina.

DAS INFRAES E SANES DISCIPLINARES : (arts.; 34 a 43)


- Por infrao disciplinar deve se entender o comportamento indesejvel que deve ser reprimido. As infraes so taxativamente elencadas no art. 34 do Estatuto, vedadas interpretaes analgicas em obedincia ao princpio da reserva legal, de forma que as condutas passveis de serem tidas como infracionais estejam perfeitamente descritas nos incisos dos referidos artigos.- As sanes disciplinares foram agrupadas em um nico artigo e divididas em trs grupos, de acordo com seu nvel de gravidade. So elas: I CENSURA: a mais branda das sanes, podendo ser reduzida a uma simples advertncia, quando existirem circunstncias atenuantes (falta cometida na defesa da prerrogativa, ausncia de punio disciplinar, exerccio assduo de mandato ou cargo em rgo da OAB e prestao de relevantes servios advocacia ou causa pblica); II SUSPENSO: a sano que impede o exerccio profissional em todo o territrio nacional, podendo ser por prazo determinado (o qual pode variar entre 30 dias e 12 meses) e por prazo indeterminado, at que satisfaa a exigncia legal. Exemplos: at que salde o dbito junto tesouraria da Ordem, at que preste contas ao cliente...; III EXCLUSO: aplicvel s condutas infracionais mais graves, tornando o advogado infrator passvel de eliminao do quadro de inscritos da OAB. Para a aplicao da medida extrema, entretanto, imprescindvel a votao favorvel de dois teros dos membros do Conselho Seccional competente; IV MULTA: sano disciplinar de carter sempre cumulativo com a censura ou suspenso, fixada em montante que varia de uma anuidade a no mximo dez vezes esse valor, quando existirem circunstncias agravantes. No se admite, contudo, sua aplicao isoladamente. - Infraes disciplinares punveis com CENSURA: (incisos I ao XVI e XXIX do art. 34, alm das violaes constantes no CED) 15

I Exerccio ilegal da profisso; II Sociedade irregular; III Valer-se de agenciador de causas; IV Captao de causas; V Falsa autoria; VI Advogar contra literal disposio de lei; VII Violar sigilo profissional; VIII Entendimento com a parte contrria; IX Causar prejuzo ao cliente por culpa grave; X Acarretar nulidade do processo; XI Abandono da causa (sem motivo); XII Recusa assistncia judiciria; XIII Publicidade na imprensa habitual e desnecessria; XIV Deturpar lei, citao doutrinria e julgado; XV Imputao de fato criminoso em nome do cliente; XVI Deixar de cumprir no prazo, determinao da OAB; XXIX Ato excedente praticado por estagirio. - Infraes punveis com SUSPENSO: (incisos XVII ao XXV do art. 34 e reincidncia em qualquer infrao disciplinar) XVII Prestar concurso cliente para prtica de ato ilegal ou fraudulento; XVIII Solicitar ou receber do cliente importncia para aplicao ilcita; XIX Receber valores da parte contrria sem autorizao do cliente; XX Locupletamento; XXI Recusar prestar contas ao cliente (prazo indeterminado); VIDE LEI 11.902, de 13/01/2009) XXII Reteno abusiva de autos ou extravi-lo; XXIII Deixar de pagar as contribuies, multas e preos de servios OAB (prazo indeterminado); XXIV Inpcia profissional (habitualidade) (prazo indeterminado); XXV Manter conduta incompatvel com a advocacia. - LEI N 11.902, de 13/01/2009 Confere tratamento igualitrio na relao entre cliente e advogado: Reduz de 10 para 05 anos o prazo para clientes exigirem prestao de contas dos advogados em relao a quantias pagas por servios prestados. Anteriormente, o cliente tinha at 10 anos para ingressar com aes para exigir a prestao de contas, enquanto que o advogado dispe do prazo de apenas 05 anos para cobrar os honorrios. Agora, em ambos os casos o prazo de cinco anos. - Infraes punveis com EXCLUSO: (incisos XXVI ao XXVIII do art. 34 e aplicao de suspenso por trs vezes) XXVI Fazer falsa prova para inscrio na OAB; XXVII Tornar-se moralmente inidneo para o exerccio da advocacia; XXVIII Praticar crime infamante. - Reabilitao: permitido ao advogado definitivamente punido por qualquer espcie de sano disciplinar (excluso, suspenso, censura) requerer sua reabilitao quando apresentar provas de bom comportamento, aps um ano de cumprimento da sano. Se houver prtica de crime, necessria a reabilitao judicial. - Prescrio: a perda do direito de punir, por quem no cumpriu, no devido tempo, os prazos para a apurao dos fatos e para o seu respectivo julgamento. 16

Acarreta o arquivamento do processo disciplinar, independentemente da gravidade da falta. O Estatuto, em seu art. 43, esclarece que a prescrio da pretenso da punibilidade das infraes disciplinares, ocorre aps o transcurso de 05 anos, contados da data da constatao oficial do fato. H outra forma prescricional, denominada intercorrente, que acontece quando h paralisao do processo por mais de 03 anos, pendente de despacho ou julgamento. Interrupo da prescrio (art. 43, 2): I Pela instaurao de processo disciplinar, ou pela notificao vlida feita diretamente ao representado; II Pela deciso condenatria recorrvel de qualquer rgo julgador da OAB. ----------------------------------------------------------------------------------------------LEMBRETE: A leitura do Estatuto, do Cdigo de tica e do Regulamento Geral e dos Provimentos indispensvel queles que pretendem alcanar sucesso nas provas e no Exame de Ordem (OAB), e ainda, fundamental para os que pretendem exercer qualquer profisso jurdica com sucesso. O texto do Regulamento Geral do Estatuto da Advocacia tem tido grande incidncia nos ltimos Exames da OAB.

17

You might also like