You are on page 1of 3

Acadmico: Jos Carlos Veloso Tecnologo Processos Quimcos 4 periodo

Secadores de leito fluidizado


Os secadores e resfriadores de leito fluidizado Metso so usados para secagem e resfriamento de vrios tipos de materiais. Atravs do fenmeno da fluidizao, o material passa a agir como um fluido, com o gs passando pela velocidade correta atravs do leito. Isso gera um contato excelente entre slidos e gs, resultando em alta transferncia de calor para secagem rpida. Temos secadores de leito fluidizado com capacidade de secagem de at 300 tph. Aplicao dos secadores de leito fluidizado:

Areia (mineral e em fundies) Minerais (calcrio, magnetita, gesso, cobre, sal, ferro) Sementes e gros (grama, trigo, aveia) Misturas qumicas

Principais benefcios dos secadores de leito fluidizado:


Habilidade para secar materiais pequenos e finos Baixa manuteno Boa agitao Alta capacidade

Conceito do leito fluidizado O leito tem a aparncia de um lquido sempre em ebulio, e de fato o material assume propriedades de um fluido. Ele exerce uma presso hidrosttica e o material passa a fluir atravs de um orifcio no recipiente ou acima e abaixo de um escoadouro por dentro do leito.

Secagem em Leito Fluidizado


Um secador de leito fluidizado contnuo um equipamento no qual uma alimentao contnua de material particulado mido seco por contato com ar aquecido que soprado atravs do leito deste material para mant-lo em um estado fluidizado. A secagem em leito fluidizado depende da fluidizao o teor de umidade da alimentao geralmente mais baixo que os usados em secadores rotativos e do tipo flash. Dois tipos principais de secadores de leito fluidizado so encontrados: um tipo circular com um leito profundo (0,5 a 2,0 m); e um tipo retangular com um leito de at 0,2 m de profundidade. Secadores circulares (Figura 1): temperaturas elevadas na entrada (por exemplo, 800oC); usado para secar carvo, calcrio, escria de alto forno. O

equipamento no vibrado e o leito fluidizado apresenta caractersticas de um reator de mistura contnuo. A composio da corrente de produto a igual composio do leito. A consequncia que incrustraes no passveis de ocorrer uma vez que o contedo do secador est seco. No h restries de aumento de escala. Embora o consumo eltrico seja elevado, uma vez que o ventilador utilizado para fluidizar o leito, uma dos principais atrativos deste sistema a simplicidade. Secadores retangulares: secador apresenta pequena altura de leito com caracterstica de escoamento empistonado (plug flow). No fcil conseguir fluidizao do material mido prximo entrada da alimentao, podendo promover um transporte inapropriado e incrustrao. Algumas modificaes podem ser feitas para sanar estas falhas: (a) aumentar a vazo de ar na seo de alimentao; (b) direcionar o ar soprado, de forma a criar um efeito de transporte; e (c) introduzir vibrao no secador. Frequentemente, a ltima opo a empregada, uma vez que este equipamento foi desenvolvido a partir de transportadores vibratrios e podem ser utilizados para diversos tipos de material e aplicvel a uma diversidade de tamanhos de partculas. A vibrtao garante o transporte.

You might also like