You are on page 1of 27

Teoria Geral dos Contratos

tera-feira, 7 de fevereiro de 2012 07:45

Principiologia Contratual Princpios so normas superiores que possuem vrias funes na relao jurdica (orientao, limitao, interpretao) mas no se prendem a ela. Microssistema a legislao mais detalhada de um dispositivo legal, uma lei que tutela determinado segmento sob o aspecto cvel, penal, processual, administrativo, etc. Como exemplo, tomamos o CDC (Lei 8078/1990). Clusulas Gerais So tcnicas legislativas que permitem ao intrprete ajustar o contedo da norma, uma vez que ela apresenta conceitos amplos. Ex: Art. 541:
Pargrafo nico. A doao verbal ser vlida, se, versando sobre bens mveis e de pequeno valor, se lhe seguir incontinenti a tradio.

Note que o termo "pequeno valor" conceito amplo e no restrito, o que evita que se torne obsoleto. Contrato preliminar o contrato que contm todos os requisitos do contrato principal, exceto quanto forma. Clusula Penal A grosso modo, a clusula penal se v como uma prefixao de perdas e danos (danos morais, materiais e lucros cessantes) Arras Podendo ser penitenciais ou confirmatrias, funcionam de forma semelhante ao sinal, que devero representar o incio de pagamento e de mnimo valor frente ao todo.

Pgina 1 de Direito Civil IV

Contrato de Compra e Venda


quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012 09:57

Pelo contrato de compra e venda, o vendedor se compromete a entregar determinada coisa ao comprador, que se obriga a pagar o preo.

Arts. 481 a 532

Classificao
- Bilateral (pois gera reciprocidade obrigacional) - Consensual (basta o consenso, independente do registro ou da tradio da coisa), exceto para bens imveis com valor superior a 30 salrios mnimos - Comutativo [em regra, exceto disposio contrria] (Prestaes previamente conhecidas e no h incidncia assumida de risco) - Principal (no dependente juridicamente de outro contrato - como o de fiana) - Oneroso (pois envolve sacrifcio patrimonial) - Potencialidade Translativa (existe transferncia de domnio - posse + propriedade) - Tpico (h previso legal) - Individual (s obriga as partes que diretamente so influenciadas pelo negcio* Relativizado pela funo social do contrato) - Impessoais (as caractersticas pessoais das partes tm relevncia reduzida) - Adeso* (pode existir a forma negocivel, mas muitos dos contratos so de adeso)

Transferncia de domnio
Nos sistemas onde se adota o civil law, vigora a mxima " Res Perit Domino ", que significa que a coisa perece para o seu dono. Porm existem diferenas como por exemplo o direito francs, que estabelece que o prprio contrato de compra e venda j transfere o domnio, diferente do Brasil, onde depende-se da tradio. (exceto a alienao fiduciria - coisa em garantia da prpria coisa, carros financiados, etc.)

Elementos
- Essenciais
Qualquer vcio em um desses elementos gera a invalidao do contrato.

1- Coisa - (qualquer bem lcito que esteja em comrcio - desafetados, sem destinao pblica)
a) Coisa futura - Pode ser objeto do contrato de compra e venda, mas nem toda compra e venda de coisa futura aleatria. (Apenas se o risco for de expressa previso)

Pgina 2 de Direito Civil IV

b) Coisa alheia - Pode ser objeto da compra e venda desde que o vendedor tenha autorizao ou mandato para tal. (Ex: venda por procurao ou por autorizao judicial em casos de inventrio) c) Coisa Gravada de nus - Pode ser alienada desde que o adquirente tenha conhecimento dos nus e queira correr os riscos da sequela. (Ex: coisa sob penhor, hipoteca, alienao, etc) *Penhor direito real de garantia sobre coisa mvel. *Penhora constrio judicial de bens para suprir uma obrigao. *Direito de sequela aquele que assiste ao titular de determinada garantia de reivindicar a coisa.

d) Coisa Litigiosa - Pode ser alienada se o adquirente saiba do litgio e concorde com o risco.
e) Demora/Recusa na entrega - (pelo CDC configura-se descumprimento de oferta) ou Busca e apreenso / imisso na posse

2- Preo ( a quantia paga e ou recebida no contrato.)


a) Em dinheiro e moeda corrente nacional b) Preo Justo = corresponde ao mercado, guarda relao com o valor da coisa. c) Preo Verdadeiro = O preo do contrato deve ser existente com o mundo jurdico (moeda existente e corrente) d) Preo Certo = Pode ser determinado ou determinvel (conhecido no momento da celebrao do contrato, no sofrendo oscilaes, ou variando em funo de determinados critrios) e) Preo Vil (injusto) = o preo irrisrio, muito aqum do que a coisa vale. (admite-se como inferior a 40%) f) Salrio mnimo = A lei probe a vinculao do salrio mnimo para indexar contratos. Art. 6 CF/88 g) Fixao por terceiro = lcito a eleio pelas partes de terceiro encarregado de calcular o preo, que atuar como mandatrio das partes. (em benefcio de ambos) PRO SOLUTO vs PRO SOLVENDO Se o contrato possui clusulas que contemplem a modalidade pro solvendo (tem que ser expressa), a coisa pode ser recobrada pelo desfazimento do negcio se os ttulos dados em pagamento no compensarem. A regra de que seja pro soluto (onde o contrato eficaz e pode-se apenas protestar o ttulo)

3- Consentimento (livre manifestao e externalizao de vontade das partes de se


vincularem a um negcio jurdico - Ausncia de vcios de vontade, sob pena de anulabilidade)

- Secundrios
Forma (quando previsto)

4- Extras
Pgina 3 de Direito Civil IV

Riscos e Despesas Os riscos da coisa mvel so do vendedor at a tradio, porm em relao aos imveis so do vendedor at o registro. Aps a tradio ou transcrio, os riscos so transferidos ao adquirente. (As despesas da tradio so, em regra, do vendedor e as do registro do comprador, porm norma dispositiva e as partes podem mudar isso no contrato) Direito de Reteno o direito do vendedor de recusar a entrega da coisa ao comprador enquanto no recebido o preo, salvo nas compras a crdito, onde inexiste tal direito. (exceptio non adimpleti contratus) Venda de Ascendente a Descendente Ser anulvel a venda de Ascendente a Descendente se no houver autorizao expressa do cnjuge do alienante e demais descendentes. O prazo para reivindicar a anulabilidade da venda de 2 anos, segundo o Art. 179 do Cdigo Civil de 2002. Venda ad corpus e ad mensuram Venda Ad corpus = Venda de determinado imvel sem importar, essencialmente, s partes a medida de rea do objeto do negcio jurdico. Venda Ad Mensura = Venda onde a extenso de rea do imvel determinante para a celebrao do contrato. Art. 500: Se, na venda de um imvel, se estipular preo por medida de extenso, ou se determinar a respectiva rea, e esta no corresponder, em qualquer dos casos, s dimenses dadas, o comprador ter o direito de exigir o complemento da rea (ex Vendito / ex Empto) e, no sendo possvel, o de reclamar a resoluo do contrato (Ao redibitria) ou abatimento proporcional do preo (Quanti Minoris). Venda de coisa indivisvel por condmino A venda de coisa indivisvel por condmino lcita, porm pode ser anulvel se no observados os direitos de preferncia pelo que pretende alienar.
Art. 504. No pode um condmino em coisa indivisvel vender a sua parte a estranhos, se outro consorte a quiser, tanto por tanto. O condmino, a quem no se der conhecimento da venda, poder, depositando o preo, haver para si a parte vendida a estranhos, se o requerer no prazo de cento e oitenta dias, sob pena de decadncia. Pargrafo nico. Sendo muitos os condminos, preferir o que tiver benfeitorias de maior valor e, na falta de benfeitorias, o de quinho maior. Se as partes forem iguais, havero a parte vendida os comproprietrios, que a quiserem, depositando previamente o preo.

Os Prazos decadenciais esto dispersos pelo cdigo civil, ao passo que os prescricionais so aqueles descritos nos Arts. 205 e 206 do Cdigo Civil de 2002.

Clusulas Especiais:
Os contratos de compra e venda puros so aqueles que no sofrem a incidncia de clusula especial. So as previses expressas das partes capazes de alterar a feio natural do contrato de compra e venda.
Pgina 4 de Direito Civil IV

compra e venda. 1- Reserva de domnio (521 a 528) Por esta clusula, o vendedor de coisa mvel transfere ao comprador a posse do bem, reservando para si o domnio at que o preo seja integralmente pago. O comprador possui apenas a posse enquanto no pagar o preo. O contrato de reserva de domnio deve ser registrado para publicidade erga omnes e o comprador previamente notificado para exigir o adimplemento forado. Se o preo no for pago, o vendedor poder recobrar o carro ou considerar vencidas as parcelas ainda vincendas e exig-las. 2- Alienao Fiduciria No propriamente uma clusula especial, porm muito usada com a mesma finalidade. Pela alienao fiduciria o devedor transfere ao credor a propriedade resolvel de coisa mvel ou imvel at que o preo seja integralmente pago. Aqui h a existncia de um terceiro (nem sempre, ex: bens imveis), que paga o preo integral do bem, cuja propriedade transferida imediatamente para o comprador, que por sua vez transfere o direito de disposio do bem para seu credor (terceiro) at que haja o pagamento da dvida. O comprador transfere a propriedade resolvel para seu credor (financiante) at que seja pago o preo. Reserva De Domnio Bem mvel apenas Alienao Fiduciria Bem mvel ou imvel

Parcelas vincendas podem ser consideradas Parcelas vincendas no podem ser vencidas consideradas vencidas Credor pode ficar com o bem. 3- Retrovenda (505 a 508) uma clusula especial cabvel apenas em relao a bens imveis e que permite ao vendedor recobrar a coisa alienada no prazo mximo de trs anos, restituindo a quantia recebida + despesas do contrato + juros e correo(se pactuado) e as benfeitorias, na forma da lei. Benfeitorias: Necessrias (essenciais manuteno) = (Indenizao e reteno permitida sem autorizao) teis (agregam algum valor) = (Indenizao e reteno se autorizadas previamente) Credor no pode ficar com o bem.

Volupturias (mero embelezamento) = (No so indenizveis, mas permitem retirada sem deteriorao da coisa)
D ao vendedor o direito de retrato (recompra), direito potestativo do vendedor. Porm no muito utilizada, j que os imveis valorizam e desvalorizam rapidamente. 4- Preempo (513 a 520) Preempo =/= Perempo!!!!!!

Preempo o direito de preferncia que o vendedor tem de recomprar coisa mvel ou imvel caso o comprador queira revend-la ou d-la em pagamento.
Pgina 5 de Direito Civil IV

imvel caso o comprador queira revend-la ou d-la em pagamento. Prazo para exerccio = 2 anos pra bens imveis e 180 dias pra mveis. Se este direito no for respeitado, responder o comprador originrio por perdas e danos.

5- Venda a contento
aquela que vigora sob condio suspensiva, depende da satisfao do comprador. No se confunde com o direito de arrependimento do Art. 49 do CDC, j que este independe de previso contratual.

Pgina 6 de Direito Civil IV

Troca ou Permuta
quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012 10:25

Troca se utiliza para bens mveis. (nico objeto do contrato a coisa, nunca servios) Permuta se utiliza para bens imveis. O contrato de troca ou permuta no contempla a figura do preo, entretanto, os bens precisam ter valor representativo. Quando a diferena de valores for grande e existir uma prestao em dinheiro com valor significativo perante ao todo, ser compra e venda e no troca (Ex: 80% em dinheiro e coisa valendo 20%). Se o No contrato de troca ou permuta, ocorre a substituio de uma coisa por outra coisa.

Pgina 7 de Direito Civil IV

Locao
tera-feira, 28 de fevereiro de 2012 08:34

Art. 565 Cdigo Civil de 2002 e Lei 8245/91 Pelo contrato de locao, uma parte cede a outra o uso e gozo de determinada coisa mvel ou imvel infungvel, pelo prazo determinado ou indeterminado, mediante remunerao. (O contrato pode restringir ao uso, com expressa previso no permitindo a extrao dos frutos) O exagero espordico na extrao dos frutos no configura infrao ao contrato. Porm o uso recorrente com destinao diversa da finalidade da coisa, configura infrao legal. a Cesso de uso e gozo remunerada. O Locatrio tem apenas a posse da coisa, enquanto da vigncia do contrato. um contrato no translativo (no transfere propriedade) Pode existir a figura do sublocatrio, que receber o bem do locatrio pra exercer o direito de uso e gozo que dispe o locatrio. A sublocao, a cesso da locao ou emprstimo do bem locado dependem de expressa previso (e escrita se locao urbana) ou autorizao, sob pena de infrao legal. Existe a hiptese de "transformao" de coisa mvel fungvel em infungvel, o que permite a locao desta. (Ex: talheres, dvd's)

1- Elementos
Prazo:
O prazo importantssimo no contrato de locao para que exista a previsibilidade de trmino do pacto contratual, marcando a data da restituio. Porm este prazo pode ser indeterminado, possuindo termo inicial e terminando mediante notificao, aviso ou interpelao. No prazo do contrato (se determinado), o locador no pode retomar o bem, salvo nas hipteses de denncia cheia (retomada motivada) e o locatrio pode devolver o bem a qualquer tempo desde que pague a multa pactuada. (geralmente proporcional)

Preo:
Preo livre, em regra, mas tem-se admitido preos no valor de 0,5 a 0,7% do valor da coisa ao ms.
Reajuste = Se dar de acordo com a previso contratual ou, diante da omisso ou falta de acordo no contrato, pode se dar a cada 3 anos de vigncia da relao.

2- Base Legal
Cdigo Civil de 2002 - Arts. 565 a 578. (bens mveis, primariamente e imveis subsidiariamente) Em conjunto com o CDC. Bens imveis:

Pgina 8 de Direito Civil IV

Lei 8245/91 - Imveis urbanos (lei do inquilinato) Lei 4594/64 - Imveis rurais (Estatuto da Terra) *O critrio definidor se o imvel urbano ou rural o da atividade. So atividades de carter urbano: Residncia, comrcio, indstria. So atividades rurais: Agricultura, pecuria, etc

3- Classificao
- Bilateral (pois gera reciprocidade obrigacional) - Consensual (basta o consenso, independente do registro. A forma livre)

- Comutativo [em regra, exceto disposio contrria] (Prestaes previamente conhecidas e no h incidncia assumida de risco)
- Principal (no dependente juridicamente de outro contrato - como o de fiana) - Oneroso (pois envolve sacrifcio patrimonial)

- Trato sucessivo ( um contrato duradouro, em regra)


- Impessoal (No se d em razo da pessoa, em regra. as caractersticas pessoais das partes tm relevncia reduzida) - Tpico (h previso legal)

- Adeso* (pode existir a forma negocivel, mas muitos dos contratos so de adeso)

4- Forma
Livre, apesar de a segurana jurdica exigir formalidades maiores, como a forma escrita.

5- Extras
Locao predial Urbana
Prdio Urbano qualquer bem imvel, edificado ou no, com destinao urbana. Circunstncias comuns: Art. 1 ao Art. 45 lei 8245/91 = Regras gerais para locaes prediais. - Denncia = Manifestao de uma das partes que pretende findar o contrato. a) Cheia = Possui motivao (Art. 9 traz lista exemplificativa, ex: infrao legal) b) Vazia = No possui motivao (Ex: Denncia aps a indeterminao tcita do prazo pela permanncia do locatrio, pelo fim do prazo determinado, em contratos residenciais com prazo igual ou superior a 30 meses) Locao Residencial: Locao destinada a moradia (via de regra, familiar).

Cabe denncia vazia na locao residencial nos contratos com prazo igual ou superior a 30
Pgina 9 de Direito Civil IV

Cabe denncia vazia na locao residencial nos contratos com prazo igual ou superior a 30 meses que se indeterminam pela permanncia do locatrio por mais de 30 dias sem a oposio do locador. Nesse caso, a desocupao pressupe notificao com 30 dias de antecedncia. Nos prazos inferiores a 30 meses, s caber denncia vazia do locador aps 5 anos de vigncia da relao. O locatrio poder realizar denncia vazia a qualquer tempo e devolver o bem, pagando a multa se em vigncia do contrato determinado, porm aps a indeterminao ele poder devolver sem pagamento de multa recisria. Locao No Residencial a locao que destinada ao exerccio de atividade econmica (neste caso de carter urbano). Exceo: Uma locao realizada em nome de pessoa jurdica com objetivo de ali residirem seus gestores classificada como no residencial, mesmo sendo utilizada como moradia. Nas locaes no residenciais no necessrio que se observe todos os requisitos para a denncia vazia como na residencial, porm a denncia cheia se mostra nos mesmos termos. Renovao compulsria: Protege o chamado "ponto comercial" do locatrio. a possibilidade do locatrio renovar o contrato suprindo a vontade do locador por mais 5 anos. Requisitos: Contrato Escrito e por prazo Determinado que venha em vigncia mnima de 5 anos (mesmo que mais de um contrato), alm de 3 anos de exerccio da mesma atividade. O locador no ser obrigado a renovar o contrato quando nos casos do Art. 52 da Lei do inquilinato. No caso de venda do imvel, o locatrio tem a preferncia para a compra. Se este no optar pela compra, um terceiro que venha adquirir a coisa no obrigado a cumprir o prazo do contrato de locao, salvo pela existncia de clusula de vigncia. Clusula de vigncia a clusula que institui um prazo ao contrato que obriga inclusive terceiros a respeitarem. (Exige, para sua validade, registro do contrato em cartrio de registro de imveis respectivo.) Se o contrato no contiver clusula de vigncia, o proprietrio adquirente dever notificar o locatrio para fins de desocupao com 90 dias de antecedncia. Locao para Temporada a locao destinada ao uso transitrio do locatrio por no mximo 90 dias (sem a possibilidade de renovao). O Art. 48 da Lei do inquilinato dispe exemplificativamente exemplos de locaes para temporada. Denncia vazia na locao para temporada: S caber denncia vazia aps 30 meses de vigncia do contrato (mesmo sendo por prazo inferior a 30 meses originariamente), podendo o locador despejar o locatrio nos 30 dias subsequentes ao fim do contrato. Garantias Locatcias:
Pgina 10 de Direito Civil IV

Garantias Locatcias: Garantias locatcias so prerrogativas que assistem o locador de se acautelar diante de uma possvel mora e/ou inadimplemento do locatrio. So faculdades do locador, que pode ou no exig-las. So inacumulveis.

1- Fiana
Fiana contrato acessrio em que uma pessoa garante satisfazer ao credor uma obrigao assumida pelo credor se este no a cumprir. S tem validade se na forma escrita. A responsabilidade do fiador subsidiria, em decorrncia do benefcio de ordem. uma garantia pessoal que o fiador assume para com a dvida assumida pelo locatrio nesse caso. Admite renncia do benefcio de ordem, passando a obrigao a ser solidria. (Renncia do 827, 829 e 935 do Cdigo Civil de 2002.) Porm se essa clusula for obscura, gerar anulabilidade, j que pode ser prejudicial ao fiador. O fiador est sujeito perda do bem de famlia. Pode se exonerar da obrigao desde que notifique o locador por escrito e responda pelas obrigaes por mais 120 dias. O fiador pode contratar com o credor mesmo contra a vontade do devedor. 2- Cauo uma garantia real, o patrimnio que garante a dvida que poder ser oferecida pelo locatrio ou por terceiro. O bem dado em cauo ser expropriado, levado a leilo e se exceder o valor da dvida, a diferena volta ao dono do bem.

A cauo no limitada pelo valor do contrato, a cauo para bens imveis pode ser de valor maior que o prprio contrato. A cauo para bens mveis tambm no , em regra, limitada.
Mas como pode ser em dinheiro, o limite de 3x o valor do aluguel. Este valor dever ficar em conta com rendimentos que poder ser administrada pelo locador. 3- Cesso fiduciria de cpias de fundo de investimento Por essa garantia o locatrio (ou terceiro) faculta ao locador o resgate de valores aplicados em determinado fundo como forma de garantia de possvel inadimplemento. garantia real, como a cauo, onde os fundos de investimento so a garantia ao contrato. Ttulos de Capitalizao Previdncia Privada Aes CDI / CDB No tem limite de valor e a execuo da garantia no depende do judicirio, pode ser feita de pleno direito. 4- Seguro fiana locatcia Ser trabalhada no contrato de seguro.

Pgina 11 de Direito Civil IV

Contrato de Doao
tera-feira, 13 de maro de 2012 08:11

Pelo contrato de doao, o doador transfere ao donatrio bens ou vantagens por ato de liberalidade.

O contrato de doao obrigatoriamente translativo, sob pena de ser invalidado. Quando no existe a transferncia de domnio uma cesso comum.
Qualquer coisa que esteja no comrcio e seja lcito poder ser objeto do contrato de doao. um contrato solene, em regra, precisando obedecer a forma prescrita em lei. (Deve ser escrito)

Admite-se doao verbal, mas apenas para bens mveis de pequeno valor (levado em conta o universo patrimonial do doador)
Base Legal = Art. 538 Cdigo Civil de 2002 e seguintes. O contrato de doao , em regra, unilateral, j que gera obrigaes apenas para o doador, alm de ser tambm gratuito, pois no h contraprestao equivalente. A exceo a doao com encargo, que bilateral e onerosa (perde sua gratuidade pela presena do encargo)

Liberalidade
Liberalidade ato de livre vontade de beneficiar. caracterstica de contratos gratuitos. No contrato de doao a liberalidade requisito e esta vontade deve ser livre.

Aceitao
A aceitao requisito para o contrato, por contrato ser. Apesar de ser unilateral, deve existir a aceitao, que poder ser: Ficta = A lei supre a aceitao para doaes puras para absolutamente incapazes.

Expressa = Declarada expressamente (em regra, da mesma forma que o contrato)


Tcita = Decorre da prtica de ato pelo donatrio compatvel com a aceitao. Presumida = Se ciente do prazo para a recusa da doao o donatrio no o faz, h aceitao presumida. S vale para doao pura e s quando existir previso em lei.

Transferncia de Patrimnio
o elemento objetivo do contrato de doao. O decrscimo patrimonial do doador e acrscimo patrimonial do donatrio so obrigatrios e podem ser provados pelas declaraes de imposto de renda, comprovantes bancrios, etc.

Animus Donandi
o elemento subjetivo da doao, importante pois a mera tolerncia no implica em contrato. A inteno de doar deve ser externalizada para que se prove a validade da doao.
Pgina 12 de Direito Civil IV

inteno de doar deve ser externalizada para que se prove a validade da doao.

- Espcies de doao
a) Pura - ( a doao sem encargo) - Com encargo: b) Doao condicional (depende de evento futuro e incerto) [se] c) Doao a termo (depende de evento futuro certo, exceto a morte) [quando] d) Doao modal (o doador estabelece a finalidade do uso da coisa doada) [a fim de / para que] - Extras e) Doao Remuneratria (funciona como retribuio do doador ao donatrio) f) Doao como forma de subveno peridica (doador habitualmente fornece ao donatrio dinheiro ou bens necessrios sua subsistncia)

- Vcios da Doao
- Doao Universal = aquela em que o doador dispe de todos os seus bens, sem reserva de parte para suas subsistncia. (Art. 548) NULA. - Doao Inoficiosa = aquela que excede os limites da parte disponvel. (Ex: pai que doa alm do que pode dispor) nula apenas no excedente.

- Clusulas Limitativas
Podem ter prazo de vigncia. Art. 1911 Cdigo Civil de 2002 Inalienabilidade (impe as outras 2, mesmo que no previstas no contrato) - Probe que a coisa 'doada' seja alienada gratuita ou onerosamente. (Pode transferir-se a posse) - Impenhorabilidade - Por essa clusula, a coisa no pode ser expropriada pelas dvidas do donatrio. - Incomunicabilidade (s em relao a regime matrimonial e no sucesso) - Implica na impossibilidade de comunho de bens entre cnjuges.

- Clusula de Reverso
O Art. 547 preceitua a clusula de reverso (A coisa doada retornar ao doador se o donatrio morrer antes dele) Interrompe a ordem normal de sucesso. Deve ser expressa e no pode beneficiar terceiros.

- Revogao da Doao
Art. 555 a 564: Podem ocorrer a qualquer tempo, porm o doador tem 1 ano para pedir a revogao aps a cincia da inexecuo do encargo ou ingratido.

- Inexecuo do Encargo - Descumprimento do disposto no contrato de doao como encargo.


Pgina 13 de Direito Civil IV

- Inexecuo do Encargo - Descumprimento do disposto no contrato de doao como encargo. - Ingratido - Art. 557 Cdigo Civil de 2002 (Situaes de ingratido)

Pgina 14 de Direito Civil IV

Contrato de Mandato
tera-feira, 20 de maro de 2012 08:28

Conceito
Pelo contrato de mandato, algum (mandatrio) recebe de outrem poderes para praticar atos ou administrar interesses em nome e por conta do mandante. Mandante = outorgante. (Representado) Mandatrio = outorgado. (Representante ou procurador) - Deve atuar em prol dos interesses do mandante, embora no seja obrigado, em regra, a garantir resultado. Todos os atos praticados pelo mandatrio vinculam o mandante, mas pode-se limitar no contrato de mandato, tornando alguns atos ultra vires mandato. (Excesso de mandato, que gera responsabilizao pessoal ao mandatrio, salvo se o mandante os ratificar.)

Base Legal
Art. 653 e seguintes Cdigo Civil de 2002.

Cabimento
Cabvel em qualquer situao em que a lei no proba a representao. (Ex: Alistamento militar, sufrgio universal, audincias em JESP)

Procurao e Poderes
o instrumento do mandato. a prova escrita do contrato de mandato. "Existe mandato sem procurao, mas a recproca no verdadeira." A clusula mandato a outorga de poderes em contrato que no propriamente de mandato. (ilcita nas relaes de consumo - Art. 51 inciso VIII CDC) Pode ser Pblica ou particular, Ad Judicia e Ad Negocia. - Pblica: aquela lavrada em cartrio e normalmente utilizada quando o ato a ser praticado por intermdio dela exige formalidade pblica (Ex: Compra e venda de imveis com valor superior a 30 salrios mnimos), quando exigido por terceiro, deficincia do outorgante que impossibilite a assinatura ou por analfabetos. (o que no so exigncias legais e sim prticas, podendo ser assinada "A Rogo") - Particular: aquela lavrada pelas partes e pode ter firma reconhecida ou no. a mais comum. - Ad Judicia: aquela que detm os poderes gerais para o foro (apenas quem tem capacidade postulatria) - Ad Negocia: aquela que contm poderes amplos e ilimitados para a prtica de atos negociais em nome do mandante. ( firmada em cartrio, sendo pblica) Poderes so as prerrogativas que o mandatrio recebe do mandante e podem ser gerais ou especiais. Gerais = So implcitos em todo contrato de mandato (Necessrios prtica dos atos). Especiais = So sempre expressos, pois exorbitam os gerais. (Descritos no 1 do Art. 661 Cdigo Civil de 2002)

Aceitao
Pgina 15 de Direito Civil IV

Aceitao
Pode ser expressa, tcita, mas nunca presumida. Expressa - Ato inequvoco. Tcita - Deriva do incio da prtica dos atos. Presumida - No pode, j que a lei no a permite.

Substabelecimento
Pelo substabelecimento, um mandatrio transfere a terceiros os poderes recebidos do mandante (Pode existir vedao ao substabelecimento, desde que seja expressa na procurao) e pode ser com ou sem reserva de iguais poderes (podendo o substabelecente continuar como mandatrio juntamente com o substabelecido). Pode ser Total ou Parcial, podendo se reservar apenas parte dos poderes a serem substabelecidos.

Remunerao
Regra geral o contrato de mandato gratuito, presumindo-se oneroso nos casos em que o mandatrio pratica atos de representao como profisso lucrativa. (nesses casos de previso, sem ajuste pelas partes, a remunerao darse- pelos usos do lugar ou por arbtrio do juiz)

Mandato Plural
aquele em que h mais de um mandante ou mais de um mandatrio.
Quando h a pluralidade de mandatrios, o contrato de mandato pode ser: - Simples - A prtica dos atos independe da ordem de nomeao. ( o mais comum) - Conjunto - Os atos tm que ser praticados por mais de um ou por todos os mandatrios para fins de validade. - Sucessivo - Um segundo mandatrio somente atua aps exauridos os atos do primeiro.

Extino do Mandato
Art. 682 Cdigo Civil de 2002 - Regras para extino do Mandato.
Art. 682. Cessa o mandato:

I - pela revogao ou pela renncia; II - pela morte ou interdio de uma das partes; III - pela mudana de estado que inabilite o mandante a conferir os poderes, ou o mandatrio para os exercer; IV - pelo trmino do prazo ou pela concluso do negcio.

1234-

Quem revoga o mandante, quem renuncia o mandatrio O mandato , em regra, pessoal, salvo previso contrria. Mudanas de estado fsico ou civil. So lcitos Mandatos por prazo indeterminado, por poder ser revogado a qualquer tempo. Impossibilidade da revogao: Mandato em causa prpria (Art. 685)

Art. 685. Conferido o mandato com a clusula "em causa prpria", a sua revogao no ter eficcia, nem se extinguir pela morte de qualquer das partes, ficando o mandatrio dispensado de prestar contas, e podendo transferir para si os bens mveis ou imveis objeto do mandato, obedecidas as formalidades legais.

Pgina 16 de Direito Civil IV

transferir para si os bens mveis ou imveis objeto do mandato, obedecidas as formalidades legais.

Mandato Judicial
Arts. 37 e SS - CPC Art 44 - CPP

Pgina 17 de Direito Civil IV

Contrato de Depsito
tera-feira, 27 de maro de 2012 08:20

Conceito
Contrato de depsito aquele em que algum (depositrio) recebe coisa mvel de outrem (depositante) para a guarda, at que ela seja reclamada. O dever de guarda (diretamente gerado para a envolve a obrigao de custdia, evitando que a coisa sofra danos. Excepcionalmente, pode o depositrio ser contemplado com o direito da posse (que normalmente restrito) Se a posse for restrita, o excesso gerar perdas e danos. A regra geral da responsabilidade do depositrio subjetiva, podendo ser, excepcionalmente objetiva, no dependendo da culpa do depositrio. ( regra nas relaes de consumo)

Base Legal
Art. 627 a 646 Cdigo Civil de 2002.

Tipos
- Regular - Tem por objeto coisa mvel infungvel. - Irregular - Tem por objeto coisa mvel fungvel (ex: dinheiro) e regula-se pelas regras do mtuo. - Voluntrio - Decorre de conveno das partes. - Necessrio - No advm da vontade das partes, mas da lei ou das circunstncias (Ex: calamidade) a) Legal - Decorre determinao legal (ex: bagagens hspedes em hotis) b) Miservel - Decorre de circunstncia especfica de necessidade (Ex: enchentes)

Forma
A forma no contrato livre, entretanto a prova deste dever ser escrita. (Ex: comprovante de estacionamento) O depositante precisa pagar o preo do depsito para retirar a coisa, tendo o depositrio, portanto, o direito de reteno da coisa.

Prazo
O prazo do contrato de depsito livre e mesmo que tenha prazo, no vinculante para o depositante, que pode recobrar o bem a qualquer tempo (em regra). O direito de reteno pode ser gerado por:
Pgina 18 de Direito Civil IV

O direito de reteno pode ser gerado por: - Inadimplemento da remunerao no depsito oneroso. - No indenizao dos possveis danos causados pela coisa custodiada. Ao fim do prazo, o depositrio no pode simplesmente abandonar a coisa, podendo iniciar a cobrana pelo depsito ou pedir o depsito judicial da coisa (por motivo plausvel).

Obrigaes
Do depositante: Remunerar o depositrio no depsito oneroso. Indenizar os danos causados pela coisa ao depositrio. Recobrar a coisa dada em depsito. Do depositrio: Custodiar a coisa. Indenizar os danos sofridos pela coisa (salvo situaes excludentes de responsabilidade) Restituir a coisa, quando reclamada.

Depositrio Infiel
A smula vinculante 25 excluiu a hiptese do Art. 652 que estabelecia priso civil para o depositrio infiel, restando a ele apenas a sujeio indenizao pelos prejuzos.

Extino
- Pela fluncia do prazo (quando houver) - Perecimento da coisa sem culpa do depositrio - Abandono da coisa pelo depositante (exige-se o cumprimento de formalidades, como a notificao)

Pgina 19 de Direito Civil IV

Contrato Estimatrio (Consignao)


tera-feira, 10 de abril de 2012 07:41

1- Conceito:
Art. 534. Pelo contrato estimatrio, o consignante entrega bens mveis ao consignatrio, que fica autorizado a vend-los, pagando quele o preo ajustado, salvo se preferir, no prazo estabelecido, restituir-lhe a coisa consignada.

um contrato REAL, s criando vnculo obrigacional a partir da tradio.

2- Base Legal
Arts. 534 a 537.

3- Cabimento
O consignatrio tem duas opes legais para fazer cumprir o contrato estimatrio, sendo elas: - Vender a coisa - Restituir a coisa Porm, este ainda tem outras opes, como ficar com a coisa e dar a ela a destinao que quiser, porm nesse caso surge outro contrato (de compra e venda) cujos sujeitos so os mesmos da consignao e, para sanar possveis vcios jurdicos no negcio, h de se saber quais regras aplicar, sabido em qual negcio jurdico ocorreu o vcio. Bens Mveis, Fungveis ou Infungveis (para imveis, tem-se a corretagem - Art. 722 Cdigo Civil de 2002)

4- Preo e Remunerao
Quem define o preo para a venda da coisa o consignante, e causa da nomeao do contrato como Estimatrio. O Sobrepreo a remunerao do consignatrio e consiste na diferena entre o preo pretendido pelo consignante e o valor real da venda da coisa (pelo consignatrio). Essa remunerao precisa ser ad exitum (na forma do sobrepreo) para que se configure um contrato estimatrio puro, j que se existir remunerao pro labore, o contrato caminha a ser tido como prestao de servios ou mesmo um contrato hbrido e no puro.

5- Obrigaes
Embora seja um contrato no translativo (no transfere domnio), a disponibilidade da coisa retirada do consignante, que no pode vender a coisa enquanto da vigncia do contrato. Apesar do consignatrio no ter o domnio da coisa, contra ele correm os riscos do perecimento da coisa, excepcionando a regra Res Perit Domino. (Responder at por fatos a ele no imputveis Art. 535) um contrato BILATERAL, existindo obrigaes para ambas as partes. Obrigaes do Consignatrio:
Pgina 20 de Direito Civil IV

Obrigaes do Consignatrio: a) b) c) d) Vender a coisa. (baldar esforos necessrios) Repassar o preo (se vender). Restituir a coisa (se no vender). Reparar os danos sofridos pela coisa enquanto da posse. Obrigaes do Consignante: a) Se abster de vender a coisa enquanto na posse do consignatrio b) Estimar o preo do contrato c) Reparar os danos sofridos pelo consignatrio em decorrncia da retomada prematura da coisa.

6- Despesas
Regra geral, as despesas do contrato so do consignatrio, podendo ser pactuado em contrrio no contrato.

7- Prazo
O prazo no contrato estimatrio vinculante apenas para o consignante, no vinculando o consignatrio, que poder restituir a qualquer tempo.

8- Extras
Art. 536. A coisa consignada no pode ser objeto de penhora ou seqestro pelos credores do consignatrio, enquanto no pago integralmente o preo. Art. 537. O consignante no pode dispor da coisa antes de lhe ser restituda ou de lhe ser comunicada a restituio.

Pgina 21 de Direito Civil IV

Contrato de Emprstimo
tera-feira, 10 de abril de 2012 07:43

Contrato de emprstimo a cesso gratuita ou onerosa de coisa mvel ou imvel, fungvel ou infungvel.

Pgina 22 de Direito Civil IV

Comodato
tera-feira, 10 de abril de 2012 08:36

Comodato o chamado emprstimo de uso.

1- Conceito
Art. 579. O comodato o emprstimo gratuito de coisas no fungveis. Perfaz-se com a tradio do objeto.

Pelo contrato de comodato, o comodante cede ao comodatrio o uso e gozo de coisa mvel ou imvel infungvel, gratuitamente. Apesar de ser gratuito, o comodatrio que paga algumas despesas do bem, gerando benefcio econmico indireto ao comodante no faz retirar do contrato a sua Gratuidade. (ex: pagar condomnio, impostos, etc) As benfeitorias dificilmente so indenizveis ao comodatrio. Os danos causados coisa sem culpa do comodatrio no so de responsabilidade dele, porm ele dever zelar pela coisa como se fosse dele, nos termos dos Arts. 582 e 583.

2- Base Legal
Arts. 579 a 585.

3- Caractersticas
Pressupe acordo de vontades, a mera tolerncia no induz contrato. gratuito. Unilateral, segundo parte da doutrina, j que apenas o comodatrio tem obrigaes. Porm h pessoas que dizem que existe a obrigao do comodante de respeitar o prazo. Temporal (tem prazo e o comodatrio obrigado a restituir a coisa recebida em comodato) um contrato real, s se perfaz com a entrega da coisa. Forma livre Pessoalidade Apesar de a prtica ter relativizado esse princpio, a origem do contrato de comodato de ser pessoal.

4- Obrigaes
Art. 582 Cdigo Civil de 2002.
Do comodatrio
Art. 582. O comodatrio obrigado a conservar, como se sua prpria fora, a coisa emprestada, no podendo us-la seno de acordo com o contrato ou a natureza dela, sob pena de responder por perdas e danos. O comodatrio constitudo em mora, alm de por ela responder,

Pgina 23 de Direito Civil IV

responder por perdas e danos. O comodatrio constitudo em mora, alm de por ela responder, pagar, at restitu-la, o aluguel da coisa que for arbitrado pelo comodante. Art. 583. Se, correndo risco o objeto do comodato juntamente com outros do comodatrio, antepuser este a salvao dos seus abandonando o do comodante, responder pelo dano ocorrido, ainda que se possa atribuir a caso fortuito, ou fora maior.

Conservar Uso devido (contrato ou natureza) Indenizar danos causados coisa (imputveis ao comodatrio) Restituir Do Comodante

Respeitar o prazo

5- Comodato Modal
O doador define o modo como a coisa ser usada, respondendo o comodatrio pelos danos e motivo de extino do contrato.

6- Prazo
Pode ser determinado ou indeterminado, porm quando se torna indeterminado (aps o prazo pactuado) o comodante poder retomar a coisa a qualquer tempo. Apenas o prazo convencional e o uso presumido podem impedir o comodante de retomar a coisa, alm da possibilidade judicial aps reconhecida necessidade imprevista e urgente pelo juiz. *H quem diga que o comodato vitalcio doao, porm equivocado esse posicionamento, j que o comodato no translativo e nem transmissvel aos herdeiros, como a doao.

Pgina 24 de Direito Civil IV

Mtuo
tera-feira, 10 de abril de 2012 08:37

O mtuo o chamado emprstimo de consumo

1- Conceito
Pelo contrato de mtuo, o mutuante transfere ao muturio coisa mvel fungvel que deve ser restituda por outra de mesma espcie, qualidade e quantidade.

2- Caractersticas
um contrato Translativo (transfere-se o domnio - Art. 587) e por isso d ao muturio a livre disposio sobre a coisa. Pode ser Oneroso (quando feneratcio $$) ou Gratuito (o que a regra geral) Forma Livre

3- Remunerao
Os juros so a remunerao do mtuo feneratcio, mas so limitados. Podem ser:

Compensatrios Remuneratrios Moratrios


Ainda recaem sobre o capital a correo monetria e a comisso de permanncia. Comisso de permanncia a correo monetria para instituies financeiras. No Brasil h uma discusso sobre a limitao remunerao por juros, j que para instituies financeiras no h limite legal de juros, ficando a cargo dos princpios e jurisprudncia elencarem a taxa mdia de mercado e estabelecerem a taxa de juros. J para mutuantes que no so instituies financeiras, dever ser respeitado o limite do Art. 591 c/c 406 Cdigo Civil de 2002 (taxa SELIC) ou ainda o 1 do Art. 161 do CTN (1% a.m). J a usura (abuso na cobrana dos juros alm do dobro da taxa legal) ou meios coercitivos ilegais configura Agiotagem. [Lei da Usura: DL 22.626/33 - Art. 1]. Capitalizao A cobrana de juros sobre juros s permitida anualmente para quem no instituio financeira, porm esta tem cobrana livre. (o abuso na capitalizao configura Anatocismo)

Pgina 25 de Direito Civil IV

Contrato de Prestao de Servios


tera-feira, 17 de abril de 2012 07:44

- Conceito
Pelo contrato de Prestao de Servios, algum cede a outrem capacidade laborativa para o exerccio de determinada atividade lcita, mediante remunerao. Cedente = Prestador do servio Cessionrio = Tomador de servio (remunerador) lcito ao tomador de servios exigir do executor todas as suas aptides, podendo ser ressalvadas algumas delas na forma do contrato. Se diferencia da empreitada j que no obrigado o prestador a garantir resultado, sua obrigao de meio e remunerao, em regra, pro labore. Alm disso, o prazo da empreitada livre e geralmente se finda ao trmino da obrigao contida no contrato. Na prestao de servios o servio ser prestado at o fim do prazo estabelecido.

- Base Legal
Art. 593 a 609 do Cdigo Civil de 2002

- No Incidncia
Em matria de prestao de servios, o Cdigo Civil de 2002 tem contedo residual, s incidindo diretamente em relaes no regidas por leis especiais ou lei trabalhista. Nesses casos, h incidncia do Cdigo Civil subsidiariamente. Ex de Leis Especiais: Estatuto da OAB, Regimento de Servios de Sade, CDC, etc.

- Remunerao
O contrato de prestao de servios presumidamente oneroso e portanto pressupe tambm a remunerao, que pode tambm ser chamada de salrio, retribuio, pagamento, honorrios. Em regra, realizada em dinheiro e aps a execuo do servio. Mas possvel a remunerao atravs de servios (o que no configura permuta), na forma 'in natura', com alimentos, vesturio, etc ou de qualquer outra forma. possvel a prestao de servios gratuitos, mas exige previso. A Responsabilidade do prestador subjetiva, s podendo ser responsabilizado por fatos imputveis a ele por culpa ou dolo.

- Prazo
O prazo de prestao de servios no livre, ter no mximo 4 anos de durao. (Art. 598)

Pgina 26 de Direito Civil IV

- Forma
A forma livre.

- Servios no CDC
As relaes de consumo so regidas pelo CDC que, em regra, estabelece responsabilidade OBJETIVA e obrigao de Resultado e no meio.

- Extino
Art. 607
Art. 607. O contrato de prestao de servio acaba com a morte de qualquer das partes. Termina, ainda, pelo escoamento do prazo, pela concluso da obra, pela resciso do contrato mediante aviso prvio, por inadimplemento de qualquer das partes ou pela impossibilidade da continuao do contrato, motivada por fora maior.

Pgina 27 de Direito Civil IV

You might also like