You are on page 1of 7

salabioquimica.blogspot.com Prof.

Fabio Dias Magalhes

Fecundao e Embriognese
O que voc deve aprender nesta aula

Gametognese e Gametas
Formao e Caracterizao morfofuncional de espermatozides e ovcitos

Fecundao: processo e tipos


Reao acrossmica Fecundao interna e externa

Partenognese Diferenciao sexual


No ser humano, na abelha e em aves

Fases da embriognese
Mrula, gstrula, neurula, organognese

Anexos embrionrios
Saco vitelnico, crio, amnion, alantide Vertebrados amniotas e anamniotas

O que voc j deve saber


Diferenciao Clulas totipotentes e pluripotentes Classes de vertebrados

125

salabioquimica.blogspot.com Prof. Fabio Dias Magalhes

1(UFMG) Analise esta figura, em que est representado um procedimento de coleta de clulas presentes no lquido amnitico:

O procedimento ilustrado permite detectar alteraes cromossmicas, que resultam em algumas sndromes entre outras, a sndrome de Down. 1. EXPLIQUE como esse procedimento permite diagnosticar a sndrome de Down.

2. Analise esta tabela:

Com base nos dados dessa tabela, JUSTIFIQUE a diferena de incidncia da sndrome de Down observada, com relao s mesmas idades maternas, na 16a semana de gestao e ao nascimento. _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ 3. Sabe-se que mais da metade das mes de todas as crianas portadoras da sndrome de Down se enquadram na faixa etria de 15-35 anos. EXPLIQUE essa incidncia. 126

salabioquimica.blogspot.com Prof. Fabio Dias Magalhes _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ 4. Uma mulher, de 33 anos de idade, consulta um geneticista. Ela j tem dois filhos , o primeiro normal e o segundo portador da sndrome de Down e est pretendendo ter um terceiro. A propsito, ela relata que, na opinio do seu marido, como o primeiro filho normal e o segundo tem a sndrome, o terceiro ser, certamente, normal. do ponto de vista biolgico, a opinio do marido dessa mulher tem fundamento?

Justificativa: 5. Sabe-se que o par de cromossomas 21 est envolvido no desenvolvimento da sndrome de Down. COMPLETE o esquema que se segue, representando apenas o par de cromossomas 21, e INDIQUE, com uma seta, o gameta portador da alterao cromossmica que origina indivduos portadores da sndrome de Down. 2. (Unesp 2003) Criadores e sitiantes sabem que a mula (exemplar fmea) e o burro (exemplar macho) so hbridos estreis que apresentam grande fora e resistncia. So o produto do acasalamento do jumento ('Equus asinus', 2n = 62 cromossomos) com a gua ('Equus caballus', 2n = 64 cromossomos). a) Quantos cromossomos tm o burro ou a mula? Justifique sua resposta.

b) Considerando os eventos da meiose I para a produo de gametas, explique por que o burro e a mula so estreis

3. (Unicamp 94) Considere as duas fases da meiose, de um organismo com 2n = 6 cromossomos, esquematizadas a seguir e responda: a) Que fases esto representadas na figura A e na B? Justifique.

b) Que tipo de alterao aparece em uma das figuras? Em relao aos cromossomos, como sero as clulas resultantes de um processo de diviso com essa alterao?

c) D um exemplo de anomalia que seja causada por este tipo de alterao na espcie humana, cujo nmero normal de cromossomos 2n = 46.

4. (Unicamp 93) Considerando que a informao gentica igualmente carregada pelo vulo e pelo espermatozide, responda: a) Por que o vulo geralmente muito maior do que o espermatozide?

b) Como essa diferena aparece durante a gametognese? 127

salabioquimica.blogspot.com Prof. Fabio Dias Magalhes

5. (Ufmg 94) Observe o esquema que representa a seco de uma regio de testculo humano.Com base no esquema e em seus conhecimentos sobre o assunto, CITE a) o nmero total de cromossomos existentes nas clulas indicadas pelos nmeros 1 e 4.

b) uma funo das clulas indicadas pelos nmeros 5 e 6.

c) o(s) nmero(s) correspondente(s) (s) clula(s) que sofre(m) ao do hormnio folculo estimulante (FSH) e (s) que sofre(m) ao do hormnio luteinizante (ICSH).

d) o(s) nmero(s) correspondente(s) (s) clula(s) que ter(o) sua funo primordial impedida pela vasectomia e as que sero afetadas pelo uso de plula anticoncepcional masculina de efeito semelhante s j existentes para as mulheres.

6. (Ufv 2002) Observe as regies (I, II, III e IV) do corte histolgico abaixo, de um testculo humano normal, e responda s questes seguintes.

a) As regies I, II e III esto evidenciando qual componente do testculo?

b) A etapa final da gametognese est representada por qual nmero?

c) Quantos cromossomos tem cada clula presente na regio III?

d) Cite o nome da clula produtora de testosterona e o nmero correspondente regio onde ela se encontra:

7. (Unicamp 2003) Nos animais a meiose o processo bsico para a formao dos gametas. Nos mamferos h diferenas entre a gametognese masculina e a feminina. a) Nos machos, a partir de um espermatcito primrio obtm-se 4 espermatozides. Que produtos finais so obtidos de um ocito primrio? Em que nmero?

b) Se um espermatcito primrio apresenta 20 cromossomos, quantos cromossomos sero encontrados em cada espermatozide? Explique.

128

salabioquimica.blogspot.com Prof. Fabio Dias Magalhes c) Alm do tamanho, os gametas masculinos e femininos apresentam outras diferenas entre si. Cite uma delas.

8. (Ufrj 2006) Ao analisar o caritipo de clulas obtidas de uma criana com sndrome de Down, observou-se que 70% das clulas apresentavam 47 cromossomos, por exibirem a trissomia do cromossomo 21, e que 30% das clulas apresentavam um caritipo normal, ou seja, 46 cromossomos, sem trissomia do 21. Responda se o fenmeno da no-disjuno do par de cromossomos 21 ocorreu antes ou depois da formao do zigoto. Justifique sua resposta.

9. (Ufrj 98) No ciclo reprodutivo da maioria dos vegetais observa-se uma alternncia de geraes que mostrada, de forma simplificada, no esquema a seguir.

Em qual das fases - gametfito ou esporfito - no encontramos pares de cromossomos homlogos? Justifique sua resposta.

10 (ENEM) Recentemente, foi descoberta uma nova espcie de inseto flebotomdeo, batizado de Lufzomya mlaga. O novo inseto possui apenas fmeas que se reproduzem a partir da produo de ovos sem a interveno de machos, em um processo conhecido como partenognese. A espcie est restrita a uma caverna na regio amaznica, no sendo encontrada em outros lugares. O inseto no se alimenta de sangue nem transmite doenas, como o fazem outros mosquitos de seu mesmo gnero. Os adultos no se alimentam e as larvas parecem se alimentar apenas de fezes de morcego (guano) existente no fundo da caverna. Essa dieta larval acumularia reservas a serem usadas na fase adulta. Cincia hoje, Rio de Janeiro, v. 42, n 252, set. 2008 (adaptado). Em relao a essa descoberta, v-se que a nova espcie de flebotomdeo a) deve apresentar maior variabilidade gentica que seus congneres. b) deve ter uma fase adulta longa se comparado com seus congneres. c) mais vulnervel a desequilbrios em seu ambiente que seus congneres. d) est livre de hbitos hematfagos e de transmisso de doenas devido ausncia de machos. e) tem grandes chances de se dispersar para outros ambientes, tornando-se potencialmente invasora.
11(PUC 2006) Um indivduo afetado pela Sndrome de Klinefelter tem trs cromossomos sexuais e apresenta caritipo 47, XXY. Esse caritipo origina-se da unio de dois gametas, um com 24 cromossomos e outro com 23 cromossomos. O processo da no disjuno responsvel pela produo do gameta com cromossomo extranumerrio pode ter ocorrido, exceto: a) na primeira diviso da gametognese feminina b) na segunda diviso da gametognese feminina c) na primeira diviso da gametognese masculina d) na segunda diviso da gametognese masculina.

1.1.O lquido amnitico apresenta clulas do embrio, as quais podem ser cariotipadas. 1.2. A ocorrncia de abortos explica a menor taxa de recm-nascidos com sndrome de Down. 1.3. nessa faixa etria que as mulheres apresentam maior nmero de filhos. 1.4. No, so eventos independentes.

129

salabioquimica.blogspot.com Prof. Fabio Dias Magalhes


1.5. No disjuno na meiose 1 OU na meiose 2

2. a) Os animais tm 2n = 63 cromossomos, porque so resultantes da unio de espermatozide, com n = 31 cromossomos, e vulo, com n = 32 cromossomos. b) Os cromossomos so de 2 espcies diferentes e, portanto, no ocorre pareamento dos chamados cromossomos homlogos, impossibilitando a meiose e a gametognese. 3. a) Fig. A - Anfase I de meiose onde se observa a disjuno dos cromossomos homlogos. Fig. B - Anfase II com disjuno de cromtides. b) Na fig. B no ocorreu a separao das cromtides-irms em um dos cromossomos indicados. Esse fato leva a formao de aneuploidias, ou seja, clulas haplides com um cromossomo a mais (n + 1) e com um cromossomo a menos (n - 1). c) Sndrome de Down (2A,XX + 21 ou 2A,XY+21) e Sndrome de Turner (2A, X 0) 4. a) Porque acumula vitelo para nutrir o embrio no incio do desenvolvimento b) Ocorre intensa sntese de protenas durante o perodo de intrfase por que passam as ovognias 5. . a) Espermatozide (cel. 1) n=23, Espermtide (cel. 2) n=23, Espermatcito I (cel. 3 ) 2n=46 e Espermatognia (cel. 4) 2n=46. b) Clulas de Leydig (5) produzem testosterona, Clulas de Sertoli (6) contribuem para o amadurecimento dos espermatozides. c) Sofrem ao do FSH as espermatognias (4) e ao do LH as clulas de Leydig (5). d) Espermatozides (cel. 1) e Espermatognias (cel. 4). OBSERVAO: Sobre essa questo, analise a figura, comparando com o gabarito:

130

salabioquimica.blogspot.com Prof. Fabio Dias Magalhes 6. a) As regies indicadas evidenciam os tbulos seminferos dos testculos. b) A espermiognese est indicada pelo nmero I. c) A regio III ocupada por espermatognias diplides (2n = 46) d) As clulas de Leydig produtoras de testosterona esto indicadas na regio IV. 7. a) Durante a ovulognese, um ocito primrio origina um vulo e trs corpsculos polares. b) O espermatcito primrio uma clula diplide (2n = 20), que dar origem aos espermatozides atravs da meiose. Os espermatozides, resultantes de uma diviso reducional, tero 10 cromossomos (clulas haplides). c) O espermatozide reduzido e possui o flagelo utilizado para a movimentao at o vulo. O gameta feminino imvel e possui grande quantidade de substncias de reserva (vitelo) em seu citoplasma. 8. A no-disjuno foi ps-zigtica, decorrente de uma diviso mittica anmala. Se a no-disjuno tivesse ocorrido antes da fecundao, o caritipo anormal seria detectado em todas as clulas pesquisadas. 9. . Na fase de gametfito, pois ela resultante de clulas que sofreram meiose, diviso celular onde ocorre a separao dos cromossomos homlogos e reduo de seu nmero metade. 10.C 11D

O que eu devo saber sobre fecundao?


A fecundao o processo que contrabalana a meiose. Enquanto a meiose reduz a ploidia, a fecundao a aumenta. A partir de gametas haploides forma-se um zigoto diploide. Entretanto, a fecundao pode no ocorrer se os gametas originarem-se de espcies diferentes. A ocorrncia da fecundao, a viabilidade do embrio e a fertilidade do adulto so fenmenos fundamentais para se entender o conceito biolgico de espcie. Quando gametas de espcies diferentes no se reconhecem, falamos em barreira espcie-especfica pre-zigtica. Neste tipo de cruzamento, quando o embrio invivel ou o hibrdo infrtil, falamos de barreira espcie-especfica ps-zigtica. Assim, indivduos da mesma espcie so aqueles que podem se reproduzir, produzindo descendentes indefinidamente frteis. Que tipo de barreira espcie-especfica a zona pelcida? Diferentes padres de fecundao podem levar a diferentes tipos de gmeos, e voc deve saber diferenciar os conceitos de gmeos monovitelinos e bivitelinos. Caso a meiose apresente no-disjunes, na fecundao podem ser produzidas aneuploidias: trissomia do 21, Sndromes de Klinefelter (XXY) ou de Turner (X0) , etc. Alm dessas alteraes, podemos citar ainda o mosaicismo e o quimerismo como processos anormais da fecundao e desenvolvimento. Alm de questes conceituais e distrbios, o temas reproduo, gametas e fecundao esto ligados a biotecnologia, seja pela fertilizao in vitro ou ainda pela clonagem (diferente da fecundao esse processo no produz diversidade, apenas aumenta em nmero certa variedade de interesse). Voc deve compreender que o tema fecundao ainda ligado a conquista do ambiente terrestre por vertebrados e plantas. Mecanimos que permitiram a fecundao sem a presena de gua ambiental foram fundamentais para essa conquista. Estamos falando da fecundao interna dos reptis e tubo polnico das sifongamas (gimnospermas e angiospermas). Aproveitando o tema, voc deve perceber que o ciclo reprodutivo dos animais diferente do ciclo das plantas. Os animais tm ciclo diplntico enquanto as plantas apresentam ciclo haplodiplobionte. Significa que plantas NO produzem gametas por meiose, e sim esporos. A produo de gametas vegetais se d por mitose. Alm desses temas trataremos da partenognese (quando um vulo desenvolve sem fecundao), da herana mitocondrial, reao acrossmica e um pouco de espermatognese.

131

You might also like