You are on page 1of 26

PREFEITURA DO RECIFE

CONTROLADORIA GERAL DO MUNICPIO SECRETARIA DE ASSUNTOS JURDICOS

Cartilha de Orientao aos Agentes Pblicos do Municpio

CONDUTAS VEDADAS PARA O ANO DE 2012

PREFEITURA DO RECIFE
CONTROLADORIA GERAL DO MUNICPIO

NDICE
1. INTRODUO ................................................................................................................... 3 2. DEFINIES...................................................................................................................... 4 3. VEDAES PRESENTES DURANTE TODO O ANO DE 2012 ............................ 5 4. VEDAES PRESENTES A PARTIR DE 10 DE ABRIL DE 2012 ....................... 9 5. VEDAES PRESENTES A PARTIR DE 1 DE MAIO DE 2012 ...................... 10 6. VEDAES PRESENTES A PARTIR DE 05 DE JULHO DE 2012 .................... 12 7. VEDAES PRESENTES A PARTIR DE 07 DE JULHO DE 2012 .................... 13 8. VEDAES PRESENTES NO PERODO DE 1 DE JANEIRO DE 2012 A 07 DE JULHO DE 2012 ........................................................................................................ 20 9. VEDAES PRESENTES NO PERODO DE 1 A 31 DE DEZEMBRO DE 2012........................................................................................................................................... 22 10. VEDAES PRESENTES INDEPENDENTEMENTE DE POCA ......................... 23 11. REQUISIES DA JUSTIA ELEITORAL ............................................................... 25 12. CONSEQUNCIAS DA PRTICA DAS CONDUTAS VEDADAS EM ANO ELEITORAL .............................................................................................................................. 26

Pgina 2 de 26

PREFEITURA DO RECIFE
CONTROLADORIA GERAL DO MUNICPIO

1. INTRODUO Nos termos do art. 14 da Constituio Federal, a soberania popular ser exercida pelo sufrgio universal e pelo voto direto e secreto. A Eleio, portanto, o momento onde o Cidado e a Cidad podem e devem exercer o direito de escolha do seu representante, seja no Executivo seja no Legislativo. Por isso, a Constituio Federal e a Legislao Eleitoral estabelecem certas regras para a garantia da democracia em nosso pas. A presente cartilha tem por objetivo resumir, num s texto, as principais normas que dirigem e orientam o comportamento dos gestores municipais para as eleies de 2012. Tendo por fundamento a Lei de Responsabilidade Fiscal (Lei Complementar n 101/00), a Lei n 9.504/97 (estabelece Normas para as eleies), a Lei n 4.320/64 (Estatui Normas Gerais de Direito Financeiro) e a Resoluo n 23.341/11 do Tribunal Superior Eleitoral.

A LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL (LC 101/00), A LEI 4.320/64 E A LEI 9.504/97 IMPEM UMA SRIE DE CONDUTAS E VEDAES QUE DEVEM SER OBSERVADAS EM ANO DE ELEIO.

Considerando as implicaes legais do descumprimento das disposies adiante elencadas, dever ocorrer a estrita observncia aos termos desta cartilha.

Pgina 3 de 26

PREFEITURA DO RECIFE
CONTROLADORIA GERAL DO MUNICPIO

2. DEFINIES Para melhor compreenso da aplicao das vedaes elencadas nas prximas pginas, considera-se necessrio destacar as seguintes definies:
a) Agente Pblico: quem exerce, ainda que transitoriamente ou sem remunerao, por eleio, nomeao designao, contratao ou qualquer outra forma de investiduta ou vnculo, mandato, cargo, emprego ou funo nos rgos ou entidades da administrao. b) rgos da Administrao Pblica Direta: Secretarias Municipais, Controladoria Geral, Gabinete do Prefeito, todas as unidades descentralizadas (escolas, unidades de sade, de Assistncia Social, Coordenadorias e Administrao Regional). c) Entidades da Administrao Pblica Indireta (Fundao, Autarquias, Empresas e Sociedade de Economia Mista): FCCR Fundao de Cultura da Cidade do Recife, GERALDO Ginsio de Esportes Geraldo Magalhes, IASC Instituto de Assistncia Social e Cidadania, RECIPREV Autarquia Municipal de Previdncia e Assistncia Sade dos Servidores, SANEAR Autarquia de Saneamento do Recife, URB-RECIFE Empresa de Urbanizao do Recife, EMPREL Empresa Municipal de Informtica, EMLURB Empresa de Manuteno e Limpeza Urbana, CTTU Companhia de Trnsito e Transporte Urbano do Recife e CSURB Companhia de Servios Urbanos do Recife.

Pgina 4 de 26

PREFEITURA DO RECIFE
CONTROLADORIA GERAL DO MUNICPIO

3. VEDAES PRESENTES DURANTE TODO O ANO DE 2012 A partir de 1 de janeiro de 2012 j esto presentes algumas vedaes, que sero abaixo analisadas.
REALIZAR OPERAES DE CRDITO POR ANTECIPAO DE RECEITA ORAMENTRIA - ARO

Prescreve o caput artigo 38 da Lei de Responsabilidade Fiscal:


Art. 38. A operao de crdito por antecipao de receita destina-se a atender insuficincia de caixa durante o exerccio financeiro e cumprir as exigncias mencionadas no art. 32 e mais as seguintes: (...)

A restrio em anlise prevista no inciso IV, alnea b do mesmo artigo:


IV - estar proibida: (...) b) no ltimo ano de mandato do Presidente, Governador ou Prefeito Municipal.

Pode-se conceituar a Operao de Crdito por Antecipao de Receita Oramentria (ARO) como sendo um tipo de emprstimo, com uma srie de regras limitativas, cujo escopo suprir eventuais quedas de arrecadao, ou para enfrentar determinados perodos em que as receitas ordinrias no so suficientes para cobrir os gastos normais da administrao.

O objetivo da norma evidente: evitar que sejam transferidas dvidas para o sucessor.

Pgina 5 de 26

PREFEITURA DO RECIFE
CONTROLADORIA GERAL DO MUNICPIO O interessante que, a rigor, a regra prevista no seria necessria, pois o prprio artigo 38 no seu inciso II prescreve que todas estas operaes de crdito devem ser liquidadas at 10 de dezembro de cada ano, o que implica a impossibilidade de transferncia para o exerccio subsequente. No obstante, a lei foi cautelosa, vedando qualquer operao no ltimo ano do mandato.

A LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL TEVE ESPECIAL PREOCUPAO COM AS ARO NO LTIMO ANO DE MANDATO, VEDANDO COMPLETAMENTE TAIS OPERAES E NO APENAS EXIGINDO A SUA LIQUIDAO NO DIA 10 DE DEZEMBRO

DISTRIBUIR GRATUITAMENTE VALORES OU BENEFCIOS

Tendo por escopo afastar o uso da mquina pblica como instrumento que comprometa a lisura do pleito, ensejando vantagem indevida quele que titular de mandato ou aos candidatos por este apoiado, o 10 do artigo 73 da Lei n 9504/97 assim disps:
Art. 73. (...) 10. No ano em que se realizar eleio, fica proibida a distribuio gratuita de bens, valores ou benefcios por parte da Administrao Pblica, exceto nos casos de calamidade pblica, de estado de emergncia ou de programas sociais autorizados em lei e j em execuo oramentria no exerccio anterior, casos em que o Ministrio Pblico poder promover o acompanhamento de sua execuo financeira e administrativa.

Tem-se, portanto, que a partir de 1 de janeiro de 2012 est vedada a distribuio gratuita de bens, valores ou benefcios pela Administrao Pblica.

Pgina 6 de 26

PREFEITURA DO RECIFE
CONTROLADORIA GERAL DO MUNICPIO O 10 do artigo 73 acima citado prev trs excees para a vedao, quais sejam:
Calamidade pblica Estado de emergncia Programas sociais autorizados em lei e j em execuo oramentria no exerccio anterior

Na calamidade pblica e no estado de emergncia existe uma situao de extrema urgncia, no sendo possvel a postergao da realizao da despesa. o caso de enchentes, deslizamentos, vendavais, etc. Nestes casos possvel a doao de alimentos, vesturio, etc., a fim de diminuir todos os efeitos da catstrofe s populaes atingidas.

A VEDAO DOAO DE BENS, VALORES OU BENEFCIOS EM ANO ELEITORAL NO SE APLICA AO FORNECIMENTO DE VESTURIO, ALIMENTOS, REMDIOS, ETC. POPULAO DIRETAMENTE ATINGIDA POR CATSTROFES.

Os programas sociais previstos em lei e j em execuo desde o exerccio anterior devem ser aqueles afetos aos chamados direitos sociais previstos constitucionalmente. Assim sendo, devem estar vinculados aos direitos previstos no artigo 6 da Constituio Federal.
Art. 6 So direitos sociais a educao, a sade, a alimentao, o trabalho, a moradia, o lazer, a segurana, a previdncia social, a proteo maternidade e infncia, a assistncia aos desamparados, na forma desta Constituio.

possvel, portanto, a manuteno, durante o ano eleitoral, de um programa de assistncia infncia que tenha iniciado no ano anterior e que tenha sido autorizado por lei.

Pgina 7 de 26

PREFEITURA DO RECIFE
CONTROLADORIA GERAL DO MUNICPIO
EXECUTAR PROGRAMAS SOCIAIS POR ENTIDADE NOMINALMENTE VINCULADA A FUTURO CANDIDATO

Prescrevem os 10 e 11 do artigo 73 da Lei n 9.504/97:


Art. 73 (...) 10. No ano em que se realizar eleio, fica proibida a distribuio gratuita de bens, valores ou benefcios por parte da Administrao Pblica, exceto nos casos de calamidade pblica, de estado de emergncia ou de programas sociais autorizados em lei e j em execuo oramentria no exerccio anterior, casos em que o Ministrio Pblico poder promover o acompanhamento de sua execuo financeira e administrativa. 11. Nos anos eleitorais, os programas sociais de que trata o 10 no podero ser executados por entidade nominalmente vinculada a candidato ou por esse mantida.

No ser permitido, no ano eleitoral, o incio ou a continuidade de programa social executado por entidade nominalmente vinculada a candidato ou por este mantida. A vedao ampla e atinge todos os programas, ainda que autorizados em lei ou em execuo oramentria no exerccio anterior.

EXPRESSAMENTE VEDADA, SEM QUALQUER EXCEO, A EXECUO DE PROGRAMAS SOCIAIS POR ENTIDADE NOMINALMENTE VINCULADA A CANDIDATO OU POR ESTE MANTIDA. ESTA REGRA VALE PARA TODO O ANO DE 2012.

Pgina 8 de 26

PREFEITURA DO RECIFE
CONTROLADORIA GERAL DO MUNICPIO

4. VEDAES PRESENTES A PARTIR DE 10 DE ABRIL DE 2012


REALIZAR REVISO GERAL DA REMUNERAO DOS SERVIDORES PBLICOS QUE EXCEDA A RECOMPOSIO DA PERDA DO SEU PODER AQUISITIVO AO LONGO NO ANO DE ELEIO

A reviso geral de remunerao deve ser entendida como sendo o aumento concedido diante das variaes do poder aquisitivo da moeda. Tal determinao advm da interpretao do Art. 73, VIII, da Lei n 9.504.
Art. 73. So proibidas aos agentes pblicos, servidores ou no, as seguintes condutas tendentes a afetar a igualdade de oportunidades entre candidatos nos pleitos eleitorais: (...) VIII - fazer, na circunscrio do pleito, reviso geral da remunerao dos servidores pblicos que exceda a recomposio da perda de seu poder aquisitivo ao longo do ano da eleio, a partir do incio do prazo estabelecido no art. 7 desta Lei e at a posse dos eleitos.

Pgina 9 de 26

PREFEITURA DO RECIFE
CONTROLADORIA GERAL DO MUNICPIO

5. VEDAES PRESENTES A PARTIR DE 1 DE MAIO DE 2012


CONTRAIR DESPESA QUE NO POSSA SER CUMPRIDA INTEGRALMENTE DENTRO DO ANO ELEITORAL OU QUE TENHA PARCELAS A SEREM PAGAS NO EXERCCIO SEGUINTE SEM QUE HAJA SUFICIENTE DISPONIBILIDADE DE CAIXA

Esta proibio est presente no artigo 42 da Lei de Responsabilidade Fiscal:


Art. 42. vedado ao titular de Poder ou rgo referido no art. 20, nos ltimos dois quadrimestres do seu mandato, contrair obrigao de despesa que no possa ser cumprida integralmente dentro dele, ou que tenha parcelas a serem pagas no exerccio seguinte sem que haja suficiente disponibilidade de caixa para este efeito. Pargrafo nico. Na determinao da disponibilidade de caixa sero considerados os encargos e despesas compromissadas a pagar at o final do exerccio.

Tal regra visa a evitar gastos em final de mandato sem recursos financeiros para o seu cumprimento. O escopo evidente: no inviabilizar ou ao menos dificultar sobremaneira o exerccio do mandato pelo sucessor. Da lei denota-se que a partir do dia 1 de maio apenas pode o gestor assumir nova obrigao se efetuar o pagamento integral dentro do exerccio ou, havendo parcelas a serem pagas no prximo exerccio, se deixar disponibilidade correspondente ao valor do nmero de parcelas que devam ser pagas. No h que se confundir, para a interpretao deste artigo, o ato de empenhar com o de contrair obrigao de despesa. Contrair obrigao de despesa nos ltimos dois quadrimestres refere-se a assumir compromissos em decorrncia de contratos, ajustes, acordos, e outras formas de contratao, nesse perodo. Trata-se de compromissos que no existiam Pgina 10 de 26

PREFEITURA DO RECIFE
CONTROLADORIA GERAL DO MUNICPIO antes dos ltimos oitos meses. Portanto, as disposies do art. 42 no se aplicam s despesas empenhadas nos ltimos oito meses geradas em decorrncia de obrigaes assumidas anteriormente.

Pgina 11 de 26

PREFEITURA DO RECIFE
CONTROLADORIA GERAL DO MUNICPIO

6. VEDAES PRESENTES A PARTIR DE 05 DE JULHO DE 2012


AUMENTAR A DESPESA COM PESSOAL

Prescreve o artigo 21, pargrafo nico, da Lei de Responsabilidade Fiscal:


Art. 21. (...) Pargrafo nico. Tambm nulo de pleno direito o ato de que resulte aumento da despesa com pessoal expedido nos cento e oitenta dias anteriores ao final do mandato do titular do respectivo Poder ou rgo referido no art. 20.

So despesas de pessoal os vencimentos e as vantagens pessoais de qualquer natureza, fixas e variveis, assim como os subsdios, os proventos da aposentadoria, reformas e penses, inclusive adicionais, gratificaes, horas extras e os encargos sociais e contribuies recolhidas pelo ente s entidades de previdncia. No conceito de despesa de pessoal esto includas as relativas ao pagamento de ativos, inativos e de pensionistas, assim como de titulares de mandatos eletivos, cargos, funes ou empregos, civis, militares e de membros de Poder. Importante ressaltar que a vedao em tela no se aplica aos aumentos decorrentes de obrigao constitucional, legal ou de deciso judicial. No caso de lei, esta deve ter sido promulgada em data anterior a 5 de julho de 2012.

Pgina 12 de 26

PREFEITURA DO RECIFE
CONTROLADORIA GERAL DO MUNICPIO

7. VEDAES PRESENTES A PARTIR DE 07 DE JULHO DE 2012


NOMEAR, CONTRATAR OU DE QUALQUER FORMA ADMITIR, DEMITIR SEM JUSTA CAUSA, SUPRIMIR OU READAPTAR VANTAGENS OU POR OUTROS MEIOS DIFICULTAR OU IMPEDIR O EXERCCIO FUNCIONAL E, AINDA, EX OFFICIO, REMOVER, TRANSFERIR OU EXONERAR SERVIDOR PBLICO, NA CIRCUNSCRIO DO PLEITO, AT A POSSE DOS ELEITOS.

A regra em anlise est prevista no inciso V do artigo 73 da Lei n 9.504/97.


Art. 73. So proibidas aos agentes pblicos, servidores ou no, as seguintes condutas tendentes a afetar a igualdade de oportunidades entre candidatos nos pleitos eleitorais: (...) V - nomear, contratar ou de qualquer forma admitir, demitir sem justa causa, suprimir ou readaptar vantagens ou por outros meios dificultar ou impedir o exerccio funcional e, ainda, ex officio, remover, transferir ou exonerar servidor pblico, na circunscrio do pleito, nos trs meses que o antecedem e at a posse dos eleitos, sob pena de nulidade de pleno direito, ressalvados: a) a nomeao ou exonerao de cargos em comisso e designao ou dispensa de funes de confiana; b) a nomeao para cargos do Poder Judicirio, do Ministrio Pblico, dos Tribunais ou Conselhos de Contas e dos rgos da Presidncia da Repblica; c) a nomeao dos aprovados em concursos pblicos homologados at o incio daquele prazo; d) a nomeao ou contratao necessria instalao ou ao funcionamento inadivel de servios pblicos essenciais, com prvia e expressa autorizao do Chefe do Poder Executivo; e) a transferncia ou remoo ex officio de militares, policiais civis e de agentes penitencirios.

Pgina 13 de 26

PREFEITURA DO RECIFE
CONTROLADORIA GERAL DO MUNICPIO

NO EXISTE VEDAO REALIZAO DE CONCURSO PBLICO DURANTE ANO ELEITORAL. O QUE NO SE PERMITE A NOMEAO NOS TRS MESES ANTERIORES AO PLEITO.

Se a homologao do resultado final do concurso for feita at trs meses antes das eleies, possvel haver nomeao no perodo. Neste sentido a alnea a do inciso V. O inciso V prev uma srie de excees regra. Assim sendo, as condutas abaixo descritas so possveis durante os trs meses que antecedem a pleito:
a) a nomeao ou exonerao de cargos em comisso e designao ou dispensa de funes de confiana; b) a nomeao para cargos do Poder Judicirio, do Ministrio Pblico, dos Tribunais ou Conselhos de Contas e dos rgos da Presidncia da Repblica; c) a nomeao dos aprovados em concursos pblicos homologados at o incio daquele prazo; d) a nomeao ou contratao necessria instalao ou ao funcionamento inadivel de servios pblicos essenciais, com prvia e expressa autorizao do Chefe do Poder Executivo; e) a transferncia ou remoo ex officio de militares, policiais civis e de agentes penitencirios;

Pgina 14 de 26

PREFEITURA DO RECIFE
CONTROLADORIA GERAL DO MUNICPIO
COM EXCEO DA PROPAGANDA DE PRODUTOS E SERVIOS QUE TENHAM CONCORRNCIA NO MERCADO, AUTORIZAR PUBLICIDADE INSTITUCIONAL DOS ATOS, PROGRAMAS, OBRAS, SERVIOS E CAMPANHAS DOS RGOS PBLICOS MUNICIPAIS, OU DAS RESPECTIVAS ENTIDADES DA ADMINISTRAO INDIRETA, SALVO EM CASO DE GRAVE E URGENTE NECESSIDADE PBLICA, ASSIM RECONHECIDA PELA JUSTIA ELEITORAL.

Dispe o inciso IV, b, do artigo 73 da Lei n 9504/97:


Art. 73. So proibidas aos agentes pblicos, servidores ou no, as seguintes condutas tendentes a afetar a igualdade de oportunidades entre candidatos nos pleitos eleitorais: (...) VI - nos trs meses que antecedem o pleito: (...) b) com exceo da propaganda de produtos e servios que tenham concorrncia no mercado, autorizar publicidade institucional dos atos, programas, obras, servios e campanhas dos rgos pblicos federais, estaduais ou municipais, ou das respectivas entidades da administrao indireta, salvo em caso de grave e urgente necessidade pblica, assim reconhecida pela Justia Eleitoral;

Propaganda institucional aquela que se destina divulgao dos atos, programas, obras, servios e campanhas das pessoas jurdicas de direito pblico. Deve ter sempre natureza impessoal. No permitido propaganda que vise promoo pessoal do gestor. No permitido, portanto, na propaganda institucional a presena de nomes, smbolos ou imagens que caracterizem promoo pessoal de autoridades ou servidores pblicos. No possvel a divulgao de nomes ou mesmo smbolos que representem determinado gestor, seja na televiso, no rdio ou mesmo em cartazes e manuteno de placas.

Pgina 15 de 26

PREFEITURA DO RECIFE
CONTROLADORIA GERAL DO MUNICPIO

A PROPAGANDA INSTITUCIONAL NO PODE SERVIR DE MEIO DE PROMOO PESSOAL DO GESTOR. NO POSSVEL A DIVULGAO DE NOMES, CORES E SMBOLOS DE QUALQUER FORMA VINCULADOS A DETERMINADO CANDIDATO.

Durante o perodo eleitoral, mesmo a propaganda lcita, de natureza impessoal, sofre restries, sendo vedada nos trs meses que antecedem o pleito. O dispositivo admite duas excees, sendo permitido nestes casos propaganda institucional:
Propaganda de produtos e servios que tenham concorrncia no mercado Grave e urgente necessidade pblica, assim reconhecida pela Justia Eleitoral

ALTERAO DAS PLACAS DE OBRAS OU DE PROJETOS DE OBRAS

A exposio de placas de projetos de obras ou de obras em execuo por rgos e entidades do Poder Executivo Municipal e por outros entes, pblicos ou privados, em decorrncia de convnios, contratos e quaisquer outros ajustes, fica submetida s seguintes condies:
Alterao para retirada ou cobertura de qualquer marca ou slogan, sendo permitida, apenas a manuteno dos smbolos Bandeira, Selo ou Armas do Municpio. Retirada das placas das obras j concludas

Pgina 16 de 26

PREFEITURA DO RECIFE
CONTROLADORIA GERAL DO MUNICPIO

USO DA MARCA DO GOVERNO

Ficam proibidas toda e qualquer forma de utilizao ou divulgao da marca e do slogan do Governo. Da mesma forma, a utilizao de marcas, smbolos ou slogans em todos os documentos oficiais da Administrao Pblica Direta e das Entidades da Administrao Pblica Indireta, ressalvado o nome da repartio, dos dizeres Prefeitura do Recife e dos smbolos oficias do Municpio Bandeira, Selo e Armas cujo uso obedecer legislao especfica.
RETIRADA DE MARCAS E SLOGANS EM STIOS DA INTERNET

A partir de 07 de julho de 2012, devero ser retirados dos stios do Poder Executivo Municipal na internet os slogans e marcas publicitrias, bem como tudo que possa constituir sinal distintivo de ao de publicidade institucional objeto de controle da legislao eleitoral. Da mesma forma, fica proibida a incluso, determinando-se sua retirada, se porventura existentes nos stios mantidos pelos rgos e entidades do Poder Executivo na internet, de todas as fotografias ou imagens que apresentem a figura do Prefeito e de eventuais candidatos a cargos eletivos em 2012. tambm vedada a divulgao do nome pessoal do Prefeito do Municpio naquelas pginas da internet, em especial nas reas que veiculem notcias, ressalvada a divulgao do nome como assinatura em atos editados no exerccio competncia exclusiva ou privativa.

Pgina 17 de 26

PREFEITURA DO RECIFE
CONTROLADORIA GERAL DO MUNICPIO
FAZER PRONUNCIAMENTO EM CADEIA DE RDIO E DE TELEVISO, FORA DO HORRIO ELEITORAL GRATUITO, SALVO QUANDO, A CRITRIO DA JUSTIA ELEITORAL, TRATAR-SE DE MATRIA URGENTE, RELEVANTE E CARACTERSTICA DAS FUNES DE GOVERNO.

Vedao prevista no artigo 73, V, c da Lei n 9504/97.


Art. 73. So proibidas aos agentes pblicos, servidores ou no, as seguintes condutas tendentes a afetar a igualdade de oportunidades entre candidatos nos pleitos eleitorais: (...) c) fazer pronunciamento em cadeia de rdio e televiso, fora do horrio eleitoral gratuito, salvo quando, a critrio da Justia Eleitoral, tratar-se de matria urgente, relevante e caracterstica das funes de governo;

Nos trs meses que antecedem o pleito vedado a todos os agentes pblicos fazer pronunciamento em cadeia de rdio e televiso, fora do horrio eleitoral gratuito, salvo quando, a critrio da Justia Eleitoral, tratarse de matria urgente, relevante e caracterstica das funes de governo. Para ser possvel o pronunciamento necessrio, portanto, autorizao da Justia Eleitoral, cabendo a esta verificar se a situao se adequa s excees: matria urgente, relevante e caracterstica das funes de governo. De outro lado, as emissoras de rdio e televiso sofrem uma srie de restries. Conforme o artigo 45 da Lei n 9504/97, ficam estas proibidas, a partir de 1 de julho do ano da eleio, de veicularem propaganda poltica, de difundirem opinio favorvel ou contrria a candidato, ou mesmo de dar tratamento privilegiado a qualquer candidato, partido ou coligao.

Pgina 18 de 26

PREFEITURA DO RECIFE
CONTROLADORIA GERAL DO MUNICPIO
A REALIZAO DE INAUGURAES E A CONTRATAO DE SHOWS ARTSTICOS PAGOS COM RECURSOS PBLICOS

Dispe o artigo 75 da Lei n 9504/97:


Art. 75. Nos trs meses que antecederem as eleies, na realizao de inauguraes vedada a contratao de shows artsticos pagos com recursos pblicos. (...)

No permitida a realizao de shows artsticos custeados com recursos pblicos a partir de 07 de julho de 2012.
COMPARECER O PREFEITO OU QUALQUER OUTRO CANDIDATO A INAUGURAES DE OBRAS PBLICAS

Vedao presente no artigo 77 da Lei n 9504/97.


Art. 77. proibido a qualquer candidato comparecer, nos 3 (trs) meses que precedem o pleito, a inauguraes de obras pblicas. (...)

Com a edio da Lei n 12.034/2009 a vedao no ficou restrita aos candidatos a cargos do Poder Executivo. Tambm o verbo foi modificado, passando de participar para comparecer, o que demonstrou a ntida preocupao da lei no sentido de tornar-se mais rgida, atingindo mesmo os candidatos que simplesmente comparecem ao evento sem realizar nenhum pronunciamento.

Pgina 19 de 26

PREFEITURA DO RECIFE
CONTROLADORIA GERAL DO MUNICPIO

8. VEDAES PRESENTES NO PERODO DE 1 DE JANEIRO DE 2012 A 07 DE JULHO DE 2012


REALIZAR DESPESAS COM PUBLICIDADE DOS RGOS PBLICOS MUNICIPAIS, OU DAS RESPECTIVAS ENTIDADES DA ADMINISTRAO INDIRETA, QUE EXCEDAM A MDIA DOS GASTOS NOS TRS LTIMOS ANOS QUE ANTECEDEM O PLEITO OU DO LTIMO ANO IMEDIATAMENTE ANTERIOR ELEIO.

A vedao est prevista no artigo 73, inciso VII, da Lei n 9.504/97.


Art. 73. So proibidas aos agentes pblicos, servidores ou no, as seguintes condutas tendentes a afetar a igualdade de oportunidades entre candidatos nos pleitos eleitorais: (...) VII - realizar, em ano de eleio, antes do prazo fixado no inciso anterior, despesas com publicidade dos rgos pblicos federais, estaduais ou municipais, ou das respectivas entidades da administrao indireta, que excedam a mdia dos gastos nos trs ltimos anos que antecedem o pleito ou do ltimo ano imediatamente anterior eleio.

O legislador pretendeu impedir que a publicidade oficial sirva como meio de difuso das candidaturas, desequilibrando o pleito eleitoral. A regra faz referncia a duas mdias: mdia de gastos com publicidade nos trs anos anteriores ao da eleio e mdia de gastos com publicidade no ltimo ano imediatamente anterior ao da eleio. No entender desta Controladoria deve prevalecer a mdia menor.

Pgina 20 de 26

PREFEITURA DO RECIFE
CONTROLADORIA GERAL DO MUNICPIO

O LIMITE PARA DOS GASTOS COM PUBLICIDADE NO


ANO DE ELEIO A MDIA DOS GASTOS NOS TRS LTIMOS ANOS QUE ANTECEDEM O PLEITO OU A MDIA DO LTIMO ANO, PREVALECENDO O MENOR VALOR.

O TSE j se posicionou no sentido da utilizao do menor dos valores.


a restrio... a de que o clculo das despesas com publicidade dos rgos pblicos ou das respectivas entidades da administrao indireta no excedam, no ano do pleito eleitoral, a mdia dos gastos nos trs ltimos anos que o antecedem ou do ltimo ano imediatamente anterior a ele, prevalecer o que for menor (nesse sentido, o inciso VII do art. 42 da Resoluo TSE n 22.718, de 28.02.2008, Rel. Min. Ari Pargendler)

Para calcular o limite deve-se efetuar a mdia mensal dos ltimos trs anos e a mdia mensal do ltimo ano. O valor mximo mensal de gastos com publicidade oficial nos meses do ano eleitoral que antecederem os trs meses imediatamente anteriores data da eleio corresponder no mximo menor dessas duas mdias.

Pgina 21 de 26

PREFEITURA DO RECIFE
CONTROLADORIA GERAL DO MUNICPIO

9. VEDAES PRESENTES NO PERODO DE 1 A 31 DE DEZEMBRO DE 2012


EMPENHAR MAIS DO QUE O DUODCIMO DA DESPESA PREVISTA NO ORAMENTO VIGENTE.

Prescreve o pargrafo nico do artigo 59 da Lei n 4.320/64:


Art. 59 (...) 1 Ressalvado o disposto no Art. 67 da Constituio Federal, vedado aos Municpios empenhar, no ltimo ms do mandato do Prefeito, mais do que o duodcimo da despesa prevista no oramento vigente.

Fica, portanto, vedado ao Prefeito, no ltimo ms do seu mandato, empenhar mais do que o duodcimo da despesa prevista no oramento vigente. So nulos os empenhos e os atos praticados em desacordo com o citado artigo e acarretam a responsabilizao do Prefeito.

Pgina 22 de 26

PREFEITURA DO RECIFE
CONTROLADORIA GERAL DO MUNICPIO

10. VEDAES PRESENTES INDEPENDENTEMENTE DE POCA As vedaes a seguir transcritas vigoram durante todo o mandato.
No ceder ou usar, em benefcio de candidato, partido poltico ou coligao, bens mveis ou imveis pertencentes administrao direta ou indireta da Unio, dos Estados, do Distrito Federal, dos Territrios e dos Municpios, ressalvada a realizao de conveno partidria. No usar materiais ou servios, custeados pelos Governos ou Casas Legislativas, que excedam as prerrogativas consignadas nos regimentos e normas dos rgos que integram. No ceder servidor pblico ou empregado da administrao direta ou indireta do Poder Executivo, ou usar de seus servios, para comits de campanha eleitoral de candidato, partido poltico ou coligao, durante o horrio de expediente normal, salvo se o servidor ou empregado estiver licenciado. Fazer ou permitir uso promocional em favor de candidato, partido poltico ou coligao, de distribuio gratuita de bens e servios de carter social custeados ou subvencionados pelo Poder Pblico.

ATITUDES E MANIFESTAES POLTICO-ELEITORAIS NOS RGOS E BENS DA ADMINISTRAO PBLICA

vedado aos Agentes Pblicos atitudes e manifestaes poltico-eleitorais, nos rgos e bens da Administrao Pblica, direta e indireta, como segue:

Pgina 23 de 26

PREFEITURA DO RECIFE
CONTROLADORIA GERAL DO MUNICPIO

A prtica, no horrio de expediente, de qualquer ato de natureza poltico-eleitoral. As manifestaes individuais e silenciosas, em horrio de expediente, de preferncia por determinado candidato, tais como a colocao de cartazes, adesivos ou qualquer tipo de pea publicitria nas dependncias internas do local de trabalho, em veculos oficiais ou custeados com recursos pblicos, bem como a utilizao de camisetas, bons, broches, dsticos, faixas e qualquer outra pea de vesturio que contenha aluso, ainda que indireta, de carter eleitoral. A meno, divulgao ou qualquer forma de aluso a candidatos, partidos ou coligaes no momento da prestao dos servios do Municpio ou distribuio gratuita de bens.

Pgina 24 de 26

PREFEITURA DO RECIFE
CONTROLADORIA GERAL DO MUNICPIO

11. REQUISIES DA JUSTIA ELEITORAL Os rgos e Entidades da Administrao Pblica direta e indireta podero, quando solicitadas pelos Tribunais Eleitorais, ceder funcionrios em casos especficos e de forma motivada pelo perodo de at 6 meses, sendo 3 meses antes e 3 meses depois da eleio. A requisio de veculos e embarcaes aos rgos e unidades do servio pblico para o primeiro e eventual segundo turno de votao dever ser formalizada at 30 dias antes da eleio devendo ser atendida nos prazos estipulados. Tambm podero e ser requisitados, at 15 dias antes de da eleio, e

funcionrios

instalaes

destinados

aos

servios

transporte

alimentao de eleitores no primeiro e eventual segundo turno de votao, devendo ser atendidas nos prazos estipulados.

Pgina 25 de 26

PREFEITURA DO RECIFE
CONTROLADORIA GERAL DO MUNICPIO

12. CONSEQUNCIAS DA PRTICA DAS CONDUTAS VEDADAS EM ANO ELEITORAL De forma genrica, o art.73, 4 e 5, da Lei n 9.504/97, estabelecem as conseqncias jurdicas para os infratores que praticarem as condutas vedadas pela Lei em ano eleitoral, a saber:
Suspenso imediata da conduta vedada. Aplicao de multa. Sujeio do candidato beneficiado, agente pblico ou no, cassao do registro ou do diploma. Sujeio do agente pblico a processo judicial para apurao de cometimento de ato de improbidade admininstrativa (Lei n 8.429/92, arts 11, I e 12, III). Sujeio do agente pblico a processo judicial para apurao de cometimento de crime de abuso de autoriadade (Lei Complementar n 64/90, art. 22 e Lei n 9.504/97, art. 74). Sujeio do agente pblico s outras sanes de carrer constitucional, administrativo ou disciplinar fixada pelas demais leis vigentes.

Prescrevem os 4 e 5 do artigo 73 da Lei n 9.504/97:


Art. 73. So proibidas aos agentes pblicos, servidores ou no, as seguintes condutas tendentes a afetar a igualdade de oportunidades entre candidatos nos pleitos eleitorais: (...) 4 O descumprimento do disposto neste artigo acarretar a suspenso imediata da conduta vedada, quando for o caso, e sujeitar os responsveis a multa no valor de cinco a cem mil UFIR. 5 Nos casos de descumprimento do disposto nos incisos do caput e no 10, sem prejuzo do disposto no 4, o candidato beneficiado, agente pblico ou no, ficar sujeito cassao do registro ou do diploma.

Pgina 26 de 26

You might also like