You are on page 1of 12

Avaliao do Encontro

ndice
Avaliao do Encontro ................................ ........................................................................................... 1 ........................... Introduo ................................ ................................................................................................................................ 3 ................................. Organizao do Encontro ................................ ................................................................................................ .......................................... 4 Figura n. 1 Divulgao do Encontro ................................................................ .................................................. 4 Figura n. 2 Secretariado / Organizao do Encontro ................................ ........................................................ 4 Figura n. 3 Metodologia Utilizada no Encontro ................................................................ 5 ................................ Figura n. 4 Durao do Evento Evento................................................................ .......................................................... 5 Figura n. 5 Calendarizao do Evento................................................................ ............................................... 6 Figura n. 6 Cumprimento dos Horrios ................................................................ ............................................ 6 Intervenes ................................ .............................................................................................................................. 7 .............................. Figura n. 7 Como Classifica as Intervenes da Mesa Redonda I ................................ 7 ..................................... Figura n. 8 Como Classifica as Intervenes da Mesa Redonda II ................................ 7 .................................... Avaliao Global do Encontro de Voluntariado ................................................................ ........................................ 8 Figura n. 9 Correspondncia do Evento s Expectativas do Participante no Encontro .... 8 Figura n. 10 Justificao do porqu da Afirmao............................................................ 8 ............................ Figura n. 11 Aspectos Positivos Apontados Durante o Encontro de Voluntariado .......... 9 Apontados Figura n. 12 Aspectos a Melhorar Apontados Durante o Encontro de Voluntariado ...... 9 Figura n. 13 Classificao Global do Encontro ................................................................ 10 ................................ Quadro n. 1 Sugestes para temas futuros ................................................................ 11 ....................................

Introduo
No sentido de poder aferir qual o grau de satisfao do participante no Encontro de Voluntariado Criar Raiz, organizado p pelo Grupo I da Plataforma SupraConcelhia do Oeste, oncelhia realizado no dia 20 de Maio de 2011 no Auditrio da Casa da Msica em bidos, foi entregue um questionrio de avaliao onde eram colocadas questes respeitantes a trs grandes aspectos: A Organizao do Encontro, As Intervenes Realizadas e a Avaliao Global do Encontro de Voluntariado. Assim, os resultados apurados dos 87 questionrios preenchidos de um total de 125 participantes no encontro (70%) so os que seguidamente se apresentam.

Organizao do Encontro
Figura n. 1 Divulgao do Encontro

Divulgao do Encontro
Insuficiente; 2,30%

Suficiente; 17,24%

Muito Bom; 21,84%

Bom; 57,47%

O participante de opinio que a divulgao do encontro boa (58%), assim como o Secretariado / Organizao deste (59%).

Figura n. 2 Secretariado / Organizao do Encontro

Secretariado / Organizao do Encontro


Suficiente; 3,45%

Muito Bom; 36,78% Bom; 58,62%

Figura n. 3 Metodologia Utilizada no Encontro

Metodologia Utilizada no Encontro


Suficiente; 10,34% Muito Bom; 22,99% Bom; 63,22%

A metodologia utilizada para a apresentao dos testemunhos Boa ia (63%), semelhana da Durao do Evento (71%).
Figura n. 4 Durao do Evento

Durao do Evento
Muito Bom; 8,05%

Suficiente; 17,24%

Bom; 71,26%

Figura n. 5 Calendarizao do Evento

Calendarizao do Evento
Suficiente; 8,05%

Muito Bom; 22,99%

Bom; 63,22%

A calendarizao do evento de entre as hipteses de resposta Muito Bom, Bom, Suficiente, Insuficiente e Muito Insuficiente considerada Boa (63%), bem como o cumprimento dos horrios (47%).
Figura n. 6 Cumprimento dos Horrios

Muito Bom; 3,45%

Cumprimento dos Horrios


Muito Insuficiente; 1,15%

Insuficiente; 6,90%

Bom; 47,13% Suficiente; 40,23%

Intervenes
Figura n. 7 Como Classifica as Interven Intervenes da Mesa Redonda I

Como Classifica as Intervenes da Mesa Redonda I


Suficientes; 4,60% Insuficientes; 1,15%

Muito Boas; 47,13% Boas; 47,13%

No que diz respeito s Intervenes das Mesas Redondas, estas esto divididas em duas partes, a Mesa Redonda I que decorreu no perodo da manh e que tem uma avaliao repartida entre Muito Boas e Boas de igual modo (47%), e a Mesa Redonda II que decorreu no perodo da tarde e foram avaliadas como Muito Boas (63%).
Figura n. 8 Como Classifica as Intervenes da Mesa Redonda II

Como Classifica as Intervenes da Mesa Redonda II


Suficientes; 6,78%

Boas; 30,51% Muito Boas; 62,71%

Avaliao Global do Encontro de Voluntariado valiao


Figura n. 9 Correspondncia do Evento s Expectativas do Participante no Encontro

O Evento correspondeu s expectativas?


No; 1,22%

Sim, em parte; 43,90%

Sim, totalmente; 54,88%

Tendo em considerao aquilo que o participante do encontro esperava encontrar, este evento correspondeu s suas expectativas na totalidade (55%), justificando-se com o facto de ter clarificado o conceito de ser se voluntrio (37%) e pela partilha de experincias (27%).
Figura n. 10 Justificao do porqu da Afirmao

Justifique o porqu da sua afirmao


Porque correspondeu s Outros factos apontados; 10,20% minhas expectativas; 10,20% Clarificou o conceito do "Ser Voluntrio"; 36,73%

A partilha de experincias; 26,53% A variedade e/ou qualidade dos temas abordados; 16,33%

Figura n. 11 Aspectos Positivos Apontados Durante o Encontro de Volunt Voluntariado

Aspectos Positivos Apontados Durante o Encontro de Voluntariado


Outros factos apontados; 9,90% A apresentao do encontro; 10,89% Metodologia Utilizada; 4,95% A partilha de experincias; 42,57%

A diversidade e qualidade dos intervenientes; 31,68%

Os aspectos positivos apontados durante o Encontro de Voluntariado prendem-se com a partilha de experincias (43%) e a diversidade e se (43%) qualidade dos intervenientes (32%). Os aspectos a melhorar mais referidos so o incumprimento dos horrios e/ou programa (37%) e a Pouca Adaptao da Teoria Prtica (23%) (23%).
Figura n. 12 Aspectos a Melhorar Apontados Durante o Encontro de Voluntariado

Aspectos a Melhorar Apontados durante o Encontro de Voluntariado Pouca divulgao


Pouca interaco com a plateia; 13,95% do encontro; 6,98% Incumprimento de horrios e/ou programa; 37,21%

Outros factos apontados; 18,60%

Adaptao da teoria prtica; 23,26%

Figura n. 13 Classificao Global do Encontro

De uma forma geral, como Classifica este Encontro


Suficiente; 5,88%

Muito Bom; 34,12% Bom; 60,00%

Tendo em considerao tudo o que atrs foi exposto e aps consultada a tudo opinio do Participante no Evento Criar Raiz Encontro de Voluntariado Voluntariado, este foi classificado como Bom (60%).

10

Quadro n. 1 Sugestes para temas futuros

Sugestes temas futuros Mentalidade infantil Devia haver mais eventos sobre o voluntariado. Devia haver eventos prticos relacionados com o voluntariado. Sexualidade, poluio, animais extintos ou em vias de extino Permacultura; Alimentao Saudvel; Sustentabilidade Ambiental; ; Vegetarianismo; Solues para o futuro; Objectivos do Milnio; Excluso Social; Racismo e Xenofobia; Emigrao e Imigrao; O Homem na Natureza; Arte Contempornea; Cinematografia; Fotografia Digital; Histria da Humanidade; Globalizao; Naturopatia; Sade e Bem estar; tria Importncia do Contacto com a Me Natureza Temas sobre o ambiente e a cultura Temas como a sade (tratamentos para doenas graves) Lares de idosos, infantrios, assistncia social, centros de acolhimento de sem abrigo. Idosos, crianas, sobre a sociedade As diferentes reas do voluntariado A importncia do voluntariado no mundo. A importncia e conhecimento que todas as pessoas tm sobre o voluntariado e a solidariedade Era importante, numa prxima iniciativa, partilhar as experincias que tante, pessoas fazem a nvel local. No partilhar s grandes experincias, ,mas partilhar grandes aces desenvolvidas por dezenas de pessoas localmente. Novas polticas para fomentar uma cidadania mais expansiva adequada e mais justa e que todos independentemente dos diversos estilos de vida diferentes possam ter acesso e informao Associativismo juvenil na regio oeste. Todos os concelhos! Formao de voluntrios - incentivao! Defesa dos animais, motivao de jovens na participao activa e de cidadania na sociedade em que se inserem. Iniciativas relacionadas com a aco social e solidariedade Esboar de uma forma clara o papel do voluntrio. Quem , o que se pede. Temas relacionados com o servio social e com idosos As instituies e a prtica do voluntariado Interligao com entidades j no mercado h mais tempo. Exemplo, bombeiros, parquias, junta de freguesia Apresentao de experincias de promoo de envelhecimento activo e outros membros da unio europeia

11

12

You might also like