You are on page 1of 3

PERFIL PROFISSIONAL

PROGRAMADOR(A) DE MQUINAS-FERRAMENTAS C.N.C.


REA DE ACTIVIDADE OBJECTIVO GLOBAL
-

METALURGIA E METALOMECNICA Programar mquinas-ferramentas com Comando Numrico Computorizado (C.N.C.), destinadas a trabalhar peas metlicas.

SADA(S) PROFISSIONAL(IS) - Programador(a) de Mquinas-Ferramentas C.N.C.

ACTIVIDADES
1. Preparar o trabalho, consultando e analisando documentos tcnicos e seleccionando as mquinas-ferramentas C.N.C. e as ferramentas a utilizar na execuo da pea: 1.1. Ler e interpretar desenhos, croquis, peas modelo, normas, tabelas e outras especificaes tcnicas, com vista identificao de dimenses, tolerncias, tipo de acabamentos, formas, natureza dos materiais e outras especificaes tcnicas; 1.2. Ler e interpretar programas de maquinagem, de forma a identificar os parmetros de corte, nomeadamente avanos, rotaes e penetramentos, bem como a sequncia das operaes e o posicionamento da pea a executar; 1.3. Seleccionar e preparar acessrios de posicionamento, montagem e fixao das peas a maquinar, bem como calibrar e montar as ferramentas de corte a utilizar; 1.4. Estudar e estabelecer a sequncia e os mtodos operativos do trabalho a realizar. 2. Elaborar programa de fabrico: 2.1. Elaborar o programa de maquinagem de uma pea ou lote de peas e/ou transformar ficheiros de desenho normalizados internacionalmente em ficheiros de linguagem mquina C.N.C., em ambiente de fabricao assistida por computador; 2.2. Introduzir o programa de maquinagem no controlador da mquina, detectar colises e fazer as simulaes de maquinagem, a fim de identificar possveis erros de construo, corrigir e optimizar a linguagem; 2.3. Guardar na mquina-ferramenta C.N.C. ou em suporte adequado, os programas contendo toda a informao necessria ao fabrico da pea, para posteriores consultas. 3. Acompanhar a execuo do programa de fabrico elaborado, em colaborao com o/a Operador(a) de Mquinas-Ferramentas C.N.C.: 3.1. Fornecer indicaes ao/ Operador(a) de Mquinas-Ferramentas C.N.C., nomeadamente, sobre a montagem e a origem da pea (ponto 0) e as ferramentas seleccionadas;

3.2. Colaborar com o/a Operador(a) de Mquinas-Ferramentas C.N.C. no controlo dimensional e geomtrico da pea e/ou das primeiras peas do lote.

COMPETNCIAS
SABERES Noes de: 1. 2. 3. Normas de qualidade. Normas de ambiente, segurana, higiene e preveno no trabalho. Sistemas informticos.

Conhecimentos de: 4. 5. 6. 7. Matemtica clculo e geometria. Metrologia. Caractersticas e comportamentos dos materiais. Mecnica geral.

Conhecimentos aprofundados de: 8. Desenho tcnico interpretao de ficheiros de trs dimenses, normas, tabelas e outros suportes tcnicos. 9. Tecnologia dos equipamentos C.N.C..

10. Tecnologia de corte de acordo com a caracterizao dos parmetros de corte, dos materiais, dos equipamentos e das ferramentas de corte. SABERES-FAZER 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. Interpretar desenhos, normas, tabelas e outras especificaes tcnicas. Utilizar tcnicas de representaes grficas em suporte informtico. Seleccionar e utilizar instrumentos de medida e verificao. Seleccionar tipos e sistemas de fixao das peas para exigncias operacionais. Identificar e definir as diferentes operaes de maquinagem em mquinas-ferramentas C.N.C.. Identificar e definir parmetros funcionais para operaes em mquinas-ferramentas C.N.C.. Definir parmetros de corte em funo da sequncia operacional, tipo de materiais, do tipo de operao e da mquina-ferramenta C.N.C.. 8. Utilizar as diferentes tcnicas de programao de mquinas-ferramentas C.N.C..

SABERES-SER 1. Organizar o posto de trabalho de forma a permitir responder s solicitaes do servio, interagindo com os outros elementos de trabalho.

FORMAO PROFISSIONAL - REAS TEMTICAS


DOMNIO SCIO-CULTURAL Desenvolvimento pessoal, profissional e social Legislao laboral e da actividade profissional Informtica na ptica do utilizador Ambiente, preveno, higiene e segurana

DOMNIO CIENTFICO-TECNOLGICO Desenho tcnico Tecnologia dos materiais Tecnologia do corte Tecnologia dos equipamentos C.N.C. Mecnica geral Metrologia Automatismos hidrulicos e pneumticos Mtodos e tcnicas de programao, simulao e maquinagem em tornos C.N.C. Mtodos e tcnicas de programao, simulao e maquinagem em rectificadoras C.N.C. Mtodos e tcnicas de programao, simulao e maquinagem em electroerosadoreas C.N.C. Mtodos e tcnicas de programao, simulao e maquinagem em fresadoras C.N.C. Mtodos e tcnicas CAD/CAM Controlo de qualidade Organizao e preparao do trabalho

Obs. Os cursos de formao profissional nesta rea devem integrar uma componente terica e uma componente prtica a desenvolver em contexto de formao e em contexto real de trabalho.

NVEL DE QUALIFICAO 3

You might also like