You are on page 1of 3

Tassos Lycurgo

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE CINCIAS S OCIAIS APLICADAS DEPARTAMENTO DE DIREITO PBLICO DIREITO CONSTITUCIONAL Notas de Aula (Esboo) Docente: Prof. Dr. Tassos Lycurgo | Website: www.lycurgo.org | E-mail: TL@ufrnet.br Notas de aula do(s) seguinte (s) ponto(s):

Direito Constitucional: conceito e classificao. 1. Direito Constitucional: conceito e classificao. 1.1. Conceito: ramo do saber que se debrua sobre o estudo da constituio. importante entendermos que a constituio , por excelncia, o instrumento que disciplina o poder do Estado, visto que cria os prprios elementos constitutivos deste, assim como dispe sobre os limites e obrigaes estatais. Sendo assim, vemos que a constituio o elemento central do estudo do direito pblico, pois este nada mais do que o ramo de estudo que aborda a relao de poder soberano que o Estado exerce tanto no sentido vertical (em relao aos cidados, aos particulares), quanto no sentido horizontal (em relao a outros Estados). Assim, podemos dizer que estudar a constituio estudar o prprio Estado, pois ser ela, repete-se, quem dar os contornos e as possibilidades de exerc cio do poder estatal. Devemos notar que a funo constitucional de dar os contornos ao poder estatal representa a dimenso constitucional que se realiza no presente, enquanto a funo de expor todas as possibilidades de exerccio do poder do Estado representa uma dimenso que se projeta para o futuro, tornando, assim, a constituio tambm um documento programtico no que tange evoluo do povo, da nao e do prprio Estado. Da perspectiva didtica do ensino do direito, o direito constitucional se conceitual como um ramo do direito pblico. Devemos ter em mente que no tarefa das mais simples, como pensam alguns, separar o que direito pblico do que direito privado. Enquanto de forma superficial se diz que o direito pblico aquele em que se verifica a predominncia do poder soberano do Estado, v-se que de forma crescente reas tidas como essencialmente privadas, a exemplo do direito civil, passam a apresentar interferncia gradativa do poder publico, mesmo que como vetor regulador das relaes entre particulares. Como essa discusso passa ao largo do nosso objetivo neste estudo, contentamo-nos em afirmar que o direito constitucional um ramo do direito pblico nos limites impostos pelo interesse estritamente didtico do ensino jurdico, mas sempre nos lembrando de que defensvel a tese de que no h e nem mesmo possvel a distino entre pblico e privado no direito, pois ele um s.

www.lycurgo.org | TL@ufrnet.br

Tassos Lycurgo

1.2. Classificao: O direito constitucional se divide em direito constitucional positivo, em direito constitucional comparado e em direito constitucional geral (descritivo e prescritivo). a) Direito constitucional positivo: O Direito Constitucional Positivo aquele que tem por objeto de estudo uma determinada constituio. Assim, por exemplo, o estudo sistemtico da Constituio da Repblica Federativa do Brasil de 1988 um estudo que feito pelo direito constitucional positivo, assim como tambm o o estudo da constituio americana, por exemplo. b) Direito constitucional comparado: O Direito Constitucional Comparado, como o prprio nome diz, aquele que estuda com interesse predominantem ente comparativo duas ou mais constituies. Assim, se o nosso estudo tiver por objeto a comparao das liberdades civis constitucionais abraadas pelas constituies do Brasil e dos Estados Unidos, por exemplo, estaremos exatamente dentro dos limites impostos pelo direito constitucional comparado, pois aqui o interesse no a anlise de uma constituio, mas sim a comparao de mais de uma delas, mesmo que o foco da comparao seja especfico, como no caso exemplificado, que o da anlise das liberdades civis. c) Direito constitucional geral: O Direito constitucional geral aquele que no se detm a constituies especficas. Ele tenta vislumbrar elementos e conceitos que devem (ou deveriam) estar presentes em todas as constituies. Em outras palavras, o direito constitucional geral o ramo do saber que tenta identificar se h princpios gerais inerentes (ou que deveriam ser inerentes) a todas as constituies, independentemente de suas peculiaridades. c.1) Direito constitucional geral descritivo: O Direito constitucional geral descritivo o que se prope a fazer uma descrio dos princpios que esto explcita ou implicitamente presentes em todas as constituies. Aqui, o interesse do pesquisador o de identificar no grupo de constituies o conjunto da intercesso dos princpios presentes nelas, mesmo que esses princpios estejam implcitos. c.2) Direito constitucional geral prescritivo: O Direito constitucional geral prescritivo tenta vislumbrar os princpios que por suas naturezas deveria m estar presentes em todas as constituies, independentemente do fato de se j se fazem presentes ou no. O trabalho aqui consiste em levantar argumentos das mais diversas naturezas, tais como a filosfica, sociolgica, legal, etc., para que, com base neles, se possa desenvolver uma espcie de doutrina que proponha a necessidade de certos elementos principiolgicos estarem presentes em todas as constituies. Embora a dimenso prescritiva aparentemente seja impossvel, ou, pelo menos, muito difcil de se realizar, devemos

www.lycurgo.org | TL@ufrnet.br

Tassos Lycurgo

considerar que ela talvez seja o aspecto mais relevante do direito constitucional geral, pois tenta impor assuno de princpios que, em regra, so condizentes com o aprimoramento da dignidade da vida humana. Apesar do fato do aspecto prescritivo encontrar problemas tericos principalmente diante da dificuldade que tem de lidar com o culturalismo mltiplo dos povos, pois tenta impor princpios a todos os estados, possvel dizer que os princpios que devem ser objeto do direito constitucional geral prescritivo no sofrem tal crtica, pois sempre respeitaro a liberdade dos povos viverem como quiserem. O problema, ao contrrio, aparecer quando se identificarem estados que forcem pessoas a viverem de forma que no gostariam. Tambm possvel argumentar que a perspectiva prescritiva a nica do direito constitucional geral que susceptvel de tratamento racional, pois o direito constitucional geral descritivo incorre em um problema insupervel diante da idia de que no faz sentido tentar identificar os conceitos que j esto presentes em todas as constituies (que seria a anlise descritiva), pois elas so decorrncias de momentos e realidades histricos completamente diferentes e, podemos at dizer, so muita vez incomunicveis, levando-se em considerao a tese de Kuhn (no livro The Structure of Scientific Revolutions) segundo a qual quem est em um contexto paradigmtico no tem condies de analisar outro paradigma. 1.3. Concluso Podemos concluir, ento, que a classificao d direito constitucional o muito simples, j que o ramo que estuda a constituio, sendo que, quando estuda uma determinada carta, chamado de direito constitucional positivo; quando estuda mais de uma, comparando-as, chamado de direito constitucional comparado; e, por fim, quando estuda nenhuma especificamente, mas todas em tese, chamado de direito constitucional geral, que pode adotar a perspectiva prescritiva ou a perspectiva descritiva, conforme estudado.

www.lycurgo.org | TL@ufrnet.br

You might also like