You are on page 1of 2

www.simuladosdeti.com.

br
Voc tem a chance de se auto avaliar. Fazendo Simulados de TI.

SNMP (Simple Network Manager)


SNMP um protocolo de gerncia em nvel de aplicao. Ele utilizado para obter informaes do desempenho da rede, encontrar e resolver eventuais falhas e permitir que faa o planejamento de sua expanso. O gerenciamento da rede atravs do SNMP permite o acompanhamento de forma simples e fcil, em tempo real, podendo gerenciar diferentes tipos de sistemas. O funcionamento do SNMP baseado em dois dispositivos: Agente; Gerente;

O Agente: Pequeno mdulo de software de gesto que fica armazenado em um dispositivo gerencivel, que possui as informaes de gesto local. As funes principais: Atender as requisies enviadas pelo gerente; Enviar automaticamente informaes de gerenciamento ao gerente, previamente programado; O Gerente: um software executado em uma estao servidora que permite obter e enviar informaes de gerenciamento aos dispositivos gerenciados mediante a comunicao com um ou mais agentes. Comandos SNMP: GET obtm o valor de uma varivel; GETNEXT obtm o valor da prxima varivel; SET define um valor de uma varivel; TRAP reportar uma notificao.

www.simuladosdeti.com.br Teste o seu conhecimento, saiba qual o seu nvel de preparao, corrija os pontos fracos. Simulados de TI Tecnologia da Informao.

www.simuladosdeti.com.br
Voc tem a chance de se auto avaliar. Fazendo Simulados de TI.

Protocolo de Transporte: UDP Modelo TCP/IP (Internet): Camada 5, Aplicao Modelo OSI/ISSO: Camada 7, Aplicao O SNMP utiliza as portas (normalmente): UDP 161 para o Agente; UDP 162 para o Gerente. Verses do SNMP: SNMP v1 (no suporta autenticao); SNMP v2 (no suporta autenticao); SNMP v3 (suporta privacidade, autenticao e controle de acesso).

Vantagens do SNMP v3 sobre as demais verses: Vantagem baseada na segurana, implementa a criptografia atravs do algoritmos DES (Data Encryption Standard) e a autenticao utilizando o MD5 ou o SHA (Secure Hash Algorithm). MIB Management Information Base: um conjunto dos objetos gerenciados, que procura abranger todas as informaes necessrias para a gerncia da rede, cujo formato especificado pela SMI (Structure of Management Information). Possui descrio em linguagem ASN.1 (Abstract Syntax Notation One). RMON (Remote Monitoring): basicamente uma definio de MIB, que implementa o monitoramento remoto. Realiza a implementao do agente proxy atravs do RMON Probe e permite um gerenciamento mais eficiente das sub-redes, com isso evita a necessidade de um agente para cada dispositivo gerenciado.

www.simuladosdeti.com.br Teste o seu conhecimento, saiba qual o seu nvel de preparao, corrija os pontos fracos. Simulados de TI Tecnologia da Informao.

You might also like