You are on page 1of 5

A VALIAO DE FILOSOFIA

Thas Luciany Bombassaro


Faculdade Dinmica Curso de Direito 1 Perodo Turma B Prof. Gilberto Santana

Ponte Nova 3/27/2012

3/27/2012

Avaliao de filosofia
Que quer dizer a palavra crtica?
A palavra crtica tem sua origem no grego: krinein, que est ligado ideia de ir raiz do problema para tentar entend-lo, ou seja, realizar uma anlise. Podemos entender a crtica como: Capacidade de julgar, discernir e decidir corretamente. O exame racional de todas as coisas, sem preconceitos e sem pr-julgamentos. A atividade de examinar e avaliar detalhadamente uma ideia, um valor, um costume, um comportamento, uma obra artstica ou cientfica.

O senso comum nossa maneira habitual de pensar e agir ou reagir, dentro de uma coletividade humana. Nossos planos, reflexes e crticas so feitas a partir desse senso comum. Nem sempre verdadeiro o que acreditamos e por vezes a realidade est escondida por trs de nossas falsas crenas. O Mito da Caverna de Plato nos faz pensar sobre isso. Os prisioneiros acreditavam em uma realidade que na verdade fora criada pelos que estavam fora da caverna. Acreditavam acriticamente no que viam, enquanto eram manipulados. Assim ocorre na vida real em relao publicidade. As propagandas nos fazem acreditar que certas coisas so normais, mesmo que sejam absurdas. As pessoas acreditam estar comprando estilo de vida, elegncia, feminilidade ou masculinidade, quando na verdade esto sendo manipulados a fim de criarem necessidades por coisas suprfluas (a indstria produz e precisa de quem consuma). As escolas procuram internalizar nos alunos comportamentos socialmente aceitos. Ideologias legitimam os atos de quem as tem. Notcias sobre crimes intitulam os autores de marginais sem conhecer a pessoa e os seus motivos ntimos. Assim, somos alienados desde que nascemos e acabamos por aceitar acriticamente o que nos imposto ou, at mesmo, sugerido. Outro exemplo de alienao pelo senso comum o do cristianismo, assunto abordado por Nietzsche em sua obra O Anticristo. A religio crist tornou as pessoas fracas, inseguras e temerosas, atravs da imposio de uma nova verdade, de uma forma que atendesse aos seus objetivos de controle e enriquecimento. O ser humano ignorante, mas no burro. Qualquer pessoa tem condies de fazer uma anlise crtica sobre qualquer assunto que lhe diga respeito. A questo que nem todos sabem faz-la. A crtica se d em dois momentos: 1. Movimento negativo: negao dos conhecimentos impostos, pr-conceitos e prjulgamentos. Dizer no ao senso comum.

3/27/2012 2. Movimento positivo: questionamentos, interrogaes, indagaes. (O que ? Como ? Por que ?)

A crtica no uma verdade irrefutvel. Apesar de ser alheia ao senso comum, feita dentro do contexto de vida de cada pessoa, que diferente para cada uma delas. A partir do momento que sabemos que nossas crenas podem no ser a realidade e que sabemos que de nada sabemos (seguindo o pensamento de Scrates), temos a conscincia de que a busca da verdade uma constante e que devemos utiliz-la a nosso favor a fim de compreender o mundo e a ns mesmos, nos tornando pessoas melhores. O pensamento crtico sustenta nossas opinies com argumentos slidos e nossa melhor defesa contra a manipulao. Juntamente com a filosofia, nos permite conceber solues criativas e fundamentadas a problemas nunca antes enfrentados. Como o exemplo o fato de que hoje a tecnologia mdica consegue manter pessoas vivas em estado vegetativo. A religio nos d argumentos dbios e obscuros, ao passo que a filosofia capaz de nos dar uma resposta precisa, baseada em argumentos claros e slidos.

Qual a utilidade da filosofia?


Vivemos em uma sociedade marcada pela busca de resultados imediatos, a filosofia acaba sendo classificada como uma atividade intil j que o seus resultados so a longo prazo e a sua produo no material.

Defendendo a utilidade da filosofia


A filosofia serve para compreender melhor o mundo, os outros e ns mesmos. Tomando como exemplo a produo industrial: os bens produzidos pela indstria, exceto os bens que suprem as nossas necessidades bsicas (alimentao, vesturio, moradia), so consumidos como fontes de prazer. Sendo assim, a filosofia como busca da verdade e da compreenso, se torna uma atividade apta no que se refere utilidade ao contribuir para a o bem viver e a nossa felicidade. As cincias, as artes e as religies, assim como a filosofia, so tambm formas de compreenso do mundo, apesar de no se restringirem apenas a isso e de no serem questionadas quanto utilidade. Comparando-as com a filosofia: Enquanto as artes nos inspiram e nos maravilham, a filosofia produz argumentos que nos inspiram e nos maravilham, fazendo de ns seres humanos melhores. A religio nos fornece conforto e orientao espiritual. A filosofia nos faz ver que aceitamos muitas respostas insatisfatrias sem ao menos critic-las.

3/27/2012 A cincia cura doenas e a filosofia ajuda a enfrentar problemas morais levantados pela cincia, a exemplo da eutansia e do aborto.

Nem todos os conhecimentos expressos pelas artes, religio e cincia so de utilidade prtica, tornam a nossa vida mais rica. O mesmo vale para os conhecimentos advindos da filosofia. Um conhecimento tido como intil, ou seja, sem utilidade prtica, pode vir a se tornar til. Um exemplo o da lgica, intil a princpio, porm graas a ela os computadores puderam ser desenvolvidos. A filosofia como a discusso de ideias com argumentos rigorosos torna-se muito til ao nos dar condies de discutir claramente qualquer assunto, a tomar melhores decises e a fundamentar melhor nossas convices. No se limita a alargar a nossa compreenso, mas tambm nos ajuda a mudar nossa vida.

Exemplificando a utilidade da filosofia


A filosofia na doutrina esprita nos leva a questionar: Para que serve isto? De onde

viemos? O que o esprito? Ele existia antes do nascimento ou passou a existir aps? Onde estava antes? Estes que questionamentos guiam a construo da prpria
doutrina, seus fundamentos, seu estudo e sua prtica. Assim funcionaria para as outras religies, cada qual com suas crenas. A rejeio s concepes religiosas tambm levam o indivduo a querer elaborar uma nova concepo a fim de preencher esse vazio. Influncia da filosofia na poltica: o A primeira Constituio dos Estados Unidos foi, em grande parte, uma aplicao das ideias do filsofo John Locke (substituir o monarca hereditrio por um presidente). o As ideias de Rousseau foram decisivas para a Revoluo Francesa de 1789. o Os filsofos alemes do sculo XIX influenciaram o desenvolvimento de um nacionalismo exacerbado, que posteriormente assumiu formas bastante deturpadas, culminando no Holocausto. o Podemos ver que a filosofia pode ser tanto uma boa influncia para a poltica como nefasta. o Se, em controvrsias polticas entre naes, ambos os lados considerassem suas diferenas polticas munidos de esprito filosfico, seria difcil admitir a eventualidade de uma guerra. O desenvolvimento da cincia s foi possvel por sua sustentao filosfica, com base em questionamentos, argumentaes e em sua metodologia (enunciados precisos e rigorosos; encadeamentos lgicos entre enunciados; conceitos e ideias obtidos por procedimentos de demonstrao e prova; fundamentao do que enunciado e pensado). o A concepo mecanicista do universo, que caracterizou a cincia durante os ltimos trs sculos, derivada principalmente da filosofia de Descartes.

3/27/2012 A filosofia deveria ser valorizada por si s. Estudar e praticar a filosofia pela filosofia, na busca desinteressada pela verdade, que ao ser encontrada mostrar o seu carter de utilidade. As crenas so teis porque so verdadeiras, e no verdadeiras porque so teis.

Concluso
A filosofia til como forma de compreenso do mundo e de ns mesmos, til na busca do bem viver, til como base e apoio de diversos ramos do saber, til na busca da verdade, til na gerao do conhecimento, enfim, til por enriquecer nossa vida e torna-la melhor.

You might also like