You are on page 1of 17

AFORISMOS Wittgenstein Inicio: Citao de Santo Agostinho Esclarecimento: tradio metafsica platnica viso do universal divino, uno, na qual

l a essncia da linguagem seria da mesma fonte. Aforismo 1 Cada palavra tem uma significao. Esta significao agregada palavra. o objeto que a palavra substitui.

Referncia a Representao e associando esta linguagem. O problema ressalta que Agostinho v a afirmativa citada como um sistema de comunicao. Aforismo 3 Santo Agostinho descreve, podemos dizer, um sistema de comunicao; s que esse sistema no tudo aquilo que chamamos de linguagem.

Wittgenstein a v como uma possibilidade, um caminho, um jogo de linguagem delimitado por um contexto e aplicado conforme seu uso. A representao seria apenas um dos modos de linguagem, mas no todos os modos. Aforismo 3 como se algum explicasse: jogar consiste em empurrar coisas, segundo certas regras, numa superfcie ... e nos lhe respondssemos: voc parece pensar nos jogos de tabuleiro, mas nem todos os jogos so assim. Voc pode retificar sua explicao, limitando-a expressamente a esses jogos.

Linguagem primitiva Trabalha com ela para avaliar o funcionamento da linguagem e o conceito de significao Aforismo 5 Tais formas primitivas da linguagem emprega a criana, quando aprende a falar. O ensino da linguagem no aqui nenhuma explicao, mas sim um treinamento.

Treinamento usado no sentido de adquirir domnio sobre uma tcnica Diferente do conceito de competncia de habermas (competncia lingstica e interativa). S que no caso de habermas, o autor busca de universais, uma competncia universal que prove as condies bsicas para a participao em sistemas de interao independente de uma cultura ou contexto. Witt teoria contextualista da significao baseada no pragmatismo. Aforismo 6 As crianas so educadas para executar essas atividades, para usar essas palavras ao executa-las, e para reagir assim s palavras dos outros. Uma parte importante deste treinamento consistira no fato de que quem ensina mostra os objetos, chama a ateno da criana para eles, pronunciando ento uma palavra .... Esse ensino ostensivo das palavras pode-se dizer, estabelece uma ligao associativa entre a palavra e a coisa: no entanto, pensa-se logo no fato de que, quando a criana ouve a palavra, a imagem da coisa surge perante seu esprito. essa a finalidade da palavra? Pode ser. Mas pode no ser finalidade das palavras despertar representaes. Na prxis do uso da linguagem um parceiro enuncia as palavras, o outro age de acordo com elas.

Aforismo 7

Witt menciona tambm o processo de denominar objetos e de repetir palavras. A todos esses processos witt chama de jogos de linguagem. Aforismo 7 Chamarei tambm de jogos de linguagem o conjunto da linguagem e das atividades com as quais est interligada.

Para o autor estas atividades que a linguagens esta interligada pode ser tb no lingsticas. Ao invs de limitar a "significao" ao que significado na denominao de objetos, o significado agora articulado em termos do seu uso e da prtica de seguir regras Aforismo 130 Os jogos de linguagem figuram muito mais como objetos de

comparao, que, atravs de semelhanas e dissemelhanas, devem lanar luz sobre as relaes de nossa linguagem.

Aforismo 7

Na prxis do uso da linguagem um parceiro enuncia as palavras, o outro age de acordo com elas.

Aponta para a questo da intersubjetividade que constitui no fundamento do pragmatismo. A interao com o outro o uso da linguagem para denotar as verdades propostas nestes jogos verbais. Necessita-se do outro para que a nossa verdade seja apresentada. Desta forma, o significado da linguagem estaria interligado ao outro subjetivo. Por isto mesmo, no existem jogos de linguagens particulares, pois as palavras como sinais pblicos necessitam do outro para a sua significao. Neste sentido, witt distancia-se de uma linguagem referencial do significado. Esta abordagem propicia a construo da teoria da ao comunicativa de Habermas: o entendimento intersubjetivo entre agentes capazes de ao e linguagem. Os sentidos se constroem na relao intersubjetiva, sendo esta baseada na linguagem inserida num contexto de interao.
A fora ilocucionria do ato de falar consiste em revestir o enunciado de uma pretenso de verdade aceita pelo ouvinte e incorporada na sua ao social, criando um vnculo, ou seja, ao proferir um enunciado estabelecem-se relaes sociais.

Funo da representao: Aforismo 15 Designar ... :denominar etiqueta numa coisa.. algo semelhante a colocar uma

Aforismo 26

Acredita-se que o aprendizado da linguagem consiste no fato de que se d nomes aos objetos: homens, formas, cores, dores, estados de esprito, nmeros, etc. Como foi dito o denominar

algo anlogo a pregar uma etiqueta numa coisa. Pode-se chamar isso de preparao para o uso de uma palavra. Mas sobre que se d a preparao? Outras funes da linguagem:

Aforismo 19

Pode-se representar facilmente uma linguagem que consiste apenas de comandos e informaes durante a batalha. ou uma linguagem que consiste apenas de perguntas e de uma expresso de afirmao e de negao. E muitas outras. E representar uma linguagem significa representar-se uma forma de vida.

A linguagem no tem a funo apenas de designar e descrever um objeto ou fenmeno. Ela serve tambm para dar ordens, contar histrias, cantar, etc. Esta pressupe uma forma de vida compartilhada intersubjetivamente. Por isso representar uma linguagem representar uma forma de vida Diferena das formas de enunciao em relao a significao: Aforismo 21 Qual pois a diferena entre a informao ou afirmao cinco lajotas e o comando cinco lajotas? Ora o papel que o pronunciar dessas palavras desempenha no jogo de linguagem ..... e que a diferena reside somente no emprego.

O papel no jogo da linguagem + o tom, a expresso facial, etc Jogo de linguagem Aforismo 23 Quantas espcies de frases existem? H inmeras de tais espcies; inmeras espcies diferentes de empregos .. e essa pluralidade no nada fixo, ... novos jogos de linguagem nascem e outros envelhecem e so esquecidos. O termo jogo de linguagem deve aqui salientar que o falar da linguagem uma parte de uma atividade ou de uma forma de vida.

Aforismo 30 Aforismo 31

A definio ostensiva elucida o uso a significao da palavra, quando j claro qual o seu papel na linguagem. ... Este o rei do xadrez no se elucida por meio disso o uso dessa figura, a menos que algum j conhea as regras do jogo, ate esta ultima determinao: a forma de uma figura de rei.

Wit refere-se por analogia ao fato de que s aprende o uso dos instrumentos da linguagem quando se est preparado, ou seja, se tem o domnio do seu uso em um contexto qualquer interacional (jogo), e no porque j tem o conhecimento das regras de seu uso naquele contexto (jogo). No caso da definio ostensiva: no se precisa dominar um jogo de linguagem para compreende-la, basta saber o que esta sendo apontado pelo falante. Aforismo 33 No verdade que algum deva dominar um jogo de linguagem para compreender uma definio ostensiva, mas sim deve apenas evidentemente saber (ou adivinhar) para o que aponta aquele que elucida!

Aforismo 43

Pode-se para uma grande classe de casos de utilizao da palavra significao se no todos os casos de sua utilizao -, explica-la assim: a significao de uma palavra seu uso na linguagem. E a significao de um nome elucida-se muitas vezes apontando para o seu portador.

Caminho ligado ao pragmatismo - teoria contextualista da significao Dessa afirmao feita pelo investigador filosfico vai surgir a teoria dos Jogos de Linguagem, donde as I.F. obtm os mais variados exemplos e fundamentos para a nova concepo de linguagem.

Jogos de linguagem: possibilita a reflexo acerca das relaes lingsticas diferenciadas presentes em nossa poca. Cada jogo tem suas regras, contextos, com exigncias diferentes, e portanto descobrir a significao desvendar este conjunto de prticas. Em questes de linguagem, ou como no caso de jogos de linguagem, sempre interagimos com o outro para que o conhecimento acontea. Pelo simples fato de fazer o uso da linguagem para denotar as verdades propostas no jogo, necessitamos do outro para que nossa verdade seja apresentada. As aes, tanto quanto as palavras, podem e devem ser parte da linguagem. nos usos da linguagem que encontramos a significao desta, no naquilo que determinadas palavras designam ou nomeiam, nem em alguma correspondncia das coisas com as palavras, ou em idias ocultas trazidas mente ao ouvirmos rudos. Regras Aforismo 81 .. maior clareza sobre os conceitos de compreender, querer dizer e pensar. Pois ento se tornar claro o que pode nos levar (e que me levou) a pensar que quem pronuncia uma frase e lhe d significao ou a compreende realiza com isto um calculo segundo regras determinadas.

Analogia clara do que regra: Aforismo 83 Podemos muito bem imaginar que pessoas se divertem num campo jogando bola e de tal modo que comecem diferentes jogos existentes, no joguem muitos deles at o fim, atirem a bola entrementes para o alto ao acaso, persigam-se mutuamente por brincadeira, atirando a bola, etc. Ento algum diz: durante todo o tempo aquelas pessoas jogaram um jogo e se comportaram, a cada jogada, segundo determinadas regras. E no se da tb o caso em que jogamos e make up the rules as we go along? E tambm o caso em que as modificamos as we go along. *Fazemos as regras conforme prosseguimos.

Seguir uma regra significa observar a mesma regra e fazer jogadas ou proferimentos onde as palavras tem seu significado entrelaado na regra e viceversa.

No jogo de bola a todo momento as pessoas tem seu comportamento analisado mutuamente, em relao a seguir a regra, mesmo que esta esteja sendo modificada durante o prprio jogo. Aforismo 85 Uma regra se apresenta como um indicador de direo. No deixaria nenhuma duvida sobre o caminho que eu tenho que seguir? Posso, pois, dizer que o indicador de direo no deixa subsistir nenhuma duvida. Ou muito mais: algumas vezes deixa duvida, outras no. Atravs da analise da dvida witt chega a questo da exatido e da lgica. Em que medida a lgica sublime? Ela no se origina de um interesse pelos fatos que acontecem na natureza nem da necessidade de apreender conexes causais, mas se origina de um esforo para compreender o fundamento ou essncia de tudo que pertence experincia, mas no devssemos descobrir com isto novos fatos: muito mais essencial para nossa investigao no querer aprender com ela nada de novo, Queremos compreender algo que j esteja diante de nossos olhos. Pois parecemos em algum sentido no compreender isto.

Aforismo 89

Witt est preocupado com o conceito de compreender. Aproxima-se muito da analise de Habermas: Seguindo a tradio hermenutica de polarizar entre a descrio cientifica dos fatos (explicar) e a explicao do sentido dos acontecimentos (compreender). A experincia sensorial ou observao, que se volta para as coisas perceptveis ou eventos e a experincia comunicativa ou compreenso, que se direciona para o sentido dos proferimentos. Ou ainda a experincia uma atividade individual de um sujeito solitrio, enquanto a compreenso se revela como uma atividade comunicativa. Na primeira, apesar de compartilhar com uma comunidade um sistema conceitual em que as experincias se baseiam, o cientista opera sozinho. Na segunda, existe uma intersubjetividade de sentido, que tem que ser suposta para que haja a compreenso de sentido, mesmo que esteja sozinho com um livro ou obra de arte.

Procedimentos emprico-analiticos das cincias nomolgicos X procedimentos reconstrutivos de outras cincias. Em que medida a lgica sublime? Na medida em que no se interessa pelos fatos que acontecem na natureza Mas pela compreenso do fundamento ou essncia de tudo que pertence experincia. Queremos compreender algo que j esteja diante de nossos olhos. Compreender a explicao do sentido dos proferimentos ou acontecimentos. Explicao do sentido existem dois nveis em que esta tarefa se realiza: 1. interprete se restringe a compreender o contedo de uma expresso simblica ou de um contexto (expresso dos autores). Apoio nas relaes de sentido conhecidas e domnio do sistema de regras da lngua e sua aplicao. 2. interprete no s partilha desse conhecimento implcito do falante competente, mas, para poder compreende-lo, deve buscar descobrir reconstrutivamente as estruturas generativas subjacentes produo das formaes simblicas. Aqui o objeto do conhecimento que o interprete deve tentar explicitar a conscincia intuitiva das regras que um falante competente tem de sua prpria lngua. neste momento que Habermas configura uma pragmtica universal. (Habermas) Aforismo 90 Refletimos sobre o modo das asseres que fazemos sobre os fenmenos.

Habermas menciona: o objeto do conhecimento que o interprete deve tentar explicitar a conscincia intuitiva das regras. Wit fala do momento em que se adquire a compreenso do sistema, menciona os processos caractersticos da compreenso (que no so anmicos), mas que devido a certas circunstancias o autorizam a dizer agora posso continuar: Aforismo 155 Quando de repente soube continuar, quando compreendeu o sistema, talvez ento tenha sido uma vivencia particular para nos so as circunstncias nas quais teve tal vivencia que o

autorizou a dizer, em tal caso, que compreende, que sabe continuar. Compreenso em dois nveis: Aforismo 199 Compreender uma frase significa compreender uma linguagem. Compreender uma linguagem significa dominar uma tcnica.

Entre as passagens mais intrigantes que tratam dos conceitos de significado e compreenso em conexo com o argumento da "linguagem privada" esto as duas situaes no ' 293 (a minha dor/o meu besouro; a dor/o besouro de outrem). Apesar de nenhum destes conceitos ser explicitamente articulado neste pargrafo, ambos so supostos para "saber o que a palavra 'dor' significa" ou o que designado por "besouro" . O verdadeiro argumento da linguagem privada se encontra nas sees que precedem o ' 243, em particular do ' 143 ao ' 242, onde discutido o chamado "paradoxo ctico". As sees seguintes seriam apenas uma aplicao do argumento ao caso especial das sensaes. Witt encerra o argumento da linguagem privada quando discorre sobre a regra. Aforismo 202 "Eis porque "seguir a regra" uma praxis. E acreditar seguir a regra no seguir a regra. E da no podermos seguir a regra 'privadamente'; porque, seno, acreditar seguir a regra seria o mesmo que seguir a regra".. O que chamamos de seguir a regra algo que apenas uma pessoa pudesse fazer apenas uma vez na vida? .. no pode ser que apenas uma pessoa tenha, uma nica vez, seguido uma regra. No possvel que apenas uma nica vez tenha sido feita uma comunicao, dada ou compreendida uma ordem, etc. seguir uma regra, fazer uma comunicao, dar uma ordem, jogar uma partida de xadrez so hbitos (costumes, instituies. Nosso paradoxo era: uma regra no poderia determinar um modo de agir, pois cada modo de agir deveria estar em

Aforismo 199

Aforismo 201

conformidade com a regra. A resposta era: cada modo de agir deve estar em conformidade com a regra, pode tambm contradiz-la. Disto resultaria no haver aqui nem conformidade nem contradies".

Ao invs de limitar a "significao" ao que significado na denominao de objetos, o significado agora articulado em termos do seu uso e da prtica de seguir regras: "A questo 'o que realmente uma palavra?' anloga a 'o que uma pea de xadrez?'" (' 108) "Mas como estabelecida a ligao entre o nome e o denominado? A questo a mesma que: como um homem aprende o significado dos nomes de sensaes? Por exemplo, da palavra 'dor'." (' 244) Jogos de linguagem implicam, portanto, um contexto prtico onde o significado determinado pelo uso de signos.

A fim de compreendermos a concepo de significado no "segundo" Wittgenstein, partiremos da sua crtica a trs concepes errneas que tendem a identificar a significao com um processo mental, com uma interpretao particular e com a formulao de razes pelas quais seguimos uma regra. Tese 1: O significado no um processo mental "No pense, pelo menos uma vez, na compreenso como 'processo mental'/'anmico' --Pois este o modo de falar que o confunde. Mas perguntese: em que espcie de caso, sob que espcies de circunstncias dizemos, pois, 'agora sei continuar'? Quero dizer, quando a frmula me veio ao esprito. No sentido em que h processos (tambm processos anmicos) caractersticos da compreenso, a compreenso no um processo anmico. (A diminuio e o aumento de uma sensao de dor, a audio de uma melodia, de uma frase: processos anmicos)".(' 154)

"O ter-em-mente no nenhum processo que acompanha essa palavra. Pois nenhum processo poderia ter as conseqncias do ter-em-mente". (p. 218/211) As Investigaes comeam, afinal, com uma crtica linguagem agostiniana precisamente porque tal concepo mentalista do significado confunde o "que significado" com acompanhamentos experienciais que podem ocorrer ou no na constituio do significado. Assim, o desenho de um cubo pode me vir ao esprito quando ouo a palavra "cubo" mas no tem de ocorrer (' 139). E Wittgenstein conclui, "E o essencial, pois, ver que, ao ouvir a palavra, o mesmo pode pairar em nosso esprito e que sua aplicao, no entanto, pode ser outra. E tem, ento, a mesma significao em ambas as vezes? Creio que o negaramos". (' 140) Wittgenstein rejeita a metafsica do "homem interior" em Santo Agostinho tanto na sua verso consciente (o significado como um processo mental) quanto na sua verso inconsciente (o significado como um estado do sistema nervoso).[7] Assim, quando observo cuidadosamente caracteres de um alfabeto desconhecido ou quando leio em voz alta sem prestar ateno ao que est escrito (como uma "mquina de leitura"), em nenhuma destas situaes compreendo o que leio, embora meus processos mentais paream contradizlo. Significado e compreenso no podem ser assimilados a experincias, como por exemplo, a dor, a depresso, a excitao.(' 59) Experincias, sensaes e a imaginao podem acompanhar ou no a constituio do significado --mas no podem ser ditas constitutivas da significao. Tese 2: O significado no uma interpretao particular. "Como pode uma regra ensinar-me o que fazer neste momento? Seja o que for que faa, dever estar em conformidade com a regra por meio de uma interpretao qualquer. --No, no deveria ser deste modo, mas sim deste: cada interpretao, juntamente com o interpretado, paira no ar; ela no pode servir de apoio a este. As interpretaes no determinam sozinhas a significao". (' 198)

Wittgenstein denomina "nosso paradoxo", a saber, que "uma regra no poderia determinar um modo de agir, pois cada modo de agir deveria estar em conformidade com a regra".(' 201) Ao contrrio do uso ostensivo da linguagem associado ao "olhar interno" agostiniano que revela o que permanece "escondido" em camadas profundas de significao, Wittgenstein solapa toda eficincia essencial de significados que subjazem aos cursos de aes. A aluso ao "corpo de significao"no ' 559 corrobora a autocrtica do "segundo" Wittgenstein com relao ao Tractatus. Se a interpretao fosse entendida como "a substituio de uma expresso da regra por outra"(' 201), ento poderamos ter assimilado a ao de "ler" uma escrita desconhecida sua mera transliterao em caracteres conhecidos (por exemplo, do hebraico em letras latinas). Assim, dependendo da equivalncia fontica adotada, poderamos emitir os sons correspondentes a um sistema de escritura desconhecida sem compreendermos o sentido de tal escritura. O que questionado aqui precisamente que uma transliterao seja suficiente para a constituio de significado. De fato, Wittgenstein no estaria preocupado, neste exemplo, com a compreenso do que est sendo lido, mas com o fenmeno de seguir regras que permitam a produo de significado na leitura de uma escritura que no seja imediatamente reconhecida. Assim, se algum pronunciasse ou cantasse "hineh mah tov u-mah nayim", seria insuficiente traduzir tal expresso do hebraico para o portugus "como bom e agradvel", como se tal traduo ou interpretao bastasse para explicar a constituio de seu significado. Afinal, "traduzir de uma lngua para outra", seria mais um jogo de linguagem, como "comandar e agir segundo comandos, relatar um acontecimento, inventar uma histria, cantar uma cantiga, fazer, uma anedota, pedir, agradecer, maldizer, saudar, orar".(' 23) Sem dvida, esta tambm seria a razo pela qual pessoas bilnges podem naturalmente mudar de uma lngua para outra sem recorrer a tradues na sua mente. Na verdade, tanto a traduo como a interpretao j pressupem a produo de significado. Assim, Wittgenstein enfatiza que a traduo e a interpretao sempre implicam o ato de pensar, formando uma hiptese acerca da melhor maneira de traduzir um signo de tal forma a ser compreendido (p. 213). O significado constitudo de um modo prtico tal que no pressupe nenhuma teoria, mas

apenas requer prtica e envolvimento em jogos de linguagem. A constituio de significado deve ser compreendida como uma expresso de regras que tacitamente seguimos ao participarmos de certos jogos de linguagem. Todavia, a necessidade implicada no ato de seguir uma regra (isto , que uma regra determina uma linha de ao) no uma premissa lgica mas algo a ser paradoxalmente encontrado no final, uma vez consumada a ao que produz significado. 5. Tese 3: Seguir uma regra no se fundamenta em razes. "Seja como for que voc o ensine a continuar a faixa decorativa, como pode ele saber como faz-lo por si prprio? --Ora, como eu sei? --Se isto significa: 'tenho razes?', ento a resposta : logo no terei mais razes. E agirei ento sem razes". (' 211) No h nenhuma razo fundamental pela qual algum segue uma regra ao usar certas palavras para exprimir um pensamento, comunicar-se com algum, dizer um palavro ou pedir um favor. Por exemplo, por que ser que dizemos "obrigado" ao agradecer algum por ter-nos feito um favor ou simplesmente cumprido com o seu dever? Por que chamamos a cor vermelha de "vermelho"? Segundo Wittgenstein, "quando sigo uma regra no escolho. Sigo a regra cegamente".(' 219)

Para Kripke, aqui que devemos situar o contexto imediato do "paradoxo ctico" wittgensteiniano, a saber, que nenhum fato pode constituir um significado em detrimento de um outro significado. O que paradoxal acerca disto reside na fora da regra que algum tacitamente obedece ao constituir tal significado. Assim, quando solicitado para calcular '68 + 57' o ctico pode muito bem responder '5' e no '125' de modo a questionar o significado do signo '+' (sinal de adio). Ele poderia argumentar, por exemplo, que o signo '+' denota uma funo quais[8], de acordo com a qual obtemos a adio convencional 'x+y' se e somente se 'x' e 'y' forem menores do que '57', caso contrrio obteremos a constante '5'. Por isso, '68 + 57 = 5'. Como Kripke observa, o que est sendo questionado pelo ctico o que tinha sido constitudo como significado pelo hbito:

"A questo no que se eu quis dizer adio com '+', eu responderei '125', mas que se quiser concordar com meu significado no passado de '+', eu devo responder '125'. ...A relao do significado e da inteno com a ao futura normativa, e no descritiva".[9] A argumentao de Kripke est baseada no que Wittgenstein denominaria "gramtica do compreender" (cf. '' 180 ss.). Por exemplo, como perguntaramos a um estudante se ele compreendeu a srie de nmeros naturais 0,1,2,3,4,5,... (cf. ' 145) segundo um ordenamento do tipo '+ 1'. Se ao ser requisitado para continuar a srie '+2' depois de 1.000, o aluno escreve 1.000, 1.004, 1.006, 1.008, 1.012, ..., no lugar dos esperados 1.002, 1.004, 1.006, 1.008, ..., isso mostra como assumimos mais do que devamos quanto ao significado de signos que usamos to freqentemente. Isto nos traz tese positiva do "segundo" Wittgenstein sobre significado e seguir regras: "Pois dizemos que no h nenhuma dvida de que compreendemos esta palavra, mas, por outro lado, que sua significao reside no seu emprego. No h dvida de que agora quero jogar xadrez; mas o jogo de xadrez este jogo devido a todas as suas regras (e assim por diante). ...Onde feita a ligao entre o sentido das palavras 'joguemos uma partida de xadrez!' e todas as regras do jogo? Ora, nas instrues do jogo, na lio de xadrez, na prtica diria do jogo ". (' 197) Imediatamente aps, Wittgenstein levanta a questo de relacionar a "expresso da regra" a aes, por exemplo, o modo particular como algum reage a um certo signo. Wittgenstein no est primariamente preocupado com conexes causais mas com o "uso regular" (de sinais, seu uso comum ou costume. Assim, ele procede para problematizar o conceito de "regramento" como costume em funo de uma prtica privada: "O que chamamos 'seguir uma regra' algo que apenas uma pessoa pudesse fazer apenas uma vez na vida? --E isto , naturalmente, uma anotao sobre a gramtica da expresso 'seguir a regra'... Compreender uma frase significa compreender uma linguagem. Compreender uma linguagem significa dominar uma tcnica". (' 199) Para Kripke, a concluso de Wittgenstein acerca da impossibilidade de obedecer uma regra privadamente significa que o argumento da linguagem

privada deve ser encontrado nas sees que precedem o ' 243 --onde explicitamente discutido o uso privativo da linguagem. McGinn acusa Kripke de forar tal leitura do texto de Wittgenstein, impondo-lhe significaes que no constam na superfcie, em particular quanto soluo ctica ao paradoxo do ' 201. Acima de tudo, escreve McGinn, o ' 202 no pode constituir o argumento conclusivo empregado por Wittgenstein contra a possibilidade de linguagem privada. McGinn no descarta a importncia de uma interpretao comunitria mas critica Kripke por reduzir a problemtica das Investigaes ao uso comunitrio da linguagem. guisa de concluso, creio que McGinn, assim como o fizeram Baker e Hacker, oferece boas razes para suspeitarmos o que Kripke denomina "a nova forma de ceticismo" supostamente inventada por Wittgenstein, o chamado "ceticismo de regra". Afinal, torna-se difcil separar tal verso de ceticismo de um ceticismo metodolgico humiano. O maior mrito do artigo de Kripke, alm de dissipar a suspeita de behaviorismo nas Investigaes, consiste em haver articulado o problema da significao com o ato de seguir regras num mesmo nvel lingstico que solapa a metafsica do sujeito transcendental do Tractatus.[10] Se realmente existe algo como uma "ruptura epistemolgica" entre o "primeiro Wittgenstein" e o "segundo", ou de forma mais precisa, entre a teoria do significado no Tractatus e sua reformulao crtica nas Investigaes, esta "mudana de paradigma" assinalada pelo prprio autor na sua crescente insatisfao face a teorias referenciais logicistas, em voga desde as publicaes de Frege e Russell. Sem incorrer numa reconstituio gentica do desenvolvimento de tais concepes, assinale-se apenas que o abandono do atomismo lgico no traduz, necessariamente, uma ruptura com uma teoria do significado no "segundo Wittgenstein". Embora rompendo com uma concepo figurativa da linguagem, a concepo do significado como uso, nas Investigaes, pode implicar por um lado uma correlao entre lgica e ontologia e, por outro lado, uma atitude ctica de ordem prtico-regulativa. Creio, portanto, que j no Tractatus encontra-se antecipada a concepo tardia do significado como uso, embutida na crtica que Wittgenstein empreende a Frege e a Russell. 6. Numa das suas ilustraes mais conhecidas (PU Parte II, xi, p. 194/189), Wittgenstein reproduz a figura da "cabea PC", o pato-coelho de Jastrow, para ilustrar sua concepo de descrio. O contexto imediato obviamente o da gramtica do verbo "ver". Mas no contexto maior, da investigao filosfica

sobre a significao, trata-se de mostrar como "ver"--assim como "saber" e "crer"-- no poderia fundamentar a descrio na constitituio do significado e de sua compreenso --em particular na relao entre sujeito cognoscente e o chamado "mundo exterior." Afirmar que sei 'p' no sentido de que vejo 'p' no seria mais evidente, apesar de aparentarmos 'saber' e 'ver' e opormos 'saber' e 'crer', ao nosso senso comum do que afirmar que sei 'p' no sentido de que creio 'p'. Trata-se do paradoxo de Moore, que Wittgenstein assim o enuncia: "A expresso 'creio que isto est assim' empregada de modo semelhante afirmao 'isto est assim'; e contudo a suposio de que creio que isto est assim no empregada do mesmo modo que a suposio de que isto est assim".(p.190/185) Afinal, como afirma no mesmo captulo, "podemos desconfiar dos prprios sentidos mas no da prpria crena". Chegamos assim ao contexto da discusso sobre a prova do mundo exterior, que Wittgenstein questiona nas Investigaes e nas anotaes Sobre a Certeza. Comecemos pela figura de Jastrow. O que tem de interessante, primeira vista, que "pode-se v-la como cabea de lebre ou como cabea de pato", dependendo da experincia visual daquele que a percebe. A discusso imediata gira em torno da experincia de "notar um aspecto" . Wittgenstein observa que a mesma figura pode suscitar diferentes interpretaes, dependendo de como a vemos em diferentes contextos: "podemos tambm ver a ilustrao ora como uma, ora como outra coisa. --Portanto, ns a interpretamos e a vemos como a interpretamos".(193/188) O que nos aparece como "algo", nossa primeira palavra de identificao intuitiva, na percepo imediata de uma lebre, um coelho, um pato, ou uma coisa engraada, este parente mais prximo da descrio, antes mesmo de descrev-lo como jogo de linguagem ou algum tipo de brincadeira. "O que isso?" ou "o que voc v a?" parece exigir, num contexto de vivncias cotidianas, uma descrio do que percebemos. Antes mesmo de identific-lo como "uma figura L", a possibilidade de responder "uma cabea de lebre" ou "uma cabea de coelho", mais do que um problema de traduo , implica uma pr-imerso no mundo de significaes, inclusive as socialmente constitutivas. Sem incorrermos num reducionismo mentalista (por exemplo, "vi um coelho porque tive um coelhinho quando criana"), devemos ainda admitir que o que vemos depende de nosso "horizonte de expectaes"

Wittgenstein parece ter em vista no tanto uma "descrio indireta" posterior interpretao quanto uma descrio do que visto imediatamente, uma experincia espontnea da viso. Todavia, se algum retrucasse: "O que que eu devo ver a?", serei obrigado a explicar as regras do jogo e falar das duas possibilidades: "cabea de lebre" e/ou "cabea de pato". Poderei at mesmo propor que uma terceira possibilidade, "a cabea L-P", seria a partir de ento incorporada ao nosso imaginrio cotidiano, e assim por diante. Devemos tambm distinguir entre a "viso permanente" de um aspecto e a "revelao" de um aspecto. Percebo as mudanas de aspectos: "Mas o que diferente: minha impresso? Meu ponto de vista?-Posso diz-lo? Descrevo a mudana como uma percepo, exatamente como se o objeto tivesse se alterado diante dos meus olhos". (193/190) Suponha que duas figuras me sejam mostradas, uma com a cabea L-P cercada de cabeas de pato, outra cercada de cabeas de lebre. Como poderamos, antes de mais nada, diferenciar estas duas situaes imaginrias? "Imagine a cabea L-P escondida sob um emaranhado de traos. Primeiro, noto-a na figura, alis, simplesmente como cabea de lebre. Depois, olho a mesma figura e noto as mesmas linhas, mas como pato, e nisto no preciso ainda saber que ambas as vezes tratava-se da mesma linha. Se, mais tarde, vejo o aspecto mudar, --posso dizer que a o aspecto L e o aspecto P so vistos de modo inteiramente diferente do que quando os reconhecera no emaranhado de traos? No". (199/193)
Devemos, finalmente, concluir que seria equvoco dizer que o que vemos o que cremos ver.

You might also like