You are on page 1of 28

Comportamento do leitor e hbitos de leitura: comparativo de resultados em alguns pases da Amrica Latina1

Maro de 2012

Introduo

Para aqueles que no dia-a-dia atuam no mundo do livro, na leitura e/ou nas bibliotecas, a notcia do surgimento de um novo estudo que mede o comportamento do leitor uma grande oportunidade para iniciar responsvel reflexo sobre o impacto das polticas pblicas destinadas a promover maiores nveis de leitura. Temos, ento, a importncia de que este seja um trabalho sistemtico e peridico, cujos resultados vo permitir ajustes necessrios s mencionadas polticas pblicas, bem como identificar pontos positivos e negativos, visar novas tendncias, identificar novos protagonistas e papeis e, ainda, convocar todos os agentes que participam do mundo do livro e da leitura, para redefinirem seus modos de atuar.

Adicionalmente, em um exerccio de benchmarking, saudvel comparar os resultados de um pas e o seu momento especfico com o
1

Bernardo Jaramillo H., Subdirector de Produao e Circulaao do Livro da CERLALC y Lenin G. Monak S., da Area de Estadisticas da CERLALC, apresentado no II Seminrio Retratos da Leitura no Brasil. 2012.

resto do mundo. Entender o que ocorre em outros mbitos geogrficos ou em sociedades de desenvolvimento similar do ponto de vista econmico, social e cultural, permite completar a avaliao do realizado, para incorporar novas idias estratgia e descobrir o que nos faz semelhantes, assim como identificar nossas diferenas.

No cenrio ideal, a regio deveria contar com um instrumento similar de medida, e se possvel for, com perodos de tempo igualmente similares para a sua anlise em todos os pases. Esta a pretenso do Centro Regional para o Fomento do Livro na Amrica Latina e o Caribe - CERLALC.

Desde o seu incio 40 anos atrs, o Centro entende como escopo estratgico, alm do apoio criao de polticas pblicas de promoo ao livro e leitura, um especial interesse em que os resultados dessas polticas possam ser medidos em toda a regio. Em 2004, no Segundo Encontro de Promotores da Leitura em FIL Guadalajara, o CERLALC dizia que estamos certos de que um conhecimento aprofundado dos cenrios, as experincias e os costumes concretos de leitura que se desenvolvem nos pases da Amrica Latina iluminaria e ofereceria novos elementos para que as futuras estratgias de criao de polticas de leitura sejam suportadas em bases muito mais reais, conexo mais ntima com as situaes e problemas cujo intuito a sua soluo. Com este propsito nasceu o projeto No se quede por

fuera del Mapa (No fique fora do Mapa, em portugus) que visava reunir as experincias de fomento leitura na regio, incorporando assim a possibilidade de sua aferio.

Desta forma, ao lado do mapa dos programas de fomento leitura podemos acrescentar um mapa das aes iniciadas junto tarefa de identificar os resultados dessas mesmas polticas e programas. O CERLALC trabalha, desde 2005, na estruturao de um mtodo comum de medida aplicado regio, que parte das primeiras experincias realizadas na dcada de 1990. O Brasil foi o primeiro

pas que utilizou esta metodologia proposta pelo CERLALC, durante o estudo realizado em 2007 e publicado em 2008.

A proposta metodolgica do CERLALC, que fora publicada em 2011, como Metodologia comum para pesquisar e medir o comportamento leitor, cada dia mais importante no aspecto institucional do livro e da leitura dentro da regio.

Os processos de medio visam propsitos concretos a respeito das polticas nacionais do livro e da leitura; nesse sentido a proposta do CERLALC deve ser entendida como um conjunto de recomendaes a serem adaptadas s condies especficas dos pases. Contudo, indispensvel e necessrio atingir um mnimo comum de indicadores que permitam comparar a situao nos vrios pases, mediante perguntas feitas de forma similar e apoiadas com estudos realizados sincronicamente, sempre que possvel. O mapa da medio dessa forma adquire rosto.

Na ltima dcada realizaram-se estudos em vinte pases da regio, e de maneira peridica, como no caso do Brasil. E justamente nos ltimos estudos onde nos apoiamos para atender o amvel convite que nos foi feito pelo Instituto Pr-Livro, e cujo intuito promover uma anlise comparativa dos Retratos da Leitura no Brasil 2012, estudo realizado com apoio da Abrelivros Associao Brasileira de Editores

de Livros Escolares, da CBL Cmara Brasileira de Livros e do SNEL Sindicato Nacional dos Editores de Livros, similar ao que j fizemos em 2008.

Os resultados que se apresentam possuem cifras de comportamento leitor em Brasil, e em outros nove pases: Argentina, Colmbia, Chile, Espanha, Mxico, Peru, Portugal, Repblica Dominicana e Uruguai. Os anos de referncia no so comuns devido ao fato das medies terem sido realizadas em pocas diferentes, embora na mesma dcada. A elaborao das perguntas e as maneiras de estabelecer categorias para a anlise no foram iguais em todos os pases, embora permitam uma aproximao comparativa do comportamento leitor na regio2

As fontes de informao so: Argentina: O Sistema Nacional de Consumos Culturais 2006 (Secretaria de Meios de Comunicao Chefia do Gabinete de Ministros Presidncia da Nao). Brasil: Retratos da Leitura no Brasil 2011 (Instituto Pr-Livro). Chile: Diagnsticos do Estado da Leitura no Chile 2011 (Conselho Nacional da Cultura, as Artes e a Universidade do Chile). Colmbia: Hbitos de leitura e consumo de livros 2005 (Ministrio da Cultura, CCL, Fundalectura e CERLALC). Espanha: Hbitos de leitura e compra de livros na Espanha 2011 (FGEE). Mxico: Pesquisa Nacional de Lectura 2006 (Conaculta) Peru: Hbitos de leitura e cidadania informada na populao peruana 2004 (Biblioteca Nacional do Peru). Portugal: A leitura em Portugal 2007 (Ministrio da Educao) e Estudo de Hbitos de Leitura e Compra de Livros 2004 (APEL). Repblica Dominicana: Hbitos de Leitura e Atitudes del Leitor 2006 (Secretaria de Estado de Cultura). Uruguai: Imaginrios e Consumo Cultural 2009 (Ministrio de Educassem e Cultura y Universidade do Repblica)

Leitores e no leitores

A primeira coisa que devemos observar, dentro dos resultados das pesquisas analisadas, uma alta proporo de no leitores existentes na regio. Cerca da metade da populao (a partir da expanso das amostras utilizadas) se declara como no leitora. Na Amrica Latina o menor percentual de no leitores registrado pelas pesquisas do Uruguai, que em 2009 apresentava 34% de no leitores. No Brasil esse percentual de 50%, na Argentina 44% e na

Colmbia 53%. O extremo a Espanha onde a populao acima dos 14 anos no leitora significa 10% do total.

indubitvel que as polticas pblicas para o fomento da leitura devem identificar muito bem os grupos populacionais onde se encontram os no leitores, com o intuito de estruturar aes incorporando esses grupos dentro dos que so leitores. Uma boa parte dos primeiros se localiza nos grupos de pessoas idosas e nas zonas rurais.

Motivao para ler

A atualizao cultural e a leitura pelo prazer da mesma a motivao de maior importncia nos pases analisados, quando so pesquisados os motivos do hbito leitor. O prazer pela leitura a diferena caracterstica entre um leitor habitual e um leitor espordico: a Espanha registra que 86% lem por esse motivo; a Argentina 70% e o Brasil 49%. O Brasil, o Portugal, Mxico e o Chile so aqueles pases onde a leitura, por razes de atualizao cultural e conhecimento geral, maior. A leitura por questes acadmicas de peso menor nas pesquisas, especialmente no Brasil, no Chile e na Argentina.

Razes para no ler.

Muitas so as respostas das pessoas para justificar a falta de interesse na leitura; a predominante a falta de tempo. o caso dos brasileiros, onde 53% da populao se justificaram desta forma. A seguir esto os colombianos com 43% da populao. Os chilenos registraram baixa taxa de resposta a respeito da falta de tempo para ler (28%). 51% dos espanhis entendem o mesmo motivo para no ler. Outra razo foi o pouco interesse na leitura. Os colombianos no percentual de 67% assim o entendem, e os chilenos em 32%.

10

Mas, ao contrario, somente 5% dos mexicanos expressaram a falta de interesse como justificativa para deixar de ler. importante salientar que em quase todas as pesquisas os motivos relacionados com assuntos de dinheiro (custos, salrios baixos) ou condies de acesso (infra-estrutura de bibliotecas e livrarias) so pouco considerados pelas pessoas submetidas s pesquisas.

Lugar da leitura no tempo livre

A Argentina e a Espanha foram pases que, ao serem analisados, registram a maior taxa de uso do tempo livre em atividades de leitura (66% na Argentina e 58% na Espanha). Entre eles est o Brasil, onde 28% dos pesquisados gosta de ler no tempo livre. No Chile, Mxico e Uruguai a opo de leitura no tempo livre muito reduzida. A

11

concorrncia da leitura o uso do tempo livre em atividades relacionadas com o uso de audiovisuais.

Leitura de livros e outros materiais

A mdia de ndice de leitura de livros na populao dos pases submetidos a estudo, est em torno de 48%, com uma medio de frequncia de pelo menos um ms, at um ano. A Argentina registra o percentual mais alto de leitura de livros na populao (55%), seguido pelo Chile (51%) e o Uruguai (51%). Em seguida, esto o Mxico

12

(27%) e o Peru (35%). A Espanha registrou em 2011, um ndice de leitura de livros de 61%.

O ndice de leitura de revistas dominado pelo Chile com 47% da populao que as l freqentemente, seguido do Brasil com 42% e o Uruguai com 40%. A Colmbia registrou o ndice mais baixo com 26%. A Espanha apresenta um ndice de leitura de revistas em 46%. Finalmente, o maior consumidor de jornais a populao peruana (71%), seguido da Repblica Dominicana (47%). O Brasil apresenta o menor ndice de leitura de jornais (15%). Seguido da Colmbia, com 29% da populao leitora. No mesmo sentido, esto Portugal e Espanha, com um ndice por volta dos 83% e 78%, respectivamente.

13

Para concluir, cabe salientar o alto consumo de livros na Argentina e no Chile, onde 50% da populao mostraram ler muito. No mbito das revistas, o Chile e o Uruguai so os maiores leitores, e quanto aos jornais o Peru o destaque, em posio muito superior aos outros pases e muito prximo a Espanha.

Quantos livros so lidos?

Um dos indicadores mais significativos do desenvolvimento leitor nas populaes, a mdia de consumo de livros por ano: esse indicador para o Brasil foi de 4,0 livros por habitante durante o ano, embora o dado seja inferior anterior pesquisa. O Chile e a Argentina dominam com 5,4 e 4,6 livros lidos por habitante, respectivamente. Em seguida, temos a Colmbia e o Mxico com 2,2 e 2,9 livros, em mdia, por habitante. A Espanha registra uma mdia de 10,3 livros lidos por habitante em 2011. Este indicador, sendo o que fornece melhores idias sobre o desenvolvimento leitor dos pases, deve ser devidamente analisado para entender os fenmenos que ocorrem e identificar os possveis mbitos onde as polticas pblicas devem ser aplicadas.

Decompor as cifras entre os livros didticos (livros para as escolas e os acadmicos) e as obras de interesse geral e analisar as tendncias histricas do indicador, permitir medir o impacto de muitas polticas

14

pblicas (fornecimento de livros para as escolas e as bibliotecas pblicas e escolares; gerao de hbitos de leitura fora escola, etc.).

15

Formas de acesso aos livros

As formas de acesso aos livros indicam que a compra predomina sobre outras formas. 59% dos mexicanos indicou adquirir livros mediante compras. Seguem os argentinos com (56%) e os brasileiros com 48% da populao leitora. O contrario ocorre no Peru, onde somente 23% da populao compram livros. Na Pennsula Ibrica, 57% dos espanhis adquirem livros mediante compras e 47% os portugueses. Outros destaques, neste ponto, so os livros

16

emprestados por outras pessoas, coisa que ocorre bastante no Mxico (36%), Uruguai (35%), Colmbia (31%) e Argentina (30%). Na

Espanha, 19% da populao consegue livros emprestados por outras pessoas.

O acesso aos livros via bibliotecas tem maior peso no Brasil (26%) e no Mxico (20%). Os livros obtidos sem custo aparecem de maneira significativa na pesquisa. S o Brasil diferencia-se a respeito dos livros entregues gratuitamente pela Unio. Futuras pesquisas devem aprofundar estudos com maior interesse quanto ao acesso aos livros por programas de doao, muito usados em alguns pases da regio.

17

18

19

Lugar de compra dos livros

20

21

As livrarias so o lugar principal para comprar livros naqueles pases onde foi feito o estudo. Aproximadamente 60% da populao os adquirem ali. Os mexicanos, que indicaram ler livros, apontaram um percentual de 67% de aquisio nas livrarias. Os brasileiros, em 65%, foram s livrarias; e os chilenos, em 52%. Na Colmbia s 45% compraram nas livrarias. Os espanhis, em 69%, apontaram que as livrarias so o lugar natural de compra e 22% em redes de livrarias.

Para os chilenos o segundo lugar de compra de livros so as feiras, de acordo 27% dos leitores. No Brasil 18% da populao compra em pontos de vendas (bancas de jornais e outros), assim como na Colmbia 10% dos colombianos adquirem os livros na escola. 24% dos espanhis indicaram como segunda opo para adquirir livros nas lojas de departamentos.

22

Fatores que mais influenciam a escolha de livros.

O tema o principal fator que determina a escolha na hora de comprar um livro, segundo 65% dos brasileiros e 61% da populao da Repblica Dominicana. Para os colombianos isto no importante, pois somente 36% manifestaram que o tema relevante para escolher um livro. Contudo, para os espanhis muito significativo e o principal elemento levado em conta quando escolhem livros, segundo 92% dos pesquisados. Outro elemento de destaque est relacionado com recomendaes de outras pessoas, segundo o indicado por brasileiros e chilenos, numa mdia de 29%. Para os espanhis a recomendao de livros um fator importante para 76% dos leitores. J na Colmbia o motivo para escolher um livro a exigncia escolar ou acadmica, segundo 45% dos pesquisados.

Lugar de leitura

O lar a primeira opo como lugar de leitura. 93% dos brasileiros assim o entendem, bem como 80% dos peruanos. Os chilenos somente lem em casa num percentual de 56% deles, e os colombianos em 59%. Os espanhis, com 97% deles, preferem ler em casa. Em vrios pases da Amrica Latina pelo seu perfil leitor, a escola ou colgio est em certo grau de importncia: 55% dos

23

chilenos preferem a sala de aula para ler; o mesmo ocorre em 47% dos mexicanos e em 33% dos brasileiros. Estes resultados concordam com o motivo de leitura que os latino-americanos manifestaram ter. O estudo mostra que 4% dos espanhis usam a escola como lugar de leitura.

24

A leitura no mbito virtual

25

O uso recente de dispositivos de leitura, como os tablets por exemplo, no permite realizar uma anlise minuciosa nos diferentes pases, j que a pesquisa neste mbito comeou h pouco tempo. Os resultados disponveis demonstram que 12% dos leitores chilenos usam internet para ler livros com freqncia. J 7% dos mexicanos usam livros digitais; 4% brasileiros tambm fazem o mesmo. 7% dos espanhis o fazem em meios digitais, pelos menos em um perodo trimestral.

Concluses

Uma aproximao ao perfil leitor na Amrica Latina apresenta varias situaes gerais:

26

Quase a metade da populao estudada, indica ser no leitora. A falta de tempo e o pouco interesse na leitura so as razes mais freqentes para justificar o comportamento no leitor. Isto confronta com as tendncias do uso no tempo livre, que em quase todos os pases analisados aponta o uso de meios audiovisuais como a principal atividade durante o tempo livre. As leituras pelo prazer da mesma e por atualizar os conhecimentos so a primeira razo que tm os leitores da regio. um fato interessante que exige a necessidade de fortalecer a formao de leitores, baseados nesse interesse. A leitura como exigncia acadmica tambm freqente nos estudos nacionais. Os livros so os materiais de leitura preferidos na maioria dos pases. As livrarias continuam sendo o principal local de compra de livros. Os lares so o local de preferncia para a leitura, embora nos pases onde os motivos de leitura so as exigncias acadmicas, a escola e o colgio so os preferidos. A leitura por meios digitais est crescendo muito, embora ainda em pequena proporo, especialmente de livros. Isto pode estar influenciado pela pouca e quase inexistente oferta de livros por esse meio, e de um maior interesse editorial neste tipo de meio de leitura.

27

O nmero de livros que so lidos por ano continua sendo muito baixo. Existe uma forte correlao entre o nvel de ensino e de renda, com a leitura de livros. Sem dvida um fator importante na evoluo deste indicador, o referente s polticas do estado a respeito disto (entrega de livros escolares sem custo, dotao de bibliotecas e comercializao de livros por baixo custo). No analisar este indicador pode gerar vazios no entendimento do que ocorre com as polticas pblicas encaminhadas a grupos especficos de populao (populao escolar, por exemplo). Construir indicadores baseados na mdia de livros lidos por ano ou por grupos segundo a idade, diferenciar os textos da escola do resto dos livros (como foi corretamente feito na pesquisa brasileira), permitir diagnosticar com maior clareza o impacto das polticas pblicas e roteiros que elas devem seguir. No Brasil, Retratos da Leitura permite observar que a mdia de livros lidos pela populao entre 5 e 17 anos duas vezes maior que outros grupos segundo a idade.

A cada dia aumenta a penetrao dos formatos e dos dispositivos digitais no mundo do livro e da leitura. Neste contexto, entender o que se passa na leitura e na cabea dos leitores da regio uma prioridade dentro das polticas educativas e culturais. Amrica Latina precisa reduzir as grandes desigualdades existentes no acesso ao livro, tanto nos formatos tradicionais como na incurso harmoniosa

28

na leitura no mbito digital. A medio sistemtica do que est acontecendo com os nossos leitores, em especial com crianas e jovens, fornecer aos nossos governos as ferramentas necessrias para impulsionar as aes desde o educativo e, aos outros agentes do livro autores e editores , um melhor entendimento das tendncias na demanda dos contedos editoriais. Assim sendo, nenhum dos nossos pases deveria ficar fora do mapa da medio da leitura.

c:\documents and settings\daniela\meus documentos\projetos\3 pesquisa retratos\contedo cd\cerlalc - comportamento do leitor.doc

You might also like