You are on page 1of 5

NOVA ORGANIZAO DO CENTRO DE EDUCAO A DIS TNCIA

Maio 2011

Informativo
Prezado (a) Coordenador(a), Encaminhamos neste informativo as diretrizes para a organizao e realizao da disciplina Jogos de Empresas Business Game 1 para o curso de Administrao. O trabalho dever ser realizado individualmente e seguir as orientaes divulgadas neste documento. Qualquer dvida, por favor, entre em contato. Atenciosamente.

Diretrizes para a disciplina Jogos de Empresas - Business


A disciplina Jogos de Empresas tem como objetivo a simulao de situaes tpicas do cotidiano de um Administrador, proporcionando a reflexo e a ao sobre as diferentes variveis existentes que impactam nos resultados das organizaes. Com a orientao dos Tutores Presenciais e da Tutoria a Distncia o estudante dever utilizar todo o conhecimento adquirido ao longo do curso referente s diferentes ferramentas de gesto.

Neste primeiro momento, o estudante dever buscar o WEBCAF

A Tutoria a Distncia tambm disponibilizou um Frum de Discusso para que os estudantes possam sanar as dvidas relacionadas ao contedo da atividade, desenvolvimento, entre outros.

Em anexo, encaminhamos o estudo de caso disponibilizado no WEBCAF para que vocs possam compartilh-lo com o professor tutor que atua nos encontros presenciais. Vale relembrar que o mesmo deve ser utilizado como tema de discusso e o estudo de caso dever ser entregue individualmente. Caso o polo encontre alguma dificuldade entre em contato conosco. No entanto, as dificuldades do estudante devem ser solucionadas no WEBCAF, pois temos tutores a distncia disponveis.

Neste primeiro momento, a atividade disponvel no WEBCAF ir gerar uma nota NICA que ser replicada na A1, A2 e TCD. Caso o estudante no alcance a mdia dever realizar a A3, conforme previsto no calendrio acadmico.

Caso o coordenador de polo ou professor tutor presencial queira realizar um encontro virtual ou por telefone para sanar as dvidas relacionadas s disciplinas, por favor, encaminhem um email para ead_global@castelobranco.br e coloque no assunto da mensagem Agendamento de Encontro Business Game. Encaminharemos solicitao a tutoria a distncia que entrar em contato com vocs para a efetivao da reunio.

Qualquer dvida estamos disposio.

Atenciosamente,

Profa. Luciana Mendona Centro de Educao a Distncia - CEaD

Estudo de Caso
A 3M quando interrogado sobre a estratgia da 3M, o diretor executivo "Desi" DiSimone diz: "Vamos realizar duas coisas principais: ser muito inovadores e satisfazer nossos clientes em todos os aspectos." A 3M, uma empresa cujo nome sinnimo de inovao, tem trs abordagens para o desenvolvimento de um novo produto: projetos skunkworks, que so liderados por funcionrios e no so supervisionados pela direo; o desenvolvimento tradicional, em que os gerentes do negcio e os pesquisadores trabalham em conjunto para criar novos produtos ou melhorar os j existentes; e programas compassados, compostos por um pequeno nmero de produtos e tecnologias em que a empresa acredita produzir lucros substanciais mais rapidamente e por isso recebem mais ateno e recursos. O processo funciona. A 3M alcanou sua meta de obter 30% de vendas de produtos com menos de quatro anos de forma to sistemtica que j est pensando em levantar mais a barra. A 3M tambm mantm estreito contato com os clientes a tradio da empresa recomenda que os vendedores procurem as "chamins", onde esto os usurios finais dos produtos, no lugar dos escritrios onde ficam os departamentos de compras. As "equipes de grandes clientes" que incluem representantes de diversas funes, de P&D a vendas, no somente buscam meios de impulsionar os produtos existentes como tambm tentam entender as necessidades noexpressas dos clientes de modo que a 3M possa desenvolver produtos para atend-los. Por exemplo, um novo tecido que permite ser atravessado pelo vapor d'gua mas bloqueia os lquidos est sendo utilizado em trajes cirrgicos que protegem os mdicos do sangue dos pacientes mas no os deixam molhados com seu prprio suor.

Um dos motivos pelos quais a 3M est fervilhando com novas ideias e novos produtos que a cultura apia a inovao e os riscos. Qualquer empregado com uma ideia de um novo produto ou uma nova tecnologia sempre pode encontrar algum para orient-los e lhe dar apoio moral. As ideias e o conhecimento so compartilhados por toda a organizao uma nova tecnologia que no tenha utilidade numa diviso pode levar a uma srie de novos produtos em outra Todo novo funcionrio assiste a uma aula sobre riscos onde so realmente incentivados a desafiar seus supervisores. Ele ouve histrias de sucesso obtido a despeito da oposio do chefe como no caso em que o prprio DiSimone por cinco vezes tentou bloquear o projeto que se tornou o grande sucesso Thinsulate. Ouve tambm casos de "fracassos" que se transformaram em novos produtos populares como a cola pouco adesiva que levou ao desenvolvimento do popular Post-it. A 3M tem permanecido uma empresa muito bem-sucedida h noventa e trs anos, enfrentando riscos, apoiando o esprito empresarial e indo aonde seus pesquisadores e cliente conduzem. Na 3M, a inovao uma meta essencial preconizada pela alta direo e apoiada por toda a direo. Os gerentes tambm reconhecem a necessidade de permanecer em contato com os clientes. Fortes coordenao e comunicaes interfuncionais ajudam a identificar necessidades dos clientes, transformar idias novas em novos produtos e coloc-los mais rapidamente no mercado. Supondo que voc tenha acabado de receber o cargo de Presidente (CEO) da 3M, identifique as seguintes questes: 1)Quais seriam os mecanismos de captao de informaes do ambiente operacional e interno? 2)Defina o negcio da 3M. 3)Estabelea uma Viso para esta empresa. 4)Estabelea uma misso da organizao 5)Identifique os pontos fortes e fracos

You might also like