You are on page 1of 6

Colgio Estadual Ins Vicente Borocz Ensino fundamental e Mdio

As Grande Navegao

Curitiba 2012

Colgio Estadual Ins Vicente Borocz Ensino Fundamental e Mdio

As Grande Navegaes

Trabalho apresentado pelo aluno Aline Caroline e Ani Cristina disciplina de Geografia sob orientao do professor Cleverson para obteno de notas parcial no curso Ensino Fundamental.

Curitiba 2012

Introduo Durante os sculos XV e XVI, os europeus, principalmente portugueses e espanhis, lanaram-se nos oceanos Pacfico, ndico e Atlntico com dois objetivos principais : descobrir uma nova rota martima para as ndias e encontrar novas terras. Este perodo ficou conhecido como a Era das Grandes Navegaes e Descobrimentos Martimos. Os pases que participaram das grandes navegaes foram : Portugal,Espanha,Inglaterra,Frana e Holanda,sendo que Portugal foi o pioneiro . Eles utilizavam as caravelas e as barcas (enquanto no existiam as caravelas) O objetivo dos portugueses e espanhis era descobrir novas rotas para ndia.

As Grande Navegaes
No sculo XV, os pases europeus que quisessem comprar especiarias (pimenta, aafro, gengibre, canela e outros temperos), tinham que recorrer aos comerciantes de Veneza ou Gnova, que possuam o monoplio destes produtos. Com acesso aos mercados orientais - ndia era o principal - os burgueses italianos cobravam preos exorbitantes pelas especiarias do oriente. O canal de comunicao e transporte de mercadorias vindas do oriente era o Mar Mediterrneo, dominado pelos italianos. Encontrar um novo caminho para as ndias era uma tarefa difcil, porm muito desejada. Portugal e Espanha desejavam muito ter acesso direto s fontes orientais, para poderem tambm lucrar com este interessante comrcio. Um outro fator importante, que estimulou as navegaes nesta poca, era a necessidade dos europeus de conquistarem novas terras. Eles queriam isso para poder obter matrias-primas, metais preciosos e produtos no encontrados na Europa. At mesmo a Igreja Catlica estava interessada neste empreendimento, pois, significaria novos fiis. Os reis tambm estavam interessados, tanto que financiaram grande parte dos empreendimentos martimos, pois com o aumento do comrcio, poderiam tambm aumentar a arrecadao de impostos para os seus reinos. Mais dinheiro significaria mais poder para os reis absolutistas da poca (saiba mais em absolutismo e mercantilismo). Pioneirismo portugus Portugal foi o pioneiro nas navegaes dos sculos XV e XVI devido a uma srie de condies encontradas neste pas ibrico. A grande experincia em navegaes, principalmente da pesca de bacalhau, ajudou muito Portugal. As caravelas, principal meio de transporte martimo e comercial do perodo, eram desenvolvidas com qualidade superior de outras naes. Portugal contou com uma quantidade significativa de investimentos de capital vindos da burguesia e tambm da nobreza, interessadas nos lucros que este negcio poderia gerar. Neste pas tambm houve a preocupao com os estudos nuticos, pois os portugueses chegaram a criar at mesmo uma centro de estudos : A Escola de Sagres. Planejamento das Navegaes Navegar nos sculos XV e XVI era uma tarefa muito arriscada, principalmente quando se tratava de mares desconhecidos. Era muito comum o medo gerado pela falta de conhecimento e pela imaginao da poca. Muitos acreditavam que o mar pudesse ser habitado por monstros, enquanto outros tinham uma viso da terra como algo plano e portanto, ao navegar para o "fim" a caravela poderia cair num grande abismo. Dentro deste contexto, planejar a viagem era de extrema

importncia. Os europeus contavam com alguns instrumentos de navegao como, por exemplo: a bssola, o astrolbio e a balestilha. Estes dois ltimos utilizavam a localizao dos astros como pontos de referncia. Tambm era necessrio utilizar um meio de transporte rpido e resistente. As caravelas cumpriam tais objetivos, embora ocorressem naufrgios e acidentes. As caravelas eram capazes de transportar grandes quantidades de mercadorias e homens. Numa navegao participavam marinheiros, soldados, padres, ajudantes, mdicos e at mesmo um escrivo para anotar tudo o que acontecia durantes as viagens. Navegaes portuguesas e os descobrimentos No ano de 1498, Portugal realiza uma das mais importantes navegaes: a chegada das caravelas, comandadas por Vasco da Gama s ndias. Navegando ao redor do continente africano, Vasco da Gama chegou Calicute e pde desfrutar de todos os benefcios do comrcio direto com o oriente. Ao retornar para Portugal, as caravelas portuguesas, carregadas de especiarias, renderam lucros fabulosos aos lusitanos. Outro importante feito foi a chegada das caravelas de Cabral ao litoral brasileiro, em abril de 1500. Aps fazer um reconhecimento da terra "descoberta", Cabral continuou o percurso em direo s ndias. Em funo destes acontecimentos, Portugal tornou-se a principal potncia econmica da poca. Navegaes Espanholas A Espanha tambm se destacou nas conquistas martimas deste perodo, tornando-se, ao lado de Portugal, uma grande potncia. Enquanto os portugueses navegaram para as ndias contornando a frica, os espanhis optaram por um outro caminho. O genovs Cristovo Colombo, financiado pela Espanha, pretendia chegar s ndias, navegando na direo oeste. Em 1492, as caravelas espanholas partiram rumo ao oriente navegando pelo Oceano Atlntico. Colombo tinha o conhecimento de que nosso planeta era redondo, porm desconhecia a existncia do continente americano. Chegou em 12 de outubro de 1492 nas ilhas da Amrica Central, sem saber que tinha atingido um novo continente. Foi somente anos mais tarde que o navegador Amrico Vespcio identificou aquelas terras como sendo um continente ainda no conhecido dos europeus. Em contato com os ndios da Amrica ( maias, incas e astecas ), os espanhis comearam um processo de explorao destes povos, interessados na grande quantidade de ouro. Alm de retirar as riquezas dos indgenas americanos, os espanhis destruram suas culturas. Na longa solido dos mares, as viagens so interminveis e tediosas. O jogo de cartas constitui uma das poucas atividades de lazer a bordo, mas malvisto pelos padres. Embora seja muito pequeno o nmero dos

Concluso Teve uma fato importante, que estimulou as navegaes era a necessidade dos europeus de conquistaro nova terras. Tambm era muito comum o medo gerado pela falta de conhecimento e pela imaginao da poca.E os europeus contava com umas instrumento de navegaes como :a bssola , o astrolbio e a balestilha. Tambm tinha que usar um transporte rpidos e muito resistente e as caravela. Numas das navegaes participavam marinheiros , soldados , padres , ajudantes , medico , ate um escrivo para escrever tudo o que acontecia durante a viagens que eles fazia.

You might also like