You are on page 1of 5

Radioativid ade

Aluna : Hellen Vianna de Sousa Escola: Joo Barcelos Martins

Turma : 240/ enfermagem


Conseito:
a emisso espontnea do excesso de matria e/ou energia pelo ncleo de um tomo instvel (aumento da energia livre). O que faz o ncleo ficar instvel exatamente esse excesso de matria e ou energia. um fenmeno nuclear, ou seja, no acontece nos orbitais dos eltrons. O tomo eletricamente neutro, sendo que cargas positivas se encontram no ncleo e cargas negativas se encontram na eletrosfera. Por qu ento no h atrao dos eltrons pelo ncleo? Para os eltrons no serem atrados pelo ncleo deve haver uma fora contrria a essa atrao: a fora centrfuga gerada pela alta rotatividade dos eltrons. Mas em cada rodada os eltrons deveriam perder energia, e essa perda de energia levaria a uma aproximao dos eltrons em direo ao ncleo at que eles se tocassem. Para explicar porque esse choque no acontecia surgiu a fsica quntica. As cargas positivas do ncleo criam um campo eltrico, capaz de gerar movimento dos eltrons. As cargas positivas so a fonte de energia para o campo. Em todo meio energtico h regies conservativas e regies dissipativas. Qualquer eltron que for encontrado em regies dissipativas tende a cair em uma regio conservativa. Por isso menos provvel encontrarmos um eltron em uma regio dissipativa. Orbitais do tomo: regio conservativa, mais provvel de se encontrar um eltron, pois nelas a energia se conserva.

Fenmeno
Se um tomo tiver seu ncleo muito energtico, ele tender a estabilizar-se, emitindo o excesso de energia na forma de partculas e ondas.

Meia Vida dos Alementos


Cada elemento radioativo se transmuta a uma velocidade que lhe caracterstica. Meia-vida o tempo necessrio para que a sua atividade radioativa seja reduzida metade da atividade inicial. Aps o primeiro perodo de meia-vida, somente a metade dos tomos radioativos originais permanecem radioativos. No segundo perodo, somente 1/4 , e assim por diante. Alguns elementos possuem meia-vida de fraes de segundos. Outros, de bilhes de anos.

Principais Acidentes nucleares


Os maiores acidentes nucleares ocorreram no reator nmero 2 da usina Three Mile Island, na Pensilvnia EUA, em 1979; e na usina de Chernobyl, em Kiev, Ucrnia, em 1986. Embora o uso civil da energia nuclear gere protestos e preocupaes de ambientalistas e de parte dos cientistas mais renomados do mundo, a exploso de um reator de uma usina nos moldes de uma bomba nuclear tecnicamente impossvel. O combustvel utilizado numa bomba nuclear muito mais rico em 235U, do que os usados nos reatores de uma usina, que chega a aproximadamente a 4%. Acontece que nos reatores nucleares, apesar de no ocorrerem exploses, as barras de combustvel simplesmente se fundem, derretem, fazendo com que o ncleo do reator atinja incrveis 3000 C, derretendo as paredes de ao que protegem esse combustvel. O urnio fundido pode penetrar at 20 metros no solo, atingindo guas do lenol fretico, produzindo grandes exploses com a liberao de vapores e detritos radioativos que podem afetar o meio ambiente por vrios quilmetros. No acidente de Chernobyl, que foi o mais grave acidente radioativo da histria, a falta de informaes agravou ainda mais a situao. Nuvens radioativas atingiram grandes centros populacionais sem que ningum fosse informado. Pases vizinhos da Ex-Unio Sovitica tomaram conhecimento do acidente apenas dois dias aps o ocorrido, quando cientistas suecos detectaram nveis alarmantes de radiao vinda do leste, com cerca de 10.000

vezes maiores que o normal. A quantidade de radiao emitida foi 200 vezes maior do que as emitidas pelas bombas lanadas sobre Hiroxima e Nagasqui, em 1945, no Japo. Segundo o instituto radiolgico da Ucrnia, aproximadamente 2.500 pessoas morreram vtimas do acidente e foi registrado um grande aumento de casos de cncer, at sete anos depois. O Brasil tambm j foi palco de um acidente radiolgico, ocorrido em 1987, na cidade de Goinia. Na ocasio, o elemento radioativo era o csio 137. Esse acidente causou a morte de 4 pessoas, alm dessas, outras 678 foram contaminadas diretamente, segundo dados do Ministrio da Sade.

Runas da Usina de Chernobyl na Ucrnia.

You might also like