You are on page 1of 9

NDICE: 1 - PREVENO 1.1 Cuidados Bsicos 1.2 Instalaes Eltricas 1.3 Equipamentos Eltricos 1.4 Instalaes de Gs 1.

5 Circulao 1.6 Lavagem de reas Comuns 2 - MANUTENO DO SISTEMA DE SEGURANA 2.1 Extintores de Incndio 2.2 Hidrantes e Mangotinhos 2.3 Instalaes Fixas de Combate a Incndios 2.4 Iluminao de Emergncia 2.5 Alarme de Incndio 2.6 Portas Corta-Fogo 2.7 Rotas de Fuga 2.8 Lixeiras 2.9 Pra-Raios 3 - EQUIPES DE EMERGNCIA 4 - COMBATE A INCNDIOS 4.1 Primeiras Providncias 4.2 Mtodos de Extino do Fogo 4.3 Classes de Incndio e Agentes Extintores 4.4 O Uso dos Hidrantes 4.5 O Uso dos Extintores 5 - ROTEIRO DE TESTES E VERIFICAES

PREVENO As causas de um incndio so as mais diversas: descargas eltricas, atmosfricas, sobrecarga nas instalaes eltricas dos edifcios, falhas humanas (por descuido, desconhecimento ou irresponsabilidade) etc. Os cuidados bsicos para evitar e combater um incndio, indicados a seguir, podem salvar vidas e bens patrimoniais. CUIDADOS BSICOS: No brinque com fogo! Um cigarro mal apagado jogado descuidadamente numa lixeira pode causar uma catstrofe. Apague o cigarro antes de deix-lo em um cinzeiro ou de jog-lo em uma caixa de areia. Cuidado com fsforos. Habitue-se a apagar os palitos de fsforos antes de jog-los fora. Obedea s placas de sinalizao e no fume em locais proibidos, mal ventilados ou ambientes sujeitos alta concentrao de vapores inflamveis tais como vapores de colas e de materiais de limpeza. Evite usar espiriteira. Sua utilizao insegura. Nunca apoie velas sobre caixas de fsforos nem sobre materiais combustveis. No utilize a casa de fora, casa de mquinas dos elevadores e a casa de bombas do prdio, como depsito de materiais e objetos. So locais importantes e perigosos, que devem estar sempre desimpedidos. As baterias devem ser instaladas em local de fcil acesso e ventilado. No recomendado o uso de baterias automotivas.

INSTALAES ELTRICAS A sobrecarga na instalao uma das principais causas de incndios. Se a corrente eltrica est acima do que a fiao suporta, ocorre superaquecimento dos fios, podendo dar incio a um incndio. Por isso: No ligue mais de um aparelho por tomada. Esta uma das causas de sobrecarga na instalao eltrica; No faa ligaes provisrias. Tome sempre cuidado com as instalaes eltricas. Fios descascados quando encostam um no outro, provocam curto-circuito e fascas. Chame um tcnico qualificado para executar ou reparar as instalaes eltricas ou quando encontrar um dos seguintes problemas: Constante abertura dos dispositivos de proteo (disjuntores) Queimas freqentes de fusveis; Aquecimento da fiao e/ou disjuntores; Quadros de distribuio com dispositivos de proteo do tipo chave-faca com fusveis cartucho ou rolha. Substitua-os por disjuntores ou fusveis do tipo Diazed ou NH; Fiaes expostas (a fiao deve estar sempre embutida em eletrodutos) Lmpadas incandescentes instaladas diretamente em torno de material combustvel, pois, elas liberam grande quantidade de calor; Inexistncia de aterramento adequado para as instalaes e equipamentos eltricos, tais como: torneiras e chuveiros eltricos, ar condicionado, etc.; Evite aterr-los em canos d'gua. ATENO: toda a instalao eltrica tem que estar de acordo com a Norma Brasileira NBR 5410 da ABNT (Associao Brasileira de Normas Tcnicas)

EQUIPAMENTOS ELTRICOS Antes de instalar um novo aparelho, verifique se no vai sobrecarregar o circuito. Utilize os aparelhos eltricos somente de modo especificado pelo fabricante.

INSTALAES DE GS Somente pessoas habilitadas devem realizar consertos ou modificaes nas instalaes de gs. Sempre verifique possveis vazamentos no botijo, trocando-o imediatamente caso constate a mnima irregularidade. O botijo que estiver visualmente em pssimo estado deve ser imediatamente recusado. Para verificar vazamento, nunca use fsforos ou chama, apenas gua e sabo. Nunca tente improvisar maneiras de eliminar vazamentos, como cera, por exemplo. Coloque os botijes sempre em locais ventilados. Sempre rosqueie o registro do botijo apenas com mas mos, para evitar rompimento da vlvula interna. Aparelhos que usam gs devem ser revisados pelo menos a cada dois anos. Vazamento de Gs sem Chama: Ao sentir cheiro de gs, no ligue ou desligue a luz nem aparelhos eltricos. Afaste as pessoas do local e procure ventil-lo. Feche o registro de gs para restringir o combustvel e o risco de propagao mais rpida do incndio. No h perigo de exploso do botijo ao fechar o registro. Se possvel, leve o botijo para local aberto e ventilado. Vazamento de Gs com Chama: Feche o registro e gs. Retire todo o material combustvel que esteja prximo do fogo.

Incndio com Botijo no Local: Se possvel, retire o botijo do local antes que o fogo possa ating-lo. Em todas essas situaes, chame os BOMBEIROS - telefone 193.

CIRCULAO: Mantenha sempre desobstrudos corredores, escadas e sadas de emergncia, sem vasos, tambores ou sacos de lixo. Jamais utilize corredores, escadas e sadas de emergncia como depsito, mesmo que seja provisoriamente. Nunca guarde produtos inflamveis nesses locais. As coletas de lixo devem ser bem planejadas para no comprometer o abandono do edifcio em caso de emergncia. As portas corta-fogo no devem Ter trincos ou cadeados. Conhea bem o edifcio em que voc circula, mora ou trabalha, principalmente os meios de escape e as rotas de fuga.

LAVAGEM DE REAS COMUNS Evite sempre que guas de lavagem atinjam os circuitos eltricos e/ou enferrujem as bases das portas corta-fogo. No permita jamais que a gua se infiltre pelas portas dos elevadores, pois isso pode provocar srios acidentes.

MANUTENO DO SISTEMA DE SEGURANA

EXTINTORES DE INCNDIO: Os extintores de incndio devem ser apropriados para o local a ser protegido. Verifique constantemente se: acesso aos extintores no est obstrudo; manmetros indica pressurizao (faixa verde ou amarela); aparelho no apresenta vazamento; Os bicos e vlvulas da tampa esto desentupidos; Leve qualquer irregularidade ao conhecimento do responsvel para que a situao seja rapidamente sanada A recarga do extintor deve ser feita: Imediatamente aps ter sido utilizado; Caso esteja despressurizado (manmetro na faixa vermelha) Aps ser submetido a este hidrosttico; Caso o material esteja empedrado. Tais procedimentos devem ser verificados pelo zelador e fiscalizado por todos. Mesmo no tendo sido usado o extintor, a recarga deve ser feita: Aps 1 (um) ano: tipo espuma; Aps 3 (rs) anos: tipo Ps Qumico Seco e gua Pressurizada; Semestralmente: se houver diferena de peso que exceda 5% (tipo P Qumico Seco e gua Pressurizada), ou 10% (tipo CO2); Esvazie os extintores antes de envi-los para recarga; Programe a recarga de forma a no deixar os locais desprotegidos; A poca de recarga deve ser aproveitada para treinar as equipes de emergncia. O Corpo de Bombeiros exige uma inspeo anual de todos os extintores, alm dos testes

hidrostticos a cada cinco anos, por firma habilitada. Devem ser recarregados os extintores em que forem constatados vazamentos, diminuio de carga ou presso e vencimento de carga. HIDRANTES E MANGOTINHOS IMPORTANTE: Para recarga ou teste hidrosttico escolha uma firma IDNEA. Os hidrantes e mangotinhos devem ser mantidos sempre bem sinalizados e desobstrudos.

A caixa de incndio contm: Registro globo com adaptador, mangueira aduchada (enrolada pelo meio) ou ziguezague, esguicho regulvel (desde que haja condio tcnica para seu uso), ou agulheta, duas chaves para engate e cesto mvel para acondicionar a mangueira. mangotinho deve ser enrolado em "oito" ou em camadas nos carretis e pode ser usado por uma pessoa apenas. Seu abrigo deve ser de chapa metlica e dispor de ventilao.

Verifique se: a) A mangueira est com os acoplamentos enrolados para fora, facilitando o engate no registro e no esguicho; b) A mangueira est desconectada do registro; c) estado geral da mangueira bom, desenrole-a e cheque se no tem ns, furos, trechos desfiados, ressecados ou desgastados; d) registro apresenta vazamento ou est com o volante emperrado; e) H juntas amassadas; f) H gua no interior das mangueiras ou no interior da caixa hidrante, o que provocar o apodrecimento da mangueira e a oxidao da caixa. ATENO: Nunca jogue gua sobre instalaes eltricas energizadas. Nunca deixe fechado o registro geral do barrilete do reservatrio d'gua. (O registro geral do sistema de hidrantes localiza-se junto sada do reservatrio d'gua). Se for preciso fazer reparo na rede, certifique-se de que, aps o trmino do servio, o registro permanea aberto. Se a bomba de pressurizao no der partida automtica, necessrio dar partida manual no painel central, que fica prximo bomba de incndio. Nunca utilize a mangueira dos hidrantes para lavar pisos ou regar jardins. Mantenha sempre em ordem a instalao hidrulica de emergncia, com auxlio de profissionais especializados. INSTALAES FIXAS DE COMBATE A INCNDIO As instalaes fixas de combate a incndios destinam-se a detectar o incio do fogo e resfri-lo.

Os tipos so: a) Detector de fumaa; b) Detector de temperatura; c) Detector de chama; d) Chuveiro automtico: redes de pequenos chuveiros no teto dos ambientes;

e) Dilvio : gera um nevoeiro d'gua; f) Cortina d'gua: rede de pequenos chuveiro afixados no teto, alinhados para, quando acionados, formar uma cortina d'gua; g) Resfriamento: rede de pequenos chuveiros instalados ao redor e no topo de tanques de gs, petrleo, gasolina e lcool. Geralmente so usados em reas industriais; h) Halon: a partir de posies tomadas pelo Ministrio da Sade, o Corpo de Bombeiros tem recomendado a no utilizao desse sistema, uma vez que seu agente composto de CFC, destruidor da camada de oznio.

ILUMINAO DE EMERGNCIA A iluminao de emergncia, que entra em funcionamento quando falta energia eltrica, pode ser alimentada por gerador ou bateria e acumuladores (no automotiva). A iluminao de emergncia obrigatria nos elevadores. Faa constantemente a reviso dos pontos de iluminao. Baterias: As baterias devem ser instaladas acima do piso e afastadas da parede, em local seco, ventilado e sinalizado. Providencie a manuteno peridica das baterias, de acordo com as indicaes do fabricante; devem ser verificados seus terminais (plos) e a densidade do eletrlito.

ALARME DE INCNDIO Os alarmes de incndio podem ser manuais ou automticos. Os detectores de fumaa, de calor ou de temperatura acionam automaticamente os alarmes. O alarme deve ser audvel em todos os setores da rea abrangida pelo sistema de segurana. As verificaes nos alarmes precisam ser feitas periodicamente, seguindo as instrues do fabricante. A edificao deve contar com um plano de ao para otimizar os procedimentos de abandono do local, quando do acionamento do alarme. Sistema de Som e Interfonia Os sistemas de som e interfonia devem ser includos no plano de abandono do local e devem ser verificados e mantidos em funcionamento de acordo com as recomendaes do fabricante.

PORTAS CORTA-FOGO As portas corta-fogo so prprias para isolamento e proteo das rotas de fuga, retardando a propagao do fogo e da fumaa. Elas devem resistir ao calor por 60 minutos, no mnimo (verifique se est afixado o selo de conformidade com a ABNT). Toda porta corta-fogo deve abrir sempre no sentido de sada das pessoas.

Seu fechamento deve ser completo. Alm disso, elas nunca devem ser trancadas com cadeados ou fechaduras e no devem ser usados calos, cunhas ou qualquer outro artifcio para mant-las abertas. No se esquea de verificar constantemente o estado das molas, maanetas, trincos e folhas da porta.

ROTAS DE FUGA Corredores, escadas, rampas, passagens entre prdios geminados e sadas, so rotas de fuga e estas devem sempre ser mantidas desobstrudas e bem sinalizadas. IMPORTANTE: Conhea a localizao das sadas de emergncia das edificaes que adentrar. S utilize reas de emergncia no topo dos edifcios e as passarelas entre prdios vizinhos na total impossibilidade de se utilizar a escada de incndio. As passarelas entre prdios tem que estar em paredes cegas ou isoladas das chamas. LEMBRE-SE: sempre aconselhvel DESCER.

LIXEIRAS

As portas dos dutos das lixeiras devem estar fechadas com alvenaria, sem possibilidade de abertura, para no permitir a passagem da fumaa ou gases para as reas da escada ou entre andares do edifcio.

PRA-RAIOS Os pra-raios deve ser o ponto mais alto do edifcio. Massas metlicas como torres, antenas, guarda-corpos, painis de propaganda e sinalizao devem ser interligadas aos cabos de descida do pra-raios, integrando o sistema de proteo contra descargas eltricas atmosfricas. O pra-raios deve estar funcionando adequadamente. Caso contrrio, haver inverso da descarga para as massas metlicas que estiverem em contato com o cabo do pra-raios. Os pra-raios podem ser do tipo FRANKLIN ou GAIOLA DE FARADAY. O tipo Radioativo/Inico tem sua instalao condenada devido sua carga radioativa e por no Ter eficincia adequada. A manuteno dos pra-raios deve ser feita anualmente, por empresas especializadas, conforme instruo do fabricante. preciso observar a resistncia hmica do aterramento entre eltrodos e a terra (mximo de 10 ohm), ou logo aps a queda do raio.

EQUIPE DE EMERGNCIA A equipe de emergncia a Brigada de Combate a Incndio. uma equipe formada por pessoas treinadas com conhecimento sobre preveno contra incndio, abandono de edificao, pronto-socorro e devidamente dimensionada de acordo com a populao existente na edificao.

Cabe esta equipe a vistoria semestral nos equipamentos de preveno e combate a incndios, assim como o treinamento de abandono de prdio pelos moradores e usurios. A relao das pessoas com dificuldade de locomoo, permanente ou temporria, deve ser atualizada constantemente e os procedimentos necessrios para a retirada dessas pessoas em situaes de emergncia devem ser previamente definidos. A equipe de emergncia deve garantir a sada dos ocupantes do prdio de acordo com o "Plano de Abandono", no se esquecendo de verificar a existncia de retardatrios em sanitrios, salas e corredores. O sistema de alto-falantes ajuda a orientar a sada de pessoas; o locutor recebe treinamento e precisa se empenhar para impedir o pnico. A relao e localizao dos membros da equipe de emergncia deve ser conhecida por todos os usurios.

COMBATE A INCNDIOS

PRIMEIRAS PROVIDNCIAS O perceber um princpio de incndio, acione imediatamente o alarme e aja de acordo com o plano de evacuao. Logo a seguir, chame o Corpo de Bombeiros pelo TELEFONE 193. A uma ordem da Equipe de Emergncia, encaminhe-se sem correria, para a sada indicada e desa (NO SUBA) pela escada de segurana. NUNCA USE OS ELEVADORES. Se tiver que atravessar uma regio em chamas, procure envolver o corpo com algum tecido molhado no-sinttico. Isso dar proteo ao seu corpo e evitar que se desidrate. Proteja os olhos e a respirao; so as partes mais sensveis, que a fumaa provocada pelo fogo pode atingir primeiro. Use mscara de proteo ou, no mnimo, uma toalha molhada no rosto.

MTODOS DE EXTINO DO FOGO

H trs meios de extinguir o fogo: Abafamento: Consiste em eliminar o comburente (oxignio) da queima, fazendo com que ela enfraquea at apagar-se. Para exemplificar, basta lembrar que quando se est fritando um bife e o leo liberado entra em combusto, a chama eliminada pelo abafamento ao se colocar a tampa na frigideira. Reduziu-se a quantidade de oxignio existente na superfcie da fritura. Incndios em cestos e lixo podem ser abafados com toalhas molhadas de pano no-sinttico. Extintores de CO2 so eficazes para provocar o abafamento. Retirada do Material: H duas opes de ao na retirada de material: a) Retirar o material que est queimando, a fim de evitar que o fogo se propague; b) Retirar o material que est prximo ao fogo, efetuando um isolamento para que as chamas no tomem grandes propores.

Resfriamento: O resfriamento consiste em tirar o calor do material. Para isso, usa-se um agente extintor que reduza a temperatura do material em chamas. O agente mais usado para combater incndios por resfriamento 'a gua.

CLASSES DE INCNDIO E AGENTES EXTINTORES Quase todos os materiais so combustveis; no entanto, devido a diferena na sua composio, queimam de formas diferentes e exigem maneiras diversas de extino do fogo. Convencionou-se dividir os incndios em quatro classes. Veja TABELA DE CLASSES A SEGUIR:

TABELA DE CLASSES DE INCNDIO E DOS AGENTES EXTINTORES MAIS USADOS CLASSES DE INCNDIO TIPOS DE EXTINTORES GUA PRESSURIZADA GSCARBNICO ESPUMA PQUMICO SECO "A"De superfcie e profundidade planos: lixo, fibras, papis, madeiras etc. SIMExcelente eficincia NONo tem eficincia NOInsuficiente NONo tem eficincia "B"De superfcie Querosene:Gasolina, leos, tintas, graxa, gases, etc. NONo tem eficincia SIMBoa eficincia SIMtima eficincia jogar indiretamente SIMtima eficincia "C"Equipamentos eltricos energizados NONo tem eficincia SIMtima eficincia NOPerigoso, conduz eletricidade SIMBoa eficincia, contudo, pode causar danos em equipamentos danificados "D"Materiais pirofricos:Motores de carro. NOObs.: poder ser usado gua em ltimo caso (se no houver PQS) NO NO SIM COMO OPER-LOS a) Puxe a trava, rompendo o lacreb) Aperte o gatilhoc) Dirija o jato base do fogo a) Retire o grampob) Aperte o gatilhoc) Dirija o jato base do fogo a) Vire o aparelho com a tampa para baixob) Dirija o jato base do fogo a) Puxe a trava, rompendo o lacre ou acione a vlvula do cilindro de gs (pressurizvel)b) Aperte o gatilho ou empunhe a pistola difusorac) Ataque o fogo EFEITO Resfriamento Abafamento Abafamento e Resfriamento Abafamento O USO DOS HIDRANTES So necessrias, no mnimo, duas pessoas para manusear a mangueira de um hidrante. A mangueira deve ser acondicionada na caixa de hidrante em funo do espao disponvel para manuse-la, a fim de facilitar sua montagem para o combate ao fogo.

O USO DOS EXTINTORES Instrues para o uso de extintor de gua pressurizada. Repare se no extintor tem tudo o que est descrito:

1. Etiqueta ABNT 2. Etiqueta de advertncia 3. Etiqueta indicativa de operao 4. Recipiente 5. Bico ejetor 6. Orifcio para alvio de presso 7. Tampa com junta de vedao interna 8. Cilindro e gs 9. Etiqueta indicativa de classe

1. Etiqueta ABNT 2. Etiqueta de advertncia 3. Etiqueta indicativa de operao 4. Recipiente 5. Tubo sifo 6. Manmetro 7. Gatilho 8. Difusor 9. Mangueira 10. Ala de transporte 11. Trava de segurana 12. Etiqueta indicativa da classe IMPORTANTE: 1. O extintor de gua pressurizada indicado para aplicaes em incndio "CLASSE A"; 2. Por serem condutoras de eletricidade, a gua e a espuma no podem ser utilizadas em incndios de equipamentos eltricos energizados (ligados na tomada). A gua e a espuma podem provocar curto-circuitos; 3. O extintor de gua pressurizada no indicado para combate a incndio em lcool ou similar. Nesse caso, o agente extintor indicado o P Qumico.

Extintores de Espuma A espuma um agente indicado para aplicao em incndios "CLASSE A e CLASSE B". Os extintores tm prazo mximo de utilizao de cinco anos, dentro da validade da carga e/ou do recipiente. Instrues para uso do Extintor de Espuma 1. Leve o aparelho at o local do fogo; 2. Inverta a posio do extintor (FUNDO PARA CIMA) 3. Dirija o jato contra a base do fogo Obs.: Se o jato de espuma no sair, revire-o uma ou duas vezes, para reativar a mistura. Gs Carbnico O gs carbnico, tambm conhecido como dixido de carbono ou CO2, mau condutor de eletricidade e, por isso, indicado em incndios "CLASSE C". Cria ao redor do corpo em chamas uma atmosfera pobre em oxignio, impedindo a continuao da combusto. indicado tambm para combater incndios da "CLASSE B", de pequenas propores.

Instrues para o uso do Extintor de CO2 1. Retire o pino de segurana que trava o gatilho 2. Aperte o gatilho e dirija o jato base do fogo. P Qumico Seco (PQS) O extintor de P Qumico Seco recomendado para incndio em lquidos inflamveis ("CLASSE B"), inclusive aqueles que se queimam quando aquecidos acima de 120 C, e para incndios em equipamentos eltricos ("CLASSE C"). O extintor de P Qumico Seco pode ser pressurizvel Instrues para uso do Extintor de P Qumico Seco Pressurizvel 1. Puxe a trava de segurana para trs ou gire o registro do cilindro (ou garrafa) para a esquerda, quando o extintor for de P Qumico com presso injetvel 2. Aperte o gatilho 3. Dirija o jato contra a base do fogo procurando cobrir toda a rea atingida com movimentao rpida.

ROTEIRO DE TESTES E VERIFICAES Estes so os cuidados bsicos que voc deve tomar para evitar o fogo e estas so as providncias necessrias em caso de incndio. Para obter informaes mais detalhadas quanto segurana de seu edifcio, procure o CONTRU, ou o Servio de Atividades Tcnicas do Corpo de Bombeiros. Voc receber toda a orientao para preveno e manuteno dos sistemas de proteo contra incndios.

EQUIPAMENTOSINSTALAO-SERVIO VERIFICAES ETESTES PERIODICIDADE Rotas de Fuga Desobstruo Diria Portas Corta-Fogo Fechamento Diria Lubrificao, calibragem, vedao, oxidao Semestral Pressurizao/Exausto Funcionamento Mensal Instalao Eltrica Verificao geral Mensal Carga Incndio Quanto a materiais manipulados/estocados (industrial/comercial) Diria Pra-Raios Verificao geral Anual Aps reparos reformas Semestral Sinais de corroso e aps descargas atmosfricas Corrigir de imediato Iluminao de Emergncia Funcionamento, aclaramento, balizamento Semanal Funcionamento do sistema por uma hora Trimestral Deteco Funcionamento: baterias e mediao Conforme indicao do fabricante Alarme Funcionamento e audibilidade Semanal Carga de baterias ou gerador Trimestral Extintores Verificao: obstruo, lacre, manmetro, vazamentos, bicos e vlvulas Diria Recarga: aps utilizao, se despressurizado, material empedrado e aps teste hidrosttico De imediato Mesmo se no usado Tipo espuma Anual Tipo p qumico e gua Anual Se houver diferena de peso que exceda: 50% tipo p qumico e gua Anual 10% tipo CO2 Anual Teste hidrosttico Quinzenal Hidrantes Funcionamento, registro de recalque, registro globo, esguicho, mangueiras Mensal Instalaes Fixas Automticas (SPRINKLER) Depende do tipo Conforme indicao do fabricante

You might also like