You are on page 1of 18

Prezado(a) aluno(a). Nesta Unidade III, abordaremos o ambiente virtual Uniube On-Line.

1 - Realize a leitura do texto-base desta unidade III O Ambiente Virtual de Aprendizagem Uniube On-line, que est disponvel na ferramenta Biblioteca do Componente. 2 - Acesse a Terceira Aula UNIDADE III O Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) Uniube On-line pela ferramenta AULAS. 3 - Em um curso a distncia, importante voc se apresentar aos seus colegas. Para isso, preencha seu Perfil. Sempre que voc acessa o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) Uniube On-line informando usurio e senha, voc tem disponvel, na primeira tela, o Tutorial que explica como preencher o Perfil. Sempre que quiser acess-lo, este estar tambm disponvel no Menu Interatividade, no topo da tela do AVA. Trace o seu perfil, falando sobre onde mora, sobre o que gosta e o que faz, enfim, apresente-se ao grupo. Voc poder, ainda, comentar sobre seus hobbies. Aproveite os recursos do AVA para conhecer os demais participantes, inclusive seu professor-tutor (esto todos l, na ferramenta Perfil). No se esquea de colocar uma foto (se tiver dvidas com a ferramenta, consulte o Tutorial do ambiente AVA). 4 - No Dirio de Bordo, voc dever registrar as suas expectativas em relao ao curso. Conte o que levou voc a escolher este curso e qual a relao que ele tem com sua vida profissional. Para acessar o Dirio de Bordo, observe o menu esquerda da Sala de Aula Virtual. Basta acess-lo e escolher a opo Inserir novo dirio de bordo. No se esquea de deixar a opo Visualizao definida em Todos, para que todos ns possamos ver. 5 - Participe do Frum On-line: Contribuies para Netiqueta. Considere o que aprendeu sobre netiqueta com a leitura realizada do Texto Complementar da Unidade I deste Componente (Ambientao On-line) e com outras leituras que tenha realizado. Retome a leitura do referido texto complementar, se necessrio. Pense em outras regras e valores que voc considera serem importantes para a definio da comunidade virtual de aprendizagem do nosso curso e participe deste segundo frum. Discuta com os demais participantes sobre este que um importante assunto da rea de estudos a distncia em Ambientes Virtuais de Aprendizagem. 6 - Realize, agora, as Atividades de Aprendizagem e responda s Questes de Avaliao Continuada.

ORIENTAES DE ESTUDO UNIDADE II

Prezado(a) aluno(a). Daremos prosseguimento aos estudos deste componente a partir das atividades, a seguir. Dedique-se a seus estudos, procurando criar constantemente novos conhecimentos a partir da experincia de aprendizagem que est vivenciando. 1 - Faa a leitura do texto-base desta Unidade disponvel na Biblioteca do Componente no AVA: Polak (2010) Componentes do Sistema de EAD UNIUBE 2 - Acesse a Segunda Aula Componentes do sistema de EAD, pela Ferramenta Aulas. 3 - Prossiga com sua participao no primeiro Frum Introduo EAD: expectativas e possibilidades, considerando aspectos da infraestrutura de EAD pela qual voc est iniciando seus estudos. 4 - Acesse a Biblioteca do Componente e leia o seguinte artigo: Polak et al (2008): Referenciais de Qualidade para cursos de EAD: dificuldades e desafios. 5 - Registre no Dirio do Bordo do AVA as anotaes referentes s leituras realizadas, compartilhe com os colegas e procure aprimorar sua aprendizagem empenhando-se em realizar as atividades com ateno.

A educao a distncia e o ambiente virtual de aprendizagem

ORIENTAES DE ESTUDO UNIDADE I

Prezado(a) aluno(a). Seja bem-vindo a este componente que tem como objetivo introduzi-lo no universo da educao a distncia. Sua participao, neste momento, ser feita a partir das orientaes de estudo, que devero ser observadas com ateno. As orientaes esto subdivididas por unidade - a Unidade I ser cumprida na primeira semana e as Unidades II e III na segunda semana. Cada unidade prope duas ou trs atividades que exigiro leituras e acessos s ferramentas do AVA. No deixe de observar os prazos para a realizao dessas atividades. Unidade I Iniciaremos nossos estudos pelas concepes de EAD e pelo debate sobre essa modalidade de educao, considerando seu panorama atual no Brasil.

Voc dever cumprir os passos a seguir, nesta primeira semana, para que consiga alcanar os objetivos previstos na Unidade I deste componente. Tais passos correspondem a um conjunto de atividades integradas que incluem a leitura de textos didticos, o acesso s telas das aulas correspondentes ao contedo que est sendo abordado, a participao em fruns virtuais e a resoluo de questes que lhe permitiro realizar sua autoavaliao. Para tanto: 1 - Acesse a ferramenta Biblioteca do Componente no AVA e faa a leitura do primeiro texto-base Introduo Educao a Distncia. Ressaltamos que, nessa ferramenta do AVA, voc encontrar os contedos que lhe permitiro ampliar seus conhecimentos sobre o tema EAD. 2 - Abra as telas das aulas que esto disponveis na ferramenta AULAS do AVA (A educao a distncia e o ambiente virtual de aprendizagem). 3 - Inicie sua participao no primeiro frum temtico Introduo EAD: expectativas e possibilidades. Voc, agora, ter a oportunidade de dar incio ao

seu processo de construo do conhecimento de forma colaborativa e em rede. Discuta com seus colegas e professores-tutores sobre o que estudou at este momento. Aproveite para falar sobre suas experincias anteriores em EAD, caso possua. 4 - Leia o texto complementar desta unidade, Ambientao On-line, que est disponvel na Biblioteca do Componente e mantenha-se ativo no Frum. Compare o que est nesse texto com o que foi lido no texto-base desta primeira Unidade (Introduo Educao a Distncia) e aproveite o ambiente do frum para discutir questes como: em que um texto complementa o outro? que aspectos lhe chamaram a ateno em um e outro texto? que outras consideraes poderiam ser feitas? 5 - Realize as Atividades disponveis na ferramenta Avaliao Continuada (Questes Abertas) do AVA. Bons estudos.

Introduo aos estudos na modalidade a distncia UNIDADE I A educao a distncia e o ambiente virtual de aprendizagem

Introduo educao a distncia


Ymiracy Polak Luiz Fernando Ribeiro de Paiva Prezado(a) aluno(a). O componente Introduo aos estudos na modalidade a distncia tem por finalidade lev-lo(a) a conhecer a metodologia de Educao a Distncia (EAD) e a auxili-lo a utilizar o Ambiente Virtual de Aprendizagem Uniube On-Line. Os contedos nela apresentados objetivam incentivar, motivar e facilitar o processo de ensino/aprendizagem no qual voc, como aluno(a), poder ampliar seus conhecimentos segundo seu ritmo e disponibilidade de tempo. Voc est matriculado(a) num curso cuidadosamente elaborado por professores devidamente qualificados. O material didtico segue as abordagens construtivista e socioconstrutivista, segundo as quais voc o sujeito responsvel pela sua aprendizagem e o docente, um facilitador ou orientador do processo, conforme recomenda o paradigma educacional emergente. Segundo este paradigma:

no apenas a reteno dos contedos; ilimitado, graas ao aporte das tecnologias. O design educacional, ora apresentado, possibilitar, a voc, a aprendizagem significativa, ou seja, o conhecimento a ser assimilado far sentido, uma vez que ser baseado em conceitos relevantes e que j existem em sua estrutura cognitiva. Os contedos a serem trabalhados esto divididos em trs partes:

er como transitar no Ambiente Virtual de Aprendizagem AVA.

1. A educao a distncia na Uniube Diferentemente dos cursos na modalidade presencial, na EAD voc pode estudar em diferentes locais e horrios, seguindo o seu ritmo de aprendizagem; em virtude disso, esta modalidade educativa caracterizada pela flexibilidade e por ter voc como sujeito principal do processo, ou seja, que assume o processo de construo do conhecimento. Desta forma, voc poder participar do processo de ensino e aprendizagem conforme o seu prprio ritmo. No entanto, apesar desta flexibilidade, a EAD exige de voc muita disciplina, organizao de sua agenda e obedincia ao cronograma de atividades prefixado pela UNIUBE. Alm destas exigncias, preciso que leia com ateno o material didtico e informativo entregue a voc no momento de sua matrcula no curso, bem como de seu plano de estudo, o qual dever ser seguido rigorosamente. Ressaltamos que:
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) Uniube On-Line e, no seu interior, com os tutoriais os quais minimizaro ou elucidaro suas dvidas. Ou ainda, presencialmente, no polo, com o professor tutor e o preceptor; On-Line, ou no polo, voc poder interagir com o professor e seus colegas; desta forma, a Uniube assegura que voc faa parte de um grupo e vivencie uma Comunidade Virtual de Aprendizagem, e, consequentemente, uma aprendizagem colaborativa e em rede; o a distncia, voc assumir novos papis, responsabilidades e atitudes; disponibilidade para aprender; s, avaliaes de aprendizagem, nos quais sua frequncia obrigatria, conforme requisitos de Instrumentos de Avaliao do SEED/MEC. 3

No seu percurso de construo do conhecimento, na modalidade de EAD, necessria uma participao ativa em todas as atividades propostas neste componente. Leia com ateno o seu contedo programtico. Para entendermos o que a educao a distncia e iniciarmos nossa jornada de estudo, devemos tentar responder a algumas perguntas: as razes para se estudar a distncia?

Vejamos algumas consideraes sobre as possveis respostas para essas perguntas. 1.1 Quem estuda a distncia? Podemos observar que a clientela que procura cursos ofertados na modalidade da educao a distncia difere em muito daquela que busca os cursos tradicionais. Neste ponto, interessa-nos apontar as pesquisas de Otto Peters (2001), que levantaram as caractersticas bsicas dos estudantes da EAD: encaram os estudos de uma forma diversa daquela seguida por aqueles que esto iniciando-se na vida acadmica; nte de estudo experincias profissionais que influenciam no modo como iro estudar; suas atividades profissionais e que impedimentos os mais diversos no lhes permitem frequentar os ambientes acadmicos tradicionais; possibilidade de desenvolverem seus estudos acadmicos. Alguns deles esto tendo a sua primeira chance; ada por pessoas em ascenso e que necessitam completar seus estudos elevando seu status social ou profissional; tendo o que pode ser considerada a ltima chance de completar sua formao; 4

existem, ainda, aquelas pessoas que esto impedidas pelos seus afazeres pessoais, como as donas de casa, presidirios, deficientes ou portadores de doenas, e s quais no se pode negar o acesso educao. 1.2 Quais so as razes para se estudar a distncia? Pesquisas desenvolvidas junto a diversas pessoas matriculadas em cursos ofertados na modalidade EAD nos permitem levantar as razes alegadas, que justificam a adoo desta opo. Por esta modalidade de educao, possvel obter a: por residirem em locais sem acesso a centros educacionais, tenham pendncias sociais, ou daquelas que apresentem problemas de deficincia fsica e no possam frequentar os ambientes acadmicos presenciais; profissionais e sociais; estudos independentes, estudos de formao complementar, estudos tcnicos, estudos em reas tecnolgicas, graduao e ps-graduao, com acesso facilitado e custos menores que aqueles praticados nos ambientes presenciais. 1.3 Como estudar a distncia com mediao tecnolgica? Aps ter feito sua escolha de ser um participante de um curso ofertado na modalidade EAD, preciso que saiba como sero ofertados os contedos e como dever estudlos. Ao tomar esta deciso, voc dever estar consciente de que passar a ter o controle e, ao mesmo tempo, maiores responsabilidades sobre a construo de seu conhecimento. Lembre-se de que uma das caractersticas principais da educao a distncia permitir que voc seja o sujeito do processo, que voc estude da forma que lhe parea mais adequada, no tempo que quiser, onde quiser, como quiser. Portanto, as 5

decises, agora, no estaro totalmente delegadas apenas aos professores e tutores, mas exigiro de voc uma postura pr-ativa, e que seja o responsvel por sua aprendizagem, autonomia e independncia. Este percurso, voc o far em espaos sncronos e assncronos1.
1 Sncrono: que acontece em tempo real; Assncrono: as aes acontecem em momentos diferentes, como em um frum, em que uma mensagem postada ser lida em um momento subsequente.

2 Motivao Motivar-se significa manter o foco e manter vivos e acesos os motivos que o(a) levaram a iniciar o curso, e a definir metas e objetivos. Mantenha-se motivado(a), pois isto importante para que esteja pronto para enfrentar as dificuldades. Procure, quando necessrio, seu tutor e colegas e lembre-se, sempre, de que no h prmio sem luta.

Nos ambientes colaborativos, observamos um desprendimento com relao socializao dos conhecimentos, das novidades percebidas por voc e logo repassadas a todos os participantes do ambiente virtual Uniube On-Line. Nestes locais, as deficincias fsicas, os problemas raciais e diferenas culturais so minimizados, favorecendo a participao ativa nas atividades de ensino/aprendizagem. Neles, voc ajuda e ajudado(a) pelos demais participantes. As instituies que trabalham com EAD adotam metodologias diversificadas e adequadas ao desenvolvimento do aluno em sua individualidade e para o trabalho coletivo. Buscam a melhor forma de oferecer os cursos e orientam os alunos nos estudos a distncia, alertando-os para a importncia de estabelecer objetivos e mobilizar-se para que esses objetivos sejam alcanados. Assim, essas instituies: ividades de aprendizagem; motivado2;

-se para eliminar as dificuldades de aprendizagem;

para o cumprimento dos cronogramas propostos. 6

1.4 Educao a Distncia na UNIUBE Sensvel s inovaes tecnolgicas em curso, a UNIUBE centrou as suas preocupaes na modalidade inovadora de Educao a Distncia, dado que compreende a EAD como uma modalidade de ensino que difere do ensino presencial, que possui legislao e polticas prprias, devendo, consequentemente, ser vista sob diversas perspectivas, a saber: a pedaggica, a socioeconmica, a poltica e a tecnolgica. De acordo com o Artigo 1, do Decreto 5.622/2005:
caracteriza-se a educao a distncia como modalidade educacional na qual a mediao didtico-pedaggica nos processos de ensino e aprendizagem ocorre com a utilizao de meios e tecnologias de informao e comunicao, com estudantes e professores desenvolvendo atividades educativas em lugares ou tempos diversos. ( Decreto 5622 de 19/12/2005).

Na Uniube Virtual, esta modalidade educativa e de aprendizagem enriquecida pela articulao efetivada entre alunos e professores, alunos e seus pares, alunos e colaboradores, entre o polo e a sede. Essa articulao assegurada pela comunicao mediada pelas Tecnologias de Informao e Comunicao (TICs), que, por sua vez, oportunizam o trabalho multidisciplinar e em rede, mediante a criao e a consolidao das comunidades virtuais de aprendizagem. Alm do suporte miditico, ou tecnolgico, voc, como aluno(a), contar ainda com o suporte de material didtico impresso e on-line, elaborados exclusivamente para voc, acrescidos de um acervo presente no polo de ttulos e peridicos de alta relevncia para sua formao profissional. Com a presena de profissionais altamente qualificados, que respondero pela produo do material didtico, pela realizao dos seminrios, pelas avaliaes, ou seja, por todo o seu processo de aprendizagem. Antes de iniciar o seu percurso, voc dever receber: guias de estudo: estes guias contaro com orientaes referentes ao como estudar na educao a distncia, com as orientaes especficas de cada componente e curso, manuais de orientao, nomes e endereos dos responsveis por cada etapa de seu curso, os quais devero ser acionados por voc em caso de dvidas; livros-textos: materiais produzidos por professores altamente qualificados, especialmente para voc, e pensando em voc como principal agente de seu desenvolvimento; iente Virtual de Aprendizagem Uniube On-Line: sobre a estrutura e funcionamento do sistema EAD-UNIUBE. Para uma melhor compreenso, leia o Manual do Aluno. Lembre-se: nunca se sinta sozinho(a) na caminhada! Estaremos com voc em cada etapa, ajudando-o(a) a vencer cada obstculo. Desta forma, a Uniube Virtual acompanha e apoia voc, com o objetivo de assegurar o alcance dos seus objetivos. Este acompanhamento se concretiza nas orientaes referentes (ao): o autoestudo;

pessoais e seu ritmo;

Saiba que, embora seu curso seja ofertado a distncia, ele tem a mesma carga horria do ofertado de forma presencial, exigindo-lhe mais disciplina, para que possa atender s exigncias legais, ao tempo em que desenvolver em voc maior autonomia, uma vez que todo o processo ser centrado em voc, como aluno(a), e no mais no ensino, como se d no ensino tradicional. 8

Os contedos nos cursos ofertados a distncia podem ser desenvolvidos de forma sncrona e assncrona. Na forma sncrona, corresponde aos momentos em que a interatividade se d em tempo real, como nos seminrios, oficinas e chats. Os assncronos, quando a comunicao no ocorre em tempo real, como nas web aulas, teleaulas, fruns etc. Contudo, independente de como sejam ofertados os contedos, voc contar sempre com o apoio de professores, preceptores e outros. Na EAD, voc contar com momentos interativos e ter acesso direto a bancos de contedos obrigatrios e complementares, trabalho colaborativo, atividades presenciais e on-line, publicao de trabalhos, comunicao com seus colegas e com seus professores, dentro de uma nova concepo de tempo e de espao. Nos cursos a distncia, voc ser submetido a avaliaes frequentes, nas quais poder obter xito ou no, como ocorre nos cursos presenciais. Os momentos avaliativos podero ser de trs tipos:

A avaliao somativa realizada ao final de um determinado perodo de atividades educacionais para verificar, por meio de diferentes instrumentos, se os objetivos foram alcanados, tomando por base critrios e padres pr-definidos. A partir da avaliao somativa chegam-se aos conceitos e s notas que levam determinao da condio do educando em determinada etapa do curso e tomada de decises acadmicas. Na avaliao formativa, a identificao dos objetivos alcanados ou no alcanados no decorrer de um processo de ensino-aprendizagem permite reorientar este processo em funo das informaes obtidas com a avaliao e promover a recuperao da aprendizagem (PAIVA, 2008). A avaliao formativa consiste no fornecimento de informaes que sero utilizadas na melhoria do desempenho do aluno durante seu processo de aprendizagem. A avaliao somativa refere-se s informaes no final desse processo (DEPRESBITERIS, 2005, p. 54). 9

O seu ingresso nos cursos a distncia se d mediante teste seletivo, seguido de matrcula, e seu percurso depender de voc (ritmo, tempo ou outros). O tempo de durao do percurso, ou seja, de durao do curso, preconizado por lei, o qual poder ser cumprido linearmente ou com interrupes, podendo rematricular-se quando lhe aprouver, desde que no ultrapasse o tempo de afastamento. Para maior compreenso do processo, por favor, leia o Manual do Aluno. 2. O perfil do aluno da EAD Certamente para voc, aluno ou aluna de um curso na modalidade a distncia, o estudo um valor que faz parte dos seus planos de vida. No Brasil, o aluno de EAD, em sua maioria, um adulto que j exerce inmeros papis sociais na famlia e na sociedade e espera que seus conhecimentos e a sua experincia sejam levados em conta nos seus estudos. Como um profissional que j atua no mercado de trabalho e exerce outras atividades, a grande maioria dos alunos de EAD necessita compatibilizar horrio de trabalho e estudo, e opta pela EAD, porque compreende que esta modalidade oferece flexibilidade, tanto em relao aos espaos quanto aos horrios das atividades. Se voc se identifica, no todo ou em parte, com o perfil descrito anteriormente, voc faz parte desse grupo de pessoas que vem contribuindo para o crescimento do nmero de alunos de EAD no Brasil e no mundo. Se voc um jovem egresso do Ensino Mdio que ainda no tem necessidade de conciliar estudo e trabalho, podendo escolher entre fazer um curso presencial ou um curso a distncia e, ainda assim, optou pela EAD porque voc acredita em uma nova forma de aprendizagem. Esta nova forma de estudar o(a) desafia e estimula sua autonomia e, por isso mesmo, tornou-se-lhe atraente e prazerosa. Para que possa desfrutar das vantagens de uma modalidade de educao que vai at onde voc est, voc precisa fazer a sua parte e compreender que o seu sucesso depender, sobretudo, de seu esforo pessoal. Para isso, ser indispensvel que desenvolva algumas habilidades e assuma algumas atitudes, entre elas: 10

aprenda a pesquisar e a selecionar informaes relevantes para ampliar seus conhecimentos;

-se sempre, como responsvel por sua aprendizagem; ambiente virtual de aprendizagem;

-se em desenvolver estratgias de estudo autnomo; -se para cumprir cronogramas de realizao de trabalhos; -se a planejar o tempo para estar presente aos encontros presenciais obrigatrios que ocorrem nos polos de apoio presencial; -se para realizar as avaliaes presenciais, tirando o maior proveito possvel das leituras indicadas no material didtico; rsistente e cultive a sua motivao para o alcance do sucesso no curso. A partir dessas sugestes, voc, aluno(a) de um curso na modalidade EAD, poder fazer a avaliao de seu perfil, e identificar, entre as suas caractersticas pessoais, aquelas que representam os seus pontos fortes e aquelas que precisam ser trabalhadas; os hbitos e atitudes que j fazem parte de sua vida e aqueles que devem ser incorporados ao seu cotidiano, para que voc seja um(a) aluno(a) bemsucedido(a). E lembre-se: voc no est sozinho(a) nesta caminhada! H uma equipe de professores da Universidade de Uberaba trabalhando para que receba as orientaes necessrias, para desenvolver seus estudos com bom aproveitamento. 3. Como estudar em EAD 3.1 Orientaes para estudo em cursos on-line -se para estudar: para tanto, preciso que haja automotivao e autodisciplina que so caractersticas importantes para alunos de cursos a distncia. A liberdade e a flexibilidade deste tipo de curso exigem responsabilidade, organizao e disciplina para acompanhar o processo. Organize sua agenda. Determine dias e horrios para o estudo. 11

Estude os contedos: grande parte deles apresentada por meio de textos, mas cada vez mais frequente encontr-los tambm em vdeos, apresentaes com udio, animaes etc. Leia, assista e oua, atentamente, cada um desses materiais, procurando identificar as ideias centrais. Anote as dvidas e questionamentos que surgirem. Destaque as ideias que mais lhe chamarem a ateno. Leve tudo isto para os momentos de discusso com o docente e o grupo. e levantem algumas questes para reflexo e discusso com a turma. Isto dinamiza a troca de informaes e opinies no contexto de uma comunidade virtual de aprendizagem. Se desejamos receber, precisamos tambm estar dispostos a contribuir. Ento, no se limite a ler as postagens dos colegas e do professor, participe da discusso. Envie as dvidas, questionamentos, opinies ou informaes que voc julgar relevantes. Informaes alimentam o debate e contribuem para o aprendizado coletivo. Alm disto, sua dvida pode ser a dvida de outros colegas, e, ao coloc-la para o grupo, voc estar permitindo o esclarecimento diante de todos. profissional) so relevantes. Ento, sempre que fizer sentido, recorra a elas (situaes profissionais vivenciadas, estudos e leituras j feitas etc.) para ilustrar um caso, exemplificar uma situao ou contribuir, trazendo o pensamento de outro autor. On-Line para contatar os professores e outros colegas do curso. Leia o Manual do Aluno, isso de grande importncia. Para trabalhar no AVA, preciso conhecer as regras de etiqueta para a convivncia na Internet. Lembre-se delas toda vez que for interagir e se comunicar em ambientes virtuais, dentro e fora do curso. Este um assunto abordado no texto complementar desta Unidade I que est disponvel na ferramenta Biblioteca do Componente. Entregue as atividades de cada componente dentro dos seus respectivos prazos. O professor estar sua disposio para responder perguntas e sanar dvidas durante o perodo em que ocorrer o componente. Aps a concluso do componente, voc continuar tendo acesso ao material e poder at mesmo responder aos desafios, mas o professor no estar mais sua disposio. Antes de dar suas contribuies sobre um determinado assunto no frum, por e-mail ou em qualquer outra ferramenta, procure olhar os materiais que o professor 12

relacionou com a aula e faa as leituras, assim voc no corre o risco de fazer um comentrio descontextualizado. Em geral, sugerimos ao aluno que se dedique, em mdia, uma hora por dia ao curso. Desta forma, possvel se organizar para realizar as leituras, atividades e pesquisas sugeridas no curso. Programar estudos e pesquisas extras que achar necessrias. Acompanhar o desenvolvimento dos debates (e demais atividades) pelas mensagens postadas pelos professores e colegas, alm de oferecer suas contribuies. Em todos os componentes, voc pode imprimir o material didtico para poder estudar sem estar conectado Internet. Alm disto, na midiateca, sempre so indicados links, vdeos e outros materiais complementares de contedos. Para facilitar os estudos, crie no seu computador uma pasta com o nome do curso e, dentro dela, uma pasta com o nome de cada um dos componentes. Salve, nesta pasta, os materiais que possam ser baixados. Clique no boto Favoritos do seu navegador e crie uma pasta com o nome do curso para poder criar sua prpria midiateca. Esteja sempre em dia com os seus estudos. Se voc for disciplinado e pontual, ver que fcil acompanhar o curso. Entretanto, se voc deixar acumular componentes e atividades a fazer, pode chegar um momento em que o volume de trabalhos pendentes o desanime a continuar. No deixe isso acontecer! Sempre que precisar, pea orientao Coordenao ou ao professor do componente em andamento. Nos seus momentos de pesquisa e estudo, ao encontrar materiais (sites, artigos, blogs etc.) interessantes e que aprofundem o conhecimento sobre um determinado tema estudado no curso, compartilhe a informao com os colegas e docente, disponibilizando o link ou o texto. Esta uma atitude pr-ativa com o conhecimento do grupo. Todas essas informaes so muito importantes para que um aluno de curso on-line seja bem-sucedido, mas no s isso. Voc sabia que existem "regras de etiqueta" para uma boa convivncia na Internet? Pois , existem! O nome disso Netiqueta. E esse ser o nosso futuro assunto. 4. Sintetizando Para estudar em educao a distncia, voc no pode deixar de saber: na modalidade de Educao a Distncia, voc deve conhecer e lembrar sempre de todas 13

as exigncias do curso que est estudando. Qualquer que seja a metodologia adotada por sua instituio. Este fato ressaltado por Palloff e Pratt (2004, p.87) ao enfatizarem que a boa orientao do aluno e a comunicao com tutores e coordenadores traz a mesma hiptese: ampliar o potencial educacional tanto na sala de aula on-line quanto para o aluno on-line. Para tanto, preciso que voc, antes de iniciar o seu percurso, saiba sobre alguns aspectos fundamentais da EAD, para que possa ser um bom aluno e possa alcanar os objetivos propostos em seu curso. Portanto, imprescindvel que voc: 1. saiba trabalhar no Ambiente Virtual de Aprendizagem Uniube On-Line e usar a Internet; 2. armazene informaes em seu computador; 3. organize e gerencie seu tempo; 4. compreenda as diferenas entre aluno presencial e aluno on-line; 5. tenha iniciativa e seja participativo; 6. respeite colegas, tutores e cumpra as regras de netiqueta; 7. seja responsvel com a postagem de atividades; 8. defina suas dvidas para escolher os melhores caminhos soluo dos problemas. muito importante ressaltar que, na Educao a Distncia, no se pode deixar de ser participativo, apesar de ser a distncia; no significa que o trabalho seja solitrio e desamparado; imprescindvel a troca de experincia e conhecimentos entre educador e educando.

Por isso, educar para um outro mundo possvel educar para conscientizar (Freire,1997), para desalienar, para desfetichizar. tambm educar para ruptura, para a rebeldia, para recusa, para dizer no, para gritar, para sonhar com outros mundos possveis, denunciando e anunciando. O ncleo central da concepo neoliberal da educao a negao do sonho e da utopia. Por esse motivo, uma educao para um outro mundo possvel , sobretudo, a educao para o sonho, a educao para esperana. .A educao, nesse sentido, pode favorecer a construo de uma outra lgica, atravs da formao da conscincia crtica, contra a educao consumista, contra a degradao ambiental, as desigualdades, a violncia, valorizando e assumindo os direitos humanos, a diversidade cultural, a participao de todos na vida social e nos processos decisrios. . No se pode mudar o mundo sem mudar as pessoas: mudar o mundo e mudar as pessoas so processos interligados. Mudar o mundo depende de todos ns: preciso que cada um tome conscincia e organiza-se em multides. Para Gadotti (2000) educar para um outro mundo possvel exige dos educadores um compromisso pela desmercantilizao da educao e uma postura tico-eco-pedaggica

de escuta do universo, do qual todos ns somos parte constituinte. Os educadores no devem dirigir-se apenas a alunos ou educandos, mas aos habitantes do planeta, considerando-os como cidados da mesma mtria (OSullivan, 2004; Boff, 1995). . Segundo Gadotti (2001), a terra nosso primeiro grande educador. Por isso, educar para um outro mundo possvel tambm educar para encontrar nosso lugar na histria, no universo. educar para paz, para os direitos humanos, para justia social e para diversidade cultural, contra o sexismo e o racismo. educar para conscincia planetria. educar para que cada um de ns encontre o seu lugar no mundo, educar para pertencer a uma comunidade humana planetria, para sentir profundamente o universo. educar para viver no cosmo, ampliando nossa compreenso da Terra e do Universo. educar para ter uma perspectiva csmica. S assim poderemos entender mais amplamente os problemas da desertificao, do desflorestamento, do aquecimento global e dos problemas que atingem humanos e os animais. Educar para um outro mundo possvel supe um novo paradigma, um paradigma holstico. .

You might also like