You are on page 1of 120

Escola da Magistratura do TRF da 4 Regio Caderno de Direito Previdencirio n 3 2005 Volume I

Custeio da Previdncia Social


Helga Klug Doin Vieira 1. Configurao bsica da seguridade social A Ordem Maior vigente abarcou, no ttulo Dos Direitos e Garantias Fundamentais, captulo especial referente aos Direitos Sociais, representando esta configurao constitucional um expressivo avano social, uma vez que tais direitos passaram a receber o especfico tratamento at ento somente aplicado aos direitos de liberdade. Assim, a partir da Carta Cidad, passou o Estado Brasileiro a valorizar uma segunda dimenso da evoluo humana, incluindo os direitos sociais sob o plio dos direito fundamentais. So direitos sociais os direitos relativos educao, a sade, ao trabalho, moradia, ao lazer, segurana, previdncia social, proteo maternidade e infncia, assistncia aos desamparados, conforme determina o art. 6 de nossa Constituio Federal. Tem o Estado brasileiro, nos termos dispostos nos arts. 1 e 3 da Magna Carta, como objetivo fundamental, construir uma sociedade livre, justa, baseada na solidariedade, erradicar a pobreza e a marginalizao, reduzir desigualdades, promover os valores sociais do trabalho e a dignidade da pessoa humana, com a finalidade de gerar o bem-estar e a justia social. Dentro desta perspectiva, podemos afirmar que a seguridade social desempenha importante papel na realizao dos ditames fundamentais da estruturao social brasileira. Representa a seguridade social, dentro deste contexto, a realizao de substancial parcela dos direitos sociais acima mencionados, visando concretizar proteo social ampla, universal e solidria, para o que compromete reciprocamente os seres sociais, objetivando implementar aes efetivas de sade, previdncia e assistncia social. Diante do exposto podemos concluir que nem todos os direitos sociais so direitos de seguridade social. No entanto, todos os direitos de seguridade social so direitos sociais. A importncia desta concluso ressalta no estudo que realizaremos, referente s fontes de custeio da seguridade social e, especificamente, do custeio da previdncia social.

Escola da Magistratura do TRF da 4 Regio Caderno de Direito Previdencirio n 3 2005 Volume I

Inicialmente, passaremos a estabelecer um conceito para seguridade social, face ao direito positivado brasileiro, de vez que este conceito se configurar em cada Estado de acordo com o direito posto. No Brasil, comearemos por entender seguridade social nos termos estabelecidos no art. 194, da Constituio Federal: A seguridade social compreende um conjunto integrado de aes de iniciativa dos Poderes Pblicos e da sociedade, destinadas a assegurar os direitos relativos sade, previdncia e assistncia social. Ora, podemos de imediato perceber que nosso sistema de seguridade social se refere a um mecanismo de proteo social que visa suprir estados de necessidade social. Deste modo, rege-se este sistema por princpios especficos. Estes princpios especficos objetivam sempre atender aos princpios fundamentais constitucionalmente prestigiados, como o da universalidade da cobertura e do atendimento; o da uniformidade e equivalncia dos benefcios e servios s populaes urbanas e rurais; seletividade e distributividade na prestao dos benefcios e servios; irredutibilidade do valor dos benefcios; eqidade na forma de participao do custeio; diversidade na base de financiamento, carter democrtico e descentralizado da administrao, mediante gesto quadripartite, com participao dos trabalhadores, empregadores, aposentados e do Governo nos rgos colegiados. Mencionem-se, ainda, alm do princpio da contrapartida, o da capacidade contributiva. A organizao do sistema compete ao poder pblico, mas o sistema representa proteo social da sociedade e dever ser organizado para promover a proteo social universal da coletividade, no intuito de promover a dignidade da pessoa humana e de estabelecer o equilbrio econmico-social no pas. A partir destes ditames, pode-se afirmar que o sistema de seguridade social brasileiro, se no se debrua sobre todos os anseios referentes aos direitos sociais, objetiva oferecer condies mnimas de segurana social sociedade, atravs da ao da sade para todos, previdncia aos includos social e economicamente, e assistncia social aos excludos sociais, fechando, deste modo, o cerco protetivo, em torno do universo social.

Escola da Magistratura do TRF da 4 Regio Caderno de Direito Previdencirio n 3 2005 Volume I

A ao da sade visa no apenas a recuperao do risco-doena ocorrido, mas a sua promoo da sade e sua proteo preventiva. Neste sentido, toda a sociedade, de uma forma ou outra, se beneficia da seguridade social, via ao da sade. Com relao ao previdenciria, cumpre lembrar que esta se refere a um sistema de seguro social, com o objetivo de proteger riscos futuros e incertos, mas previsveis, que, quando ocorridos na sociedade, em relao aos includos sociais, podem gerar estado de necessidade, pelo que prev a prpria sociedade formas de amenizar estas situaes via previdncia. Por outro lado, nossa sociedade composta por enorme contingente de excludos sociais. Para este, a proteo social ser oferecida via assistncia social, que ir propiciar programas genricos de integrao social, atravs de servios (obrigao de fazer), com o objetivo de alavancar os componentes deste segmento social, trazendo-os para a esfera ativa e produtiva da sociedade, tornando-os includos sociais e, conseqentemente, amparados pela previdncia social. Como tambm prev o sistema programas especficos de amparo aos idosos e s pessoas portadoras de deficincia, com a finalidade de promover a incluso social destes, atravs do pagamento de um benefcio assistencial (obrigao de dar), no intuito de cumprir os ditames da realizao da dignidade da pessoa humana. 2. Noes preliminares sobre o custeio da seguridade social Para a implementao do sistema, foram estabelecidas, formas de custeio prprias, nos termos estabelecidos, no art. 195, da Constituio Federal, conforme segue: A seguridade social ser financiada por toda a sociedade, de forma direta e indireta, nos termos da lei, mediante recursos provenientes dos oramentos da Unio, do Distrito Federal e dos Municpios, e das seguintes contribuies sociais: I - do empregador, da empresa e da entidade a ela equiparada na forma da lei, incidentes sobre:

Escola da Magistratura do TRF da 4 Regio Caderno de Direito Previdencirio n 3 2005 Volume I

a) a folha de salrios e demais rendimentos do trabalho pagos e creditados, a qualquer ttulo, pessoa fsica que lhe preste servio, mesmo sem vnculo empregatcio; b) a receita ou o faturamento; c) o lucro; II - do trabalhador e dos demais segurados da previdncia social, no incidindo contribuies sobre a aposentadoria e penso concedidos pelo regime geral de previdncia social de que trata o art. 201; III - sobre a receita de concursos de prognsticos; IV do importador de bens e servios do exterior, ou de quem a lei a ele equiparar. Estas fontes se referem ao custeio integral das aes relativas proteo social. Como ficou ressaltado, o financiamento deste sistema est expressamente imputado a toda sociedade e aos entes polticos, modificando-se, a partir desta ordem, os objetivos antes restritos da proteo social direcionada apenas a trabalhadores, com custeio realizado apenas por estes, seus empregadores e pela Unio. Verifica-se, assim, um processo evolutivo, no sentido de a sociedade exprimir seu desejo de proteo social ampla e universal, com a conseqente responsabilizao conjunta de toda a sociedade no seu custeio. O custeio da seguridade social, portanto, imputar responsabilidades a toda a sociedade, solidariamente. Todos participam do seu financiamento. Estabelece a lei maior que as pessoas que tm capacidade contributiva devero contribuir para a seguridade social diretamente via tributo do tipo contribuio social, e os que no tm capacidade contributiva evidente estaro participando indiretamente do custeio, via oramentos fiscais das unidades federadas. Cumpre lembrar que as receitas dos oramentos fiscais dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios, destinadas seguridade social, no integraro o oramento da Unio, mas permanecero nos respectivos Estados e Municpios e Distrito Federal, para realizar a parcela da

Escola da Magistratura do TRF da 4 Regio Caderno de Direito Previdencirio n 3 2005 Volume I

seguridade social referente s aes que esto constitucionalmente descentralizadas sade e assistncia social. Tambm restou definido no Texto Maior que, apesar da exigncia de um oramento prprio da seguridade social, como veremos a seguir, a proposta oramentria ser elaborada de forma integrada pelos rgos responsveis pela sade, previdncia social e assistncia social, tendo em vista as metas e prioridades estabelecidas na lei de diretrizes oramentrias, mas assegurada a cada rea a gesto de seus recursos. Do mesmo modo, no intuito de preservar o sistema e de lhe imprimir segurana jurdica, previu a Constituio Federal, no art. 195, 4, a possibilidade de instituio de novas fontes de recursos, destinadas a garantir a manuteno ou a expanso da seguridade social, desde que obedecido o disposto no art. 154, I, referente ao exerccio da competncia residual da Unio e suas limitaes. A instituio de novas contribuies dever, pois, rigorosamente atender as limitaes e as efetivas necessidades do sistema quanto a novos recursos para continuidade da proteo social. Assim, sempre que for criada nova fonte de custeio, preciso que a fundamentao da nova fonte comprove a efetiva necessidade do sistema e que os recursos atendam realmente os objetivos da seguridade social. 3. Dos oramentos da Unio Nos termos do art. 165 da Constituio Federal, leis de iniciativa do Poder Executivo estabelecero: I o plano plurianual; II as diretrizes oramentrias, III- os oramentos anuais. O plano plurianual tem por finalidade estabelecer os programas e as metas governamentais de longo prazo. Visa prestigiar uma programao de desenvolvimento continuado, com programas de longa durao, com vistas promoo do desenvolvimento econmico e social das diferentes regies do pas, promovendo o crescimento e a melhoria da qualidade de vida. O plano plurianual dever conter, portanto, especialmente as despesas de capital.

Escola da Magistratura do TRF da 4 Regio Caderno de Direito Previdencirio n 3 2005 Volume I

A lei de diretrizes oramentrias, de natureza formal, compreender as metas e prioridades da administrao pblica federal, incluindo as despesas de capital para o exerccio financeiro subseqente, como orientao para a feitura da lei oramentria anual, dispondo inclusive sobre as necessidades de alteraes na legislao tributria, bem como estabelecendo polticas de aplicaes das agncias financeiras oficiais de fomento. No cria direitos subjetivos para terceiros, estando a sua eficcia restrita s relaes entre os Poderes. J os oramentos anuais iro compor a lei oramentria anual, ficando desde j esclarecido que a lei oramentria uma, preservando-se o princpio da unidade, ainda que estejam previstos no texto constitucional trs oramentos, a saber: 5 a lei oramentria anual compreender: I - o oramento fiscal referente aos poderes da Unio, seus fundos, rgos e entidades da administrao direta e indireta, inclusive fundaes institudas e mantidas pelo Poder Pblico; II - o oramento de investimentos da empresa em que a Unio, direta ou indiretamente, detenha a maioria do capital social com direito de voto; III - o oramento da seguridade social, abrangendo todas as entidades e rgos a ela vinculados, da administrao direta ou indireta, bem como fundos e fundaes institudos e mantidos pelo Poder Pblico. Quis a Constituio garantir, via parafiscalidade constitucional, os recursos projetados para implementao da seguridade social, ficando, por isto mesmo, vedado, no art. 167, I, o incio de programas ou projetos no includos na lei oramentria anual; ...V - a abertura de crdito suplementar ou especial sem a prvia autorizao legislativa e sem indicao dos recursos correspondentes; VI - a transposio, o remanejamento ou transferncia de recursos de uma categoria de programao para outra ou de um rgo para outro, sem prvia autorizao legislativa e VIII- a utilizao, sem autorizao legislativa especfica, de recursos dos oramentos fiscais e de seguridade social para suprir necessidade ou cobrir dficit de empresas, fundaes e fundos, inclusive dos mencionados n art. 165, 5. No sentido de preservar as categorias oramentrias, estabelece a Lei Maior, no 3 do artigo 167: a abertura de crdito extraordinrio somente ser admitida para atender despesas 9

Escola da Magistratura do TRF da 4 Regio Caderno de Direito Previdencirio n 3 2005 Volume I

imprevisveis e urgentes, como as decorrentes de guerra, comoo interna ou calamidade pblica, observado o disposto no art. 62. Face previso constitucional, pode-se afirmar que a Carta Cidad visa imprimir segurana jurdica aos membros da sociedade. Visa garantir recursos especficos para a seguridade social, vedando aos Poderes a utilizao das arrecadaes para finalidades diversas daquelas estabelecidas. Registre-se que, mesmo face a todas estas vedaes, no se vm concretizando os objetivos traados. Tem a Unio, via arrecadao, utilizado indiscriminadamente recursos da seguridade social em razo da arrecadao que realiza diretamente; e o Poder Legislativo tem autorizado a transferncia de recursos para outras reas, sem nenhum compromisso com os ditames constitucionais. Tm ficado esquecidos, por parte dos Poderes Legislativo e Executivo, os papis que a sociedade lhes atribuiu, comportando-se como senhores da coisa pblica e no como meros administradores e representantes dos interesses da sociedade. 4. Oramento da seguridade social O oramento da seguridade social ser composto com contribuies sociais de seguridade social, nos termos estabelecidos no art. 195 da CF (constituindo esta a forma direta de financiamento do sistema de proteo social) e de parcela do oramento fiscal da Unio (para compor a parcela de custeio indireto da seguridade social). Inmeros doutrinadores criticam a forma heterodoxa adotada em termos de norma oramentria para a seguridade social, uma vez que, na ordem anterior, em razo da proteo social adotada, referente apenas previdncia social para os trabalhadores e seus dependentes, as contribuies vertidas para o sistema previdencirio eram administradas por entidade parafiscal. O novo modelo de proteo social, tendo ampliado universalmente a proteo social, adota uma parafiscalidade constitucional, na busca de realizao dos objetivos maiores da sociedade, referentes reduo das desigualdades e implementao da dignidade da pessoa humana. Nenhuma crtica a esta opo, ainda que ela no encontre paralelo no direito comparado. Cada sociedade ir organizar seus recursos de acordo com as necessidades sociais, visando realizar as metas traadas no contexto econmico e social. 10

Escola da Magistratura do TRF da 4 Regio Caderno de Direito Previdencirio n 3 2005 Volume I

De qualquer forma, numa avaliao do direito comparado, poderemos observar que, nas mais diversas sociedades, os recursos de seguridade social esto apartados do oramento fiscal e so constitudos normalmente por contribuies sociais, com finalidade especfica, ou constitudos em razo de transferncias oramentrias, suportadas pelos impostos. Quis a nossa Constituio um sistema hbrido, compondo-se os recursos via direta (contribuies, com finalidade especfica) e via indireta (transferncia do oramento fiscal), em nada ficando desmerecido o modelo. O modelo adotado visa garantir especficos objetivos, permitindo, inclusive, uma fcil fiscalizao e inibindo sobremaneira o aviltamento do sistema de proteo social. Assim, a forma indireta de financiamento da seguridade social ser composta com parcelas dos oramentos fiscais dos entes polticos, obrigatoriamente, no cabendo a estes decidir se iro ou no destinar recursos para o sistema de proteo social. Dever a previdncia ser inteiramente administrada pela Unio; e as aes de sade e assistncia, em razo da descentralizao, recebero recurso de oramento fiscal dos Estados, Distrito Federal e Municpios. Toda crtica existente com relao a este sistema de proteo social, ora configurado, est relacionada com o modelo adotado modelo que impede manobras polticas e onera os mais abastados, inclusive propositadamente, na busca da reduo das desigualdades, objetivada expressamente. No mesmo sentido, desde 1942, os economistas da London School of Economics j vislumbravam a necessidade de se criar sistemas de proteo social bsico e universal, com a finalidade de se estabelecerem relaes sociais e econmicas adequadas e seguras dentro de qualquer sociedade. Assim, nada mais justo que se busquem recursos na sociedade para atender a finalidades especficas e que esses recursos efetivamente cumpram a finalidade estabelecida. Evidentemente que os recursos e os benefcios e servios devero obedecer lgica da possibilidade da sociedade, mas da a abandonar a idia, alegando que no existe parmetro em direito comparado, ou mesmo a proposio da adoo de custeio via oramento fiscal, parece temeroso. Concluindo, o modelo adotado um modelo vivel e representa o mnimo de garantia para a sociedade na busca de reduo das desigualdades e na realizao da liberdade. Os rumos que o 11

Escola da Magistratura do TRF da 4 Regio Caderno de Direito Previdencirio n 3 2005 Volume I

Estado e a sociedade economicamente dominante, diga-se, a minoria detentora da maioria do capital, pretendem dar ao sistema, seguramente exigiro uma profunda reviso constitucional e, provavelmente, no tero o Estado e a sociedade esta possibilidade, em razo da axiologia e da teleologia constitucional, que prima pelo equilbrio social. 5. Classificao dos tributos Diferentes classificaes tributrias so adotadas pelos doutrinadores ptrios. No entanto, sabemos que as classificaes no so certas ou erradas, mas mais ou menos teis. No exame do texto constitucional verificamos que, em nosso ordenamento jurdico, bem como na maioria dos ordenamentos jurdicos, se registram trs espcies tributrias, a saber: impostos, taxas e contribuies. Nossa classificao adota o critrio da competncia, estabelecida pelo Texto Maior, atribuda a cada um dos entes polticos em razo do Estado Federado constitudo. Deste modo, no art. 145 da CF, encontramos as competncias tributrias inerentes a todos os entes federados, Unio, Estados, Distrito Federal e Municpios, referentes a impostos, taxas e contribuies, especificando-se, neste artigo, serem as contribuies de melhoria, passveis de instituio por qualquer um dos entes federados. As demais contribuies, constantes do art. 149, da CF, so de competncia exclusiva da Unio, ficando deste modo determinado que as contribuies que representam uma espcie tributria de modo genrico so da competncia da Unio, cabendo apenas aos demais entes federados a instituio de contribuies da subespcie melhoria. Deste modo, fica estabelecido que a Unio poder instituir contribuies sociais, de interveno no domnio econmico e de interesse das categorias profissionais, sem adentrar a figura de natureza tributria dos emprstimos compulsrios, previstos no art. 148 da CF, que no sero objeto de discusso neste texto.

A esta classificao poderemos acrescentar para uma melhor compreenso do problema, a clssica classificao de Ataliba, no livro Hiptese de Incidncia Tributria, onde o autor adota a 12

Escola da Magistratura do TRF da 4 Regio Caderno de Direito Previdencirio n 3 2005 Volume I

classificao das espcies em razo da vinculao ou no do tributo a uma atuao estatal especfica. Desta reclassificao resultariam, como tributos no vinculados, os impostos; e, como tributos vinculados, as taxas e as contribuies. Neste sentido, os impostos tm por finalidade realizar o bem comum social independente de vinculao atividade especfica, ficando isto grafado no prprio texto constitucional no art. 167, IV, que veda formalmente a vinculao de receita de impostos, ressalvados a repartio tributria prevista nos arts. 158 e 159 da CF, e a destinao de recursos para as aes e servios pblicos de sade, dentre outras. As taxas so tributos instituveis em razo do exerccio do poder de polcia ou pela utilizao, efetiva ou potencial, de servios pblicos especficos e divisveis, prestados aos contribuintes ou postos sua disposio. As contribuies so tributos vinculados em razo de especial ao que se pretende promover na sociedade, na rea social ou mesmo de interveno no domnio econmico e no interesse das prprias categorias profissionais e da sociedade. No exame das espcies tributrias previstas na nossa Carta, entendemos, desde a instituio da ordem jurdica de 1988, que as espcies tributrias estabelecidas na Constituio Federal so as seguintes, ainda que cada uma delas tenha suas peculiaridades: a. os impostos, previstos no art. 145, I, genericamente, com competncias especificadas no art. 153, para a Unio; art. 155, para os Estados e art. 156, competncias especficas dos Municpios; b. as taxas, previstas no art. 145, II, institueis por todos os entes polticos, em razo de servios pblicos divisveis e especficos, prestados ao contribuinte ou postos sua disposio, ou ainda em razo do exerccio do poder de polcia; c. as contribuies que se configuram da seguinte maneira: 1. de melhoria, instituveis por todos os entes polticos, previstas no art. 145, III; 2. as contribuies sociais, previstas no artigo 149, da CF, de competncia exclusiva da Unio, subdivididas em: 13

Escola da Magistratura do TRF da 4 Regio Caderno de Direito Previdencirio n 3 2005 Volume I

2.a. contribuies sociais gerais: Fundo de Garantia por Tempo de Servio - FGTS, art. 7, III; Salrio de Educao, art. 212, 5; contribuies destinadas s entidades privadas de servio social e de formao profissional, art. 240; 2.b. contribuies sociais de seguridade social; art. 195 e 238; alm da possibilidade de criao de novas fontes, constituindo-se desta forma novas contribuies, nos termos do art.195, 4; 3. contribuies de interveno no domnio econmico, art. 149; 4. contribuies de interesse das categorias profissionais, art. 149. Dentre elas, CREA, CRM, OAB, alm de outras. Neste mesmo sentido se manifestou, em substancioso voto, o Ministro Carlos Mrio Velloso, em RE n 1487542/200-RJ, onde figurava como Relator, rechaando inclusive o tratamento no tributrio que vinha sendo dado s contribuies. 6. Da natureza jurdica das contribuies A natureza jurdica das contribuies sociais, especificamente as de seguridade social, parece-nos pacificada hoje, tanto na doutrina como na jurisprudncia. Numa anlise sistemtica da ordem jurdica no h como fugir da evidncia gritante de que contribuies sociais tm natureza jurdica tributria em razo do prprio conceito de tributo impresso no art. 3, CTN. A Constituio inseriu no captulo tributrio a espcie contribuies art. 145 e art. 149 , distinguindo, dada a competncia, as de melhoria das sociais, e o fez propositadamente, para que no se gerassem dvidas quanto ao carter tributrio das ltimas. Historicamente, o Brasil j havia vivido um pesadelo com relao natureza jurdica das contribuies sociais e o reconhecimento de seu carter tributrio. O problema foi resolvido com a EC n 1/69 Constituio de 1967, que incluiu no mesmo captulo dedicado ao sistema tributrio nacional, as contribuies sociais previdencirias, estabelecendo competncia para a Unio institulas, tal e qual no sistema atual. No perodo da vigncia desta emenda no havia mais dvidas e s contribuies sociais, tambm conhecidas como parafiscais, foi reconhecida a natureza tributria, ao lado dos impostos, taxas e contribuies de melhoria.

14

Escola da Magistratura do TRF da 4 Regio Caderno de Direito Previdencirio n 3 2005 Volume I

No demorou muito para que nova interpretao aflorasse em razo da EC n 8/87, que modificou a redao do disposto na emenda anterior, retrocedendo a jurisprudncia e parte da doutrina no reconhecimento da natureza tributria. Entendeu o STF que as contribuies em apreo haviam, a partir da mencionada emenda, perdido a natureza tributria, tendo sido adotado tal entendimento a partir do voto do Sr. Ministro Moreira Alves, no RE n 86.595-BA, num caso que cuidava de contribuio para o Funrural. Este entendimento gerou diferentes interpretaes doutrinrias para incluso das contribuies sociais no sistema tributrio, levando os doutrinadores a extremos como, por exemplo, justificar as contribuies previdencirias ora como impostos e ora como taxas, descaracterizando a espcie, uma vez que a Corte Suprema s reconhecia trs espcies tributrias: impostos, taxas e contribuies de melhoria. A Ordem de 1988, com a finalidade de espancar do sistema qualquer dvida quanto natureza destes tributos, acolheu as contribuies no captulo Da Tributao e do Oramento, impedindo que se continuasse aplicando a esta espcie o entendimento anterior, de que contribuies no eram tributos, inclusive em razo da alocao das mesmas no sistema constitucional. No foram as contribuies apenas includas no captulo tributrio, como tambm se submeteram as contribuies para o financiamento da seguridade (art. 195, CF, no ttulo da Ordem Social) ao disposto no art. 146, III e ao art. 154, I, subjugando-as s normas gerais de direito tributrio, bem como s regras de exerccio da competncia residual da Unio, previstas no captulo do sistema tributrio. A unidade do subsistema tributrio, dentro do sistema constitucional brasileiro, leva ao entendimento de que as contribuies sociais, previstas no art. 149, so gerais, enquanto as contribuies sociais para financiamento da seguridade social, arroladas no art. 195, representam subespcies dessas. Para corroborar a afirmao, podemos citar o 1, do art. 149: Os Estados, Distrito Federal e os Municpios instituiro contribuio, cobrada de seus servidores para o custeio, em benefcio destes, do regime previdencirio de que trata o art. 40, cuja alquota no ser inferior da contribuio dos servidores titulares de cargos efetivos da Unio. Evidente est que este pargrafo 15

Escola da Magistratura do TRF da 4 Regio Caderno de Direito Previdencirio n 3 2005 Volume I

no teria nenhum sentido se as contribuies sociais tratadas no caput no tivessem relao com as contribuies sociais referidas no artigo 195 e que, dentre outras finalidades, visam atender a ao previdenciria. No mesmo sentido, numa tentativa de reforar o entendimento, a previso constitucional, no mesmo art. 149, da submisso das contribuies ali includas aos preceitos determinados no art. 150, I e III; bem como a referncia ao principio da anterioridade, que, no caso especfico das contribuies sociais de seguridade social, estava mitigado em razo da relevncia do assunto. Deste modo, verificamos uma interligao entre o contedo do art. 149 e aquele que est previsto no art. 195, que obriga o intrprete a proceder a uma interpretao sistemtica, no sentido de efetivamente espancar do sistema o entendimento da no-caracterizao tributria das contribuies sociais, especificamente de seguridade social. Concluindo, podemos afirmar que, diante do conceito de tributo, da anlise sistemtica do sistema e da inter-relao estabelecida no Texto Maior, no h como negar a natureza tributria das contribuies sociais.

7. Do regime jurdico das contribuies sociais de seguridade social As contribuies de um modo geral, assim como as contribuies sociais, e especificamente as de seguridade social, submetem-se ao regime jurdico tributrio. Esta afirmao se justifica em razo dos prprios ditames constitucionais que no deixam dvidas com relao ao tema. Regime jurdico o conjunto de regras e princpios aplicveis a uma dada realidade jurdica. No caso especfico das contribuies sociais, o texto constitucional as submete expressamente s normas gerais de direito tributrio, bem como ao princpio da legalidade e ao da anterioridade (art. 149, caput, remete aos arts. 146, III, 150, I e III), reconhecendo o previsto no art. 195, 6, relativo s contribuies sociais de seguridade social, que somente sero exigveis decorridos noventa dias da publicao da lei que as houver institudo ou modificado, no se lhes aplicando o disposto no art. 150, III, b. Evidentemente que esta referncia in fini no retira a natureza tributria das contribuies de seguridade social como pretendem alguns doutrinadores, mas apenas imprime a necessidade de 16

Escola da Magistratura do TRF da 4 Regio Caderno de Direito Previdencirio n 3 2005 Volume I

celeridade no tratamento desta subespcie de contribuio social. No seria jamais argumento para descaracterizar a natureza tributria das contribuies de seguridade social esta mitigao, uma vez que, na seara dos impostos, alguns no devero cumprir qualquer anterioridade e nem por isso deixam de ser tributos ( II, IE, p.ex.). Ante o posto e o disposto, no h como negar a aplicabilidade do regime jurdico tributrio s contribuies sociais, bem como s contribuies sociais de financiamento da seguridade social.

8. Competncia tributria e capacidade tributria ativa O sistema constitucional brasileiro um sistema que d nfase s competncias. As disposies constitucionais apontam as competncias de cada ente poltico com a finalidade de preservar a autonomia dos entes federados e a harmonia entre os mesmos. Competncia tributria refere-se s prerrogativas legiferantes disponibilizadas s pessoas polticas, que se concretizam via faculdade que tem cada uma dessas pessoas de produzir normas jurdicas tributrias. Assim, competncia tributria se refere ao poder de legislar sobre matria tributria, que est atribudo constitucionalmente s pessoas polticas, no se confundindo esta prerrogativa com a capacidade tributria ativa, momento posterior, e que se refere ao poder legal de arrecadar tributos. A competncia tributria ser exercida pelo legislador da pessoa poltica, com a finalidade de criar normas referentes queles tributos constitucionalmente previstos e a ela destinados, tratando-se de faculdade privativa e indelegvel. A capacidade tributria ativa refere-se pessoa credenciada por lei para cobrar os tributos. Deste modo, no sistema constitucional brasileiro, a competncia tributria est rigidamente delimitada e esgota-se com o nascimento da lei. Nada impede que o detentor da competncia exera tambm a capacidade tributria ativa; do mesmo modo possvel o exerccio da capacidade tributria ativa ser delegada a outra pessoa que no a detentora da competncia para instituir o tributo, com a finalidade de arrecad-lo e administr-lo, figurando deste modo no plo ativo das relaes jurdicas que gerarem o exerccio da competncia tributria.

17

Escola da Magistratura do TRF da 4 Regio Caderno de Direito Previdencirio n 3 2005 Volume I

A titularidade da competncia tributria se refere pessoa a quem a norma atribui o exerccio do direito. No Brasil, a titularidade da competncia tributria vem determinada na prpria Constituio Federal, distribuda s pessoas polticas, competindo a elas instituir tributos, obedecendo estrita legalidade, respeitados os limites constitucionais e os princpios que regem o sistema tributrio nacional. Assim sendo, somente os entes polticos podem instituir tributos, obedecidas s competncias a eles atribudas e ao processo legislativo prprio, uma vez que tributo s pode ser criado por lei.

9. Parafiscalidade e parafiscalidade constitucional Muitas discusses foram geradas em torno da figura da parafiscalidade. Trata-se de conceito firmado aps a 2 Grande Guerra Mundial para se referir a ingressos de recursos destinados a realizaes especficas na soluo dos problemas, sobretudo na rea social, gerados pela prpria guerra. A parafiscalidade se refere ao fato de rgo paralelo administrao direta gerir tributao especfica, praticando a arrecadao e a aplicao de tributo anteriormente institudo pelo ente pblico constitucionalmente habilitado a faz-lo. Assim, a parafiscalidade reside no fato de sujeito diverso daquele que tem a competncia tributria, em razo de lei, exercer a capacidade tributria ativa. Este comportamento foi adotado pelos mais diferentes Estados, sobretudo na rea de previdncia social, mas tambm com relao a outros encargos intervencionistas do Estado. Para alguns doutrinadores e at para a jurisprudncia, por longo tempo, a parafiscalidade representou razo para a no-incluso e a no-submisso daqueles tributos arrecadados desta forma ao regime jurdico tributrio. Cabe ressaltar que a parafiscalidade resulta de lei. No momento atual, pelo menos no que tange jurisprudncia, assim como para a maioria dos doutrinadores, impera o entendimento que a alterao do sujeito ativo da relao jurdica tributria no tem o condo de alterar a natureza tributria da exao. Mesmo que o sujeito ativo seja diferente daquele que detenha a competncia tributria, continua se aplicando espcie o conjunto de regras e princpios prprios dos tributos, no se afetando a natureza jurdica do mesmo. A partir da Constituio de 1988, verifica-se a existncia de uma parafiscalidade constitucional, isto , exigiu a prpria Constituio tratamento paralelo para o custeio da seguridade 18

Escola da Magistratura do TRF da 4 Regio Caderno de Direito Previdencirio n 3 2005 Volume I

social. Deste modo, ao invs da exigncia de rgo paralelo da administrao direta na administrao de determinadas contribuies, imps o Texto Maior oramento apartado do oramento fiscal, estabelecendo reserva intocvel para as aes da seguridade. Face previso, a Unio, detentora da competncia tributria em matria de contribuies e especificamente de contribuies de seguridade social, entendeu que poderia e deveria exercer a capacidade tributria ativa com relao a algumas contribuies de seguridade, uma vez que somente a previdncia tinha administrao apartada da administrao direta e, do rol de contribuies previstas, tinha por objetivo atender s diversas aes da seguridade social, cabendolhe, deste modo, o direito e o dever do exerccio da capacidade tributria ativa. Cumpre lembrar que a nova ordem jurdica desvinculou as aes de seguridade social. Previdncia se refere apenas a um seguro social de proteo de riscos futuros e incertos; sade, a uma ao universal; e assistncia, a ser concedida nos termos da lei, visando promover a incluso social. Ante o exposto, gerou-se uma situao de impasse, em razo, sobretudo, da dificuldade de se estabelecerem os novos limites previdencirios, bem como da dificuldade de assimilao da nova figura de parafiscalidade que nascia e que no se referia a uma parafiscalidade exercida por rgo paralelo administrao, mas a uma parafiscalidade oramentria, constitucionalmente exigida. Levado o tema Suprema Corte, via Ao Direta de Constitucionalidade - ADC- n 1 os excelsos Ministros se manifestaram favoravelmente situao, no sentido de que no haveria necessidade de rgo paralelo para caracterizar a natureza de contribuio, mas apenas o respeito destinao do produto ao oramento prprio. Isto j seria garantia da finalidade, no se confundindo esta com a do oramento fiscal. Evidentemente, se estas contribuies passassem a integrar o oramento fiscal, ento ficaria descaracterizada a natureza de contribuio e estaramos diante de um imposto. A diferena reside no regime jurdico especfico.

10. Contribuies sociais de seguridade social Previstas no art 195, da Constituio Federal de 1988, as contribuies sociais para financiamento da seguridade social so tributos, constituindo uma subespcie das contribuies, 19

Escola da Magistratura do TRF da 4 Regio Caderno de Direito Previdencirio n 3 2005 Volume I

previstas no art. 149, ainda que, para estas, fossem atribudos alguns tratamentos diferenciados pelo prprio Texto Maior. Numa retomada histrica dos sistemas de proteo social, deveremos mencionar inicialmente a Inglaterra, no sc. XVII, onde observamos o comprometimento do Estado e da sociedade na soluo dos problemas sociais bsicos que afligiam a esta. Nasceu a Lei dos Pobres (Pour Law). Estava lanada a primeira norma jurdica de proteo social no mundo, via assistncia social. A partir da, surgiram algumas protees sociais voltadas para trabalhadores especficos, mas que no repercutiram no cenrio mundial. Mencione-se a Prssia, onde, em 1810, passa a existir uma legislao protegendo as situaes de doena; bem como a ustria, que estabelecia proteo social aos trabalhadores das minas de sal, desde 1854. Foi, no entanto, na Alemanha, em l883, que eclodiu o grande movimento de proteo social inicialmente direcionado aos trabalhadores urbanos. Desde esta poca, os sistemas de proteo social vm evoluindo, buscando diminuir as mazelas sociais, num comprometimento solidrio entre os seres sociais, na busca da realizao do bem-estar e da justia social. No curso da Segunda Grande Guerra Mundial, os sistemas de proteo social passaram por uma reformulao na Inglaterra, recebendo tratamento universal, como objetivo a ser concretizado, tornando o sistema de proteo social amplo e geral, com o intuito de proteger basicamente toda a sociedade. Em razo desta evoluo que foi ocorrendo no curso da Histria, pode-se verificar que, ainda que o mundo adote o termo seguridade social ou segurana social, cada organizao poltica imprimir ao seu sistema um significado prprio, de acordo com a sua realidade, tanto econmica quanto social, mas mantendo-se em todo mundo a caracterstica da realizao da proteo social. Deste modo, a seguridade social objetiva ser instrumento de transformao e progresso social, merecendo ser preservada. Representa um fator de progresso econmico e social, se organizada sobre bases slidas e de equilbrio atuarial. Representa realizao de igualdade e liberdade para aqueles que lutam para sobreviver.

20

Escola da Magistratura do TRF da 4 Regio Caderno de Direito Previdencirio n 3 2005 Volume I

A Constituio do Estado Brasileiro tem por objetivo a construo de uma sociedade livre, justa e solidria, visando a erradicao da pobreza (misria) e da marginalizao, assim como das desigualdades sociais. Na persecuo desses objetivos, foi dado especial valor ao trabalho, como forma de dignificao da criatura humana. Neste panorama, quis a Lei Maior, tambm no objetivo de implementar as metas fundamentais, um sistema de proteo social, denominado seguridade social. Coube sociedade a responsabilidade deste sistema, num comprometimento recproco, denominado solidariedade. A proteo via seguridade social universal. Trata-se de um sistema bsico, pblico e compulsrio, isto , todos devem participar do seu custeio, na medida de suas possibilidades, e a cada um devero ser concedidos benefcios e servios, conforme as suas necessidades. Refere-se este sistema de proteo social s aes de sade, previdncia e assistncia social, visando promover a incluso social dos excludos e a proteo social, via seguro, dos includos socialmente, contra riscos futuros e incertos, mas previsveis. Para a realizao destes objetivos, foram estabelecidos princpios para serem cumpridos, em razo do custeio do sistema. O art. 194 da CF estabelece o comprometimento de toda a sociedade no financiamento do sistema de seguridade social. O pacto social dever obedecer s diretrizes estabelecidas no nico, do art. 194. Trata-se dos comandos referentes eqidade na forma de participao do custeio e diversidade da base de financiamento, alm do princpio da contrapartida, presente no art. 195, 5. Estes so princpios basilares do sistema de seguridade social. Eqidade, igualdade, isonomia (art.194, U, V) - este princpio aponta para a necessidade de se exigirem recursos de cada um conforme as suas possibilidades. A verdadeira igualdade reside no tratamento desigual dos desiguais. Neste sentido, possvel acrescer ao rol de princpios acima arrolados um outro que parece exclusivo dos tributos do tipo imposto, mas que se toma emprestado para as contribuies sociais de seguridade social o princpio da capacidade contributiva. Ser exigido de cada um conforme a sua capacidade contributiva, ainda que o sistema estabelea, como ocorre na previdncia, um teto relativo a sua proteo como tambm com relao contribuio. A diversidade das bases de financiamento (art.194, U, VI) visa imprimir segurana jurdica ao sistema, permitindo, via plexo variado de fontes, garantir a realizao das aes de seguridade social. Essa diversificao tem por objetivo apreender os signos de riqueza em razo do 21

Escola da Magistratura do TRF da 4 Regio Caderno de Direito Previdencirio n 3 2005 Volume I

desenvolvimento tecnolgico, da reduo das folhas de salrio, do crescimento do capital que ocorre via consumo da sociedade, dando origem assim a novas fontes de custeio como o lucro e a receita ou o faturamento. A maioria dos pases do mundo adota formas diretas e indiretas de financiamento da seguridade social, ficando fora deste esquema poucos, que custeiam seus sistemas de segurana social exclusivamente via oramento fiscal. Podemos citar, a ttulo de exemplo, a Dinamarca e a Nova Zelndia. O princpio da contrapartida visa o equilbrio financeiro e atuarial do sistema. Deste modo, no se admite ampliao de despesas sem recursos que possibilitem aquela ao. Em contrapartida, resta vedada a criao de novas fontes, sem os correspondentes benefcios e servios para a sociedade protegida.

11. Contribuies previdencirias As contribuies previdencirias so historicamente as contribuies dos trabalhadores e as contribuies dos empregadores sobre o valor de suas folhas de salrios. Deste modo, ao tempo do Estado Previdencirio assim se realizava o custeio da previdncia social. A estes recursos cabia adicionar recursos que deveriam ser disponibilizados pela Unio, na mesma proporo da realizada por cada um dos anteriormente mencionados: trabalhadores e empregadores. Em razo desta distribuio contributiva, previdncia social se atribua um custeio tripartite. Com o advento do sistema de seguridade social, a previdncia social deixou de ser gnero, passando para a categoria das espcies. Em razo do novo sistema de proteo social, amplo, bsico e universal, novas fontes de custeio foram geradas, para custear adequadamente a ampliao instituda. Por outro lado, a proteo previdenciria, em termos de proteo social, havia sido encolhida. A partir desta ordem jurdica, seu objetivo se restringiu a promover a proteo dos includos sociais, em razo da ocorrncia de riscos futuros e incertos, no se imputando mais previdncia social prestaes de servios de sade, nem se onerando a mesma com benefcios e servios assistenciais. Tambm deixava a previdncia social de ser um sistema de proteo social 22

Escola da Magistratura do TRF da 4 Regio Caderno de Direito Previdencirio n 3 2005 Volume I

direcionado apenas para trabalhadores. Qualquer pessoa, mediante contribuio, pode buscar sua proteo social bsica na previdncia social, residindo a a universalidade na previdncia. Por outro ngulo, o subsistema previdencirio teve que assumir um passado referente a trabalhadores que passaram a ter reconhecidos direitos, sem nunca terem contribudo ou, se contriburam, essas contribuies foram inexpressivas, caso tpico dos trabalhadores rurais. A razo deste direito reside no resgate de setenta anos de iniqidade atribudos a estes trabalhadores, exigindo a Carta Cidad um tratamento uniforme e equivalente s populaes urbanas e rurais (art. 194, U, II). Tambm merece meno aqui a mudana nas relaes de emprego que, desde a dcada de cinqenta, j vinham recebendo sinais de alerta pelas instituies internacionais do trabalho e da seguridade social. Era sabido que a relao previdenciria teria que contar com outras fontes, alm da folha de salrios, por parte dos donos do capital, para fazer frente s despesas. E estas outras fontes provavelmente deveriam envolver lucro e faturamento. So regras de solidariedade prprias dentro da perspectiva de formao de uma sociedade justa e igualitria.

Em razo do novo modelo, foram ampliadas as fontes de custeio, atribuiu-se a toda a sociedade e a todas as pessoas polticas a responsabilidade no custeio do sistema de seguridade social. No que tange previdncia social, permaneceu sendo gestor desta um rgo paralelo administrao direta - o INSS Instituto Nacional do Seguro Social, unificao do INPS e do IAPAS, - tendo assumido as mesmas atribuies, sendo rgo responsvel pela Previdncia Social, e arrecadando as denominadas contribuies previdencirias referentes ao art. 195, I, a, II, da Constituio Federal. A partir da Emenda Constitucional 20, de 15 de dezembro de 1998, com o acrscimo promovido no art. 167, XI, ficou estabelecida a vedao da utilizao dos recursos provenientes das contribuies sociais de que trata o art. 195, I, a, e II, para realizao de despesas distintas do pagamento de benefcios do regime geral de previdncia social de que trata o art. 201.

23

Escola da Magistratura do TRF da 4 Regio Caderno de Direito Previdencirio n 3 2005 Volume I

Deste modo, ficaram bem caracterizadas estas contribuies como as que se destinam exclusivamente previdncia social. Mas no s elas. Outros recursos do oramento da seguridade social podero integrar o custeio previdencirio, alm das parcelas expressamente destinadas previdncia no montante da arrecadao referente contribuio provisria sobre movimentao financeira ou transmisso de valores e crditos e direitos de natureza financeira CPMF, vigente at 31 de dezembro de 2007, da qual dez centsimos por cento devero ser destinados ao custeio da previdncia social (Art. 84, 2, II, do ADCT e EC 42/03,art 3).

12. Contribuies dos trabalhadores e dos segurados facultativos Trabalhadores so contribuintes obrigatrios para o sistema de seguro social, nos termos estabelecidos no art.195 da CF. Esta exigncia visa imprimir segurana social parcela da sociedade includa econmica e socialmente, prevenindo-se estados de necessidade que podem ocorrer em razo da concretizao de riscos previsveis do tipo doena, invalidez, morte ou idade avanada, desemprego, dentre outros. A Lei n 8.212/91 dispe sobre a organizao da Seguridade Social, instituindo o Plano de Custeio. Arrola o art. 12 da referida lei os segurados obrigatrios da Previdncia Social, enquanto pessoas fsicas, subdividindo-as por grupos, em razo da forma como devero contribuir. No primeiro grupo esto os trabalhadores empregados, nas suas mais diferentes configuraes conforme se estabelece no art. 12, I, a at i; deixando a lei especificada aqueles que integram esta categoria; os trabalhadores empregados domsticos, art. 12, II, e os trabalhadores avulsos, arrolados no art. 12, V, da lei em comento. Cabe ressaltar a igualdade de direitos impressa na Constituio Federal entre o trabalhador empregado e o trabalhador avulso. O art. 20 da Lei 8.212/91 estabelece que a contribuio deste segmento de trabalhadores ser calculada mediante a aplicao da alquota correspondente sobre o salrio-de-contribuio do trabalhador, de forma no cumulativa. Salrio-de-contribuio, para esta espcie de trabalhadores, representa a remunerao auferida em uma ou mais empresas, assim entendida a totalidade dos seus rendimentos, destinados a retribuir o trabalho. Ser considerada remunerao qualquer forma de retribuio do trabalho: gorjetas, ganhos habituais sob a forma de utilidades, adiantamentos decorrentes de reajuste salarial, 24

Escola da Magistratura do TRF da 4 Regio Caderno de Direito Previdencirio n 3 2005 Volume I

quer pelos servios efetivamente prestados, quer pelo tempo colocado disposio do empregador ou tomador de servios, dentre outros. Como a Previdncia Social dever ser organizada sob a forma de regime geral, de carter contributivo (art. 201, CF), e como ele pretende ser um regime bsico de proteo social, deixando para previdncia privada a proteo complementar (art. 202, CF), trabalha o Regime Geral da Previdncia Social com piso e teto, isto , as contribuies sero realizadas a partir de valores correspondentes a um salrio mnimo e atingiro um teto correspondente, antes da aplicao do ndice de correo para recomposio da perda do poder de compra, definido na MP 248/05 em razo do aumento do salrio mnimo (0,06355) a R$ 2.508,72. O novo teto dever ser em torno de R$ 2.668,14. Deste modo, qualquer pessoa fsica vinculada Previdncia Social RGPS, pessoa fsica, trabalhadora ou no, ir contribuir para o sistema at o teto previdencirio e, ocorrendo o risco, o benefcio previdencirio no ultrapassar este valor. Para esta espcie de trabalhadores, sobre a base de clculo referente ao salrio-decontribuio, incidiro diferentes alquotas, em razo de faixas salariais legalmente estabelecidas, no-cumulativas, buscando a isonomia, via princpio da capacidade contributiva. Inmeros empregadores e trabalhadores desconhecem a regra, e o Instituto no tem esclarecido os contribuintes com relao ao quesito da no-cumulatividade. Outro aspecto importante est relacionado com a CPMF. No perodo de sua vigncia, as alquotas aplicveis contribuio social dos trabalhadores, atendendo os ditames do art. 17, da Lei 9.311/96, estaro reduzidas. Originariamente, as alquotas aplicveis eram de 8, 9 e 11%, nos termos da Lei n 8.212/91. Atualmente, em razo da instituio da CPMF, esto sendo praticadas alquotas de 7,65%, 8,65%, 9% e 11% .

25

Escola da Magistratura do TRF da 4 Regio Caderno de Direito Previdencirio n 3 2005 Volume I

Segurados empregados, inclusive domsticos e trabalhadores avulsos 1Tabela de contribuio dos segurados empregado, empregado domstico e trabalhador avulso, para pagamento de remunerao a partir de 1 de maio de 2005 Alquota para fins de recolhimento Salrio-de-contribuio (R$) ao INSS (%) at R$ 800,45 7,65 De R$ 800,46 a R$ 900,00 8,65 De R$ 900,01 a R$ 1.334,07 9,00 De R$ 1.334,08 at R$ 2.668,15 11,00
Portaria n 822, de 11 de maio de 2005

Tabela de contribuio dos segurados empregado, empregado domstico e trabalhador avulso, para pagamento de remunerao a partir de 1 de maio de 2004 Alquota para fins de recolhimento Salrio-de-contribuio (R$) ao INSS (%) at R$ 752,62 7,65 De R$ 752,63 a R$ 780,00 8,65 De R$ 780,01 a R$ 1.254,36 9,00 De R$ 1.254,37 at R$ 2.508,72 11,00
Portaria n 479, de 7 de maio de 2004

No segundo grupo se encontram os trabalhadores que, em razo do exerccio de suas atividades, so enquadrados como contribuintes individuais, em razo da atividade que exercem. Esto arrolados no art.11, V, da Lei n 8.213/91 e mencionados, enquanto contribuintes obrigatrios, no art. 21 da Lei 8.212/91. Referem-se estas Leis s pessoas fsicas como proprietrias que exploram atividade agropecuria, pesqueira, extrao mineral; empresrios; profissionais liberais, que exercem por conta prpria atividade econmica; pessoas que prestam servios em carter eventual, sem relao de emprego; ministros de confisso religiosa, dentre outros. Do mesmo modo, devero contribuir os segurados facultativos, que desejarem manter relao com o seguro social - Regime Geral de Previdncia Social. A variao entre a contribuio reside na base de clculo e no na alquota. Para o contribuinte individual, a base de clculo salrio-de-contribuio representar a remunerao auferida em uma ou mais empresas ou pelo exerccio de sua atividade por conta prpria, obedecido o teto; e, para o contribuinte facultativo, o salrio-de-contribuio representar um valor por ele declarado. A alquota aplicvel a ambos os casos de 20%.

26

Escola da Magistratura do TRF da 4 Regio Caderno de Direito Previdencirio n 3 2005 Volume I

A contribuio do trabalhador segurado especial, tratado especificamente no art. 195, 8, da CF (referindo-se aos produtores rurais, parceiros, meeiros, arrendatrios rurais e pescadores artesanais, bem como com relao aos respectivos cnjuges e filhos, que exeram atividade em regime de economia familiar, isto , atividade em que o trabalho dos membros da famlia indispensvel prpria subsistncia e exercido em condies de mtua dependncia e colaborao), consistir na aplicao de uma alquota de 2% sobre a receita bruta proveniente da comercializao de sua produo, mais 0,1% sobre a mesma base para financiamento de prestaes de acidente de trabalho. Existe, para esta espcie de trabalhador, a faculdade de contribuir como contribuinte individual, na forma do art. 21 da Lei n 8.212/91. Esta possibilidade, se concretizada, geraria a esta espcie de segurado benefcios que ultrapassariam o benefcio mnimo.

13. Contribuies do empregador e da empresa A Constituio Federal estabelece, no art. 195, I, a, b e c e no art. 239, contribuies sociais de seguridade social a cargo do empregador, da empresa e da entidade a ela equiparada na forma da lei. A equiparao legal empresa est prevista no art. 15, da Lei n 8.212/91, que define como empresa: I- a firma individual ou sociedade que assume o risco de atividade econmica urbana e rural, com fins lucrativos ou no, bem como os rgos e entidades da administrao pblica direta, indireta e fundacional; II - o empregador, pessoa ou famlia que admite a seu servio, sem finalidade lucrativa, empregado domstico; III - e finalmente equipara, no nico, situaes outras, ao conceito de empresa para fins de seguridade social, a saber: contribuinte individual em relao a segurado que lhe presta servio, bem como a cooperativa, a associao ou entidade de qualquer natureza ou finalidade, a misso diplomtica e a repartio consular de carreira estrangeira. As contribuies devidas por estas pessoas constituem forma direta de financiamento da seguridade social, assomando que, em virtude de determinao constitucional, estas esto

27

Escola da Magistratura do TRF da 4 Regio Caderno de Direito Previdencirio n 3 2005 Volume I

vinculadas ao custeio previdencirio, aps a EC 20/98, nos termos do art. 167, XI, no podendo ser utilizadas em qualquer outra ao da seguridade social.

14. Contribuies previdencirias do empregador e da empresa a) sobre a folha de salrios e demais rendimentos pagos ou creditados, a qualquer ttulo, pessoa fsica que lhe preste servio, mesmo sem vnculo empregatcio; Contribuio historicamente vinculada ao custeio do seguro social est prevista na ordem jurdica vigente para atender finalidade especfica de custear benefcios previdencirios. O empregador sempre participou, desde a criao do seguro social na pioneira legislao alem de Bismarck, da relao jurdica de custeio. Tambm no Brasil, os empregadores foram chamados a custear o sistema institudo pela Lei Eloy Chaves, em 1923, para realizar parcela do financiamento do seguro social. A Lei n 8.212/91 Plano de Custeio da Seguridade Social, no art. 22, trata da contribuio a cargo da empresa desta espcie de contribuio destacando cada situao num inciso. O inciso I do art. 22 regula especificamente a contribuio incidente sobre a folha de salrios, estabelecendo o critrio quantitativo da relao jurdica que vir a se concretizar caso o empregador tenha trabalhadores empregados a seu servio. Tanto a sujeio ativa como a sujeio passiva vm definidas no Texto Maior. Reza o citado artigo: I vinte por cento sobre o total das remuneraes pagas, devidas ou creditadas a qualquer ttulo, durante o ms, aos segurados empregados e trabalhadores avulsos que lhe prestem servios, destinadas a retribuir o trabalho qualquer que seja a sua forma, inclusive as gorjetas, os ganhos habituais sob a forma de utilidade e os adiantamentos decorrentes de reajuste salarial, quer pelos servios efetivamente prestados, quer pelo tempo disposio do empregador ou tomador de servios, nos termos da lei ou do contrato ou ainda, de conveno ou acordo coletivo de trabalho ou sentena normativa. O 1 do art. 22 estipula, - para os casos de bancos comerciais, bancos de investimentos, bancos de desenvolvimento, caixas econmicas, sociedades de crdito, financiamento e investimento, sociedades de crdito imobilirio, sociedades corretoras, distribuidoras de ttulos de valores mobilirios, empresas de arrendamento mercantil, cooperativas de crdito, empresas de 28

Escola da Magistratura do TRF da 4 Regio Caderno de Direito Previdencirio n 3 2005 Volume I

seguro privado e de crdito e entidades de previdncia privada abertas e fechadas, - um adicional de dois vrgula cinco por cento sobre a base de clculo acima referida, ou seja, sobre a folha de salrios. Esta contribuio foi amplamente discutida na esfera judicial, em razo do tratamento diferenciado que havia sido estipulado para estas instituies, mantendo-se o adicional contribuio. Cabe lembrar, que a Constituio originria, ao tratar desta contribuio apenas se referia no inciso I - dos empregadores incidente sobre a folha de salrios.... No entanto, sobreveio a Lei 7.787/89 e retirou do termo folha de salrio o seu sentido corrente, literal, restritivo, estabelecendo no seu art. 3 que folha de salrios se referia totalidade das remuneraes pagas ou creditadas a qualquer ttulo para qualquer tipo de trabalhador, no se restringindo, como vinha at ento, ao somatrio do valor salarial que a empresa pagava a seus trabalhadores empregados. Este acrscimo gerou tortuosas aes judiciais e uma Ao Direta de Inconstitucionalidade, proposta pela Confederao Nacional da Indstria, que culminou na declarao da inconstitucionalidade da lei, no que se refere ampliao da base. Como a administrao entende no poder prescindir dos recursos que ficaram vedados em razo da inconstitucionalidade declarada, utilizou-se do previsto no art. 195, 4, da CF, que autoriza a criao de novas fontes de custeio, desde que respeitados o previsto no art. 154, I : A Unio poder instituir: mediante lei complementar, impostos (vale ressaltar que a regra fala de impostos, mas, no caso especfico, se dar o mesmo tratamento para as contribuies) no previstos no artigo anterior, desde que sejam no-cumulativos e no tenham fato gerador ou base de clculo prprios dos discriminados nesta Constituio, e fez nascer a LC 84/96 que introduziu a contribuio incidente sobre remunerao dos administradores e sobre os pagamentos efetuados aos autnomos. A LC 84/96 foi revogada pela Lei n 9.876/99, que regulou as alteraes e os acrscimos promovidos pela EC 20/98, ficando definitivamente constitucionalizadas as novas fontes, prescindindo de lei complementar.

29

Escola da Magistratura do TRF da 4 Regio Caderno de Direito Previdencirio n 3 2005 Volume I

O art. 28 da Lei ir tratar do salrio-de-contribuio. Nos incisos I, II, III e IV, fica definido o salrio-de-contribuio de cada uma das espcies de trabalhadores, j tratado anteriormente, restando acrescentar que o salrio de maternidade considerado salrio-de-contribuio, uma vez que a trabalhadora empregada dever receber sem nenhuma reduo nos seus salrios, enquanto estiver em licena gestante, garantia constitucional estabelecida no art.7, XVIII, e examinada e reiterada pelo STF. Do mesmo modo, a Lei prev que o dcimo terceiro salrio integra o salrio-decontribuio. A questo que se props no sentido de verificar se ele integra a base de dezembro ou se o valor ser considerado separadamente para a incidncia da alquota. A interpretao legal sugere a separao, uma vez que este valor est vinculado ao abono de dezembro pago aos beneficirios que receberam prestaes continuadas no curso do ano. Questo polmica se refere ao 8, do artigo em comento, especialmente quando a lei entende integrar o salrio-de-contribuio a) o total das dirias pagas quando excedentes a cinqenta por cento da remunerao mensal. A discusso se gera sobretudo em razo de tratamento inequnime. Quando as dirias no atingem 50% da remunerao mensal, elas no integram o salrio-de-contribuio e, quando excederem estes 50%, elas integraro pela totalidade o salrio-decontribuio e no pela cifra excedente. Por outro lado, se a empresa tem a comprovao dos custos, no se justificaria esta incluso. Alm destas situaes outras tantas se concretizam em razo do contedo do art. 22, 9 , que trata das situaes que no integram o salrio-de-contribuio. Nesta longa relao, toda ordem de discusses tem sido gerada. Retomando, sobre a mesma base folha de salrios dever incidir uma contribuio para custear benefcios decorrentes de riscos ambientais do trabalho, em razo do grau de incidncia de incapacidade laborativa, - da ordem de 1%, para empresas cuja atividade preponderante risco de acidente de trabalho seja considerado leve; 2% - para empresas cuja atividade preponderante a ocorrncia do risco seja considerado mdio e, finalmente 3% - para as empresas em cuja atividade preponderante esse risco seja considerado grave. Tambm aqui longas foram as discusses quanto a quem caberia definir o grau de gravidade dos riscos, uma vez que caberia administrao, via tcnicos especficos do Ministrio do Trabalho 30

Escola da Magistratura do TRF da 4 Regio Caderno de Direito Previdencirio n 3 2005 Volume I

e Ministrio da Previdncia Social, definir o grau de risco ao qual cada atividade expe o trabalhador, estando inclusive prevista no 3 do art 22 do Plano de Custeio, a possibilidade de a Administrao alterar, com base nas estatsticas de acidente de trabalho, apuradas em inspeo, o enquadramento de empresas para efeito da contribuio a que se refere o inciso II deste artigo, a fim de estimular investimentos em preveno de acidentes. No mesmo sentido, a Lei 10.666/03 autoriza a reduo das alquotas de 1%, 2% e 3% , em at 50%, ou aumentada em 100%, conforme dispuser o regulamento em razo do desempenho da empresa em relao respectiva atividade econmica, apurado em conformidade com os resultados obtidos a partir do ndice de freqncia, gravidade e custo, calculados segundo metodologia aprovada pelo Conselho Nacional de Previdncia Social. Nova discusso se promove no sentido de verificar se a lei no deu excesso de poder ao Executivo. Com relao ao inciso II, art. 22, preciso acrescentar a contribuio devida pela empresa para custeio da aposentadoria especial concedida precocemente em razo do exerccio de atividade sujeita a condies especiais que prejudiquem a sua sade ou a integridade fsica do trabalhador. A contribuio incidir sobre a remunerao do trabalhador em razo da precocidade com que ele poder se aposentar. As alquotas incidentes sero de doze, nove e seis pontos percentuais, conforme a atividade exercida a servio da empresa permitindo a aposentadoria aps 15, 20 ou 25 anos de contribuio. O inciso III do art. 22 trata da obrigao da empresa em relao aos pagamentos que efetua aos contribuintes individuais, ficando determinado que devero incidir alquotas de vinte por cento sobre o total das remuneraes pagas ou creditadas a qualquer ttulo, no decorrer do ms. Neste caso tambm incidiro acrscimos de dois vrgula cinco por cento sobre essas remuneraes, para as chamadas instituies financeiras arroladas no 1 e acima declinadas. No inciso IV fica estabelecida para a empresa uma contribuio de quinze por cento sobre o valor bruto da nota fiscal ou fatura de prestao de servio, relativamente a servios que lhe so prestados por cooperados por intermdio de cooperativas de trabalho

31

Escola da Magistratura do TRF da 4 Regio Caderno de Direito Previdencirio n 3 2005 Volume I

Tambm aqui incidiro acrscimos nos casos de cooperados filiados, na hiptese de exerccio de atividade que autorize a concesso de aposentadoria especial, introduzida pela Lei 10.666/03. Distingue a norma as cooperativas de produo das cooperativas de trabalho. Para as primeiras previu contribuio adicional de 12%, 9% e 6%, como na regra geral, e para as cooperativas de trabalho a incidncia de alquotas de 9%, 7% e 5 % sobre o valor bruto da nota fiscal ou fatura de prestao de servios, conforme atividade exercida pelo cooperado em razo do momento da concesso da aposentadoria especial aps 15, 20 ou 25 anos de contribuio.

15. Contribuio empresarial da associao desportiva As associaes desportivas que mantm time de futebol profissional contribuiro para a seguridade social, especificamente para o custeio de benefcios previdencirios. No contribuiro, entretanto, nos moldes previstos para as demais empresas nos incisos I II do art. 22, mas a contribuio incidir sobre cinco por cento da receita bruta, decorrente dos espetculos desportivos, em todo o territrio nacional. Integram a receita no apenas vendas de ingressos, mas qualquer forma de patrocnio, licenciamento de uso de marcas e smbolos, publicidade, propaganda e transmisso de espetculos. No se aplica a mesma regra para as demais associaes desportivas as quais devem contribuir na forma da regra geral.

16. Contribuio do produtor rural - pessoa fsica. No caso do empregador rural pessoa fsica, em substituio ao previsto na regra geral folha de salrios, ser aplicada uma alquota de 2% sobre a receita bruta da comercializao de sua produo, alm da incidncia sobre a mesma base de 0,1% para custeio das prestaes decorrentes por acidente do trabalho, nos termos estabelecidos no art. 25. Cabe ressaltar que a contribuio, ora relatada, substitui a contribuio prevista no art. 22, referente empresa, no desobrigando o produtor rural da contribuio como contribuinte individual, nos termos do art. 21 da Lei 8.212/91.

32

Escola da Magistratura do TRF da 4 Regio Caderno de Direito Previdencirio n 3 2005 Volume I

O 3 elucidar com relao ao que integra a produo desta categoria de contribuintes: os produtos de origem animal ou vegetal, em estado natural ou submetidos a processos de beneficiamento ou industrializao rudimentar, assim compreendidos, entre outros, os processos de lavagem, limpeza, descaroamento, fermentao, pilagem, descascamento, cristalizao, lenhamento, fundio, pasteurizao, carvoejamento, resfriamento, secagem, embalagem,

cozimento, destilao, moagem, torrefao, bem como os subprodutos e os resduos obtidos desses processo. No integrar a base de clculo da contribuio referida a produo rural destinada ao plantio ou reflorestamento, nem sobre produto animal destinado reproduo e para fins de pesquisa. A lei estabelece, ainda, no art. 25- A, que, no caso de consrcio simplificado de produtores rurais, formado pela unio de produtores rurais pessoas fsicas, e sendo outorgado a um deles os poderes para contratar, gerir e demitir trabalhadores, para efeito de contribuio para a seguridade social, especificamente para previdncia social, - equipara-se este grupamento ao empregador rural pessoa fsica.

17. Contribuio da agroindstria A agroindstria se refere ao produtor rural pessoa jurdica cuja atividade consista em industrializar produo prpria ou adquirida de terceiros, ficando excludas desta relao s sociedades cooperativas, as agroindstrias de piscicultura, carcinicultura, suinocultura e avicultura. A contribuio incidir sobre o valor da receita bruta proveniente da comercializao da produo, em substituio a regra geral de contribuio da empresa, prevista no art. 22, I e II. Caso a empresa preste servios a terceiros ento no se aplicar esta regra, mas a regra geral do art. 22, sendo neste caso excludo da base de clculo da receita bruta, o valor relativo aos servios prestados ao terceiro. Longos percursos j foram trilhados na busca do socorro do judicirio questionando a base de clculo, prevista inicialmente pela Lei n 8.870/94, inclusive, tendo culminado com a declarao de inconstitucionalidade do 2 do art. 25 da referida lei (STF Pleno, ADIn 1.103-3-DF, j. 18.12.96, Rel. Min. Maurcio Correa, DJU 1, 25.04.97, p. 15.197), que tratava da estimativa da 33

Escola da Magistratura do TRF da 4 Regio Caderno de Direito Previdencirio n 3 2005 Volume I

produo agrcola prpria, considerando o seu preo de mercado. Atualmente esta questo est superada e outras se propem, como por exemplo a base de clculo desse tipo de empresa ser inovadora. 18. Contribuio do empregador domstico Caber ao empregador domstico contribuir com 12% do salrio de contribuio de seu empregado domstico a seu servio, ficando obrigado, nos termos do art. 30, V, a arrecadar a contribuio do segurado empregado domstico a seu servio, alm de sua prpria obrigao.

19. Contribuio provisria sobre movimentao financeira. A contribuio provisria sobre movimentao financeira, introduzida pela EC 12/96, tinha na sua gnese a finalidade de implementar a sade, ficando determinado o repasse integral da arrecadao ao Fundo Nacional de Sade, para o financiamento da promoo, proteo e recuperao da sade. Foi a referida contribuio instituda pela Lei n 9.311/96 , cabendo a sujeio ativa desta contribuio Secretaria da Receita Federal. Ainda que ela no componha o rol das contribuies destinadas previdncia social, do art. 167, XI, parte desta contribuio - que continuar sendo devida at 31 de dezembro de 2007, nos termos do art. 3 da EC 42/03 - dever ser destinada previdncia social, conforme determina o art. 84 do ADCT, prorrogado pela EC 42/03. Trata o art. 84, no 2, do produto da arrecadao da contribuio social de que trata o artigo contribuio provisria sobre movimentao ou transmisso de valores e de crditos e direitos de natureza financeira ser destinada a parcela correspondente alquota de dez dcimos por cento ao custeio da previdncia social (0,20 sade e 0,08 para o fundo de combate e erradicao da pobreza), inciso II do art.84, ADCT (anexar Lei 9311/96). A sujeio passiva do tributo vem definida no art. 4 da Lei n 9.311/96, devendo ser cumprida a obrigao pelos titulares de contas correntes de depsito, contas de emprstimo, contas de depsito de poupana, de depsito judicial e de consignao em pagamento, contas correntes que apresentem saldo negativo, dentre outros especificidades previstas no art. 2, I e II. So 34

Escola da Magistratura do TRF da 4 Regio Caderno de Direito Previdencirio n 3 2005 Volume I

contribuintes, tambm, os beneficirios da liquidao ou pagamento, por instituio financeira de quaisquer crditos, direitos ou valores, por conta e ordem de terceiros, o lanamento e qualquer outra forma de movimentao ou transmisso de valores e crditos e direitos de natureza financeira, liquidaes de operao nos mercados de operao futura, bem como os comitentes de qualquer outra movimentao ou transmisso de valores, nos termos dos incisos III, IV e V do art. 4 que remete ao art. 2 e seus incisos. A responsabilidade tributria da contribuio cabe s instituies declinadas no art. 2 da referida lei. A base de clculo representa o valor do lanamento, o valor da liquidao ou do pagamento, o valor do resultado negativo, o valor da movimentao ou transmisso. A sujeio ativa ser exercida pela Secretaria da Receita Federal, estando esta autorizada a exercer a atividade de tributao, estabelecer obrigaes acessrias, a arrecadar, fiscalizar a referida contribuio. O produto da arrecadao dever ser entregue, nos prazos e condies estabelecidos na CF (arts. 159 e 165), especialmente com relao parcela que ir compor o oramento previdencirio. 20. Sujeio ativa na relao do custeio previdencirio A Lei n 11.098, de 13 de janeiro de 2005, aprovou Medida Provisria 222/04, que autoriza o Ministrio da Previdncia Social a criar da Secretaria da Receita Previdenciria, integrada pelos Departamentos de Administrao, da Receita Previdenciria, de Fiscalizao Previdenciria e de Informaes Estratgicas. O Departamento de Administrao estar voltado s atividades de administrao tributria da previdncia, arrecadao, recuperao de crdito e estudos de normas tributrias. Desta forma, retirou-se do mbito do Instituto Nacional do Seguro Social a capacidade tributria ativa destas contribuies, conforme vinha previsto na Lei n 8.212/91, art. 33. O Decreto n 5.256, de 27 de outubro de 2004, no art 17, estabelece as competncias da nova Secretaria da Receita Previdenciria, devendo se reportar esta diretamente ao Ministrio da Previdncia Social, o mesmo ocorrendo com relao ao Instituto Nacional do Seguro Social . 35

Escola da Magistratura do TRF da 4 Regio Caderno de Direito Previdencirio n 3 2005 Volume I

Com esta medida legal, as decises referentes aos recursos previdencirios ficaram mais prximas da administrao direta, ocorrendo uma diminuio no poder da autarquia previdenciria, denominada INSS, que concentrava as duas funes: arrecadador e de pagamento de benefcios. A partir desta nova configurao, a sujeio ativa referente ao custeio e arrecadao e fiscalizao das contribuies previdencirias compete Secretaria da Receita Previdenciria; e as demais contribuies de Seguridade Social permanecem com a Secretaria da Receita Federal.

21. Contribuies de seguridade social que tm como sujeito ativo a Secretaria da Receita Federal Alm da Contribuio Provisria sobre Movimentao ou Transmisso de Valores e de Crditos e Direitos de Natureza Financeira, tratada no item 20, em razo de parte de seus recursos comporem as receitas da Previdncia Social, as demais contribuies sociais de seguridade social, previstas no art. 195, I , b e c, referentes receita ou faturamento e ao lucro; 195, III sobre a receita de concursos de prognsticos; e 195, IV contribuio devida pelo importador de bens ou servios do exterior, ou de quem a lei a ele equiparar, tm como sujeito ativo da relao de custeio a Secretaria da Receita Federal. Muito se discutiu com relao a esta sujeio ativa, mas ficou pacificado, ainda que alguns doutrinadores no aceitem esta sujeio, inclusive vislumbrando nesta relao uma evidente alterao da natureza do tributo (no seriam mais contribuies, mas impostos), sempre que a Unio no respeite os oramentos, disponibilizados que ficam os recursos na Administrao Direta. Mesmo assim, o Supremo Tribunal Federal, em deciso da ADC n 1, entendeu que o que efetivamente conta o respeito destinao, no se podendo impedir que a Unio, via Administrao Direta, arrecade a contribuio, uma vez que o detentor da competncia tributria tambm tem o direito de exercer a capacidade tributria ativa, ainda mais quando no existe uma autarquia da seguridade social (SRP autarquia previdenciria) e exigindo a Constituio Federal a parafiscalidade oramentria. Deste modo as contribuies acima arroladas so cobradas e fiscalizadas pela Administrao Direta, via Secretaria da Receita Federal. 36

Escola da Magistratura do TRF da 4 Regio Caderno de Direito Previdencirio n 3 2005 Volume I

22. Receita de concursos de prognsticos A expresso concursos de prognsticos designou a loto instituda em 1977 pela Lei 6.717. Destinava-se a compor, juntamente com a loteria federal, a loteria esportiva, as apostas de prados de corrida, a parcela de custeio do sistema previdencirio da Unio. Trata-se das denominadas quotas de previdncia da Unio. No tm estas quotas natureza tributria, mas se destinam a compor o oramento da seguridade social, permanecendo a servio da previdncia social. Garante o art. 26 da Lei 8.212/91 constituir a receita da seguridade social a renda lquida dos concursos de prognsticos. A garantia reside inauguralmente na Constituio Federal. A lei veio, sim, aviltar o mandamento constitucional ao estabelecer excetuando-se os valores destinados ao Programa de Crdito Educativo. A renda lquida se refere ao total da arrecadao, deduzidos os valores destinados ao pagamento de prmios, de impostos e de despesas com a administrao.

37

Escola da Magistratura do TRF da 4 Regio Caderno de Direito Previdencirio n 3 2005 Volume I

38

Escola da Magistratura do TRF da 4 Regio Caderno de Direito Previdencirio n 3 2005 Volume I

39

Escola da Magistratura do TRF da 4 Regio Caderno de Direito Previdencirio n 3 2005 Volume I

40

Escola da Magistratura do TRF da 4 Regio Caderno de Direito Previdencirio n 3 2005 Volume I

41

Escola da Magistratura do TRF da 4 Regio Caderno de Direito Previdencirio n 3 2005 Volume I

42

Escola da Magistratura do TRF da 4 Regio Caderno de Direito Previdencirio n 3 2005 Volume I

43

Escola da Magistratura do TRF da 4 Regio Caderno de Direito Previdencirio n 3 2005 Volume I

44

Escola da Magistratura do TRF da 4 Regio Caderno de Direito Previdencirio n 3 2005 Volume I

45

Escola da Magistratura do TRF da 4 Regio Caderno de Direito Previdencirio n 3 2005 Volume I

46

Escola da Magistratura do TRF da 4 Regio Caderno de Direito Previdencirio n 3 2005 Volume I

47

Escola da Magistratura do TRF da 4 Regio Caderno de Direito Previdencirio n 3 2005 Volume I

48

Escola da Magistratura do TRF da 4 Regio Caderno de Direito Previdencirio n 3 2005 Volume I

49

Escola da Magistratura do TRF da 4 Regio Caderno de Direito Previdencirio n 3 2005 Volume I

50

Escola da Magistratura do TRF da 4 Regio Caderno de Direito Previdencirio n 3 2005 Volume I

51

Escola da Magistratura do TRF da 4 Regio Caderno de Direito Previdencirio n 3 2005 Volume I

52

Escola da Magistratura do TRF da 4 Regio Caderno de Direito Previdencirio n 3 2005 Volume I

53

Escola da Magistratura do TRF da 4 Regio Caderno de Direito Previdencirio n 3 2005 Volume I

54

Escola da Magistratura do TRF da 4 Regio Caderno de Direito Previdencirio n 3 2005 Volume I

55

Escola da Magistratura do TRF da 4 Regio Caderno de Direito Previdencirio n 3 2005 Volume I

56

Escola da Magistratura do TRF da 4 Regio Caderno de Direito Previdencirio n 3 2005 Volume I

57

Escola da Magistratura do TRF da 4 Regio Caderno de Direito Previdencirio n 3 2005 Volume I

58

Escola da Magistratura do TRF da 4 Regio Caderno de Direito Previdencirio n 3 2005 Volume I

59

Escola da Magistratura do TRF da 4 Regio Caderno de Direito Previdencirio n 3 2005 Volume I

60

Escola da Magistratura do TRF da 4 Regio Caderno de Direito Previdencirio n 3 2005 Volume I

61

Escola da Magistratura do TRF da 4 Regio Caderno de Direito Previdencirio n 3 2005 Volume I

62

Escola da Magistratura do TRF da 4 Regio Caderno de Direito Previdencirio n 3 2005 Volume I

63

Escola da Magistratura do TRF da 4 Regio Caderno de Direito Previdencirio n 3 2005 Volume I

64

Escola da Magistratura do TRF da 4 Regio Caderno de Direito Previdencirio n 3 2005 Volume I

65

Escola da Magistratura do TRF da 4 Regio Caderno de Direito Previdencirio n 3 2005 Volume I

66

Escola da Magistratura do TRF da 4 Regio Caderno de Direito Previdencirio n 3 2005 Volume I

67

Escola da Magistratura do TRF da 4 Regio Caderno de Direito Previdencirio n 3 2005 Volume I

68

Escola da Magistratura do TRF da 4 Regio Caderno de Direito Previdencirio n 3 2005 Volume I

69

Escola da Magistratura do TRF da 4 Regio Caderno de Direito Previdencirio n 3 2005 Volume I

70

Escola da Magistratura do TRF da 4 Regio Caderno de Direito Previdencirio n 3 2005 Volume I

71

Escola da Magistratura do TRF da 4 Regio Caderno de Direito Previdencirio n 3 2005 Volume I

72

Escola da Magistratura do TRF da 4 Regio Caderno de Direito Previdencirio n 3 2005 Volume I

73

Escola da Magistratura do TRF da 4 Regio Caderno de Direito Previdencirio n 3 2005 Volume I

74

Escola da Magistratura do TRF da 4 Regio Caderno de Direito Previdencirio n 3 2005 Volume I

75

Escola da Magistratura do TRF da 4 Regio Caderno de Direito Previdencirio n 3 2005 Volume I

76

Escola da Magistratura do TRF da 4 Regio Caderno de Direito Previdencirio n 3 2005 Volume I

77

Escola da Magistratura do TRF da 4 Regio Caderno de Direito Previdencirio n 3 2005 Volume I

78

Escola da Magistratura do TRF da 4 Regio Caderno de Direito Previdencirio n 3 2005 Volume I

79

Escola da Magistratura do TRF da 4 Regio Caderno de Direito Previdencirio n 3 2005 Volume I

80

Escola da Magistratura do TRF da 4 Regio Caderno de Direito Previdencirio n 3 2005 Volume I

81

Escola da Magistratura do TRF da 4 Regio Caderno de Direito Previdencirio n 3 2005 Volume I

82

Escola da Magistratura do TRF da 4 Regio Caderno de Direito Previdencirio n 3 2005 Volume I

83

Escola da Magistratura do TRF da 4 Regio Caderno de Direito Previdencirio n 3 2005 Volume I

84

Escola da Magistratura do TRF da 4 Regio Caderno de Direito Previdencirio n 3 2005 Volume I

85

Escola da Magistratura do TRF da 4 Regio Caderno de Direito Previdencirio n 3 2005 Volume I

86

Escola da Magistratura do TRF da 4 Regio Caderno de Direito Previdencirio n 3 2005 Volume I

87

Escola da Magistratura do TRF da 4 Regio Caderno de Direito Previdencirio n 3 2005 Volume I

88

Escola da Magistratura do TRF da 4 Regio Caderno de Direito Previdencirio n 3 2005 Volume I

89

Escola da Magistratura do TRF da 4 Regio Caderno de Direito Previdencirio n 3 2005 Volume I

90

Escola da Magistratura do TRF da 4 Regio Caderno de Direito Previdencirio n 3 2005 Volume I

91

Escola da Magistratura do TRF da 4 Regio Caderno de Direito Previdencirio n 3 2005 Volume I

92

Escola da Magistratura do TRF da 4 Regio Caderno de Direito Previdencirio n 3 2005 Volume I

93

Escola da Magistratura do TRF da 4 Regio Caderno de Direito Previdencirio n 3 2005 Volume I

94

Escola da Magistratura do TRF da 4 Regio Caderno de Direito Previdencirio n 3 2005 Volume I

95

Escola da Magistratura do TRF da 4 Regio Caderno de Direito Previdencirio n 3 2005 Volume I

96

Escola da Magistratura do TRF da 4 Regio Caderno de Direito Previdencirio n 3 2005 Volume I

97

Escola da Magistratura do TRF da 4 Regio Caderno de Direito Previdencirio n 3 2005 Volume I

98

Escola da Magistratura do TRF da 4 Regio Caderno de Direito Previdencirio n 3 2005 Volume I

99

Escola da Magistratura do TRF da 4 Regio Caderno de Direito Previdencirio n 3 2005 Volume I

100

Escola da Magistratura do TRF da 4 Regio Caderno de Direito Previdencirio n 3 2005 Volume I

101

Escola da Magistratura do TRF da 4 Regio Caderno de Direito Previdencirio n 3 2005 Volume I

RECURSO EXTRAORDINRIO 351.506-3 (757) PROCED. : RIO GRANDE DO SUL RELATOR : MIN. EROS GRAU RECTE. : INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL - INSS A D V. : JOO ERNESTO ARAGONS VIANNA RECDO. : BANCO DO BRASIL S/A A D V. ( A / S ) : PATRCIA NETTO LEO E OUTROS DECISO: Cuida-se de ao anulatria em que o Banco do Brasil insurge-se contra a exigncia da cobrana de crdito tributrio (contribuies previdencirias), incidentes sobre a participao dos empregados nos lucros da empresa, no perodo de fevereiro e setembro de 1993 e maro de 1994. 2. O juzo de primeira instncia julgou procedente o pedido formulado na inicial e o Tribunal Regional Federal da 4 Regio negou provimento ao recurso de apelao apresentado pela autarquia federal, por entender que o preceito do artigo 7, XI, da Constituio do Brasil, que assegura a participao dos empregados nos lucros da empresa, desvinculada da remunerao, norma que contm eficcia plena e imediata, vez que a lei que vier a ser editada para disciplinar a matria no poder vincular o produto da participao dos empregados nos lucros remunerao desses (fl. 209). 3. Contra essa deciso foi interposto o presente recurso extraordinrio em que o Instituto Nacional do Seguro Social sustenta a violao do disposto no artigo 7, XI, da Constituio, uma vez que o preceito que assegura a participao dos empregados no lucro das empresas no norma de eficcia limitada e, conseqentemente, no prescinde da edio de lei que venha implementar a concretizao do seu comando normativo, o que somente ocorreu com a edio da Medida Provisria n. 794, de 29.12.1994. 4. Procedem as alegaes da recorrente. Conforme se infere dos votos proferidos no Mandado de Injuno 102-PE, Plenrio, DJ de 25.10.2002, Redator para o acrdo o Ministro Carlos Velloso , somente com a supervenincia da Medida Provisria n. 794, sucessivamente reeditada, foram implementadas as condies indispensveis ao exerccio do direito dos trabalhadores no lucro das empresas. Dessa maneira, embora o inciso XI do artigo 7 da Constituio assegurasse o direito dos empregados participao nos lucros da empresa e previsse que essa parcela --- participao nos lucros -- algo desvinculado da remunerao, o exerccio desse direito no prescindia de lei disciplinadora que definisse o modo e os limites de sua participao, bem assim a natureza jurdica dessa benesse, quer para fins tributrios, quer para fins de incidncia de contribuio previdenciria. Ante o exposto, com base no artigo 557, 1, do Cdigo de Processo Civil, conheo do recurso e dou-lhe provimento para julgar improcedente o pedido formulado na inicial, que est circunscrito a perodo anterior supervenincia da Medida Provisria n. 794 e suas reedies. Declaro invertidos os nus da sucumbncia. Intime-se. Braslia, 1 de fevereiro de 2005. Ministro EROS GRAU Relator ================================================================================== Classe / Origem RE 433717 / RS RECURSO EXTRAORDINRIO Relator(a) Min. EROS GRAU DJ DATA-15/10/2004 P - 00074 Julgamento 29/09/2004 Despacho DECISO: Discute-se no presente recurso extraordinrio a constitucionalidade da instituio da contribuio social destinada ao custeio do Seguro de Acidente de Trabalho (SAT) pela Lei 8212/91, artigo 22, bem assim a sua regulamentao por meio de sucessivos decretos que delimitaram os graus de risco acidentrio, enquadrando, conseqentemente, cada empresa em uma das alquotas contributivas especificadas na legislao ordinria. 2. O Pleno do Supremo Tribunal Federal, ao julgar o RE 343446, Velloso, DJU 04/04/2004, declarou constitucional a contribuio social destinada ao custeio do Seguro de Acidente de Trabalho - SAT, bem como sua regulamentao, refutando, dessa maneira, a alegao de inconstitucionalidade do artigo 3, II da Lei 7787/89, e do artigo 22, II da Lei 8212/91, que adotaram como base de clculo o total das remuneraes pagas aos empregados. 3. Nesse julgamento, o Tribunal rejeitou a alegao de exigncia de lei complementar para a instituio da nova contribuio, por encontrar-se a exao expressamente

102

Escola da Magistratura do TRF da 4 Regio Caderno de Direito Previdencirio n 3 2005 Volume I

prevista no artigo 201, 4 da Constituio Federal, redao anterior EC 20/98; foi declarada a improcedncia da argio de ofensa ao princpio da isonomia, dado que a alquota nica de 2% foi fixada independentemente da atividade empresarial exercida, uma vez que o artigo 4 da Lei 7787/89 previa que, havendo ndice de acidentes de trabalho superior mdia setorial, a empresa se sujeitaria a uma contribuio adicional, no sendo o caso de falar-se em tratamento igual entre contribuintes em situao desigual. 4. Quanto aos decretos regulamentares (Decreto 612/92 e posteriores alteraes pelos Decretos 2173/97 e 3048/99), que estabeleceram os conceitos de "atividade preponderante" e "grau de risco leve, mdio ou grave", a Corte repeliu a argumentao de contrariedade ao princpio da legalidade tributria (CF, artigo 150, I), uma vez que a lei fixou padres e parmetros, deixando para o regulamento a delimitao dos conceitos necessrios aplicao concreta da norma. Ante o exposto, com base no artigo 21, 1 do RISTF, nego seguimento ao recurso. Intime-se. Braslia, 29 de setembro de 2004. Ministro Eros Grau Relator Partes RECURSO EXTRAORDINRIO N. 433.717-7 PROCED.: RIO GRANDE DO SUL RELATOR : MIN. EROS GRAU RECTE.(S): KEKO ACESSRIOS LTDA ADV.(A/S): MRIO LUCIANO DO NASCIMENTO E OUTRO(A/S) RECDO.(A/S): INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL - INSS ADV.(A/S): SILMAR DENIS MORESCO ================================================================================== RESP 183617 / SP ; RECURSO ESPECIAL 1998/0055778-4 Relator(a) Ministro JOO OTVIO DE NORONHA (1123) rgo Julgador T2 - SEGUNDA TURMA Data do Julgamento - 01/03/2005 Data da Publicao/Fonte - DJ 11.04.2005 p. 207 Ementa TRIBUTRIO. CONTRIBUIO PREVIDENCIRIA. LEI N. 7.787/89 DCIMO TERCEIRO SALRIO. INCIDNCIA. 1. A teor da Lei 7.787/89, a contribuio previdenciria de 20% (vinte por cento) sobre a folha de salrios incide sobre o total das remuneraes pagas ou creditadas aos empregados, includo a o dcimo terceiro salrio. Precedentes. 2. Recurso especial no-provido. Acrdo Vistos, relatados e discutidos os autos em que so partes as acima indicadas, acordam os Ministros da Segunda Turma do Superior Tribunal de Justia, por unanimidade, negar provimento ao recurso nos termos do voto do Sr. Ministro Relator. Os Srs. Ministros Castro Meira, Francisco Peanha Martins, Eliana Calmon e Franciulli Netto votaram com o Sr. Ministro Relator. Presidiu o julgamento o Sr. Ministro Franciulli Netto. Resumo Estruturado VIDE EMENTA. Referncia Legislativa LEG:FED LEI:007787 ANO:1989 Veja STJ - RESP 420175-SP, RESP 336182-SC (RSTJ 157/108), RESP 253757-RS, AGRG NO RESP 128404-MG, RESP 126979-SP, RESP 109800-SC

==================================================================================

103

Escola da Magistratura do TRF da 4 Regio Caderno de Direito Previdencirio n 3 2005 Volume I

Processo RESP 299388 SC ; RECURSO ESPECIAL 2001/0003080-7 Relator(a) Ministro JOS DELGADO (1105) rgo Julgador - T1 - PRIMEIRA TURMA Data do Julgamento: 15/03/2001 Data da Publicao/Fonte: DJ 30.04.2001 p. 128 JBCC vol. 190 p. 431 RDDT vol. 70 p. 187 Ementa DIREITO TRIBUTRIO E PREVIDENCIRIO. COOPERATIVAS MDICAS. CONTRIBUIO SOCIAL. 1. As Cooperativas so equiparadas a empresa para fins de aplicao da legislao do custeio da previdncia social (art. 12, pargrafo nico, do Decreto n 3.048, de 06.05.99 Regulamento da Previdncia Social). 2. Esto as Cooperativas mdicas obrigadas ao recolhimento da contribuio social a ser calculada sobre os valores apurados mensalmente e pagos aos mdicos, seus associados, pelos servios prestados a terceiros. 3. Os mdicos, no obstante situados como cooperados, prestam servios a terceiros em nome da Cooperativa, como autnomos, e dela recebem diretamente os honorrios fixados em tabela genrica. 4. As pessoas que mantm vnculos de associao com as Cooperativas no efetuam pagamento de honorrios aos mdicos. Pagam, de modo fixo, mensalmente, determinada quantia Cooperativa para que essa administre e ponha disposio os servios oferecidos. 5. A relao jurdica do servio firmada entre, no caso, o mdico e a Cooperativa. Esta supervisiona, controla e remunera os servios prestados pelo profissional. 6. Recurso do INSS provido para que as Cooperativas recolham as contribuies previdencirias exigidas pela LC n 84/96, art. 1, I. Acrdo Vistos, relatados e discutidos estes autos, acordam os Srs. Ministros da Primeira Turma do Superior Tribunal de Justia, por unanimidade, dar provimento ao recurso, nos termos do voto do Sr.Ministro Relator. Votaram de acordo com o Relator os Srs. Ministros Francisco Falco e Milton Luiz Pereira. Ausentes, justificadamente, os Srs. Ministros Garcia Vieira e Humberto Gomes de Barros. Resumo Estruturado CABIMENTO, COOPERATIVA, MEDICO, RECOLHIMENTO, CONTRIBUIO PREVIDENCIARIA, INCIDENCIA, REMUNERAO, MEDICO, ASSOCIADO, DECORRENCIA, MEDICO, PRESTAO DE SERVIO, TERCEIRO, NOME, COOPERATIVA, NECESSIDADE, EQUIPARAO, COOPERATIVA DE TRABALHO, EMPRESA, OBSERVANCIA, JURISPRUDENCIA, STJ. Referncia Legislativa LEG:FED LCP:000084 ANO:1996 ART:00001 INC:00001 INC:00002 LEG:FED DEC:003048 ANO:1999 ART:00012 PAR:NICO ART:00201 INC:00002 Veja STJ - RESP 205383-SP Sucessivos RESP 392558 RS 2001/0180616-3 DECISO:04/06/2002 DJ DATA:01/07/2002 PG:00247 RJADCOAS VOL.:00040 PG:00037 Acompanhamento Processual Inteiro Teor do Acrdo RESP 293562 RS 2000/0134924-4 DECISO:03/05/2001 DJ DATA:13/08/2001 PG:00069 RJADCOAS VOL.:00026 PG:00038 Acompanhamento Processual Inteiro Teor do Acrdo

==================================================================================

104

Escola da Magistratura do TRF da 4 Regio Caderno de Direito Previdencirio n 3 2005 Volume I

EDcl no RESP 365984 / PR ; EMBARGOS DE DECLARAO NO RECURSO ESPECIAL 2001/0136569-7 Relator(a) Ministra ELIANA CALMON (1114) rgo Julgador T2 - SEGUNDA TURMA Data do Julgamento 12/11/2002 Data da Publicao/Fonte DJ 02.12.2002 p. 275 Ementa PROCESSO CIVIL - EMBARGOS DE DECLARAO - INEXISTNCIA DE CONTRADIO - EFEITO INFRINGENTE. 1. O voto condutor do julgado estabeleceu a distino entre o auxlio-creche (em cumprimento ao art. 389, 1 e 2 da CLT) e a ajuda de custo para deslocamento noturno, concluindo que a primeira hiptese tem natureza indenizatria, no integrando o salrio-de-contribuio, enquanto que na segunda hiptese, constitui-se gratificao, sujeita incidncia da contribuio previdenciria. 2. Inexistncia de contradio, mas inconformismo da parte. 3. Embargos de declarao rejeitados. Acrdo Vistos, relatados e discutidos estes autos, acordam os Ministros da Segunda Turma do Superior Tribunal de Justia, na conformidade dos votos e das notas taquigrficas a seguir, por unanimidade, rejeitar os embargos de declarao. Votaram com a Relatora os Srs. Ministros Franciulli Netto, Laurita Vaz, Paulo Medina e Francisco Peanha Martins. Resumo Estruturado VIDE EMENTA. Referncia Legislativa LEG:FED DEL:005452 ANO:1943 ***** CLT-43 CONSOLIDAO DAS LEIS DO TRABALHO ART:00389 PAR:00001 PAR:00002 Sucessivos EDcl no RESP 346828 RJ 2001/0069302-8 DECISO:17/12/2002 DJ DATA:10/03/2003 PG: EDcl no RESP 325140 ES 2001/0056722-4 DECISO:17/12/2002 DJ DATA:10/03/2003 PG: EDcl no RESP 310089 PB 2001/0029975-0 DECISO:04/02/2003 DJ DATA:10/03/2003 PG: EDcl no RESP 310089 PB 2001/0029975-0 DECISO:04/02/2003 DJ DATA:10/03/2003 ================================================================================== RESP 384372 / RS ; RECURSO ESPECIAL 2001/0160987-3 Relator(a) Ministra ELIANA CALMON (1114) rgo Julgador T2 - SEGUNDA TURMA Data do Julgamento 10/09/2002 Data da Publicao/Fonte DJ 07.10.2002 p. 234 Ementa TRIBUTRIO - CONTRIBUIO PREVIDENCIRIA - PRAZO DE RECOLHIMENTO. 1. O fato gerador da contribuio previdenciria a relao laboral onerosa, da qual se origina a obrigao de pagar ao trabalhador (at o quinto dia subseqente ao ms laborado) e a obrigao de recolher a contribuio previdenciria aos cofres da Previdncia. 2. A folha de salrio a base de clculo da exao, sendo irrelevante para o nascimento do fato gerador o pagamento. 3. Rechaa-se a interpretao aos arts. 3 e 9 da Lei 7.787/89 que conduziria a s pagar o empregador Previdncia dois meses depois do ms trabalhado, ou um ms depois do pagamento dos salrios. 4. Recurso improvido. Acrdo

105

Escola da Magistratura do TRF da 4 Regio Caderno de Direito Previdencirio n 3 2005 Volume I

Vistos, relatados e discutidos estes autos, acordam os Ministros da Segunda Turma do Superior Tribunal de Justia, na conformidade dos votos e das notas taquigrficas a seguir, por unanimidade, negar provimento ao recurso. Votaram com a Relatora os Ministros Franciulli Netto, Laurita Vaz e Paulo Medina. Ausente, justificadamente, o Sr. Ministro Francisco Peanha Martins. Resumo Estruturado TERMO INICIAL, CONTAGEM, PRAZO, OITO DIAS, EMPREGADOR, RECOLHIMENTO, CONTRIBUIO PREVIDENCIARIA, DATA, ULTIMO DIA, MES, TRABALHADOR, EXERCICIO, ATIVIDADE PROFISSIONAL, DECORRENCIA, CARACTERIZAO, FATO GERADOR, OBRIGAO TRIBUTARIA, IRRELEVANCIA, DATA, PAGAMENTO, SALARIO. Referncia Legislativa LEG:FED LEI:007787 ANO:1989 ART:00003 INC:00001 INC:00002 ART:00009LEG:FED DEL:005452 ANO:1943 ***** CLT-43 CONSOLIDAO DAS LEIS DO TRABALHO ART:00459 PAR:00001 Sucessivos RESP 515241 SC 2003/0048750-9 DECISO:26/08/2003 DJ DATA:13/10/2003 PG:00341 RESP 504263 SC 2003/0032682-7 DECISO:19/08/2003 DJ DATA:15/09/2003 PG:00302 RESP 502174 SC 2003/0025046-7 DECISO:19/08/2003 DJ DATA:15/09/2003 PG:00301 RESP 502792 SC 2003/0024101-5 DECISO:07/08/2003 DJ DATA:08/09/2003 PG:00310 RESP 381367 RS 2001/0160203-1 DECISO:01/04/2003 DJ DATA:28/04/2003 PG:00191 RESP 363250 RS 2001/0129424-1 DECISO:01/04/2003 DJ DATA:28/04/2003 PG:00190 RDDT VOL.:00094 PG:00173

106

Escola da Magistratura do TRF da 4 Regio Caderno de Direito Previdencirio n 3 - 2005

LEI N 10.933, DE 11 DE AGOSTO DE 2004

Dispe sobre o Plano Plurianual para o perodo 2004/2007.

Lei:

O PRESIDENTE DA REPBLICA Fao saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte

Art. 1o Esta Lei institui o Plano Plurianual para o quadrinio 2004/2007, em cumprimento ao disposto no o art. 165, 1 , da Constituio. 1 Integram o Plano Plurianual: I - Anexo I - Orientao Estratgica de Governo; II - Anexo II - Programas de Governo; III - Anexo III - rgo Responsvel por Programa de Governo; e IV - Anexo IV - Programas Sociais. 2 (VETADO) Art. 2 Os Programas, no mbito da Administrao Pblica Federal, para efeito do art. 165, 1 , da Constituio., so os integrantes desta Lei. Art. 3 As metas fsicas dos projetos de grande vulto, estabelecidas para o perodo do Plano Plurianual, constituem-se, a partir do exerccio de 2005, em limites a serem observados pelas leis de diretrizes oramentrias e pelas leis oramentrias e seus crditos adicionais, respeitada a respectiva regionalizao. 1 Para efeito desta Lei, entende-se por projetos de grande vulto os que tenham valor total estimado o superior a sete vezes o limite estabelecido no art. 23, I, "c", da Lei n 8.666/93, para os projetos constantes dos oramentos fiscal e da seguridade social, e de 5% (cinco por cento) do total de investimentos da entidade no exerccio, para os projetos constantes do oramento de investimento das empresas estatais. 1o Para efeito desta Lei, entende-se por projetos de grande vulto: (Redao dada pela Lei n 11.044, de 2004) I aqueles constantes dos oramentos fiscal e da seguridade social que tenham valor total estimado superior a sete vezes o limite estabelecido no art. 23, I, "c", da Lei no 8.666, de 1993; (Includo pela Lei n 11.044, de 2004) II aqueles financiados com recursos do oramento de investimento das empresas estatais, cujo valor total estimado represente mais de 5% (cinco por cento) do total de investimentos da entidade no exerccio em que ocorrer sua incluso no PPA, desde que superior ao valor previsto no inciso I. (Includo pela Lei n 11.044, de 2004)
o o o o o o

107

Escola da Magistratura do TRF da 4 Regio Caderno de Direito Previdencirio n 3 - 2005

2 Os projetos de grande vulto somente podero ser executados, a partir do exerccio de 2005, conta de crdito oramentrio especfico, vedado o empenho de valores a eles destinados em outra dotao. 3 O Poder Executivo encaminhar, at 31 de agosto de 2004, projeto de lei contendo a programao, na forma do Anexo II desta Lei, dos projetos de grande vulto, ainda no especificados. 4 A extrapolao dos limites de que trata o caput condicionar a continuidade da execuo fsica do projeto de grande vulto alterao de sua meta prevista no Plano Plurianual. 5 Os rgos centrais dos sistemas de programao financeira e de administrao de servios gerais o asseguraro, no mbito do Siafi e do Siasg, o cumprimento do disposto no 2 . 6 As limitaes deste artigo, bem como o disposto no caput do art. 5 , combinado com o inciso II do 6 do mesmo artigo, no se aplicam aos crditos extraordinrios.
o o o o o o

Art. 4 Os valores financeiros estabelecidos para as aes oramentrias so estimativos, no se constituindo em limites programao das despesas expressas nas leis oramentrias e em seus crditos adicionais. Art. 4 Os valores financeiros estabelecidos para as aes oramentrias so estimativos, no se constituindo em limites programao das despesas expressas nas leis oramentrias e em seus crditos o o adicionais, ressalvado o disposto no 2 do art. 7 . (Redao dada pela Lei n 11.044, de 2004) Art. 5 A alterao ou a excluso de programas constantes do Plano Plurianual, assim como a incluso de novos programas, ser proposta pelo Poder Executivo, por meio de projeto de lei de reviso anual ou o especfico, observado o disposto no art. 6 desta Lei. Art. 5 A alterao ou a excluso de programas constantes do Plano Plurianual, assim como a incluso de novos programas, ser proposta pelo Poder Executivo, por meio de projeto de lei de reviso anual ou especfico, ressalvado o disposto nos 11, 12 e 13 deste artigo. (Redao dada pela Lei n 11.044, de 2004) 1 Os projetos de lei de reviso anual sero encaminhados ao Congresso Nacional at o dia 31 de agosto dos exerccios de 2004, 2005 e 2006. 2 As dotaes oramentrias condicionadas aprovao dos projetos de lei previstos no caput sero canceladas pelo Poder Executivo, at 30 dias aps a sano da lei oramentria anual ou de seus crditos adicionais, caso o projeto no tenha sido aprovado pelo Congresso Nacional at a data da aprovao do projeto de lei orament anual ou de seus crditos adicionais. ria 2 vedada a execuo oramentria de programaes alteradas enquanto no aprovados os projetos de lei previstos no caput, ressalvado o disposto nos 11, 12 e 13 deste artigo.(Redao dada pela Lei n 11.044, de 2004) 3 A proposta de alterao de programa ou a incluso de novo programa, que contemple despesa obrigatria de carter continuado, dever apresentar o impacto oramentrio e financeiro no perodo do Plano Plurianual, que ser considerado na margem de expanso das despesas obrigatrias de carter continuado, constante das leis de diretrizes oramentrias e das leis oramentrias. 4 A proposta de alterao ou incluso de programas, conter, no mnimo: I - diagnstico do problema a ser enfrentado ou da demanda da sociedade a ser atendida;
o o o o o o o o

108

Escola da Magistratura do TRF da 4 Regio Caderno de Direito Previdencirio n 3 - 2005

II - demonstrao da compatibilidade com os megaobjetivos, desafios e diretrizes definidos no Plano Plurianual; III - identificao dos efeitos financeiros e demonstrao da exeqibilidade fiscal ao longo do perodo de vigncia do Plano Plurianual. 5 A proposta de excluso de programa conter exposio das razes que a justifiquem e o seu impacto nos megaobjetivos, desafios e diretrizes definidos no Plano Plurianual. 6 Considera-se alterao de programa: I - adequao de denominao ou do objetivo e modificao do pblico-alvo, dos indicadores ou dos ndices; o II - incluso ou excluso de aes oramentrias, ressalvado o disposto no art. 6 ; III - alterao do tipo, do ttulo, do produto, da unidade de medida e das metas das aes oramentrias; IV - alterao dos valores estimados para cada ao, no perodo do Plano Plurianual, respeitada a respectiva regionalizao. I adequao de denominao ou do objetivo e modificao do pblico-alvo; (Redao dada pela Lei n 11.044, de 2004) II incluso ou excluso de aes oramentrias; (Redao dada pela Lei n 11.044, de 2004) III alterao do ttulo, do produto e da unidade de medida; (Redao dada pela Lei n 11.044, de 2004) IV alterao da meta fsica de projetos de grande vulto. (Redao dada pela Lei n 11.044, de 2004) 7 As alteraes no Plano Plurianual devero ter a mesma formatao e conter todos os elementos presentes nesta Lei. 8o Os cdigos e os ttulos dos programas e aes do Plano Plurianual sero aplicados nas leis de diretrizes oramentrias, nas leis oramentrias e seus crditos adicionais e nas leis que o modifiquem. 9 Excepcionalmente, em funo de possvel alterao do conceito de ao oramentria a ser definido na lei de diretrizes oramentrias para 2005, o projeto de lei previsto no caput poder propor agregao ou desmembramento de aes, alterao de seus cdigos, ttulos e produtos, desde que no modifique a o o finalidade das aes e no prejudique o disposto no art. 3 , 3 , desta Lei. 10. O projeto de lei previsto no caput incorporar os ajustes decorrentes da compatibilizao prevista no art. 11 da lei oramentria para 2004. 11. As alteraes de que trata o inciso III do 6 deste artigo podero ocorrer por intermdio da lei oramentria e de seus crditos adicionais, desde que mantenha a mesma codificao e no modifique a finalidade da ao ou a sua abrangncia geogrfica. (Includo pela Lei n 11.044, de 2004) 12. As incluses de aes oramentrias podero ocorrer por intermdio da lei oramentria e de seus crditos adicionais, quando decorrentes de fuses e desmembramentos de atividades do mesmo programa, hiptese em que dever ser apresentado, a partir de 2006, o alinhamento da srie histrica dessas alteraes e os respectivos atributos, bem como as justificativas.(Includo pela Lei n 11.044, de 2004) 13. Excepcionalmente, para os exerccios de 2004 e 2005, tanto a incluso de que trata o inciso II quanto o a alterao de que trata o inciso IV, ambos do 6 deste artigo, podero ocorrer por intermdio da lei oramentria e de seus crditos adicionais. (Includo pela Lei n 11.044, de 2004)
o o o o o

109

Escola da Magistratura do TRF da 4 Regio Caderno de Direito Previdencirio n 3 - 2005

14. A continuidade da execuo, a partir do exerccio de 2006, das aes includas no Plano Plurianual na forma do 13, quando se tratar de aes plurianuais, fica condicionada a alterao deste Plano. (Includo pela Lei n 11.044, de 2004) 15. Fica o Poder Executivo autorizado a proceder s alteraes dos indicadores e ndices dos programas deste Plano. (Includo pela Lei n 11.044, de 2004) Art. 6 (VETADO) Art. 6 -A. Ficam dispensadas de discriminao no Plano Plurianual as aes cuja execuo restrinja-se a um nico exerccio financeiro. (Includo pela Lei n 11.044, de 2004) Art. 7 Somente podero ser contratadas operaes de crdito externo para o financiamento de aes integrantes desta Lei. 1 As operaes de crdito externo que tenham como objeto o financiamento de projetos tero como limite contratual o valor total estimado desses projetos. 2 Os desembolsos das operaes de crdito externo limitar-se-o, no perodo de vigncia do Plano Plurianual, aos valores financeiros previstos para as aes nesta Lei. 2 Os desembolsos decorrentes das operaes de crdito externo de que trata o caput limitar-se-o, no perodo de vigncia do Plano Plurianual, aos valores financeiros previstos para as aes constantes deste Plano. (Redao dada pela Lei n 11.044, de 2004) Art. 8 (VETADO) Art. 8 -A. O Poder Executivo publicar, no prazo de at 60 dias aps a aprovao do Plano Plurianual ou suas revises anuais, o seu texto atualizado, com as adequaes das metas fsicas aos valores das aes oramentrias aprovadas pelo Congresso Nacional e os novos valores de atividades fundidas ou o desmembradas, na forma do 12 do art. 5 , podendo incorporar as aes no-oramentrias que contribuam para os objetivos dos programas. (Includo pela Lei n 11.044, de 2004) Art. 9 O Poder Executivo enviar ao Congresso Nacional, at o dia 15 de setembro de cada exerccio, relatrio de avaliao do Plano Plurianual, que conter: I - avaliao do comportamento das variveis macroeconmicas que embasaram a elaborao do Plano Plurianual, explicitando, se for o caso, as razes das discrepncias verificadas entre os valores previstos e os realizados; II - demonstrativo, na forma do Anexo II desta Lei, contendo, para cada ao: a) os valores previstos nesta Lei e suas modificaes; b) a execuo fsica e oramentria nos exerccios de vigncia deste Plano Plurianual; c) as dotaes constantes da lei oramentria em vigor e as previstas na proposta oramentria para o exerccio subseqente; d) as estimativas das metas fsicas e dos valores financeiros, tanto das aes constantes desta Lei e suas alteraes como das novas aes previstas, para os trs exerccios subseqentes ao da proposta oramentria enviada em 31 de agosto;
o o o o o o o o o

110

Escola da Magistratura do TRF da 4 Regio Caderno de Direito Previdencirio n 3 - 2005

III - demonstrativo, por programa e por indicador, dos ndices alcanados ao trmino do exerccio anterior e dos ndices finais previstos; IV - avaliao, por programa, da possibilidade de alcance do ndice final previsto para cada indicador e de cumprimento das metas, relacionando, se for o caso, as medidas corretivas necessrias; V - justificativa, por projeto de grande vulto, da ocorrncia de execuo oramentria acumulada ao final do exerccio anterior, em valor superior ao valor financeiro previsto para o perodo do Plano Plurianual; VI - justificativa, por projeto de grande vulto, em 2005, 2006 e 2007, da ocorrncia de execuo oramentria acumulada ao final dos exerccios anteriores, em valor inferior a 15%, 30% e 50%, respectivamente, do valor financeiro previsto para o perodo do Plano Plurianual; VII - justificativa da no-incluso, na proposta de lei oramentria para o exerccio subseqente, de projetos j iniciados ou que, de acordo com as respectivas datas de incio e de trmino, constantes do Plano Plurianual, deveriam constar da proposta, e apresentao, para esses ltimos, de nova data prevista para o incio; VIII - demonstrativo da execuo fsica e oramentria, na forma do Anexo II desta Lei, das aes que, por o fora do art. 6 , ficaram dispensadas de serem discriminadas no Plano Plurianual. 1 Para atendimento ao disposto no caput, o Poder Executivo instituir Sistema de Avaliao do Plano Plurianual, sob a coordenao do rgo Central do Sistema de Planejamento e Oramento Federal. (Vide Decreto n 5.233, de 2004) 2 O Congresso Nacional ter acesso irrestrito ao Sistema de Informaes Gerenciais e de Planejamento do Plano Plurianual - Sigplan, para fins de consulta. 3 O rgo Central do Sistema de Planejamento e Oramento Federal disponibilizar, pela Internet, resumo das informaes constantes do Sigplan, em mdulo especfico, para fins de consulta pela sociedade civil. 4 Fica dispensada, para o relatrio de avaliao a ser enviado at 15 de setembro de 2004, a apresentao das informaes previstas nos incisos II, "b", III, IV, V, VIII, deste artigo. Art. 10. Os rgos do Poder Executivo responsveis por programas, nos termos do Anexo III desta Lei, devero: I - registrar, na forma padronizada pelo rgo Central do Sistema de Planejamento e Oramento Federal, as informaes referentes execuo fsica das aes constantes dos programas sob sua responsabilidade, at 31 de maro do exerccio subseqente ao da execuo; II - elaborar plano gerencial e plano de avaliao dos respectivos programas, para apreciao pelo rgo Central do Sistema de Planejamento e Oramento Federal; III - adotar mecanismos de participao da sociedade e das unidades subnacionais na avaliao dos programas. 1o O rgo Central do Sistema de Planejamento e Oramento Federal dever elaborar e divulgar, pela Internet, o relatrio de avaliao do Plano Plurianual at o dia 15 de setembro de cada exerccio. 2 O Poder Executivo poder atualizar os Anexos II e III desta Lei, em decorrncia de alterao dos rgos responsveis pelos programas e pela execuo das respectivas aes.
o o o o o

111

Escola da Magistratura do TRF da 4 Regio Caderno de Direito Previdencirio n 3 - 2005

Art. 11. Os rgos dos Poderes Legislativo e Judicirio, responsveis por programas, devero elaborar e enviar ao rgo Central do Sistema de Planejamento e Oramento Federal, plano gerencial e plano de avaliao dos programas sob sua responsabilidade. Pargrafo nico. Aplica-se aos rgos dos Poderes Legislativo e Judicirio, responsveis por programas, o disposto no inciso I do art. 10. Art. 12. O Poder Executivo poder firmar compromissos, agrupados por sub-regies, com Estados, Distrito Federal e Municpios, na forma de pacto de concertamento, definindo atribuies e responsabilidades das partes, com vistas execuo do Plano Plurianual e de seus programas. 1 O Poder Executivo promover a participao da sociedade civil organizada na avaliao e nas alteraes do Plano Plurianual. 2 Os pactos de concertamento, de que trata o caput, abrangero os programas e aes que contribuam para os objetivos do Plano Plurianual, em nvel estadual e sub-regional, e definiro as condies em que a Unio, os Estados e o Distrito Federal, os Municpios e a sociedade civil organizada participaro do ciclo de gesto deste Plano. Art. 13. As metas e prioridades da Administrao Pblica Federal, para o exerccio de 2004, correspondem aos projetos de grande vulto que, em 31 de dezembro de 2003, apresentaram execuo oramentria superior a 50% (cinqenta por cento) do seu valor total estimado e s atividades e operaes especiais dos programas sociais constantes da lei oramentria para 2004. Pargrafo nico. O Poder Executivo publicar, no prazo de at 60 dias aps a aprovao desta Lei, as metas e prioridades da Administrao Pblica Federal para o exerccio de 2004. (Vide Decreto n 5.248, 2004) Art. 14. Para efeito do disposto no 4 do art. 2 da Lei n 10.707, de 30 de julho de 2003, os programas sociais so os constantes do Anexo IV. Art. 15. Esta Lei entra em vigor em 1 de janeiro de 2004. Braslia, 11 de agosto de 2004; 183 da Independncia e 116 da Repblica. LUIZ INCIO LULA DA SILVA Guido Mantega Este texto no substitui o publicado no D.O.U. de 12.8.2004 - Edio extra
MP-11/01/2005

112

Escola da Magistratura do TRF da 4 Regio Caderno de Direito Previdencirio n 3 - 2005

LEI No 11.100, DE 25 DE JANEIRO DE 2005.

Estima a receita e fixa a despesa da Unio para o exerccio financeiro de 2005.

O P R E S I D E N T E D A R E P B L I C A Fao saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei: CAPTULO I DAS DISPOSIES PRELIMINARES Art. 1o Esta Lei estima a receita da Unio para o exerccio financeiro de 2005, no montante de R$ 1.642.362.320.073,00 (um trilho, seiscentos e quarenta e dois bilhes, trezentos e sessenta e dois milhes, trezentos e vinte mil, setenta e trs reais) e fixa a despesa em igual valor, nos termos do art. 165, 5o, da Constituio, e do art. 6o da Lei no 10.934, de 11 de agosto de 2004, Lei de Diretrizes Oramentrias para 2005, compreendendo: I - o Oramento Fiscal referente aos Poderes da Unio, seus fundos, rgos e entidades da Administrao Pblica Federal direta e indireta, inclusive fundaes institudas e mantidas pelo Poder Pblico; II - o Oramento da Seguridade Social, abrangendo todas as entidades e rgos a ela vinculados, da Administrao Pblica Federal direta e indireta, bem como os fundos e fundaes institudos e mantidos pelo Poder Pblico; e III - o Oramento de Investimento das empresas em que a Unio, direta ou indiretamente, detm a maioria do capital social com direito a voto. CAPTULO II DOS ORAMENTOS FISCAL E DA SEGURIDADE SOCIAL Seo I Da Estimativa da Receita Art. 2o A receita total estimada nos Oramentos Fiscal e da Seguridade Social de R$ 1.606.403.171.042,00 (um trilho, seiscentos e seis bilhes, quatrocentos e trs milhes, cento e setenta e um mil, quarenta e dois reais), discriminada na forma do Anexo I, sendo especificadas, nos incisos deste artigo, a receita de cada Oramento e a proveniente da emisso de ttulos destinada ao refinanciamento da dvida pblica federal, interna e externa, em observncia ao disposto no art. 5o, 2o, da Lei Complementar no 101, de 4 de maio de 2000, Lei de Responsabilidade Fiscal: I - Oramento Fiscal: R$ 421.081.521.578,00 (quatrocentos e vinte e um bilhes, oitenta e um milhes, quinhentos e vinte e um mil, quinhentos e setenta e oito reais) excluda a receita de que trata o inciso III deste artigo; II - Oramento da Seguridade Social: R$ 249.486.427.389,00 (duzentos e quarenta e nove bilhes, quatrocentos e oitenta e seis milhes, quatrocentos e vinte e sete mil, trezentos e oitenta e nove reais); e

113

Escola da Magistratura do TRF da 4 Regio Caderno de Direito Previdencirio n 3 - 2005

III - Refinanciamento da dvida pblica federal: R$ 935.835.222.075,00 (novecentos e trinta e cinco bilhes, oitocentos e trinta e cinco milhes, duzentos e vinte e dois mil, setenta e cinco reais), constante do Oramento Fiscal. Seo II Da Fixao da Despesa Art. 3o A despesa total fixada nos Oramentos Fiscal e da Seguridade Social de R$ 1.606.403.171.042,00 (um trilho, seiscentos e seis bilhes, quatrocentos e trs milhes, cento e setenta e um mil, quarenta e dois reais), distribuda entre os rgos oramentrios conforme o Anexo II, sendo especificadas, nos incisos deste artigo, a despesa de cada Oramento e a relativa ao refinanciamento da dvida pblica federal, interna e externa, em observncia ao disposto no art. 5o, 2o, da Lei de Responsabilidade Fiscal, e no art. 77 da Lei de Diretrizes Oramentrias para 2005: I - Oramento Fiscal: R$ 408.025.141.744,00 (quatrocentos e oito bilhes, vinte e cinco milhes, cento e quarenta e um mil, setecentos e quarenta e quatro reais), excludas as despesas de que trata o inciso III deste artigo; II - Oramento da Seguridade Social: R$ 262.542.807.223,00 (duzentos e sessenta e dois bilhes, quinhentos e quarenta e dois milhes, oitocentos e sete mil, duzentos e vinte e trs reais); e III - Refinanciamento da dvida pblica federal: R$ 935.835.222.075,00 (novecentos e trinta e cinco bilhes, oitocentos e trinta e cinco milhes, duzentos e vinte e dois mil, setenta e cinco reais), constante do Oramento Fiscal. Pargrafo nico. Do montante fixado no inciso II deste artigo, a parcela de R$ 13.056.379.834,00 (treze bilhes, cinqenta e seis milhes, trezentos e setenta e nove mil, oitocentos e trinta e quatro reais) ser custeada com recursos do Oramento Fiscal. Seo III Da Autorizao para a Abertura de Crditos Suplementares Art. 4o Fica autorizada a abertura de crditos suplementares, observado o disposto no pargrafo nico do art. 8o da Lei de Responsabilidade Fiscal, no 11 do art. 65 e no art. 66 da Lei de Diretrizes Oramentrias de 2005, respeitados os limites e condies estabelecidos neste artigo, para suplementao de dotaes consignadas: I - a cada subttulo, at o limite de doze por cento do respectivo valor, constante desta Lei, mediante a utilizao de recursos provenientes de: a) anulao parcial de dotaes, limitada a dez por cento do valor do subttulo objeto da anulao, constante desta Lei; b) reserva de contingncia, inclusive conta de recursos prprios e vinculados, observado o disposto no art. 5o, III, da Lei Complementar no 101, de 2000; c) excesso de arrecadao de receitas prprias, desde que para alocao nos mesmos subttulos em que os recursos dessas fontes foram originalmente programados, observado o limite de quarenta por cento da dotao inicial e o disposto no pargrafo nico do art. 8o da Lei de Responsabilidade Fiscal; d) at dez por cento do excesso de arrecadao de receitas do Tesouro Nacional; II - aos grupos de natureza de despesa 3 - Outras Despesas Correntes, 4 Investimentos e 5 - Inverses Financeiras, mediante utilizao de recursos provenientes da

114

Escola da Magistratura do TRF da 4 Regio Caderno de Direito Previdencirio n 3 - 2005

anulao de dotaes consignadas a esses grupos, no mbito do mesmo subttulo, sendo a suplementao limitada a vinte e cinco por cento; III - para o atendimento de despesas decorrentes de sentenas judiciais transitadas em julgado, inclusive daquelas consideradas de pequeno valor nos termos da legislao vigente e relativas a dbitos peridicos vincendos, mediante a utilizao de recursos provenientes de: a) reserva de contingncia, inclusive conta de recursos prprios e vinculados, observado o disposto no art. 5o, III, da Lei Complementar no 101, de 2000; b) anulao de dotaes consignadas a grupos de natureza de despesa no mbito do mesmo subttulo; c) anulao de dotaes consignadas a essa finalidade, na mesma ou em outra unidade oramentria; d) at dez por cento do excesso de arrecadao de receitas prprias e do Tesouro Nacional; e e) supervit financeiro apurado em balano patrimonial do exerccio de 2004; IV - para o atendimento de despesas com juros e encargos da dvida, mediante a utilizao de recursos provenientes da anulao de dotaes consignadas a essa finalidade ou amortizao da dvida, na mesma ou em outra unidade oramentria, obedecidas as vinculaes previstas na legislao vigente; V - para o atendimento de despesas com a amortizao da dvida pblica federal, mediante a utilizao de recursos provenientes: a) da anulao de dotaes consignadas a essa finalidade ou ao pagamento de juros e encargos da dvida, na mesma ou em outra unidade oramentria; b) do excesso de arrecadao decorrente dos pagamentos de participaes e dividendos pelas entidades integrantes da Administrao Pblica Federal indireta, inclusive os relativos a lucros acumulados em exerccios anteriores; c) do supervit financeiro da Unio, apurado no balano patrimonial do exerccio de 2004, nos termos do art. 43, 1o, I, e 2o, da Lei no 4.320, de 17 de maro de 1964; e d) do resultado positivo do Banco Central do Brasil, observado o disposto no art. 7o da Lei de Responsabilidade Fiscal; VI - para o atendimento das despesas com pessoal e encargos sociais, inclusive as decorrentes da reviso de remunerao prevista no art. 87 da Lei no 10.934, de 11 de agosto de 2004, mediante a utilizao de recursos oriundos da anulao de dotaes consignadas a esse grupo de natureza de despesa no mbito de cada Poder e do Ministrio Pblico da Unio; e VII - a subttulos aos quais foram alocadas receitas de operaes de crdito previstas nesta Lei, mediante a utilizao de recursos decorrentes de variao monetria ou cambial relativas a essas operaes; VIII - para o atendimento das mesmas aes em execuo no ano de 2004, no caso das empresas pblicas e das sociedades de economia mista integrantes dos Oramentos Fiscal e da Seguridade Social, at o limite dos saldos oramentrios dos respectivos subttulos aprovados no exerccio de 2004, mediante a utilizao de supervit financeiro apurado no balano patrimonial do exerccio de 2004, nos termos do art. 43, 1o, I, e 2o, da Lei no 4.320, de 1964;

115

Escola da Magistratura do TRF da 4 Regio Caderno de Direito Previdencirio n 3 - 2005

IX - a subttulos aos quais possam ser alocados recursos oriundos de doaes e convnios, observada a destinao prevista no instrumento respectivo; X - ao atendimento do refinanciamento, juros e outros encargos da dvida pblica federal, mediante a utilizao de recursos decorrentes da emisso de ttulos de responsabilidade do Tesouro Nacional, at o limite de vinte por cento do montante do refinanciamento da dvida pblica federal estabelecido no art. 3o, III, desta Lei; XI - para o atendimento de transferncias de que trata o art. 159 da Constituio, alterado pelas Emendas Constitucionais nos 42, de 2003, e 44, de 2004, bem como daquelas devidas aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municpios decorrentes de vinculaes legais, mediante a utilizao do supervit financeiro correspondente apurado no balano patrimonial da Unio do exerccio de 2004, nos termos do art. 43, 1o, I, e 2o, da Lei no 4.320, de 1964; XII - para o atendimento de despesas com equalizao de preos nas aes destinadas execuo da Poltica de Garantia de Preos Mnimos, Formao e Administrao de Estoques Reguladores e Estratgicos de produtos agropecurios, mediante a utilizao de recursos provenientes de anulao de dotaes consignadas a essas despesas no mbito do rgo Operaes Oficiais de Crdito; e XIII - para o atendimento de despesas das aes 6334 - Preparao para Implantao do Fundo de Manuteno e Desenvolvimento da Educao Bsica e de Valorizao dos Profissionais da Educao - FUNDEB e 0304 - Complementao da Unio ao Fundo de Manuteno e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorizao do Magistrio - FUNDEF, mediante a utilizao de recursos provenientes de: a) anulao parcial ou total das dotaes alocadas a essas aes; e b) supervit financeiro, apurado em balano patrimonial de 2004, e excesso de arrecadao de receitas vinculadas, nos termos do art. 43, 1o, I e II, 2o, 3o e 4o, da Lei no 4.320, de 1964; XIV - para atendimento de despesas da ao 0413 - Manuteno e Operao dos Partidos Polticos no mbito da unidade oramentria Fundo Partidrio, mediante a utilizao de recursos provenientes do: a) supervit financeiro, apurado no balano patrimonial do exerccio de 2004; e b) excesso de arrecadao de receitas prprias, nos termos do art. 43, 1o, II, e 3o e 4o da Lei n 4.320, de 1964;
o

XV - ao atendimento das despesas de pessoal das unidades oramentrias do Poder Judicirio Federal, em razo do aumento dos subsdios da magistratura da Unio, observados os limites estabelecidos no item 2, alnea b, da seo III do Anexo V desta Lei, mediante anulao da dotao consignada programao 04.846.1054.2E07.0002 - Aumento dos Subsdios da Magistratura da Unio. 1o Os limites referidos no inciso I, e respectiva alnea a, deste artigo, podero ser ampliados para: I - quarenta por cento, quando o remanejamento ocorrer no mbito das aes vinculadas ao programa de gesto de recursos hdricos denominado de Progua Semi-rido, pertencentes ao programa oramentrio 1047 - Desenvolvimento Integrado e Sustentvel do Semi-rido Conviver; e II - trinta por cento, quando o remanejamento ocorrer entre subttulos identificados nesta Lei com o identificador de resultado primrio 3, previsto no inciso IV do 4o do art. 7o da Lei no 10.934, de 2004, alterado pela Lei no 11.086, de 31 de dezembro de 2004.

116

Escola da Magistratura do TRF da 4 Regio Caderno de Direito Previdencirio n 3 - 2005

2o A autorizao de que trata este artigo fica condicionada publicao, at o dia 15 de dezembro de 2005, do decreto de abertura do crdito suplementar. Art. 5o Fica o Poder Executivo autorizado a abrir crditos suplementares conta de recursos de excesso de arrecadao, nos termos do art. 43, 1o, II, 3o e 4o, da Lei no 4.320, de 1964, destinados: I - a transferncias aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municpios, decorrentes de vinculaes constitucionais ou legais; II - aos fundos constitucionais de financiamento do Norte, Nordeste e Centro-Oeste, nos termos da Lei no 7.827, de 27 de setembro de 1989, alterada pelas Leis nos 9.808, de 20 de julho de 1999, e 10.177, de 12 de janeiro de 2001; e III - ao Fundo de Amparo ao Trabalhador - FAT, mediante a utilizao de recursos das contribuies para o Programa de Integrao Social - PIS e o de Formao do Patrimnio do Servidor Pblico - PASEP, inclusive da parcela a que se refere o art. 239, 1o, da Constituio. CAPTULO III DO ORAMENTO DE INVESTIMENTO Seo I Das Fontes de Financiamento Art. 6o As fontes de recursos para financiamento das despesas do Oramento de Investimento somam R$ 35.959.149.031,00 (trinta e cinco bilhes, novecentos e cinqenta e nove milhes, cento e quarenta e nove mil, trinta e um reais), conforme especificadas no Anexo III. Seo II Da Fixao da Despesa Art. 7o A despesa do Oramento de Investimento fixada em R$ 35.959.149.031,00 (trinta e cinco bilhes, novecentos e cinqenta e nove milhes, cento e quarenta e nove mil, trinta e um reais), cuja distribuio por rgo oramentrio consta do Anexo IV. Seo III Da Autorizao para a Abertura de Crditos Suplementares Art. 8o Fica o Poder Executivo autorizado a abrir crditos suplementares, observados os limites e condies estabelecidos neste artigo, desde que as alteraes promovidas na programao oramentria sejam compatveis com a obteno da meta de resultado primrio estabelecida no Anexo de Metas Fiscais da Lei de Diretrizes Oramentrias para 2005, para as seguintes finalidades: I - suplementao de subttulo, at o limite de dez por cento do respectivo valor, constante desta Lei, mediante gerao adicional de recursos ou anulao parcial de dotaes oramentrias da mesma empresa; II - atendimento de despesas relativas a aes financiadas com recursos transferidos pelo Tesouro Nacional aprovadas em exerccios anteriores e em execuo no exerccio de 2005, mediante a utilizao do saldo desses recursos pela correspondente empresa; e III - realizao das correspondentes alteraes no Oramento de Investimento, decorrentes da abertura de crditos suplementares ou especiais aos Oramentos Fiscal e da Seguridade Social.

117

Escola da Magistratura do TRF da 4 Regio Caderno de Direito Previdencirio n 3 - 2005

Pargrafo nico. A autorizao de que trata este artigo fica condicionada publicao, at o dia 15 de dezembro de 2005, do decreto de abertura do crdito suplementar. CAPTULO IV DA AUTORIZAO PARA CONTRATAO DE OPERAES DE CRDITO E EMISSO DE TTULOS DA DVIDA AGRRIA Art. 9o Em cumprimento ao disposto no art. 32, 1o, I, da Lei de Responsabilidade Fiscal, ficam autorizadas a contratao das operaes de crdito includas nesta Lei, nos termos do art. 37 da Lei de Diretrizes Oramentrias para 2005, e a emisso de Ttulos de Responsabilidade do Tesouro Nacional para o atendimento das despesas previstas no art. 78 da Lei de Diretrizes Oramentrias de 2005, sem prejuzo do que estabelece o art. 52, V, da Constituio, no que se refere s operaes de crdito externas. Art. 10. Fica o Poder Executivo autorizado a emitir at 12.997.957 (doze milhes, novecentos e noventa e sete mil, novecentos e cinqenta e sete) Ttulos da Dvida Agrria para atender ao programa de reforma agrria no exerccio de 2005, nos termos do 4o do art. 184 da Constituio, vedada a emisso com prazos decorridos ou inferiores a dois anos. CAPTULO V DAS DISPOSIES FINAIS Art. 11. Nos termos dos arts. 2o, 3o, 6o e 7o desta Lei e dos arts. 9o e 16, 3o, da Lei de Diretrizes Oramentrias para 2005, integram esta Lei os anexos contendo: I - a receita estimada nos Oramentos Fiscal e da Seguridade Social, por categoria econmica e fonte; II - a distribuio da despesa fixada nos Oramentos Fiscal e da Seguridade Social, por rgo oramentrio; III - a discriminao das fontes de financiamento do Oramento de Investimento; IV - a distribuio da despesa fixada no Oramento de Investimento, por rgo oramentrio; V - as autorizaes especficas de que trata o art. 169, 1o, II, da Constituio, relativas a despesas de pessoal, conforme estabelece o art. 85 da Lei de Diretrizes Oramentrias para 2005; VI - a relao preliminar dos subttulos relativos a obras e servios com indcios de irregularidades graves, apontados pelo Tribunal de Contas da Unio, conforme previsto no art. 9o, 6o, da Lei de Diretrizes Oramentrias para 2005; VII - os quadros oramentrios consolidados relacionados no Anexo II da Lei de Diretrizes Oramentrias para 2005; VIII - a discriminao das receitas dos Oramentos Fiscal e da Seguridade Social; IX - a discriminao da legislao da receita e da despesa dos Oramentos Fiscal e da Seguridade Social; X - o programa de trabalho das unidades oramentrias e o detalhamento dos crditos oramentrios dos Oramentos Fiscal e da Seguridade Social; e XI - o programa de trabalho das unidades oramentrias e o detalhamento dos crditos oramentrios do Oramento de Investimento.

118

Escola da Magistratura do TRF da 4 Regio Caderno de Direito Previdencirio n 3 - 2005

1o A implementao das medidas constantes do Anexo V desta Lei fica condicionada observncia dos respectivos limites no exerccio de 2005 e desde que o impacto oramentriofinanceiro anualizado no seja superior ao dobro dos referidos limites, exceto para os subitens II.2.3, II.2.6 e II.3 que no podero exceder a 2,9 vezes seus respectivos limites. 2o No h bice continuidade da execuo fsica, oramentria e financeira, inclusive no que se refere ao pagamento das despesas inscritas em restos a pagar, dos subttulos, e, se for o caso, os respectivos contratos, convnios e subtrechos, que, embora tenham constado da relao de que trata o inciso VI deste artigo em anos anteriores, no constem da relao anexa a esta Lei. Art. 12. Esta Lei entra em vigor na data de sua publicao. Braslia, 25 de janeiro de 2005; 184o da Independncia e 117o da Repblica.

119

Escola da Magistratura do TRF da 4 Regio Caderno de Direito Previdencirio n 3 2005 Volume II

120

Escola da Magistratura do TRF da 4 Regio Caderno de Direito Previdencirio n 3 2005 Volume II

121

Escola da Magistratura do TRF da 4 Regio Caderno de Direito Previdencirio n 3 2005 Volume II

122

Escola da Magistratura do TRF da 4 Regio Caderno de Direito Previdencirio n 3 2005 Volume II

123

You might also like