You are on page 1of 3

Jornalismo e cumplicidade no so o mesmo

Fernando Brito, Blog Tijolao.com

No est em pauta, na CPI do Cachoeira, o sigilo de fontes jornalsticas. Ningum se interessa em saber qual foi a fonte do senhor Policarpo Jnior, da Veja, para os oito anos de matrias bombsticas, com gravaes de dilogos escusos e revelao de supostos negcios ilegais. No tem interesse, porque todos j sabem: Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira, o empresrio de jogos. O que se quer saber outra coisa: como foi o pacto de interesses polticos firmado entre a revista e o contraventor. Carlos Cachoeira no forneceu uma ou duas informaes Veja. Teve, sim, uma longa convivncia que, em termos biolgicos, teria o nome de mutualismo: uma interao entre duas espcies que se beneficiam reciprocamente. Cachoeira usava a Veja como instrumento de seu esquema de coao, chantagem, propinagem. Veja usava Cachoeira como fonte de combustvel para a fornalha de seu dio poltico contra governos de esquerda, Lula e Dilma. A maior prova que as ligaes de Cachoeira com Demstenes Torres e Marcone Perillo, dois aliados de Veja no campo poltico, nunca foram objeto de apurao por parte da revista. Ao contrrio, o tal grampo do dilogo entre Demstenes e o ento presidente do STF, Gilmar Mendes, foi apresentado como resultado de arapongagem governista e fez estragos dentro da Polcia Federal.

Repto: no se quer saber quem era a fonte de Veja, porque isso j se sabe, mas quais foram as relaes entre a revista e a editora Abril no uso de gravaes clandestinas, que eram as ferramentas de chantagem de Cachoeira. No existe sigilo de fonte na deciso interna de um rgo de imprensa em manter uma longa sistemtica relao com um bandido. Qualquer jornalista sabe a diferena entre receber informaes de um bicheiro sobre algum caso e a de, sistematicamente, receber dele material clandestino que incrimine os policiais que lhe criem problemas. Sobretudo, durante anos e sem qualquer meno luta de submundo que se desenvolvia nestes casos. No primeiro caso, jornalismo. busca da informao e sua apresentao no contexto em que ela se insere. No segundo, cumplicidade. uma associao para delinquir, criminal e jornalisticamente. No crime, porque viola, de forma deliberada, direitos e garantias constitucionais. No caso Murdoch, o escndalo foi seu jornal ter grampeado telefones por razes polticas. Neste, o de ter utilizado por anos gravaes clandestinas fornecidas por um terceiro, umn contraventor. Sob o ponto de vista jornalstico, a pergunta : se o grampeador de Murdoch tivesse trabalhado de graa, o seu jornal, News of the World, teria menos culpa? Cachoeira trabalhou de graa para a revista, mas a revista sabia perfeitamente de seus lucrativos interesses em fornecer-lhe o material. Seria o mesmo que o reprter de polcia, durante anos, saber que a fonte das informaes que recebia as transmitia por estar interessado em tomar outros pontos de bicho e ampliar seu imprio zoolgico. irrelevante se o reprter fazia isso por dinheiro ou por prestgio. Reprter que agia assim, no meu tempo, chamava-se cachorrinho. E tinha o desprezo da redao. No se ofenda a profisso confundindo as duas coisas e nem se diga que o sr. Policarpo mero reprter. algum, que pelo seu cargo, tem reales diretas com a administrao empresarial da revista. No tem sentido falar em preservao de fontes jornalsiticas quando a fonte e o relacionamento entre ela e um editor no um simples e inexperiente reprter j so objeto de registro policial devidamente autorizado pela Justia. Sobre o que Veja e Cachoeira conversavam est no processo, no h sigilo a se quebrado a.

O que se quer saber como e porque Veja e Cachoeira viveram esta longa relao mtua e que benefcios para uma e outro advieram dela. Por isso, o senhor Policarpo Jnior deve prestar, como testemunha, declaraes CPI. Poder alegar preservao de fontes quando for perguntado se a direo da editora sabia a origem do material que publicava? No parece que isso seja sigilo profissional, do contrrio Murdoch escaparia ileso. As gravaes hoje pelo jornalista Luis Carlos Azenha,no Viomundo, reveladas a partir dos documentos publicados pelo Brasil 247, so uma p de cal no tal segredo de justia que, todos esto vendo, no existe mais. Dois bandidos assumem que dirigiam as publicaes de escndalos na Veja. E isso um escndalo, que no pode ficar oculto. Ocultar fatos, sim, que um atentado liberdade de imprensa.

You might also like