You are on page 1of 2

Significado de Alguns Smbolos Pascais

O ovo simboliza o nascimento, a vida, o ressurgimento de Cristo e um smbolo


desde a Antigidade, poca em que j era costume presentear as pessoas, por ocasio da Pscoa, com ovos enfeitados e coloridos. Os ovos de Pscoa representam tambm o final da quaresma.

O cacau, cujo nome cientfico em grego Teobroma Cacau, quer dizer: o nctar dos
deuses. Seu sabor e sua fora energtica sempre foram reconhecidos em toda a Europa. Ao tomar o formato de um ovo, representou mais intensamente a fora rejuvenescedora da vida. O ovo de chocolate , portanto, o smbolo da vida. Os coelhos surgiram como smbolos da Pscoa na poca dos egpcios, pois representam a fecundidade e a reproduo constante da vida. Convm lembrar que, embora eles apaream associados aos ovos, at hoje no se viu um coelho que botasse um ovo, muito menos de chocolate.

A cruz mistifica todo o significado da Pscoa, na ressurreio e tambm no calvrio


de Jesus Cristo. Desde a ano 325 d.C. considerada como smbolo oficial do cristianismo. Na celebrao do sbado de Aleluia, vspera do domingo de Pscoa, feita a bno da gua que ser utilizada nos batismos durante o ano. Cristo a verdadeira gua, fonte de vida

O cordeiro o smbolo mais antigo da Pscoa. No Novo Testamento, simboliza Cristo


que o Cordeiro de Deus sacrificado em prol da salvao de toda a humanidade, seu rebanho.

O po e o vinho eram, na Antigidade, a comida e bebida mais comuns. Jesus Cristo


se serviu desses alimentos para simbolizar sua presena constante ao instituir a Eucaristia. Assim, o po e o vinho simbolizam o corpo e o sangue de Jesus e a vida eterna.

As vestes brancas usadas na celebrao pascal retomam a passagem referente


transfigurao de Cristo (na qual as vestimentas de Jesus se tornaram resplandecentes de brancura.) O branco simboliza a pureza, a paz e a plenitude.

As velas so uma marca das celebraes religiosas pascais. Em certos pases, os


catlicos apagam todas as luzes de suas igrejas na Sexta-feira da Paixo. Na vspera da Pscoa, fazem um novo fogo para acender o principal crio pascal e o utilizam para reacender todas as velas da igreja. Ento, acendem suas prprias velas e as levam para casa a fim de utiliz-las em ocasies especiais.

No Sbado Santo a celebrao catlica iniciada com a bno do fogo, chamado de "fogo novo". O crio pascal aquela grande vela decorada que tem a cruz como desenho central. Simboliza a luz dos povos, em Cristo. As palavras "Alfa e mega" nela gravadas querem dizer: "Deus o princpio e o fim de tudo"
Colomba ou Pomba Pascal - De origem italiana, a colomba bem semelhante ao panetone de Natal, mas com o formato de uma pomba, que representa a vinda do Esprito Santo sobre os Apstolos quando Cristo ressuscita. Alm do que a pomba tambm um smbolo da almejada paz. O ovo considerado a mais perfeita embalagem natural. Em diversas culturas tambm simboliza o comeo do universo. Os sacerdotes druidas escolheram o ovo como smbolo de sua seita. Outra corrente assegura que o ovo smbolo pascal inspirado no costume chins de colorir ovos de pata, para celebrar a vida que deles se origina. Ovos eram cozidos e comidos durante os festivais do antigo Egito, Prsia, Grcia e Roma. Coloridos, eram presenteados para celebrar a chegada da florida primavera, depois do inverno branco no Hemisfrio Norte. Estas culturas tinham o ovo como emblema do universo, a palavra da suprema divindade, o princpio da vida. Vrios costumes associados Pscoa no existiam at o sculo XV. Acredita-se que os missionrios e os cruzados trouxeram para a Europa Ocidental o costume de presentear com ovos. Na poca medieval, eram pintados de vermelho para representar o sangue de Cristo. Os cristos adotaram esta tradio e o ovo passou a ser o smbolo da tumba da qual Jesus ressuscitou. Ovos de chocolate comearam a aparecer no sculo XVII. Ovos de plstico recheados de ovos de chocolate ou bombons surgiram na dcada de 60. http://www.belasmensagens.com.br/pascoa/origem-do-ovo-de-chocolate-na-pascoa-669.html Mensagens no Belas Mensagens!

You might also like