You are on page 1of 1

ProVocAo

Economia de Comunho:

da partilha
Valesca Montenegro valesca.montenegro@gmail.com

cultura

Um novo estilo de agir econmico vivel e j existe!


Atualmente, a EdC praticada nos cinco Continentes, sendo atuante em 754 empresas de diversos portes, sendo: 254, nas Amricas; 463, na Europa; 27, na sia; 8, na frica e 2, na Austrlia. Com a difuso da EdC, estudiosos e estudantes se tornaram protagonistas, cativados pela sua experincia acadmica, e encontraram espaos para construir dilogos e teses fora do padro economia, visando identificar preceitos da EdC aplicveis nos mais diversos cursos, como em pedagogia, que trata da formao e da educao das novas geraes, incentivando as crianas a realizarem a partilha de bens entre si, numa vivncia comunitria.
Vale a pena conhecer mais! Um novo agir econmico possvel e j existe! Acesse: www.edc-online. org

esta poca em que s se fala em crises, parece complicado tratar de economia. Mas, como existem pessoas diferentes, em realidades distintas, acreditamos em solues e ideias inovadoras, que possam nortear a vida, as aes, e at a posio financeira, a partir de um olhar cristo, de uma postura muito diferente da economia consumista. Eis que nos deparamos com a Economia de Comunho (EdC). Mas, o que isso? E como podemos concretizar essa nova cultura? Trata-se de um olhar voltado para o outro, e no somente para as prprias necessidades, ou para o lucro que se pode obter. Assim, com um foco mais abrangente, o desafio passa a ser partilhar as necessidades e os resultados com os mais necessitados, de uma forma recproca. Esta ideia nasceu de uma inspirao surgida no corao da fundadora do Movimento dos Focolares, Chiara Lubich, por ocasio de sua visita s comunidades no Brasil, em maio de 1991, quando conheceu o drama da desigualdade social.

Poucos, os ricos, e milhes de pobres Chiara nos leva, atravs da EdC, cujo alicerce est plenamente inserido na mensagem crist, vivncia da unidade, a criarmos fragmentos de fraternidade e solidariedade entre as pessoas e um relacionamento genuno com Deus. Em 1993, foi fundado o primeiro plo da EdC, chamado Polo Spartaco, em Vargem Grande Paulista, So Paulo, reunindo empresas que procuram ser testemunho vivo desta nova economia. So organizaes privadas que se inspiram na cultura da partilha, criando relaes de comunho de bens, dentro e fora da empresa. As empresas que aderem filosofia da EdC se comprometem em dividir os lucros visando trs finalidades, de igual importncia: ajudar as pessoas em dificuldade financeira, criando novos postos de trabalho e atendendo suas necessidades bsicas; difundir a cultura da partilha e do amor evanglicos; desenvolver e reinvestir na empresa, para que seja eficiente e aberta.

Uniben, uma das empresas do Polo Spartaco, que vivencia a EdC.

You might also like