You are on page 1of 11

Ensinamentos Ante a sala do meu antigo corredor Vejo uma luz, que no tem cor Insiro-me naquele cmodo

E noto algo incmodo Trs vultos esto prximos a mim Todos formando um tringulo em frente lareira cor de carmim O vulto minha esquerda, sempre risonho, parece desafiador O vulto minha direita, parece indulgente e defensor O vulto minha frente, alheio aos outro dois, transparente O vulto da esquerda pousa os olhos sobre uma fotografia Acha-a intrigante e comea a zomb-la O vulto da direita, sai do seu lugar e pega uma mala Abre a mesma e retira uma lupa de dentro dela Olha a fotografia e enaltece as belezas da ltima O vulto da frente circula a esmo pela sala Analisa a fotografia. Queima e mostra-a para o vulto defensor Depois, renova-a com gua e apresenta-lhe ao vulto zombador Ao rasgar da aurora, os trs encostam-se na janela O zombador e o defensor tornam-se srios O sereno, mostra um sorriso Todos, aps tingirem de vermelho e reproduzir tudo em prata, cantam: No profanes que um campo dar grande colheita aos camponeses se ele rido e infrtil Ou desaconselhes os mesmos camponeses a plantarem num campo arejado de terra rica.

A dor das dores Dor infame Dor incolor Dor que cala Dor que fere Dor que entristece Dor que persegue Dor que maltrata Dor que ameaa Dor que tira a esperana Dor que faz voc sucumbir Mas, a pior dor a de voc no ter tentado enfrent-la.

Que vaso este? Quem sois vs? Quem fostes vs? Que sereis vs? No escutais o clangor que vem dos cus? No dais valor posteridade? Dilacerais vossos sentimentos e os dos outros vasos? Por acaso encheis com gua os simples vasos de barro? Ou ser que ungis e lustrais os bem acabados e feitos de prata? Sentis-vos bem em deixar aqueles vasos de argila rachados e cobertos de teia? No sabeis que sereis deixados num forno at que sejais derretidos? Pois respondeis agora: Sois quentes ou frios?

Brisa da vida Vento, que traz as folhas dos sombreiros Vento, que traz as lamentaes Vento, que sussurra aos nossos ouvidos o desejo que , mas no e foi, mas no foi Vento, que faz o menino brincar com a pipa Vento, que embala o nosso sono Vento, que nos refresca no final da tarde, aps um dia de sol Vento, que move a areia das dunas Vento, que ajuda a guiar as ondas, em direo ao seu caminho Vento, que leva tudo o que demorou uma vida para ser construdo Transformando em medo toda a alegria At nos levar com o seu sopro para praias distantes, aonde voc j no sopra mais.

Terra imortal Eras e torrentes vos atravessaram O sangue, que um dia foi derramado, ainda permanece sobre vs Petulantes mortais subjugaram vossa imortalidade Mos impiedosas esfacelaram vossas faces Humilhadas e rebaixadas, para servirem a fteis fins por essas mesmas mos Agora, deiteis suas glrias nos mais longnquos confins do cosmos.

Profecia Ser parte do Universo nossa obrigao escrev-lo em verso E para todos os seres eu alerto A verdade est chegando perto O dia em que todos conhecero, Assim os fatos transcorrero A vida triunfar sobre a morte No seremos abandonados prpria sorte Seremos incorporados a Ele Conheceremos-nos verdadeiramente E no julgaremos este ou aquele Mas seremos sentencia dos permanentemente.

Descanso eterno Tordo ingls e alma eterna Levem-me para onde a vida se fez. Tordo, refresque a minha garganta com o orvalho das chuvas de outono, Alma eterna, faa-me beber do Santo Gral e purifique-me com o fogo das entranhas da Terra Para que eu encontre a relva da manh, assim como quem encontra o verdadeiro Eu, Para fazer algo pelos que compartilham esta era da Existncia, Para que um dia, possa me recolher no inverno, sob as razes de uma nogueira, Para passar a eternidade, sem repudiar os meus frutos.

Noite tranqila O vento da noite acaricia os braos A chama estelar faz com que as impurezas mundanas partam da memria Chamados distantes so sobrepostos pelo silncio da transmutao Um turbilho de idias converge para a meditao O passado no to distante volta tona O temor pelas trevas invade o pensamento Um perfume, com cheiro de mel, vem do jasmim O vulto daqueles que j se foram permanece inalterado At que da noite sem luz, surge a lua tingindo o cu de prpura A estabilidade dos odores e das cores sobreposta pela magnitude dos movimentos

Tudo se banha de sangue, Mas com um leve murmrio, A morte dissipada e as sombras tm a mesma sorte, Imperando a luz pura e milagrosa da vida.

Horror escarcu Plmbeo cu Terras deixadas ao lu, Lobos derramam todo o seu fel, Ovelhas so transpassadas por espinhos, Que destroem a terra de leite e mel Para se salvarem, deixam o precioso anel E por isso, agora esto num sombrio ilhu.

Brilho distante Uma vez, aps mais uma noite Vejo a escurido morrer e a claridade nascer Mas no outro dia, em plena tarde Um pssaro branco deita sobre o cu de baunilha, At se consumir num ponto brilhante A noite desce singela, seu frescor expande-se por toda a Terra Uma Estela se ergue das nuvens, Com a gravura de uma cruz e de uma senhora ao seu lado Na aurora, cegam os meus olhos, no entanto, lubrificam-nos A imagem de uma frgil senhora se defronta a mim Os suspiros e calnias, j no podem mais ser percebidos Apenas sente-se uma agradvel onda de calor A sabedoria contida no santo Gral derramada Pode ser ouvido o ribombar de muitas guas E no lugar da lua, est agora a imagem de algum presente em minha sala.

O entrudo A cidade recebe o povo Canes, procura de alegria e esperana,ecoam pelas ruas, bairros e praas. O quadro que todos desejaram pintar no ano todo,agora se torna um jardim de cores.

Personas fantsticos emergem do subconsciente, contidos no dia-a-dia. As frustraes dirias e as expectativas so tragadas pela exaltao e pela alegria. O mundo moderno sucumbe perante esta mostra de arte e cultura. Saudosismos, orquestras, estandartes e danas homenageiam a Veneza Brasileira Tudo transpira os ares nostlgicos de outrora. Batidas fazem voltar os reis e os bravos guerreiros do Congo At que na madrugada de uma lastimvel quarta-feira, um solitrio e inslito clarim ecoa pelas ruas,cerca a cidade,eleva-se at os cus, trazendo de volta os personagens evasivos das ruas, aguardando por um ano, quando os espritos se exaltaro novamente.

Verdades As mortes dos nossos entes so sempre saudosas As mortes dos nossos coraes foram tenebrosas As mortes dos nossos povos h tempestuosas.

Mercado livre Riquezas brutas e desvalorizadas se vo Tecnologias de ponta e a preos injustos voltam Emprstimos tentam aliviar as frustraes do povo Os juros saciam os banqueiros Pobreza e falta de perspectiva assim haver Riqueza e excesso de prosperidade o que prevalecer Infelizes morrem por falta de higiene Presunosos morrem por extrema ganncia Para aonde ir o mundo? Prosperidade e enriquecimento para alguns? Falta de perspectivas e marginalizao para outros? Esse o mundo da globalizao, a nova ordem mundial?

Era uma vez, um rio... Leva rio, leva tudo o que te pertence; Chora rio, chora por teus tempos vindouros; Lamenta rio, lamenta o escrnio que fizeram de ti; Procura rio, procura um jeito de lavar tua imundice e teus pecados; Perdoa rio, perdoa a Cidade, que nos tempos nostlgicos, fora devota de ti;

Capibaribe, tuas guas (outrora formosas), banham pontes e prdios antigos; Mesmo que se v, sempre estars nas mais belas canes.

Diferenas Ah! O ser humano, Que ser bizarro ele . Um Palestino beija as faces do seu visitante, Que homem Enquanto um Ingls observa com asco essa cena; Um Brasileiro teima em chegar atrasado ao seu compromisso J para o Alemo, isso uma falta imperdovel; Uns tratam os cachorros como se estes fossem seus filhos Outros tm muito apreo pela carne desses candeos; Uns so prestativos e carinhosos Para com aqueles que lhes pedem ajuda Enquanto outros so frios e chegam at a ser rspidos; Uns acreditam em reencarnao; Outros acreditam em ressurreio; As roupas de uns cobrem todo o corpo J as de outros, deixam tudo mostra A uns tudo permitido; A outros tudo proibido. Mas, no fundo, somos todos iguais Vivemos nossas comdias e tragdias Sofremos e alegramo-nos Buscando uma vida plena. Avaliar ,mais tarde, a grafia deste poema. Espelho Letcia sorri Sorri porque respira Encanta-se por pensar Maravilha-se por enxergar Valoriza-se por amar Ama como se Comesse um bom prato Ama como se Bebesse um copo de gua num dia de vero Ama como se Todos os homens declarassem em unssono sua alegria pela vida

Ama como se Tivesse um filho e visse-o crescer Ama como se Fosse um jardineiro que plantou uma tulipa e viu-a florescer Seu amor brotou do seu colo Como um bolarem brota da terra Fincou firmemente suas razes no solo Nenhuma intemprie, jamais ir derrub-la E seu perfume se espalhou pelo corpo de Letcia Seu amor de Narciso Faz dela a mais bela A faz erguer os olhos contra o sol E ver, como num espelho, a mais apaixonante das cenas Seu sorriso.

Sem (ttulo) n exo compl ante sembl e car ente o terno ido.

inquiet

vid o e mar

Tributo a Nietzshe Sem vida Sem rumo Sem leis Sem razo Sem filosofia Sem compaixo Sem sentimentalismo Sem romantismo Sem nostalgia Sem mgoas

Sem saudosismo Aos diabos o nacionalismo Aos diabos o racionalismo Aos diabos o comunismo Aos diabos o capitalismo Aos diabos o anarquismo Aos diabos o antropocentrismo Aos diabos o teocentrismo Aos diabos a democracia Aos diabos a monarquia Tudo vo Tudo efmero Tempos de tica Tempos de paradoxo Tempos de hipocrisia Tempos de infmia Que os homens, No traiam sua essncia, Em nome do progresso humano.

Avaliar a disposio dos quatro ltimos versos.

Pseudnimos: Ramss, Ptah-hotep, Trovador da rua da Aurora, Jos Almeida, A grana, Arauto do Capibaribe Humanidade Cu azul-profundo Nuvens brancas Campos floridos Vilas onde o tempo se Esvai doce e As pessoas so francas Bosques cheios de vida Onde predomina a faia De onde se v O balanar da relva nas colinas, Como quem observa as vagas Quebrando na praia Um vento passa rapidamente Pelos prados E como um trovo, Surge uma centena de Sinistros brados

Pssaros se ricocheteiam no ar Pode-se ver ao longe A agitao das ondas do mar Pavor e tristeza Espalham-se pelos coraes Logo podero ser ouvidos Os prantos e as lamentaes Aves-balas voam despreocupadas Crivam lares Dilaceram almas Destroem laos fraternos A terra cobre-se De chagas A beleza e o charme Dos tempos idos Esto, Para sempre perdidos Refletidos Nos cacos das almas A luz plida Em meio runa A nica coisa vivaz o sangue escarlate Que vai lavando A atmosfera lgubre Laivos da Humanidade.

Testamento das estrelas (Frivolidade) As mtricas e as rimas No satisfazem a alma humana As palavras So mero fetiche, Que servem para ludibriar O corao ferido, Mas no realizam o progresso, Nem alcanam o interior do corao Poetas so pessoas que amam a vida s vezes sucumbem em meio penria

Seres que fazem da arte sua sina Falsos aqueles que ficam a pedir poemas de amor Traidores de seu prprio ser Pois, no desejam descobrir a poesia, Apenas as infames iluses da vida.

Reflexes de um moribundo Parto da casa materna com um tom sombrio H muito eu pressentia Que isto sobre mim se abateria Parece que meu amor sagaz est por um fio Na minha infncia, a brisa noturna trazia o aroma do jasmim A no ser que fosse iluso, eu era feliz A serenidade da noite foi tragada por uma rancorosa tempestade Desde ento, minha alma tornou-se um vale de lgrimas Refugiei-me sob as asas da f Tentei inserir-me numa espessa nave Afinal, assim so tratados os comportamentos desviantes perante a sociedade Ah! Nossas vidas tragicmicas A resoluo dos nossos problemas frvola Apresentamo-nos como devassos Deixamos o tempo fugir sem o nosso controle Temos pena dos loucos, mas quo tolos somos ns Abdicamos de nossa alma humana em favor da razo Retemo-nos a fatos mundanos, sem procurar o verdadeiro porqu do universo Enquanto isso, os loucos no abdicam de sua humanidade, vivendo, assaz, suas paixes Penso que o esprito humano deve ser eloqente No se iludir com o temor do mundo e olhar tudo com ternura Compreender que a morte de seus pais Apenas trar obstculos que o far crescer.

Luz O sol surge imperioso no cu A spera luz vai tocando o corao Faz as primeiras flores da primavera desabrocharem O esprito se agita Como a superfcie do mar Numa tormenta sem fim Todos as aflies e angstias se vo

Ao menos por um minuto O corao se enche de esperana A escurido tomada pela claridade Ao menos por um minuto, O Homem se torna altivo. O futuro no me parece to ameaador Ao menos por um minuto, No sou mais taciturno. Cremos na (pueril) fraternidade Ao menos por um minuto, Os mendigos sorriem. Herana As muralhas da civilizao ruem A vida se esfacela Aqueles (os poetas) seres insanos Conhecidos por seu profundo amor vida So trucidados pelos versos ingratos Os cadveres voltam tona Compem uma saudosa ria Reminiscncias dos tempos de glria Este o legado para os nossos filhos: Janelas com vidros embaados.

You might also like