You are on page 1of 80

Uma historia de homens e bichos num planeta ameacado de desaparecer

volta pra casa De

Organizadores:

Jone Cesar F. Silva Vera Maria F. da Silva

Voce e jovem! Tem muita vida pra aprender e pra ensinar tambem...

De volta pra casa


Uma histria de homens e bichos num planeta ameaado de desaparecer
1

ORGANIZADORES: Jone Csar Fernandes Silva INPA/AMPA Vera Maria Ferreira da Silva INPA/AMPA REVISO
DE TEXTO:

Jeanne Sawaya Jone Csar Fernandes Silva

ILUSTRAES: Ado Iturrusgarai ADAPTAO


DE TEXTO:

JOGOS/PASSATEMPOS: Fido Nesti PROJETO GRFICO: ttema Design Editorial www.attema.com.br FOTOGRAFIAS: Jos Anselmo Dffonseca Neto
D278 De volta pra casa / organizadores, Jone Csar F. Silva, Vera Maria F. da Silva. -Manaus: INPA, 2009. 57 p.: il. (algumas color.) Adaptao de: rfo das guas / Wilson Nogueira. ISBN: 978-85-21100-48-5 1. Conservao da natureza Amaznia Literatura infanto juvenil 2. Peixe boi Amaznia Literatura infanto juvenil l. Silva, Jone Csar F. ll. Silva, Vera Maria F. da CDD 19 ed. 808.899282

Adaptao autorizada do livro RFO DAS GUAS Uma histria de homens e bichos num planeta ameaado de desaparecer de WILSON NOGUEIRA

Sei l para onde o rio vai levar a minha imagem...


O rio est calmo. O tempo parece ter parado. No h um movimento de guas. Cate enfia o remo no espelho lquido para fazer a canoa deslizar suavemente. A cada remada, o espelho se quebra nas ondas e o menino pode observar sua imagem retorcendo-se e multiplicando-se. Acha tudo muito divertido, mas desvia o olhar do imenso crculo que se forma no rio. Tambm est assustado com a calmaria. Sei l para onde o rio vai levar a minha imagem, pensa.

Esse jeito observador persegue Cate desde a infncia. De dona Santa, sua me, cansou de ouvir histrias sobre perguntas
3

desconcertantes que fazia aos adultos. Na escola, aos 8 anos, logo comeou a destacar-se por ser questionador. Por algum tempo, pensou ser diferente dos meninos de sua idade. Mas foi a prpria dona Santa quem lhe explicou que as crianas so
4

assim mesmo: iguais e diferentes ao mesmo tempo. Para a criana tudo novidade. Ela se admira de tudo! Quer saber de tudo..! Ns adultos, coitados, achamos que j vimos tudo, que j conhecemos tudo. Poucos so os que no se convencem disso. As observaes de dona Santa nunca abandonaram Cate, agora com quase 15 anos.

O sol est beijando a gua no poente. fim de pescaria. Dentro de meia hora ser noite. Velho Duca, av do garoto, desenrosca o arpo da haste de pau-darco, enrola a linha e descansa os petrechos no meio da canoa. Cate tem, diante de si, uma figura que alm de paterna, um homem tranquilo, capaz de esperar horas a fio para dar uma arpoada certeira.

Velho Duca, Eduardo de batismo, o mais famoso pescador de peixe-boi das guas do lago do Limo. Ou foi... Alis, Cate, que h duas frias escolares

o acompanha nas pescarias, jamais viu um peixe-boi arpoado. Tinha dvidas se gostaria de assistir ou no morte de um deles. Certa vez ficou muito triste ao ouvir do av que esses bichos resistem ferozmente morte. S se rendem quando rolhas de madeira so enfiadas em suas narinas, impedindo-os de respirar. Ao pensar nisso, o menino prende a respirao e, em segundos, imaginase sufocado. Que crueldade!, suspira. Cate manifesta esse sentimento toda vez que lembra da maneira como so mortos os peixes-bois, j depois de arpoados e dominados pelos pescadores.

Apressa o remo, Cate! Daqui a pouco vai ser noite.

A canoa navega mais depressa. Entre uma baforada e outra, o pescador lamenta:
5

Esses bichos esto muito ariscos. Quando eu era mais novo, num dia como este, a pescaria seria boa, com certeza. Pelo menos um... pelo menos um...

V, no que eles estejam ariscos. Acho que no existem mais. J fiz vrias pescarias com o senhor e nunca vi um bicho desses.

verdade. Mas eles existem e vivem por aqui. A gente que est sem sorte. Quando teu pai tinha a tua idade, a gente os via com maior facilidade.

V, minha professora falou que os peixes-bois esto acabando de tanto o homem mat-los. Ela contou

que, aqui, no lago do Limo, era um lugar famoso do Amazonas pela quantidade de peixe-boi e tartaruga. Mas hoje so poucos. No tem nem para gente comer. No verdade, v?

Em parte ...

Velho Duca faz uma pausa, fica meio confuso com a pergunta do neto. Recorda-se, ento, de quando pescava de arrasto, h uns cinqenta anos. Realmente existiam muitos peixes-bois naquela poca. Num nico dia chegou a arpoar dez. Com ele, na popa da canoa, estava Edmundo, o pai de Cate. Mas no era s ele no. Mais de vinte pescadores tapavam a boca do lago do Limo, na vazante do rio, com suas canoas e enormes redes de pesca para matar peixes-bois e tartarugas para os regates e comerciantes. Eles compravam quantos aparecessem...

O velho pescador curva-se para colher gua na palma da mo, mata a sede e retoma a conversa:
7

Aquilo ali era tudo comidia1 de peixe-boi - diz, apontando em direo margem do rio, para depois prosseguir:

Agora, s capinzal. O peixe-boi foi embora e o capim cresceu. Pra limpar isso a, s bfalo, que tambm come capim flutuante no rio. Esse animal, Cate, no se criou aqui, como o peixe-boi. Por isso ele afugenta os peixes. Viu como aqui tambm tem poucos peixes?

, v! verdade. Mas por que o senhor est falando isso agora?

Ora, estava mexendo nas minhas lembranas. Seu Joaquim

Comida

Romeiro, um comerciante portugus que teu bisav conheceu, contava que os navios levaram milhares de toneladas de peixes-bois e tartarugas para as cidades da Europa.

Mas v, pra que eles queriam tantos peixes-bois?

Seu Joaquim dizia que era para levar para o Velho Mundo. L onde dizem que o mundo comeou...

L eles no tinham comida?

Tinham, mas precisavam sempre de mais. Eles levavam a carne daqui como mixira, uma conserva feita com a gordura do prprio animal. Seu Joaquim dizia que o couro de peixe-boi era usado na fabricao de cola e tambm fazia correia para as mquinas dos europeus. Eles entupiam navios com couro de peixes-bois e banha de tartaruga... Mas isso j vinha acontecendo h um bocado de anos. Talvez h mais de um sculo.
9

Pra que eles queriam gordura de tartaruga, v?

Seu Joaquim contava que era para iluminar as cidades da Europa. Na10

quela poca no havia luz eltrica. Ento as ruas eram iluminadas por grandes lampies que queimavam gordura de tartaruga, de jacar, peixe-boi e outros bichos. Mas isso era o portugus quem dizia. No sei se

era isso mesmo... Essa histria vem de h muito tempo.

Velho Duca faz uma pausa, como quem quer encerrar a conversa. Retoma-a com uma recomendao:

Voc est perguntando muito, Cate. Seria bom voc ir reunio dos moradores da Colnia dos Pescadores e tirar todas as suas dvidas com o doutor Brown. Ele acha que alguns bichos esto para desaparecer. Segundo ele, a gente tambm corre o mesmo risco. Imagine s uma coisa dessa!

O velho pescador faz outra pausa, olha para o cu e arremata:

Vamos l que a noite est chegando.

No cu, carregado de nuvens, desenha-se um mau tempo. O rio, de espelhado, torna-se revolto. A margem para a qual os dois viajam est a uns cem metros de distncia. O vento comea a bater forte, muito forte! As rvores parecem enroscar-se. Canoas e pequenos barcos chocam-se no ancoradouro do porto do vilarejo. A chuva trouxe a noite mais depressa. Os assobios do vento gelam a barriga de Cate. Nunca tinha visto coisa igual: uma calmaria transformar-se em tempestade to rapidamente.

Mal arrastaram a canoa para a terra firme, a ventania cessou. Foi, como veio: de repente. Demorou minutos, mas assustou pela violncia do vento.

S vi algo igual quando tinha uns 30 anos. Isso a Cobra Grande que se mexe no fundo do rio. Os antigos dizem que ela mora na boca do lago do Limo - disse o Velho Duca.
11

Que nada, v, minha professora falou que a Cobra Grande lenda. Eu j acho que a tempestade a natureza revoltada...

12

Sua professora e voc pensam parecido com o cientista da Colnia dos Pescadores. Acho que vocs se entendero muito

bem. Pra mim, a Cobra Grande continua existindo. E foi ela que armou esse temporal.

Os dois caminham conversando sobre a reunio de logo mais. Cate promete tirar um monte de dvidas: bichos que esto desaparecendo, temporal feito por Cobra Grande, foras da natureza...

At isso virou rotina de uns tempos para c...


H no ar um cheiro de resto de chuva. O vilarejo agora formado por pontos luminosos distantes uns dos outros... So as lamparinas dos casebres. O temporal empurrou as pessoas para dentro de casa, mas as luzes sinalizam que h muita gente acordada. A Vila de Santa Rosa um ajuntamento de pescadores e agricultores. Talvez duzentas pessoas. Tem apenas duas ruas paralelas: a rua da Frente, que margeia o rio Cuieiras por uns quinhentos metros, e a rua de Trs, que separa o vilarejo da imensa floresta. A rotina de Santa Rosa, para os adultos, resume-se em pescaria e trabalho na roa. Poucas vezes foi quebrada. Uma delas, que todos ainda lembram, foi quando desceu um avio no rio pela primeira vez. As crianas que brincavam na gua correram assustadas para as margens. Naquele dia chegou o doutor Brown, cientista que escolheu Santa Rosa para pesquisar o peixe-boi, animal ameaado de extino. De uns tempos para c, casos como esse, que assustavam os moradores do vilarejo, j viraram at rotina.
13

Deus no fez a natureza para ser destruda pelo homem


James Brown est sempre em Santa Rosa. um homem alto, magro, de voz mansa, muito gesticulador. Na casa comunitria todos se ajeitam para ouvi-lo. Ele canadense, mas fala fluentemente o portugus.

Cate senta numa cadeira da fila da frente, ao lado direito do av. Ao lado esquerdo est seu Tertulino, pescador h mais de cinqenta anos. H uns vinte pescadores na sala. Todos querem saber como seria possvel continuar vivendo em Santa Rosa sem matar peixes-bois e tartarugas. James Brown no tem respostas prontas.

Com uma vareta de bambu na mo direita, ele aponta para um painel com mapas e figuras, preso a parede:

Estas so as diferentes espcies de peixes-bois. Eles j habitaram, em grande quantidade, as guas dos mares e dos rios tropicais do mundo. Em quase toda a costa brasileira havia peixes-bois. Hoje, infelizmente, esses animais s existem, em pequenas quantidades, na costa Norte e do Nordeste do Brasil. Na costa da Flrida, nos Estados Unidos, existem cerca de 2.500 peixesbois protegidos por uma rgida legislao. Na costa oeste africana, vive uma outra espcie, o peixe-boi africano, tambm ameaado de extino. Este aqui o cientista para a ponta da vareta em cima da fotografia de um enorme animal o dugongo, parente do peixe-boi, que vive nas guas do oceano ndico e na parte ocidental do Pacfico. Situao idntica, de ameaa de extino, enfrenta o peixe-boi do Caribe e das ndias Ocidentais, tambm conhecido como manatee.
15

Doutor Brown faz uma pausa e desliza a vareta, sem pressa, como se quisesse prender a ateno da platia, at um ponto do Estreito de Bering. Este pedao do mundo guarda uma histria muito triste. Aqui viveu
16

um parente do peixe-boi conhecido por vaca marinha de Steller. Era um animal grande e dcil. Pesava at mais de cinco toneladas. Desapareceu menos de trinta anos aps ter sido descoberto, devido intensa caa pelo

homem. Mataram todos os indivduos e hoje s a conhecemos por desenhos, descries antigas e por partes de ossadas.

Doutor, no resta sequer um bicho desse no mundo?

A pergunta ganhou a ateno da platia. Cate, de repente, viu todas as cabeas girarem em sua direo. Exatamente. No existe um sequer... E por isso que estamos aqui, no queremos que o peixe-boi da Amaznia tenha o mesmo destino da vacamarinha de Steller.

Brown aponta agora a vareta para a Amaznia. Explica que a imensido dos rios de gua-doce tambm j possuiu peixes-bois em abundncia, mas anos a fio de caa para comercializao colocaram a espcie em perigo de extino. No meio da explicao interrompido novamente por Cate:

Doutor, meu av disse que o que Deus pe no mundo nunca acaba...

Seu av tem razo. Mas h um porm nessa histria. Nunca acabar se o homem preservar. Deus no fez a natureza para ser destruda pelo homem. Deus fez a natureza para todos: animais, vegetais, minerais... Ento temos que cuidar dela para todos. No mesmo?

Cate confirma movimentando a cabea, enquanto seu Tertulino entra na conversa:


17

Mas de que vamos viver se deixarmos de caar peixes-bois, tartarugas e pescar pirarucus? Precisamos deles para continuar vivendo. Sem a pescaria, Santa Rosa no se desenvolver. Aqui, na poca dos armazns de compra de
18

carne e peles de animais, corria dinheiro e mercadorias. Hoje no h nem uma coisa nem outra. Temos de ir Vila Amaznia vender os peixes...

Brown atalha:

Seu Tertulino est coberto de razo. Havia dinheiro e mercadorias na poca dos armazns e regates, mas eles s ficaram at a proibio da caa do peixe-boi, do jacar e do pirarucu no perodo da procriao. Ento vejamos: mais cedo ou mais tarde, os comerciantes iriam embora, pois os peixesbois, os jacars e os pirarucus, que mais davam lucro para eles, foram ficando raros e difceis de capturar.

Doutor, a captura do peixe-boi, do jacar e do pirarucu continua. S no maior porque agora eles so raros nos rios lembrou um pescador do meio da fila.

Lamentavelmente isso verdade. Est claro, portanto, que no basta apenas proibir. preciso que vocs saibam o porqu da importncia de no matar esses bichos que esto em extino. Isso no interessa nem aos bichos nem aos homens. No mesmo? Agora quem retoma a palavra Cate: Doutor, ento de que vamos viver se o pouco de dinheiro de Santa Rosa vem da caa do peixe-boi e pesca do pirarucu?

Brown agora senta-se mesa, com um ar professoral:

No tenho uma resposta pronta. Acho que esta pergunta deve comear a ser respondida nesta discusso, que certamente dever englobar toda a comunidade. S tenho certeza de uma coisa: se os moradores de Santa Rosa continuarem a pescar, de maneira desorganizada, para os barcos geleiros das cidades grandes, certamente brevemente ficaro sem dinheiro e sem os peixes. No mesmo?
19

A pergunta de Brown provoca um enorme silncio. Os pescadores cruzam olhares. H uma certa apreenso, afinal a maioria que est ali pesca com dinheiro adiantado pelos donos dos barcos geleiros. Cate novamente quebra o silncio:
20

Ento minha me tem razo. Ela fala que o vov e o papai sempre pescaram para os regates, agora para os barcos geleiros, e nunca tiveram nada. At as canoas so dos donos dos barcos. Minha me tambm acha que ns s deveramos pescar o suficiente para Santa Rosa. Ela sempre fala que, sem peixes nos lagos, Santa Rosa acaba. Como teremos a garantia de que continuaremos trabalhando na roa se poder faltar comida? Afinal, os peixes j esto acabando mesmo. Peixe-boi quase nem tem mais. No , v?

Velho Duca confirma e toma a palavra:

Essa coisa de encontrar outro jeito de viver fica para os mais novos. Eu j t mais pra l do que pra c. Meu neto Cate curioso, quer saber de tudo. E t aqui pra isso. Quer saber do senhor (aponta para Brown) at por que existe temporal, desses que vm de repente, e por que at a gente pode desaparecer, como o senhor sempre diz...

Ento timo! atalhou Brown. Cate tem vontade e disposio para aprender e ir buscar respostas. Mas antes precisamos decidir juntos o que fazer para proteger o peixe-boi. Vocs ajudam daqui e os cientistas ajudam de l...

De l de onde? pergunta Velho Duca.

De onde venho: do Bosque da Cincia. L, dezenas de pessoas trabalham para salvar a floresta, o peixe-boi e outros animais. Sem a ajuda de vocs no conseguiremos nada. Temos de salv-los o mais rpido possvel.
21

Salvar? Eles esto morrendo l tambm, doutor? perguntou Cate.

No. L, os cientistas tentam descobrir como os peixes-bois vivem


22

e se reproduzem na natureza. Isso muito importante para que ele no desaparea. Assim, com a ajuda de vocs e dos cientistas, o peixe-boi estar livre desse triste futuro.

De um dos bancos da ltima fila, um pescador de uns 20 anos sugere:

Acho que podemos fazer um trato. A gente para de pescar o pirarucu quando ele estiver desovando, de matar peixe-boi e de pegar tartaruga. Enquanto isso, pescaremos outros peixes que so abundantes e de fcil procriao. Eu tambm penso que no devemos acabar com o que Deus criou.

Brown explica que essa proposta dar um certo tempo para que todos pensem melhor sobre o futuro de Santa Rosa e sobre o destino dos animais. Entusiasmado com os santarosenses, o cientista sugere que os presentes escolham um representante da comunidade para conhecer o Bosque da Cincia. Todos concordam com a idia e escolhem Cate.

Ele mais novo e pode passar o que aprendeu para os mais moos ainda argumenta o velho Tertulino.

Cate, agora um pouco encabulado, agradece a escolha e confessa que ficou realmente curioso em conhecer o Bosque da Cincia. Dirigindo-se ao doutor Brown, diz querer matar uma curiosidade naquele momento. Quer saber o porqu das ventanias repentinas, tipo aquela que varreu Santa Rosa ao anoitecer. A maioria dos santarosenses acredita que as tempestades so provocadas pela Cobra Grande que se mexe no fundo dos rios. Doutor Brown garante que ele encontrar essa resposta com alguns de seus colegas no Bosque da Cincia.
23

Brown despede-se dos presentes.

O principal assunto aps a reunio o estrago causado pelo temporal nos


24

arredores do vilarejo. A uns quinhentos metros de Santa Rosa dezenas de rvores foram arrancadas.

Ainda bem que pegamos s o final da tempestade comentou seu Tertulino, despedindo-se do grupo.

Os pescadores tomam a direo de suas casas, tecendo feixes de luzes na noite escura que nem breu, com suas lanternas a pilha. medida que as luzes se apagam, Santa Rosa, como diz um ditado comum aos seus habitantes, se embala para dormir o sono tranquilo dos justos.

... a despedida era sempre silenciosa, tanto para quem ficava quanto para quem partia.
O garoto partiu de Santa Rosa para o Bosque da Cincia num barco de passageiros. No houve quem o convencesse a embarcar no avio do doutor Brown. Nunca lhe passou pela cabea deixar o vilarejo em um avio. Quando algum pegava carona com o cientista, a despedida era sempre silenciosa, apreensiva tanto para quem embarcava quanto para quem ficava. Comportamento inverso era visto na chegada: todos estavam muito alegres, aliviados mesmo por aquela geringona no ter falhado.

Cate morria de medo e, ao mesmo tempo, de desejo de mergulhar nas nuvens. O medo envolvia-o quando imaginava desprendendo-se da terra num esforo descomunal. Ele media essa sensao pelo ronco dos motores do avio.
25

Quanto mais forte, mais medo sentia.

medida que o avio ganhava altura, Cate era tomado pelo de26

sejo de voar. Queria ver de perto tudo aquilo que sua imaginao criava, quando criana, com o formato das nuvens. Era to fascinado pelas nuvens que chegou a fazer uma enorme lista de bichos-

nuvens. O preferido era o carneirinho, que aparecia ao entardecer, do lado onde o sol se pe. s vezes o achava imediatamente. Outras, levava horas contemplando o cu para localiz-lo. Ele era branquinho, branquinho! Uma enorme pelagem envolvia-lhe a cara, quase encobrindo-lhe os olhos.

O carneirinho branquinho s sumia do cu ao anoitecer. Eram raras as noites em que no visitava Cate. Dona Santa mal comeava a embal-lo na rede de tucum e l estava o carneirinho feito de nuvem sua frente. Ficava ali, at ser levado pelo sono.

As cidades deveriam ser assim ...


A cidade grande deixa Cate deslumbrado. Do barco ele vai direto para o carro do cientista, que o espera no cais. Os prdios, o incessante vaivm dos carros, das pessoas... Tudo lhe novo. Sente-se como se estivesse perdido num mundo estranho. Mas tambm no consegue esconder o ar de felicidade. Afinal, logo estar verdadeiramente no Bosque da Cincia, vendo os laboratrios e as pessoas que trabalham para a conservao da natureza.

Ainda que diante de tanta novidade, Velho Duca no lhe sai do pensamento. Os conselhos do av o acompanham, embora quisesse mesmo era t-lo ali, vendo tudo com ele. De vez em quando lembra dos argumentos do av para indic-lo representante de Santa Rosa na visita ao Bosque da Cincia. Disse-lhe o Velho Duca:
27

Cate, voc jovem! Tem muita vida para aprender e para ensinar...

28

Cate, aqui o Bosque da Cincia mostra Brown, fazendo-o voltar

realidade. Poxa, cheio de mato, igual ao interior, doutor! O menino observa o lugar com bastante cuidado e identifica algumas rvores e palmeiras medida que o carro segue por alamedas. Logo na entrada, uma enorme samaumeira, arbustos de capoeira e alguns ps de inaj. Agasalha-se no banco do carro, mais vontade, como se tivesse respirado um novo ar. Ali, sim! Encontrar um pedao de floresta no meio de tantos prdios, carros e asfalto reconfortante. Por alguns segundos prefere no perguntar nada, mas no resiste a tanta curiosidade:

Doutor Brown, por que aquela placa ali dizendo no jogue lixo, se est cheio de folhas secas? As folhas que caem das rvores no so lixo. So alimento para as prprias rvores. Assim que elas apodrecem, transformam-se em adubo. A plaqueta fala do lixo produzido pelos homens, como papel, latas, plsticos... que demoram anos para se desfazer, prejudicam o solo e ainda criam condies para que insetos como o mosquito da dengue se proliferem. O carro estaciona. O cientista avisa que chegaram. Cate nunca imaginou que o lugar onde um cientista trabalha fosse daquela maneira. Ou que pudesse estar instalado ali, no meio da floresta. Os laboratrios das raras revistas em quadrinhos que chegavam a Santa Rosa sempre tinham muitos equipamentos, muita loucura e estripulia dos cientistas e seus auxiliares. No Bosque da Cincia, o silncio quase absoluto, s quebrado pelo canto dos pssaros. Os prdios esto espalhados por vrios pontos do bosque e interligados por alamedas de concreto. Do porto principal at o
29

laboratrio onde os cientistas estudam os mamferos aquticos, Cate conta sete prdios. Estava ali numa cidade construda dentro do mato. Nem Santa Rosa, beira do rio e cheia de rvores, tinha um clima to agradvel. As ci30

dades deveriam ser assim, pensa baixinho.

O local de trabalho do doutor Brown uma sala com uma mesa pequena, uma estante cheia de livros, um computador e outros equipamentos que Cate nunca tinha visto.

Apontando para o computador, Brown explica:

Aqui esto armazenados alguns anos de pesquisas sobre os mamferos aquticos da Amaznia. O peixe-boi o mais estudado.

Aqui tambm est a histria de algumas pessoas que lutaram por este animal um pouco desengonado, gorducho, simptico, indefeso e muito dcil. aqui, nessa ilha de rvores, que centenas de pessoas trabalham e lutam para preservar a vida dos animais e vegetais da floresta, desde a formiguinha at o peixe-boi amaznico, o maior mamfero de gua-doce do Brasil.

Cate indaga:

Por que a formiguinha, se ela no tem muita utilidade?

A gente que pensa assim. Mas as formiguinhas tambm tm sua funo na natureza, assim como os bichinhos que sequer vemos a olho nu. Na Amaznia existe uma infinidade de espcies de formigas.
31

Aquela vermelhinha, que a gente chama de taoca, faz a limpeza da floresta como os garis fazem da cidade. De um modo geral, as formigas ajudam na decomposio de matrias orgnicas e removem a terra, fertilizando-a. E ainda
32

servem de alimento para outros animais, como, por exemplo, os tamandus.

mesmo, doutor! At a boca do bicho como bico, na medida para enfiar no formigueiro.

Cate, voc est aqui, primeiro, para aprender sobre peixe-boi atalha o cientista. Ento, vamos v-lo no tanque de pesquisa. Tenho certeza que voc nunca viu um peixe-boi vivo. So simplesmente lindos. Dceis! Voc vai adorar o Tupi, o mais velho deles. O Tupi chegou aqui bebezinho. A gente o tem como smbolo da preservao de todos os peixes-bois... Sem a ajuda dele, no saberamos tanto sobre esses animais. Vamos l, Cate.

... O elefante e o peixe-boi estiveram bem prximos.


Cate est h uma semana no Bosque da Cincia. Revelou-se pelas palavras do prprio doutor Brown um menino inteligente. Retornar a Santa Rosa dentro de alguns dias por causa do incio das aulas.

Ele sabe que o tempo agora mais precioso do que nunca. Doutor Brown e Cate fazem a ltima visita ao tanque dos peixes-bois. Cate pediu-lhe que os dias que restam sejam utilizados em visitas a outros lugares do Bosque da Cincia.

Hoje, por sugesto do doutor Brown, os papis esto invertidos: Cate quem falar sobre os peixes-bois. Far uma espcie de teste de conhecimento.

Os dois esto debruados sobre a borda do tanque. L no fundo, Tupi nada lentamente. Camb, a fmea mais velha e primeira parcei33

ra de Tupi, est inquieta. Parece incomodada com a presena dos visitantes. Cate est intrigado.
34

Acho que ela est assustada, doutor Brown.

Excelente observao. Camb est querendo ficar s. Deve estar cansada.

s vezes a gente tambm quer ficar s...

Cate responde balanando a cabea positivamente.

Uma brisa envolve o Bosque da Cincia. As folhas das copas das rvores bailam ao vento, criando sons que se sobrepem a um rudo rouco

de carros que agora vem dos arredores. O sol ainda no apareceu. Doutor Brown hoje tem pressa.

Pois bem, vamos ao que interessa. Cate, faa um relato do que voc aprendeu aqui.

Cate esboa um sorriso, gesticula, mas no hesita. Foram duas semanas de muito aprendizado. Diz ao doutor Brown, que agora compreende, por exemplo, por que o homem deve conscientizarse da preservao da natureza, da qual os peixes-bois e os outros animais fazem parte. Lembra da primeira visita ao tanque. Tupi parecia-lhe arisco. Pensou: Certamente no gostou de mim. Dois dias depois, Tupi j no se incomodava mais
35

com a sua presena. E a partir do terceiro dia estava vontade diante do visitante. Anam, o filhote rfo mais novo, s aceitou mamar pelas suas mos no quinto dia. Sugou o leite da mamadeira do mesmo jeito que fazem os bebs humanos.
36

Cate percebeu que os peixes-bois tm ouvidos extremamente aguados. O doutor Brown fez algumas demonstraes para Cate, colocando um minsculo hidrofone no tanque de Tupi. Bem distante do tanque, com o auxlio de um transmissor de frequncias sonoras, pde notar, por um monitor de TV, que o animal estava atento aos rudos estranhos aos de seu cativeiro emitido pelo hidrofone. Os peixes-bois so animais muito ariscos e tm uma audio fantstica. Isso permite que eles percebam distncia a presena de pessoas, de outros animais e at o rudo de uma folha que cai sobre a gua. Assim o animal pode escapar rapidamente do perigo que se aproxima, diz, recordando-se dos ensinamentos do cientista.

Cate encontrou, ento, explicao para o porqu de Velho Duca nunca jogar bagana de cigarro no rio quando est caando peixe-boi.

Quando eu falo alto na popa da canoa, vov me cutuca com a ponta da haste para eu ficar calado revelou ao doutor Brown.

Doutor Brown explicou-lhe que os cientistas observam os peixes-bois com base nos relatos dos pescadores e de antigos navegantes dos rios.

Cate ficou impressionado com Anam, de apenas 10 meses de idade. Anam foi capturado no alto Purus por pescadores que usavam arrasto e foi vendido a um comerciante da Vila Amaznia, que o criava num tanque caseiro. O prprio comerciante preferiu do-lo. Quando chegou ao Bosque da Cincia, Anam estava morte. Mal conseguia nadar. Ficou sob a observao de bilogos e veterinrios durante duas semanas, recebendo alimentao especial: um composto de leite em p integral enriquecido com leo vegetal e complexo de vitaminas.

Foi Cate quem lhe deu as primeiras folhinhas de mureru boca. Anam agora busca sozinho as ervas do tanque.
37

Dentro de mais um ms ele estar se alimentando s de plantas avalia Cate. O doutor Brown balana positivamente a cabea.

38

Este aqui, doutor, quando grande, vai pesar uns quatrocentos quilos diz, entusiasmado.

Doutor Brown pede a Cate que observe atentamente a movimentao dos peixes-bois nos lagos. Explica-lhe que eles s migram para guas mais profundas quando os lagos comeam a secar. Nas enchentes aproveitam para comer bastante. Chegam a armazenar energia para passar at duzentos dias sem se alimentar. Tempo suficiente para que retornem aos lagos fartos de vegetao flutuante.

Ento, por isso que eles s aparecem na boca do Limo durante o inverno, quando h muita gua conclui o garoto.

A inverso de papis entre aluno e professor deixa Cate um pouco encabulado. H dvidas de aulas anteriores que ele precisa tirar ali. Acredita

que deve mesmo se manter na condio de aluno. Numa das aulas, por exemplo, ouviu de um colega do doutor Brown que o peixe-boi parente do elefante. Parente do elefante?!. Bem que Velho Duca j o havia advertido disso. Essa dvida ele decidiu no levar para Santa Rosa. Afinal, tratavase de uma brincadeira entre cientistas ou seria mesmo verdade? Cate pede desculpas ao doutor Brown e confessa-lhe que no entendeu muito bem a histria desse parentesco.

verdade disse-lhe Brown. Por incrvel que parea, os cientistas descobriram que esses animais tiveram um ancestral comum, h cerca de 75 milhes de anos. Durante muito tempo os estudiosos fizeram ligaes entre o elefante, o peixe-boi e o hyrax, um animal africano parecido com
39

coelho, mas s recentemente essa relao foi confirmada por testes bioqumicos. Esses testes, agora com a ajuda do computador, do garantias de uma remota espcie de mamfero que resultou em trs diferentes espcies. O elefante
40

e o hyrax adaptaram-se vida na Terra; o terceiro foi para a gua, dando origem ordem dos sirnios, em que esto includas as espcies de peixeboi. Conclui-se, portanto, que o elefante e o peixe-boi so parentes, embora

um esteja morando em terra e o outro na gua.

Isso muito interessante, mas duvido que algum de Santa Rosa acredite nessa histria. Pra falar a verdade, os peixes-bois lembram mesmo dos botos, focas e golfinhos contra-argumenta Cate.

, mas essa comparao fica apenas na aparncia e porque todos vivem na gua acentua o cientista. E continua:

O parentesco do peixe-boi com o elefante e com o hyrax uma constatao cientfica. Esses trs animais constituem um dos ramos mais antigos

entre os mamferos. Na rvore de evoluo dessas espcies no existe qualquer relao de parentesco com golfinhos, focas e botos, animais aos quais o peixe-boi se assemelha um pouco. Entre os mamferos placentrios atuais, o peixe-boi e o seu parente, o dugongo, foram talvez os primeiros a se adaptar inteiramente vida na gua. Hoje eles se alimentam de plantas.

Cate nunca ouvira coisa to curiosa antes. As descobertas mexem com ele ainda mais. Quer saber agora se um peixe-boi seria capaz de reconhecer a fmea de um elefante.

Tupi, por exemplo, sequer deu bola para um elefante de circo que os cientistas lhe apresentaram respondeu o cientista.

Epa, mas Tupi teve razo! Deviam ter-lhe apresentado uma fmea e no um macho brincou Cate.

Brown tambm se apressa:

41

Bem, isso foi uma brincadeira. Pura brincadeira. Mas poderia ter ocorrido algum gesto de comunicao entre eles, quem sabe uma tentativa de reconhecimento entre os provveis parentes milenares. Com certeza, no havia
42

a inteno de apurar uma possvel atrao sexual entre ambos.

Quem sabe, n, doutor?

Ambos deram gargalhadas.

O sol agora est na metade do cu. Cate sabe que meio-dia. L em Santa Rosa poucos adolescentes tm relgio de pulso, mas dificilmente algum deles se engana no momento de dizer a hora. s olhar para o cu e conferir a posio do Sol ou da Lua. Doutor Brown consulta o relgio e convida Cate a deixar o tanque:

Os animais tambm precisam descansar - diz.

Os dois retornam ao laboratrio de mamferos aquticos. No percurso, conversam como velhos amigos. Cate revela ao doutor Brown uma idia que acha tima para pr fim pesca do peixe-boi:

s pedir para que os mais velhos no ensinem como pesc-los.

Doutor Brown concorda. Insiste, entretanto, que a preservao dos animais, das plantas e da prpria Terra depender, sobretudo, da conscientizao das pessoas.

Quando entendermos que na cadeia de seres somos apenas mais um, ento haveremos de defender todos os seres vivos como a ns mesmos argumenta Brown.

E continua:

A extino de uma espcie provoca o desaparecimento de outras.

43

E importante saber que o homem faz parte dessa cadeia. O homem tambm no est livre de sumir da Terra.

44

Cate, de olhos arregalados, interfere:

No estou entendendo...

Deixemos, por enquanto, o homem de lado e tomemos o seguinte exemplo: os insetos, que so inmeros e de reproduo rpida, podem criar resistncia aos venenos usados pelo homem contra pragas na proteo das lavouras. O mesmo no ocorre com as aves e os mamferos, cujas espcies so menos numerosas e de ciclo reprodutivo mais lento. O uso em grande quantidade de veneno no planeta poderia acabar com inmeras espcies de aves e outros tipos de vida. Ao mesmo tempo, se instalaria uma populao de insetos extremamente resistente a venenos, que continuaria a atacar as lavouras. E o homem estaria cada vez mais exposto ao veneno da sua prpria lavoura. A isso chamamos de desequilbrio ecolgico provocado pelo homem.

Mas por que haveriam os pssaros de desaparecer?, interroga Cate.

Ora, porque os pssaros iriam se alimentar dos insetos e dos gros envenenados responde o cientista.

O garoto ento retruca:

Doutor, acho que o homem no desapareceria apenas por causa do desaparecimento das aves...

verdade, Cate, mas a destruio no est s nos venenos usados na lavoura. Est tambm no desmatamento da floresta, na matana indiscriminada dos animais. quando se perde o equilbrio. E o homem, nessa histria, muito jovem, porm muito perigoso, se no tomar conscincia de que ele no est sozinho aqui...
45

At hoje os meus olhos me enganam.


Cate retorna a Santa Rosa no avio do doutor Brown. Agora ele est voando, vendo o mundo l de cima como se fosse um pssaro. Viveu intrigado com o tamanho dos avies que cruzavam, vez por outra, os cus de Santa Rosa. Eram muito pequenos. Podia medi-los com a palma da mo. Aqueles mais barulhentos mediam trs palmos, mas podiam chegar a at quatro palmos. Os menores, um palmo ou meio palmo. Media-os at perderem-se entre as nuvens. Acha agora que nunca encontrou uma medida correta para os avies. S teve a idia do tamanho deles aos 13 anos, quando viu um desses objetos estranhos descer nas guas que banham Santa Rosa, trazendo o doutor Brown. Todos correram para a beira do rio naquele dia. Quando o avio parou, pde ento observar que os outros avies tambm nem so to estranhos nem to pequenos quanto os olhos os veem no cu. At hoje os meus olhos me enganam, lembra sempre.

Engraado, l de cima, durante a viagem, Cate observou que as coisas l embaixo tambm so pequenas. To pequenas que uma casa parece do tamanho de uma caixa de fsforos, que as pessoas parecem formigas. O Amazonas, o maior rio do mundo, lhe pareceu um igarap. Ah!, realmente! Nunca tinha parado para pensar que as coisas na Terra fossem assim to pequenas. To pequenas que um homem podia ser comparado a uma formiga. Enfim, apenas mais um entre tantos outros animais.

Quando viajou sobre as nuvens, constatou que a floresta realmente imensa. Porm em alguns pontos viu grandes reas desertas. Brown disse-lhe que os grandes vos so feitos pela derrubada e queimada das rvores, que do lugar aos campos para criao de gado. Disse-lhe que h forte resistncia no mundo contra a derrubada das florestas.
47

Ao tocar na gua, o avio corre em solavancos, deixando para trs desenhos lquidos que a imaginao do garoto pode moldar a gosto. Uns parecem pirmides reluzentes, outros imensas leiras de hortas. medida que o
48

avio reduz a velocidade as pirmides e as leiras vo se desfazendo... A imaginao e os olhos do garoto agora voltam-se para a margem do rio. L est um grupo de santarosenses sua espera.

O avio pra sobre a praia. Brown, com a ajuda dos pescadores, puxa-o para terra-firme, como uma canoa. H umas cinqenta pessoas espera do garoto e do cientista. Cate desembarca para os braos de Velho Duca.

De volta pra casa...


Trs anos se passaram e Cate nunca mais havia se encontrado com o doutor Brown. Certo dia recebeu a notcia que ele estava chegando comunidade, trazendo boas notcias. Cate esperou ansiosamente sua chegada. Passaram-se duas semanas at que avistou o barco do Projeto Peixe-Boi se aproximando. Foi um alvoroo, todos queriam saber qual era a novidade. Cate imaginou mil coisas, mas nunca iria descobrir o que poderia ser. Doutor Brown desembarcou com outras pessoas que Cate nunca havia visto antes. Doutor Brown se aproximou de Cate, lhe deu um forte abrao e disse:

Cate, lembra do Anam e do Puru?

Claro que lembro.


49

Eles iro retornar sua casa.

Como assim? No estou entendendo !


50

isso mesmo Cate, ns vamos trazer o Anam e o Puru de volta para sua verdadeira casa, A NATUREZA! O local escolhido foi aqui perto no rio Cuieiras, pois temos a certeza que esta comunidade ir nos ajudar a proteg-los.

Eu no estou acreditando, incrvel, estou emocionado com isso que o senhor acaba de me contar.

Cate, e tem mais. Gostaria que voc fosse da minha equipe, Voc topa ser o representante do Projeto Peixe-Boi dentro de sua comunidade?

CLAROOO doutor Brown, seria maravilhoso, imagina, poder contribuir para a preservao dos peixes-bois que vivem prximo minha comunidade!

Ok Cate, ser timo! Amanh teremos uma reunio com a equipe e te apresentarei a todos. Agora v descansar que j tarde e amanh promete ser um longo dia.

Ok doutor Brown, boa noite!

Cate foi para sua casa. Rapidamente deitou-se na rede de tucum e comeou a se embalar, mas desta vez foi diferente. No viu o carneirinho branquinho feito de nuvens, e sim, pela primeira vez, um lindo filhote de peixe-boi, muito parecido com Anam, logo apareceu outro peixe-boi feito de nuvens. Cate imaginou que poderia ser Puru, o outro peixe-boi que seria solto. Cate sonhava em poder ajudar a afastar os peixes-bois do risco de desaparecer para sempre de nosso planeta. Ele sabia que era um grande desafio e que o trabalho dele era muito pequeno se comparado aos enormes desafios existentes na imensido da floresta Amaznica. Ele sabia que se um dia cada pessoa de todas as comunidades ribeirinhas pudesse tambm ajudar a histria seria outra e o peixe-boi estaria livre do risco de desaparecer.
51

Cedo da manh Cate pula de sua rede, muito animado. Dona Santa havia preparado um gostoso caf da manh. Ela sabia que aquele era um dia muito importante para Cate, para a comunidade de Santa Rosa e principalmente
52

para os peixes-bois.

Cate foi para a escola, local onde seria realizada a reunio com o doutor Brown e sua equipe. Doutor Brown cumprimentou Cate, sua equipe e os membros da comunidade presentes naquele dia. Logo doutor Brown iniciou a reunio:

Queridos amigos, estamos aqui para com vocs, devolver natureza dois peixes-bois que viveram anos em cativeiro e que agora tero a felicidade de voltar para o rio, sua morada. Escolhemos o rio Cuieiras por diversos motivos. O principal deles o fato de as pessoas das comunidades ribeirinhas no possuirem o hbito de se alimentarem de peixe-boi. Alm disso, nossos parceiros de trabalho como o IP (Instituto de Pesquisas Ecolgicas), por exemplo, j veem fazendo um trabalho de conscientizao h algum tempo das populaes de Santa Rosa, de So

Sebastio, Nova Cana, Nova Esperana, Boa Esperana, Barreirinhas e Trs Unidos. Acreditamos que agora, essas comunidades possam se unir ao Projeto Peixe-Boi e tornarem-se uma Comunidade Amiga do PeixeBoi, ajudando a cuidar, alm destes dois peixes-bois que foram criados com muito carinho durante todos estes anos em cativeiro de todos os peixes-bois na natureza.

Muitos de vocs j conhecem nossa equipe, mas mesmo assim vou apresentar todos novamente. Eu sou James, coordenador deste projeto. Estes so a Fernanda e o Paulo, responsveis pela Educao Ambiental do Projeto PeixeBoi e da Associao Amigos do Peixe-Boi. Este o amigo Lo, esta a Mari, o Leandro, e este o Jefferson, parceiros do IP. O Leandro, o Diogo, do Bosque da Ciencia, e o Jefferson sero os responsveis pelo monitoramento dos peixesboi no rio Cuieiras. Agora vou apresentar para vocs o mais novo integrante de nossa equipe e, certamente, um dos mais importantes, Cate! Ele ser o representante da Comunidade Santa Rosa no Projeto Peixe-Boi. Ele ser responsvel pelo dilogo entre a comunidade e nosso projeto.
53

Cate ficou muito entusiasmado com o que estava acontecendo e percebeu a importncia de seu trabalho para o sucesso do Projeto Peixe-Boi da Amaznia, e resolveu definitivamente vestir a camiseta do Projeto.
54

Doutor Brown ficou quase toda a manh explicando para comunidade como funcionar o projeto e como ser a reintroduo dos peixesbois. Contou quando e como os peixesbois chegariam na comunidade. Com o uso de uma maca de lona e colches de espuma, os animais, ele disse, sero transportados de caminho desde o tanque no Bosque da Cincia at a marina de Manaus e colocados em um barco, que levar os animais at o local escolhido para soltura.

Algum pergunta:

Como esses animais acostumados a viverem na gua vo sobreviver a esse transporte de vrias horas fora dgua?

Doutor Brown responde:

Durante toda a viagem, sero molhados frequentemente para evitar o aquecimento do corpo e ressecamento da pele. Alm disso, sero acompanhados por bilogos, veterinrios e outros membros da equipe para garantir o sucesso dessa etapa.

Algum tambm quer saber:

Os peixes-bois vo ser soltos assim que chegarem no Cuieiras? Doutor Brown mostrando fotos do tanque-rede, local onde os peixes-bois ficaro durante algum tempo antes de serem soltos explica: o local escolhido para introduo, ser previamente equipado e estruturado para receber
55

os animais. Eles passaro por um perodo de aclimatao dentro desse tanquerede para que se acostumem a gua turva, e aos ruidos da natureza. Realizaremos um condicionamento que visa expor os indivduos ao alimento natural da
56

regio. Alm disso, queremos minimizar o contato com o homem, observar seu comportamento com o transmissor j fixado, e verificar potencial de interao do Puru e do Anam com outros peixes-

bois selvagens da regio.

O Doutor Brown disse ainda que qualquer pessoa da comunidade poderia visitar os peixes-bois nos tanques redes antes deles serem soltos no rio Cuieiras, mas que, o barco trazendo os animais iria parar na comunidade para que todos tivessem a oportunidade de conhecer Purus e Anam.

Em seguida doutor Brown pediu para que Leandro demonstra-se como funciona o monitoramento por telemetria, uma tcnica muito utilizada para rastrear animais na natureza.

Bom dia amigos, primeiramente vou mostrar para vocs os equipamentos que iremos utilizar para rastrear os peixesbois no rio Cuieiras. Este um dos dois dois rdios-transmissores do tipo VHF adaptado em um cinto, que ser colocado ao redor da cauda de cada peixe-boi. Esses rdios-transmissores tm esse nome porque transmitem um sinal que captado por uma antena e esse receptor de mo. Os animais vo ficar um tempo no tanque para testarmos os sinais dos transmissores e o receptor, e se os cintos esto adequadamente fixados. Antes da colocao dos rdios-transmissores nos animais, vamos fazer testes para verificar o alcance do sinal, considerando diferentes distncias e profundidades. Vamos tambm aproveitar para fazer um treinamento e familiarizao da equipe com os equipamentos.
57

Somente aps o perodo de aclimatao e dos testes com os equipamentos, e certificando-se de que no h problema algum com os animais, eles sero soltos em seu habitat natural.
58

Aps a explicao do Leandro, todos ficaram muito curiosos em conhecer os equipamentos que na prtica, j entendiam como iriam funcionar. Cate levantou o brao e perguntou para o Leandro.

Leandro, mas como vamos saber onde os peixes-bois esto para saber se esto bem ?

O rastreamento dos animais ser feito utilizando-se um pequeno barco de alumnio com motor de popa. Com uma antena porttil e um receptor manual os sinais dos transmissores presos na cauda dos peixes-bois sero captados e a posio de cada um deles ser determinada de acordo com a proximidade dos animais. Quanto mais perto o peixe-boi estiver do receptor, mais alto ser o bipe do rdio. Se o peixe-boi estiver muito longe do

barco o bipe ser mais baixo. Vamos nos deslocar pelo rio procurando o sinal emitido e, assim, localizando os animais.

E o que feito quando os animais so localizados, j que muito dificil ver o peixe-boi?

Durante todas as atividades de campo, alm da localizao dos animais para ver o tipo de habitat onde ele se encontra, pretendemos estudar o comportamento desses indivduos no ambiente natural e possiveis interaes com outros peixes-bois. Sempre que possvel, e com a observao direta do Anam ou do Puru, sero levantadas informaes sobre o que esto comendo, o quanto esto se deslocando por dia, qual a hora que preferem descansar, os sons que emitem, entre outros aspectos do comportamento.

Cate ficou impressionado com tantas informaes que os pesquisadores podiam obter por meio da pesquisa e ficou ainda mais empolgado em ajudar
59

o Projeto Peixe-Boi a aprender cada vez mais sobre esses espetaculares animais. Cate at se imaginou mergulhando com os animais que ele ajudaria a proteger.

60

Aps um dia intenso de reunio, doutor Brown finalizou dizendo que Puru e Anam chegariam comunidade em seis meses. Seria preciso esperar a poca da cheia quando os alimentos ingeridos pelo peixe-boi so encontrados em abundncia para poder engordar e, assim, aguentar a seca, perodo de escassez de alimento. Espera-se que na vazante, migrem para lagos e canais de rios profundos, onde devero ficar durante a seca.

Assim,

doutor

Brown

se despediu dos presentes e

avisou que partiria bem cedo no dia seguinte. Avisou tambm que nos seis meses que faltavam para trazer Puru e Anam a equipe, constituda pela Fernanda, Lo, Mari e Leandro iria visitar as comunidades para explicar e esclarecer as dvidas em relao ao projeto. Cate comunicou que estaria disponvel para o que fosse preciso.

No dia seguinte a equipe se despediu de Cate e dos demais membros da comunidade e partiram no barco Mara.

O av de Cate, Velho Duca, pergunta a Cate:

Cate, todos querem saber agora o que devemos fazer.

V, somos livres para decidir sobre o futuro de Santa Rosa, os peixes-bois do rio Cuieiras e todo nosso patrimnio natural. O rio Cuieiras no pode morrer. Tambm no podemos matar os ltimos peixes-bois. Isso quem vai decidir
61

somos ns. A conscincia de cada um deve falar mais alto. Ns no matamos nossa fome com a carne do peixe-boi. As comunidades que ainda caam peixe-boi, na maioria das vezes deixa que a carne seja levada pelos regates na forma de mixira,
62

para ser vendida na cidade, eventualmente algumas comunidades ficam com um pouco da carne, que tambm at agora no fez ningum rico.

Cate relata os seus passos entre os cientistas, sua experincia com os peixesbois em cativeiro no Bosque da Ciencia. Confessa que chorou quando soube que todos os peixes-bois criados em cativeiro no INPA eram filhotes rfos. Isso mesmo!

Realmente, as fmeas com filhotes so mais vulnerveis, quem caa peixe-boi

sempre que pode prende o filhote, a fmea do peixe-boi vem atrs e o caador a mata sem piedade. J vi caadores vendendo filhotes a comerciantes de grandes cidades do Amazonas.

V, o peixe-boi tambm parte da natureza, como a gente. A fmea sabe que seu filhote morre se ela no amament-lo. Aconteceria o mesmo com o filho do homem. Uma criana sem a me para dar-lhe o peito ou algum para aliment-lo, morre. O peixe-boi tambm mamfero, produz leite para alimentar seus filhotes, igual ao homem.

Mas o que vamos fazer, pessoal ? A gente vai ou no vai evitar que matem peixe-boi na regio do rio Cuieiras? Cada um deve decidir por sua conscincia. Eu vou defender, daqui para frente, que s comunidades do rio Cuieiras deem uma chance de vida aos peixes-bois. Quem sabe um dia no o teremos em abundncia novamente em nossos lagos. O certo protegermos os animais onde eles vivem. Assim no acabaremos com eles, no faremos mais filhotes rfos.
63

Uma sensao de euforia toma conta das pessoas presentes naquele momento. Cate faz uma pausa. No h mais dvidas. Ele d a conversa por encerrada, repetindo que cada um reflita sobre a preservao do peixe-boi e dos
64

demais bichos da Terra.

Os pescadores dispersam-se lentamente. Cate e o Velho Duca caminham juntos rumo sua casa. Velho Duca revela que nunca tinha parado para pensar seriamente na possibilidade de extermnio dos peixes-bois. Tambm nunca questionara o fato de os pescadores no tirarem proveito dessa pescaria. A conversa foi noite adentro nesse tema.

O amanhecer e o entardecer de Santa Rosa parecem os mesmos desde o comeo do mundo: belssimos. O mesmo no se pode afirmar dos moradores de Santa Rosa. Desde ento eles passaram a ver o mundo de outro jeito. Um mundo no s para o homem, mas para todos os seres vivos.

65

66

Foi assim que ali, margem do rio Cuieiras, h muitos anos, um menino de Santa Rosa comeou uma campanha pela salvao dos bichos e do planeta.

Agora divirta-se!
T na hora de brincar com os peixes-bois

67

Voce e jovem! Tem muita vida pra aprender e pra ensinar tambem...

ma adaptacao do livro ``Orfao das Aguas de Wilson Nogueira, ``De volta pra casa e um livro que mistura a ficcao com a realidade das comunidades ribeirinhas atingidas pelo Projeto Peixeboi da Amazonia (INPA) e a AMPA - Associacao Amigos do Peixe-boi. Voltado principalmente para o publico infanto-juvenil, o objetivo deste livro e proporcionar ao leitor uma melhor compreensao sobre a interacao do homem com a natureza, utilizando o peixe-boi como especie bandeira por meio de uma linguagem simples e divertida.

You might also like