You are on page 1of 10

Faixa Etria: 0 a 1 ano de idade

1 - INTRODUO: O beb precisa de um local arejado, limpo, sem umidade,... Devemos proporcionar-lhe um ambiente saudvel e aconchegante. Ele est percebendo tudo o que se passa ao seu redor apesar de ainda no poder verbalizar. 2 - DECORANDO SUA SALA: Utilize desenhos relacionados vida do beb. Prepare-os em tons pastel que do um ar tranqilo ao ambiente. Voc tambm poder decorar com fotografias, mbiles, etc. 3 - BRINQUEDOS: A escolha do brinquedo algo muito importante. Os brinquedos no devem ser duros, nem pontiagudos. Tenha brinquedos de espuma (encapados com tecido ou veludine), borracha, tecido e similares, que no ofeream perigo aos pequeninos. As crianas nesta idade colocam, com freqncia, os brinquedos na boca. Sendo assim, eles devem ser esterilizados periodicamente. 4 - MSICA: Tenha sempre uma msica agradvel no berrio. Voc pode utilizar fitas K-7, instrumentos musicais e sua prpria voz. Use ritmos diferentes, gesticule bata palmas. Isso ir motivar o beb para novas

descobertas. 5 - DESENHO: S dever ser dado quando o beb estiver engatinhando ou sentando com firmeza. Coloque o papel no cho, lpis cera basto (o mais grosso) e rabisque junto com ele. 7 - MOBILIRIO: Procure mobilizar sua sala (atravs de campanhas, etc.) e envolva os pais, que so parte diretamente interessada, para equipar o berrio. importante providenciar: beros completos, cadeirinhas para lanche, corrimo na parede (para aqueles que estiverem comeando a ficar em p) e trocador. 8 - HIGIENE PESSOAL: Combine com os pais para que, a cada domingo, tragam copo, mamadeira e chupeta de seu filho (a) devidamente marcado. 9 - "PINTANDO O SETE": Esporadicamente voc poder usar tinta com os bebs que j engatinham. Deixe-os manipular a tinta com as mos e depois carimbar para confeco de cartes, ou para pintura de camisa em datas especiais (Dia das mes, dos pais.). Lembre-se: Nesta idade a criana necessita de muita ateno e afeto. Mostre todo o amor que voc tem ao conviver com estas crianas.
Por Glucia Mendes Silvestre

Faixa Etria: 1 a 3 anos de idade.

A criana nesta idade est descobrindo o mundo! importante que o ambiente que a recebe seja agradvel. Deve ser bem iluminado, o mais espaoso possvel, seguro e ventilado (sem umidade). Como ela est percebendo tudo em seu redor, devemos ter um ambiente bem colorido (evitar tons fortes), alegre e arrumado (ela est captando tudo sua volta, por isso a organizao deve ser um fator observado por ns). 1 - ORNAMENTAO: A porta da sala o carto de recepo. Lembre-se sempre de ter nela um motivo bem alegre. 2 - MURAIS: Os murais no devem ficar em lugar muito acima da cabea dos pequenos, seno no sero observados por eles. Tambm no devem ficar em lugares muito baixos para que no arranquem as gravuras. 3 - ORNAMENTAO POR TEMAS: A sala poder ser ornamentada por temas, tendo o cuidado de no usar personagens de "quadrinhos" ou desenhos animados. Podemos escolher os bichos, por exemplo, e assim selecionar diferentes animais, espalhando-os pelas paredes da sala. Ter cuidado para no confeccionar desenhos com tamanhos desproporcionais, onde a girafa do mesmo tamanho que o cachorro,

por exemplo; nem se esquecer de colocar o cho (grama, pedras), para que os animais no fiquem "flutuando". 4 - ORNAMENTAO POR "CANTINHOS": Separa-se na sala lugares especficos para atividades especficas. Por exemplo: Cantinho da histria, da natureza, da dramatizao, da msica. importante procurar desenhos que sinalizem cada lugar. No "Cantinho" da histria, por exemplo, ter desenhos de diferentes livros, das ilustraes e personagens. So imagens visuais que fazem lembrar, que remetem histria. No "Cantinho" da msica, podem-se colocar desenhos, painis, murais com figuras de crianas cantando, notas musicais, instrumentos, etc. Observaes: a) Os desenhos ficam mais atrativos quando no esto colados na cartolina retangular, mas com a silhueta do desenho; b) Os desenhos devem ser trocados periodicamente para evitar que as crianas percam a motivao. c) Caso prefira desenhar e pintar as paredes, deve-se ter o cuidado de contactar um bom desenhista e um bom pintor. 5 - ORNAMENTAO TAMBM PODE VIRAR BRINCADEIRA! Coloque um ou dois ganchos no teto de sua sala, prenda nele um fio de elstico de aproximadamente 1/2 cm de largura e pendure bonecos de pano, bolas plsticas (leves) envolvidas em papel celofane ou saco de estopa, e outros brinquedos. Deixe esse fio numa altura em que a criana alcance e assim possa pux-lo, arremess-lo, etc, brincando com a decorao. Tambm esses brinquedos devem ser trocados periodicamente. Tenha cuidado na escolha dos objetos usados. Observe se no oferecem algum tipo de perigo para a criana como serem muito pesados, muito duros, terem pontas, etc.

6 - CARTO RELMPAGO: Selecione gravuras de revistas, as mais variadas possveis: bichos,

casas, famlias, gente, profisses, objetos, etc. Cuide para que as gravuras sejam bem legveis e dentro da compreenso das crianas. Em seguida, cole-as em cartolina colorida fazendo uma moldura (procure fazer os cartes de cartolina todos do mesmo tamanho). Caso no tenha disponibilidade do material, cole em papel ofcio; podendo colar, dependendo do tamanho da gravura, 2 ou 3 numa mesma folha de papel ofcio. Neste caso, as gravuras devero ter o mesmo motivo para facilitar a compreenso e assimilao da criana. Procure equilibrar a disposio das gravuras na folha. 7 - COMO UTILIZAR O CARTO RELMPAGO: Voc pode utilizar como se fosse contar a histria. Faa uma rodinha, mostre um carto de cada vez e v perguntando s crianas o que est vendo, qual o nome do objeto, onde se compra, para que serve,... Elabore as questes de acordo com as gravuras. Eles tambm podem ser usados para fixao da histria: selecione o carto que tem relao com a histria, cubra-o com papel celofane e prenda-o com fita crepe no cho. Deixe que a criana passe por ele pise, olhe e brinque... Caso rasguem o celofane, seja criativa! Utilize-o numa colagem em grupo!

8 - FAZENDO QUADROS: Voc pode colocar papis de cores, estampas e formas diferentes para decorar o ambiente. Coloque-os na altura da criana para que ela manipule, experimente e visualize as cores, as formas, etc. provvel que esses papis no durem muito. A criana nesta faixa etria est em fase de experimentao e certamente ir colocar o dedinho, puxar o papel, etc. No fique frustrada (o)! Faz parte do seu desenvolvimento. Sendo assim, no coloque desenhos elaborados. Utilize papel de presente, papel laminado, etc.,... Onde o papel por si s j um atrativo.

9 - ORNAMENTANDO E CRIANDO COM O CHO: Alm dos cartes relmpagos, podem-se utilizar brinquedos ou objetos cobertos com celofane ou saco plstico transparente para reforar a histria. Isso dar nova vida ao cho e colorir sua sala! Lembre-se, no uma ornamentao fixa! somente para reforar sua lio.

Caso voc conte a histria das 100 ovelhinhas, por exemplo, poder selecionar gravuras sobre fazenda, ou um fio de l, folhas... Ou seja, algo que tenha ligao com a sua histria. 10 - UTILIZANDO CORDAS DE NYLON: Coloque ganchos nas paredes da sala, prenda neles cordas de nylon (de modo que formem um ngulo de 90) e enfie a alguns brinquedos como argolas, rolinhos de cabelo... Deixe que as crianas se divirtam deslizando-os sobre a corda. Os ganhos tambm podem ser usados para a criao de um varal onde o evangelizador (a) pendura nele diversos objetos ligados lio. Por exemplo, se a lio for Jesus acalmando a tempestade, pode-se pendurar no varal fotos de tempestades, de navios, etc. Voc tambm pode providenciar gravatas ou tiras, prend-las no varal e fazer o balano do barco. Cada criana pode segurar uma gravata, ou simplesmente sentir o movimento das tiras. Outra sugesto pendurar no varal tecidos (cortininhas), toalhas ou panos de prato, na altura do rosto da criana de forma que ela possa se esconder. Nessa idade ela ainda no tem noo do esquema corporal, por isso, quando cobre o rosto acha que ningum pode v-la; da surge uma gostosa brincadeira de esconde-esconde. Pode ser utilizada, por exemplo, ao contar a Parbola da moeda perdida. Observao: fundamental que o evangelizador brinque com a criana em todos os momentos. Tenha um lugar reservado para expor os trabalhos das crianas na prpria sala (ou prximo). importante que elas vejam suas experincias. Nessa etapa a criana no est preocupada com o resultado final da atividade, mas com a vivncia delas. Por isso, no faa os trabalhinhos pelas crianas, nem os critique: somente incentive a participao do grupo nas atividades propostas.

11 - ALMOFADINHAS, ALMOFADAS E ALMOFADES!!! O uso da almofada fundamental nesta faixa etria. Elas gostam de se recostar, deitar,... Isso torna o ambiente mais aconchegante e acalma a criana. Podem ser de vrias formas, cores e tamanhos. Sugerimos tambm a confeco de um "minhoco". Ele no s ter a finalidade acima, como tambm auxiliar no momento da histria ou atividade delimitando o lugar onde voc quer que elas faam a rodinha. Observao: As almofadas podem ser feitas de retalhos coloridos. 12 - MODELAR: Voc pode fazer a massa junto com as crianas e mostrar a "mgica das cores" quando a anilina se mistura com a massa.

13 - TINTA GUACHE: uma pena que utilizem to pouco um material to gostoso! Procure sempre adequar a atividade lio. Nesta faixa etria no precisa utilizar pincel. A criana deve manipular a tinta com as mos, os ps... Depois deixe que "carimbem numa folha de papel pardo, cartolina, etc. Por exemplo, na lio do Bom Samaritano, carimbar as mos. Caso os "carimbos" sejam feitos por vrias crianas numa mesma folha, escreva embaixo de cada "impresso" o nome da criana que carimbou. Depois coloque o ttulo da lio, a data e fixe no mural. Observaes: a) Algumas crianas no gostam de colocar as mos na tinta. No force, apenas incentive. b) Quando for trabalhar com tinta, tenha outra pessoa lhe ajudando para que possa lavar as mos das crianas. c) Quando pintar os ps coloque a tinta numa bacia. Voc pode fazer uma passarela de papel de computador (interno) e deixar que caminhem sobre ele. Elas vo adorar! Para que tenham pacincia de esperar a sua vez, coloque-os sentados e denomine a atividade de "desfile". Aplaudam cada criana que acabar de desfilar e d a mo criana para que no escorregue com a tinta.

d) No d desenhos delimitando o espao para que a criana use tinta. Ela ainda no tem essa capacidade motora. D folhas lisas e grandes e deixe que aquele monte de tinta vire vaca, rvore, ou qualquer outra coisa! Caso a criana j verbalize suas idias, voc pode escrever o que ela expressou em seu desenho. No complete a escrita. S registre o que ela falar: uma palavra, duas, etc... e) Para dar outra espessura a guache, coloque um pouquinho de trigo. Caso queira que fique lustrosa, misture cola branca (durante a atividade). f) Procure utilizar papis grandes e lembre-se de forrar a mesa com jornal para evitar a sujeira. O ideal seria usar aventais nas crianas para no sujarem as roupas. Mas se acontecer de se sujarem no se preocupe: a tinta guache removvel com gua e sabo.

14 - COLA COLORIDA: Como fazer cola colorida? Basta voc acrescentar um pouco de anilina (em p ou lquida) na cola branca. Sacudir o recipiente e, est pronto. 15 - ESPELHO MGICO: Marque a folha no meio, coloque cola colorida somente de um lado, dobre e deixe que a criana bata a mo e "faa carinho" na folha. indicado para a confeco de cartes. Abra a folha logo em seguida e a atividade estar pronta. Tambm pode ser utilizada como carimbo, mas s deve ser desenvolvido com avental para evitar que manche a roupa.

16 - GRAFISMO I (com lpis cera): O lpis cera deve ser tipo basto (o mais grosso) para facilitar o manuseio. Os papis devem ser amplos e de vrias texturas (lixa, jornal, papel pardo, ofcio duplo, etc).

17 - GRAFISMO II (com giz): Molhe o giz antes da atividade para que fixe no papel. Caso haja espao, deixe que desenhem no cho (quintal, ptio). Observao: Ficar de olhos bem abertos porque elas adoram pr lpis cera e giz na boca. 18 - HISTRIAS:

As histrias podem ser contadas com gravuras, cartes relmpago, fantoches, retroprojetor,... Procure sempre variar a forma de contar a histria e gesticule, use expresso facial, varie a entonao da sua voz de acordo com a narrativa; dramatize, use sua imaginao! Voc tambm poder confeccionar fantoches de vara. Basta selecionar os desenhos das personagens da histria, recortar, colar na cartolina e prender um palito de churrasco atrs de cada gravura. Depois, encape uma caixa de sapato, coloque areia dentro (sem tampa), v fincando as gravuras na areia medida que for narrando histria. As personagens podero se locomover dentro da caixa. O ideal que voc tenha um lugar fixo para contar a histria De preferncia um local onde s pessoas no transitem e no tenha nada que possa distrair a ateno das crianas. Conte histria sempre no mesmo plano em que as crianas esto. Para isso o ideal que voc sente no cho. No se prolongue ao contar a histria. Lembre-se: as crianas nesta idade tm pouca concentrao.

You might also like