You are on page 1of 10

O domnio da lngua oral e escrita fundamental para participao social efetiva, pois por meio dela que o homem

em se comunica, tem acesso informao expressa e defende pontos de vista, partilha, constri vises de mundo, produz conhecimentos. Tendo em vista que a leitura condio essencial para que se possa compreender o mundo, os outros, as prprias experincias e a necessidade de inserir-se no mundo da escrita, torna-se imperativo que o aluno desenvolva habilidades lingsticas para que possa ir alm da simples decodificao de palavras. Por isso, a escola tem a responsabilidade de garantir a todos os seus alunos o acesso aos saberes lingsticos, necessrios para o exerccio da cidadania, direito alienvel de todos. De acordo com os Parmetros Curriculares Nacionais de Lngua Portuguesa, entre os principais objetivos para essa rea de ensino nos anos iniciais do Ensino Fundamental esto: Ser integrante de uma comunidade de leitores, compartilhando as diferentes prticas culturais de leitura e escrita; Saber adequar seus discursos s diferentes situaes de comunicao ora, considerando o contexto e os interlocutores; Produzir diferentes textos selecionando o gnero mais adequado s diferentes situaes comunicativas, intenes e interlocutores; Ler diferentes textos, adequando a modalidade de leitura a diferentes propsitos.

Ao pensarmos num ambiente de educao matemtica, entendemos que no dia-a-dia da sala de aula, ns, os professores temos o dever de selecionar problemas que levem nossos alunos a construir conceitos e procedimentos, proporcionando um ambiente de trabalho que os estimule a criar, comparar, discutir, rever, perguntar e ampliar idias. Nesse sentido, este plano de curso, procura levar em conta o conhecimento prvio dos alunos na construo de significados, estabelecendo uma conexo entre a matemtica e o cotidiano. Para conseguirmos atingir nossos alunos, o estudo da matemtica no 5 ano do Ensino Fundamental aborda os seguintes objetivos gerais:

Ampliar o significado do nmero natural e seu uso em situaes problemas e pelo reconhecimento de relaes e regularidades: Construir o significado dos nmeros racionais de suas representaes fracionrias e decimais, a partir de seus diferentes usos no contexto social; Interpretar e reproduzir escritas numricas, considerando as regras do sistema de numerao; Resolver os problemas, consolidando alguns significados das operaes fundamentais, em situaes que envolvam nmeros naturais e, em alguns casos os racionais; Ampliar os procedimentos de clculos (mental, escrito, exato e aproximado); Identificar caractersticas geomtricas, percebendo semelhanas e diferenas entre elas, por meio de composio, decomposio, simetria, reduo e ampliao; Recolher dados e informaes, elaborar formas de organiz-los e express-los, interpretar dados sob forma de grficos, tabelas e valorizar essa linguagem como forma de comunicao; Utilizar diversos recursos grficos para expressar ideias, ajudar a descobrir formas de resoluo e comunicar estratgias e resultados; Construir o significado das medidas, a partir de situaes-problemas que expressem seu uso no contexto social e em outras reas de conhecimento e possibilitem a comparao das grandezas de mesma natureza; Vivenciar processos de resoluo de problemas, percebendo que para resolv-los preciso compreender, propor e executar um plano de soluo, verificar e comunicar resposta.

Esta proposta baseia-se na idia de que os conhecimentos histricos torna-se significativos para os alunos, como saber escolar e social, quando contribuem para que eles reflitam sobre as vivncias e as produes humanas, materializadas no seu espao de convvio direto e nas organizaes das sociedades de tempos e espaos diferentes, reconhecendo-as como decorrentes de contradies e de regularidades histricas. Para que o ensino de Histria no 5 ano do Ensino Fundamental atinja o aluno, temos os seguintes objetivos principais: Assuma uma postura de oposio a todas e quaisquer prticas sociais que valorizem preconceitos e/ou discriminaes (religiosas, tnica, poltica, ideolgica, de gnero, etc.), posicione-se em relao a questes vinculadas ao exerccio da cidadania; Reconhea a si mesmo e aos outros com agentes de construo e transformao social; Reconhea que a realidade social diversificada; Valorize o debate e respeite a diversidade de opinies; Desenvolva procedimentos de pesquisa, observao de mapas, fotos e ilustraes, extraindo e organizando as informaes que neles aprecem; Interprete fotos, textos, quadros, mapas, identificando as idias principais; Domine a leitura e a escrita, incluindo-se a o ato de construir e contestar argumentaes; Capacidade de analisar, sintetizar e interpretar dados, fatos e situaes.

A geografia tem por objetivo estudar as relaes entre o processo histrico na formao das sociedades humanas e o funcionamento da natureza por meio da leitura do lugar, do territrio, a partir de sua paisagem. Por ser dinmica ela se transforma ao longo dos tempos histricos e as pessoas redefinem suas formas de viver e de perceb-la. As prtica pedaggicas no ensino da geografia, envolvem procedimentos de problematizao, observao, registro, descrio, documentao, representao e pesquisa dos fenmenos sociais, culturais ou naturais que compem a paisagem e o espao geogrfico, na busca e formulao de hipteses e explicaes das relaes, permanncias e transformaes que a se encontram em interao. Nessa perspectiva procura-se a valorizao da experincia do aluno. De acordo com os Parmetros Curriculares Nacionais, o estudo da geografia tem como objetivos principais: Valorizar a localizao geogrfica; Dominar o vocabulrio geogrfico relacionado a cartografia; Posicionar-se diante das situaes reais, transformando o estudo de geografia um exerccio de cidadania; Identificar situaes em que a injustia se faz presente; Respeito e valorizao diversidade tnico-cultural; Adoo de atitudes ambientalmente corretas; Demonstrar atitudes adequadas em cada contexto de aprendizagem da geografia, respeitando o trabalho e sua prpria individualidade; Reconhecimento da cidadania; Valorize o debate e respeite a diversidade de opinies, assumindo uma postura receptiva diante das mesmas.

necessrio favorecer o desenvolvimento de postura reflexiva e investigativa, de no aceitao, a priori, de idias e informaes, assim como a percepo dos limites das explicaes, inclusive dos modelos cientficos, colaborando para a construo da autonomia de pensamento e ao. Contribuem para o questionamento do que se v e se ouve, para interpretar os fenmenos da natureza, para compreender como a sociedade nela intervm utilizando seus recursos e criando um novo meio social e tecnolgico. O objetivo fundamental do ensino de cincias naturais passou a ser dar condies para o aluno vivenciar o que se dominava mtodo cientfico, ou seja, a partir de observaes levantar hipteses, test-las, refut-las e abandon-las quando fosse o caso, trabalhando de forma a redescobrir conhecimentos. Para que o ensino das cincias naturais acontea no 5 ano do Ensino Fundamental, foram traados os seguintes objetivos gerais: Compreende a natureza como um todo dinmico, sendo o ser humano parte integrante e agente de transformao no mundo em que vive; Reconhecer relaes entre o conhecimento cientfico, produo de tecnologia e condio de vida e suas mudanas; Elaborar questes, diagnosticar e sugerir solues para problemas reais a partir de componentes das cincias naturais; Aplicar procedimentos, conceitos e atitudes das cincias naturais relacionados a energia, matria, transformao, espao, tempo, sistema, equilbrio e vida; Saber relacionar textos, observaes, registros e experimentos afins para coleta, organizao, comunicao e discusso de fatos e informaes; Entender e compreender a sade como bem individual e social; Saber utilizar a tecnologia de forma correta ao equilbrio da natureza e do homem.

O ensino da arte procura abordar todas as culturas presentes na comunidade escolar, sempre lembrando que o papel da arte na escola no o mesmo da arte ensinada muito tempo atrs. O ensino da Arte contempornea procura abordar atravs da Metodologia triangular trs princpios bsicos para ensino da arte na escola que so eles: o contexto histrico, a leitura de imagem e o fazer artstico, esse mtodo chamado de Metodologia triangular. Pois entendemos que para o conhecimento em arte, deve ser significativo, contextualizando um tema, realizando reflexes atravs de leitura de imagem e criando um momento em que o aluno expresse o contedo estudado, a melhor forma de se ensinar Arte nos tempos de hoje. Assim, construiremos alunos que sejam capazes de entender, compreendendo sua realidade pensando criticamente sobre. O ensino da arte procura abordar todas as culturas presentes na comunidade escolar, sempre lembrando que o papel da arte na escola no o mesmo da arte ensinada muito tempo atrs. O ensino da Arte contempornea procura abordar atravs da Metodologia triangular trs princpios bsicos para ensino da arte na escola que so eles: o contexto histrico, a leitura de imagem e o fazer artstico, esse mtodo chamado de Metodologia triangular. Pois entendemos que para o conhecimento em arte, deve ser significativo, contextualizando um tema, realizando reflexes atravs de leitura de imagem e criando um momento em que o aluno expresse o contedo estudado, a melhor forma de se ensinar Arte nos tempos de hoje. Assim construiremos alunos que sejam capazes de entender, compreendendo sua realidade pensando criticamente sobre ela.

A filosofia est presente em nosso dia-dia e de suma importncia para o exerccio da cidadania, pois sem reflexo filosfica nossas atitudes podem ser direcionadas por regras impostas e sem sentido, comprometendo nossa conscincia com prejuzos inclusive psquicos. A neurose sem dvida um dos reflexos de nossa existncia impensada. Dessa forma, a filosofia est cada vez mais viva e deve fazer parte de nosso mundo como ferramenta imprescindvel para uma postura crtica perante as situaes que se apresentam, alis cada dia mais complexas e difceis de se entender, da porque a popularizao da filosofia como cincia e modo de reflexo da vida moderna deve ser incentivada e desenvolvida por todos. Pense nisso. A desestruturao da famlia, a desestabilizao emocional, a permanente ameaa dos vcios, a falta de perspectivas, e outros males do sculo, tm provocado significativa mudana de valores nos homens e, muitas vezes, conduzido inverso de valores. escola, como um dos alicerces e talvez, um dos mais importantes redutos morais da sociedade, cabe a misso de preservar a formao do indivduo em sua totalidade, visando ao bem-estar coletivo. Apesar das dificuldades, na educao que a unidade se torna extremamente necessria. Isso porque, para os que trabalham com a educao, tal qual concebida, unidade no quer dizer homogeneidade, mas resultado da harmonia entre os componentes heterogneos. O indivduo, desde a infncia, deve aprender que o acesso liberdade o caminho a seguir. Entretanto, o homem s pode ser livre se for responsvel. A permanncia na escola deve oferecer essa lio indispensvel. Assim, normas rgidas que impem a disciplina, dispensam o aluno de assumir as conseqncias de seus atos. Portanto, formar e informar novas geraes exigem, acima de tudo, equilbrio e maturidade.

Ac ria ent preci na s ela ender a s qu da uje e his sua ita tr ia!

PREFEITURA DO MUNICPIO DE TRS RIOS SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAO

Escola Municipal Samir Macedo Nasser


Ano letivo 2012 Plano de Curso do 5 ano do Ensino Fundamental Autoria: Professora

Luciana de Oliveira Bastos Abreu

Orientao Pedaggica: Cludia Direo: Neuza

Plano de Curso Anual - 5 ano Apresentao, Objetivos Principais, Habilidades, Competncias e Eixo/Contedos: Lngua Portuguesa ...............................................................................................................................04 Matemtica............................................................................................................................................07 Histria do Brasil..................................................................................................................................10 Geografia...............................................................................................................................................12 Cincias Naturais..................................................................................................................................14 Artes........................................................................................................................................................16 Filosofia .................................................................................................................................................19

You might also like