You are on page 1of 12

www.monografias.com [Publicado em Geografia, Volume 28 - Nmero 1 - Janeiro a Abril de 2003, p.

83-96]

Representaes Computacionais do Espao: Um Dilogo entre a Geografia e a Cincia da Geoinformao

Gilberto Cmara; Antnio Miguel Vieira Monteiro; Jos Simeo De Medeiros Diviso de Processamento de Imagens, Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (DPI/INPE)

1. Da Necessidade De Conceitos 2. A Geografia Idiogrfica de Hartshorne e o Geoprocessamento 3. A Geografia Quantitativa e o Geoprocessamento 4. A Geografia Crtica e o Geoprocessamento 4.1. Introduo 4.2. Milton Santos e as Dualidades Forma-Funo e Estrutura-Processo 4.3. Harvey, Castells, Santos: A Compresso do Espao-Tempo e a Geografia da Redes 4.4. Milton Santos e o Espao como Sistemas de Objetos e Sistemas de Aes 5. Teoria Geogrfica e Cincia da Geoinformao: Rumo a uma Nova Gerao de GIS 6. Concluses Preliminares: O Alcance e as Limitaes do Geoprocessamento Nota Referncias

Resumo Este trabalho apresenta uma primeira abordagem ao problema de estabelecer uma fundamentao terica para a disciplina de Cincia da Geoinformao. A partir da apresentao de conceitos de espao desenvolvidos ao longo do sculo XX pela Geografia, os autores analisam em que medida estes conceitos podem ser capturados em representaes computacionais e quais as limitaes da atual gerao de GIS. Na concepo apresentada, as diferentes teorias do espao geogrfico podem representar um ponto de partida para o estabelecimento dos fundamentos epistemolgicos da Cincia da Geoinformao e para a concepo de uma nova gerao de GIS.

1. Da Necessidade De Conceitos A tecnologia de sistemas de informao geogrfica evoluiu de maneira muito rpida a partir da dcada de 70. Como este desenvolvimento foi motivado desde o incio por forte interesse comercial, no foi acompanhado por um correspondente avano nas bases conceituais da geoinformao; como resultado, o aprendizado do Geoprocessamento tornou- se singularmente dificultado. Ao contrrio de outras disciplinas (como Banco de Dados), no h um corpo bsico de conceitos tericos, que sirva de suporte para o aprendizado da tecnologia, mas uma diversidade por vezes contraditria de noes empricas. Muitos

livros- texto e cursos so organizados e apresentados em funo de um sistema especfico, sem fornecer ao aluno uma viso slida de fundamentos de aplicao geral. As razes deste problema esto na prpria natureza interdisciplinar (alguns diriam transdisciplinar) da Cincia da Geoinformao. Ponto de convergncia de reas como Informtica, Geografia, Planejamento Urbano, Engenharia, Estatstica e Cincias do Ambiente, a Cincia da Geoinformao ainda no se consolidou como disciplina cientfica independente; para que isto acontea, ser preciso estabelecer um conjunto de conceitos tericos, de aplicao genrica e independentes de aspectos de implementao. Para estabelecer as bases epistemolgicas da Cincia da Geoinformao, ser preciso em primeiro lugar identificar as fontes de contribuio terica nas quais poderemos buscar bases para a reflexo. Este trabalho prope tomar o conceito de espao geogrfico como uma noo-chave, a partir do qual podemos construir os fundamentos tericos desta nova disciplina cientfica. Consideramos que, apesar de seu carter interdisciplinar, o fundamento bsico da Cincia da Geoinformao a construo de representaes computacionais do espao. Assim, ao revisar as principais concepes da Geografia, na perspectiva da construo de sistemas de informao, estaremos contribuindo no apenas para a fundamentao terica do Geoprocessamento, como ainda buscando inspirao para o projeto das novas geraes de GIS. Ao fazer uma reviso das diferentes concepes de espao geogrfico, no pretendemos estabelecer juzo de valor, mas estabelecer como a tecnologia de GIS permite a expresso computacional destes conceitos e o que estas diferentes escolas nos podem ensinar sobre as limitaes atuais do Geoprocessamento. Para tanto, selecionamos alguns autores representativos de diferentes correntes da geografia. No caso da 1 Geografia Regional , partimos dos conceitos de (Hartshorne, 1936).Para a Geografia Quantitativa (no Brasil tambm chamada de Teortica), tomamos como base (Harvey, 1969) e (Chorley and Haggett, 1967). No caso da Geografia do Tempo, utilizamos (Hgerstrand, 1967). Nossa discusso da Geografia Crtica est baseada nos trabalhos de (Santos, 1996) e (Harvey, 1989). Para esta reviso, utilizamos ainda os trabalhos de (Christofoletti, 1985) (Moraes, 1995) e (Corra, 1995).

2. A Geografia Idiogrfica de Hartshorne e o Geoprocessamento Em seu livro Os Princpios e a Natureza da Geografia, Hartshorne procurou consolidar um base terica para os estudos geogrficos baseada no conceito da unicidade. Na sua viso, o objeto de estudo da Geografia seria o estudo de fenmenos individuais e a a preocupao com o nico na geografia no est limitada ao fenmeno mas tambm se aplica a relacionamentos entre os fenmenos (Hartshorne, 1936). O conceito de unidade-rea apresentado em por (Hartshorne, 1936) como elemento bsico de uma sistemtica de estudos geogrficos, denominada pelo autor de estudos de variao de reas. Na viso de Hartshorne, uma unit-area uma partio do espao geogrfico, definida pelo pesquisador em funo do objeto de estudo e da escala de trabalho, que apresenta caractersticas individuais prprias; estas unidade de rea seriam a base de um sistema de classificao e organizao do espao. A partir da decomposio do espao em unidades de rea, o pesquisador poder relacionar, para cada uma destas parties, as correspondentes caractersticas fsicas e biticas que a individualizam em relao a todas as demais componentes do espao. Hartshorne chamou esta abordagem de Geografia Idiogrfica. Hartshorne argumenta que o carter de cada rea seria dado pela integrao das diferentes variveis geogrficas, tomadas em conjunto. (Moraes, 1995) assim exemplifica o mtodo proposto por Hartshorne: O pesquisador seleciona dois ou mais fenmenos (p.ex. clima, produo agrcola, tecnologia disponvel), observa-os, relaciona-os; repete vrias vezes este procedimento, tentando abarcar o maior nmero de fenmenos (tipo de solo, destino da produo, nmero de cidades, tamanho do mercado consumidor, hidrografia, etc.). Uma vez de posse de vrios fenmenos agrupados e interrelacionados, integra-os. ( ) Este processo pode ser repetido vrias vezes, at o pesquisador compreender o carter da rea enfocada ( )

O pesquisador pode parar na primeira integrao, e reproduzir a anlise (tomando os mesmos fenmenos e fazendo as mesmas interrelaes) em outros lugares. As comparaes das integraes obtidas permitiriam chegar a um padro de variao daqueles fenmenos tratados. A proposta de Hartshorne contribuiu para dar uma base metodolgica para o uso do conceito de unidade de rea em Geoprocessamento. A representao computacional correspondente aos conceitos de unidade de rea em Hartshorne o polgono fechado, que delimita cada regio de estudo e um conjunto de atributos, tipicamente armazenados num banco de dados relacional. Um procedimento tpico para aplicar a abordagem de Hartshorne em um ambiente de GIS seria: Tomando-se como base uma representao pictrica do espao (como uma foto area ou imagem de satlite) e levantamentos preliminares de campo, realiza-se uma delimitao de unidades-rea na regio de estudo. Como alternativa, utilizam-se dados de cartografia temtica e anlises booleanas do tipo SE...ENTO para produzir um mapa de intersees dos diversos conjuntos de interesse. Estas intersees delimitam as unidades-rea. Atravs de levantamentos de campo ou da integrao de dados j disponveis, como mapas pedolgicos e vegetao, caracteriza-se cada unidade-rea com os atributos que a singularizam das demais unidades. O resultado um banco de dados geogrficos com unidades-rea delimitadas por polgonos, com um conjunto de atributos para cada unidade. Atravs de ferramentas de consulta (por atributos e espacial) do GIS, pode-se inferir as relaes conjuntas entre as diversas unidades-rea. Do ponto de vista da representao computacional, o conceito de unidade-rea de Hartshorne equivalente aos conceitos de unidade de paisagem (Tricart, 1977)) e land-unit (Zonneveld, 1989), todos baseados no conceito-chave de delimitao de unidades homogneas. Numa viso geral, pode-se dizer que a atual gerao de GIS permite a realizao dos conceitos de Hartshorne (e equivalentes), com poucas limitaes.

3. A Geografia Quantitativa e o Geoprocessamento A base da Geografia Quantitativa (tambm chamada nos pases de lngua inglesa de New Geography) a busca da aplicao do mtodo hiptetico-dedutivo que caracteriza as cincias naturais nos estudos geogrficos. Tpico desta perspectiva o livro Explanation in Geography (Harvey, 1969), que propunha uma aplicao dos paradigmas de generalizao e refutao, amplamente utilizados por disciplinas como Fsica, Qumica e Biologia, para os estudos geogrficos. A lgica subjacente ao mtodo hipottico-dedutivo a de que existe uma realidade externa nossa existncia, e esta realidade pode ser capturada (ainda que de forma aproximada) utilizando os princpios da lgica e da matemtica. Atravs de estudo e anlise, os fenmenos podem ser explicados atravs de teorias cientficas, que devem ser passveis de experimentao e portanto, de refutao (Popper, 1975). Ao criticar a falta de teorias explcitas na Geografia Idiogrfica, os gegrafos desta escola passaram a utilizar teorias disponveis em outras disciplinas cientficas (Christofoletti, 1985). Na perspectiva da Geografia Quantitativa, preciso construir modelos a ser utilizados na anlise dos sistemas geogrficos; estes modelos, construdos de forma terica, devem ser verificados e validados com dados de campo a partir de tcnicas estatsticas (Chorley and Haggett, 1967). Neste contexto, o estudo dos padres de distribuio espacial dos fenmenos (eventos pontuais, reas e redes) passa a formar uma base para estudos quantitativos do espao. A Geografia Quantitativa coloca grande nfase em tcnicas de Anlise Espacial e Geoestatstica (Bailey and Gattrel, 1995) e assim, conceitos advindos da Estatstica Espacial passam a fazer parte do repertrio dos gegrafos. Em particular, sobressai a idia de autocorrelao espacial (Goodchild, 1988), como expresso bsica da dependncia entre observaes no espao em regies vizinhas. Outro forte conceito oriundo da teoria estatstica a noo de processo estacionrio, que indica uma rea de trabalho na qual as relaes entre as medidas so funo da distncia. Estes conceitos permitem a construo de

superfcies, a partir de amostras de campos, com o uso de procedimentos geoestatsticos como a krigagem, ao qual podemos associar medidas de incerteza. Inicialmente propostas para a modelagem de recursos naturais (Goovaerts, 1997), as tcnicas de estatstica espacial vem sendo cada vez mais utilizadas para anlise espacial de dados scio-econmicos (Anselin, 1988) (Getis and Ord, 1996). Vale notar que a caracterizao de vizinhanas e processos estacionrios feita no espao absoluto (ou cartesiano), definido a partir das relaes espaciais tpicas como as relaes topolgicas, direcionais e de distncia. Alternativamente, (Harvey, 1969) advoga o uso do espao relativo (ou espao das redes), definido a partir das relaes de conectividade entre os objetos, relaes estas que implicam custos dinheiro, tempo, energia para se vencer a frico imposta pela conexo (Corra, 1995). Entre os fenmenos geogrficos representados no espao relativo, incluem-se relaes como fluxo de pessoas ou materiais, conexes funcionais de influncia, comunicao e acessibilidade os objetos estabelecem relaes entre si que dependem da conectividade. A Geografia Quantitativa tambm tem buscado suporte computacional na Inteligncia Artificial, em reas como Redes Neurais, Autmatos Celulares e Lgica Nebulosa (fuzzy logic) (Burrough and Frank, 1996; Openshaw and Openshaw, 1997). No caso da lgica nebulosa (para citar um exemplo), a motivao bsica parte das limitaes das representaes exatas (tipicamente realizadas por meio de polgonos). No dizer de Burrough:

Os limites desenhados em mapas temticos (como solo, vegetao, ou geologia) raramente so precisos e desenha-los como linhas finas muitas vezes no representa adequadamente seu carter. Assim, talvez no nos devamos preocupar tanto com localizaes exatas e representaes grficas elegantes. Se pudermos aceitar que limites precisos entre padres de vegetao e solo raramente ocorrem, ns estaramos livres dos problemas de erros topolgicos associados como superposio e interseo de mapas(Burrough, 1986) Com a escola Quantitativa, os estudos geogrficos passam a incorporar, de forma intrnseca, o computador como ferramenta de anlise. Neste sentido, o aparecimento, em meados da dcada de 70, dos primeiros sistemas de informao geogrfica (GIS), deu grande impulso a esta escola. Ainda hoje, em pases como os Estados Unidos, em que a Geografia Quantitativa a viso dominante, os GIS so apresentados como as ferramentas fundamentais para os estudos geogrficos, como indica o recente estudo da National Academy of Sciences (National Research Council, 1997). De uma forma bastante geral, pode-se dizer a forma privilegiada de representao computacional associada Geografia Quantitativa so as superfcies, que no computador correspondem a grades regulares e malhas triangulares e as redes, representadas por matrizes de interao espacial. As superfcies podem ser computadas a partir de dados de campo e tambm dissolvendo-se os limites poligonais que correspondem s unidades-rea. As redes so representadas atravs de matrizes de interao espacial, nas quais cada localidade onde se originam e destinam fluxos representada por um ponto no espao e os fluxos entre estas entidades so indicados como entradas numa matriz origem-destino. A partir desta matriz, pode-se computar modelos de alocao de recursos, usualmente apenas baseados em fluxos de recursos ou fluxos de transporte. Dentre estes modelos, destacam-se os modelos gravitacionais, assim chamados porque baseados na idia de atrao entre localidades a partir de massas atribudas aos atributos destas localidades e da distncia entre elas. Apesar da forte relao entre os conceitos da Geografia Quantitativa e o Geoprocessamento, apenas a partir de meados da dcada de 90, os GIS passam a dispor de representaes computacionais adequadas plena expresso dos conceitos desta escola. As tcnicas de geoestatstica ainda esto em processo de integrao aos principais sistemas de informao geogrfica, e os processos de modelagem e propagao de incerteza (Heuvelink, 1998) ainda precisam ser plenamente incorporados aos GIS. Adicionalmente, a tecnologia atual de Geoprocessamento ainda enfatiza a representao de fenmenos espaciais no computador de forma esttica. No entanto, um significativo conjunto de fenmenos espaciais, tais como escoamento de gua da chuva, planejamento urbano e disperso de sementes, entre outros, so inerentemente dinmicos e as representaes estticas utilizadas em GIS no os capturam de forma

adequada. Deste modo, um dos grandes desafios da Cincia da Informao Espacial o desenvolvimento de tcnicas e abstraes que sejam capazes de representar adequadamente fenmenos dinmicos. Para representar os conceitos de modelos espao-temporais, apenas a representao de superfcies em grades regulares no suficiente. As leis que governam a dinmica dos processos (sejam estes fsicos ou sociais), precisam ser expressas atravs de equaes iterativas, que incorporadas ao ambiente de GIS, permitem a simulao de fenmenos espao- temporais (Burrough, 1998). Nos anos recente, o desenvolvimento de tcnicas de modelagem dinmica tem tomado duas grandes direes: modelos de processos fsicos, tipicamente associados a problemas hidrolgicos ou ecolgicos, como os disponveis no ambiente PCRaster (Wesseling, Karssenberg et al., 1996). modelos de sistemas scio-econmicos, que variam desde modelos de micro-escala baseados em autmatos celulares (Couclelis, 1997) a modelos multi-escala que incorporam efeitos de variveis exgenas (White and Engelen, 1997). Deste modo, o desafio de incorporao da Geografia Quantitativa ao GIS ainda no est plenamente realizado. Especialmente no caso de modelos para processos espao- temporais, os GIS ainda se comportam mais como sistemas cartogrficos de informao do que como sistemas de informao geogrfica, devido natureza esttica de suas representaes computacionais. Esperamos que os prximos anos tragam avanos substanciais nestas tcnicas, especialmente no caso de modelagem dinmica.

4. A Geografia Crtica e o Geoprocessamento 4.1. Introduo A nfase da Geografia Quantitativa no uso de grandezas mensurveis para caracterizao do espao geogrfico vem sendo objeto de fortes crticas nas ltimas duas dcadas. Estas crticas argumentam que, apesar dos resultados obtidos no estudo dos padres espaciais, as tcnicas da Geografia Quantitativa no conseguem explicar os processos scio- econmicos subjacentes a estas distribuies, nem capturar o componente das aes e intenes dos agentes sociais (Harvey, 1988). A viso desta nova escola (aqui chamada de Geografia Crtica, adotando a terminologia de (Moraes, 1995)) ainda motivada pelo contexto de uma diferenciao ideolgica. Para os crticos mais extremados, a Geografia Quantitativa estaria comprometida com uma grande viso ideolgica associada expanso do capitalismo, e os muitos tericos da Geografia Crtica tomam por base a filosofia marxista na construo de seus conceitos. Vale ressaltar que no pretendemos realizar, no contexto deste artigo, que busca examinar os conceitos bsicos da Cincia da Informao Espacial, uma anlise comparativa entre a Geografia Crtica e a Geografia Quantitativa. Importa considerar aqui a relevncia conceitos tericos de espao apresentados pelos proponentes da Geografia Crtica para o projeto de uma nova gerao de GIS. Neste contexto, estaremos analisando, conceitos propostos por David Harvey, Manuel Castells e Milton Santos. Em especial, Milton Santos um dos gegrafos mais empenhados em apresentar novos conceitos de espao geogrfico. Em seus trabalhos, Santos d especial nfase ao papel da tecnologia como vetor de mudanas da sociedade e condicionante da ocupao do espao, no que denomina o meio tcnicocientfico-informacional. Apesar de enfatizar a contribuio da tecnologia para a Geografia, Santos no examina em detalhe o problema do uso direto de ferramentas tecnolgicas como GIS em estudos geogrficos. Mesmo assim, seus conceitos so extremamente relevante para a definio de uma epistemologia da Cincia da Informao Espacial, como se ver a seguir. No caso de Milton Santos, preciso considerar que o prprio autor apresenta diferentes concepes do espao geogrfico, ao longo de sua carreira. Deste modo, examinaremos nas prximas sees trs concepes distintas (mas complementares) de espao em Milton Santos. Na seo 4.2, a noo que o espao organizado pelas relaes de forma, funo, estrutura e processo (Santos, 1985), na seo 4.3, a idia que o espao e um sistema de fixos e fluxos (Santos, 1978) e na seo 4.4, o mais recente conceito: o espao um sistema de objetos e um sistema de aes (Santos, 1996).

4.2. Milton Santos e as Dualidades Forma-Funo e Estrutura-Processo Em seu livro Espao e Mtodo, (Santos, 1985) utiliza os conceitos de forma, funo, estrutura e processo para descrever as relaes que explicam a organizao do espao. A forma o aspecto visvel do objeto, referindo-se, ainda, ao seu arranjo, que passa a constituir um padro espacial; a funo constitui uma tarefa, atividade ou papel a ser desempenhado pelo objeto; a estrutura refere-se maneira pela qual os objetos esto inter-relacionados entre si, no possui uma exterioridade imediata - ela invisvel, subjacente forma, uma espcie de matriz na qual a forma gerada; o processo uma estrutura em seu movimento de transformao, ou seja, uma ao que se realiza continuamente visando um resultado qualquer, implicando tempo e mudana. Para citar o autor: Forma, funo, estrutura e processo so quatro termos disjuntivos associados, a empregar segundo um contexto do mundo de todo dia. Tomados individualmente apresentam apenas realidades, limitadas do mundo. Considerados em conjunto, porm, e relacionados entre si, eles constroem uma base terica e metodolgica a partir da qual podemos discutir os fenmenos espaciais em totalidade. (Santos, 1985). A relevncia deste conceito de espao para a Cincia da Informao Espacial mais conceitual do que prtica, pois aponta essencialmente para limitaes dos sistemas computacionais de representao de informao. Nesta perspectiva, pode-se afirmar que as tcnicas atuais de Geoprocessamento no conseguem resolver de forma plena as dualidades forma-funo e estrutura-processo, pois o uso de representaes computacionais geomtricas (como polgonos ou grades regulares) e de modelos funcionais (cadeias de Markov, modelos de difuso espacial) sempre implica numa materializao das noes de espao. Na atual gerao de GIS, podemos caracterizar adequadamente a forma de organizao do espao, mas no a funo de cada um de seus componentes; podemos ainda estabelecer qual a estrutura do espao, ao modelar a distribuio geogrfica das variveis em estudo, mas no capturarmos, em toda a sua plenitude, a natureza dinmica dos processos de constante transformao da natureza, em conseqncia das aes do homem. Mesmo quando utilizamos ferramentas de modelagem dinmica (Couclelis, 1997; Burrough, 1998), e realizamos aproximaes dos processos fsicos e urbanos de uso e transformao do espao, a nfase das representaes computacionais sempre nos aspectos estruturais do espao (como no uso de autmatos celulares para modelar transies do uso do solo urbano). Deste modo, as dualidades forma-funo e estrutura-processo apontam para deficincias estruturais de todas os sistemas de informao, no atual estgio do conhecimento. Para remover estes limites, ser preciso avanar muito na direo de tcnicas de Representao do Conhecimento e Inteligncia Artificial(Sowa, 2000), o que leva a consideraes mais genricas (e fora do escopo deste artigo) sobre as prprias limitaes do computador enquanto tecnologia de processamento da informao. O leitor interessado deve referir-se a (Penrose, 1989) e (Searle, 1984).

4.3. Harvey, Castells, Santos: A Compresso do Espao-Tempo e a Geografia da Redes Em A Condio Psmoderna (Harvey, 1989), David Harvey faz uma anlise abrangente das novas relaes de produo da sociedade atual. Para Harvey, a mudana cultural mais importante nos anos recentes aquela provocada pelo impacto na experincia humana com os novos conceitos de espao e tempo. Ele lembra que do sculo XVI ao XIX a velocidade mdia das diligncias e dos navios a vela era de 20 km/h. A partir de meados do sculo XIX, as locomotivas a vapor chegavam a 100 km/h. Com os avies a jato a partir de meados do sculo XX, alcanamos 800 Km/h. Atualmente, com as telecomunicaes, podemos trocar documentos e realizar reunies com pessoas em outros lugares do mundo de forma simultnea. Segundo Harvey, a compresso do espao-tempo uma componente essencial das novas formas de produo capitalista, em que o capital financeiro adquire autonomia com relao ao capital industrial e prpria governabilidade das naes. Neste cenrio, o fluxo internacional de recursos (feito quase exclusivamente com suporte de telecomunicaes) restringe o poder regulador dos Estados de uma forma

indita na Histria. Quais as conseqncias deste conceito para a Cincia da Informao Espacial? Observemos que a maior parte das tcnicas de Anlise Espacial (Bailey and Gattrel, 1995) est baseada no conceito de proximidade. Medidas como o variograma e os indicadores locais e globais de autocorrelao espacial fazem uso implcito da lei de Tobler: no mundo, todas as coisas se parecem; mas coisas mais prximas so mais parecidas que aquelas mais distantes (Tobler, 1979). A compresso do espao-tempo subverte esta lgica previsvel de organizao do espao e estabelece um substancial desafio conceitual para sua representao computacional. Do ponto de vista da Anlise Geogrfica, os conceitos de Harvey implicam que a forma tradicional de expressar as relaes espaciais entre entidades geogrficos (propriedades como adjacncia e distncia euclidiana) capturam apenas efeitos locais, e no permitem representar a dinmica dos fenmenos sociais e econmicos de nosso tempo. Numa viso mais abstrata do que prtica, alguns autores tem se referido a espaos de geometria varivel (Castells, 1999) para denotar a situao em que as articulaes materiais entre os agentes econmicos e sociais ocorrem de forma muitas vezes independentes da contiguidade fsica. Esta situao nos leva a novos conceitos do espao, em que os fluxos passam a ser um componente essencial. Fluxos de capital, fluxos da informao, fluxos de tecnologia, fluxos de interao organizacional, fluxos de imagens, sons e smbolos (Castells, 1999) tornam-se elementos constituidores de nossa sociedade, questionando a aplicabilidade geral da lei de Tobler. O resultado da compresso do espao-tempo gerada pelos avanos da tecnologia e pela crescente integrao das prticas econmicas tem levado a novas definies do espao. Milton Santos fala em espao de fixos e espao de fluxos (Santos, 1978) e Manuel Castells em espao de fluxos e espao de lugares. Subjacente a estas noes est o processo de crescente internacionalizao da produo capitalista, que resulta em padres de localizao que alteram profundamente as caractersticas do espao industrial e seu impacto no desenvolvimento urbano (Castells, 1999). O espao de lugares representa os arranjos espaciais formados por localizaes contguas, numa interao definida pela prpria condio de moradia das pessoas e sua lgica cotidiana. No entanto, o espao dos fluxos , crescentemente, o determinante das relaes de poder e das movimentos de circulao de bens e servios. Isto gera uma esquizofrenia estrutural entre duas lgicas espaciais, que ameaa romper os canais de comunicao da sociedade (Castells). Os desafios para a Cincia da Informao Espacial so aqui considerveis. Em especial, trata-se de combinar os modelos de interao espacial (que determinam os fluxos), com modelos de escala local (representados, por exemplo, por autmatos celulares). Esta combinao requer a capacidade de propor modelos matemticos abstratos e de estabelecer relaes causais entre fluxos e efeitos locais, problemas ainda no abordados na literatura.

4.4. Milton Santos e o Espao como Sistemas de Objetos e Sistemas de Aes Sem abandonar as definies anteriores, mas buscando uma viso mais geral sobre os conceitos de espao (Santos, 1996) afirma que o espao geogrfico um sistema de objetos e um sistema de aes. Esta caracterizao objetiva contrapor os elementos de composio do espao (os objetos geogrficos) aos condicionantes de modificao deste espao (as aes humanas e dos processos fsicos ao longo do tempo). Numa formulao sinttica, Santos enfatiza a necessidade de libertar-nos de vises estticas do espao (tais como nos vem condicionando sculos de mapas), ao incluir a componente de processos variantes no tempo como parte essencial do espao. Ele procura diferenciar o conceito de espao do de paisagem, afirmando que "a paisagem o conjunto de formas que num dado momento, exprimem as heranas que representam as sucessivas relaes localizadas entre homens e natureza. O espao so essas formas mais a vida que as anima". Do ponto de vista da geoinformao, a noo de sistemas de objetos e sistemas de aes coloca-se num nvel de abstrao ainda maior que as formulaes anteriores de Santos. Da surgem algumas questes cruciais: possvel realizar a transio destes conceitos abstratos para o mbito de um sistema computacional? Quais as limitaes da traduo das noes abstratas propostas para um SIG?

Numa primeira anlise, a traduo do conceito de sistema de objetos e sistemas de aes para o ambiente computacional esbarra em trs questes: como modelar os sistemas de objetos ? como representar os sistemas de aes? como expressar as interaes entre os objetos e as aes ? Para representar os sistemas de objetos, ser preciso descrever cada um dos diferentes tipos de objetos componentes do espao (ou da parcela do espao em anlise). Neste sentido, um dos avanos recentes na rea de Geoprocessamento o uso de Ontologias. Uma ontologia uma teoria que especifica um vocabulrio relativo a um certo domnio de, que define entidades, classes, propriedades, predicados e funes e as relaes entre estes componentes (Fonseca and Egenhofer, 1999) (Fonseca, Egenhofer et al., 2000). Na viso de (Smith and Mark, 1998), uma ontologia do mundo geogrfico pode ajudar a entender como diferentes comunidades compartilham informaes e estabelecer correspondncias e relaes entre os diferentes domnios de entidades espaciais. Numa perspectiva genrica, pode-se dizer que o uso de Ontologias em GIS uma maneira de integrar tcnicas de Representao do Conhecimento em uma tecnologia com uma forte tradio geomtrica e cartogrfica. Deve-se lembrar que, apesar da sua atratividade enquanto conceito, o uso de Ontologias em GIS enfrenta essencialmente os mesmos problemas das tcnicas de Representao do Conhecimento (Sowa, 2000). Estes problemas incluem a concepo de formalismos para armazenamento de informao e a traduo do conhecimento existente informalmente no domnio de aplicao para representaes computacionais. Vale lembrar ainda que a maior parte dos paradigmas atuais de Representao do Conhecimento so essencialmente estticos, sem modelar adequadamente a dimenso temporal e os relacionamentos dinmicos e dependentes de contexto entre os objetos. A representao dos sistemas de aes ainda mais difcil num ambiente computacional. Sendo o computador uma ferramenta matemtica e no analgica, a representao de processos depende fundamentalmente de modelagem numrica, usualmente realizada atravs de equaes funcionais. Cabe aqui distinguir dois grandes grupos de processos espaciais: os modelos do meio fsico e os de processos scio-econmicos (que incluem os fenmenos urbanos). Estes grupos possuem variveis e comportamentos diferenciados que exigem diferentes abordagens de implementao. Fenmenos fsicos tais como modelos hidrolgicos e ecolgicos so exemplos de fenmenos com alto ndice de variao do estado da superfcie ao longo do tempo. Sua representao acurada depende da capacidade de derivar equacionamentos matemtico- formais que descrevam a variao espao-temporal do fenmeno. No caso de fenmenos scio-econmicos, os processos tem uma complexidade muito maior, por envolver, alm de fenmenos fsicos, componentes de construo da realidade social. Neste sentido, vale a pena destacar o exposto em (Searle, 1995): a realidade social envolve um componente fsico (externo nossa percepo) e um componente mental, que resulta de consenso estabelecido em procedimentos jurdicos e culturais de cada sociedade. Deste modo, a aplicao do conceito de sistemas de aes modelagem computacional de fenmenos socio-econmicos no pode ser reduzida premissa funcionalista de que possvel derivar modelos matemticos que descrevam o comportamento dos agentes sociais. Apesar disto, os autores consideram ser til e vlido a proposio de modelos que, com crescente sofisticao e inevitvel reducionismo, possam simular parte do comportamento dos diferentes processos socio-economicos-ambientais. Como exemplo, o trabalho de (Engelen, 1995) apresenta uma estrutura de modelagem dinmica e de suporte a deciso capaz de operar em uma variedade de escalas. Esta estrutura constituda de dois nveis denominados macro e micro escalas. Na macroescala, esto representadas as variveis ecolgicas e scio-econmicas que afetam o sistema como um todo. A microescala representa a dimenso espacial do modelo. Estas escalas interagem intensivamente entre si e com um banco de dados geogrfico, a partir do qual obtm os dados necessrios para as simulaes. Ainda com respeito ao problema de modelagem computacional dos sistemas de aes, (Cmara, 2000) apresentam uma proposta para modelar o processo de produo de informao em bases de dados georeferenciados, levando em conta o objetivo final a ser alcanado com os procedimentos de Anlise Geogrfica. Esta proposta visa capturar uma das dimenses do conceito de sistemas de aes: a inteno do especialista ao modelar o espao geogrfico.

Em resumo, o conceito de Milton Santos de espao como sistemas de objetos e sistemas de aes caracteriza um mundo em permanente transformao, com interaes complexas entre seus componentes. Santos apresenta uma viso geral, que admite diferentes leituras e distintos processos de reduo, necessrios captura desta definio abstrata num ambiente computacional. No obstante, a riqueza inerente a este conceito est em deslocar a nfase da anlise do espao, da representao cartogrfica para a dimenso da representao do conhecimento geogrfico. Afinal, como diz o prprio Milton Santos, geometrias no so geografias.

5. Teoria Geogrfica e Cincia da Geoinformao: Rumo a uma Nova Gerao de GIS Nesta seo, fazemos um resumo de nossa anlise, na perspectiva de projetar uma nova gerao de sistemas de informao geogrfica. Na Tabela 1 apresentamos, para cada escola, o conceito chave em sua definio de espao, a representao computacional que melhor aproxima este conceito, e algumas tcnicas de Anlise Geogrfica tpicas que esto associadas a esta escola geogrfica. Fazemos uma distino entre os conceitos da escola de Geografia Quantitativa que tem expresso na atual gerao de GIS e aqueles que apontam para as futura evoluo da tecnologia de Geoprocessamento. guisa de resumo, apresentamos cada um dos componentes da Tabela 1:

Tabela 1. Teoria Geogrfica e Geoprocessamento

Geografia Idiogrfica (GIS dos anos 80): o conceito-chave a unicidade da regio, expresso atravs de abstraes como a unidade-rea (Hartshorne), unidade de paisagem (Tricart) e land-unit (Zonneveld). A representao computacional associada o polgono com seus atributos (usualmente expressos numa tabela de um banco de dados relacional) e as tcnicas de anlise comuns, est o uso da interseo de conjuntos (lgica booleana). Geografia Quantitativa (GIS de hoje): o conceito-chave a distribuio espacial do fenmeno de estudo, expressa atravs de um conjunto de eventos, amostras pontuais, ou dados agregados por rea. A representao computacional associada a superfcie (expressa como uma grade regular) e h uma grande nfase no uso de tcnicas de Estatstica Espacial e Lgica Nebulosa (fuzzy) para caracterizar com o uso (respectivamente) da teoria da probabilidade e da teoria da possibilidade as distribuies espaciais.

Geografia Quantitativa (GIS da prxima gerao): o conceito-chave so os modelos preditivos com representao espao-temporal, onde a evoluo do fenmeno expressa atravs de representao funcional. Para capturar as diferentes relaes dinmicas, as tcnicas de Anlise devero incluir modelos multi-escala, que estabeleam conexes entre fenmenos de macroescala (tipicamente relacionados com fatores econmicos) e fenmenos de microescala (tipicamente associados a transies no uso da terra). Geografia Crtica (GIS do futuro) : aqui, os conceitos-chave incluem o espao como sistema de objetos e sistemas de aes e a oposio entre espao de fluxos e espao de lugares. Podemos apenas especular sobre as representaes computacionais que sero utilizadas neste contexto, que possivelmente incluam tcnicas de Representao de Conhecimento. Nossa hiptese de trabalho que os GIS do futuro contemplaro representaes no-cartogrficas do espao, com uma nfase no estabelecimento de relaes entre os diferentes atores sociais que atuam no espao.

6. Concluses Preliminares: O Alcance e as Limitaes do Geoprocessamento Neste trabalho, examinamos diferentes conceitos de espao de escolas da Geografia e buscamos estabelecer que representaes computacionais permitiam a expresso destes conceitos no ambiente de GIS. Embora saibamos que a viso apresentada reducionista e limitada, consideramos que muito til apresentar uma perspectiva genrica como a exposta acima, pois esta nos ajuda a compreender as diferenas entre os conceitos de espao e melhor compreender os desafios ainda no resolvidos pela Cincia da Geoinformao. O que podemos concluir, ainda que de forma preliminar? Em primeiro lugar, cumpre indicar que, apesar dos significativos avanos das duas ltimas dcadas, a tecnologia de sistemas de informao geogrfica ainda est longe de dar suporte adequado s diferentes concepes de espao geogrfico. Atualmente, os GIS oferecem ferramentas que permitem a expresso de procedimentos lgicos e matemticos sobre as variveis georeferenciadas com uma economia de expresso e uma repetibilidade impossveis de alcanar em anlises tradicionais. No entanto, a tecnologia de GIS resolveu apenas os problemas simples de representao computacional do espao. Os atuais sistemas so fortemente baseados numa lgica cartogrfica do espao, exigindo sempre a construo de mapas computacionais, tarefa sempre custosa e nem sempre adequada ao entendimento do problema em estudo. Adicionalmente, mostramos que a Geografia Crtica tem uma importante contribuio para a Cincia da Geoinformao, sendo um de seus principais mritos o de apontar para uma viso muito rica do espao geogrfico, enfatizando a noo do processo em contraposio natureza esttica dos GIS de hoje. Neste sentido, fundamental distinguir entre as capacidades da atual gerao de GIS e as limitaes inerentes a qualquer representao computacional do espao geogrfica. Assim, apesar de ser essencialmente infactvel capturar, num ambiente de geoinformao, todas as dimenses do conceitos como sistemas de objetos e sistemas de aes, importante buscar tcnicas que permitam aproximar dimenses parciais desta viso. Para tanto, ser necessrio utilizar abordagens quantitativas, baseadas em tcnicas como Sistemas Dinmicos, Ontologias e Representao de Conhecimento, sem perder de vista que estes modelos sero sempre aproximaes reducionistas da realidade geogrfica.

Nota 1. No caso das denominaes das diferentes escolas de Geografia, adotamos a terminologia de 24. MORAES, A. C. R. Geografia: Pequena Histria Crtica. So Paulo, Hucitec, 1995.

Referncias 1. ANSELIN, L. Spatial econometrics: methods and models. Dordrecht, Kluwer, 1988. 2. BAILEY, T. and A. GATTREL. Spatial Data Analysis by Example. London, Longman, 1995.

3. BURROUGH, P. Principles of Geographical Information Systems for Land Resources Assessment. Oxford, England, Oxford University Press, 1986. 4. BURROUGH, P. Dynamic Modelling and Geocomputation. In: P. Longley, S. Brooks, R. McDonnell and B. Macmillan (ed). Geocomputation: A Primer. New York, John Wiley, 1998. v. 5. BURROUGH, P. and A. FRANK (ed.). Geographic Objects with Indeterminate Boundaries. London, Taylor & Francis, 1996. p. 6. CMARA, G. M., A.M.V.; PAIVA, J.A.C; SOUZA, R.C.M. Action-Driven Ontologies of the Geographical Space. In: GIScience 2000, Proceedings. Savanah, GA, AAG, 2000. 7. CASTELLS, M. A Sociedade em Rede. So Paulo, Paz e Terra, 1999. 8. CHORLEY, R. J. and P. HAGGETT (ed.). Models in Geography. London, Methuen, 1967. p. 9. CHRISTOFOLETTI, A. As Perspectivas dos Estudos Geogrficos. In: A. Christofoletti (ed). Perspectivas da Geografia. So Paulo, Difel, 1985. v. 10. CORRA, R. L. Espao: um conceito chave na geografia. In: I. E. Castro, P. C. Gomes and R. L. Corra (ed). Geografia: Conceitos e Temas. Rio de Janeiro, Bertrand Brasil, 1995. v. 11. COUCLELIS, H. From Cellular Automata to Urban Models: New Principles for Model Development and Implementation. Environment and Planning B: Planning and Design v.24, p.165-174, 1997. 12. ENGELEN, G. Using Cellular Automata for Integrated Modelling of Socio-environmental Systems. Environmental Monitoring and Assessment v.34, p.203-214, 1995. 13. FONSECA, F. and M. EGENHOFER. Ontology-Driven Geographic Information Systems. In: 7th ACM Symposium on Advances in Geographic Information Systems, Proceedings. Kansas City, MO, ACM Press, N.Y., 1999. p.14-19. 14. FONSECA, F., M. EGENHOFER, et al. Ontologias e Interoperabilidade Semntica entre SIGs. In: II Workshop Brasileiro em Geoinformtica - GeoInfo2000, Proceedings. So Paulo, 2000. 15. GETIS, A. and J. K. ORD. Local spatial statistics: an overview. In: P. Longley and M. Batty (ed). Spatial Analysis: Modelling in a GIS Environment. New York, John Wiley, 1996. v., p.261-277. 16. GOODCHILD, M. A spatial analytic perspective on geographical information systems. International Journal of Geographical Information Systems v.1, p.327-334, 1988. 17. GOOVAERTS, P. Geostatistics for Natural Resources Evaluation. New York, Oxford Univ. Press, 1997. 18. HGERSTRAND, T. Innovation Diffusion as a Spatial Process. Chicago, IL, The University of Chicago Press, 1967. 19. HARTSHORNE, R. Propsitos e Natureza da Geografia. So Paulo, Hucitec (trad. 1966), 1936. 20. HARVEY, D. Explanation in Geography. New York, St. Martin's Press, 1969. 21. HARVEY, D. Social Justice and the City. Oxford, Blackwell, 1988. 22. HARVEY, D. The Condition of Postmodernity. London, Basil Blackwell, 1989. 23. HEUVELINK, G. Error Propagation in Environmental Modelling with GIS. London, Taylor and Francis, 1998. 24. MORAES, A. C. R. Geografia: Pequena Histria Crtica. So Paulo, Hucitec, 1995.

25. NATIONAL RESEARCH COUNCIL. Rediscovering Geography: New Relevance for Science and Society. Washington, National Academy Press, 1997. 26. OPENSHAW, S. and C. OPENSHAW. Artificial Intelligence in Geography. Chichester, John Wiley, 1997. 27. PENROSE, R. The Emperor's New Mind: Concerning Computers, Minds, and the Laws of Physics. Oxford, Oxford Univ. Press, 1989. 28. POPPER, K. A Lgica da Pesquisa Cientfica. So Paulo, EDUSP, 1975. 29. SANTOS, M. Por uma Geografia Nova. So Paulo, Hucitec, 1978. 30. SANTOS, M. Espao e Mtodo. So Paulo, Nobel, 1985. 31. SANTOS, M. A Natureza do Espao: Tcnica e Tempo. Razo e Emoo. So Paulo, Hucitec, 1996. 32. SEARLE, J. R. Minds, Brains, and Science. Cambridge, MA, Harvard University Press, 1984. 33. SEARLE, J. R. The Construction of Social Reality. New York, The Free Press, 1995. 34. SMITH, B. and D. MARK. Ontology and Geographic Kinds. In: International Symposium on Spatial Data Handling, Proceedings. Vancouver, Canada, 1998. p.308-320. 35. SOWA, J. F. Knowledge Representation: Foundations. Pacific Grove, CA, Brooks Cole, 2000. Logical, Philosophical, and Computational

36. TOBLER, W. Cellular geography. In: S. Gale and O. G. (ed). Philosophy in Geography. Dordrecht, Reidel, 1979. v., p.379-386. 37. TRICART, J. Ecodinmica. Rio de Janeiro, IBGE-SUPREN, 1977. 38. WESSELING, C. G., D. KARSSENBERG, et al. Integrating dynamic environmental models in GIS: the development of a Dynamic Modelling language. Transactions in GIS v.1, p.40-48, 1996. 39. WHITE, R. and G. ENGELEN. Cellular automata as the basis of integrated dynamic regional modelling. Environment and Planning B: Planning and Design v.24, p.235-246, 1997. 40. ZONNEVELD, I. S. The Land Unit: A Fundamental Concept in Landscape Ecology, and Its Applications. Landscape Ecology v.3, p.67-86, 1989.

Estas obras esto licenciadas sob uma Licena Creative Commons

Gilberto Cmara; Antnio Miguel Vieira Monteiro; Jos Simeo De Medeiros gilberto@dpi.inpe.br

You might also like