You are on page 1of 3

O Shiatsu

Escrito por Yasso Sb, 21 de Outubro de 2006 00:00 - ltima atualizao Dom, 28 de Agosto de 2011 17:20

O Shiatsu:

E uma tcnica manual japonesa de equilbrio fsico e energtico. Tem como aspecto uma tcnica de natureza suave, trata o corpo como um todo, e visa de maneira global para harmonizar diferentes funes do organismo. Shiatsu tem uma abordagem preventiva, liberando os caminhos fisiolgica entre os sistemas para manter o organismo saudvel, homeostasia. (SUZUKI, 2006).

Um pouco da Histria:

Segundo Jarmey & Mojay (1991, p.10) a medicina chinesa havia sido introduzida no sc. X a.C., combinao entre o Tao-yinn (pensamento interior) o conjunto de vrias tcnicas e, pela vibrao das mos, presso e massagem em pontos, conhecidas como a Amma, que apresenta com certa semelhana com o shiatsu.

No Japo h dois mtodos de Shiatsu: O sistema desenvolvido por: - Tokujiro Namikoshi (Pontos Energticos) - Shizuto Masunaga (meridiano).

1/3

O Shiatsu
Escrito por Yasso Sb, 21 de Outubro de 2006 00:00 - ltima atualizao Dom, 28 de Agosto de 2011 17:20

O mtodo teraputico chamado shiatsu, de caractersticas nitidamente nipnica, fundado por Tokujiro Namikoshi, de natureza calma. Este estilo caracteriza-se pela aplicao da presso em determinado ponto do corpo relacionado com o sistema nervoso central e autnomo.

Segundo Jarmey & Mojay (1991, p.11 e 12) no EUA, o Shiatsu havia sido classificado nos seguintes estilos:

Shiatsu de acupresso, voltado especialmente para os pontos de acupuntura e abrangendo diversos estilos de acupresso. Estilo de Shiatsu dos 5 elementos, que se assenta principalmente na teoria da medicina chinesa tradicional, em particular no que diz respeito os emoes, e que incorpora alguns princpios macrobiticos. Shiatsu macrobitica, que incorpora os canais de acupuntura clssica, as tcnicas dos ps descalos e um estilo de vida harmnica conforme foi proposto por George Ohsawa e Michio Kushi e Outros. Estilo Nipnico de Shiatsu, fundamentalmente o estilo Namikoshi, que como tal, da grande nfase a fisiologia ocidental, com o acrscimo da teoria medica chinesa e dos canais de energia clssicos. Zen Shiatsu,do modo como foi desenvolvido por Shizuto Masunaga, que caracteriza pela aplicao do principio de tonificaco e sedao Kyo-jitsu, uma extenso do sistema de canais de energia, e uma sntese condensada da medicina tradicional chinesa, da fisiologia e psicologia ocidental.

2/3

O Shiatsu
Escrito por Yasso Sb, 21 de Outubro de 2006 00:00 - ltima atualizao Dom, 28 de Agosto de 2011 17:20

Ohashiatsu,que tambm pode ser acrescentado a esta lista como sntese do estilo Namikoshi e dos mtodos desenvolvido por Wataru Ohashi, aspecto do Zen Shiatsu e o uso de acupontos (tsubos) e canais clssicos.

3/3

You might also like