You are on page 1of 18

As Artes Visuais na Educao Infantil

( Captulo 5 do livro A descoberta da criana Mary Sue Pereira Editora Wak Rio de Janeiro 2002 .)

Era uma vez um menininho bastante pequeno, Que contrastava com a escola bastante grande. Uma manh, a professora disse: Hoje ns iremos fazer um desenho. "Que bom!"pensou o menininho. Ele gostava de desenhar lees, tigres, galinhas, vacas, trens e barcos. Pegou a sua caixa de lpis de cor e comeou a desenhar. A professora ento disse: Esperem, ainda no hora de comear! Ela esperou at que todos estivessem prontos. Agora, disse a professora, ns iremos desenhar flores. E o menininho comeou a desenhar bonitas flores. Com seus lpis rosa, laranja e azul. A professora disse: Esperem! Vou mostrar como fazer. E a flor era vermelha com caule verde. Assim, disse a professora, agora vocs podem comear. O menininho olhou para a flor da professora E depois olhou para sua flor. Gostou mais da sua flor, mas no podiadizer isso. Virou o papel e desenhou uma flor igual a da professora. Era vermelha com caule verde. Num outro dia, quando o menininho estava em aula ao ar livre, A professora disse: Hoje iremos fazer alguma coisa com o barro. "Que bom"!!!, pensou o menininho. Ele gostava de trabalhar com barro. Podia fazer com ele todos os tipos de coisas: elefantes, Camundongos, carros e caminhes. Comeou a juntar e amassar a sua bola de barro. Ento, a professora disse: Esperem, no hora de comear! Ela esperou at que todos estivessem prontos. Agora, disse ela, ns iremos fazer um prato.

Ele gostava de fazer pratos de todas as formas e tamanhos. A professora disse: - Esperem! Vou mostrar como se faz. Assim, agora vocs podem comear. E o prato era um prato fundo. O menininho olhou para o prato da professora e depois par a seu prprio prato. Gostou mais do seu, mas no poderia dizer isso. Amassou seu barro numa grande bola novamente e fez um prato fundo, Igual ao da professora. E muito cedo o menininho aprendeu a esperar e a olhar e fazer as coisas Exatamente como a professora. E muito cedo ele no fazia coisas por si prprio. Ento aconteceu que o menininho teve que mudar de escola. Era uma escola ainda maior que a primeira. Um dia a professora disse: Hoje vamos fazer um desenho. "Que bom!"- pensou o menininho, Esperando que a professora dissesse o que fazer. Ela no disse, apenas andava pela sala. Ento veio at o menininho e disse: Voc no quer desenhar? Sim, e o que ns vamos fazer? Eu no sei at que voc o faa. Como eu posso faz-lo? Da maneira que voc gostar! E de que cor? Se todo mundo fizer o mesmo desenho e usar as mesmas cores, como eu posso saber o que cada um gosta de desenhar? Eu no sei... Ento o menininho comeou a desenhar uma flor vermelha Com caule verde... (Autora: Helen Buckley -Tradutor desconhecido)

5-1. - A Criatividade na Educao Comeamos bem o captulo, j com um texto para reflexo de suporte s prximas linhas sobre "a criatividade na educao". E como complemento, uma assertiva da educadora Lcia A. Valentim (Educao para o desenvolvimento, n. 14: 23): inegvel que o homem criador, e somente ele, poder constituir-se no elemento chave do desenvolvimento. preciso educar para criar, na Arte como na Vida. Quando falamos em desenvolvimento da Criatividade da criana, no queremos fazer com que apaream gnios, mas, sim, proporcionar a toda uma gerao o uso de seu pensamento criador to freqentemente quanto so usados a memria e o pensamento lgico. Acima de ser um dom excepcional, a criatividade mostra-se como aptido que pode ser adquirida e desenvolvida, de acordo com mtodo apropriado. E isto dever estar inserido numa educao integral, equilibrada com muitas outras aptides. No nos esqueamos de que qualidades levadas ao extremo tendem a acabar mostrando algum defeito e, assim, a imaginao sem mtodo fantasia, a liberdade sem disciplina desmando e a criatividade sem objetividade no existe. Vamos pensar em educao e criatividade como algo sempre pressente, pertinente a toda atividade, no apenas como meta a ser atingida. O que permite criana ser criativa por natureza a inexperincia que a livra de bloqueios, deixa-a receptiva a situaes novas, demonstra curiosidade e interesses ilimitados, permite originalidade espontnea e sem premeditao e permite flexibilidade mental. Do educador, espera-se fornecer criana equilbrio e formao convenientes para que a aptido natural no desaparea, mas continue sempre "crescendo". 1)- O esprito criador necessita encontrar um campo aberto para se exercitar, sem prejuzo das outras aptides. Se os jogos e os brinquedos funcionam como vlvula de escape para a energia fsica, a arte como meio de expresso funciona como vlvula de escape para a sua imaginao super ativa.

Usamos o termo atividade "grfico-plstica" por definir melhor a "atividade artstica e grfica" desenvolvida pela criana com desenho, modelagem, recorte e colagem, pintura, dobraduras, mosaicos e outros materiais usados para a expresso plstica. Inserido e planejado nas atividades integradoras do currculo da Educao Infantil (conhecimento lingistico ), no haver preocupao com o aperfeioamento de tcnicas ou habilidades, nem padres, de comparao, nem preocupao com aperfeioamentos, que apenas serviriam para conduzir frustrao e conseqente paralisao do impulso criador. Todo professor em contato direto ou indireto com crianas tem a necessidade de, em primeiro lugar, desenvolver sua prpria criatividade. 2)- A atitude do professor (segundo comentrio importante relativo aos fatores que contribuem para propiciar o desenvolvimento da criatividade na criana). A criatividade transmitida com aes e vale a pena lembrar que o processo de desenvolvimento na criana comea com a formao do professor. Aqueles que no tiveram a oportunidade de conceituar a importnica de fazer desabrochar o pensamento criador necessitam, mesmo com atraso, de "aprender" a criatividade. Esse aprender d-se no sentido de assimilar seu sentido, compreender a sua maneira de pensar e agir. Assim como a tica e os princpios morais, a criatividade ou se traduz numa atitude permanente ou no existe. E uma como a outra no podem prescindir de uma aceitao total do seu valor para que se tornem condicionantes de nossas atitudes em qualquer ocasio. (Lcia Valentim, Educao para o desenvolvimento, vol. 14: 18) 3)- O despertar do interesse (intimamente relacionado com a atitude do professor). Manter o interesse da criana em um nvel elevado, embora seu interesse imediato seja bem maior do que o de um adulto, no fcil. A criana necessita expressar as idias sua maneira e cabe ao adulto agir flexivelmente para se adaptar ao modo de pensar dela, ser receptivo para aceitar suas idias e habilidade para corrigir sem impor suas prprias concluses.

Resumiramos, ento, que o papel do desenvolvimento da criatividade, em Educao, encaminhar a criana para o uso do seu pensamento criador em todos os setores das atividades. Agora, pense bem: no a criatividade um fator de integrao entre aprendizado e realizao, colaborando ainda para uma personalidade harmoniosa quando em desenvolvimento? 5.2 - Visitando o Referencial Nacional para a Educao Infantil O grande objetivo da organizao dos trs que compem o Referencial Curricular para a Educao Infantil atender s determinaes da Lei 9.394/96 (Lei de Diretrizes e Bases co Nacional), estabelecendo, pela primeira vez, a educao infantil como primeira etapa da educao bsica. Consideramos enriquecedor e da maior importncia a reproduo de alguns trechos do volume 3 ( CONHECIMENTO DO MUNDO), ainda que o MEC tenha colocado os exemplares disposio dos profissionais de educao infantil para uso como instrumento de trabalho cotidiano. O volume 1 um documento introdutrio, fundamentando concepes de educao, de criana de instituio e do profissional, organizando e orientando os documentos de trabalho dos volumes seguintes. O volume 2 diz respeito Formao Pessoal e Social", favorecendo prioritariamente os processos de "Identidade e Autonomia" das crianas. As artes visuais Denominado Artes Visuais, o captulo, logo na sua introduo, mostra como atributos da criao artstica o movimento, o equilbrio, o ritmo, a harmonia, o contraste, a continuidade, a proximidade e a semelhana. Da organizao bidimensional ou tridimensional de pontos, linhas e formas, temos as Artes Visuais expressando, comunicando e atribuindo sentido s sensaes, aos sentimentos, aos pensamentos e realidade. As artes visuais tambm comunicam e expressam volume, espao, cor e luz na pintura, no desenho, na escultura, na gravura, na arquitetura, nos brinquedos, nas dobraduras, nos bordados, nos entalhes. Onde esto as Artes Visuais? Em toda a vida infantil cotidiana, ao rabiscar o papel ou desenhar na areia e nas paredes, utilizar materiais da natureza ou de refugo, pintar seu corpo ou objetos, em tudo que sirva para expressar experincias sensveis.

Sendo uma linguagem, a Arte Visual justifica sua forte presena na educao infantil como forma importante de expresso e comunicao humanas. Como uma sala ambiente um "laboratrio" para a criana, o local para explorao, reflexo, ao e elaborao dos verdadeiros sentidos de suas experincias. Com estrutura e caractersticas prprias, as Artes Visuais como linguagem especfica tem seu aprendizado baseado na articulao dos seguintes aspectos: O desenho um pedacinho da alma criana deitado num papel". (Claparde) 5.3. Etapas do Grafismo Infantil Antes dos objetivos e contedos propostos pelo documento do MEC, importante uma viso da evoluo do grafismo, considerando-o a necessidade natural de expresso representativa. O grafismo evolui num ritmo prprio e todas as crianas do mundo passam pelas mesmas fases grficas ou estgios. Os trabalhos grficos das crianas vo mostrando as etapas em que se encontram, que sero influenciadas plos estmulos e vivncias, variam de acordo com a maturidade e o meio em que esto sendo criadas. A criao grfica tambm reflete o desenvolvimento global de cada criana (fsico, social, emocional e intelectual) e observando os trabalhos grfico-plsticos, podemos determinar em que estgio de evoluo se encontra. Atravs do grafismo, livremente, a criana expressa sentimentos, extravasando tenses, alegrias, frustraes, fobias, agressividade. Com a liberao das emoes, feita uma catarse que contribui para o equilibrio de sua personalidade. Importante: no cabe ao professor interpretar a atividade grfico-plstica da criana para fins diagnsticos! Para o professor, o grafismo til na avaliao da evoluo manual e ideativa de seus alunos. 5.3.1. Rabiscao (a garatuja sem significado) O rabisco que comea a acontecer to logo a criana empunhe qualquer instrumento (o dedinho na papa funciona como tal) e comece a rabiscar em todo lugar, em atividade ldica pura. Pais e professores devem valorizar os rabiscos e at mesmo guard-los. Como alicerce da evoluo grfica, mesmo nas fases adiantadas, o rabisco persiste.

Rabiscos desordenados ou garatujas sem significado ou riscalhadas. Antes de comentar o item, saiba que riscalhadas so nossos rabiscos e o termo encontrado j bem difundido por educadores e especialistas. Os movimentos efetuados por puro prazer sensrio-motor so desordenados, no intencionais, sem preocupao de dentro e fora, da a necessidade de fornecermos papis enormes pois tudo na verdade superfcie. Sentimos nesses rabiscos a ligao com movimentos corporais. Tambm no haver preocupao com cores, uma vez que aquilo que mais importa o que marca contraste no papel. Os papis no necessariamente necessitam ser sempre brancos (mudando a cor do papel, diferenciam-se as cores). Notamos que, s vezes, a mo do autor est "carimbada" no trabalho, principalmente, se o material usado para pintura. A importncia da "pintura a dedo" est exatamente no atendimento que faz necessidade do uso do corpo. No futuro, sero apresentadas buchas de pano ou espuma plstica, rolhas e at vegetais cortados para "carimbo", e a criana comear a dar notcia de suas marcas e aes. Como, nesta poca, as coisas, ainda, so levadas boca, as tintas e materiais para modelagem podem ser confeccionadas de material no txico, como grude de amido de milho, pigmentos de vegetais, gema de ovo, sucos de garrafa, pasta de dente. Para massas de modelar mais especificamente, podem ser oferecidas argilas, massa de farinha de trigo ou massa de serragem. As formas emaranhadas, mais arredondadas vo ceder lugar, em alguns momentos, aos rabiscos controlados ou longitudinais (com linhas ziguezagueantes).

Rabiscos circulares Pouco a pouco,

os

rabiscos

(as

riscalhadas)

transformam-se

em

agrupamentos, a linha reta fica ondulada, surge a espiral e eis um crculo! Uma Clula (Bola). Agora, a criana levanta o lpis do papel, percebe o registro de suas aes e comea a relacionar os rabiscos s coisas que a cercam. Se antes ela no dava nome algum aos rabiscos, nesse momento, quando acaba o trabalho, ela o nomeia com aquilo que ele parece ( patinhos, um carro, uma flor ) representar, mesmo sendo uma poro de bolinhas garatujadas. Chamamos a esta fase, pela inteno da criana estar contando algo atravs de suas formas, de sua representao. E como nesse perodo as formas no tm compromisso com a realidade, o adulto une a esttica ludicidade, estimulando as mos, o corpo e a imaginao das crianas e tambm a observao, a memria, variando ao mximo materiais e situaes em propostas desafiadoras que levem-na a contar suas vivncias. As "clulas"/crculos por mostrarem algo ao adulto, levam-no a aprovar o que a criana fez e ele dever entender e sentir a importncia desta fase no desenvolvimento grfico infantil. Na verdade, o desenho da criana tem valor para ela como atividade que executa no momento e no como algo que v ser um produto final. 5.3.2.Incio da figurao ou pr-esquemtica Com o aumento do controle visual, j se nota esforo na representao do que a criana quer exprimir. A descoberta entre o desenho e a realidade surge no momento em que surgem formas identificveis com significado definido (e a criana j est "nomeando" vou fazer.....). O desenho comea a ser utilizado como expresso do pensamento, no momento em que seu valor sentido e que pode representar suas vivncias e o mundo que a cerca. O crculo vira uma cabea (que tambm poder ser retangular) com dois traos compridos para as pernas, que normalmente tero ps antes dos braos e do corpo. E, mais tarde, quando as linhas e crculos tambm representarem braos e dedos, no haver preocupao com seu nmero. As figuras so desenhadas em srie, sem muita lgica e nas primeiras representaes reconheceremos casa e corpo humano. interessante notar rabiscos "enfeitando". Voc poder encontrar registros literrios dessa fase, como "fase do desenho pr-modelado".

5-3-3. Grafsmo lgico ou descritivo O desenho feito baseado na memria e na imaginao, e, ao longo desta fase, aparece uma preocupao maior com os detalhes. Se antes tudo flutuava, agora existe ordenao espacial, com o surgimento do uso da "linha de base", que "segura" tudo o que do solo: os carros, as rvores, as casas. Num primeiro momento, ainda sentimos pobreza de detalhes e poucas cores. No segundo momento, h enriquecimento de detalhes, mais elementos relacionados e alm da linha de base, na parte superior aparecem sol, pssaros, nuvens e avies. O egocentrismo est diminuindo, a criana comea a amadurecer socialmente e, com o enriquecimento de suas experincias, d-se o crescimento tambm de sua expresso artstica. Importante: a criana que chega ordenao do espao, provavelmente compreender o mecanismo da leitura e da escrita. 5.4. Realismo Visual Como o nome indica, a natureza, sempre muito observada, sempre representada. Por isso, tantas paisagens nessa fase. A autocrtica aparece e com ela a perda de espontaneidade de suas impresses visuais. Na preocupao com "acabamentos" e com perspectivas (pois tenta mostrar seu mundo perceptivo dentro da realidade do adulto), a criana descobre suas limitaes, havendo queda em sua capacidade criadora e tambm desnimo. Fica-nos a advertncia de que, caso no haja estmulo, orientao e oportunidade, o que chamado de "regresso" (a criao esttica no evolui) acontece. Se deixarmos de valorizar apenas o lado lgico-matemtco da aprendizagem a partir da adolescncia, todo indivduo ter preservada a sua expresso esttica e sempre haver uma ao globalizada para que ele consiga sua total expresso e integrao. Resumindo, a esto as caractersticas observadas nas etapas iniciais do grafismo:

Tamanho: no h proporo entre as partes de um todo / falta de proporo entre os elementos de uma composio / riscado maior o que for mais importante para a criana; Tema: a preferncia dada s suas vivncias e s coisas que a cercam; Cor: os valores emotivos so os responsveis pelo uso da cor (cu vermelho, cachorro azul, um gatinho laranja); Transparncia: o desenho transparente, com a possibilidade de vermos o que est "atrs" do primeiro plano; Rebatimento: sem ainda ter atingido realismo visual e sim lgico e descritivo, o trabalho da criana mais uma representao subjetiva do que v e reflete suas emoes, suas diversas percepes e seu nvel de experincias. Voltamos ao documento do MEC para saber qual a orientao geral dada ao professor em relao organizao dos contedos da aprendizagem em artes. O texto, com muita propriedade, mostra a importncia de se permitir criana o uso daquilo com que j est familiarizada e conhece bem. O professor dever ter um projeto de trabalho bem definido e a qualidade de sua ao educativa ser maior ao garantir que: A criana possa compreender e conhecer a diversidade da produo artstica na medida em que estabelece contato com as imagens das artes nos diversos meios, como livros de arte, revistas, visitas a exposies, contato com artistas, filmes; Exista a possibilidade do uso de diferentes materiais pelas crianas, fazendo com que estes sejam percebidos em sua diversidade, manipulados, transformados; Os pontos de vista de cada criana sejam respeitados, estimulando e desenvolvendo suas leituras singulares e produes individuais; As trocas de experincias entre as crianas aconteam nos momentos de conversa e reflexo sobre os trabalhos, elaboraes conjuntas e atividades em grupo;

5.5. Objetivos Em se tratando dos Objetivos e dos Contedos, a sugesto proposta pela nova Lei mostr-los sempre de zero a trs anos e de quatro a seis anos. Para as crianas de 0 a 2 anos, a instituio organizar sua prtica educativa em torno da aprendizagem em arte, garantindo oportunidades para que as crianas sejam capazes de: Ampliar o conhecimento de mundo que possuem, manipulando diferentes objetos e materiais, explorando suas caractersticas, propriedades e possibilidades de manuseio e entrando em contato com formas diversas de expresso artstica; Utilizar diversos materiais grficos e plsticos sobre diferentes superfcies para ampliar suas possibilidades de comunicao e expresso, (ob. cit: p. 95). Para as crianas de 4 a 6 anos, ampliar e aprofundar os objetivos dos menores, garantindo oportunidade para que as crianas sejam capazes de: - Interessar-se pelas prprias produes, pelas de outras crianas e pelas diversas obras artsticas (regionais, nacionais ou internacionais) com as quais entre em contato, ampliando seu conhecimento do mundo e da cultura; - Produzir trabalhos de arte, utilizando a linguagem do desenho, da pintura, da modelagem, da colagem, da construo, desenvolvendo o gosto, o cuidado e o respeito pelo processo de produo e criao. (ob. cit., p. 95) 5.6. Contedos Divididos em dois grupos distintos, os Contedos dizem respeito ao fazer artstico (1 bloco) e apreciao em Artes Visuais (2 bloco). Mas fica bem claro que as crianas devem vivenciar esses contedos de maneira integrada. O que acontece no fazer artstico para as crianas de zero a trs anos: Explorao e manipulao de materiais, como lpis e pincis de diferentes texturas e espessuras, broxas, carvo, carimbos; Explorao e reconhecimento de diferentes movimentos gestuais, visando a produo de marcas grficas; Cuidados com o prprio corpo e o dos colegas no contato com os suportes e materiais de arte;

Cuidado com os materiais e com os trabalhos e objetos produzidos individualmente ou em grupo. Em termos de procedimentos didticos, lembraremos alguns, tendo a certeza que o interesse e a curiosidade do leitor j o levaro a pesquisar e complementar to fascinante rea. Tempo de durao da atividade: curto, pois o prazer advm da ao exploratria (e j falamos sobre o material no txico); Instrumentos ou materiais diversos: sero usados a partir do momento em que as crianas tenham condio para o seu manuseio; Estruturas tridimensionais: usar sucata adequadamente selecionada, que possa ser empilhada, encaixada e justaposta. Evitar sempre modelos padronizados; Atividade em pequenos grupos ou individual: local que permita gestos amplos e soltos, favorecendo a explorao da dimenso espacial; Articulao entre sensaes corporais e marcas grficas: permitem maior conhecimento do corpo e da prpria criana por si mesma, contribuindo para a representao da prpria imagem, dos sentimentos e de experincias corporais; Cuidados com o prprio corpo e com o corpo dos outros: estimular estes cuidados quando manusearem diferentes materiais ou objetos; Acesso ao material: sempre organizado de maneira a desenvolver noes de conservao e cuidado, disposto para ser apanhado facilmente; Segurana: evitar materiais que possam machucar ou causar danos sade das crianas. O que acontece no fazer artstico para as crianas de quatro a seis anos: Criao de desenhos, pinturas, colagens, modelagens a partir de seu prprio repertrio e da utilizao dos elementos da linguagem das Artes Visuais: ponto, linha, cor, forma, volume, espao, textura; Explorao e utilizao de alguns procedimentos necessrios para desenhar, pintar, modelar; Explorao e aprofundamento das possibilidades oferecidas plos diversos materiais, instrumentos e suportes necessrios para o fazer artstico;

Explorao dos espaos bidimensionais e tridimensionais na realizao de seus projetos artsticos; Organizao e cuidado com os materiais no espao fsico da sala; Respeito e cuidado com os objetos produzidos individualmente e em grupo; Valorizao de suas prprias produes, das produes de outras crianas e da produo de arte em geral. (op. cit, p. 99-100) 5.7- Alguns Procedimentos Didticos Material utilizado: dar oportunidade de familiarizao aos procedimentos necessrios para o uso dos diverso materiais e refletir sobre os resultados obtidos. Diversific-lo, usando desde sucata a substncias que sejam referncias regionais brasileiras. Atividade grfico-plstica: sem interveno direta, quando necessrio, apenas sugerir que reflita sobre a organizao de seu trabalho, aumentando-o ou diminuindo-o em escala. Observaes diversas para reproduo: do prprio corpo a cenas, objetos, pessoas. Temas e intervenes:cuidado do professor em observar os objetivos e as funes deste item no desenvolvimento do percurso de criao pessoal da criana. Criaes tridimensionais: mais complexas , envolvem tcnicas variadas, composio de volumes, proporcionalidade e equilbrio. Exposies de trabalhos: ajudam na leitura de objetos e na valorizao das produes artsticas. Passamos ao 2 bloco de Contedos, "Apreciao em Artes Visuais". Crianas de zero a trs anos: Procedimento didtico: as crianas devem contemplar materiais diversificados e significativos para elas. o incio do reconhecimento e estabelecimento de relaes com seu universo onde cabem pessoas, animas, cores, formas, cenas familiares. Sendo observao livre, um comenta e os outros tambm. O professor pode ser um provocador da apreciao e leitura de imagens e aquele que acolhe e socializa a linguagem das crianas. Crianas de quatro a seis anos: Alguns procedimentos didticos:

Chamar a ateno da criana para saber do que gostou, como o artista conseguiu fazer aquilo, se os trabalhos dela tm algo parecido, o que est parecendo mais difcil para ser feito; Promover a interdisciplinaridade, envolvendo as Artes Visuais; Estimular a percepo do processo criativo; Possibilitar a observao de imagens figurativas e produes abstratas. Permitir que as crianas falem sobre seus trabalhos quando em exposio e tambm comentem sobre os de seus colegas. Leituras visuais em grupo desenvolvem respeito, estabelecem contatos e possibilidade de dilogo com o outro, admirao, tolerncia a crticas, acontecendo ainda as situaes de observao, de apreciao, a verbalizao e a ressignificao das produes. 5.8. A Freqncia e a Seqncia das Atividades A freqncia ideal a diria, considerando-se da maior importncia um ambiente estruturado para oferecer diversas atividades simultaneamente: pintura, desenho, modelagem, recorte, colagens, construo com blocos. A criana escolhe o que fazer nesse momento que dever ser permanente na programao. A troca de atividade permite o desenvolvimento da socializao, do esperar a vez para fazer algo, da experimentao. O professor o facilitador da dinmica ambiental, sem intervir diretamente no "fazer" a atividade. O tempo ditado pelo estgio de desenvolvimento das diversas faixas etrias. Seqncia significa planificao e orientao das tarefas que tm como objetivo a promoo de uma aprendizagem especfica e bem definida. As dificuldades e complexidades vo aumentando, de maneira a ajudar a criana a resolver problemas, adaptar-se s situaes novas, promovendo o enriquecimento de conhecimentos e habilidades atravs de: Jogos de Percepo e observao do seu corpo e do corpo de seus colegas; Desenhar a partir de uma interferncia colocada previamente no papel, que pode ser um desenho ou uma colagem de uma parte do corpo; Observao da figura humana nas imagens da arte; Desenho a partir de algo que foi observado;

Observao de corpos em movimento pesquisados em revistas, em vdeos, em fotos; Representao figurativa por meio do desenho, das apreenses perceptivas do corpo; Montagem de painis que contenham ampliaes de desenhos de figuras humanas elaboradas pelo grupo. (op. cit., p. 108/109) 5.9- Organizando a Sala Continuamos a achar o termo "cantinho" o mais adequado para a organizao da sala ambiente (sala de aula), onde atividades variadas acontecem no mesmo espao: canto de leitura de livros, dos brinquedos maternais, das artes, dos blocos de construo, dos jogos e brinquedos. Haver o local para a secagem dos trabalhos, o cavalete estar disposio para pinturas em p, enfim, a sala poder em determinado momento at se transformar num ateli! Toda sala que atende educao infantil no pode prescindir de pia e torneira, para limpeza e lavagem do material usado com artes e das mos infantis e adultas. Tcnicas de Arte na Educao na Educao Infantil (antiga Pr-Escola) Transcrito do livro "Treinamento para educadoras de Centros infantis-Planejamento Pr-escolar", de Astrogildes Delgado de Carvalho, Edies Paulinas. A educadora deve conhecer bem as tcnicas de arte e saber empreg-las de acordo com o desenvolvimento individual da criana, lembrando que a Experincia Criadora mais importante para o desenvolvimento da criana do que a excelncia do produto final do trabalho. Os trabalhos das crianas no so trabalhos de adulto e no devem ser julgados assim. No seu grafismo, a criana representa em tamanho maior o que mais importante para ela. A educadora deve estimular, encorajar e apreciar o resultado do esforo infantil. Jamais procure coisas "erradas" para apont-las ou modific-las. A criana que sensibilizada em suas relaes com o meio enriquece suas observaes e experincias. Jamais interferir, ajudar ou modificar o trabalho de uma criana. A expresso grfica livre o registro da personalidade infantil. Cabe aqui uma frase de D. Helder Cmara: "timo que sua mo ajude o vo, mas que ela jamais se atreva a tomar o lugar das asas".

As tcnicas de arte que se usam nos Jardins de Infncia classificam-se em Fundamentais ou Bsicas e de Enriquecimento. As primeiras nunca devero faltar, qualquer que seja o nvel de desenvolvimento da criana, pois no manuseio dirio delas que se prepararo para as de enriquecimento. So tcnicas Fundamentais ou Bsicas: 1) desenho com lpis cera; 2) pintura com gua, com tinta d'gua, pintura a dedo; 3) recorte e colagem; 4) modelagem; 5) areia; 6) construo; 7) carpintaria. So tcnicas de Enriquecimento que devero figurar com freqncia renovada na mesa das novidades, de acordo com a maturidade da criana: 1 - lpis cera sobre fundo clorido 2 - lpis cera e lixa 3 - lpis cera derretido 4 - lpis cera e varsol 5 - surpresa-barbante com lpis cera 6 - desenho colorido, lpis cera e anilina 7 - lpis cera branco e anilina 8 - desenho raspado 9 - desenho com giz 10 - composio-giz-carto 11 - pintura desbotada 12 - desenho preto sobre anilina 13 - desenho a nanquim em papel mido 14 - pintura em feltro 15 - pintura lavada 16 - mosaico pintado

17 - pintura a guache sobre pintura a dedo 18 - retrato 19 - monotipia c/guache 20 - recorte e colagem c/ lpis cera 21 - recorte e colagem coletiva 22 - recorte de revista sobre fundo de nanquim/verniz 23 - recorte e colagem de papel seda 24 - mosaico de papel 25 - colagens da natureza 26 - recorte e colagem de pano 27 - aproveitamento de sucata 28- criao com cacos 29 - colagem mista Dois exemplos para voc trabalhar com barbante: Tcnica do barbante l: Com papel colocado sua frente, a criana toma um pedao de barbante, ergue-o sobre o papel e deixa-o cair sobre ele. Coloca, ento, outro papel sobre este barbante assim jogado, toma um pedao de lpis cera da cor que preferir e, deitandoo, esfrega sobre o segundo papel que ir representar o desenho que o barbante ter f eito. Tcnica do barbante 2: A criana mergulha um pedao de barbante em tinta de cor bem forte. Eleva-o sobre o papel, deixando-o cair sobre ele. Em seguida, pegando com cuidado na ponta que caiu por ltimo, levanta-o sem esfregar para no borrar. Depois de seco, colore cada espao com a cor que quiser. (Final da transcrio do trecho de "Treinamento para educadoras de centros infantis ...., o.cit.) Finalmente, deixamos para voc a certeza de que o trabalho com as Artes Visuais, o trabalho grfico-plstico com as crianas, tem como objetivos especficos gerais para o desenvolvimento da capacidade criadora:

Favorecimento do crescimento e da sensibilidade e interesse esttico na criana; Estmulo ao pensamento e imaginao criativa atravs da atividade artstica; Reforo da segurana e confiana prprias. Permitindo melhorar a expresso de suas idias atravs das tcnicas grfico-plsticas; Permitir o manuseio de materiais que permitam a aquisio de habilidades artsticas especficas; Estimular a curiosidade e a vontade de experimentos com materiais variados; Estimular a criao de tcnica e estilo prprios. Reflita melhor agora, sobre nosso texto inicial, o do menininho pequeno, da escola grande e do desenho da flor vermelha com caule verde!..

You might also like