You are on page 1of 3

FUNDAO HELENA ANTIPOFF INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAO ANISIO TEIXEIRA

Disciplina: CMC Lngua Portuguesa Professora: Camila Perodo: 3 Curso: Pedagogia Alunos (as): Aline Pimenta Eduardo Amaro

Carga horria: 80 h Data: 04/04/2012 Fabola Franciele talo Josu

FERREIRO, Emilia. A Representao da linguagem e o processo de alfabetizao. Traduo: GONZALES, Horcio. Cad. Pesq., So Paulo (52): 7/17, fev. 1985. A REPRESENTAO DA LINGUAGEM E O PROCESSO DE ALFABETIZAO O mtodo tradicional de aprendizagem da alfabetizao inicial somente leva em considerao o mtodo de ensino e o estado de maturidade mental da criana excluindo a realidade vivida pela criana em foco. A ESCRITA COMO SISTEMA DE REPRESENTAO A escrita pode ser considerada como representao da linguagem e como cdigo de transcrio grfica de unidades sonoras. Uma determinada representao no e capaz de reproduzir a realidade, pois as representaes contem ou no contem propriedades da realidade que se tenda reproduzir atravs da escrita. Existe uma diferena entre as representaes e a codificao, a essencial e que no caso da codificao os elementos so pr-definidos enquanto para uma criao de uma representao no a nada definido a priori. No processo de aprendizagem da criana, por exemplo, ela no cria novas formas de representao, apenas reproduz da maneira que consegue aquilo que foi definido por um longo processo histrico. Apesar do processo histrico que levou ao desenvolvimento da representao no pode se dizer que os novos usurios da lngua aprendem apenas a codificar a linguagem. As crianas no processo de aprendizagem enfrentam as mesmas dificuldades sofridas no processo de desenvolvimento da linguagem escrita no processo histrico por isso pode se dizer que a criana re-inventa o mesmo sistema de representao. No existe nenhum sistema de representao lingstica que consiga representar algo por si s. Ao entendermos a escrita como um cdigo de transio que converte as unidades sonoras em unidades grficas colocamos em primeiro plano a discriminao perceptiva. Os pressupostos para o aprendizado da linguagem escrita quase que transparente. Se uma criana no tem dificuldade auditiva nem visual e consegue representar formas das palavras que vm e escutam no deveriam ter dificuldades em reconhecer e utilizar os cdigos.

No modo de compreenso da construo de um sistema de representao o problema se coloca em termos completamente diferentes, embora se saiba falar e reconhecer descriminaes isso no faz com que se compreenda a natureza desse sistema de representao. A escrita que aprendida como cdigo de transcrio e reconhecida como tcnica j a escrita aprendida como sistema de representao torna a aprendizagem algo novo. AS CONCEPES DAS CRIANAS A RESPEITO DO SISTEMA DE ESCRITA. A forma mais clara de se compreender a natureza da escrita de uma criana so suas produes espontneas. Quando uma criana se expressa livremente escrevendo aquilo que poderia ou deveria escrever certo conjunto de palavras. Se pensarmos que a criana aprende s quando e submetida a um ensino sistemtico, daremos a entender que sua ignorncia est garantida ate que elas recebam determinado tipo de ensino. Se acreditarmos que as crianas so seres racionais que devem pedir permisso para comear a aprender, talvez aceitemos que elas podem saber embora no tenham dado liberdade para que elas mesmas desenvolvessem tal habilidade. O modelo tradicional considera a escrita infantil apenas nos aspectos grficos, ignorando os aspectos construtivos. Os aspectos grficos tm a ver com o formato que a escrita segue no caderno, os traos e outros elementos comuns na forma de escrita j os aspectos construtivos esto ligados ao que representa e os meios que foram utilizados para representar, os meios utilizados e as representaes. A distino entre desenhar e escrever constitui em que ao desenhar as crianas representam de forma icnica enquanto na escrita no utiliza o icnico as formas de grafismo no reproduz a forma do objeto nem a ordenao espacial do smbolo no caderno. As crianas apresentam grande esforo intelectual na construo de formas de diferenciar a sua escrita o que caracteriza o perodo seguinte. Estes critrios so inicialmente intra-figura, ou seja, as propriedades que o texto deve possuir para ser possvel realizar uma interpretao do mesmo. O segundo passo se caracteriza pela busca de diferenciar a escrita para dizer algo diferente, a criana neste passo comea a buscar formas de diferenciar uma escrita da outra, esta busca pode variar tanto do quantitativo (numero de letra) como tambm de variar a forma da letra e ate mesmo a posio da letra. Para a criana coordenar os dois modos de diferenciao e to difcil como qualquer outro domnio da atividade cognitiva. A partir do terceiro perodo a criana volta sua ateno as diferenas e semelhanas entre os significantes sonoros. Neste perodo a criana comea a perceber que as letras podem corresponder a mais de uma palavra escrita. Neste perodo, o silbico, a criana percebe o valor quantitativo, ela capaz de reconhecer atravs da audio a quantidade de silabas que contem em cada palavra.

Essa hiptese silbica permite que a criana identifique a sonoridade entre as palavras e tambm as variaes quantitativas de letras que precisam ser escritas nas palavras. Partes sonoras com mesmo valor passam a ser representadas pela mesma letra durante a escrita infantil nesta fase. O reconhecimento de silabas semelhante entre uma palavra e outra no perodo anterior gera alguns conflitos que levam a criana ao quarto perodo o silbico-alfabetico. O perodo silbico-alfabetico marca a transio entre os esquemas prvios em vias de serem abandonados e os esquemas futuros em via de serem construdos. (FERREIRO) Assim que a criana descobre que a silaba no um elemento nico e sim que ela deve ser analisada em elementos menores ela, a criana, ingressa no ultimo passo do entendimento do sistema socialmente estabelecido. Neste ultimo perodo a criana passa a entender que no basta uma nica letra por silaba e tambm passa a compreender que no se pode duplicar a quantidade de letras por silaba, no ponto de vista qualitativo a criana vai perceber os problemas ortogrficos, letras com mais de um som. AS CONCEPES SOBRE A LNGUA SUBJACENTES A PRATICA DOCENTE. Tem se discutido muito quanto as praticas alfabetizadoras. As discusses normalmente so quanto ao mtodo utilizado, deve se utilizar o mtodo analtico ou o sinttico? O mtodo no cria conhecimento, ele apenas determina normas, regras, proibies que em alguns casos pode ate mesmo atrapalhar o desenvolvimento do conhecimento na criana. papel de o professor escolher a forma como dever intervir no desenvolvimento do aluno e no do mtodo escolhido por ele. O professor poder utilizar as praticas orais dos alunos em sala de aula mostrando a eles que eles tambm possuem algum conhecimento. Independente da interveno escolhida pelo professor, nenhuma delas ser neutra, e estas praticas tero mais efeito no conhecimento da criana do que o mtodo em si. Existem trs dificuldades principais que o autor apresenta. Primeira, a viso de um adulto sobre o sistema de escrita. Segundo, a confuso entre escrever e desenhar. Terceiro, a reduo do conhecimento do leitor voltado apenas para o valor sonoro. Devido a estas dificuldades a criana acaba produzindo mais textos fora da sala de aula do que dentro da prpria escola. Na rua, por exemplo, a criana faz a leitura de algo e consegue criar algo diferente enquanto na escola ela autorizada apenas a copiar os textos j prontos. As informaes que a criana adquire fora do espao escolar se assemelham mais com a informao lingstica geral, parecida com q vivida no processo de aprendizagem da fala. CONCLUSES Nenhum outro mtodo ira resolver os problemas apresentados pela autora e enfrentados pelos alfabetizadores. Precisamos como professores reintroduzir a escrita em sala de aula como representao da linguagem, necessrio ver o aluno como ser pensante e introduzir em sala de aula suas produes e experincias.

You might also like