You are on page 1of 40

Usando Kits da Experimentoteca de Matemtica para aprofundar assuntos do Ensino Fundamental

Leandro Augusto Ferreira Coordenao: Profa. Dra. Edna Maura Zuffi

O Professor Est Sempre Errado Quando...


jovem, no tem experincia. velho, est superado. No tem automvel, um pobre coitado. Tem automvel, chora de barriga cheia". Fala em voz alta, vive gritando. Fala em tom normal, ningum escuta. No falta ao colgio, um "caxias". Precisa faltar, um "turista". Conversa com os outros professores, est "malhando" os alunos. No conversa, um desligado. D muita matria, no tem d do aluno. D pouca matria, no prepara os alunos. Brinca com a turma, metido a engraado. No brinca com a turma, um chato. Chama a ateno, um grosso. No chama a ateno, no sabe se impor. A prova longa, no d tempo. A prova curta, tira as chances do aluno. Escreve muito, no explica. Explica muito, o caderno no tem nada. Fala corretamente, ningum entende. Fala a "lngua" do aluno, no tem vocabulrio. Exige, rude. Elogia, debochado. O aluno reprovado, perseguio. O aluno aprovado, deu "mole". o professor est sempre errado, mas, se conseguiu ler at aqui, agradea a ele.

Revista do Professor de Matemtica, 36,1998.

ndice
Prefcio.................................................................................................................................. 4 Introduo ............................................................................................................................. 5 1 Erros em materiais didticos...................................................................................... 5 2 Atividade Ldica ....................................................................................................... 6 3 Para refletir ................................................................................................................ 7 Captulo 1 Trabalhando com Tangram......................................................................... 11 Captulo 2 Construindo fraes Equivalentes .............................................................. 14 1 Relaes................................................................................................................... 14 2 Relaes de Equivalncia ....................................................................................... 15 3 Classes de Equivalncia........................................................................................... 15 4 Fraes Equivalentes ............................................................................................... 16 Captulo 3 reas de Polgonos........................................................................................ 18 1 Ambigidade da representao............................................................................... 18 2 reas de polgonos ................................................................................................. 19 Captulo 4 Resolvendo Equaes com Cartolina.......................................................... 24 Captulo 5 rea do Crculo............................................................................................. 33 Introduo......................................................................................................................... 33 Transformao de uma coroa em um trapzio.................................................................. 33 Clculo da rea da Coroa Circular................................................................................... 34 Trabalhando com limite.................................................................................................... 34 Respostas ............................................................................................................................. 36 Referncias Bibliogrficas ................................................................................................. 40

Prefcio
Esta apostila foi elabora para que fosse utilizada no curso Usando Kits da Experimentoteca de Matemtica para aprofundar assuntos do Ensino Fundamental, ministrado no CDCC (Centro de Divulgao Cientfica e Cultural) da USP So Carlos. Foi escrita com a preocupao de poder ser usada como material de apoio em aulas prticas de matemtica elementar. A apostila est dividida de acordo com a ordem do curso, no Captulo 1 trouxemos alguns dados sobre o tangram e propusemos algumas atividades com construes de figuras. No Captulo 2 falamos sobre a construo de fraes equivalentes, mas ao mesmo tempo alertamos que no aconselhamos que seja feita a construo em sala de aula, isso exigiria uma abstrao maior do aluno do ensino fundamental, essencialmente estabelecemos um critrio para a verificao da equivalncia de fraes. No Captulo 3, trabalhamos com a tcnica de cortar e colar para provar a frmula da rea de alguns polgonos notveis. No Captulo 4 expusemos um mtodo para a resoluo de equaes lineares com soluo inteira e a fatorao de um trinmio, que posteriormente cairia no caso linear e assim seria resolvido. E finalmente, no Captulo 5 provamos a frmula da rea de um crculo com papel toalha (papel higinico), alertamos que foi utilizado o uso de limite, mas que foi feito de uma forma deveras simples, assim acreditamos no ter tornado a prova demasiadamente difcil. Os exerccios so de extrema importncia e acreditamos que no sejam difceis, mas mesmo assim trouxemos a resoluo de alguns deles. Em cursos posteriores poderemos aumentar o nmero de exerccios propostos, claro que sempre fazendo com que isso seja feito de uma forma agradvel ao leitor. Alguns dos mtodos expostos podem ser futuramente transformados em Kits da experimentoteca do ensino fundamental ou mdio, sendo melhorados e adaptados para os devidos fins. Gostaria de agradecer ao apoio dado pela Profa. Dra. Edna Maura Zuffi na coordenao deste projeto e aos participantes do minicurso ministrado no CDCC.

Leandro Augusto Ferreira


So Carlos, 31 de Outubro de 2007.

Introduo
1 Erros em materiais didticos

Alguns anos atrs a revista RPM fez um alerta sobre alguns fascculos de matemticas publicados num grande jornal, vejamos alguns exemplos dos erros encontrados nestes fascculos:

Na pgina 196: A maneira mais simples de provar que os nmeros irracionais existem represent-la sobre uma reta e observar que eles tm lugar nela. Foi fcil para mim provar que fantasmas existem: eu representei um deles na reta abaixo e pronto - ele existe!

Na pgina 31, no glossrio: Reta tangente: reta que toca um alinha em um nico ponto. Isto , elas tm apenas um ponto em comum.

Figura para mostrar o erro da afirmao acima.

Na pgina 97, no glossrio: Infinito: que no tem fim nem pode t-lo. E se no tem fim, mas puder t-lo (sabe-se l onde ou quando) ???? Em um fascculo publicado por outro jornal, a palavra plane (plano, em ingls) foi traduzida como avio.

Imagine nossos alunos aprenderem: por 3 pontos no colineares passa um nico avio.

2 Atividade Ldica

Completem os espaos nas frases seguintes e , medida que forem achando as respostas, liguem os pontos correspondentes s respostas na folha anexa. No final formar uma figura. Que figura essa?

a. O menor nmero natural no nulo ___. b. O sucessor par do nmero 13 ___. c. O valor da potncia 2 4 ___. 121 d. O resultado ou quociente de ___. 11 e. 625 vale ___. f. O valor da expresso 2 4 2 0 ___. g. Um nmero elevado ao quadrado d 49; esse nmero ___. 64 0 h. O valor da expresso 2 10 + 10 ___. i. O nico nmero da seqncia: 1, 4, 9, 16, 23, 36 que no um quadrado perfeito ___. j. k. l. m. n. o. Os nmeros 2, 12, 21, 78, 1890, 1894626 so divisveis por dois, exceto ___. Um nmero n elevado ao cubo vale 64; o nmero n ___. O valor da expresso 5 2 + 2 ___. O cubo do nmero 2 vale ___. O nmero de elementos do conjunto M = x N * / x < 3 ___. A raiz quadrada do valor da expresso 2 5 + 2 33 9 1 ___.

p. A metade do valor da expresso 2 (7 3 5) + 3 + 2 3 7 ___.


4 3

} )

q. r. s. t. u. v. w. x. y. z.

O valor da expresso 5 2 1 ___. O dobro de 81 ___. Um nmero escrito na base 2 10 011; na base 10 vale ___. O antecessor do nmero 11 ___. O dobro do sucessor do nmero 10 ___. O valor absoluto do algarismo 9 no nmero 18809 ___. O valor relativo do algarismo 2 no nmero 14620 ___. Entre os nmeros 14, 17, 16, 5, o nico divisvel por 5 ___. O valor da expresso 20 (6 + 4 7 ) ___. Do nmero 2000, voc subtrai 1280. A seguir, divide o resultado por 5. A raiz quadrada do nmero que voc obteve igual a ___.

3 Para refletir

Sendo um professor de matemtica, posso me considerar um matemtico?

J. Orlando G. Freitas

Universidade da Madeira, Portugal

Um professor de Biologia considera-se um bilogo, o de Histria um historiador, o de educao Fsica um desportista... e ns professores de Matemtica? Vou relatar uma experincia que me levou a pensar sobre isso. Durante uma aula do 11 ano, foi necessrio calcular a rea de um tringulo retngulo. Apesar de ser fcil, muitos alunos no o soube fazer, o que triste e assustador. S no fiquei mais admirado porque, tempos atrs, um professor de uma Universidade afirmou num jornal que alguns de seus alunos universitrios no conheciam o teorema de Pitgoras... Coloquei a pergunta: Conhecendo apenas os comprimentos dos lados de um tringulo, possvel saber a sua rea? Se o tringulo for retngulo fcil. Mas, caso no o seja, o que fazer? Foi ento que me lembrei de uma frmula que j tinha visto algures, a relao de Hero (Alexandria sc. I):

AT = s ( s a)(s b)(s c) ,
na qual a, b, c so os comprimentos dos lados do tringulo e s = permetro). Qual o interesse dessa frmula? De fato de fcil memorizao... Antes de usar a frmula, temos de demonstr-la, se queremos ter o esprito de um matemtico.
1 (a + b + c) (semi2

Ao ler uma demonstrao, no conseguia entender um dos passos. Como s indicavam bibliografia onde seria possvel encontr-lo demonstrada - essa passagem de fato um teorema bastante interessante que agora poder ser demonstrado andando em sentido contrrio, depois de provar a relao de Hero -, decidi ento demonstrar por mim mesmo frmula de Hero. Peguei um lpis e papel (e uma calculadora programvel para verificar algumas conjecturas e assim evitar grandes clculos desnecessrios), como fazem os matemticos, e pus-me a brincar com a lgebra. Comecei usando o teorema de Pitgoras e cheguei a um resultado. Agora s bastava dar umas mexidelas para aparecer na forma de Hero. Algo que me fascina na Matemtica que grandes resultados podem ser provados usando mtodos elementares e muito simples. Vejamos. Se a, b, c so os comprimentos dos lados de um tringulo, seja h a altura relativa ao lado a (posso escolher a de modo que a b e a c ).

Aplicando o teorema de Pitgoras aos dois tringulos retngulos obtidos, temos:


b 2 = x 2 + h 2 e c 2 = h 2 + (a x) 2 .

Ento, substituindo na segunda igualdade h 2 por b 2 x 2 , obtemos x =

a2 + b2 c2 , 2a (a 0) . Substituindo o valor encontrado de x, na primeira equao, vem


a2 + b2 c2 b 2a
2

= h 2 ou h =

4a 2 b 2 a 2 + b 2 c 2 2a

ah Logo, rea do tringulo AT = = 2

(2ab )2 (a 2 + b 2 c 2 )2
4

=
2

(2ab (a

+ b 2 c 2 2ab + a 2 + b 2 c 2 = 4

))(

(c

(a b) 2 (a + b ) c 2 = 4

)(

(c (a b))(c + a b)(a + b c)(a + b + c) =


16

a +b + c a b + c a +b c a +b + c = 2 2 2 2

a + b + c 2a a + b + c 2b a + b + c 2c a + b + c = 2 2 2 2

( s a)(s b)(s c) s .
Portando, demonstramos a frmula de Hero:

AT = ( s a)(s b)(s c) s , sendo s =

1 (a + b + c) . 2

Muitas vezes, quando se ataca um dado problema, este j foi resolvido por muitos outros e por processos e resultados por ns desconhecidos. At que bom no ter conhecido alguns desses processos ou resultados, pois partida j no estamos viciados e poderemos enveredar por outro caminho ainda no descoberto ou talvez mais simples. esse tipo de iniciativa que faz muita falta aos nossos alunos. Ao chegar ao fim de uma demonstrao, mesmo que j tenha sido demonstrada por outros, podemos nos sentir matemticos? Penso que sim... Pois o sentir-se matemtico que nos faz gostar desta bela arte, ou diria mesmo poesia ou msica, que a Matemtica. H quem afirme que todos ns somos matemticos. Tambm sou dessa opinio, nem que seja s um bocadinho de matemtico. Mas ao fazer (pequenas) demonstraes, como a anterior, por exemplo, sem copiar dos livros, ou quando pegar num problema, tipo problema do ms, conseguimos resolv-lo com a pouca matemtica que temos interiorizado, a sim, que podemos nos sentir na pele de um matemtico amador. Seria timo se nossos alunos assim se sentissem durante as nossas aulas.

10

Captulo 1 Trabalhando com Tangram


Muitos conhecem o Tangram, um quebra-cabea chins, de origem milenar. Seu nome original : Tch i Tch iao Pan, significa as sete tbuas da argcia. Ao

contrrio de outros quebra-cabeas ele formado por apenas sete peas com formas geomtricas resultantes da decomposio de um quadrado, so elas:
2 2 1 1 1 tringulos grandes; tringulos pequenos; tringulo mdio; quadrado; paralelogramo

Com estas peas possvel criar e montar cerca de 1700 figuras entre animais, plantas, pessoas, objetos, letras, nmeros, figuras geomtricas entre outras. Alm de tudo uma forte ferramenta para aprimorar o raciocnio lgico e a abstrao geomtrica, iremos agora aprender a construir algumas figuras.

O professor pode iniciar a apresentao deste jogo-material pedaggico contando uma lenda sobre o Tangram, assim:Um jovem chins despedia-se de seu mestre, pois iniciaria uma grande viagem pelo mundo. Nessa ocasio, o mestre entregou-lhe um espelho de forma quadrada e disse: - Com esse espelho voc registrar tudo o que vir durante a viagem, para mostrar-me na volta. O discpulo surpreso, indagou: - Mas mestre, como, com um simples espelho, poderei eu lhe mostrar tudo o que encontrar durante a viagem? No momento em que fazia esta pergunta, o espelho caiu-lhe das mos, quebrando-se em sete peas. Ento o mestre disse:
- Agora voc poder, com essas sete peas, construir figuras para ilustrar o que viu durante a viagem. Com o uso do Tangram o professor pode trabalhar:

Identificao, Comparao, Descrio, Classificao, Desenho de formas geomtricas planas, Visualizao e representao de figuras planas, Explorao de transformaes geomtricas atravs de decomposio e composio de figuras, 11

Compreenso das propriedades das figuras geomtricas planas, Representao e resoluo de problemas usando modelos geomtricos Noes de reas Fraes

Esse trabalho permite o desenvolvimento de algumas habilidades IMPORTANTES PARA A AQUISIO DE CONHECIMENTO S EM OUTRAS REAS tais como:

Visualizao / Diferenciao Percepo Espacial, Anlise / Sntese Desenho, Relao Espacial Escrita e Construo

Por ltimo, o professor precisa se conscientizar que este quebra-cabea tem sido utilizado como material didtico nas aulas de Artes e precisa estar cada vez mais presente nas aulas de Matemtica. O trabalho com o Tangram deve iniciar visando a explorao das peas e a identificao das suas formas. Logo depois, se passa sobreposio e construo de figuras dadas a partir de uma silhueta, nesse caso, cabe ao aluno reconhecer e interpretar o que se pede, analisar as possibilidades e tentar a construo. Durante todo esse processo, a criana precisa analisar as propriedades das peas do Tangram e da figura que se quer construir, se detendo ora no todo de cada figura, ora nas partes.

Atividade 1 Construa as figuras abaixo:

12

Algumas Questes 1. Podemos dizer que estas figuras possuem a mesma rea que o quadrado original? Por qu? 2. Podemos afirmar algo sobre a simetria destas figuras? O qu? 3. Alguma figura um polgono? Se sim, regular? Atividade 2 Construa um Retngulo e um paralelogramo. Observao: O Retngulo obtido a partir do paralelogramo e vice-versa.

Atividade 3 Tente construir as figuras abaixo:

13

Captulo 2 Construindo fraes Equivalentes


1 Relaes
Definio: Chama-se relao de um conjunto A em um conjunto B a qualquer subconjunto R de A B . Exemplo:

A = { ,2,3,4} 1 B = {2,3,4,5} A B = {(1,2), (1,3), (1,4), (1,5), (2,2), (2,3), (2,4), (2,5), (3,2), (3,3), (3,4), (3,5), (4,2), (4,3), (4,4), (4,5)}
e consideremos a expresso x < y, onde x A e y B . R = {(1,2), (1,3), (1,4), (1,5), (2,3), (2,4), (2,5), (3,4), (3,5), (4,5)} R uma relao de A em B , pois R A B . Daremos a seguir as propriedades mais importantes que uma relao R sobre um conjunto A pode satisfazer. Definio: Seja R uma relao sobre um conjunto A. Ento dizemos que:

R reflexiva se a condio (x A)(x R x) for verdadeira ,ou seja, se x A, ento (x, x) R . R simtrica se a condio (x, y A)(x R y y R x) for verdadeira, ou seja, para todo x, y A, se (x, y) R , ento (y, x) R . R transitiva se a condio (x, y, z A)(x R y e y R z x R z) for verdadeira, ou seja, para todo x,y,z A, se (x, y) R e (y, z) R , ento (x, z) R. R anti-simtrica se a condio (x, y A)(x R y e y R x x = y) for verdadeira,ou seja, se para todo x,y A, se (x, y) R e (y,x) R , ento
x = y.

14

2 Relaes de Equivalncia
Definio: Uma relao R em A dita ser de equivalncia se for reflexiva, simtrica e transitiva. Exemplo 1 Em Z Z a Relao

(Z Z ) (Z Z ) ((a, b), (c, d )) R a + d = b + c


a) Reflexiva

((a, b ), (a, b)) R, pois a + b = b + a


b) Simtrica

((a, b), (c, d )) R a + d = b + c b + c = a + d c + b = d + a ((c, d ), (a, b)) R


c) Transitiva a +d =b+c e c+f =d +e b+c = a + d c+b = d + a a =b+c-d e f = d+e-c a +f = b+e Portanto ((a, b ), (e, f )) R.

((a, b), (c, d )) R e ((c, d ), (e, f )) R

3 Classes de Equivalncia
Definio: Seja R uma relao de equivalncia sobre um conjunto no vazio A. Para cada a A, o subconjunto de A definido por [a] = { x A: x R a }, dito ser a classe de equivalncia determinada pelo elemento a mdulo R . O conjunto das classes de equivalncia mdulo R, ser indicado por A/R chamado de conjunto quociente de A por R. Note que se R uma relao de equivalncia sobre um conjunto no vazio A, ento para todo a A, temos a [a], ou seja, cada classe de equivalncia um subconjunto no vazio de A.

15

Para exemplificarmos, construiremos a seguinte relao de equivalncia: Sejam B o conjunto das bananas e R uma relao de equivalncia tal que duas bananas esto relacionadas se, e somente se elas forem do mesmo tipo. Parece claro e de fato de fcil verificao de que R uma relao de equivalncia. Podemos construir as classes [banana prata], [banana ma], [banana ma], [banana terra] e [banana ouro] que representam todas as bananas que existem. A/R = {[ banana prata],[ banana ma],[banana ma],[banana terra] , [banana ouro] } o conjunto quociente de A por R. .

4 Fraes Equivalentes
Em Z x Z* definimos a seguinte relao ~ :

(m, n) ~ (r , s ) m.s = n.r


Afirmao: A relao ~ de Equivalncia. (Exerccio) Como vimos no pargrafo anterior a relao ~ particiona Z x Z* em classes de equivalncia. Para cada par (m, n ) Z Z * vamos denotar a classe [(a,b)] qual (m,n) pertence por a/b. Portanto m = (x, y ) Z Z * / (x, y ) ~ (m, n ) = ( x, y ) Z Z * / x.n = y.m n

} {

Exemplo 1: Se m = 1 e n = 2 1 = {( x, y ) / ( x, y ) ~ (1,2 )} = {(x, y ) / 2 x = y} = 1 , 2 , 3 , K 2 2 4 6 Exemplo 2 : Se m = 3 e n = 4 3 = {( x, y ) / ( x, y ) ~ (3,4)} = {( x, y ) / 4 x = 3 y} = 3 , 6 , 9 , K 4 4 8 12

Observao:

16

m = r (m, n ) ~ (r , s ) m.s = n.r n s Ou seja, duas classes so iguais se, e somente se, elas esto relacionadas.

17

Captulo 3 reas de Polgonos


1 Ambigidade da representao
Existe uma grande preocupao com a representao das figuras geomtricas, fazer com que o aluno aprenda os conceitos geomtricos de modo que se desprenda um pouco das figuras um dos objetivos do estudo da geometria. Aprender a no confiar tanto nas representaes evita a iluso de ptica e a ambigidade das representaes. Vejamos alguns desenhos que comprovam este fato: O que voc v? Sobe ou Desce?

Como est o cubo?

Qual mo escreve?

18

Isso um cubo?

Retas Paralelas?

2 reas de polgonos
Vejamos agora como funciona a tcnica de decomposio e composio na deduo de frmulas para as reas de polgonos. Partimos do fato de que

rea do retngulo = base x altura

Como deduzir a frmula da rea de um paralelogramo utilizando a tcnica de cortar e colar? Voc j deve conhecer o uso dessa tcnica, na situao indicada pela figura. Voc traa uma perpendicular pelo ponto B, determinando o triangulo BCE; a, voc corta o triangulo e cola, isto , ajusta esse tringulo, no outro lado do paralelogramo.

19

Como o paralelogramo inicial e o retngulo construdo tm a mesma base e altura, e como eles tm a mesma rea, ento:

rea do paralelogramo = base x altura

H uma particularidade no paralelogramo examinado: a perpendicular traada pelo vrtice B intercepta a base superior. A seguir perguntamos o que fazer quando no acontece isso.

Problema 1

Usando a tcnica de cortar e colar, como se faz para deduzir a frmula da rea do paralelogramo ABCD representado abaixo?

Vamos agora deduzir a frmula da rea de um tringulo retngulo. Corte o tringulo na metade da altura, paralelamente base. Cole o tringulo obtido no trapzio, fazendo uma rotao de 180 ao redor do ponto N.

20

Dessa forma, como o tringulo e o retngulo devem ter a mesma rea, por serem igualmente decomponveis, e a rea do retngulo obtido o produto da metade da altura do tringulo original pela base, segue-se que

rea do tringulo =

base x altura 2

Essa frmula vlida no s para tringulos retngulos mas para todo tipo de triangulo, como voc mesmo vai mostrar.

Problema 2 Deduza que a rea do tringulo abaixo igual a cortar de colar.


base x altura , usando a tcnica de 2

21

Problema 3 Faa o mesmo para o tringulo seguinte.

Problema 4 Deduza a frmula da rea do losango em funo das diagonais, utilizando a tcnica de cortar e colar. Aplique a frmula obtida para calcular a rea do losango que aparece na bandeira nacional.

Problema 5 Deduza a frmula da rea de um trapzio retngulo, usando a tcnica de cortar e colar. A seguir, mostre que a frmula vale para um trapzio qualquer, utilizando sempre a tcnica de cortar e colar.

22

Problema 6 Na figura abaixo aparece um quadrado de lado b colado a um quadrado de lado a . D 2 cortes de tesoura nessa figura geomtrica de modo com que as peas resultantes se possam compor um quadrado.

Problema 7

Construir um quadrado cuja rea seja igual ao triplo da rea de um quadrado de lado a , utilizando a tcnica de cortar e colar.

23

Captulo 4 Resolvendo Equaes com Cartolina


Material utilizado
Um conjunto de fichas de cartolina em duas cores ( que representaremos aqui em branco e azul) constitudo por: Quadrados pequenos (1 1) - que representaro unidade: 1. Os quadrados brancos representaro as unidades positivas e as cinzas s unidades negativas. Retngulos - com um dos lados com a mesma medida 1 dos quadrados pequenos e o outro com uma medida qualquer, que no seja um mltiplo inteiro da unidade escolhida. Os retngulos brancos correspondero incgnita x e os cinzas, ao seu oposto x Quadrados Grandes cujos lados devem ter a mesma medida escolhida para o lado no unitrio do retngulo; tambm em duas cores, o branco representando x e o cinza o seu oposto x

Para as atividades propostas neste captulo, necessrio que os alunos dominem as operaes com nmeros inteiros, de preferncia com representao concreta de modo anlogo ao aqui utilizado. Atividade 1 Trabalharemos inicialmente com a modelagem para expresses algbricas, ou seja , vamos escolher o conjunto de peas que representar cada uma dessas expresses como nos exemplos a seguir.

24

Podemos efetuar adio ( 3 x + 4) + 2 x 2 + 3 x 5 observando que as peas de cores diferentes representam quantidades opostas e se anulam aos pares.

3x + 4

2 x 2 + 3x 5

O resultado, portanto, ser 2 x 2 1 :

Para efetuar a diferena ( 3x + 4) 2 x 2 + 3x 5 , uma das formas de trabalhar pode ser somando expresso oposta, ou seja, usando que:

( 3x + 4) (2 x 2 + 3x 5) = ( 3x + 4) + ( 2 x 2 3x + 5)

25

E teremos ( 3x + 4 ) 2 x 2 + 3x 5 = 2 x 2 6 x + 9 :

Podemos tambm modelar as vrias possibilidades para o produto, usando as representaes:

1 x = x

x x = x2

( x ) 3x = 3x 2

( 2 x ) ( 3x ) = 6 x 2

26

3 3x = 9 x

(2 x ) ( x + 1) = 2 x 2 + 2 x

Atividade 2 Usando a propriedade, uma igualdade se mantm se efetuamos operaes iguais em ambos os lados, modelamos a soluo de uma equao do 1 grau, como nos exemplos a seguir. importante que cada operao efetuada em ambos os lados da igualdade seja acompanhada de sua representao simblica para que, aps muitos exemplos, o estudante participante aprenda as propriedades usadas e se liberte do material concreto, passando a resolver as equaes algebricamente. Exemplo 1

3x + 1 = 2 x + 2

Substituir cada tira branca por dois quadradinhos brancos e verificar se existe igualdade. A negao significa que x = 2 no soluo da equao.

27

Voltando representao original, retirar duas tiras brancas de cada lado, mantendo, portanto, a igualdade e obtendo: 3x + 1 2 x = 2 x + 2 2 x ou x + 1 = 2 .

Retirar um quadradinho brando de cada lado obtendo x = 1 , que a soluo da equao.

Voltar configurao inicial e substituir cada tira branca por um quadradinho branco e verificar a igualdade.

Exemplo 2

2x 2 = x + 4

28

Acrescentar duas unidades positivas em cada lado, mantendo, portanto, a igualdade e obtendo: 2 x 2 + 2 = x + 4 + 2 ou 2 x = x + 6 .

Acrescentar uma tira branca em cada lado, obtendo:

2 x + x = x + 6 + x ou 3x = 6 ou x = 2 .

Voltar configurao inicial, substituindo cada tira branca (cinza) por dois quadradinhos brancos (cinzas) e verificar a igualdade.

Exemplo 3

2 x = 5 2x

Acrescentar 2 tiras brancas em cada lado, obtendo:

2 x + 2 x = 5 2 x + 2 x ou 2 + x = 5

29

Retirar 2 quadradinhos brancos de cada lado, obtendo:

Voltar configurao inicial e substituir as tiras representando x por 3 quadradinhos cinzas (por qu?) e verificar a igualdade.

Sugerimos ao leitor que resolva, modelando como nos exemplos, outras equaes do 1 grau cujas solues so nmeros inteiros. Atividade 3 Nesta atividade, observando um modelo fsico, os participantes podem investigar a fatorao de um trinmio do 2 grau ax 2 + bx + c , com a, b e c inteiros cuja decomposio resulta em uma expresso do tipo (ax + p )( x + q ) , com p e q inteiros. O objetivo levar percepo das propriedades que permitam fatorar tais expresses no nvel simblico.

Para realizar a atividade estabelecemos o seguinte: Um trinmio do 2 grau da forma ax 2 + bx + c , pode ser fatorado se, e somente se, for possvel formar um retngulo com as peas que o representam. As dimenses do retngulo formado representam os fatores do trinmio.

30

Dessa forma, voltamos estrutura do produto modelado nos exemplos 1,2 e 3 da Atividade 1. Por exemplo, os fatores de x 2 + 3 x + 2 podem ser encontrados construindo-se um retngulo com uma pea que representa x 2 , trs peas que representam x e duas peas que representam as unidades positivas. x 2 + 3 x + 2 = ( x + 1)( x + 2 )

Vejamos mais alguns exemplos.

1. O trinmio x 2 + 6 x + 9 pode ser fatorando construindo-se o quadrado ao lado. Observe que os trinmios quadrados perfeitos podem sempre ser representados por 2 peas que formam um quadrado. Logo, x 2 + 6 x + 9 = ( x + 3)

2. O trinmio x 2 3 x + 2 pode ser fatorado construindo-se o retngulo:

31

Logo, x 2 3x + 2 = ( x 1)( x 2 )

3. 2 x 2 + 4 x 6 = (2 x 2)(x + 3)

Neste exemplo, usamos, para formar o retngulo, a conveno de que peas de cores diferentes se anulam: 4 x foi representado por 6 x + (2 x) . Depois de muitos exemplos, os alunos que participarem desta atividade devem estar aptos para responder questo: Se ax 2 + bx + c = (ax + p )( x + q ) , quais a relaes que existem entre os nmeros p,q e b? Em Seguida devem usar essas relaes para fatorar algebricamente outros trinmios e estaro prontos para resolver equaes do segundo grau usando a fatorao para recair em equaes do primeiro grau. Por exemplo, para resolver a equao 2 x 2 + 4 x 6 (exemplo 3) fazemos 2 x 2 + 4 x 6 = (2 x 2)( x + 3) = 0 e ento 2 x 2 = 0 ou x + 3 = 0 , logo x = 1 ou x = 3 .

32

Captulo 5 rea do Crculo


Introduo
O Material necessrio para a aplicao consiste em um rolo de papel (papel toalha ou papel higinico), uma tesoura ou um estilete e um pedao de fita adesiva. Dividimos o processo em trs etapas.

Transformao de uma coroa em um trapzio


Tome um rolo de papel e passe a fita adesiva, como na figura. Em seguida, com uma tesoura afiada, corte folha por folha (ou grupos com poucas) em linha reta como ilustrado na figura abaixo.

Descasque o rolo at chegar ao cilindro de papelo duro, localizado no centro. No corte esse papelo, pois ele servir para moldar o rolo quando da sua reconstituio. Agora, com todas as folhas cortadas, voc poder mostrar sua classe como a coroa circular se transforma num trapzio. Ilustramos com a seqncia de figuras abaixo:

33

A primeira figura representa o rolo de papel com parte de suas folhas cortadas, apoiadas sobre a superfcie da mesa. Nas outras figuras representamos o trapzio (e o prisma) obtido. Em Seguida voc pode mostrar o processo inverso: a transformao do trapzio numa coroa circular, retornando o rolo sua forma original. Podemos, com isso, convencer o aluno de que a rea de uma coroa circular pode ser determinada calculandose a rea de um trapzio.

Clculo da rea da Coroa Circular


Calculemos a rea da coroa. Sejam r o raio da circunferncia interna e R o raio da externa. Voltando-se ao processo fsico da transformao da coroa no trapzio, observa-se que a base maior do trapzio, obtida com a folha externa do rolo, tem comprimento 2R e a base menor, obtida com a folha interna do rolo, tem comprimento 2r . A altura do trapzio R r . Assim, a rea do trapzio ou, equivalentemente, da coroa ser:
A=
1 2 ( R r )(2R + 2r ) = ( R r )( R + r ) = ( R 2 r 2 ) . 2 2

Observe que A = ( R 2 r 2 ) = R 2 r 2 deve ser a diferena entre as reas dos crculos, mas isso deve ser comprovado de fato na prxima etapa.

Trabalhando com limite


Nessa ltima etapa devemos levar o aluno a pensar no crculo de raio R como sendo a figura obtida da coroa diminuindo-se o raio interno r at zero. Pode-se pensar numa

34

seqncia de valores para r, que decresa e se aproxime de zero. As reas das coroas correspondentes sero dadas por A = R 2 r 2 e observamos que:

A = R 2 r 2 r0 R 2 0 2 = R 2 .
Assim confirmamos que a rea do crculo de raio R dada por R 2 . Como em todo mtodo de deduo dessa frmula, no podemos evitar o uso do conceito de limite.

35

Respostas
Cap. 1

Tangram 1

Tangram 5

Tangram 2

Tangram 6

Tangram 3

Tangram 7

Tangram 4

Tangram 8

Tangram 9

36

Cap. 3.2
Problema 1

Problema 2

37

Problema 3

Problema 4

Problema 5

38

rea do trapzio =

(base maior + base menor ) x altura


2

A frmula continua vlida no caso mais geral, como se mostra na figura seguinte.

39

Referncias Bibliogrficas

Dias, I., Godoy, S.M.S. SMA-341 Elementos de Matemtica, 2006.

Lipschutz, S. Topologia Geral, 1971.

Machado, N.J. Atividades de Geometria, 1996.

S.B.M. Revista do Professor de Matemtica, 31, 1996.

S.B.M. Revista do Professor de Matemtica, 33, 1997.

S.B.M. Revista do Professor de Matemtica, 36, 1998.

S.B.M. Revista do Professor de Matemtica, 38, 1998.

S.B.M. Revista do Professor de Matemtica, 40, 1999.

S.B.M. Revista do Professor de Matemtica, 44, 2000.

40

You might also like