You are on page 1of 25

Parte I

Fundamentos da Navegao Web


O designer de navegao deve primeiro estar confortvel com as ferramentas e os elementos que englobam a navegao web, e se dar conta que, para qualquer problema de navegao, podem existir numerosos mecanismos para resolv-lo. Para ajud-lo, a Parte I apresenta uma viso geral da navegao web e a ampla faixa de questes que voc deve considerar para o seu design. Os primeiros dois captulos, Introduzindo a Navegao Web e Entendendo a Navegao, mostram uma ampla viso da navegao web e o comportamento humano de informao bsico, cobrindo muitos assuntos em um curto espao. Esses captulos so menos prticos e mais tericos que os captulos posteriores, apresentando exemplos das vises de outros especialistas, bem como introduzindo conceitos-chave. O Captulo 2, por exemplo, condensa a rea de busca por informao em algumas poucas pginas, destilando dcadas de pesquisa e volumes da literatura sobre o assunto. Eu o encorajo a explorar os tpicos de interesse mais a fundo. Siga as referncias no texto ou veja a seo Leitura Adicional no final de cada captulo. Os trs captulos seguintes modificam a dinmica dos anteriores para discutir elementos especficos de navegao em detalhe: Captulo 3, Mecanismos de Navegao, detalha os vrios tipos de dispositivos usados na navegao. Captulo 4, Tipos de Navegao, mostra como os mecanismos so usados e revisa diferentes categorias de navegao. Captulo 5, Rotulando a Navegao, vai a fundo na arte da criao do texto e na linguagem utilizada para rotular as opes de navegao. Juntos, esses captulos oferecem uma panormica das bases da navegao e estabelecem uma linguagem comum para discutir navegao.

Introduzindo a Navegao Web


Formas completamente novas de enciclopdias aparecero, feitas instantaneamente com trilhas associativas conectadas atravs delas, prontas para serem lanadas na memex e ento amplificadas.

Vannevar Bush As We May Think

01

N EST E CA P T U LO

Definio de navegao Viso geral sobre a navegao web Papis de navegao Design de navegao e perspectivas de design

C A P T U LO 1

I N TROD UZ I N D O A N AVEG A O W EB

21

A navegao tem um papel fundamental em moldar nossas experincias na Web. Ela prov acesso informao de uma forma que melhora o entendimento, reflete a marca e colabora para a credibilidade geral de um site. E finalmente, a navegao web e a habilidade de encontrar informao tm um impacto financeiro para as diversas partes interessadas em uma empresa.
O design de navegao uma tarefa que no meramente limitada a escolher uma linha de botes. uma tarefa muito mais ampla, e ao mesmo tempo, muito mais sutil que isso. O designer de navegao coordena os objetivos dos usurios com os objetivos de negcio de uma empresa. Isso requer um entendimento de cada um deles, bem como um profundo conhecimento de organizao de informaes, layout de pginas e apresentao de design. Este captulo descreve um amplo contexto para a navegao web, de forma a ajud-lo a melhor apreciar no s o seu propsito, mas sua potencial importncia.

CO N S I D E R A N D O A N AV E G A O
Quando a navegao web funciona bem, ela pouco notada. A navegao melhor quando nem mesmo notada. como a arbitragem de um jogo. O rbitro pode tomar uma dzia de boas decises ao longo do jogo, e voc pode nem notar que ele est l. Mas com uma nica deciso ruim, o rbitro vira rapidamente o centro das atenes, na vaia de milhares de espectadores. A Figura 1-1 mostra um artigo de notcias da verso internacional do site web da BBC (www.bbc.co.uk). o tipo de pgina que todos ns encontramos regularmente na Web. No existe nada particularmente interessante sobre a navegao. Ela est l quando voc a precisa, e est fora do seu caminho quando no precisar dela. Entretanto, esta pgina ilustra algumas caractersticas tpicas de navegao. Onde o seu foco de ateno fixou-se primeiro? Se voc no est buscando por um tpico especfico, seus olhos perambulam ao longo da pgina. Voc pode ter visto primeiro o logo no canto superior esquerdo, ou talvez o ttulo do artigo. Talvez a imagem tenha chamado sua ateno. Mas voc provavelmente no notou o link denominado Envie Isto a um Amigo (E-mail this to a friend) acima da chamada, ou ento o campo de busca (Search) no canto superior direito. Se voc estivesse procurando por estas funes, entretanto, poderia t-las encontrado facilmente. Sem tomar conhecimento, voc criou um esquema para a pgina, de forma a ajud-lo a entender sua navegao e contedo. Antes mesmo de ler qualquer texto, voc j ter criado uma imagem mental de como esta pgina montada em sua cabea: aqui esto as opes principais, aqui est o texto do artigo e l embaixo esto outras opes. As pessoas fazem isto rapida e automaticamente. Elas tambm procuram rapidamente nas pginas por palavras que satisfazem suas necessidades de informao. Se voc est procurando por um relatrio do clima local, ir descobrir rapidamente que esta a pgina errada. Mas voc pode ter visto a opo Clima (Weather), bem no topo da pgina. Ao clicar nessa opo, voc esperaria ir para a seo do site relativa previso do tempo. Por esta razo, os rtulos e textos de navegao so crticos. Mais ainda, a organizao e o agrupamento dos rtulos tambm comunicam informaes valiosas sobre como navegar. Por exemplo, as primeiras sete opes no lado esquerdo da pgina comunicam uma

22

PART E I

FU NDA M EN TOS DA N AVE GA O W EB

Figura 1-1

Um artigo da BBC News.

organizao geogrfica dos artigos de notcias. Ou ento, a coleo de links na direita abaixo do cabealho Mudanas Climticas Em Profundidade (Climate Change In Depth) na Figura 1-1 o informa claramente como encontrar informaes adicionais sobre o tpico. De um modo geral, os diversos elementos so compostos para criar um sistema de navegao. Apesar dos visitantes poderem perceber este sistema como um todo, podemos dissecar seus componentes individuais. Por exemplo, s abas no meio da parte superior da pgina (iniciando com Home) nos referimos como sendo a navegao principal. Esta pgina est na seo de Notcias (News). Dentro de Notcias, a navegao local representada por um menu vertical esquerda, o qual indica onde voc est Cincias/Natureza (Science/Nature) est selecionada e tambm onde mais voc pode ir, tal como para artigos sobre a frica ou para a seo de artigos de negcios. Esse um bom sistema de navegao? A resposta , em ltima instncia, relativa. Voc deve considerar uma gama de fatores, desde objetivos de negcio at objetivos de usurios. Ainda assim, existem alguns princpios comumente utilizados de boa navegao que podemos usar para avaliar a qualidade da navegao. Por exemplo, a navegao na pgina da BBC balanceada, consistente, e fornece uma indicao clara de onde voc est. De um modo geral, apropriada para este tipo de site e provavelmente conduz as pessoas onde elas querem ir o fator mais importante para julgar o sucesso em design de navegao.

Definindo navegao web


Pense em um link o ingrediente mais bsico da Web. Links so textos ou grficos em uma pgina que conectam a outra pgina ou a outra diferente localizao dentro de uma mesma pgina. Eles permi-

C A P T U LO 1

I N TROD UZ I N D O A N AVEG A O W EB

23

tem uma rpida associao de uma ideia para outra um poderoso conceito. Se voc est lendo uma histria sobre a poltica externa da China, pode decidir ento pular para uma pgina com informaes detalhadas da demografia do pas, graas a um link. Entretanto, links fazem mais do que simplesmente associar uma pgina a outra. Eles tambm mostram importncia. Links mostram relevncia. A navegao web definida de trs maneiras: 1. A teoria e a prtica de como as pessoas movem-se de pgina para pgina na Web. 2. O processo de busca direcionada a objetivos e localizao de informao hiperligada; navegando na Web. 3. Todos os links, rtulos e outros elementos que fornecem acesso a pginas e auxiliam as pessoas a 1 orientar-se enquanto interagem com um dado site web . O design de navegao web trata do processo de criao e organizao de links. Trata de determinar a importncia e a relevncia das pginas e do contedo de seu site. Isso envolve uma anlise ao estabelecer relacionamentos que possuam sentido entre as pginas de informao. Em conjunto, os elementos de navegao determinam no somente se voc pode encontrar a informao que as pessoas esto procurando, mas tambm como voc vivencia esta informao.

A N E C ESS I DA D E D E N AV E G A O
Crticos da navegao concluem que ela deveria ser completamente eliminada dos sites web. O autor e defensor de design de interao Alan Cooper sugere que a navegao desnecessria. Ele escreve:
desprovidos de arte criados durante a da Web necessidade, Os sites web apenas usando rtulos HTML simples,infnciaforados eram, porsua funcionalidade e construdos e eram a dividir contedo em um labirinto (uma teia?) de pginas separadas. Isso tornou um esquema de navegao um componente inevitvel de qualquer design de site web, e bvio, o esquema de navegao claro, visualmente agradvel era melhor que um esquema obscuro ou oculto. Mas muitos web designers tm incorretamente deduzido a partir disso que os usurios querem esquemas de navegao. Na verdade, eles estariam felizes se no existisse navegao nenhuma.

Ele ento encoraja um diferente paradigma para a Web:


ferramentas de Desenvolvedores web competentes usando navegadores modernos e de usar, em umaconstruo de e sites tais como ActiveX e JavaScript podem criar interaes simples nica pgina, que no precisem pular de uma pgina para outra. Mesmo assim, muitos web designers continuam a dividir, e dividir novamente, seus sites em muitas pginas fracionadas. Estes arranjos hierrquicos de telas os foram a impor uma carga navegacional a seus usurios.2

verdade, as pessoas no querem correr o risco de navegar at se perderem. Elas vm a um site para buscar respostas e realizar tarefas. Dessa forma, a navegao web pode ser considerada um

Apesar da ligao entre sites separados na Web ser claramente importante, o foco deste livro em projetar sistemas de navegao intra-site. Alan Cooper, Navigating isnt fun, Cooper Interaction Design Newsletter (Outubro 2001). www.cooper.com/newsletters/2001_10/navigating_isnt_fun.htm.

24

PARTE I

FU NDA M EN TOS DA N AVE GA O W EB

meio para um fim. Mas ela um mal necessrio? Se a navegao no divertida, por que impor uma carga s pessoas com algo que poderia potencialmente confundi-las? Seria difcil imaginar um site sem a familiar navegao com a qual nos acostumamos na Web. Para melhor entender a necessidade de navegao, dar uma olhada em algumas das diferentes funes que a navegao web potencialmente possui pode ajudar. A navegao web: Fornece acesso informao Mostra a localizao em um site Mostra o assunto de um site Reflete a marca Afeta a credibilidade do site Interfere na rentabilidade Considere cada um desses pontos detalhadamente.

A navegao fornece acesso informao


Algumas vezes difcil no afirmar o bvio. claro, a navegao web fornece acesso informao. Todo mundo sabe isso; navegamos na Web em busca de informao todos os dias. Entretanto, meios alternativos de acesso tambm existem. Considere alguns modelos alternativos possveis de como a informao de seu site poderia ser acessada.

O modelo apenas-ligaes-de-contedo
Imagine uma coleo de pginas ligadas umas s outras sem nenhuma organizao hierrquica ou padro de ligao em particular. Todos os links so embutidos no texto. Eles no so isolados de maneira a servir como um esquema de navegao, e no existe o conceito de uma pgina principal tradicional. Conceitualmente, ele parecer-se-ia com a Figura 1-2. Voc pode argumentar que isso forneceria um forte relacionamento entre os documentos. Um termo ou frase ligada em uma pgina tem uma forte associao com o contedo da pgina de destino. Mas a facilidade de encontrar informao baixa nesse modelo. As pessoas no tm uma noo de incio e fim na sua busca por informao, e a orientao seria difcil. Adicionalmente, o tempo de acesso seria muito maior. Voc tem que passar pelo texto inteiro para ter uma noo de todo o contedo relacionado. Essa certamente no a maneira mais eficiente de acessar a informao. Figura 1-2 O modelo apenas-ligaes-de-contedo.

C A P T U LO 1

I N TROD UZ I N D O A N AVEG A O W EB

25

O modelo informao lquida


Este modelo similar ao modelo apenasligaes-de-contedo, com a diferena que no existem links. Ao invs disso, cada uma das palavras (e todas elas) so interativas para todos os textos. No existe distino entre texto e hipertexto, ou entre contedo e navegao. Todos os textos so links, e todos os links so textos. A Figura 1-3 mostra este modelo. A partir de uma nica palavra de uma dada pgina, qualquer nmero de aes de navegao possvel, levando a novas pginas de contedo.

Figura 1-3

O modelo informao lquida.

O Centro de Interao da University College of London (UCLIC, www.uclic.ucl.ac.uk) hospeda um projeto de pesquisa que explora a possibilidade de tornar todo texto online interativo at a gra3 nularidade de palavras individuais . Em vez de hipertexto, os pesquisadores referem-se a isso como Hiperpalavras*. A ideia bsica que, quando uma palavra clicada, um menu de opes aparece (conforme mostrado na Figura 1-4). Voc pode ento conduzir uma busca, ligar a documentos rela-

Figura 1-4
3

Opes de navegao com o menu Hiperpalavras.

Veja o projeto informao lquida em www.liquidinformation.org e Hiperpalavras (Hyperwords) em www.hyperwords.net * N. de T.: Do ingls Hyperwords..

26

PARTE I

FU N DA M E N TOS DA N AV EG A O W EB

cionados, definir o termo, traduzi-lo e assim por diante. Da forma como eles colocam a questo, o objetivo por um fim tirania dos links. Isso tambm seria o fim do design de navegao.

O modelo de filtro
Imagine acessar todo o contedo de um site web atravs de uma nica pgina. Esta pgina detm o controle de filtrar e ordenar para apresentar diferentes trechos de material de uma vez. Ela seria altamente interativa, certamente. Uma lista de documentos na coleo encolhe ou expande em cada interao. Clicar em um item individual da lista revelaria seu texto e imagens completos. A Figura 1-5 mostra este conceito. Um nico controle em uma dada pgina leva a novo contedo, mas este contedo apresentado dentro da mesma pgina. O movimento ento circular: voc nunca deixa a pgina, apenas atualiza continuamente seu contedo. Esse modelo sugere uma maneira potencialmente eficiente de acessar a informao, similar ao modelo que Alan Cooper prope no incio desta seo. Mas a experincia seria um pouco diferente da navegao que estamos acostumados. Visitantes de primeira viagem no obteriam uma boa viso geral do tipo de contedo disponvel no site. Pode tambm ser difcil para os usurios saberem quando uma busca est completa: potencialmente voc pode filtrar e ordenar o dia inteiro e ainda assim chegar a uma nova lista de contedo. A acessibilidade geral e a adio de itens como favoritos tambm ficam complicadas. Um exemplo desse modelo pode ser encontrado em uma interface experimental desenvolvida por pesquisadores na IBM para navegar os trabalhos do compositor americano Philip Glass (www.philipglass.com/html/pages/glass-engine.html). Conforme mostrado na Figura 1-6, a Glass Engine filtra os trabalhos de

Figura 1-5

O modelo de filtro.

Figura 1-6

O Glass Engine da IBM filtra os trabalhos do compositor Americano Philip Glass.

C A P T U LO 1

I N TROD UZ I N D O A N AVEG A O W EB

27

Philip Glass em diversas facetas, dentro de uma nica pgina: as barras azuis so rolagens que podem ser movimentadas para esquerda e para a direita, de forma a localizar peas musicais. O ttulo e a breve descrio de cada trabalho so mostrados no centro da pgina, neste caso, para Einstein on the Beach.

O modelo de busca
Nesse modelo de acesso, no existe navegao ou links para documentos internos. Os visitantes do site podem apenas realizar buscas por palavraschave de forma a obter a informao desejada. Os usurios informam uma palavra-chave ou duas em uma caixa e clicam no boto Buscar. Isso produz uma lista de pginas que eles podem acessar. Nas pginas individuais de contedo, a nica opo retornar para a lista ou conduzir uma nova busca. A Figura 1-7 mostra esses trs passos da esquerda para a direita. Buscar certamente uma maneira eficiente de Figura 1-7 O modelo de busca. acessar o contedo. Fazemos buscas na Web o tempo todo. Mas a busca por palavras-chave eficaz somente se o item a ser buscado conhecido de antemo. A busca assume que as pessoas sero capazes de expressar precisamente e completamente suas necessidades em termos de informao como uma consulta. Entretanto, esse pode no ser o caso.

O modelo de navegao estrutural


Neste modelo, existe apenas um conjunto de links, talvez ao lado de cada pgina, o qual prov acesso informao em um site web. Essa rea visualmente separada da pgina de contedo no layout. Voc pode clicar atravs de uma hierarquia de opes de navegao, atualizando o contedo da pgina a cada vez, conforme mostrado graficamente na Figura 1-8. Para obter uma pgina em outra rea do site, voc teria que navegar novaFigura 1-8 O modelo de navegao estrutural. mente para cima da rvore e para baixo novamente em outro ramo. No existem links embutidos dentro do texto, nem funes de busca. Compare este com o modelo de apenas-ligaes-de-contedo, no qual podem ser feitas associaes em qualquer direo a partir de qualquer pgina.

28

PART E I

FU N DA M EN TOS DA N AVE GA O W EB

Navegao balanceada
Discusses acerca desses modelos demasiadamente puros so intencionalmente parciais. Geralmente, os sites web possuem um misto desses modelos, incluindo navegao estrutural, ligaes de contedo e mecanismos de busca e filtro. Cada um suporta potencialmente diferentes modos de procura. Logo, ferramentas de navegao para informao na Web vm em mltiplas formas. De um modo geral, um sistema de navegao web fornece acesso eficiente e balanceado. Na realidade, a navegao web pode parecer mais como algo mostrado na Figura 1-9, onde vrios tipos de acesso so mesclados. O design de navegao foca na criao de um sistema de acesso informao. este sistema que melhora a experincia de navegao web. Mais ainda, navegar pode ser uma experincia de informao muito mais arrebatadora que, digamos, apenas uma busca por palavras-chave. Por exemplo, o expert em usabilidade Jared Spool e seus colegas descobriram que as pessoas tendem a continuar comprando com mais frequncia quando esto navegando do que quando esto fazendo uma busca direta por palavra-chave:
com possvel Ento, os usurios vm ao sitedepoisum propsito e eles fazem o levamospara atingir este propsito. A pergunta : O que acontece que eles o atingem? Como esses usurios para aquele contedo valioso que eles no sabem que est l? Bem, nossos estudos recentes trouxeram algumas estatsticas surpreendentes. Aparentemente, a maneira pela qual voc chega ao contedo-alvo afeta o fato de voc continuar procurando ou no. Em um recente estudo com 30 usurios, descobrimos que, se os usurios usaram a Busca para localizar seus contedos-alvo no site, apenas 20% deles continuaram buscando outros contedos aps acharem os alvos procurados. Entretanto, se os usurios usaram os links de categorias para encontrar seus alvos, 62% deles continuaram navegando no site. Usurios que iniciaram com os links de categorias terminaram buscando cerca de 10 vezes mais pginas de contedo que no eram inicialmente alvos do que os que iniciaram com uma Busca.4

Figura 1-9
4

Navegao web: mltiplas formas de acesso informao.

Jared Spool, Users Continue After Category Links (Dezembro de 2001). www.uie.com/articles/continue_after_categories.

C A P T U LO 1

I N TROD UZ I N D O A N AVEG A O W EB

29

Ao navegar em um site web, as pessoas parecem aprender sobre outros contedos disponveis. Para sites de comrcio eletrnico, isso pode representar mais vendas; para uma organizao sem fins lucrativos, isso poderia resultar em mais apoio; para um site de informaes mdicas, isso poderia fornecer um entendimento mais aprofundado sobre uma doena ou cura. Em outras palavras, como os sistemas de navegao fornecem acesso s informaes importantes. As pessoas preferem informaes que envolvam sequncia. Elas gostam de navegar. A navegao fornece uma narrativa para que as pessoas sigam pela Web. Ela conta uma histria a histria de seu site. A esse respeito, existe algo tanto familiar quanto confortante sobre a navegao web. O uso disseminado, aparentemente natural de navegao para acessar contedo na Web reflete sua fora como um mecanismo de narrao.

A navegao mostra a localizao


A navegao no trata apenas de ir de uma pgina a outra; trata tambm de prover orientao. Algumas vezes as pessoas necessitam saber onde elas esto em um site web. Pesquisas em sistemas de hipertexto na dcada de 80 mostraram que este era o caso informaes de localizao ajudam as pessoas a navegarem. Muitos tm apontado para trs necessidades bsicas de orientao web. Enquanto navegam em um site, os usurios normalmente precisam saber: Onde eu estou? O que tem aqui? Para onde eu posso ir a partir de onde estou? A localizao normalmente indicada ao destacar a opo correntemente selecionada em um menu de navegao ou mostrar o caminho com uma trilha de migalhas de po (breadcrumb trail). Alguns sites estampam a localizao com uma notao Voc Est Aqui. Alm de orientao, saber sua localizao em um site tem outras implicaes: A compreenso de uma dada pgina pode melhorar ou at mesmo requerer o entendimento de seu relacionamento com outras pginas. Isso particularmente importante ao entrar em um site em uma pgina em nveis mais baixos da estrutura do site ao invs de atravs da pgina principal, tal como atravs de resultados de uma busca externa. Em outras palavras, a navegao no trata apenas de onde voc est, mas tambm sobre o significado do contedo. A navegao ajuda a definir o contexto juntamente com ttulos de pgina e outros elementos. As pginas mais profundas na estrutura de um site podem ser vistas como mais precisas. Saber o quo profundamente voc est em um site pode dar pistas sobre a granularidade e o detalhe da informao encontrada. A expectativa natural que as pginas em um nvel mais alto do site so mais gerais, e os detalhes aparecem medida que voc desce mais na estrutura do site. Saber onde voc est num site d pistas sobre o quo exaustiva a busca por informaes. A localizao pode indicar se voc deve ou no continuar procurando. A navegao do site, ento, potencialmente fornece um senso de fechamento ao procurar por informao. Por exemplo, a Figura 1-10 mostra a pgina sobre suporte financeiro para estudantes na Europa no site web da Open University (www.open.ac.uk). Para chegar a esta pgina, voc tem que dar diversos cli-

30

PART E I

FU NDA M EN TOS DA N AVE GA O W EB

Figura 1-10 Informao de localizao na navegao do site web da Open University. ques: Tornar-se um Estudante > Suporte Financeiro > Estudantes Residentes na Europa Continental*. A localizao relativamente profunda da pgina indica que no existe mais sobre este assunto no site, e para achar mais informaes voc teria que ligar para o nmero telefnico ou escrever para o endereo eletrnico fornecido. Adicionalmente, por si s, Estudantes Residentes na Europa Continental poderia referir-se a muitas coisas. Saber que isso est dentro da categoria Suporte Financeiro d a este item um claro significado.

Mostra o assunto de um site


A navegao mostra a amplitude e o tipo do contedo de um site web e suas ofertas, ou o assunto do site. Ela cria uma coerncia geral, significativa, dos assuntos e contedos do site e cria expectativas. Dessa forma, o conhecimento dos tpicos principais de um site pode afetar a abordagem que as pes-

* N. de R. T.: Becoming a Student > Financial Support > Students Resident in Continental Europe, no original e na Figura 1-10.

C A P T U LO 1

I N TROD UZ I N D O A N AVEG A O W EB

31

soas usam para encontrar informaes neste site. Note que isso no implica que a navegao mostre o escopo do site em termos de quantidade de pginas. Ao invs disto, ela reflete a profundidade do assunto de um site. Imagine que voc quer comprar um novo receptor estreo da Sony. Voc pode ir ao site web da Sony denominado Sony Style (Figura 1-11, www.sonystyle.com) para saber mais sobre seus produtos. Ao chegar l, voc encontra categorias para todos os tipos de equipamentos eletrnicos: computadores, cmeras, TVs e mais. A navegao no topo da pgina clara, e voc capaz de encontrar a seo de udio domstico para encontrar receptores estreos. Durante o percurso, tambm entende que a Sony oferece uma ampla gama de todos os tipos de eletrnicos. Agora compare o site da Sony com o site da Harman/Kardon (Figura 1-12, www.harmankardon.com). A Harman/Kardon produz uma gama selecionada de produtos de udio de alta qualidade. A navegao aqui um pouco diferente do que a do site da Sony mostrada na Figura 1-11. A experincia de navegao no site da Harman/Kardon muito mais focada. Esta amplitude mostrada pela navegao do site. Note tambm que a Harman/Kardon coloca nfase em produtos para carros, algo que voc no encontraria no site da Sony. Esses dois sites refletem profundidades e amplitudes diferentes em um tpico similar, e essas diferenas esto refletidas na navegao. De um modo geral, a navegao oferece aos visitantes uma viso perifrica semntica do contedo de um site. Isso fornece dicas de sua relevncia para suas necessidades de informao. Ela revela o que est disponvel e o que no est, e deixa voc saber que est explorando o tpico certo.

Figura 1-11 Receptores estreo no site Sony Style dentro de TV e Entretenimento Domstico e Componentes de udio Domstico.

32

PART E I

FU N DA M E N TOS DA N AV EG A O W EB

Figura 1-12

Receptores dentro de Produtos para a Casa no site web da Harman/Kardon.

A navegao reflete a marca


Uma marca frequentemente pensada em termos de sua manifestao visual: logotipo, cores, fontes etc. Estes elementos comumente referidos como a roupa da empresa ajudam as pessoas a identificarem-se com sua empresa e seus produtos. Mas uma marca muito mais que isto. A posio de uma marca afeta essencialmente cada aspecto de um produto ou servio, incluindo a navegao web. Por ltimo, uma marca uma promessa ao consumidor sobre os produtos e servios oferecidos. As marcas tm valores e personalidade. Por exemplo, uma marca de uma empresa pode valorizar a tradio e a qualidade de seus produtos, enquanto outra pode valorizar ser uma empresa de ponta que fornece um servio ao consumidor amigvel. A navegao reflete e suporta os aspectos de uma marca. As opes de navegao mostradas, a ordem dos elementos, o tom de voz dos rtulos e o estilo visual da navegao contribuem para uma experincia holstica em relao marca na Web. Compare as reas de navegao principais das fabricantes de relgios Swatch (Figura 1-13; www.swatch. com) e Rolex (Figura 1-14; www.rolex.com). Os relgios da Swatch so itens de moda e modernos, e so direcionados a compradores jovens, comprando relgios pela primeira vez. A navegao web do site reflete uma marca jovem e divertida. Por exemplo: As opes principais so apresentadas em um crculo rotatrio de uma maneira divertida. Adicionalmente a uma opo para as colees principais, existem links para itens como O Clube (The Club) e Vlei de Praia, que so programas especiais e atividades que a companhia patrocina. Anncios acima da navegao (no centro da pgina) incluem itens como a Competio de Flashmob, como uma maneira de atrair novos consumidores.

C A P T U LO 1

I N TROD UZ I N D O A N AVEG A O W EB

33

Figura 1-13

A pgina principal da Swatch.com, contendo navegao rotativa.

Figura 1-14

A pgina principal da Rolex.

34

PARTE I

FU N DA M E N TOS DA N AV EG A O W EB

Em contrapartida, a navegao na Rolex.com mais sbria e alinhada com a marca Rolex. A companhia valoriza a tradio e a qualidade, e geralmente busca uma clientela muito mais seleta. Isso aparece atravs da navegao do site: As colees so a primeira opo no canto superior esquerdo. A Rolex claramente valoriza sua linha tradicional de relgios de qualidade. Ao invs de uma coleo sazonal, tal como na Swatch, existem linhas de produtos de longa durao, tais como a linha The Oyster Professional. A categoria Esportes e Cultura contm informao sobre pera, golfe e iatismo. Vlei de praia no ser achado no site da Rolex. Em vez de um Clube, como na Swatch, existe o Instituto Rolex (The Rolex Institute). E dentro do Instituto Rolex, os visitantes encontram opes para Prmios Empresariais e Mestres e Discpulos Rolex. Nenhum destes exemplos est certo ou errado, melhor ou pior. A ideia que as navegaes desses sites refletem suas respectivas marcas. Voc no achar Competio de Flashmobs no site da Rolex, por exemplo, da mesma forma que voc no encontrar opes para iatismo no site da Swatch. Outro exemplo o da Bose Corporation, que produz uma linha de produtos de sistemas de som de qualidade, de auto-falantes a produtos de entretenimento domstico e sistemas de udio automotivos. Os valores-chave da companhia so a pesquisa e a inovao. A Bose possui tambm sites web em pases ao redor do mundo. Em sua maioria, esses valores so claramente refletidos na navegao. Essa uma excelente maneira de reforar a marca, indo alm de apenas usar seus elementos visuais. A Figura 1-15 mostra a poro superior da pgina principal da Bose na Irlanda (www.bose.ie). A primeira opo, Novidades da Bose, comunica que a empresa est avanando com o desenvolvimento de novos produtos e com pesquisa. Duas opes direita desta o link Inovaes. A mensagem: A Bose est no estado da arte em se tratando de sistemas de som e produtos relacionados. Cores, imagens e layout obviamente tm um papel mais imediato na percepo da marca. Mas a navegao, os rtulos, a categoria e a ordem dessas opes tambm o tm. Esse tipo de uso da marca (talvez mais sutil) frequentemente excludo das conversaes sobre design web. Mas todos os elementos de um site contribuem para a experincia da marca, incluindo a navegao.

Figura 1-15 Valores de uma marca reforados na navegao do site web da Bose na Irlanda (www.bose.ie).

C A P T U LO 1

I N TROD UZ I N D O A N AVEG A O W EB

35

A navegao afeta a credibilidade do site


A credibilidade refere-se ao quo crvel um site; uma qualidade percebida e julgada pelo visitante. Um objetivo comum no design de sites web tornar um site mais crvel. Isso ajuda a passar a mensagem adiante. Quanto mais crvel for seu site, mais efetivamente voc pode alcanar sua audincia e atingir seus objetivos. Uma boa navegao o ajuda a persuadir e encorajar os visitantes a fazerem aquilo que voc quer que eles faam. Note que o termo persuaso no necessariamente um conceito negativo. Na verdade, os antigos gregos acreditavam que a persuaso era um dos pilares da democracia. o abuso da persuaso que negativo. Tornar melhor a credibilidade de seu site e, desta forma torn-lo potencialmente mais persuasivo, no significa usar de coero e enganao. Sua organizao tem objetivos. Seu site tem objetivos. Voc quer que seus visitantes registrem-se para um servio, leiam contedo especfico, comprem, ou talvez que eles convenam-se a melhorar suas prprias vidas. Fazer um site com credibilidade ajuda a sua causa. B.J. Fogg, diretor do Laboratrio de Tecnologia Persuasiva da Universidade de Stanford (http://captology.stanford.edu), fez o trabalho mais extensivo at hoje para entender a credibilidade na web5. Seu livro, Persuasive Technology: Using Computers to Change What We Think and Do (Morgan Koffmann; 2002), altamente recomendado. Em um estudo de larga escala, a aparncia do design de um site era o fator mais importante dentre 6 aqueles que influenciam a credibilidade de um site web. A organizao da informao era o segundo . Ao julgar a credibilidade, os participantes comentavam sobre o quo fcil ou difcil era navegar no site e o quo bem ou mal as informaes encaixavam-se entre si. Os resultados mostram que sites facilmente navegveis provavelmente possuem uma credibilidade maior. Considere o site web da emissora nacional da ndia, chamada de Doordarshan (www.ddindia.gov.in), como um exemplo (Figura 1-16). A navegao do site cheia de problemas:

Categorias amplas e vagas


Por exemplo, voc encontrar categorias tais como Negcios, Informao e at mesmo Miscelnea.

Abreviaes
Alguns visitantes podem no saber o que PB (BCI) e TAM Ratings significam.

Organizao pobre das opes de menu


A Figura 1-16 mostra Atos e Recomendaes (Acts & Guidelines) separadas de O Ato do Direito Informao 2005 (The Right to Information Act 2005) por opes no-relacionadas.

5 6

Veja tambm o site web de Pesquisa em Credibilidade na Web em Stanford: http://credibility.stanford.edu. BJ Fogg, Cathy Soohoo, David Danielson, Leslie Marable, Julianne Stanford, and Ellen R. Tauber, How Do People Evaluate a Web Sites Credibility?, Consumer Reports WebWatch (2002). www.consumerwebwatch.org/dynamic/webcredibility-report-evaluate.cfm.

36

PART E I

FU N DA M E N TOS DA N AV EG A O W EB

Figura 1-16

Navegao pobre reduz a credibilidade de um site.

Agrupamentro pobre das categorias


Oportunidades de Emprego esto abaixo da categoria principal Negcios, enquanto Anuncie na DD est abaixo de Informao. Voc esperaria que esta categorizao estivesse ao contrrio.

Comportamento de navegao inesperado


Contate-nos (abaixo da aba principal de Informaes) leva a uma pgina com um nico link para um diretrio de telefones. Este link ento abre um documento do Excel com nomes e endereos. Em outros casos, as opes de navegao levam a pginas em branco.

Opes de navegao com erros ortogrficos


Archieve em vez de Archive. De um modo geral, a experincia de navegao pobre. Isso diminui a credibilidade do site e da organizao como um todo. claro, existem potencialmente muitos outros fatores que influenciam a credibilidade, tais como o design visual, o contedo e a reputao da organizao. Mas uma coisa continua verdadeira: navegao bem projetada e fcil de ser usada importante para estabelecer credibilidade, autoridade e confiana.

A navegao interfere na rentabilidade


Informao intil se no puder ser encontrada. As organizaes gastam muito tempo e dinheiro tornando a informao disponvel na Web sem realmente saber como ou mesmo se a informao est sendo usada. Se um visitante no consegue encontrar a informao que precisa, isso pode ser custoso para seu negcio. Calcular o retorno do investimento apenas para a navegao de um site no fcil, se que isto pode ser feito. Existem muitos outros fatores a serem considerados, tais como mecanismos de busca, desem-

C A P T U LO 1

I N TROD UZ I N D O A N AVEG A O W EB

37

penho tcnico, necessidades dos usurios e seus comportamentos e tambm a usabilidade geral do site. Mesmo assim, justificativas para uma boa navegao incluem:

Os clientes no podem comprar o que eles no podem encontrar


Para sites de comrcio eletrnico, a navegao crtica. Conforme mencionado anteriormente, as pessoas tendem a continuar navegando e comprando quando podem navegar com sucesso pelos produtos que desejam comprar. Claro, a busca por palavras-chave tambm pode ajud-las a chegar l, mas a experincia diferente. Uma navegao bem projetada tem um papel fundamental em conduzir as pessoas informao ou aos produtos que elas desejam ver. Isto, no final, o ajuda a vender produtos ou ideias.

Os empregados perdem produtividade quando a navegao ineficiente


As empresas tm disponibilizado mais e mais informao para seus funcionrios em intranets corporativas, mas o tamanho de algumas intranets pode ser enorme. O tempo para encontrar informao crtico para a produtividade dos empregados. Mesmo a menor melhoria na eficincia na navegao pode ter imensos retornos para uma grande corporao se voc multiplicar isto por milhares de empregados.

O custo do suporte aumenta com a navegao pobre


Se os clientes no conseguem encontrar o que procuram, eles deixam o site ou ligam para sua linha de suporte, o que aumenta os custos de seu centro de atendimento telefnico. E se voc no tem um centro de atendimento, acabou de perder uma venda.

As marcas comeam a se desvalorizar com uma navegao pobre


Experincias negativas com a navegao de um site so muito mais marcantes que qualquer medida ou marketing positivo no visual da marca que voc possa ter tomado. Consumidores frustrados so difceis de serem reconquistados, independente do que voc faa para eles. E a competio no est to distante na Web. Logo, uma navegao efetiva tambm traz uma vantagem competitiva. Faa com que seu site seja til, de forma que as pessoas voltem e recomendem seu site para os amigos. De maneira similar, usurios frustrados tendem a no mencionar seu site para outro cliente em potencial. Adicionalmente, voc deve levar em considerao os custos de treinamento, relanamento e assim por diante. Tenha em mente que um site cuja navegao bem projetada no resolver todos os seus problemas. Mas dado que a navegao to central para a experincia bsica na Web, correto afirmar que suas implicaes financeiras so potencialmente de amplo alcance.

D ES I G N D E N AV E G A O W E B
Dados os diversos papis em potencial que a navegao web desempenha, voc pode ver que seu design requer um misto de habilidades e nveis de entendimento. Muitos fatores influenciam o design de navegao e, por sua vez, a navegao afeta muitos aspectos do site. O design de navegao web no pode ser feito isoladamente. Ao considerar um design de navegao, faa a si mesmo as seguintes perguntas fundamentais:

38

PART E I

FU N DA M E N TOS DA N AV EG A O W EB

Por que voc est construindo o site?


Apesar de aparentemente bvia, esta questo frequentemente desprezada. Ou, se feita, as respostas no so claras, ou ento, so baseadas nas razes erradas. O primeiro passo no design de navegao entender o propsito e a motivao para o site web como um todo, assim como no contexto de negcios de uma maneira mais ampla.

Quem usar o site?


Esta talvez a pergunta mais importante a ser feita. tambm uma das mais difceis de responder. Pesquisa de usurios o processo de investigar sistematicamente os visitantes de um dado site. Tal pesquisa no s fornece uma ideia dos tipos de pessoas que visitam seu site, mas tambm suas necessidades e comportamentos.

A que a navegao fornece acesso?


As pessoas vm a um site para encontrar respostas ou para realizar uma tarefa. Voc deve estar fornecendo o contedo certo para o site ter valor.

Como o contedo deste site est organizado?


A arquitetura de informao representa as estruturas que do forma e significado ao contedo e funcionalidade de seu site. Ela tem tambm um imenso e direto impacto na navegao. Assim como o designer, voc deve entender o contedo e como ele est organizado.

Como os usurios navegaro para o contedo que eles precisam?


O layout de pginas e o design grfico do navegao sua forma final. Entretanto, isso mais do que apenas mudanas cosmticas. Aspectos tais como: a ordem das opes, seu arranjo na pgina, o tipo de fonte e tamanho usado e as cores usadas, podem ser elementos crticos. Eles podem construir ou destruir o sistema de navegao. No se engane: a navegao problemtica, particularmente em grandes sites web. uma das partes mais difceis do design web. Fornecer acesso a pginas web em sites ricos em informao surpreendentemente complexo. O design de navegao web , no final, uma habilidade rara um misto de arte e cincia, intuio e fatos, forma e funo.

Filosofia de design
A maioria dos projetos web tem uma perspectiva de design que prevalece. Normalmente ela implcita. Ela pode no ser escrita ou falada, mas ela est l. Entender as perspectivas de design pode ser importante para criar um entendimento comum da equipe e para guiar decises de design. Algumas de muitas abordagens em potencial para design so:

Design centrado no usurio


Um processo de design centrado no usurio coloca as pessoas no centro da ateno ao desenvolver um produto ou servio. Ele consiste de metodologias que tornam o usurio uma parte integral do processo de desenvolvimento, com atividades como entrevistas, observaes e vrios tipos de testes. Isso substitui o trabalho de adivinhar o comportamento do usurio e fazer suposies

C A P T U LO 1

I N TROD UZ I N D O A N AVEG A O W EB

39

sobre isto baseadas em pesquisa. No final, o design geral do site deve espelhar como os usurios entendem o assunto e como eles esperam encontrar as informaes que precisam. Ao considerar cuidadosamente o real contexto de uso antes que um produto seja lanado no mercado, o design centrado no usurio aumenta potencialmente as taxas de adoo e diminui a curva de aprendizagem. Neste sentido, o design centrado no usurio busca reduzir o risco de uma falha no produto. Entretanto, o design centrado no usurio no fcil, e muitos apontam para o tempo e custos extra que a pesquisa de usurio adiciona ao desenvolvimento. Os benefcios no so a curto prazo, mas podem valer a pena no final.

Design centrado no designer


A partir desta perspectiva, o designer no sentido mais amplo da palavra sabe o que melhor. As decises so tomadas a partir da viso pessoal do designer em relao ao mundo. O crescimento criativo do designer valorizado, e seus interesses so altamente valorizados. Um tipo de livre experimentao pode ser encorajado, e pode existir a necessidade de passar uma mensagem atravs do design final. A abordagem de design centrada no designer pode parecer-se com as perspectivas encontradas na arte em algum grau; expresso pessoal importante. Esta abordagem pode ser bem-sucedida para empresas pequenas, focadas em design que sejam capazes de produzir sites bem-sucedidos. Times criativos tambm acham esta abordagem agradvel e recompensadora. Entretanto, tal design centrado no designer tambm auto-indulgente, e as metas de negcio podem ser ofuscadas por interesses pessoais. A abordagem centrada no designer rapidamente torna-se mal sucedida para sites que tratam de vastas quantidades de informao ou interaes complexas.

Design centrado na empresa


Esta uma perspectiva muito comum. O site web projetado em torno da estrutura e necessidades dos stakeholders* na empresa ou organizao. As principais categorias de um site, por exemplo, podem refletir os departamentos de uma empresa. Tambm includa na perspectiva est a necessidade de agradar o patro. O sucesso pode ser medido a partir de quo bem os envolvidos principais reagem ao produto final, talvez at mesmo em um nvel pessoal. Essa perspectiva pode aumentar a eficincia para a manuteno do site posteriormente: cada departamento responsvel apenas por sua prpria fatia do site. Mas essa perspectiva geralmente corre o risco de os usurios ficarem confusos, perdidos ou irem para outro lugar.

Design centrado no contedo


Esta perspectiva similar ao design centrado na empresa, mas um corpo de informao existente a base para estruturar a navegao. Por exemplo, voc pode organizar o contedo pelo formato do documento ao invs de organizar pelo assunto: todas as pginas de texto em um lugar, todos os PDFs em outro, imagens em outro e assim por diante.

* N. de R. T.: Neste livro preservamos o termo original stakeholders para denotar o conjunto de pessoas envolvidas e/ou afetadas pelo site web.

40

PART E I

FU N DA M E N TOS DA N AV EG A O W EB

Voc pode facilmente argumentar que difcil fornecer acesso a algo que voc no possui. Neste sentido, a abordagem de design centrado no contedo apenas natural e em algum nvel constantemente presente. Entretanto, a quantidade e o tipo de contedos disponveis no deveria ser o nico fator determinando as prioridades de navegao.

Design centrado na tecnologia


Esta perspectiva tambm prevalece em muitos projetos web. A tecnologia a fora condutora aqui. O design pode ser determinado pela maneira mais fcil de implementar uma soluo. O foco na implementao e em alcanar um produto final. Isso pode ser tambm efetivo e eficiente em relao aos custos. Pode ajudar a cumprir uma data limite de um projeto. Mas voc corre o risco das pessoas no serem capazes de usar ou entender o site web final. A longo prazo, o design centrado na tecnologia geralmente contraproducente para as metas de projeto e de negcios. Este livro advoga uma perspectiva de design centrada no usurio. Isso implica em uma abordagem holstica. Ela assume que voc o designer de navegao web deve considerar uma ampla faixa de comportamentos de usurios. Ela requer que voc valide ativamente as previses acerca do comportamento dos usurios atravs da busca de vrios mecanismos de contato com os usurios. Note que o design centrado no usurio no significa faa o que os usurios disserem para fazermos, nem ignore outras restries de projeto. claro, as metas de negcio e a tecnologia so importantes. claro, a intuio do designer de navegao tem um papel vital. Mas os mtodos de design centrados no usurio podem informar uma intuio do designer ou melhor alcanar os objetivos de negcio a longo prazo. uma questo do ponto inicial e foco do projeto. O design centrado no usurio obriga que a experincia dos usurios seja o objetivo principal: todas as outras perspectivas so secundrias.

As vantagens do design centrado no usurio


Por Ariane Kempken Cada vez mais, as empresas esto adotando o design centrado no usurio (UCD*) para melhorar seus produtos e servios. As empresas devem ir alm de manter suas ofertas existentes. Elas devem repensar seus mercados existentes e explorar novos mercados que se utilizem de seus pontos fortes, capacidades, canais e marcas, particularmente medida que os mercados se expandem e se especializam. O UCD define um conjunto de mtodos que incorporam as necessidades dos usurios no desenvolvimento de produtos e servios para cortar custos, fomentar inovaes reais e fornecer uma vantagem estratgica em relao aos competidores. Reduzindo custos. O UCD solicita a ajuda dos usurios para expor problemas e detectar falhas o quanto antes no processo de desenvolvimento. Ele fornece mecanismos baratos para
(continua)

C A P T U LO 1

I N TROD UZ I N D O A N AVEG A O W EB

41

reduzir os com frequncia exponencialmente maiores custos de corrigir problemas em ciclos de desenvolvimento posteriores e os custos de falhas depois que um produto ou servio lanado. Fomentando inovao real. O UCD estuda o comportamento dos usurios enquanto estes interagem com um produto ou servio dentro de seu contexto da vida real. Ao fazer isso, ele expe as necessidades que os usurios no estavam cientes ou que poderiam no ser capazes de articular. Essas ideias e a exposio direta experincia do usurio levam a melhorias no bvias e ao desenvolvimento de produtos e servios verdadeiramente inovadores. Fornecendo uma vantagem estratgica. O UCD considera todos os fatores da experincia dos usurios: cultural, social, cognitivo e fsico. Ao criar um entendimento mais profundo do usurio, ele permite a oportunidade de estabelecer relacionamentos a longo prazo, os quais resultam em uma maior ressonncia da marca, lealdade dos consumidores e vantagem estratgica sobre os competidores. O objetivo do UCD estabelecer um completo entendimento dos usurios e suas necessidades, permitindo s empresas uma sintonia fina das ofertas correntes e uma identificao das oportunidades emergentes para verdadeiramente oferecer suporte s vidas dos usurios. Designer independente e consultora de pesquisa, Ariane Kempken tem mestrado em Design Centrado no Ser Humano pelo Instituto de Tecnologia de Illinois e tem desenvolvido produtos inovadores e servios para IDEO e Razorfish. Contate-a em ariane@designobjective.com.
* N. de R. T.: Acrnimo do original em ingls User Centered Design.

R ES U M O
Os links so a moeda corrente da Web. Eles unem duas informaes de contedo web de uma maneira significativa. Esse um conceito poderoso. A navegao web uma organizao sistemtica dos links para fornecer acesso informao e criar associaes com significado. A navegao tem um papel chave em nossa experincia geral na Web. Seria difcil imaginar a Web sem ela. Mas no somente porque a navegao fornece acesso informao. como a navegao fornece acesso que importante. Navegar em um site uma experincia diferente que apenas fazer buscas nele, por exemplo. A navegao fornece contexto e entendimento. Mostrar aos usurios onde eles esto em seu site ajuda a orient-los, no apenas dentro da estrutura do site, mas tambm dentro do significado do contedo. A navegao revela o escopo da temtica de um site e sua relevncia para uma necessidade em particular. A navegao web tambm tem um papel em expressar uma marca. Ela comunica prioridades corporativas e valores, atravs de categorias, da ordem das opes e do tom dos rtulos. Uma navegao bem estruturada tambm contribui para a credibilidade geral de um site web. As pessoas parecem confiar em um site que se apresenta claramente organizado, com uma estrutura navegacional fcil de usar. Fi-

42

PART E I

FU N DA M E N TOS DA N AV EG A O W EB

nalmente, a navegao web pode ter um impacto financeiro. O custo de encontrar informaes alto, e o custo de no encontrar as informaes desejadas talvez mais alto ainda. O design de navegao web necessariamente um empreendimento multidisciplinar. Voc deve considerar objetivos de negcio, restries de tecnologia e de contedo. Mais importante, para projetar bem a navegao, voc precisa entender as pessoas que iro us-la e o que elas esto tentando realizar. O designer de navegao no cria apenas uma linha de abas e links. Ele leva em considerao diversos fatores em um sistema coeso que suporta os objetivos do site e de seus visitantes. O design de navegao uma arte que mescla habilidades e talentos de diferentes reas.

P E RG U N TA S
1. Voc gostaria de comprar um novo CD de seu estilo de msica favorita. Nada em particular, voc quer apenas o ltimo sucesso; algo novo. Qual a diferena entre navegar em um site de msica online, tal como o iTunes, e percorrer uma loja no-virtual? Descreva suas experincias na loja e no site web como se voc fosse: a. Algum comprando no local pela primeira vez. b. Um visitante regular. c. Qual a primeira coisa que voc faz em tal situao? Qual a ltima coisa? Como voc encontra o que est procurando? 2. Voc precisa de uma nova mesa de computador para seu escritrio na sua casa. Use o Ikea.com (ou o site da Ikea em seu pas) para achar tal mesa. Primeiro, faa uma busca no site usando o mecanismo de busca, ento navegue para achar uma mesa. a. Quais so as diferenas em como voc localiza a mesa? b. Quais problemas voc encontrou com cada um dos mtodos de acesso? c. Qual deles ajudou mais? Por qu? 3. A World Wide Web um tipo de sistema de hipertexto. O hipertexto refere-se ligao de um documento a outro, neste caso, pginas web. Mas a Web no foi o primeiro sistema de hipertexto a ser imaginado ou desenvolvido. Em 1945, durante a segunda guerra mundial, um importante cien7 tista americano Vannevar Bush, vislumbrou um sistema que poderia ligar dois documentos . Com a hipottica mquina memex, como ele a chamou, as pessoas poderiam criar trilhas de informaes relacionadas. Mais tarde, Ted Nelson que cunhou o termo hyperlink desenvolveu um sistema chamado Projeto Xanadu, considerado o sistema de hipertexto pioneiro (apesar de ter levado 30 anos para ser completado e no ser bem-sucedido). Outras tentativas seguiram-se incluindo o HyperCard, uma das primeiras aplicaes hipertexto comercialmente viveis, introduzida pela Apple Computer em 1987. Usando a Web, descubra mais sobre cada um desses sistemas e responda as seguintes perguntas.

Vannevar Bush, As We May Think, Atlantic Monthly (1945). www.theatlantic.com/doc/194507/bush.

C A P T U LO 1

I N TROD UZ I N D O A N AVEG A O W EB

43

a. Quais so as vantagens e desvantagens de cada um desses sistemas? (Considere a memex como se fosse um sistema real.) b. Como eles abordaram a soluo do problema de navegar atravs da informao? c. Quais so as diferenas desses sistemas e da Web? d. Cite dois outros sistemas de hipertexto, excluindo o Xanadu e o HyperCard. Que abordagem eles usaram para ligar as informaes e permitir s pessoas navegarem?

LEITURA ADICIONAL
As We May Think, por Vannevar Bush (Atlantic Monthly, Julho de 1945).
Este o ensaio clssico de Bush o ento conselheiro cientfico do presidente Roosevelt (dos EUA) que inspirou muitos projetos de hipertexto. Este ensaio inclui amplas discusses sobre o papel da cincia, tecnologia e informao. Apesar das referncias a tecnologias especficas estarem claramente ultrapassadas, os sentimentos expressos no ensaio so atemporais. Disponvel online em: www.theatlantic.com/doc/194507/bush.

The Design of Everyday Things, por Donald A. Norman (Doubleday, 1990).


Este um trabalho seminal em design centrado no usurio obrigatrio para qualquer designer. Norman usa muitos exemplos do dia-a-dia para basear seus argumentos. Ele aponta frequentemente falhas no design em todos os tipos de situaes. Norman tende a repetir as coisas e a vagar sem um destino claro s vezes, mas o foco central deste livro claro: as necessidades dos usurios no so as mesmas dos designers.

Persuasive Technology: Using Computers to Change What We Think and Do, por B.J. Fogg (Morgan Koffmann; 2002).
Este livro altamente recomendado para qualquer um que trabalhe com design de interface. Fogg essencialmente define uma disciplina completamente nova em um nico volume. Em um incrvel nvel de detalhe, ele descreve a mirade de questes que envolvem a credibilidade e computadores. Apesar deste livro poder facilmente servir como um livro-texto acadmico, ele possui apelo para uma audincia maior. As discusses so fceis de serem seguidas e s vezes hipnotizantes. Exemplos ricos e relevantes trazem conceitos vida.

You might also like