You are on page 1of 3

PROPRIEDADES DO AR Atmosfera a camada gasosa que envolve a terra e fundamental para a vida na terra.

Funes da atmosfera: Protege o planeta de radiaes ultravioletas; Absorve e detm parte do calor; Provoca a desintegrao de alguns meteoritos; Facilita o ciclo da gua; Contm gases essenciais vida.

- um meio gasoso que interage com: - A hidrosfera (mares, rios,); - A geosfera (rochas, solos,); - A biosfera (seres vivos). - A atmosfera: - Protege a terra das radiaes solares que so prejudiciais aos seres vivos; - responsvel pela manuteno de uma temperatura moderada no planeta, evitando acentuados arrefecimentos noturnos; - Protege a terra do impacto de meteoritos vindos do espao. A atmosfera constituda por vrias camadas com propriedades distintas. Troposfera uma camada que constituda pelo ar que nos rodeia. nela que se produz a chuva, as nuvens, a trovoada, a neve, e que voam os avies. Estratosfera uma camada de um gs muito importante para a manuteno da vida do nosso planeta, o ozono. Essa camada designa-se camada de ozono. Este gs reduz a qualidade de raios ultravioleta que atingem a terra, radiaes solares responsveis por inmeros casos de cancro de pele. Mesosfera a camada mais fria da atmosfera. Termosfera uma camada que se situa entre os 85 Km e os 600 Km de altitude. Exosfera uma camada que corresponde parte superior da atmosfera, situando-se acima da termosfera. O ar existe na atmosfera, no entanto, podemos encontra-lo tambm no solo ou dissolvido na gua.

CONSTITUIO DO AR
Propriedades do ar
invisvel, incolor, inspida, inodora, tem peso, ocupa espao, pode comprimir-se, tem forma varivel, tem presso atmosfrica; comburente (permite as combustes)- oxignio

Quando se algo arde realiza-se uma Combusto- para que isso acontea necessrio: Uma substncia que arda- Combustvel Uma substncia que alimente essa Combusto- O comburente

No caso das fogueiras o combustvel a madeira e o comburente o gs, na atmosfera, o oxignio. O ar uma mistura de gases. Os seus principais constituintes so o azoto e o oxignio. O oxignio (21%) ocupa mais ou menos 1/5 do volume total do ar. E o azoto (78%) maior parte do volume mais ao menos 4/5. A composio do ar a seguinte: 78% de Azoto 21% de oxignio 1% de vapor de gua, dixido de carbono e outros tipos de gases.

Composio do ar

Os gases constituintes do ar, para alm de indispensveis vida, so utilizados em vrias atividades humanas (indstria, agricultura, transportes, desporto e medicina).
O Azoto usado na produo de adubos para fertilizar os campos. O Oxignio indispensvel respirao dos seres vivos. Em determinadas situaes h necessidade de fornecer oxignio (doentes e montanhistas). Nas indstrias este gs tambm usado para tornar as combustes mais ativas. O Dixido de Carbono fundamental para que as plantas produzam o seu alimento e faam a fotossntese. utilizado tambm para se dissolver nos refrigerantes. Serve ainda para produzir neve carbnica, que se encontra nos extintores de incndio, para combater as combustes.

POLUIO DO AR Poluio do Ar: A poluio atmosfrica tem como caracterstica principal, a presena de gases txicos e partculas slidas no ar, eliminados pelas indstrias (siderrgicas e petroqumicas por exemplo), queima de carvo e petrleo, automveis e na combusto domstica. Uma consequncia da poluio do ar o efeito estufa, causado pela subida dos valores, na atmosfera, de alguns gases, principalmente o monxido e o dixido de carbono, lanados pelos escapes dos automveis. Tambm provoca problemas de sade, doenas do aparelho respiratrio, nos seres humanos, como por exemplo, a bronquite, a asma e o cancro pulmonar.

A importncia dos gases atmosfricos Os gases atmosfricos so utilizados em vrias atividades do ser humano como por exemplo a agricultura, as viagens de carro, A fotossntese a

You might also like