You are on page 1of 7

CAPA

SUMRIO

Resumo O presente trabalho apresenta aos alunos alguns aspectos sobre a EIRELI....

Palavras Chaves: Abstract This Keywords:

Introduo Na Introduo, de se esperar que seja apresentado o tema de pesquisa.

Objetivos Este captulo deve comear de forma direta, anunciando para o leitor/avaliador quais so os objetivos da pesquisa: "O objetivo desta pesquisa ..."; "Pretende-se ao longo da pesquisa verificar a relao existente entre..."; "Este trabalho enfocar..."; so algumas das formas s quais possvel recorrer. Se na Introduo era apresentado o tema, no captulo Objetivos ser abordado o problema, bem como as hipteses que motivaro a pesquisa cientfica. A pergunta chave para este captulo "o que se pretende pesquisar?" Um problema cientfico tem a forma de uma questo, de uma pergunta. Mas uma questo de tipo especial. uma pergunta formulada de tal maneira que orientar a investigao cientfica e cuja soluo representar uma ampliao de nossos conhecimentos sobre o tema que lhe deu origem. Uma resposta provisria a este problema cientfico o que chamamos dehiptese. A pesquisa cientfica dever comprovar a adequao de nossa hiptese, comprovando se ela, de fato, uma soluo coerente para o problema cientfico anteriormente formulado. Franz Victor Rudio apresenta, em seu livro, uma srie de interrogaes que podem ajudar o jovem pesquisador a escolher o seu tema de investigao e verificar sua viabilidade: "a) este problema pode realmente ser resolvido pelo processo de pesquisa cientfica?

b) o problema suficientemente relevante a ponto de justificar que a pesquisa seja feita (se no to relevante, existe, com certeza, outros problemas mais importantes que esto esperando pesquisa par serem resolvidos)? c) Trata-se realmente de um problema original? d) a pesquisa factvel? e) ainda que seja bom o problema adequado para mim? f) pode-se chegar a uma concluso valiosa? g) tenho a necessria competncia para planejar e executar um estudo desse tipo? h) os dados, que a pesquisa exige, podem ser realmente obtidos? i) h recursos financeiros disponveis para a realizao da pesquisa? j) terei tempo de terminar o projeto? l) serei persistente?" (Rudio, 1999, p. 96). Justificativa Chegou a hora de dizer porque a universidade, o orientador ou uma instituio de financiamento deve apostar na pesquisa proposta. Neste captulo justificada a relevncia do tema para a rea do conhecimento cientfico qual o trabalho est vinculado. A pergunta chave deste captulo "por que esta pesquisa deve ser realizada?" nas justificativas que o pesquisador deve apresentar o estado da arte, ou seja o ponto no qual se encontram as pesquisas cientficas sobre o tema escolhido. O dilogo com os principais autores ou correntes interpretativas sobre o tema deve ser levado a cabo neste captulo. J que aqui que sero feitas o maior nmero de citaes ou referncias bibliogrficas, vamos repassar brevemente as tcnicas de citao e referncia. Se a citao tiver at duas linhas, ela pode ser reproduzida em itlico, no corpo do pargrafo.

E no esquecer, "a citao deve ser direta e deve vir entre aspas, como todas as citaes e com indicao da fonte seja em rodap, seja pelo sistema autor/data." (Henriques e Medeiros, 1999, p. 127). Quando a citao tiver trs ou mais linhas ela dever iniciar um novo pargrafo e estar digitada com um espaamento entre linhas 1,5, um espao antes, um depois e recuo esquerda.4 o que ensina Medeiros: "No trabalho cientfico, as citaes com at duas linhas so includas no pargrafo em que se faz referncia a seu autor. J as transcries de trs linhas ou mais devem ser destacadas, ocupando pargrafo prprio e observando-se recuo e aspas no incio e no final da citao." (Medeiros, 1999, p. 104) Na barra de ferramentas do Word h o boto Aumentar Recuo, muito til nessas situaes, outra possibilidade criar o estilo Citao, atravs do menu Formatar Estilo, com espaamento entre linhas 1,5 e recuo esquerdo 2,5cm. Quando uma citao vier intercalada por outra citao, est ltima vir entre aspas simples ( ) Vale ainda lembrar que supresses no texto citado devem ser assinaladas por reticncias entre parnteses (...) ; e que destaques no texto transcrito devem ser feitos com itlico, assinalando ao final, entre parnteses a expresso "grifos nossos" At aqui utilizamos a tcnica autor/data, a recomendada para as monografias e publicaes da UniABC. Outra opo a tcnica referncia de rodap. Neste caso, a indicao do autor, do ttulo do livro e da pgina vo no rodap.6 Para isso deve ser utilizado o menu Inserir Notas do Word e escolha Nota de rodap eAutoNumerao.

Metodologia Neste captulo o pesquisador dever anunciar o tipo de pesquisa (formulador, descritivo ou exploratrio) que empreender e as ferramentas que mobilizar para tal (Cf. Moraes, 1998, p. 8-10 ). A pergunta chave que deve ser respondida aqui "como ser realizada a pesquisa?" "Trata-se de explicitar aqui se se trata de pesquisa emprica, com trabalho de campo ou de laboratrio, de pesquisa terica ou de pesquisa histrica ou se de um trabalho que

combinar, e at que ponto, as varias formas de pesquisa. Diretamente relacionados com o tipo de pesquisa sero os mtodos e tcnicas a serem adotados." (Severino, 1996, p. 130) O pesquisador dever esboar a trajetria que seguir ao longo de sua atividade de pesquisa. Para tanto dever destacar: 1) os critrios de seleo e a localizao das fontes de informao; 2) os mtodos e tcnicas utilizados para a coleta de dados; 3) os testes previamente realizados da tcnica de coleta de dados. Ao contrrio do que geralmente se pensa, dados no so necessariamente expressos em nmeros e processados estatisticamente. O tipo de dados coletados durante a pesquisa depende do tipo de estudo realizado. Eles tanto podem ser o resultado de:

1. pesquisa experimental; 2. pesquisa bibliogrfica; 3. pesquisa documental; 4. entrevista; 5. questionrios e formulrios; 6. observao sistemtica 7. estudo de caso 8. relatrios de estgio." (Pdua, 1998, p. 132)

Para estas e outras regras de citao ver Segismundo Spina (1984, p. 55) Cronograma No cronograma o pesquisador dever fazer um planejamento das atividades ao longo do tempo que voc dispe para a pesquisa. Ele uma excelente ferramenta para controlar o tempo de trabalho e o ritmo de produo. Ao mesmo tempo, servir para o orientador acompanhar o andamento da pesquisa. Tambm aqui h uma pergunta chave: "quando as diferentes etapas da pesquisa sero levadas a cabo?" A forma mais fcil de organizar um cronograma sob a forma de uma tabela. Com algumas variaes tais normas so apresentadas, entre outros, por Severino (1996, p. 90-93) e Medeiros (1999, p. 1789-183). Embora Medeiros aconselhe a reproduo de todos os dados da obra no rodap, tal medida desnecessria, uma vez que eles se encontram na bibliografia do Projeto.

Para esquemas de captulo metodolgico ver Barros e Lehfeld (1999, p. 36-37) e Salomon (1999, p.222). Para tanto pode ser utilizado o menu Tabela do Word para inseri-la. Depois devem ser selecionadas as clulas que necessrio marcar e com o comando Bordas e Sombreamento do menuFormatar preench-las, conforme o exemplo abaixo: 2012 Ms abril Reviso bibliogrfica Aplicao de questionrios Processamento dos dados Observao no local da pesquisa Entrevistas Bibliografia Ms maio

You might also like