You are on page 1of 9

ndice

ndice.1 Introduo.2 Primeiros Anos.3 Incio de Carreira.4,5 Fase final..6 Concluso.7 Notas Bibliogrficas8 Notas do Professor.9

Introduo
Michael Faraday foi um dos fsicos mais brilhantes do seculo XIX, apesar de ser pouco conhecido pela maioria da populao mundial. Foi pioneiro na descoberta da Induo do eletromagnetismo e do diamagnetismo, introduzindo tambm os conceitos de campo e de linhas de campo, construindo tambm o primeiro gerador de corrente.

Primeiros anos
Em 22 de setembro de 1791 em Newington Butts, no sul de Londres nasce Michael Faraday. Originrio de uma famlia pobre com mais trs irmos, cedo deixa a escola para ir trabalhar. Aos 13 anos comea a trabalhar como encadernador e comerciante de livros, o seu patrono deixava-o ler os livros que encadernava de onde comeou a surgir interesse sobre assuntos sobre qumica e eletricidade. Com o pouco dinheiro que tinha e como resultado destas leituras comeou a realizar experiencias qumicas simples a partir de um livro chamado Experiencias Qumicas. O seu interesse ia aumentando, e as suas experiencias iam desenvolvendo a sua tcnica e a sua inteligncia. A partir de 1810 Faraday assistia a aulas de John Tatum (fundador de uma sociedade Filosfica), sobre diversos assuntos, mais tarde foi convidado para assistir a quatro conferncias de Sir Humphry Davy, um importante qumico e presidente da Royal Society, Faraday tirava imensas notas e em 1812 enviou as suas notas em formato mais completo para Sir Humphry Davy, este tratou de arranjar um encontro imediato para conhecer Faraday.

Incio de Carreira
Em maro de 1813, foi nomeado ajudante de laboratrio da Royal Instituition por recomendao de Humphry Davy, seis meses mais tarde, Davy convida-o para acompanha-lo em uma srie de conferencias pela europa. Esta viagem marcou-o bastante, como mais tarde veio a admitir, conheceu o mar, as montanhas, o Vesvio, em Paris viu Napoleo Bonaparte. Travou conhecimento com Alessando Volta, Andre-Marie Ampere, Joseph GayLussac entre outros cientistas. Volta a Inglaterra em 1815 e passa a integrar o Royal Institution como conferencista ocasional, ganhando mais notoriedade. Casa-se em 1821 com Sarah Barnard a 12 de Junho, de onde no tiveram quaisquer filhos. No dia 3 de Setembro deste ano comprova a teoria de William Hyde Wollaston de que uma barra de man gira em torno de um fio eletrizado e que um fio suspenso eletrizado gira em torno de um man fixo, No natal desse ano fez com que o fio se movesse pela influncia terrestre. A 5 de Maro de 1823 com a ajuda de Humphry Davy, Faraday consegue obter cloro liquido, Sendo eleito membro em 1824 pela Royal Society. Em Fevereiro de 1825 recebeu a nomeao para diretor de laboratrio, nesse mesmo ano separou o benzeno de leo de baleia, nos quatro anos seguintes obteve varias qualidades de vidro e aperfeioo-o o telescpio. Em 17 de outubro de 1831, demonstrou que era possvel converter energia mecnica em energia eltrica. Foi a primeira demonstrao de um dnamo, que veio a ser o principal meio de fornecimento de corrente eltrica. No dia 29 desse ms, pegou um disco de cobre preso a um cabo e um man em formato de ferradura. Entre os plos do man fez girar o disco, que estava ligado a um galvanmetro, a agulha se moveu com o girar do disco. Em 1832, fundou a eletroqumica e desenvolveu as leis da eletrlise. Neste mesmo ano, recebeu o Diploma Honorrio da Universidade de Oxford, sendo homenageado com a medalha Copley da Royal Society, a maior honraria j concedida por ela. Em 1833 tornou-se professor catedrtico em Fullerton de qumica na Royal Institution. A gaiola de Faraday foi inventada em 1836, quis demonstrar que uma superfcie condutora eletrizada possui campo eltrico nulo em seu interior dado que as cargas se distribuem de forma homognea na parte mais externa da superfcie condutora (o que fcil de provar com a Lei de Gauss), como exemplo podemos citar o Gerador de Van de Graaff.

Na experiencia, Faraday utilizou uma gaiola metlica, que era eletrificada e um corpo dentro da gaiola que poderia permanecer isolado sem levar nenhuma descarga eltrica. Em 1852 escreveu um texto No Caracter fsico das Linhas da Fora Magntica sobre a Linha de Fora. Numa experiencia observou as linhas formadas por limalhas de ferro em uma folha de papel colocada sobre um man, Michael Faraday props assim o conceito de linhas de fora, essas linhas permitem estudar por onde passa o campo eltrico, e sua intensidade, conforme a concentrao de limalha de ferro em determinada regio, elas so definidas como linhas imaginrias que mostram a atuao do campo eltrico em um determinado ponto no espao.

Fase Final
Em 1857, o professor Tyndall lhe oferece a presidncia da Royal Society, mas Michael recusa: quero ser simplesmente Michael Faraday at ao fim. Ele queria continuar com suas experincias, se fosse presidente no teria tempo para isso. Faraday morreu na sua casa em Hampton Court, aos 75 anos e no foi enterrado na Abadia de Westminster, mas no Cemitrio de Highgate.

Concluso
Michael faraday foi inegavelmente um fsico extraordinrio, com uma capacidade de viso enorme, a sua procura incessante pela descoberta de tcnicas, teorias e mecanismos novos, trouxeram ao mundo progresso. Apesar de uma juventude difcil, Faraday traou para si enormes glrias e uma vida cheia de conhecimentos.

Notas Bibliogrficas
Este trabalho Biografia de Michael Faraday, foi realizado e baseado em textos da Wikipedia.pt.

Notas do Professor

You might also like