You are on page 1of 4

PROBLEMAS NA COLUNA CERVICAL PODEM PROVOCAR DORES EM OUTRAS PARTES DO CORPO

A coluna cervical formada por sete vrtebras e a parte mais alta da coluna vertebral e faz sustentao para a cabea. Equivale especificamente a regio do pescoo. Possui 8 pares de nervos que saem da medula pelo espao de cada vrtebra. Logo abaixo da coluna cervical, encontra-se a coluna torcica com 12 vrtebras e abrange a regio do meio das costas e abaixo da coluna torcica est a coluna lombar com 5 vrtebras e localiza-se prxima da regio do quadril. A coluna cervical tem bastante mobilidade e faz com que possamos girar a cabea ao ponto de podermos olhar para os lados, para cima e para baixo. Ela auxilia tambm em nosso equilbrio.

Os oito pares de nervos que partem dessa regio a coluna se dirigem para a regio do pescoo, parte de trs da cabea, para a rea superior dos ombros e por toda a extenso dos braos at os dedos das mos.

Portanto, se a pessoa estiver com algum problema na coluna cervical, poder apresentar sintomas em todas essas reas por onde passam os nervos cervicais em funo de sua distribuio pelo corpo. Os problemas mais comuns que afetam a coluna cervical esto relacionados com a postura. As alteraes posturais que podem ocorrer na coluna cervical so a escoliose que um desvio lateral da coluna e faz com que a pessoa apresente uma lateralizaco da cabea, isto , a cabea fica levemente inclinada para um lado. Comum em pessoas que costumam apoiar o telefone com ombro por muito tempo. Outra alterao a hiperlordose cervical, que o aumento da curva cervical, muitas vezes projetando a cabea para frente. Pessoas que ficam muito tempo na frente do computador em uma postura ruim podem apresentar uma cabea projetada para frente e muita tenso na musculatura do pescoo e dos ombros. Nesses casos comum a stima vrtebra ficar mais saliente e o indivduo reclama que tem um aumento de volume entre o pescoo e as costas. J para as pessoas que ficam muito tempo com o pescoo fletido, isto , olhando para baixo, pode ocorrer uma retificao da curva cervical, ou mesmo uma inverso dessa curva. Todas essas alteraes vo limitar os movimentos do pescoo e da cintura escapular (ombros e braos) de alguma forma e provocar desequilbrio e tenso na musculatura. Com passar do tempo os discos intervertebrais podem ser afetados e acabar comprimindo os nevos cervicais. A musculatura tensa tambm pode comprimir esses nervos, provocando dores. Dentre os diversos os sintomas que envolvem essas alteraes e comprometimento dos nervos cervicais, podemos citar - Dores no pescoo - Dores de cabea - Dores ou incmodo no peito, principalmente quando se inspira o ar para dentro dos pulmes - Dores nos ombros, braos e mos (de um ou dos dois lados) - Formigamento em todas essas reas - Queimao - Fraqueza nos braos e nas mos.

Como os sintomas so muitos comum a pessoa fazer certas confuses e um auto-diagnstico errado. Pensa que est com alguma coisa, mas na verdade est com outra. Portanto o diagnstico clnico deve ser realizado pelo mdico que pode se auxiliar de exames como a radiografia, a tomografia e a ressonncia magntica. O tratamento mdico pode se utilizar de medicamentos analgsicos, antiinflamatrios e relaxantes musculares. Infiltraes e bloqueios do nervo tambm so procedimentos utilizados pelo mdico. As cirurgias so indicadas em alguns casos de leses mais graves dos discos e atualmente existem tcnicas minimamente invasivas que atuam diretamente no disco doente e apresentam recuperao muito rpida e com menos efeitos colaterais. O diagnstico postural e funcional feito pelo fisioterapeuta que vai esclarecer quais alteraes esto presentes e como as funes esto afetadas. A partir disto, a fisioterapia ir atuar na correo a postura, alivio das dores e no relaxamento e normalizao da musculatura que est tensionada. Desde que os discos e as vrtebras no estejam afetados de forma irreversvel, os sintomas podero ser aliviados com o uso de medicamentos. Mas no tratamento postural, onde se incluem a reeducao postural por meio de tcnicas especificas da fisioterapia e tambm pela orientao para a mudana de hbitos incorretos, que encontraremos respostas mais eficazes e duradouras para os problemas cervicais.

Sobre o autor: Sergio Fernando Zavarize Fisioterapeuta nascido em Mogi Mirim e graduado pela Pontifcia Universidade Catlica de Campinas. Fez Mestrado e Doutorado tambm pela PUC de Campinas. Atua como fisioterapeuta e professor universitrio. Tem 24 anos de experincia na rea da Fisioterapia com nfase em Postura Corporal, Reeducao Postural, Problemas de Coluna, Fisioterapia Esportiva, Ortopedia, Geriatria e Tratamento de Dores Crnicas. proprietrio da clnica Fisio Teraputica Zavarize, situada Rua Padre Jos n 396, no centro de Mogi Mirim Telefone: 3862-4180. Site: www.fisiozavarize.com.br

You might also like