You are on page 1of 5

S ABRA QUANDO AUTORIZADO LEIA COM ATENO AS INSTRUES ABAIXO

CONFIRA O SEU CADERNO


01. Este caderno de provas contm questes de mltipla escolha dispostas em ordem numrica, com apenas uma alternativa correta. 02. Confira seu caderno quando o Fiscal de Sala autorizar, pois no lhe ser entregue outro, exceto no caso do item 3. 03. Se houver falhas: folhas em branco, pginas trocadas, falta de questo, m impresso, levante o brao. O Fiscal de Sala trocar seu caderno. 04. Confira se o caderno de questes corresponde ao cargo para o qual se inscreveu.

INSTRUES E CUIDADOS NO PREENCHIMENTO DA FOLHA DE RESPOSTAS


01. Confira cuidadosamente seus dados na Folha de Respostas, assine-a, e comunique ao Fiscal de Sala em caso de alguma divergncia, no faa qualquer alterao em sua folha. 02. Use caneta esferogrfica de tinta azul ou preta. 03. As Folhas de Respostas preenchidas a lpis, no sero aceitas. 04. Preencha todos os espaos corretamente, a Leitora ptica sensvel a marcas escuras. 05. Ao terminar, verifique se todas as respostas foram marcadas, mais de uma resposta marcada ou rasurada, invalidar a questo. 06. Leia atentamente as instrues na Folha de Respostas. 07. Valem, exclusivamente, as respostas corretamente assinaladas na Folha de Respostas.

Como preencher:

ATENO:
01. Use para rascunho as partes em branco do caderno. 02. No ser permitido qualquer outro material sobre a carteira, que no seja o da prova.

PREENCHIMENTO OBRIGATRIO

n Insc. _____________

_______________________________________________________________________________________________

Nome por extenso

CARGO: TCNICO EM INFORMTICA

Este gabarito ser destacado somente pelo Fiscal de Sala no momento da entrega da Prova

TCNICO EM INFORMTICA CONHECIMENTOS ESPECFICOS 01. No Sistema Operacional Linux, para criar um diretrio com o nome tecnico, qual o comando a ser dado no prompt (console)? (A) cd tecnico (B) cat tecnico (C) mv tecnico (D) mkdir tecnico 02. No Sistema Operacional Windows XP, para que seja efetuado o compartilhamento de uma pasta, os passos a serem seguidos podero ser o seguinte: (A) no Windows Explorer, selecione a pasta que ser compartilhada, clique com o boto direito sobre ela, e selecione a opo Compartilhamento e Segurana. (B) no Windows Explorer, selecione a unidade C:\ e arraste-a at a pasta chamada Pastas Compartilhadas. (C) no Windows Explorer, selecione a pasta que ser compartilhada, clique com o boto direito sobre ela, e selecione a opo Dados Compartilhados. (D) acesse o cone Meu Computador que se encontra na rea de trabalho, selecione a pasta que ser compartilhada, clique com o boto direito sobre ela, e selecione a opo Dados Compartilhados. 03. Durante a formatao de um computador para a instalao do Sistema Operacional Windows XP, quais os sistemas de arquivos que podem ser configurados para esta instalao? (A) FAT16 e FAT32 (B) FAT32 e NTFS (C) FAT32 e EXT3 (D) NTFS e EXT3 04. Leia o pargrafo abaixo e assinale a alternativa correta, com relao ao aplicativo Microsoft Office Outlook 2010, na sua instalao padro, no idioma Portugus (Brasil). Para criar um contato a partir de uma mensagem de email recebida, siga os seguintes passos: Abra ou exiba o e-mail que contm o nome a ser adicionado lista de contatos. Clique com o boto direito do mouse no nome da pessoa desejada e clique em Adicionar a Contatos. (A) A afirmao est correta. (B) A afirmao est parcialmente correta, o primeiro passo est incorreto. (C) A afirmao est parcialmente correta, o segundo passo est incorreto. (D) A afirmao est totalmente incorreta, todos os passos esto incorretos. 05. Qual o nome do efeito aplicado a este pargrafo? Qual o nome da formatao aplicada ao enunciado acima, correspondente ao boto em destaque da figura a seguir? Considere a utilizao do Microsoft Office Word 2007, na sua instalao padro, no idioma Portugus (Brasil).

06. Com relao criao e gerenciamento de diretrios no Sistema Operacional GNU/LINUX, assinale a alternativa incorreta. (A) O diretrio /boot contm, inicialmente, os arquivos pessoais criados pelo usurio local do sistema. (B) O diretrio, como o arquivo, tambm Case Sensitive (diretrio /teste completamente diferente do diretrio /Teste). (C) Um diretrio nos sistemas Linux/UNIX so especificados por uma / e no uma \ como feito no DOS. (D) O diretrio Raiz representado por uma /. 07. Considerando a tabela da ilustrao abaixo extrada do aplicativo Microsoft Office Excel 2003 na sua instalao original, assinale a alternativa que corresponde frmula correta e sua respectiva resposta.

(A) (B) (C) (D)

=MNIMO(A2:A5), 40 =MXIMO(A2:A5), 10 =MDIA(A2:A5), 10 =SOMA(A2:A5), 100

08. O uso de algumas ferramentas do Microsoft Office Excel 2003 proporciona um ganho significativo de produtividade nas atividades cotidianas. Qual o nome do comando aplicado para filtrar clulas por seleo, para critrios simples, utilizado neste aplicativo em sua instalao original? Considere a ilustrao abaixo:

(A) (B) (C) (D)

Classificar por ordem crescente. Ordenar ordem decrescente. Congelar Painis. AutoFiltro.

(A) (B) (C) (D)

Negrito. Sublinhado. Tachado com linha nica. Tachado com linha dupla.

09. Relativo segurana durante a navegao na Internet, comum encontrarmos algumas citaes sobre Vrus e Cavalos de Troia, que so: (A) Um Cavalo de Troia um programa que se replica. Ele se dissemina fazendo cpias de si mesmo em um computador ou inserindo um cdigo de computador em arquivos dos programas ou do sistema operacional. Para que o Cavalo de Troia infecte o computador ou se dissemine, geralmente voc precisa fazer algo, como abrir um anexo de e-mail infectado. Um Vrus um programa de software malintencionado que se esconde dentro de outro programa. Ele entra no computador escondido em um programa legtimo como um protetor de tela. Em seguida ele insere seu cdigo no sistema operacional, permitindo que um hacker acesse o computador infectado.

(B) O Cavalo de Troia uma maneira de enganar os usurios de computador para que eles revelem informaes pessoais ou financeiras atravs de uma mensagem de e-mail ou site fraudulento. Um tpico Cavalo de Troia online comea com uma mensagem de e-mail que parece uma nota oficial de uma fonte confivel como um banco, uma empresa de carto de crdito ou um comerciante online de boa reputao. No e-mail, os destinatrios so direcionados a um site fraudulento em que so instrudos a fornecer suas informaes pessoais, como nmero de conta ou senha. Em seguida, essas informaes so geralmente usadas para o roubo de identidade. (C) O vrus um programa que se replica. Ele se dissemina fazendo cpias de si mesmo em um computador ou inserindo um cdigo de computador em arquivos dos programas ou do sistema operacional. Para que o vrus infecte o computador ou se dissemine, geralmente voc precisa fazer algo, como abrir um anexo de e-mail infectado. Um cavalo de Troia um programa de software mal-intencionado que se esconde dentro de outro programa. Ele entra no computador escondido em um programa legtimo como um protetor de tela. Em seguida ele insere seu cdigo no sistema operacional, permitindo que um hacker acesse o computador infectado. (D) Nenhuma das alternativas anteriores. 10. Com relao ao gerenciamento essencial de um sistema LINUX - o LILO um gerenciador de inicializao geral que pode inicializar qualquer sistema operacional instalado em uma mquina, inclusive o prprio LINUX. Sobre esta afirmao, podemos considerar corretas as alternativas abaixo, exceto: (A) existem dezenas de maneiras de configurar o LILO. (B) s existem dois mtodos para instalar o LILO: no registro principal do disco rgido e como um carregador secundrio da inicializao apenas para o LINUX. (C) se o LILO estiver instalado no registro principal da inicializao do seu drive, ou MBR, ser o primeiro cdigo a ser executado quando o disco rgido for inicializado. (D) se for instalado o Microsoft Windows 95 depois de instalar o LILO, ser necessrio reinstalar o LILO, pois o procedimento de instalao do Windows 95 ir sobregravar o MBR do disco rgido primrio. LNGUA PORTUGUESA 11. Em uma das alternativas a seguir h uma palavra que a derivao sufixal transformou-a em ato. Assinale-a. (A) Doao. (B) Felicidade. (C) Motorista. (D) Contraditrio. 12. Assinale a alternativa que no h um substantivo abstrato. (A) A liberdade do homem. (B) A concesso do alvar. (C) A palidez do doente. (D) Crianas pobres. 13. Qual das palavras a seguir formada por meio de composio por justaposio? (A) aguardente. (B) planalto. (C) pernilongo. (D) passatempo. 14. Advrbio a palavra que modifica o sentido do (A) substantivo, adjetivo e preposio. (B) artigo, preposio e pronome.

(C) verbo, adjetivo ou do prprio advrbio. (D) conjuno, numeral e substantivo. 15. A preposio pode unir-se a outras palavras formando a combinao ou contrao. Localize abaixo um caso de contrao. (A) Aonde voc vai com tanta pressa? (B) tempo de os alunos estudarem. (C) No fique contra o seu pai! (D) As pessoas desta casa foram embora. 16. Em Nosso filho chegou atrasado., o predicado (A) nominal. (B) verbo-nominal. (C) verbal. (D) predicativo do sujeito. 17. No enunciado As laranjas esto maduras., o termo sublinhado (A) adjunto adnominal. (B) adjunto adverbial. (C) aposto. (D) vocativo. 18. Identifique a figura de linguagem do enunciado a seguir. Minha vizinha um anjo. (A) Metonmia (B) Catacrese. (C) Metfora. (D) Perfrase 19. Os substantivos classificam-se quanto ao nmero em (A) prprio e abstrato. (B) composto e derivado. (C) coletivo e concreto. (D) singular e plural. 20. Em Discute-se muito em minha classe., a palavra se tem a funo de (A) ndice de indeterminao do sujeito. (B) conjuno subordinativa. (C) pronome reflexivo. (D) pronome apassivador. MATEMTICA 21. O valor da expresso 6 +2 -(-12) : 2 (A) 9 3 (B) 8 3 (C) 7 4 (D) 5 22. Simplificando a expresso (2a b ) obtm-se: (A) (B) (C) (D)
3 -2 -1 -1 -3 -1

b2 2a 3 2b

a4 3b a3
b3 a3

23. Calcule 4 625 : (A) 100 (B) 20

(C) 50 (D) 5 24. Qual o valor da expresso: (A) (B) (C) (D)

CONHECIMENTOS GERAIS 31. Um dos lderes da Revolta Balaiada era tambm chefe de um quilombo. Seu nome era: (A) Zumbi (B) Eduardo Angelim (C) Pedro Vinagre (D) Cosme 32. O Sistema Parlamentarista de Governo: (A) J existiu no Brasil, durante o 2 Imprio e aps a renncia de Jnio Quadros. (B) J existiu no Brasil, somente aps a renncia do presidente Jnio Quadros. (C) Nunca existiu no Brasil. (D) Somente existiu no Brasil durante a Regncia Trina. 33. Sobre o governo Castelo Branco incorreto afirmar que: (A) Incentivou os movimentos populares de inspirao esquerdista. (B) Instituiu o bipartidarismo. (C) Encaminhou ao Congresso o projeto da Constituio de 1967. (D) Instituiu a Lei de Segurana Nacional. 34. O que significa FAB? (A) Fonte Area do Brasil (B) Fora Area Brasileira (C) Fbrica Area Brasileira (D) Fundao Ayrton Brasil 35. Quem nasce na Etipia : (A) etiopo (B) etiopiano (C) etiopense (D) etope 36. O aeroporto da Pampulha est localizado no Estado de: (A) Rio de Janeiro (B) Minas Gerais (C) So Paulo (D) Tocantins 37. O aeroporto Internacional Deputado Magalhes est localizado no Estado: (A) Pernambuco (B) Bahia (C) Amazonas (D) So Paulo Lus Eduardo

3 + 6 3 12 3 + 5 3 = 1 3 2 0
2

25. Um nmero real y tal que 25y +10y=-1. Qual esse nmero? 1 (A) 2 1 (B) 5 1 (C) 3 1 (D) 6 26. Uma atriz muito conhecida mede 2,04 m. Para o Natal foram fabricadas bonecas em miniatura dessa atriz, na 1 (razo de semelhana). Quanto mediu cada escala 12 boneca? (A) 10 cm (B) 12 cm (C) 16 cm (D) 17 cm

1 + 20 2 27. Calcule o valor da expresso: = 1 40 4 (A) 0 (B) 1 (C) -2 (D) -4

2 28. Determine o valor de 3 26 (A) 6 27 (B) 8 24 (C) 4 22 (D) 3


4

38. BA Extenso territorial do Brasil de aproximadamente: 2 (A) 2.650.000 km 2 (B) 5.850.000 km 2 (C) 8.500.000 km 2 (D) 21.600.000 km
5

29. Sabendo que x=2 e y=2 , qual o valor da expresso 1- 3 (A) (B) (C) (D)

xy = -1 -5 -7 -9

39. A estao espacial Mir, concebida para permanecer em rbita durante 3 anos, acabou permanecendo por: (A) 20 anos (B) 12 anos (C) 10 anos (D) 15 anos 40. A primeira mulher brasileira a reger orquestra e compor msicas populares e de carnaval, como Abre-Alas, em 1899, foi a pianista: (A) Raquel de Queiroz (B) Ceclia Meirelles (C) Chiquinha Gonzaga (D) Clarice Lispector

30. Sabendo que dos cinco botes de um painel, dois abrem o fornecimento de gua de uma sala. Qual a probabilidade de uma pessoa que nunca usou esse painel abrir o fornecimento de gua dessa sala na primeira tentativa? (A) 40% (B) 20% (C) 60% (D) 80%

You might also like