You are on page 1of 3

Mtodo de Anlise "Antonio Candido" Aps uma leitura superficial do poema, alguns fatos devem ser esclarecidos: A) O contexto

histrico do autor no ato da escrita; a norma vigente; a vertente literria vigente; a relao do autor com essa vertente literria e os trabalhos passados que tm relao esttica com o objeto da anlise. Aps a anlise dos fatos acima, para se chegar ao resultado sobre o signifcado final daquele poema, dois passos devem ser seguidos: Anlise superficial da estrura: Ritmo, mtrica, a relao fontica das silbas, o modo como elas discorrem e do efeito ao poema ( A cavalgada Em Meu Sonho de Alvares de Azevedo; O arrastar penoso em Fantstica de Alberto de Oliveira etc ), prestando ateno relao das vogais ( como T, G e P etc ) e a familiaridade dos seus sons, que, nos meandros, criam uma "rede sonora". A partir dessa anlise atomizada da estrutura do poema, tenta se procurar a frmula sobre a qual ele foi construdo, e assim achar o seu significado. Anlise profunda da estrutura: Aonde, baseando-se nos dados resgatados a priori e na anlise superficial, tentamos encontrar o real significado, prestando bastante ateno ao real significado do signo, e qual o posicionamento deste dentro daquele contexto, utilizando-se da lgica para chegar uma resposta cabvel. Para um maior embasamento, a anlise profunda pode se apoiar em textos de outros autores, que complementem a ideia que voc possui sobre "objetivo do objeto da anlise". Todo e qualquer aspecto do objeto deve ser levado em considerao, como, por exemplo o "rio parado" no poema de Alberto de Oliveira, aonde Antonio Candido releva a natureza dos rios, que correr, mas ao mesmo tempo, baseando-se no carter mistico e mitologico da obra, liga o significado de rio parado ao rio Aqueronte, que serve como uma barreira entre o mundo dos vivos e dos mortos na mitologia grega, que se encaixa na descrio do poema sobre um ambiente escuro, e apenas releva mais ainda o caracter sombrio do objeto em questo. Outro aspecto a ser levado em considerao na hora da anlise de uma obra a lexicalidade e o real significado das palavras ali expostas, nunca esquecendo de que o que hoje possui um significado, poca em que foi escrito ou, caso voc perceba que o autor queira fazer um resgate de seu significado em uma poca anterior, no signifcavam a mesma coisa.

Sempre atentar a questo da "alegoria", que pode transformar um agente simples num Eu lrico extremamente complexo, como o personagem do "Poema tirado de uma notcia" do Bandeira ou o pastor da Lira 77 de Antonio Gonazaga.

Outro fator importante a "rede sonora" muitas vezes tecidas pelas irms labias e velopalatais, como os T, G, T, P na cavalgada ambigua de Alvares de Azevedo, que criam a sensao de trote, como de um cavalo, na leitura. Sempre quando, no mbito da anlise, nos depararmos com simbolismos, como o Rio em Fantstica do Alberto de Oliveira, levar em considerao todos os seus aspectos, como nesse caso, aonde o rio, identificado como "parado", coisa que vai naturalmente contra a natureza dos rios, na verdade pode ser ligado ao Aqueronte da mitologia grega, como aponta Candido, que um rio parado que existe entre o mundo dos vivos e dos mortos. " Chegando hiptese sobre o signifcado final (prepara no apenas pela anlise da linguagem e da estrutura, mas pela comparao de textos e referncias histricas), a primeira pergunta que ocorre se este poema significa alguma coisa alm dos sentidos parciais, j vistos, porque como "objeto potico" ele seria apenas o que estes dizem, nada mais, ao contrrio dos textos analisados antes. " Candido, A. Na sala de Aula, pg 67 Para fazer uma leitura sonora, comeamos pela exerccio do ouvido, como aponta candido, pg 73, aonde tentamos captar o rimo correto da leitura: "passamos estrtura gramatical, para ver que o ritmo corresponde mudana de funo do substantivo, impondo uma pontuao obritria; chegamos a concluir que o significado se manifesta como funo dos elementos estruturais, desde que sejam percebidos numa perspectiva adequada", conclui, em relao aos cavalinhos correndo e os cavales comendo no Rond de Manuel Bandeira, aonde correr e comer esto no mesmo nvel, por serem aes que podem ser executadas tanto por homens quanto por cavalos, mas que, o plana ritmico revela que a ao de comer, quando atribuida ao homem, se "processa como galope, e isso o reduz ao nvel do cavalo" Os cavalinhos vo correndo - direto, sem pausas, suave E ns // cavales // comendo - staccado, obrigando que a leitura seja pausada e "troteada". O fato d eum estar em ritmo que devia condizer ao outro destaca a realidade opositria do poema. Ainda na contradio de termos, um dos fatores que mais eleva essa condio a ironia, geralmente retratada na potica por meio de reticncias, como faz bandeira, no primeiro distico do seu Rond. " Na anlise, que no pode se limitar s instituies, mas precisa suscit-las ou confirmm-las, a estrutura tem precedncia como elemento de compreenso objetiva. Pelo menos como etapa do mtodo, o signficado pode ser considerado como contido nela" Candido, Na sala de Aula, pg 77.

errado supor, como aponta Candido, de que, s porque um poema no possui mtrica nem rima, se enquadrando num quadro no-convecional, ele totalmente destituido de uma organizao. Com poemas como esses, somos geralmente jogados diretamente no nvel do significado. " Na anlise de um poema 'livre', o objetivo inicial a prpria articulao potica". Sempre relevar o aspecto "cena-ato" e "cena-agente", de Kenneth Burke. O "efeito de adjacncia", segundo Candido, quando a contiguidade dos termos faz que um exera influncia sobre o sentido do outro, , de tal modo que que as alteraes semnticas acabam consagradas pelo novo relacionamento deles. Citando os pianos de O Pastor Pianista de Murilo Mendes, Candido diz que esses "transformam o atributo acessrio em elemento essecial, que define a natureza do sujeito. Em prinpio, o que atributio no pode ser essencial, mas tais paradoxos so riquezas da linguagem potica. "Pastor" e "Pianista" no ficam no mesmo plano de significao, mas o segundo acaba parecendo de forma adjetivada de um adjunto nominal - 'pastor de pianos'. " Ainda no contexto do poema de Murilo Mendes, o desvendar do ncleo responsvel pela irradiao do elemento potico, que no caso contrasta com os elementos lgicos, seja porque diverge deles como nexo semntico, seja porque os fora a signficiar conforme o seu nexo prprio, esse se materializando na natureza surrealista do poema.

You might also like