You are on page 1of 30

152

ANDROGOGIA

CAPTULO

Andragogia

Quem o adulto na ANDRAGOGIA? aquele que ocupa o status definido pela sociedade, por ser maduro o suficiente para a continuidade da espcie e auto-administrao cognitiva (reconhecer, perceber, familiarizar), sendo capaz de responder pelos seus atos diante dela. O homem o nico ser de toda natureza que possui conscincia de seus atos e capacidade de buscar novos conhecimentos por vontade prpria. Devido a esse fato, desde a pr-histria, ele o ser mais desenvolvido de todos. Movido principalmente por necessidades naturais, ou por pura e simples curiosidade, o homem fez grandes descobertas e realizou criaes revolucionrias, desde a utilizao do fogo, at as mais atuais e modernas tecnologias. Com esta natureza incansvel de busca de informaes o homem precisou adaptar seu meio de vida de forma que, cada vez mais, as informaes estivessem disponveis de maneira mais acessvel a quem estivesse interessado em obt-las. Portanto, durante a Renascena foi criado o livro impresso, fazendo que a informao se espalhasse de maneira muito mais ampla. Entretanto, naquela poca as pessoas dotadas da capacidade de ler eram poucas, para elas os livros eram ferramentas atrativas, mas completamente inteis, mas o desejo de ensinar e aprender fez que a alfabetizao fosse realizada com maior afinco, gerando pessoas mais cultas, munidas de conhecimento, capazes de criar novas invenes e fazer grandes atos. O desejo humano de cada vez mais adquirir novas informaes e conhecimentos nunca cessar. O homem precisa constantemente buscar novidades teis, e por isso fez-se necessrio que fossem criados novos meios de comunicao para veicular essas informaes. Nascidos da prpria criatividade humana surgiram o rdio, a televiso, a internet que faz que estejamos a apenas um clique de qualquer fonte ou lugar do mundo, e que propicia grandes recursos de aprendizado como, por exemplo, o e-learning; recursos de ensino e aprendizagem como livros, revistas, palestras, workshops e treinamentos, etc. Nosso aprendizado constante, e tem incio nos primeiros anos de nossas vidas. Assim que comeamos a fazer descobertas a respeito do meio com que convivemos, identificamos nossos pais, conhecemos nosso corpo, etc. No se-

Sem ttulo-7

152

19/2/2004, 14:17

1a. Prova

A LGICA DA VENDA

153

gundo estgio, a escola, j existe maior interao social, e possvel identificar traos de personalidade que tendem a nos acompanhar pelo resto da vida. Em mdia, passamos 13 anos de nossas vidas na escola. Durante este perodo, somos capazes de colher um grande nmero de informaes; entretanto, considerando a quantidade de informaes transmitidas pelos professores, somente uma pequena parcela posta em prtica. Isso ocorre por dois motivos: primeiro no surge, e dificilmente surgir uma oportunidade de pr o conhecimento em prtica; segundo, o conhecimento ficou tanto tempo sem ser posto em prtica que foi perdido. No perodo escolar, quase tudo que nos ensinado provm de um currculo pr-estabelecido que de certa forma exigido pela sociedade de um modo geral. O professor o centro das atenes e praticamente a nica fonte de conhecimento, ocupando o topo da hierarquia dentro da sala de aula. Os alunos dependem de sua orientao e so motivados por estmulos externos como notas, presso dos pais, preparao para o vestibular, etc. O mtodo utilizado na escola conhecido como pedagogia, e durante este perodo estudantil mostra-se bastante eficaz, pois os alunos iniciam seus estudos de forma completamente dependente, mas ao longo do tempo vo ganhando autonomia e conforme atingem a maturidade deixam de ser dependentes para tornar-se adultos e assumirem seu lugar na sociedade. Adquirem responsabilidades, anseios e passam a decidir suas prioridades e ambies. Portanto, ao longo do desenvolvimento do homem sua personalidade vai sendo formada na medida em que adquire autonomia e ao invs de ter seu conhecimento induzido ele passar a busc-lo.

As oito idades do homem


Erick Erikson realizou um estudo sobre o crescimento e desenvolvimento humano. Baseado nos dados que colheu, subdividiu a vida do homem em oito estgios, que foram determinados pelas de caractersticas predominantes na personalidade, prioridades e posturas que tendem a ser tomadas. Cada uma das oito idades est diretamente ligada a um momento de nossas vidas.

1. Oral-Sensorial
Este estgio compreende o primeiro ano de vida, no qual somos completamente dependentes de nossos pais e incapazes de sobreviver sozinhos. Neste perodo so criados e fortalecidos os primeiros laos afetivos maternos e paternos. Tomamos conscincia de que nossos pais cuidam de ns e podemos confiar neles devido ao amor transmitido por ambas as partes. Atravs do choro expressamos a fome, dor, carncia afetiva ou mesmo a desconfiana com pessoas estranhas que podem estar tentando nos confortar, ou que acabam praticando algo desagradvel conosco, sendo este ato proposital ou no.

Sem ttulo-7

153

19/2/2004, 14:17

1a. Prova

154

ANDROGOGIA

2. Muscular
Nesta fase ainda somos completamente dependentes de nossos pais, porm j sentimos a necessidade e o impulso de nos tornarmos um pouco mais independentes. A criana comea a descobrir seu prprio corpo, comea a perceber melhor a diferena entre as pessoas e as identifica com maior preciso; desconfia mais de estranhos e comea a expressar vergonha em certas ocasies, seja no modo como a olham, tocam, ou como se expressam diante dela.

3. Locomoo-Genital
Surge a fala e a locomoo que propiciam criana uma nova e grandiosa oportunidade de explorar o mundo em que vive. Como h muito o que aprender, a curiosidade extremamente aguada e a criana acaba se tornando um explorador que busca novas informaes de forma constante. Comeam as interaes com outras pessoas de forma mais constante e consistente, expressa grande curiosidade quando est diante de outras crianas, e em geral sente-se vontade com elas, e se compara muito. J conhece e identifica as partes de seu corpo. E comea a formar conceitos do que certo ou errado. Portanto, quando motivada a realizar algo (com um sorriso, aplauso ou um simples muito bem!) tende a reconhecer o incentivo e a adotar o ato realizado de forma constante. Em contrapartida comea a descobrir as limitaes que lhe so impostas pelos adultos, as coisas erradas, e a palavra no que vai se tornando cada vez mais freqente em seu dia-a-dia, e acaba por se incorporar em seu vocabulrio. Quando repreendida (ou quando simplesmente julga ser), tende a reagir com o choro, e em seguida procura por afago, expressando assim culpa e a necessidade de ser perdoada. quando comeam a nos limitar.

4. Latncia
Nesta fase, que vai at aproximadamente os 12 anos, ingressamos na escola e ampliamos de forma bem considervel nossos relacionamentos interpessoais. Comeam a surgir disputas sociais, principalmente para atrair a ateno para ns. Estas tentativas podem ser bem sucedidas, gerando auto-realizao, orgulho e superioridade que se no forem bem administrados provocam egosmo e egocentrismo. Se a tentativa for frustrada, pode ser criado um bloqueio, trauma ou frustrao emocional, que geram sentimentos de culpa, incompreenso, injustia, inferioridade, cimes e inveja.

5. Puberdade e adolescncia
quando comea a transio da infncia para a fase adulta; ocorrem mudanas de forma brusca e repentina em nosso corpo, modo de vida, organizao social e prioridades. Esse turbilho de novidades e cobranas geram muitas confuses

Sem ttulo-7

154

19/2/2004, 14:17

1a. Prova

A LGICA DA VENDA

155

ideolgicas e por isso comeamos a questionar o nosso modo de vida e o das outras pessoas, geralmente de forma comparativa. Durante vrias ocasies nos sentimos divididos e muitas vezes optamos por caminhos mais difceis e desastrosos, que se considerados de forma positiva acabam gerando boas lies de vida. Passamos a buscar a independncia paterna, mas de acordo com o curso comum das coisas ela ainda no concedida e as represses (mesmo que perfeitamente justificadas) acabam por gerar grandes frustraes. Nossa personalidade definitiva comea a ser delineada baseando-se no conhecimento adquirido, em experincias vividas, exemplos externos, d-se incio criao da identidade individual.

6. Jovem adulto
Estamos a um passo de nos tornarmos independentes e autnomos; entretanto, a ansiedade faz este passo parecer gigantesco. Durante este perodo atingimos a maioridade legal; todavia, isso no quer dizer muita coisa na prtica. Comeamos a tornar slidos nossos ideais, conceitos e objetivos; traamos metas e damos incio carreira profissional, porm estabilizar nos leva tempo e ainda precisamos de apoio e ajuda. J que a independncia ainda no veio, pelo menos exigimos privacidade! J no somos to confidentes, principalmente com nossos pais, omitimos coisas e protegemos segredos. Sendo assim nos isolamos de nossa famlia, afinal o prximo passo a autonomia e a criao da prpria carreira e famlia.

7. Adulto
Enfim, a autonomia chega! Nessa fase nos estabilizamos, construmos nossa carreira profissional, traamos e atingimos metas, construmos uma famlia, deixamos de ser dependentes, e passamos a ser responsveis. Responsveis pela autosustentao, pela administrao do lar, pela busca de informaes, pelos nossos filhos, etc. Definimos nossas metas e objetivos, escolhemos prioridades, planejamos o futuro (incluindo a aposentadoria...), decidimos que informaes nos so teis e como busc-las e temos plena noo das conseqncias e benefcios que nossas atitudes podem resultar. Com a nossa prole inicia-se um novo ciclo.

8. Estgio final
Se tudo correu como planejado, nesta fase estaremos levando uma vida segura, estabilizada e satisfeita com nossas realizaes ao longo da existncia, que sero imortalizadas por nossos herdeiros. Completa-se o ciclo. Como voc notou, nossa maior busca ao longo da vida a de independncia e auto-suficincia, que realizada de modo progressivo. Quando atingimos a autonomia raramente permitimos que escolhas sejam feitas por outras pessoas

Sem ttulo-7

155

19/2/2004, 14:17

1a. Prova

156

ANDROGOGIA

e, mesmo se feitas sob presso, no sero bem-vindas. Passamos a trilhar nossos prprios caminhos, definindo de forma individual o que queremos ou no, coisa que na infncia no era permitida. fato: o adulto no recebe imposies de forma positiva, pelo contrrio, o que ele tende a fazer gerar um bloqueio que o incapacita de realizar coisas que no derivam de sua escolha prpria.

Princpios Pedaggicos
Entendemos que a pedagogia a filosofia, a cincia e a tcnica de educao. Do grego: pais, paids = criana. Agein = conduzir. Logos = tratado, cincia, ficando bem caracterizada pelo seu objeto principal, a criana. Devido ao fato de que, quando crianas somos dependentes, poucas escolhas nos so permitidas, dentre elas o que iremos aprender. Na escola, por meio do mtodo pedaggico, seguimos um currculo padronizado que definido pelos professores, que por sua vez se baseiam nas exigncias da sociedade. Existe uma hierarquia autoritria onde o professor controla seus alunos e toma praticamente todas as decises por eles: escolhendo quais caminhos sero seguidos e quais assuntos sero tratados, quando e como o contedo ser ensinado, e determinar, por meio de provas e testes, se ele foi bem aprendido ou no. Logo, os alunos, situados numa posio inferior da classe, precisam submeter-se s exigncias de seu educador, sem poder optar sobre o que deseja aprender e como ir aprender. O aluno, por sua vez, reconhece que existe uma hierarquia que deve ser respeitada e que vrias exigncias precisam ser cumpridas. Portanto, ele prprio se coloca em posio inferior e submissa com relao ao professor que, aos seus olhos, a fonte mxima de conhecimento, tornando-se pronto para aprender o que ele determinar que ele deve aprender, ou ento sofrer as conseqncias determinadas por ele, como por exemplo repetir de ano. Os aprendizes tm sua orientao educacional voltada para as disciplinas, vendo o ensino como uma aquisio de contedos. Portanto, as experincias de aprendizado obtidas atravs da pedagogia so organizadas de acordo com a lgica de cada contedo, seguindo a ordem que o professor julga que ser de melhor compreenso para a classe. Os alunos, ocupando uma posio hierrquica inferior a do professor, no possuem a opo de direcionar seus estudos, tendo como incentivo e motivao razes externas como notas, aprovao ou medo de reprovao, presses dos pais, preparao para o vestibular, etc.

Princpios Andraggicos
Andragogia um termo que foi empregado pela primeira vez pelo educador francs Pierre Furter. a filosofia, cincia e a tcnica de conduzir o ser humano adulto aprendizagem por experincia prpria. Do grego: Andros = Homem. Agein = Conduzir. Logos = tratado, cincia.

Sem ttulo-7

156

19/2/2004, 14:17

1a. Prova

A LGICA DA VENDA

157

Tornando-nos adultos, adquirimos autonomia, passamos a tomar nossas prprias decises e criamos certo bloqueio quanto a imposies e exigncias que no se mostram agradveis aos nossos olhos. Samos da escola para ingressar numa faculdade e damos incio nossa carreira profissional, ingressando em um novo estgio de vida. Mesmo assim fica bvio que o processo de aprendizado no encerrado. Precisamos constantemente nos prover de informaes e habilidades que nos permitam evoluir como pessoa e profissional. Considerando que, como ser independente, o homem passa a rejeitar imposies, pode-se afirmar que a pedagogia se torna ineficaz no processo de ensino do adulto. Ele no aceita mais a hierarquia que existia na classe e no pretende se submeter s ordens de um educador. Torna-se inconveniente ter um educador como principal referncia de informaes e fonte de conhecimento, porm a necessidade de informaes cresce de acordo com a realidade em que o adulto se situa. Neste momento existe a opo pela andragogia; o adulto possui plena conscincia dos conhecimentos que precisa adquirir para se desenvolver e vai em sua busca por saber que ir coloc-los em prtica no seu dia-a-dia da maneira que julgar correta. Sendo o responsvel por sua pessoa, o adulto quem decide quando, como e onde ir buscar seu aprendizado, podendo suprir sua carncia de forma independente, com capacidade plena de se autodesenvolver. O adulto se torna pronto para aprender a partir do momento em que percebe que precisa se aprimorar, decide que quer aprender e vai em busca do conhecimento, ou seja, sua seleo de aprendizagem natural e realista, pois surge de acordo com seu cotidiano. No mtodo Andraggico o aprendiz se torna o centro das atenes, e passa a ditar o que quer aprender e como ir aprender. No existe mais uma hierarquia autoritria e o professor deixa de ser um comandante dos estudos para se tornar um facilitador que aponta os melhores caminhos a serem tomados, cabendo ao aluno decidir qual a melhor escolha e quais fontes ele ir utilizar para obter melhores resultados, sejam elas livros, revistas, vdeos, estudos de casos, etc. A aprendizagem para a pessoa adulta refere-se a algo que tenha significado para seu dia-a-dia e no somente a pura e simples reteno de conhecimento. O aluno quem define, junto ao educador, quais temas sero tratados e sua ordem de aprendizagem de acordo com suas prioridades. Diferente das crianas, os adultos so motivados por razes internas, ou seja, vontade de crescimento, desejo de ganho, ambio, planejamento para o futuro, etc.

Andragogia: a aprendizagem de adultos


A discusso entre ensino e aprendizagem para crianas e adultos geralmente considera que ns sabemos como as crianas aprendem e devemos desenvolver

Sem ttulo-7

157

19/2/2004, 14:17

1a. Prova

158

ANDROGOGIA

tcnicas de ensino apropriadas para elas. Quanto aos adultos, acredita-se que aprendem de modo diferente e, em alguns casos, considerado inadequado aplicar os mtodos escolares tradicionais. Pode-se argumentar que ns sabemos pouco sobre como educar crianas e adultos, mas enquanto as crianas so, de certa forma, obrigadas a freqentar a escola, os adultos tm a liberdade de escolher abandonar as situaes de ensino insatisfatrias. Em ambos os casos o professor precisa se perguntar sobre as necessidades de seus estudantes, seus objetivos e o que eles esperam alcanar. Com base nessas informaes ele estar em melhor posio para ajud-los a aprender efetivamente. Aceitando esses pontos e o fato de que os indivduos diferem uns dos outros de vrias maneiras, pode-se identificar, certamente, as diferenas gerais entre adultos e crianas que o professor deve considerar: Os adultos devem ter desejo de aprender, devem ter uma forte motivao ntima que os leve a adquirir conhecimento e/ou habilidades. Os adultos aprendem somente o que sentem necessidade de aprender, necessitam de conhecimentos com aplicabilidade imediata; querem ensinamentos simples e diretos. Os adultos aprendem fazendo; a reteno do conhecimento mais elevada quando o homem participa ativamente do processo de aprendizagem. Os adultos esquecem 50% do que aprendem num ano de forma passiva, em dois anos esquecero 80%. A aprendizagem se centraliza em problemas e os problemas devem ser reais, tirados de experincias, com solues prticas e precisas, das quais se possam deduzir princpios. Os novos conhecimentos devem ser relacionados com suas experincias anteriores e integrados s mesmas. Os adultos aprendem melhor em ambiente informal. Os adultos querem sentir-se responsveis por sua prpria aprendizagem; eles necessitam de oportunidades onde realizem a auto-avaliao de seu processo.

O adulto sob a lente da andragogia


Para a andragogia o adulto aquele que ocupa o status definido pela sociedade, por ser maduro o suficiente para dar continuidade espcie e administrar seus interesses cognitivos, sendo capaz de responder por seus atos perante a sociedade. Possui personalidade definida e convicto de seus ideais, capaz de ver com objetividade o mundo e os acontecimentos a sua volta e interpret-los de forma pessoal adaptando o que deseja agregar ao seu modo de se comportar. Baseia-se em capacidades de generalizar, julgar, escolher, direcionar, deduzir e induzir atravs de uma linha de raciocnio lgico que foi estabelecida ao longo de sua vida. Por ter conquistado sua autonomia, o adulto no pode ser submetido a um sistema educacional no qual ele ter que se adaptar a mtodos que o tratam de

Sem ttulo-7

158

19/2/2004, 14:17

1a. Prova

A LGICA DA VENDA

159

forma secundria, no respeitando sua individualidade e no lhe proporcionando a opo de direcionar seus estudos para o caminho que deseja. Portanto, a Andragogia surge para suprir as necessidades de aprendizado que o adulto tem, utilizando mtodos que do a ele a opo e liberdade de direcionar seus estudos para obter conhecimentos que lhe so necessrios, ajudando na construo do currculo escolar, assumindo o centro das atenes. Ao lidar com adultos estudantes, temos que considerar os seguintes fatores: Pessoais, como idade e fase de desenvolvimento da vida (de acordo com as 8 idades). Situacionais, como o tempo de estudo. Diferenas entre os estudantes de forma individual. So aprendizes ativos e no passivos. Portanto, aprendem a partir de metas e desafios estabelecidos, por si mesmos. Exigem ser tratados como pessoas responsveis que tm equilbrio e personalidade definida. Precisam ter suas opinies respeitadas e ouvidas com ateno. No querem ser submissos a uma educao autoritria e ditatorial. So motivados por material prtico centrado no problema e que gere conhecimento para ser utilizado no seu dia-a-dia. Trazem consigo o grande desejo de crescer e aprender. Tm muito a perder numa situao de ensino em que suas habilidades e competncias estejam sob julgamento e avaliao. Aprendem muito mais a partir de experincias vividas.

Objetivos da andragogia
Como outros mtodos de ensino, a andragogia tem como principal objetivo aumentar o conhecimento de seus alunos, porm com um grande diferencial, que acrescentar conhecimentos que possam ser aproveitados de maneira prtica. O ensino andraggico resulta na criao e especializao de conhecimentos, atitudes e habilidades que, ao serem praticadas, trazem novos resultados como reflexes, novos modos de compreenso e interveno direta na vida do praticante e na das pessoas que com ele convivem. Podemos subdividir estes objetivos em cinco pontos principais: 1. Desenvolver capacidades a curto prazo. Cada vez mais, as novas tecnologias, processos e informaes surgem de maneira mais rpida e inesperada. No estar apto a lidar com elas pode resultar em catstrofes, seja na vida pessoal ou profissional. Portanto, exigido de qualquer pessoa que se adapte ao meio em que vive, ou duas coisas podem ocorrer: ela ficar para trs, estagnada ou ser excluda do meio em que vive. Como bons exemplos pode-se citar a revoluo industrial, a internet ou coisas mais simples como um profissional que deseja mudar de rea e precisa buscar novas especializaes.

Sem ttulo-7

159

19/2/2004, 14:17

1a. Prova

160

ANDROGOGIA

2. Aumentar conhecimentos. Informaes surgem, alteram-se e so inovadas constantemente em propores extremamente rpidas e gigantescas, e o conhecimento a base para desenvolver qualquer habilidade ou atitude na prtica. Logo torna-se necessrio construir essa base para buscar qualquer tipo de aperfeioamento. 3. Melhorar atitudes e comportamentos. Tem como objetivo atingir a forma ideal de trabalho, aperfeioando-o ao mximo para gerar resultados cada vez melhores, livrando-se de vcios comportamentais, criando a conscincia da necessidade de mudana, buscando alterar pontos que geram incmodo e desconforto no aprendiz e fortalecendo pontos positivos. 4. Modificar hbitos. Estagnao e comodismo so caractersticas muito nocivas; resistir em mudar hbitos dos quais temos conscincia de que nos prejudicam pior ainda. A andragogia faz que o aluno identifique em si mesmo hbitos que so prejudiciais, e ento ele decidir se quer mud-los ou exclu-los de seu cotidiano, sempre baseado em atitudes e experincias anteriores que reforam sua observao e deciso. 5. Desenvolver a auto-aprendizagem. A aprendizagem um processo para se adaptar ao mundo: quanto maior a capacidade de aprendizado mais fcil se torna a adaptao e, conseqentemente, menor o risco de ser eliminado no processo de seleo natural. Como o adulto quem define o que quer aprender ou no, seu ensino se torna muito mais direcionado. Portanto, as informaes se tornam muito mais especficas, porm mais prticas. Como na andragogia, o professor apenas indica os caminhos a serem tomados (ou nem sempre haver um orientador para os estudos do adulto). Logo, o aluno se torna o responsvel por maior parte em seu prprio ensino e incentivado a buscar, por conta prpria, maiores informaes da maneira que julgar convencional. Afinal, o adulto um indivduo responsvel por sua pessoa e assume carter autnomo na sociedade. Eduard C. Linderman (USA) foi um dos maiores contribuidores para a pesquisa da educao de adultos atravs do seu trabalho The Meaning of Adult Education publicado em 1926 e conceituado at os dias atuais. Suas idias eram fortemente influenciadas pela filosofia educacional de John Dewey. Em seu estudo Linderman enuncia: A educao do adulto ser atravs de situaes e no de disciplinas. Nosso sistema acadmico cresce em ordem inversa: disciplinas e professores constituem o centro educacional. Na educao convencional, exigido do estudante se ajustar ao currculo estabelecido; na educao do adulto o currculo constitudo em funo das necessidades de aprendizado do estudante. Todo adulto se v envolvido com situaes especficas de trabalho, lazer, de famlia, da comunidade, etc., situaes essas que exigem ajustamentos. O adulto comea nesse ponto. As disciplinas s devem ser introduzidas quando necess-

Sem ttulo-7

160

19/2/2004, 14:17

1a. Prova

A LGICA DA VENDA

161

rias. Textos e professores tm um papel secundrio na Andragogia; a ateno mxima deve estar voltada totalmente para o aprendiz. Em seu estudo Linderman identificou cinco pressupostos principais que so pontos-chave na aprendizagem do adulto. So eles: Adultos so motivados a aprender, medida que percebem que as necessidades e interesses que buscam esto, e continuaro sendo satisfeitos. Por isto estes so os pontos mais apropriados para se dar incio organizao das atividades de aprendizagem do adulto. A orientao de aprendizagem do adulto est centrada em sua vida; portanto, as unidades apropriadas para se organizar seu programa de aprendizagem so as situaes de vida e no as disciplinas. O aluno quem deve determinar junto ao professor o que deve ser ensinado para que seus anseios sejam satisfeitos. A experincia a mais rica fonte para o adulto aprender; por isto, o centro da metodologia da educao do adulto a anlise das experincias externas, e do prprio cotidiano de cada aluno. Praticamente todo o contedo deve ser de utilidade prtica e imediata, porm resultando em mudanas de atitudes e especializao de habilidades que geram resultados a longo prazo. Ns aprendemos aquilo que fazemos e vivemos. A experincia o livro-texto vivo do adulto aprendiz. (Linderman) Adultos tm uma profunda necessidade de serem autodirigidos; por isto o papel do professor engajar-se no processo de mtua investigao com os alunos e no apenas transmitir-lhes seu conhecimento e depois avali-los. As diferenas individuais entre pessoas cresce com a idade; por isto a educao de adultos deve considerar as diferenas de estilo, tempo, lugar e ritmo de aprendizagem. A educao um caminho possibilitado ao homem de experimentar-se, sentir, aprender e traar novas possibilidades de caminhar, ou traar um caminho diferente, apropriando-se desse conhecimento vivido, compreendido e transformado no dia-a-dia pelas relaes e pelo dilogo. No podemos ensinar diretamente outra pessoa; podemos apenas facilitar sua aprendizagem. Um adulto aprende significativamente somente aquelas coisas que percebe estarem ligadas manuteno ou ampliao de seu conhecimento e personalidade. Carl Jung forneceu um grande suporte para a Andragogia ao introduzir a noo de a conscincia humana possuir quatro funes ou quatro maneiras de extrair informaes das experincias vividas: Sensao Atravs de uma sensao, seja ela agradvel ou no, pode-se tirar grandes proveitos e boas lies. Pensamento Atravs de um pensamento ou reflexo a respeito de algum fato que esteja relacionado ao cotidiano do aluno.

Sem ttulo-7

161

19/2/2004, 14:17

1a. Prova

162

ANDROGOGIA

Emoo Por meio de sentimentos provocados por situaes vividas ou expostas, o aprendizado provocado por emoes, dependendo da intensidade, ser sempre relembrado, remetendo a novos pensamentos. Intuio Independente da intuio ter se mostrado verdadeira ou no, ir gerar aprendizado, principalmente relacionado autoconfiana do aluno: Da prxima vez preciso ser mais realista, Tivemos grande sucesso, eu sabia que estava certo em confiar em minha intuio. De fato, em algumas das melhores classes de adultos difcil de distinguir quem aprende mais: se o aluno ou o professor. A relao educacional do adulto baseada na interao entre facilitador e aprendiz, onde ambos aprendem entre si num clima de liberdade e pr-ao.

Como adaptar-se aos diferentes estilos


Sensao
O QUE FAZER: Falar em termos de resultados; ser especfico e direto ao ponto; reforar resultados passados; confiar no seu comportamento e percepo (Ex.: energia, vibrao, competitividade, rapidez de aes, etc.); indicar urgncia em relao a prazos; aspectos financeiros e resultados; falar em termos de curto prazo quando se trata de planos, resultado e mudanas; enfatizar planos de ao; estabelecer prazos curtos. O QUE NO FAZER: Reunies longas e detalhadas; insistir nos objetivos a longo prazo; insistir para que seja muito organizado, lgico; ser vago; dar muitos detalhes de uma vez s; ser excessivamente intelectual; falar primeiro dos porqus ao invs do que fazer.

Pensamento
O QUE FAZER: Ser lgico e bem organizado; ser especfico e detalhista, confiar no comportamento racional dele(a) (Ex.: lgico, cauteloso, abordagem analtica, etc.); amarrar resultados passados com preocupaes presentes e com um potencial futuro a prazo; dar-lhe tempo suficiente para cobrir aspectos bsicos e todos os detalhes; enfatizar prazos, evidncias, experincias anteriores, detalhes, etc. Solicitar planos detalhados de mudana; propiciar tempo suficiente para resultados de qualidade; ser explcito. O QUE NO FAZER: Ser excessivamente agressivo ou dominador; enfatizar excessivamente os resultados finais; esperar decises rpidas baseadas em dados incompletos; ser excessivamente emotivo ou sentimental; usar caminhos mais curtos para poupar tempo; gerenciar por crise; sobrecarregar; esperar que as prioridades sejam percebidas como voc as percebeu.

Sem ttulo-7

162

19/2/2004, 14:17

1a. Prova

A LGICA DA VENDA
Estilo Racionalistas ou julgadores Emoo Valoriza sentimentos, emoes, relaes inter pessoais, amigvel, socivel e receptivo.

163

Perceptivos Sensao

Perceptivos Intuio Idias, conceito, teorias inovaes, enfoque em longo prazo, criativo, pioneiro e incansvel.

Racionalistas ou Julgadores Pensamento Valoriza a razo, lgica, organizao; prioriza anlises, indagaes sistemticas e padres universais. Passado, presente, futuro Analisa exaustivamente os problemas para implementar solues. Gosta das coisas bem organizadas e metodicamente concebidas. Comunicador eficaz, prudente, pondera as alternativas, estvel, objetivo, racional, analtico e deliberado.

nfase

Voltado para o imediatismo, ao, fazer as coisas acontecerem, gosta de obter resultados em cur to prazo, rpido, simplista, com os ps no cho. Presente Gosta de resultados imediatos, fazer acontecer e receber feedback sobre seus esforos. Gosta de mandar.

Orientao no tempo Fonte de satisfao

Futuro Deriva do mundo de possibilidades, da criao orientada para resoluo de problemas, mas no est especialmente interessado em implementar solues. Original, imaginativo, criativo, idealista, intelectual, tenaz, conceitual.

Passado Gosta de ler "nas entrelinhas" promoo de contatos sociais .

Aspectos positivos

Pragmtico, asser tivo, diretivo, orientado para resultados, objetivo, competitivo, confivel, valoriza fatos.

Espontneo, persuasivo, emptico, leal, introspectivo, se identifica com valores tradicionais. Preocupado com os sentimentos dos outros. Impulsivo, manipulador, personaliza demais, "sentimentalide" subjetivo, estimula conflitos, postergador, sentimentos de culpa.

Aspectos negativos

No enxerga em longo prazo, age primeiro e pensa depois, arrogante, desconfia dos outros, aparenta frieza, amante do prazer e do consumismo.

Irrealista, fora de foco, dogmtico, prolixo, pouco prtico, fantasioso, desligado.

Prolixo, indeciso, muito precavido, analisa em excesso, pouco dinmico, excessivamente srio e rgido, impessoalidade excessiva, controlador. Educado, profissional. Fala pausada e ritmada. Bem organizado, estruturado, especfico.

Comunicao Direto ao ponto (cur to e grosso). falada Comunicao Breve, orientado para ao, urgente. Escrita

Impessoal, distante, prolixo. Escreve do mesmo modo que fala: intelectual e usando termos abstratos. Imprevisvel, no se preocupa com detalhes nem valoriza a combinao de cores. Futurista, moderna, criativa. Cientistas, pesquisadores, ar tistas, escritores, mestres, planejadores empresariais. Profisses ligadas gerao de idia. Sensaes

Amigvel, afvel, algumas vezes em excesso. Sucinto e altamente personalizado.

Modo de vestir

Informal, simples, funcional, alinhado sem exageros. Prtico, funcional, valoriza e ostenta detalhes. Construtores, pilotos, banqueiros, investidores, atletas profissionais, vendedores, modelos, mdicos, empresrios, pioneiros. Intuio

Varia cores conforme o humor e de modo informal. Informal, acolhedora, personalizada. Vendedores, escritores, professores, relaes pblicas, enfermeiros, jornalistas, assistentes sociais, psiclogos, secretrias, animadores e locutores. Pensamento

Conser vador, discreto, combina cores.

Decorao do escritrio/ casa Ocupaes Tpicas

Convencional, de bom gosto, organizada, sbria. Advogados, engenheiros, professores, jornalistas, contadores, programadores de computador. Emoo

Estilo Oposto

Sem ttulo-7

163

19/2/2004, 14:17

1a. Prova

164

ANDROGOGIA

Emoo
O QUE FAZER: Mostrar apoio e preocupao; enfatizar sua prpria necessidade de ajuda; confiar no comportamento de Sentimento dele(a) (Ex.: entusiasmo, lealdade, sensibilidade, etc.); mostrar reconhecimento pelas suas realizaes; ser emptico e compreensivo; ser encorajador; oferecer sua ajuda pessoal; estar disponvel para um relacionamento mais estreito e pessoal; ser flexvel mantendo a porta aberta para negociar. O QUE NO FAZER: Deixar passar longos perodos de tempo sem contato pessoal; ser muito exigente; ser frio e distante; pregar verdades esperando reaes imediatas; coloc-lo em situaes difceis que requerem aes rpidas, precisas e analticas; esperar que estabeleam prazos.

Intuio
O QUE FAZER: Confiar no comportamento intuitivo dele(a) (Ex.: abordagem criativa, viso, facilidade em relacionar conceitos, etc.); permitir ao interlocutor usar sua criatividade e abordagem inovadora na anlise de problemas; expressar seu interesse a longo prazo; estar orientado para o futuro; falar em termos de idias abrangentes; confiar na sua forma intelectual de ver as coisas. O QUE NO FAZER: Esperar rapidez e um comportamento orientado para aes; confiar numa abordagem muito afvel e pessoal; esperar que se d bem com muitas pessoas; aproveitar as pessoas que conhece, os relacionamentos e a lealdade como meios para influenciar os outros; ser especfico demais; ser analtico e excessivamente detalhista; ser excessivamente agressivo, dominador ou exigente; esperar contribuies pragmticas e p-no-cho; permitir total autonomia. O adulto dotado de conscincia crtica e conscincia ingnua. Sua postura pr-ativa ou reativa tem direta relao com seu tipo de conscincia dominante. A negociao com o adulto sobre seu interesse em participar de uma atividade de aprendizagem a chave para sua motivao. O processo de aprendizagem do adulto se desenvolve na seguinte ordem: Sensibilizao (motivao) Pesquisa (Estudo) Discusso (Esclarecimento) Experimentao (Prtica) Concluso (Convergncia) Compartilhamento (Sedimentao de conhecimento). Sendo a experincia o maior motivador do adulto, e produzindo melhores resultados em sua aprendizagem, o ambiente criado pelo professor deve ser permeado de liberdade e incentivo para cada indivduo falar de suas histrias, idias e opinies. Existem diferentes tipos de ambientes e que por conseqncia geram diferentes tipos de resultados. So eles:

Sem ttulo-7

164

19/2/2004, 14:17

1a. Prova

A LGICA DA VENDA

165

Fatores de atividade Mental Pensamento cognitivo Memria Pensamento divergente Pensamento convergente Pensamento avaliativo

Fatores emocionais Autopreocupao versus preocupao com o problema Espontaneidade versus inibio Independncia versus Dependncia Aceitao de dogmas e ideologias versus repulsa a eles Estrutura de carter democrtico versus estrutura autoritria

Clima Estimulante Apoiador Neutro Hostil Destrutivo

Processo vivencial de aprendizagem


Experimentao Riscos Busca de mudana CONEXO (Link com a prtica) Envolvimento ATIVIDADE (Vivncia) Resistncia Desafios

ANLISE (Processo diagnstico Feedback

Rigidez Negao Reformulao (Aspectos cognitivos)

Dissonncia Defensividade Conscientizao

Pedagogia x andragogia Relao professor/aluno


PEDAGOGIA: O professor o centro das aes, decide o que ensinar, como ensinar e avalia a aprendizagem. ANDRAGOGIA: A aprendizagem adquire uma caracterstica mais centrada no aluno, na independncia e na autogesto da aprendizagem.

Razes de aprendizagem
PEDAGOGIA: Aprendem o que a sociedade espera que saibam, seguindo um

currculo padronizado.

Sem ttulo-7

165

19/2/2004, 14:17

1a. Prova

166

ANDROGOGIA

ANDRAGOGIA: Pessoas aprendem o que realmente precisam saber para apli-

car na vida diria, no contexto familiar, cultural, profissional e social.

Experincia do Aluno
PEDAGOGIA: O ensino didtico, padronizado e a experincia do aluno tem pouco e muitas vezes nenhum valor. ANDRAGOGIA: A experincia rica fonte de aprendizagem, atravs da discusso e da soluo de problemas em grupo.

Orientao da Aprendizagem
PEDAGOGIA: Aprendizagem por assunto ou matria. ANDRAGOGIA: Aprendizagem baseada em problemas, exigindo ampla gama

de atitudes, habilidades e conhecimentos para se chegar soluo. O processo se apia tambm em jogos ldicos, vivncias de grupo, conhecimento emprico (baseado na experincia prtica) e brainstorming.

Didtica Definies
a tcnica de dirigir e orientar a aprendizagem. a arte de ensinar. A didtica pode ser compreendida em dois sentidos: amplo e pedaggico.

Sentido amplo
voltada aos procedimentos que levam as pessoas a mudarem de comportamento ou aprenderem algo.

Sentido pedaggico:
Est voltado ao estudo do conjunto de recursos tcnicos, que tem como objetivo dirigir a aprendizagem das pessoas, tendo em vista o desenvolvimento e a maturidade que lhes permita o encontro com a realidade de forma consciente e responsvel. Na medida em que se busca esta adequao, h o envolvimento de valores pessoais. Devemos observar, no entanto, o treinamento nas empresas, que engloba os dois sentidos da didtica, tendo em vista as estratgias utilizadas, como por exemplo: troca de experincias, instruo programada, filmes, etc.

Aprendizagem
No o professor que ensina, mas sim o ambiente que ele cria. Um mdico pretende que seus pacientes se curem. Um instrutor pretende que seus treinandos aprendam. Mas o que aprendizagem?

Sem ttulo-7

166

19/2/2004, 14:17

1a. Prova

A LGICA DA VENDA

167

Aprendizagem um processo integrado, no qual toda a pessoa (intelecto, afetividade e sistema muscular) se mobiliza de maneira sistmica. um processo de transformao, de mudanas no comportamento e na disposio do indivduo, que no resulta de um simples processo de crescimento (maturao). Aprender modificar condutas; adquirir algo novo que, somado s condutas anteriores, afeta o indivduo e sua realidade. O processo de aprendizagem : Dinmico: realiza-se pela atividade ou participao do aprendiz. Contnuo: realiza-se em etapas sucessivas e encadeadas. Global: envolve todos os aspectos da personalidade do aprendiz. Pessoal: intransfervel e atende ao ritmo e maneira de quem aprende. Cumulativo: a experincia atual se aproveita da experincia anterior, levando organizao de novos padres de conduta. Para que a aprendizagem se realize, necessrio observar certas condies internas e externas ao processo: Internas (pessoais): Motivao Ateno Pr-requisitos Externos (ambiente): Resultados esperados: Cognitivo / Afetivo / Motor. Organizao das atividades de instruo para atingir os resultados. A aprendizagem se realiza atravs de diversas fases e nenhum processo de ensino pode dispor de uma destas fases. Apresentao: Fixao: Integrao e transferncia Avaliao

Planejamento de aprendizagem:
Descrio das tarefas que compem a funo do aprendiz. Definio dos objetivos a serem alcanados pelo aprendiz. Definio do contedo a ser ensinado, que permitir que os objetivos sejam alcanados. Definio das tcnicas e recursos que facilitaro a transmisso do contedo. Avaliao.

Sem ttulo-7

167

19/2/2004, 14:17

1a. Prova

168

ANDROGOGIA

Princpios da aprendizagem aplicados ao treinamento nas empresas


A aprendizagem dentro da empresa um conjunto de processos e mtodos que permitem ao funcionrio adquirir condutas profissionais, visando ao aperfeioamento, ao crescimento e tambm maior produtividade. As novas e rpidas conquistas da tecnologia exigem que o profissional de hoje, em qualquer rea onde tenha que atuar, se mantenha permanentemente atualizado sobre novos mtodos de trabalho, cada vez mais racionais e dinmicos. Existem algumas regras prticas e adaptveis s diversas situaes no processo de formar e aperfeioar treinandos.

Participao
Quanto mais algum toma parte numa situao de aprendizagem, mais efetivamente aprender. Tal afirmao particularmente correta quando se transmitem tcnicas. Um dos elementos importantes da participao a oportunidade de executar e repetir o comportamento que se deve aprender. A freqncia do treinamento est associada formao de hbitos nos alunos. O hbito um comportamento adquirido, aprendido e assimilado. atravs de repeties freqentes e uniformes que o indivduo adquire um modo correto de formar seus hbitos.

Motivao
Motivao um dos elementos bsicos da aprendizagem, pois faz que as pessoas queiram aprender, compreender ou desenvolver habilidades. Sem motivao pouco se aprende. Basicamente, algum se motiva quando percebe que um treinamento poder ajud-lo a suprir necessidades, tais como obter mais informaes, aprender novas tcnicas, trocar idias com outras pessoas, progredir no trabalho, etc. Assim, os instrutores devem se esforar por compreender as necessidades e expectativas que os participantes trazem para cada treinamento, a fim de planejar atividades e contedos que sejam adequados, relevantes e satisfatrios.

Feedback e recompensa
Para aprender efetivamente, todos devem saber quando alcanaram xito. Podem sab-lo atravs do instrutor, pelas reaes dos colegas no grupo ou vendo os resultados de sua nova conduta na prtica. Quanto mais informaes os alunos tiverem sobre o que esto fazendo, mais rapidamente aprimoram o prprio desempenho. O feedback a maneira mais comum e, provavelmente, a mais importante de se reforar a aprendizagem.

Sem ttulo-7

168

19/2/2004, 14:17

1a. Prova

A LGICA DA VENDA

169

A realimentao (feedback) deve ser dada o mais rpido possvel. Qualquer atraso dificulta para o aprendiz localizar qual de suas aes responsvel pelo xito que vem alcanando. O instrutor realmente interessado pelo grupo encontrar sempre a forma adequada para recompensar respostas e desempenhos bem sucedidos. Uma observao bem colocada, um elogio, um gesto de ateno, tem o seu valor como um reforo poderoso. O xito, com certeza, o melhor reforo, e o bom instrutor deve informar aos treinandos sobre as coisas que executaram corretamente. Afinal, o xito alimenta o xito. Para que o processo de aprendizagem se concretize, algumas condies devem ser estabelecidas. Assim: Os participantes devem estar motivados para aprender. O programa de ensino deve estar de acordo com as necessidades dos participantes. O ambiente de treinamento deve convidar aprendizagem, evitando-se iluminao deficiente, ventilao ruim, instalaes inadequadas, barreiras ambientais de um modo geral, como tambm interrupes freqentes e tudo que possa distrair o grupo.

Processo de Aprendizagem
Esqueo o que ouo, recordo o que vejo, Compreendo o que fao. O processo da aprendizagem se d atravs de trs etapas bsicas, sendo que uma no pode prescindir da outra:

Explicao / Escutar 10% da aprendizagem.


Nesta fase o instrutor deve apenas falar. Apresenta-se a informao para correlacion-la com a experincia do participante.

Demonstrao / Ver 20% da aprendizagem.


Nesta fase interessante que o instrutor junte a explicao com a demonstrao, ou seja, usar o flip chart ou retroprojetor, unindo o ouvir com o visualizar. Mostra-se ao participante como fazer e ele v como funciona.

Prtica / Fazer 70% da aprendizagem.


Essa a melhor forma de aprender. muito importante que nessa fase o instrutor acompanhe de perto o processo, dando sempre o feedback. Nessa hora o instrutor no deve falar em pontos fortes e pontos fracos e sim pontos

Sem ttulo-7

169

19/2/2004, 14:17

1a. Prova

170

ANDROGOGIA

altos e pontos a melhorar. A prtica serve de feedback. A repetio ajuda a recordar e a reter a informao.

Papel e responsabilidades do instrutor.


O papel do instrutor o de facilitador da aprendizagem. E para que este papel se cumpra, as preocupaes do instrutor devem ser voltadas para: Criar condies favorveis para o treinamento. Apresentar as informaes propostas pelo treinamento. Estimular o grupo a trabalhar. Providenciar os recursos necessrios para que haja aprendizagem.

As responsabilidades bsicas do instrutor so:


Planejar o treinamento. Elaborar o plano de aula (roteiro didtico). Preparar-se para aplicar o treinamento. Verificar todos os materiais que precisam ser utilizados durante o treinamento. Conduzir o treinamento sem interrupes. Avaliar o treinamento final. Efetuar registros e controles, se estes forem estabelecidos.

O que se espera do instrutor?


Espera-se que ele ministre treinamentos e, antes de faz-lo, que possa planejlos bem. Planejar e executar bem a tarefa de treinar exige que o instrutor preste ateno numa srie de aspectos, como as caractersticas da populao a que se destina, os objetivos de treinamento, o contedo a ser ensinado, a metodologia a ser empregada e uma srie de outros aspectos que so importantes para que se faa um bom trabalho. Ao planejar deve-se responder a uma srie de perguntas, que ajudaro na definio do que fazer: 1) Quais e quantos so os treinandos? 2) Quais os objetivos ou resultados esperados do treinamento? 3) Qual o contedo a ser ensinado? 3) Qual o embasamento e a experincia anterior destes treinandos com este contedo? 4) Que roteiros ou seqncias de exposio esto prontos? 5) Quem preparou estas seqncias foi o prprio instrutor ou outras pessoas? 7) Qual o esquema de realizao do treinamento? 8) Este treinamento vai se realizar freqentemente ou apenas uma nica vez? 9) Quais os materiais didticos que esto disponveis para o treinamento? 10) Que apoio externo prpria situao necessrio para realizar bem este treinamento?

Sem ttulo-7

170

19/2/2004, 14:17

1a. Prova

A LGICA DA VENDA

171

11) Quanto tempo necessrio para a realizao deste treinamento? 12) Como vai ser a avaliao?

As 8 prticas fundamentais do instrutor:


1. Avaliar suas capacidades pessoais como instrutor, conhecer-se melhor como pessoa, no ignorar seus prprios preconceitos quanto a mtodos de treinamento. Identificar estilos pessoais que possa adotar mais espontaneamente. 2. Compreender a situao global em que o treinamento se insere: Onde os treinandos vo aplicar o que aprendem no treinamento? Que resultados se espera que obtenham com a aplicao daquilo que aprenderam? Qual o clima que encontraro para aplicar o que tero aprendido? 3. Saber colocar-se no lugar do treinando: Conhecer os mecanismos de compreenso e de memorizao do treinando. Saber sua experincia profissional e pessoal anterior. Adaptar o treinamento ao nvel do treinando. 4. Escolher os mtodos mais eficazes para a situao: Conhecer os diferentes mtodos de treinar, do quadro-negro at os mais modernos recursos tecnolgicos. Exercer esprito crtico e selecionar os mtodos que melhor se apliquem aos objetivos do treinamento. 5. Aprender a transmitir conhecimentos a um grupo: Saber formar um grupo. Estabelecer uma boa comunicao com o grupo, dinamiz-lo. Saber fazer um grupo heterogneo trabalhar. Desenvolver um estilo de animao de grupo eficaz e pessoal. 6. Preparar e montar um ambiente adequado para treinar. Saber preparar o treinamento. Utilizar todas as informaes teis do treinamento. Saber escolher os mtodos de treinamento adequados aos treinandos e ao contedo. 7. Controlar a eficcia andraggica do treinamento: Assegurar-se de que os objetivos previstos esto sendo atingidos. Assegurar-se de que os conhecimento adquiridos sero utilizados. Assegurar-se de que os mtodos empregados so eficazes. 8. Aperfeioar-se na andragogia: Saber colocar-se e reciclar-se pelos novos mtodos de vivncias, jogos corporativos e tcnicas de comunicao eficaz. Nunca deixar de crer que pode aprender duas vezes ou mais com seus treinandos, afinal todo aquele que compartilha aprende duas vezes com o exemplo alheio.

Sem ttulo-7

171

19/2/2004, 14:17

1a. Prova

172

ANDROGOGIA

Sugestes a respeito da conduo do treinamento


Conduta do instrutor: Estar motivado e acreditar no trabalho que ir fazer. impossvel obter-se motivao dos treinandos se o prprio instrutor no estiver motivado. Demonstrar disposio para o trabalho, afinal o instrutor o animador do grupo, e dele se espera empenho e interesse pela atividade. Atuar com objetividade e dinamismo, imprimindo um ritmo rpido e gil ao grupo de trabalho. Relacionamento com participantes: Respeitar e valorizar a presena e a participao de todos os treinandos. O instrutor deve controlar-se para no mostrar preferncias pelos mais desembaraados e rejeio pelos mais fracos.Todos so importantes, tm contribuies para dar, e tambm necessitam aprender; caso contrrio no estariam no treinamento. Evitar condutas inadequadas dos participantes. importante que eles se sintam vontade e se descontraiam; isto facilita a integrao e a aprendizagem. O que se deve evitar situaes anrquicas, em que cada um faz o que quer e manifestaes sarcsticas ou depreciativas do instrutor ou dos participantes. O instrutor no deve apresentar um comportamento rgido e repressivo, criando um clima de receio ou de excessiva inflexibilidade. Conduo do grupo Promover a participao ativa de cada treinando. Ser um facilitador, no um show man. Os treinandos precisam, ao final do treinamento, lembrar-se de seu contedo e no de seu instrutor. Evitar o monoplio das sesses por um ou mais participantes. Evitar polmicas insolveis. Evitar desvios para assuntos paralelos, complementares ou secundrios. Sugestes prticas para uma boa sesso de treinamento. Toda sesso de treinamento tem trs partes: Abertura: que deve motivar, despertar curiosidade, estabelecer contato com os participantes (quebrar o gelo). Corpo: Deve transmitir informao, levar os participantes a pensar no assunto e convenc-los de alguma coisa. Encerramento: Deve resumir, recapitular, fixar, induzir os participantes a fazer determinadas coisas ou a agir de determinadas maneiras.
Algumas maneiras de abrir uma sesso:

Fazendo perguntas. Relatando um acontecimento da atualidade.

Sem ttulo-7

172

19/2/2004, 14:17

1a. Prova

A LGICA DA VENDA

173

Fazendo apelo imaginao. Formas de desenvolver uma sesso Para transmitir informao, dar o recado, preciso prender a ateno dos treinandos. Seguem algumas sugestes de como fazer: Explicar. Justificar. Demonstrar. Citar exemplos como evidncia. Usar analogias, etc.
Formas de encerrar uma sesso:

Resumir. Verificar o quanto so atingidos os objetivos. Distribuir tarefas. Pedir sugestes de aperfeioamento, etc.

Sugestes ao instrutor
1) 2) 3) 4) 5) 6) 7) 8) 9) 10) 11) 12) 13) 14) 15) 16) 17) 18) 19) 20) Procure ouvir com ateno. Seja cordial. Evite bloqueio mental. Tenha um senso de humor adequado. Procure nivelar-se ao grupo. Quando discordarem de voc, evite dizer no assim, est errado. Quando algum no entende algo, diga: Talvez eu no tenha sido claro, vamos reformular a idia. Apresente dados particulares, sem insistir muito neles. Leve o grupo apenas a deduzir o que certo a partir de dados objetivos por voc apresentados. No insista muito nestes dados que devero ser eloqentes por si mesmos (dados numricos convencem mais). No d a entender que voc deseja dobrar o grupo s suas idias; Evite doutrinao pura e simples. Cuidado para no dar shows ou ser sensacionalista. Voc dever reconhecer quando a razo pertence ao participante. Saiba manter sua posio de dirigente. Cuidado com as intimidades. Evite ser bonzinho. Procure colocar-se sempre na ofensiva. Use vocabulrio compreensvel ao grupo. Traje-se de acordo com a ocasio.

Sem ttulo-7

173

19/2/2004, 14:17

1a. Prova

174

ANDROGOGIA

Os resultados do treinamento dependem, tambm, das tcnicas empregadas em sua realizao. No existem tcnicas melhores do que outras, apenas algumas mais, ou menos adequadas a cada tipo de curso. Todas as tcnicas tm suas vantagens, desvantagens e limitaes em determinadas situaes, por isso, geralmente se emprega mais de uma tcnica num mesmo treinamento. Objetivo, durao do curso, recursos so fatores que podem influir na escolha das tcnicas, que so muito importantes e dependem da experincia do responsvel pelo treinamento.

Tcnica expositiva: A tcnica expositiva consiste na informao oral que um instrutor ministra, enquanto o grupo de participantes adota atitudes receptivas, na maior parte das aulas. Sua aplicao torna-se til quando se trata de apresentar um tema novo, dar a viso global de um assunto, esclarecer conceitos, apresentar exemplos e sua eficcia ser maior se o instrutor utilizar recursos audiovisuais que ilustrem e reforcem a exposio. Nesta tcnica os recursos so elaborados e manejados pelo instrutor e exercem funo de ajuda ou complemento. Os recursos mais utilizados nesta tcnica so: transparncias, filmes, slides, cartazes, flip chart etc. Vantagens: Permite apresentar um tema novo para incentivar os participantes a estudlo e apresentar os conceitos bsicos com os quais vai lidar. Permite abranger contedos amplos num espao de tempo pequeno. Favorece o esclarecimento e discusso de dvidas no momento em que ocorrem. Permite uma viso global e sinttica do assunto. Propicia a instruo em grupos numerosos. Desvantagens: A informao dada exclusivamente pelo instrutor, que no sabe se os participantes a esto reelaborando ou simplesmente aceitando passivamente. A interveno dos participantes limitada, e geralmente na base de perguntas, para esclarecer ou ampliar o assunto exposto pelo instrutor. O instrutor recebe escassa informao sobre a forma como os participantes interpretam suas explicaes. Leva o instrutor a cair com facilidade no verbalismo que provoca disperso e escassa produtividade.

Sem ttulo-7

174

19/2/2004, 14:17

1a. Prova

A LGICA DA VENDA

175

A tcnica expositiva exige que se estimule constantemente o grupo e que se mantenha permanentemente atento. A tcnica alcana bons resultados quando bem aplicada e quando combinada com outras tcnicas. Para que se aplique corretamente a tcnica expositiva necessrio: 1) que o instrutor tenha preparado com antecedncia todas as fases da sua exposio, pois assim ter facilitado seu desempenho e dispor de melhores condies para responder sempre que for questionado; 2) que o instrutor mantenha-se em p, em posio visvel, movimentando-se naturalmente; 3) que o instrutor comprove a compreenso dos treinandos por meio de perguntas, aceitando suas opinies e utilizando na exposio os dados fornecidos pelos participantes; 4) que o instrutor permita debates entre os treinandos, sem contudo permitir disperso, ou seja, faa que o debate v de encontro aos objetivos propostos; 5) que o instrutor esclarea os significados dos termos tcnicos que empregar; 6) que o instrutor evite exposies prolongadas, estipulando intervalos conforme a necessidade do grupo.

Discusso em grupo A tcnica de discusso em pequenos grupos consiste no intercmbio de idias e experincias efetuadas de forma oral, por um grupo reduzido de pessoas (de trs a seis). Normalmente, nas discusses em grupo existem os seguintes elementos: 1) Os objetivos da reunio (expostos pelo instrutor), que impulsionam a discusso e canalizam a atividade dos participantes. 2) Os participantes, que recebem as informaes e trabalham sobre as idias, problemas e materiais que lhes so apresentados at chegar a um resultado. 3) O Coordenador, eleito pelo grupo que prepara a discusso, dirige, informa, interpreta, alerta, condensa, media, controla a palavra permitindo e solicitando a todos que participem, bem como sintetiza o que foi discutido pelo grupo. 4) O Secretrio, tambm eleito pelo grupo que controla o horrio e anota as concluses.
A tcnica de discusso em pequenos grupos requer organizao, mas quando se chega ao autoritarismo perde a sua eficcia; as melhores discusses so desenvolvidas em atmosfera de liberdade e cordialidade. Quando se necessita de uma informao prvia sobre o assunto a ser discutido, conveniente combinar a tcnica de discusso em grupos com outra tcnica, que geralmente a expositiva, para que esta proporcione aos participantes os elementos das discusses.

Sem ttulo-7

175

19/2/2004, 14:17

1a. Prova

176

ANDROGOGIA

Alm da discusso em pequenos grupos existem outras tcnicas grupais como Estudo de casos, CCQ (Crculo de Controle da Qualidade), muito usado como ferramenta de avaliao e implementao de programas de qualidade nas empresas. Nas tcnicas grupais os recursos mais utilizados so textos, resumos, casos e flip-chart.

Vantagens das tcnicas grupais Estimula a participao plena e ativa do grupo por meio das colocaes recprocas. Isto traz como conseqncia a obteno de um maior nmero de opinies, o estmulo participao e o desenvolvimento das habilidades individuais para escutar, refletir e contribuir com idias e aes. A discusso produz boas snteses, dando condies ao instrutor de observar o desempenho de cada participante. Sua aplicao eficiente na aquisio de conhecimentos, habilidades intelectuais e atitudes. Desvantagens Requer que o grupo tenha conhecimento sobre o assunto ou problema da discusso. Somente funciona em grupos homogneos quanto escolaridade e interesses. O papel do instrutor, conduzindo um trabalho em grupo muito importante: No incio h sempre uma inibio maior e cabe a voc, instrutor, incentivar o debate at que o grupo esquente. Cabe ao instrutor incentivar a participao de cada um dos elementos do grupo, mas ele no deve permitir a monopolizao da palavra pelo mais falante, usando diplomacia e tato. Alguns comentrios valorizam uma participao e incentivam outras. No permita que o assunto seja desviado do tema da discusso. indispensvel que voc ajude o grupo a ordenar as idias e esclarecer os pontos confusos. Se perceber que algum membro do grupo tem dificuldade em expressar-se de forma clara, ajude-o a colocar suas idias. indispensvel que exista compreenso entre o grupo. Terminada a discusso, importante que se faa uma sntese dos problemas levantados e das concluses do grupo. Para esta, pode ser aplicada a tcnica do painel aberto. Ensino individualizado aquele em que o treinamento trabalha individualmente, com ou sem a assistncia do instrutor. Exemplo: Instruo programada, estudo dirigido.

Sem ttulo-7

176

19/2/2004, 14:17

1a. Prova

A LGICA DA VENDA

177

Jogo O jogo uma atividade muito importante em qualquer grupo humano. Bem utilizado, pode ser um excelente meio de apoio no sistema ensino-aprendizagem. No jogo as pessoas agem, reagem, participam, brincam. Lutam, se expem e se encontram. um meio excelente para a formao de uma atmosfera favorvel, incentivo participao e comunicao, bem como para estabelecer os padres do grupo e desenvolver a liderana. Em situaes de ensino-aprendizagem, o jogo pode ser utilizado para: Aquecimento. Participao. Conhecimento dos participantes. Reflexo. Interao, Integrao. Ateno. Criatividade. Colaborao, cooperao. Motivao. Projeo (auto-avaliao). Relaxamento. Problemas de relacionamento. Fixao. Descontrao grupal, etc.
Ao aplicar o jogo, deve-se tomar os seguintes cuidados: Utilizao indevida (jogo pelo jogo e excesso). Inadequao do jogo ao grupo e situao de ensino. Levantamento de problemas de relacionamento sem considerar o tempo disponvel, os objetivos de aplicao e o momento do grupo. Para o sucesso de qualquer jogo, importante que o instrutor: Domine a tcnica e o contedo. Tenha liderana, presena, perspiccia e capacidade de animar o grupo. Saiba concluir.
Demonstrao

A tcnica demonstrativa consiste na apresentao que o instrutor faz sobre a maneira de executar uma tarefa, diante de um grupo de participantes, que a exercitaro e a aplicaro de imediato. Os recursos didticos utilizados nesta tcnica podem ser coletivos ou individuais. Em ambos os casos no so de uso exclusivo do instrutor; no momento oportuno tambm sero manejados pelos participantes. A grande vantagem desta tcnica que permite que se cumpra a maioria das tarefas de um processo de aprendizagem, porm no pode ser utilizada para grupos numerosos. Seu emprego limita-se a grupos de 8 participantes, no mximo.

Sem ttulo-7

177

19/2/2004, 14:17

1a. Prova

178

ANDROGOGIA

Recursos didticos Recursos didticos so dispositivos de natureza udio e/ou visuais, utilizados em situao de ensino direto, que auxiliam a transmisso de informaes, conceitos, fatos, processos, etc., simultaneamente exposio e/ou atividade de ensino. Exemplo: Mapas, lbum seriado, transparncias, slides, filmes, textos, fitas gravadas, etc. A utilizao adequada e racional de recursos, associada aplicao de tcnicas de conduo da aprendizagem, permite ao instrutor fortalecer seu ensino e alcanar os objetivos desejados.
Os objetivos dos recursos so:

Aproximar-se da realidade que se quer transmitir, dando a noo mais exata. Motivar a exposio. Facilitar a percepo e a compreenso. Concretizar e ilustrar o que est sendo exposto verbalmente. Economizar esforos para levar os ouvintes compreenso de fatos e conceitos. Focalizar o interesse e ateno dos ouvintes. Demonstrar conceitos. Estimular a participao, a imaginao e a capacidade de abstrao. As desvantagens quanto utilizao dos recursos decorrem justamente da inadequao de seu uso, portanto: No deve ficar exposto todo tempo. No apresente uma srie de recursos em pouco tempo. Quanto mais longa for a exposio, maior deve ser a variedade de recursos. Jamais saia da sala para organizar ou obter recursos. No considerar o recurso como auto-suficiente. Os recursos sero eficientes se: Adequados ao assunto. De fcil compreenso e manejo. Estiverem em perfeito funcionamento. Escolher recursos para uma situao pedaggica requer uma anlise criteriosa sobre os resultados que se quer alcanar, quais as tcnicas apropriadas, quem e quantos so os treinandos e at a disponibilidade financeira e de pessoal para sua confeco. A definio de recursos est associada s tcnicas que sero utilizadas. Tcnicas grupais geralmente se utilizam de roteiros escritos, textos, resumos, casos, flip-chart, etc.

Sem ttulo-7

178

19/2/2004, 14:17

1a. Prova

A LGICA DA VENDA

179

Tcnicas expositivas requerem recursos udio e/ou visuais como filmes, gravaes. Slides, cartazes, lbum seriado, etc. Tcnicas individualizadas so direcionadas por textos, documentos, roteiros de manipulao para equipamentos.

Cartaz Objetivos: Motivar, instruir, divulgar. Caractersticas: O cartaz caracteriza-se por apresentar, por meio de ilustraes, textos reproduzidos e cores, uma mensagem clara e direta do tema escolhido. Para cada cartaz, o tema deve ser nico. Transparncia Objetivos: Apresentao de desenhos, grficos, tabelas, fluxogramas ou qualquer outra ilustrao que, se feita na lousa, tomaria muito tempo da aula e no poderia ser guardada para utilizao posterior. Caractersticas: A operao do retroprojetor faclima, bem como seu transporte. As transparncias so de produo fcil e apresentam baixo custo. No h necessidade de escurecimento da sala, e o instrutor fica voltado para o grupo continuamente. Permite a superposio de transparncias. O assunto pode ser apresentado em etapas, se usarmos mscaras sobre as transparncias de forma total ou parcial. Permite a utilizao de cores. A quantidade de informao limitada. Slides Objetivos: Apresentao de objetos ou situaes que no podem ser levados at a sala de aula, apresentao de detalhes ou paralisao de uma cena. Caractersticas: Com o conhecimento da sala, a ateno fica voltada para a tela. Ampliam a imagem. Do maior impacto ao assunto, motivando o grupo. Economizam tempo de exposio, pois o visual facilita a compreenso. Possibilitam a reviso do assunto tratado em aula. Filme Objetivos: Apresentar uma realidade que no pode ser trazida para a sala de aula, qual dificilmente o grupo teria acesso. Caractersticas: Permite a economia do tempo de desenvolvimento de um assunto. Permite a ampliao da imagem, facilitando a visualizao de detalhes.

Sem ttulo-7

179

19/2/2004, 14:17

1a. Prova

180

ANDROGOGIA

Permite a observao do processo em seqncia. Estimula a formao de atitudes adequadas em relao percepo e expresso emocional. Enquanto o filme est sendo exibido, o instrutor no tem oportunidade de dar explicaes que atendam s necessidades da classe. O filme deve estar estritamente relacionado com a demonstrao ou assunto. O filme no deve ultrapassar 20 minutos. necessrio fazer uma introduo sobre a natureza do filme e dos aspectos mais interessantes que devero ser observados. Aps a projeo, o contedo do filme deve ser explorado pelo grupo.

lbum seriado Objetivos: Oferecer elementos bsicos para o desenvolvimento de temas selecionados, em seqncia adequada compreenso. Destacar tpicos importantes. Caractersticas: uma coleo de folhas organizadas em uma encadernao de madeira. Podem conter fotografias, mapas, grficos, cartazes, etc. Oferece orientao ao instrutor, uma vez que apresenta a matria numa sucesso lgica de contedo. Mantm a ateno do treinando voltada para o tpico que est sendo desenvolvido. Fixa os pontos essenciais, auxiliando o treinando a acompanhar o raciocnio do expositor. Deve ser apresentado em cada lbum um s tema, subdividido em tpicos que, entre si, constituam uma unidade lgica. Seu planejamento e confeco devem ser compostos de legendas e ilustraes expressivas e simples. Evitar o uso s para a escrita. Evitar o excesso de pginas para cada unidade didtica (8 a 12 no mximo). Dever situar-se em lugar de fcil visualizao e acesso a todos. Lousa e flipchart Objetivos: Utilizao para registros de snteses, esquemas de exposies, ilustraes e desenhos esquemticos. Apia o instrutor em apresentao em que necessita registrar dados, demonstraes de frmulas, exerccios, etc. Caractersticas: de fcil utilizao, requerendo, entretanto, do instrutor, legibilidade da letra, correo da grafia das palavras, ordenao do texto e limpeza de quadro. Permite o uso de cores.

Sem ttulo-7

180

19/2/2004, 14:17

1a. Prova

A LGICA DA VENDA

181

verstil, pois se presta a qualquer assunto, possibilitando a adequao ao nvel dos participantes. Estimula a participao efetiva do grupo pela possibilidade dos registros imediatos de informaes. No deve ser usado para longas transcries. Os sumrios devem crescer no quadro, medida que a aula se desenvolve. No se deve dar as costas para a classe.

Sem ttulo-7

181

19/2/2004, 14:17

1a. Prova

You might also like