You are on page 1of 71

D.

Administrativo

Poderes Administrativos No que se refere ao processo administrativo e aos poderes da administrao, assinale a opo correta.

a) O princpio da gratuidade no se aplica ao processo administrativo, considerando-se a necessidade de cobertura das despesas decorrentes da tramitao. b) O princpio da obedincia forma e aos procedimentos tem aplicao absoluta no processo administrativo, razo pela qual os atos do referido processo sempre dependem de forma determinada. c) O denominado princpio da oficialidade no tem aplicao no mbito do processo administrativo, pois a instaurao do processo depende de provocao do administrado. d) O poder disciplinar aquele pelo qual a administrao pblica apura infraes e aplica penalidades aos servidores pblicos e a pessoas sujeitas disciplina administrativa, sendo o processo administrativo disciplinar obrigatrio para a hiptese de aplicao da pena de demisso. e) Prevalece no processo administrativo a aplicao do princpio da tipicidade, pelo qual a configurao de infrao de natureza administrativa depende de descrio precisa na lei.

Comentrio:

(a) ERRADO. O Princpio da Gratuidade tem aplicao SIM no processo administrativo. Conforme a lei 9.784, art.2, XI - proibio de cobrana de despesas processuais, ressalvadas as previstas em lei.

(b) ERRADO. Lei 9.784, art.22, 1 - Os atos do processo administrativo NO DEPENDEM de forma determinada seno quando a lei expressamente a exigir.

(c) ERRADO. Por fora do princpio da oficialidade a autoridade competente para decidir tem tambm o poder/dever de inaugurar e impulsionar o processo, at que se obtenha um

resultado final conclusivo e definitivo, pelo menos no mbito da Administrao Pblica. Lei 9.784, art.11 - A competncia irrenuncivel e se exerce pelos rgos administrativos a que foi atribuida como prpria, salvo nos casos de delegao e avocao legalmente admitidos.

(d) CORRETO. vide comentrios dos colegas!

(e) ERRADO. No direito administrativo disciplinar, exigi-se que a acusao seja certa, objetiva, circunstanciada e o fato imputado ao servidor pblico subsumido a um tipo legalmente previsto, decorrendo tais exigncias dos princpios da legalidade e da segurana jurdica. Lei 9.784, art.26,VI - indicao dos fatos e fundamentos legais pertinentes.
2 - A relao hierrquica constitui elemento essencial na organizao administrativa, razo pela qual deve estar presente em toda a atividade desenvolvida no mbito da administrao pblica. (Errado) Comentrio:

A relao existente dentro dos rgos ou entre os rgos que compem uma determinada pessoa jurdica pode ser de hierarquia, a relao existente entre uma entidade que compe a administrao indireta e a administrao direta de vinculao. No existe hierarquia entre a Administrao direta e a administrao indireta. Existe vinculao, controle finalstico, mas no hierarquia.
3 - Os atos praticados no exerccio do poder de polcia so, normalmente, dotados do atributo da autoexecutoriedade. (Certa) 4 - O prazo prescricional para que a administrao pblica federal, direta e indireta, no exerccio do poder de polcia, inicie ao punitiva, cujo objetivo seja apurar infrao legislao em vigor, de cinco anos, contados da data em que o ato se tornou conhecido pela administrao, salvo se se tratar de infrao dita permanente ou continuada, pois, nesse caso, o termo inicial ocorre no dia em que cessa a infrao. (Errada) Comentrios: LEI N 9.873, DE 23 DE NOVEMBRO DE 1999. Art. 1 - Prescreve em cinco anos a ao punitiva da Administrao Pblica Federal, direta e indireta, no exerccio do poder de polcia, objetivando apurar infrao legislao em vigor, contados da data da prtica do ato ou, no caso de infrao permanente ou continuada, do dia em que tiver cessado.

5 - Quando um fiscal apreende remdios com prazo de validade vencido, expostos em prateleiras de uma farmcia, tem-se exemplo do poder disciplinar da administrao pblica. (errado) Comentrio:

O exemplo citado se refere ao PODER DE POLCIA. CTN Art. 78. Considera-se poder de polcia atividade da administrao pblica que, limitando ou disciplinando direito, interesse ou liberdade, regula a prticade ato ou absteno de fato, em razo de interesse pblico concernente segurana, higiene, ordem, aos costumes, disciplina da produo e do mercado, ao exerccio de atividades econmicas dependentes de concesso ou autorizao do Poder Pblico, tranquilidade pblica ou ao respeito propriedade e aos direitos individuais ou coletivos.
6 - O poder de polcia, considerado como a atividade do Estado limitadora do exerccio dos direitos individuais em benefcio do interesse pblico, atribudo com exclusividade ao Poder Executivo. (errado) Comentrio: O Poder de Polcia no atribudo a um Poder especfico, e sim Administrao Pblica. Qualquer dos Poderes, no exerccio da funo administrativa, a depender do ato administrativo, pode exercer o Poder de Polcia. Meu entendimento. 7 - O poder de polcia manifesta-se apenas por meio de medidas repressivas. (errado) Comentrio:

- Medidas preventivas com o objetivo de adequar o comportamento individual lei (fiscalizao, vistoria, notificao, autorizao, licena); - Medidas repressivas com a finalidade de coagir o infrator a cumprir a lei (interdio de atividade, apreenso de mercadorias deterioradas).
8 - O poder disciplinar do presidente da Repblica para aplicar penalidade de demisso a servidor pblico federal pode ser delegado a ministro de Estado. (Certo) Comentrio: Compete privativamente ao Presidente da Repblica prover e extinguir os cargos pblicos federais, na forma da lei. O Presidente da Repblica poder delegar as atribuies mencionadas nos incisos VI, XII e XXV, primeira parte, aos MINISTROS DE ESTADO, ao Procurador-Geral da Repblica ou ao Advogado-Geral da Unio, que observaro os limites traados nas respectivas delegaes.

9 - Tendo em vista razes de convenincia e oportunidade no atendimento do interesse pblico, mesmo os atos administrativos dos quais resultarem direitos adquiridos podero ser revogados unilateralmente pela administrao. (Certo) Comentrio: NAO PODEM SER REVOGADOS: 1) os atos consumados, que exauriram seus efeitos. 2) os atos vinculados, pois no comportam juizo de oportunidade e convenincia. 3) OS ATOS QUE J GERARAM DIREITOS ADQUIRIDOS, GRAVADOS POR GARANTIA CONSTITUCIONAL - ART. 5, XXXVI. 4) os atos de procedimento ordenado, ou seja, cada ato j findo passa-se para outro, e o anterior preclui, logo torna-se incabibel uma nova apreciao. 5) os meros atos administrativos, que simplismente declaram situaes preexistentes, ex: uma certido ou atestado. 10 - A administrao exerce o poder de polcia por meio de atos e operaes materiais de aplicao da lei ao caso concreto, compreendendo medidas preventivas e repressivas. A edio, pelo Estado, de atos normativos de alcance geral no pode ser considerada meio adequado para o exerccio do poder de polcia. (Errado) Comentrio:

A questo fala acertadamente do Poder de Polcia em "medidas preventivas e repressivas". Nas MEDIDAS PREVENTIVAS, a Polcia Administrativa atua por meio de normas limitadoras ou sancionadoras da conduta dos que utilizam bens ou exercem atividades que possam afetar a coletividade. Sendo assim, a edio, pelo Estado, de atos normativos de alcance geral (normas gerais) CONSIDERADA meio adequado para o exerccio do poder de polcia (no caso medida preventiva). Complementando a explicao, no caso das MEDIDAS REPRESSIVAS, temos a fiscalizao das atividades e bens sujeitos ao controle da Administrao.
11 - O ato administrativo nulo, por ter vcio insanvel, opera sempre efeitos ex tunc, isto , desde ento. Dessa forma, mesmo terceiros de boa-f so alcanados pelo desfazimento de todas as relaes jurdicas que se originaram desse ato. (Errado) Comentrio:

sempre bom lembrar: ANULAO - EM REGRA gera Efeito "Ex tunc" - uma expresso latina que significa "desde ento", "desde a poca". Seus efeitos so retroativos poca da origem dos fatos a ele relacionados

REVOGAO - EM REGRA gera Efeito "Ex nunc" - que uma expresso latina que significa "desde agora", remetendo ideia que seus efeitos no retroagem, valendo somente a partir da data da deciso tomada Ato nulo de vcio insanvel deve ser anulado (efeito retroativo) uma vez que o mesmo 'supostamente' nunca existiu no ordenamento jurdico devido sua ilegalidade. Porm, o erro da questo encontra-se no trecho em que afirma que "mesmo terceiros de boa-f so alcanados pelo desfazimento de todas as relaes jurdicas que se originaram desse ato", pois em homenagem ao princpio da boa-f e presuno de legitimidade dos atos administrativos, devem ser resguardados os efeitos j produzidos em relao aos terceiros de boa-f, segundo o art. 54 da lei 9.784/99, a saber: "Art. 54. O direito da Administrao de anular os atos administrativos de que decorram efeitos favorveis para os destinatrios decai em cinco anos, contados da data em que foram praticados, salvo comprovada m-f."
12 - O poder regulamentar do presidente da Repblica, que visa proporcionar o fiel cumprimento das leis, no se confunde com o chamado poder regulador, conferido ao CNJ, inclusive para disciplinar as atividades judiciais dos demais membros do Poder Judicirio, visando a celeridade processual e a obedincia aos princpios constitucionais da moralidade, eficincia, publicidade, razoabilidade e proporcionalidade. (Errado)

Comentrio: O problema no so os princpios elencados, pois estes de fato so princpios constitucionais, sendo alguns expressos (moralidade, eficincia e publicidade) e outros no expressos (razoabilidade e proporcionalidade) na CF, porm todos com a mesma fora vinculante. Creio que o erro da questo est em afirma que o CNJ tem Poder Regulador quando o correto seria afirma que este tem Poder Regulamentar ou Normativo. Sendo o Poder Regulador caracterstico das agncias reguladoras. 13 - Se uma agncia reguladora federal aplicar multa a uma empresa motivada por determinada infrao administrativa cuja lei de regncia autorize a aplicao de multa a ser fixada entre R$ 500,00 e R$ 1.000.000,00, nesse caso, como a penalidade de multa emana de poder do administrador, o qual est balizado pelos critrios de convenincia e oportunidade, o Poder Judicirio no poder alterar o valor da multa, mesmo que o considere exacerbado, mas tosomente anular a prpria sano (multa), se houver ilegalidade, sob pena de violao do princpio da separao dos poderes.(Errado) Comentrio: "penalidade de multa emana de poder do administrador, o qual est balizado pelos critrios de convenincia e oportunidade.."

A penalidade de multa (no sentido de sua obrigatoriedade) emana da lei, e dispensa mrito administrativo (oportunidade e conveniencia);a gradao dela que emana do poder (descricionrio) do administrador. Pegadinha safada da cespe pra prestarmos ateno somente na parte final pra confundir o candidato...! 14 - Joo, inspetor do trabalho, servidor do Ministrio do Trabalho e Emprego (MTE), fiscalizou a empresa Beta e, aps detectar diversas irregularidades, lavrou auto de infrao, fixando multa. A empresa entendeu que o auto de infrao no era cabvel, pois, na sua viso, no havia qualquer irregularidade que a justificasse. A empresa, ento, resolveu recorrer no prazo legal. Entretanto, ao protocolar o recurso, teve notcia de que deveria realizar prvio depsito de 30% do valor da multa fixada para poder recorrer.

O ato praticado por Joo constitui tpico ato derivado do poder disciplinar da administrao pblica (Errado) Comentrio: O ato praticado por Joo derivado do Poder de Polcia, o Poder disciplinar incide apenas na prpria administrao, ou seja, em agentes pblicos e particulares que possuam vnculos com a administrao. 15 - A autoridade administrativa responsvel pelo julgamento do recurso interposto pela empresa Beta pode delegar a deciso ao prprio Joo. (errado) Comentrio: Segundo a lei do Processo Administrativo (9784/99), so indelegveis: I - a edio de atos de carter normativo; II - A DECISO DE RECURSOS ADMINISTRATIVOS; III- As competncias exclusivas de rgo ou autoridade. 16 - O poder de direo das entidades polticas se manifesta pela capacidade de orientar as esferas administrativas inferiores, o que se faz por meio de atos concretos ou normativos de carter vinculante. (Certo) 17 - O poder de fiscalizao que o Estado exerce sobre a sociedade, mediante o condicionamento e a limitao ao exerccio de direitos e liberdades individuais, decorre do seu poder disciplinar. (Errado) Comentrio: A afirmativa est ERRADA, pois o condicionamento e a limitao ao exerccio de direitos e liberdades individuais se exerce atravs do Poder de Polcia.

O poder disciplinar aquele que, nunca se confundindo com o poder hierrquico embora possua relao com esse - se trata da possibilidade de punir as infraes cometidas pelo agente pblico, no mbito administrativo. 18 - A remoo de servidor ocupante de cargo efetivo para localidade muito distante da que originalmente ocupava, com intuito de puni-lo, decorre do exerccio do poder hierrquico. (Errado) Comentrio: Remoo como forma de punir servidor constitui desvio de finalidade, espcie de abuso de poder. 19 - A aplicao de penalidade criminal exclui a sano administrativa pelo mesmo fato objeto de apurao. (Errado) Comentrio: Art. 125. As sanes civis, penais e administrativas podero cumular-se, sendo independentes entre si. (lei 8112/90). 20 - Apesar de a discricionariedade constituir um dos atributos do poder de polcia, em algumas hipteses, o ato de polcia deve ser vinculado, por no haver margem de escolha disposio do administrador pblico, a exemplo do que ocorre na licena. (certo) 21 - Do objeto do poder de polcia exige-se to-somente a licitude. A discusso acerca da proporcionalidade do ato de poder de polcia matria que escapa apreciao de sua legalidade. (Errado) Comentrio: "A proporcionalidade entre a restrio imposta pela Administrao e benefcio social que se tem em vista, SIM, CONSTITUI REQUISITO NECESSRIO PARA VALIDADE DO ATO DE POLCIA, como, tambm, a correspondncia entre a infrao cometida e a sano aplicada, quando se tratar de medida punitiva". (Hely Lopes Meirelles in DIREITO ADMINISTRATIVO BRASILEIRO, 35 edio, pgina 143) 22 - Segundo a CF, o servio pblico de distribuio de gs canalizado privativo da Unio. (Errado) Comentrio:

Conforme o 2. do Art. 25 da CF/88, cabe ao Estados explorar diretamente, ou mediante concesso, os servios locais de gs canalizado, na forma da lei, vedada a edio de medida provisria para sua regulamentao. 23 - Entre os servios pblicos classificados como individuais, pode-se citar a
disponibilizao de energia domiciliar. (Certo)

Comentrio:

Tambm chamados de singulares, os servios pblicos individuais so os servios nos quais os usurios so determinados e so remunerados pelo pagamento de taxas ou tarifas, como no caso da energia domiciliar. 23 - Um parlamentar apresentou projeto de lei ordinria cujos
objetivos so regular integralmente e privatizar a titularidade e a execuo dos servios pblicos de sepultamento de cadveres humanos, diante da falta de condies materiais de prestao desse servio pblico de forma direta. Aprovado pelo Poder Legislativo, o referido projeto de lei foi sancionado pelo chefe do Poder Executivo. Com base na situao hipottica descrita acima, julgue o item subseqente. Com base no instituto da encampao, o poder concedente pode, independentemente de indenizao ou de lei especfica, retomar o servio por motivo de interesse pblico. (Errado) Comentrio: A encampao uma das espcies de extino da concesso (a extino o gnero). Ela se d por motivo de interesse pblico superveniente concesso, e requer autorizao legislativa especfica e indenizao prvia das parcelas no amortizadas ou no depreciadas dos investimentos feitos pelo concessionrio nos bens reversveis. 24 - Os servios pblicos uti singuli so aqueles prestados coletividade, que tm por finalidade a satisfao indireta das necessidades dos cidados, tais como os servios de iluminao pblica e de saneamento. (Errado) Comentrio: A classificao dos servios pblicos levando-se em conta os destinatrios podem ser: uti singuli e uti universi.

Uti singuli (individuais): tem usurios determinados e utilizao particular e


mensurvel para cada destinatrio (ex.: telefone, gua). Devem ser remunerados por taxa ou tarifa e o corte do fornecimento autorizado.

Uti universi (gerais): so prestados sem ter usurios determinados, para

atender coletividade no seu todo, como os de polcia, iluminao pblica, coleta de lixo em via pblica, calamento; so indivisveis; devem ser mantidos por imposto; entende-se que a suspenso do fornecimento ilegal.

25 - Os terrenos de marinha so bens pblicos de uso comum que se destinaram historicamente defesa territorial e atualmente se destinam proteo do meio ambiente costeiro. (Errado) Comentrio: O primeiro erro considerar terreno de marinha um bem de uso comum (como praas, avenidas). um bem dominial. O segundo afirmar que eles se destinam defesa do meio ambiente costeiro. S para complementar: Terreno de marinha a faixa de terra com 33 metros de largura, contada a partir da linha da preamar (mar alta) mdia de 1831, adjacente ao mar, rios e lagoas, no continente ou em ilhas, desde que no local se observe o fenmeno das mars, com oscilao de pelo menos cinco centmetros. Dentre os bens da Unio o nico que, mesmo sendo dominial, encontra impedimento constitucional para sua alienao plena. (Art. 13 do Cdigo de guas - Dec. n 24.643/34). 26 - Os servios pblicos podem ser classificados, quanto ao objeto, em exclusivos e no exclusivos do Estado. (errado) Comentrio: CLASSIFICAO DOS SERVIOS PBLICOS SEGUNDO MARIA SYLVIA ZANELLA DI PIETRO: 1. Prprios e Imprprios: Prprios: o Estado assume como seus e executa diretamente (por meio de seus agentes) ou indiretamente (por meio de concessionrios e permissionrios). Imprprios: os que, no sendo assumidos nem executados pelo Estado, so por ele autorizados, regulamentados e fiscalizados. 2. Quanto ao objeto: Administrativos: so os executados para atender s necessidades internas da administrao. Comercial ou industrial: so os executados para atender s necessidades coletivas de ordem econmica. Social: so os que atendem a necessidades coletivas em que a atuao do Estado essencial, tal como ocorre com sade, educao, etc. 3. Quanto maneira como concorrem para a satisfao do interesse geral: Uti singuli: so os que tm por finalidade a satisfao individual e direta das necessidades dos cidados.

Uti universi: so prestados coletividade, mas usufrudos indiretamente pelos indivduos. Ex.: iluminao pblica, saneamento, pesquisa cientfica. 4. Quanto exclusividade: Exclusivos: estabelecidos pela Constituio Federal, como o servio postal, correio areo nacional, telecomunicaes, radiodifuso, energia eltrica, navegao area, gs canalizado, etc. No exclusivos: servios que podem ser executados pelo Estado ou por particular, mediante autorizao. 27 - Os servios de utilidade pblica tm caracterstica de essencialidade e necessidade para os membros da coletividade, sendo prestados de forma direta, pela administrao pblica, ou indireta, por meio de concessionrios, permissionrios ou autorizatrios. (Errado) Comentrio: II - SERVIO DE UTILIDADE PBLICA - so os que a Administrao reconhecendo sua convenincia (no essencialidade, nem necessidade) para os membros da coletividade, presta-os diretamente OU AQUIESCE EM QUE SEJAM PRESTADOS POR TERCEIROS (concessionrios, permissionrios ou autorizatrios), nas condies regulamentadas e sob seu controle, mas por conta e risco dos prestadores, mediante remunerao dos usurios. Ex.: transporte coletivo, energia eltrica, gs, telefone. 28 - O contrato de concesso de servio pblico extingue-se pela resciso quando a iniciativa de extino do contrato do poder concedente, em decorrncia de descumprimento das normas contratuais pelo concessionrio. (Errado) Comentrio: Art. 39 (Lei 8987/95) O contrato de concesso poder ser rescindido por iniciativa da concessionria, no caso de descumprimento das normas contratuais pelo poder concedente, mediante ao judicial especialmente intentada para esse fim. 29 - A possibilidade de reconsiderao por parte da autoridade que proferiu uma deciso objeto de recurso administrativo atende ao princpio da eficincia. (Certo) 30 - A escolha pela subveno a uma instituio privada para a prestao de um servio pblico de sade representa forma de desconcentrao do servio pblico. (Errada) Comentrio: um caso de DESCENTRALIZAO, e no de desconcentrao. S seria desconcentrao se fosse delegado o servio a um RGO do ente pblico, ocorrendo, dessa forma, uma repartio INTERNA das atribuies.

30 - Na Frana, formou-se a denominada Escola do Servio Pblico, inspirada na jurisprudncia do Conselho de Estado, segundo a qual a competncia dos tribunais administrativos passou a ser fixada em funo da execuo de servios pblicos. (Certo) 31 - A Constituio Federal no traz expresso, em seu texto, o conceito de servio pblico, nem tampouco as leis o fazem, no Brasil. Assim, a conceituao do servio pblico deve ser buscada na doutrina. (Certo) 32 - Segundo a corrente doutrinria conhecida como essencialista, no possvel identificar um ncleo relativo natureza da atividade que leve classificao de uma atividade como servio pblico. (Errado) Comentrio: A corrente essencialista defende exatamente o oposto, ou seja, que o servio pblico pode ser identificado segundo sua natureza. A propsito, h trs correntes que tentam definir servio pblico: a) ESSENCIALISTA - uma atividade "servio pblico" segundo sua natureza b) FORMALISTA - servio pblico aquilo que est expresso na lei (CF e leis infraconstitucionais) c) SUBJETIVA - servio pblico aquele prestado diretamente pelo Estado. O Brasil adotou a corrente FORMALISTA, porque a Administrao h atividades essenciais que no so prestadas pelo Estado (Ex: educao privada), como tambm h atividades no essenciais que so prestadas pelo Estado (Ex: loterias) 32 - O DF deve prestar os servios pblicos previstos como de competncia dos estados e dos municpios, cumulativamente. (Errado) Comentrio: ????? 33 - Considera-se concesso de servio pblico a delegao, a ttulo precrio, da prestao de servios pblicos, feita pelo poder concedente, a pessoa fsica ou jurdica que demonstre capacidade para seu desempenho, por sua conta e risco. (Errado) Comentrio: CONCESSO DE SERVIO PBLICO: " a delegao de sua prestao, feita pelo poder concedente, MEDIANTE LICITAO, NA MODALIDADE CONCORRNCIA, PESSOA JURDICA OU CONSRCIO DE EMPRESAS que demonstre capacidade para seu desempenho, por sua conta e risco e por prazo determinado." O ERRO da questo est: 1) em afirmar que Pessoas Fsicas podem receber a concesso de servios pblicos; 2) em no mencionar que a concesso se d mediante licitao na modalidade

concorrncia. 3) em afirmar que "a ttulo precrio" 34 - Uma concessionria de servios telefnicos, empresa privada, suspendeu o fornecimento do sinal de telefone da residncia de Paulo, aps notific-lo da falta de pagamento das faturas referentes aos meses de abril e maio de 2008. Paulo alegou, perante a concessionria, que, nesse perodo, estava viajando, no promovendo qualquer ligao, fato esse constatado pela concessionria, j que lhe foi cobrado somente o valor mnimo. Com referncia a esse caso hipottico e aos servios pblicos, julgue os itens que se seguem. O valor cobrado pela concessionria caracteriza-se como taxa de servio pblico, a qual pode ser cobrada pela efetiva ou potencial utilizao do servio pblico, j que o mesmo estava disposio de Paulo.(Errado) Comentrio: Entende-se como "TARIFA de servio pblico" e no TAXA. LOGO: T A R I F A:[lado empresarial]- Est ligado ao preo pblico. Ex.: conta de gua, luz, telefone, gs, TV por assinatura etc. T A X A:[tem contraprestao] - Decorre do patrimnio do contribuinte. EX.: taxa de incndio, IPVA, IPTU, condomnio etc. 35 - Suponha que um usurio de servio pblico prestado por empresa privada em determinado estado da Federao pretenda ingressar com ao judicial visando rescindir o contrato de prestao do referido servio, por deficincia dessa operadora. Nesse caso, essa ao dever ser julgada pela justia comum estadual.(Certo) Comentrio: trata-se de empresa prestadora de servio publico de natureza juridica privada, com competencia da justia comum estadual. 36 - O servio postal, o Correio Areo Nacional, os servios de telecomunicaes e de navegao area so exemplos de servios pblicos exclusivos do Estado. (Certo) Comentrio: EXPLICAO: Conforme CF/88 Art. 21 X,XI,XII-C. Para o CESPE uma questo correta; toda correta, aprendam isto. O que ocorre a interpretao. O item est todo certo; o erro est na interpretao da palavre "Estado".

Quando a banca se referir a Estado com "E" maisculo; interprete "UNIO"; caso contrrio, "e" minsculo; interprete como os (27) estados membros. Logo, a questo est corretssima. Art. 21. Compete Unio: X - manter o servio postal e o correio areo nacional; "Competncia privativa da Unio para legislar sobre servio postal. pacfico o entendimento deste Supremo Tribunal quanto inconstitucionalidade de normas estaduais que tenham como objeto matrias de competncia legislativa privativa da Unio. Precedentes: Adins n 2.815, XI - explorar, diretamente ou mediante autorizao, concesso ou permisso, os servios de telecomunicaes, nos termos da lei, que dispor sobre a organizao dos servios, a criao de um rgo regulador e outros aspectos institucionais c) a navegao area, aeroespacial e a infra-estrutura aeroporturia; 37 - Prevalece o entendimento de que o conceito de servio pblico deve ser pautado pelo critrio orgnico ou subjetivo, segundo o qual servio pblico aquele prestado pelos rgos ou entidades de natureza pblica. (Errado) Comentrio: Na realidade o servio pblico uma das atividades da administrao em sentido material, objetivo ou funcional. A doutrina enumera 04 atividades como prprias da administrao em sentido material, a saber: 1) Servio Pblico (toda a atividade que a Administrao Pblica executa, direta ou indiretamente, para satisfazer a necessidade pblica, sob regime predominantemente pblico); 2) Polcia Administrativa; 3) Fomento; 4) Interveno. 38 - Nem todos os atos administrativos possuem o atributo da autoexecutoriedade, j que alguns deles necessitam de autorizao do Poder Judicirio para criar obrigaes para o administrado. (Certo) Comentrio:

A questo est correta, pois no caso das multas de trnsito, por exemplo, somente podero ser executveis obrigatoriamente caso haja discusso judicial. tbm o caso do processo de desapropriao. 39 - Durante dez anos, Maria ocupou cargo de chefia na concesso de benefcios previdencirios de uma autarquia federal. Tendo em vista a divergncia na aplicao de determinada norma, Maria emitiu uma ordem de servio que disciplinava a concesso do benefcio em determinadas hipteses, acreditando que a sua interpretao, naquele caso, seria a melhor. No ltimo ms, Maria foi substituda por Pedro, que, no concordando com aquela interpretao, resolveu anular a ordem de servio em vigor e rever todos os benefcios concedidos com base nela. Com base nessa situao hipottica, julgue o seguinte item. Considerando que a antiga interpretao fosse uma das interpretaes possveis, a primeira ordem de servio no deveria ter sido anulada, mas sim revogada, passando a nova interpretao a incidir apenas sobre os fatos posteriores. (Certo) Comentrio: A questo coloca que a antiga interpretao fosse possvel, portanto vlida. Assim, no caracterizando um ato ilegal pois no feriu o princpio da legalidade. Pedro anulando os atos e revendo os benefcios concedidos a sim est errado. Pois segundo a doutrina, como Celso Antonio Bandeira de Mello, quando os atos geram direitos, eles devem ter efeito ex nunc portanto, devem ser revogados no caso concreto. Assim se respeita os direitos adquiridos e dali para frente o ato para de gerar efeitos. 40 - A anulao dos benefcios j concedidos no se submete a prazo decadencial, j que os atos ilegais devem ser anulados pela prpria administrao a qualquer tempo.(Errado) Comentrio:
Art. 54. O direito da Administrao de anular os atos administrativos de que decorram efeitos favorveis para os destinatrios decai em cinco anos, contados da data em que foram praticados, salvo comprovada m-f. 1 No caso de efeitos patrimoniais contnuos, o prazo de decadncia contar-se- da percepo do primeiro pagamento
o

41 - O ato administrativo, uma vez publicado, ter vigncia e dever ser cumprido, ainda que esteja eivado de vcios. (Certo) Comentrio:
Presuno de legitimidade O ato administrativo nasce presumivelmente legtimo, isto , possuidor de todos os requisitos de validade, operando, imediatamente, seus efeitos, mesmo que argido de vcios capazes de lev-lo invalidade. Ainda que defeituoso o ato, enquanto no houver o pronunciamento de sua invalidao, o ato ser presumivelmente legtimo. Essa presuno de legitimidade diz respeito ao atendimento ao disposto em Lei, bem como

veracidade das alegaes de fato relativas ao ato administrativo. Entretanto, tal presuno relativa (juris tantum), admitindo produo de prova em contrrio.

42 - facultado ao Poder Judicirio, ao exercer o controle de mrito de um ato administrativo, revogar ato praticado pelo Poder Executivo. (Errado) Comentrio: A questo est duplamente errada. 1: O Poder Judicirio no pode revogar atos administrativos de nenhum outro poder a no ser os seus prprios, pois revogao alude oportunidade e convenincia, e s a autoridade que editou o ato quem pode revoglo.: 2 o Poder Judicirio no faz controle de mrito de atos administrativos, porque novamente diz respeito controle de oportunidade e convenincia. 43 - O Poder Judicirio pode revogar seus prprios atos administrativos e anular os atos administrativos praticados pelo Poder Legislativo. (Certo) Comentrio: "A anulao pode ser feita pela Administrao (controle interno), de ofcio ou mediante provocao, ou pelo Poder Judicirio, MEDIANTE PROVOCAO." 44 - A administrao tem o nus de provar a legalidade do ato administrativo sempre que ela for questionada judicialmente. (Errado) Comentrio: Todos os atos administrativos nascem com a presuno de legitimidade, decorre do princpio da legalidade da Administrao, que informa toda a atuao governamental; autoriza a imdediata execuo ou operatividade dos atos administrativos, mesmo que arguidos de vcios ou defeitos que levem invalidade; a transferncia do nus da prova de invalidade do ato administrativo para quem o invoca. 45 - A aposentadoria de cargo de provimento efetivo, por implemento de idade, um ato administrativo discricionrio. (Errado) Comentrio: A aposentadoria, seja ela compulsria (aos 70 anos conforme ART.40, 1, II, DA CF), ela um ato administrativo vinculado. No pode o gestor pblico alegando seu poder discrionrio denegar a aposentadoria a quem quer que seja, se foram preenchidos todos os requisitos necessrios. Pode sim, discutir o valor da aposentadoria, se atende ou no os valores pretendidos pelo o aposentado. De toda sorte, mesmo assim, ato vinculado, porque o gestor est adstrito as disposies legais. 46 - dispensvel a motivao para o ato administrativo quando este se destinar apenas a suspender outro ato anteriormente editado. (Errado) Comentrio:

Os atos administrativos devem ser motivados quando importem anulao, revogao, suspenso ou convalidao de ato administrativo. o que dispe o art. 50, VIII da Lei 9.784/1999, que regula o processo administrativo, in verbis: 46 - O prazo decadencial para a administrao pblica anular atos administrativos de efeitos patrimoniais contnuos renova-se periodicamente. (Errado) Comentrio: No caso de atos administrativos com efeitos patrimoniais o prazo decadencial incia-se a partir da percepo do primeiro pagamento, no havendo que se falar em periodicidade. o que afirma o art. 54 da Lei 9784: " Art. 54. O direito da Administrao de anular os atos administrativos de que decorram efeitos favorveis para os destinatrios decai em cinco anos, contados da data em que foram praticados, salvo comprovada m-f. 1o No caso de efeitos patrimoniais contnuos, o prazo de decadncia contar-se- da percepo do primeiro pagamento" 47 - O TRT da 5. regio, com sede em Salvador, entidade integrante da justia do trabalho. (Errado) Comentrio: O TRT da 5. regio, com sede em Salvador, RGO integrante da justia do trabalho. 48 - Antnio, servidor pblico federal, recebia determinada parcela remuneratria desde 4 de abril de 1995. Em julho de 2003, quando ele requereu sua aposentadoria, verificouse que a citada parcela era indevida, no podendo compor seus proventos de aposentadoria. Nessa situao, j ocorreu o prazo qinqenal de decadncia para a administrao pblica anular o ato que determinou o pagamento dessa parcela, j que o termo inicial foi 4 de abril de 1995. (Errado) Comentrio: "o prazo fixado no transcrito art. 54 da Lei n 9.784/99 s abraar atos ilegais que foram praticados aps a entrada em vigncia da citada lei. Em relao s irregularidades que porventura ocorreram antes do advento da lei, no h como se admitir a aplicabilidade de tal norma. Em coadunao com princpios bsicos de direito, somente se aceitaria um carter retroativo do prazo decadencial previsto no art. 54 se houvesse uma previso expressa nesse sentido, o que no ocorre". Logo, o prazo quinquenal de decadncia para o fato da questo comea a contar de 1999 (data de publicao da Lei 9.784). Em 2003 a Administrao ainda poderia perfeitamente anular o ato. 49 - Um conceito vlido para a funo administrativa o que a define como a funo que o Estado, ou aquele que lhe faa s vezes, exerce na intimidade de uma estrutura e regime hierrquicos e que, no sistema constitucional brasileiro, se caracteriza pelo fato

de ser desempenhada mediante comportamentos infralegais ou, excepcionalmente, infraconstitucionais vinculados, submissos ao controle de legalidade pelo Poder Judicirio. (Certo) 50 - o decreto um ato primrio do Poder Executivo e tem carter interno.(Errado) Comentrio: Lei - ato primrio Decreto regulamentar - ato secundrio O decreto de execuo deve restringir-se aos limites e ao contedo da lei, explicitandoo, detalhando seus dispositivos. O Poder Executivo no pode restringir, nem ampliar, muito menos contrariar as hipteses previstas na lei, 51 - O ato administrativo est sujeito a regime jurdico administrativo, razo pela qual o ato de direito privado praticado pelo Estado no considerado ato administrativo.(Certo) Comentrio: Atos Administrativos propriamente ditos, ou seja, a manifestao da vontade cujo fim imediato seja a produo de efeitos jurdicos, regida pelo Direito Pblico; Atos da Administrao Pblica regidos pelo Direito Privado 51 - Em decorrncia do atributo da presuno de veracidade, no pode o ato administrativo ter sua validade apreciada de ofcio pelo Poder Judicirio. (Certo) Comentrio: "O Judicirio no pode apreciar ex officio a validade do ato; sabe-se que, em relao ao ato jurdico de direito privado, o art. 168 do CC determina que as nulidades absolutas podem ser alegadas por qualquer interessado ou pelo MP, quando lhe couber intervir, e devem ser pronunciadas pelo juiz, quando conhecer do ato ou dos seus efeitos; o mesmo no ocorre em relao ao ato administrativo, cuja nulidade s pode ser decretada pelo Judicirio a pedido da pessoa interessada" 52 - O ato composto aquele que resulta de manifestao de dois ou mais rgos, singulares ou colegiados, cuja vontade se funde para a formao de um nico ato. (Errado) Comentrio: 1 ATO = ATO ADMINISTRATIVO 2 ATOS = PROCESSO ADMINISTRATIVO

1 RGO, 1 SETOR = ATO ADMINISTRATIVO SIMPLES 1 RGO, 2 SETORES = ATO ADMINISTRATIVO COMPOSTO 2 RGOS = ATO ADMINISTRATIVO COMPLEXO 53 - O conceito de ato administrativo teve origem e se desenvolveu na Inglaterra, pas filiado ao sistema do civil law, com regime jurdico prprio para as questes concernentes ao direito administrativo. (Errado) Comentrio: A Inglaterra no um pas vinculado ao sistema da Civil Law Romano-germnico, e sim ao sistema da Common-Law. O Direito Administrativo vinculado a uma Ordem Administrativa autnoma, separada da ordem judiciria, uma caracterstica dos pases que se ligam Civil-Law. Na Common-Law, h a presena de um contencioso quase judicirio (Boards, Tribunals ou Commissions). 54 - Lucas foi aprovado em concurso pblico de provas e ttulos para o cargo de analista administrativo da ANATEL. Considerando que o prazo de validade do concurso expirar em julho de 2009, com possibilidade de prorrogao por mais um ano, ou seja, julho de 2010, Lucas resolveu encaminhar um e-mail para a ouvidoria da agncia, indagando se o presidente prorrogaria ou no o certame. A ouvidoria da ANATEL respondeu a Lucas que a contratao de pessoal nas agncias, por meio de concurso pblico, um ato de gesto e no de imprio e que a prorrogao do concurso constitui um ato discricionrio. Com base na situao hipottica acima apresentada, julgue os itens subsequentes, acerca da classificao dos atos administrativos. As informaes prestadas pela ouvidora esto corretas, pois a contratao de pessoal por meio de concurso pblico para composio de quadro funcional caracterizada como ato de gesto, no intervindo a vontade dos administrados para sua prtica. (Errado) Comentrio: A realizao de concurso pblico no ato de gesto, pois envolve a administrao da coisa pblica, se vinculando mais ao ato de imprio. 55 - Um cidado que tenha sido absolvido na esfera penal por insuficincia de provas quanto autoria de determinado crime funcional, no pode ser processado e responsabilizado pelo mesmo fato na esfera administrativa. (Errado) Comentrio: Apenas a absolvio na esfera penal por: NEGATIVA DE AUTORIA

OU INEXISTNCIA DO FATO vinculam as demais esferas.. 56 - Atos administrativos so aqueles praticados exclusivamente pelos servidores do Poder Executivo, como, por exemplo, um decreto editado por ministro de estado ou uma portaria de secretrio de justia de estado da Federao. (Errado) Comentrio: Ato administrativo uma espcie de ato jurdico praticado pela administrao pblica ou por quem esteja fazendo as suas vezes (concessionrias e permissionrias) nessa qualidade (supremacia do poder) em busca da consecuo do interesse pblico e passvel de controle judicial. 57 - Existe liberdade de opo para a autoridade administrativa quanto ao resultado que a administrao quer alcanar com a prtica do ato. (Errado) Comentrio: Quanto ao resultado ou FINALIDADE o ato administrativo ser sempre VINCULADO. Alis, quanto aos elementos ou requisitos o ato ser sempre vinculado em relao a: - COMPETNCIA - FINALIDADE - FORMA 58 - Conforme afirma a doutrina prevalente, o ato administrativo ser sempre vinculado com relao competncia e ao motivo do ato. (Errado) Comentrio: Competncia -----> SEMPRE VINCULADO Finalidade ------> SEMPRE VINCULADO Forma -----------> SEMPRE VINCULADO Motivo ---------> VINCULADO / DISCRICIONRIO Objeto ---------> VINCULADO / DISCRICIONRIO 59 - Os atos administrativos gozam de presuno iuris et de iure de legitimidade. (Errado) Comentrio: Presuno iuris et de iure - Presuno absoluta, no admite prova em contrrio.

Presuno iuris tantum - Presuno relativa, que admite prova em contrrio. 60 - A competncia delegvel, mas no passvel de avocao. (Errado) COMPETNCIA : IRRENUNCIVEL INDERROGVEL IMPRORROGVEL COMPETNCIA PODE SER: DELEGADA AVOCADA 61 - A edio de atos de carter normativo um dos objetos de delegao. (Errado) Comentrio: Art. 13 da Lei 9784/99. No podem ser objeto de delegao: I - a edio de atos de carter normativo; II - a deciso de recursos administrativos; III - as matrias de competncia exclusiva do rgo ou autoridade. 62 - Na segunda fase do concurso para provimento de cargo de policial, Flvio matriculou-se no curso de formao, j que tinha sido aprovado nas provas objetivas, no exame psicotcnico e no teste fsico, que compunham a chamada primeira fase. No entanto, a administrao pblica anulou o teste fsico, remarcando nova data para a sua repetio, motivo pelo qual foi anulada a inscrio de Flvio no curso de formao. Acerca dos atos administrativos referentes situao hipottica apresentada, julgue os itens subseqentes. A anulao do exame fsico est inserida no poder de autotutela da administrao, no sendo imprescindvel que haja contraditrio e ampla defesa, pois o ato em si no trouxe qualquer prejuzo para Flvio - j que ele ir refazer o teste fsico - nem para os demais candidatos. (Errado) Comentrio: Existe considervel jurisprudncia do STF no sentido de que a anulao de concurso, mesmo antes da posse, requer prvio processo administrativo, com observncia do contraditrio e da ampla defesa. O mesmo vale para a anulao de outros atos administrativos, nos quais o Supremo tambm vem decidindo pela necessidade de contraditrio e ampla defesa, sob pena de nulidade da anulao. 63 - Conforme entendimento do STF, o exame psicotcnico, para ser admitido em concursos pblicos, deve estar previsto em lei e conter critrios objetivos de

reconhecido carter cientfico, sendo prescindvel a possibilidade de reexame na esfera administrativa. (Errado) Comentrio: IMPRESCINDVEL a possibilidade de reexame na esfera administrativa. 64 - O ato normativo do Poder Executivo que contenha uma parte que exorbite o exerccio de poder regulamentar poder ser anulado na sua integralidade pelo Congresso Nacional. (Errado) Comentrio: A questo est incorreta porque de competncia exclusiva do Congresso Nacional SUSTAR, no anular, atos normativos do Poder Executivo que exorbitem o poder regulamentar. 65 - O prefeito de determinado municpio houve por bem desapropriar terreno com vistas a construir um hospital. No entanto, em vez de hospital, foi construda uma escola pblica. Considerando a situao hipottica apresentada, julgue os itens seguintes, que dizem respeito aos atos administrativos. O decreto desapropriatrio considerado ato vinculado. (Errado) Comentrio:

No caso de ato vinculado, o objeto est predeterminado em lei. Nesse caso de desapropriao, o ato discricionrio, pois, cabe ao Administrador escolher o bem, de acordo com interesse da Administrao.
66 - O abuso de poder, na modalidade de desvio de poder, caracteriza-se pela prtica de ato fora dos limites da competncia administrativa do agente. (Errado) Comentrio: 1)Excesso de Poder: * Ocorre excesso de poder quando o agente age fora dos limites de sua competncia administrativa, invadindo competncia de outros agentes ou praticando atividades que a lei no lhe conferiu. A autoridade, embora competente para praticar o ato, vai alm do que lhe permitiu a lei, exorbitando no uso de sua competncia. 2)Desvio de poder: * Ocorre desvio de poder (ou desvio de finalidade) quando o administrador pratica o ato buscando alcanar fim diverso daquele que lhe foi determinado pela lei. Nesse caso, embora atue nos limites de sua competncia, o agente pratica o ato por motivos ou com fins diversos daqueles estabelecidos na lei ou exigidos pelo interesse pblico.

67 - De acordo com a referida teoria, os motivos que determinaram a vontade do agente e que serviram de suporte sua deciso integram o plano da existncia do ato administrativo. (errado) Comentrio: Os motivos determinantes integram o plano de validade do ato. De acordo com esta teoria, os motivos que determinaram a vontade do agente, isto , os fatos que serviram de suporte sua deciso, integram a validade do ato. 68 - Alvars de pesquisa minerria, concedidos empresa Zeta Mineraes e Pavimentaes Ltda., foram revogados pelo Departamento Nacional de Produo Mineral (DNPM), autarquia vinculada ao Ministrio de Minas e Energia (MME), aps o Comando do Exrcito ter solicitado, sob o fundamento da prevalncia do interesse pblico, permisso para que a rea fosse utilizada e explorada pelo 9. Batalho de Engenharia e Construes do Exrcito Brasileiro, tendo em vista a necessidade de que o Exrcito construsse, diretamente e em local prximo rea em explorao, instalaes necessrias ao funcionamento de suas atividades. A empresa, ento, solicitou ao ministro de Estado de Minas e Energia que este avocasse o processo administrativo e reformasse o ato nele praticado, tendo em vista a sua ilegalidade. A respeito dessa situao hipottica, do regime jurdico dos recursos minerais e da avocao administrativa, julgue os itens que se seguem. No mbito da avocatria, s possvel realizar eventual reviso do ato do DNPM sob a invocao do mrito administrativo, mas no da sua ilegalidade, pois, nesse ltimo caso, ser cabvel a anulao e no, a avocao. (Errado) Comentrio: Pode-se avocar para confirmar, corrigir, REVOGAR, ANULAR etc. Pode-se avocar pra quase tudo. Tem a ver com o controle hierrquico ou com o finalstico. 69 - A jusridio constitucional atribuda ao STF tem tambm uma dimenso poltica, o que permite ao tribunal exercer controle judicial em tema de implementao de polticas pblicas quando configurada hiptese de abusividade governamental. (Certo) Comentrio: "A QUESTO DA LEGITIMIDADE CONSTITUCIONAL DO CONTROLE E DA INTERVENO DO PODER JUDICIRIO EM TEMA DE IMPLEMENTAO DE POLTICAS PBLICAS, QUANDO CONFIGURADA HIPTESE DE ABUSIVIDADE GOVERNAMENTAL."

70 - A reserva do possvel pode ser sempre invocada pelo Estado com a finalidade de exonerar-se do cumprimento de suas obrigaes constitucionais que impliquem custo financeiro. (Errada) Comentrio: Infere-se que a clusula da resrva do financeiramente possvel, ressalvada a ocorrncia de justo motivo objetivamente afervel, qual seja, a comprovao objetiva da alegao de incapacidade econmica-financeira da pessoa estatal, NO PODE SER INVOCADA PELO ESTADO, COM A FINALIDADE DE EXONERAR-SE, dolosamente, do cumprimento de suas obrigaes constitucionais. 71 - As dvidas sobre a margem de discricionariedade administrativa devem ser dirimidas pela prpria administrao, jamais pelo Poder Judicirio. (Errada) Comentrio: "mesmo nos atos discricionarios no h margem para que a administrao atue com excessos ou desvios ao decidir, competindo ao Judiciario a glosa cabivel". 72 - A lei que regulamenta o exerccio profissional do assistente social e o Cdigo de tica da profisso so instrumentos que possibilitam uma compreenso do mundo para alm da prtica profissional, a partir de uma viso crtica e fundamentada. Com relao aos referidos instrumentos, reas e limites da atuao profissional, julgue os itens a seguir. De acordo com a lei de regulamentao da profisso, a realizao de vistorias, percias tcnicas, laudos periciais, informaes e pareceres sobre matria de servio social pode ser partilhada com profissionais de equipe multidisciplinar. (Errado) Comentrio: Art. 5 Constituem atribuies privativas do Assistente Social: I - coordenar, elaborar, executar, supervisionar e avaliar estudos, pesquisas, planos, programas e projetos na rea de Servio Social; II - planejar, organizar e administrar programas e projetos em Unidade de Servio Social; III - assessoria e consultoria e rgos da Administrao Pblica direta e indireta, empresas privadas e outras entidades, em matria de Servio Social; IV - realizar vistorias, percias tcnicas, laudos periciais, informaes e pareceres sobre a matria de Servio Social; 73 - Quando um banco estatal celebra, com um cliente, um contrato de abertura de conta-corrente, est praticando um ato administrativo. (Errado) Comentrio: Um banco estatal, quando da realizao da sua atividade finalstica, no pratica ato administrativo pois est exercendo uma atividade econmica semelhante aos bancos

particulares. Abertura de conta, aplicao financeira, emprstimos, etc. so atividades executadas pela rede bancria em geral, no havendo diferena entre a rede privada ou estatal. 74 - Cabe convalidar o vcio da forma, nos atos administrativos, ainda que a lei faa previso expressa quanto forma. (Errado) Comentrio: Os atos do processo administrativo no dependem de forma determinada seno quando a lei expressamente a exigir." 75 - permitido ao Poder Judicirio avaliar e julgar o mrito administrativo de ato proveniente de um administrador pblico. (Errado) Comentrio: Ao Judicirio vedado exercer controle judicial sobre o mrito administrativo. 76 - O alvar de funcionamento emitido inicialmente considerado como ato vinculado e no, discricionrio. (Certo) Comentrio: O alvar um tipo de LICENA, que o ato administrativo unilateral e vinculado pelo qual a Administrao faculta quele que preencha os requisitos legais o exerccio de uma atividade. 77 - A presuno de legitimidade e de veracidade do ato administrativo municipal em tela gera a inverso do nus da prova. (Certo) Comentrio: Presuno de legitimidade e veracidade Presume-se, em carter relativo, que o ato administrativo foi produzido em conformidade com a lei e os princpios administrativos, e que os fatos declarados pela Administrao para sua produo sejam verdicos. Trata-se de presuno relativa, logo, admite prova em contrrio e inverte o nus da prova. Cabe ao administrado provar seus atos. 78 - A anulao ou revogao de ato administrativo que beneficie o interessado, nos processos que tramitem no TCU, deve respeitar o contraditrio e a ampla defesa, o que se aplica, por exemplo, apreciao da legalidade do ato de concesso inicial de aposentadoria, reforma e penso. (Errado) Comentrio: Nos processos perante o Tribunal de Contas da Unio asseguram-se o contraditrio e a ampla defesa quando da deciso puder resultar anulao ou revogao de ato

administrativo que beneficie o interessado, EXCETUADA a apreciao da legalidade do ato de concesso inicial de aposentadoria, reforma e penso. 79 - O ato administrativo pode ser invlido e, ainda assim, eficaz, quando, apesar de no se achar conformado s exigncias normativas, produzir os efeitos que lhe seriam inerentes, mas no possvel que o ato administrativo seja, ao mesmo tempo, perfeito, invlido e eficaz. (Errado) Comentrio: Ato perfeito - aquele que provm de autoridade competente e est conforme todas as exigncias legais para a sua regular produo de efeitos. O ato vlido observou em sua formao, todos os requisitos legais, relativos competncia para sua edio, sua finalidade, sua forma, aos motivos determinantes de sua pratica e a seu objeto. Ato invlido - aquele que no est em conformidade com a lei, ou seja, seus elementos ou fases de formao no esto de acordo com as exigncias de legalidade e legitimidade. Ato eficaz - o que produz efeitos imediatos. ATO PERFEITO PODE SER INVLIDO, basta que seja praticado em desacordo com a lei. ATO INVLIDO PODE SER EFICAZ, pois os atributos de legitimidade e da imperatividade autorizam a imediata execuo do ato, ainda que contenha vcios. Desta forma o ato pode ser ao mesmo tempo, perfeito, invlido e eficaz. 80 - A jurisprudncia ptria, na hiptese em que houver concluso de curso superior antes do trnsito em julgado da deciso em que se discuta a idoneidade do ato de matrcula do aluno, manifesta-se pela inaplicabilidade da teoria do fato consumado, uma vez que os requisitos legais devem ser analisados de forma definitiva pelo Poder Judicirio. (Errado) Comentrio:

A jurisprudncia ptria manifestou-se pela aplicabilidade da teoria do fato consumado. 81 - So exemplos de atos administrativos relacionados com a vida funcional de
servidores pblicos a nomeao e a exonerao. J os atos praticados pelos concessionrios e permissionrios do servio pblico no podem ser alados categoria de atos administrativos. (Errado) Comentrio: O ato administrativo pode ser praticado pelo Estado ou por particular que tenha recebido, por delegao, o dever de execut-lo, em nome do Estado. Ex: Concessionrios; Cartrios extrajudiciais expedindo certido de bito.

Portanto, o ato administrativo identificado por caractersticas prprias e no pelas pessoas que o executam. 82 - Os atos praticados pelo Poder Legislativo e pelo Poder Judicirio devem sempre ser atribudos sua funo tpica, razo pela qual tais poderes no praticam atos administrativos. (Errado) Comentrio: Todos os trs poderes exercem no apenas suas funes precpuas, mas tambm as atpicas. EX: O Legislativo, alm de legislar, poder igualmente ao Executivo exercer atos administrativos, assim como o Judicirio, sendo que estes tambm podero legislar sobre suas funes. 83 - Snia foi destituda do seu cargo em comisso, ao fundamento de que teria recebido propina para firmar contrato administrativo de compra e venda de um imvel pblico, sem que houvesse licitao. Com relao situao hipottica apresentada e acerca dos atos administrativos e das licitaes, julgue os itens seguintes. Se, pelo mesmo fato, Snia for absolvida em processo penal a que responda, ao fundamento de ausncia de prova da materialidade do crime, ento, nesse caso, ela ter direito anulao do ato de destituio do cargo em comisso, em face da teoria dos motivos determinantes. (Errado) Comentrio: Quando h absolvio criminal devido a falta de provas NO implica no afastamento da responsabilidade administrativa. Agora, no art. 126, da lei 8.112-90, conta o seguinte: a responsabilidade administrativa do servidor ser afastada no caso de absolvio criminal que negue a existncia do fato ou sua autoria. Isto , caso haja negativa do fato ou da autoria do mesmo na esfera penal, haver absolvio na esfera administrativa tambm. 84 - A venda de imveis pblicos que no mais estejam afetados ao servio pblico deve ser feita por meio de concorrncia. (Errado) Comentrio: Art. 23 5 Leilo a modalidade de licitao entre quaisquer interessados para a venda de bens mveis inservveis para a administrao ou de produtos legalmente apreendidos ou penhorados, ou para a alienao de bens imveis prevista no art. 19, a quem oferecer o maior lance, igual ou superior ao valor da avaliao. No caso, o erro da questo reside no "deve" quando deveria ser um "pode". 85 - O ato discricionrio pode ser motivado aps a sua edio. (Errado)

Comentrio: o ERRO da questo o tempo da motivao, esta tem que ser anterior ou concomitante com a sua execuo. 86 - O Poder Judicirio pode revogar ato administrativo violador do princpio da legalidade administrativa. (Errado) Comentrio: O Poder Judicrio NUNCA poder revogar os atos administrativos, pois a sua competncia s poder ser feita no caso de ANULAO. 87 - Nos processos perante o TCU, asseguram-se o contraditrio e a ampla defesa quando da deciso puder resultar anulao ou revogao de ato administrativo que beneficie o interessado, podendo ser citada, nesse sentido, aquela deciso que aprecia a legalidade de ato de concesso inicial de aposentadoria, reforma e penso. (Errado) Comentrio: Smula Vinculante 3 Nos processos perante o Tribunal de Contas da Unio asseguram-se o contraditrio e a ampla defesa quando da deciso puder resultar anulao ou revogao de ato administrativo que beneficie o interessado, excetuada a apreciao da legalidade do ato de concesso inicial de aposentadoria, reforma e penso. 88 - A edio de atos de carter normativo, a deciso de recursos administrativos e as matrias de competncia exclusiva do rgo ou da entidade no so objeto de delegao. (Certo) Comentrio: Art. 13. No podem ser objeto de delegao: I - a Edio de atos de carter normativo; II - a DEciso de recursos administrativos; III - as MAtrias de competncia exclusiva do rgo ou autoridade. 89 - Joo foi nomeado para exercer cargo em comisso no TRT da 17. Regio. Nessa situao, Joo foi previamente aprovado em concurso pblico e, caso a autoridade que o nomeou queira exoner-lo, deve abrir um processo administrativo para motivar o ato de exonerao e conceder a Joo o direito de defesa. (Errado) Comentrio: H 2 erros na questo:

Em primeiro lugar, o cargo em comisso pode ser ocupado por qulquer pessoa, no sendo necessria a aprovao prvia em concurso pblico. (No podemos confundir com a funo de confiana. Esta, apesar de tambm ser de livre nomeao e exonerao, s poder ser ocupada por servidor efetivo, ou seja, concursado) Em segundo lugar, a exonerao no forma de punio. A administrao no precisa abrir processo administrativo para motivar o ato de exonerao, uma vez que este livre. 90 - Tendo em vista razes de convenincia e oportunidade no atendimento do interesse pblico, mesmo os atos administrativos dos quais resultarem direitos adquiridos podero ser revogados unilateralmente pela administrao. (Errado) Comentrio: "A administrao pode anular seus prprios atos, quando eivados de vcios que os tornam ilegais, porque deles no se originam direitos; ou revog-los, por motivo de convenincia ou oportunidade, respeitados os direitos adquiridos, e ressalvada, em todos os casos, a apreciao judicial." 91 - Joo, inspetor do trabalho, servidor do Ministrio do Trabalho e Emprego (MTE), fiscalizou a empresa Beta e, aps detectar diversas irregularidades, lavrou auto de infrao, fixando multa. A empresa entendeu que o auto de infrao no era cabvel, pois, na sua viso, no havia qualquer irregularidade que a justificasse. A empresa, ento, resolveu recorrer no prazo legal. Entretanto, ao protocolar o recurso, teve notcia de que deveria realizar prvio depsito de 30% do valor da multa fixada para poder recorrer. Tendo como referncia a situao hipottica apresentada, julgue os itens a seguir. O ato praticado por Joo goza de presuno de legitimidade e executoriedade. (Errado) Comentrio: O erro est no atributo, AUTO-EXECUTORIEDADE,pois multa no possui esse tipo de atributo. 92 - Caso a administrao pblica verifique que o ato de Joo foi ilegal, deve revog-lo em ateno convenincia pblica. (Errado) Comentrio: Lembramos que, pelo Princpio da Autotutela, a Administrao deve: Anular seus atos quando eivados de ilegalidade (controle de legalidade)

Revogar seus atos quando esses se tornarem inconvenientes ou inoportunos (controle de mrito) 93 - Considere que a ANTAQ tenha editado resoluo que exija, como requisito para obteno de autorizao para o afretamento de embarcaes estrangeiras, a prvia consulta sobre a disponibilidade de embarcaes nacionais que possam fazer a navegao de cabotagem. Acerca dessa situao hipottica e dos atos administrativos a ela relacionados, julgue os itens que se seguem. Resolues como a mencionada so classificadas como atos administrativos compostos, j que so formadas pela vontade de mais de um agente pblico. (Errado) Comentrio: ATO SIMPLES, vejam a questo Considere que a ANTAQ tenha editado resoluo que exija, como requisito para obteno ... Somente a ANTAQ editou a resoluo, no precisou de outro rgo editar ou normatizar este. 94 - O Poder Judicirio no pode anular ato de nomeao dos diretores das agncias reguladoras (Errado) Comentrio: Qualquer ato administrativo est sujeito a ANULAO pelo poder judicirio se ficarem judicialmente demonstradas irregularidades para tanto(nulidades). no pode revogar! 95 - De acordo com a teoria dos motivos determinantes, os atos administrativos, quando tiverem sua prtica motivada, ficam vinculados aos motivos expostos, para todos os efeitos jurdicos. Havendo desconformidade entre os motivos e a realidade, ou quando os motivos forem inexistentes, a administrao deve revogar o ato.(Errado) Comentrio: O ato nulo, pois o vcio foi no elemento administrativo FORMA. Vcios na Competncia, Finalidade e Forma so insanveis e no passveis de convalidao. O elemento motivo sanvel e pode ser convalidado; a motivao, que a descrio/declarao do motivo, ou seja, a prpria formalizao, insanvel. 96 - Uma autoridade poder, se no houver impedimento legal, delegar parte da sua competncia a outros titulares de rgos, desde que esses lhe sejam hierarquicamente subordinados, quando for conveniente, unicamente em razo de circunstncias tcnicas, sociais e econmicas. (Errado)

Comentrio:
Art. 12. Um rgo administrativo e seu titular podero, se no houver impedimento legal, delegar parte da sua competncia a outros rgos ou titulares, ainda que estes no lhe sejam hierarquicamente subordinados, quando for conveniente, em razo de circunstncias de ndole tcnica, social, econmica, jurdica ou territorial.

97 - Caso o TCU identifique que uma aposentadoria por ele j registrada tenha sido concedida de forma ilegal, sem que se caracterize m-f do aposentado, a referida corte poder anular esse ato, a qualquer tempo. (Errado) Comentrio: Art. 54. O direito da Administrao de anular os atos administrativos de que decorram efeitos favorveis para os destinatrios decai em cinco anos, contados da data em que foram praticados, salvo comprovada m-f. 98 - No mbito administrativo, o princpio da oficialidade assegura a possibilidade de instaurao do processo por iniciativa da administrao, independentemente de provocao do administrado e, ainda, possibilita o impulsionamento do processo, com a adoo de todas as medidas necessrias a sua adequada instruo. (Certo) Comentrio: conforme lei 9.784/99 O princpio da oficialidade caracteriza-se pelo dever da Administrao em impulsionar o procedimento de forma automtica, sem prejuzo da atuao dos interessados. Este princpio aplica-se ao processo administrativo. Por fora do princpio da oficialidade a autoridade competente para decidir tem tambm o poder/dever de inaugurar e impulsionar o processo, at que se obtenha um resultado final conclusivo e definitivo, pelo menos no mbito da Administrao Pblica. 99 - Um decreto assinado pelo chefe do Poder Executivo e referendado por um ministro de Estado e uma dispensa de licitao dependente de homologao por uma autoridade superior para produzir efeitos so exemplos, respectivamente, de ato complexo e ato composto. (Certo) Comentrio: ??????? 100 - A revogao, possvel de ser feita pelo Poder Judicirio e pela administrao, no respeita os efeitos j produzidos pelo ato administrativo. Comentrio: A questo contm 2 erros: 1 - O poder judicirio em sua atividade tpica no pode revogar atos administrativos; 2 - A revogao produz efeitos ex nunc, ou seja "a parti de agora" ento os efeitos j produzidos no iro retroagir. 101 - A autoexecutoriedade atributo presente em qualquer ato administrativo. (Errado)

Comentrio: Atributos do ato administrativo: Presuno de legitimidade Imperatividade Auto-executoriedade Tipicidade Os atributos imperatividade e auto-executoriedade so observveis somente em determinadas espcies de atos administrativos. J a tipicidade e a presuno de legitimidade so observados em todos os atos. 102 - Segundo a doutrina, integra o conceito de forma, como elemento do ato administrativo, a motivao do ato, assim considerada a exposio dos fatos e do direito que serviram de fundamento para a respectiva prtica do ato. (Certo) Comentrio: De acordo com Di Pietro (2002): "Integra o conceito de forma a motivao do ato administrativo, ou seja, a exposio dos fatos e do direito que serviram de fundamento para a prtica do ato; a sua ausncia impede a verificao de legitimidade do ato" 103 - De acordo com a doutrina, as resolues e as portarias editadas no mbito administrativo so formas de que se revestem os atos gerais ou individuais, emanados do chefe do Poder Executivo. (Errado) Comentrio: A ASSERTIVA EST ERRADA, PORQUE MISTUROU DOIS CONCEITOS QUE NO POSSUEM A CARACTERISTICA DE SEREM EMANADAS PELO CHEFE DO EXECUTIVO E SEREM GERAIS E INDIVIDUAIS AO MESMO TEMPO. PORTARIA CHEFES DO RGO OU REPARTIO, NO O CHEFE DO EXECUTIVO.(ERRADA) DETERMINAES GERAIS OU ESPECIAIS(INDIVIDUAIS) (CORRETO) 104 - No possvel o controle de legalidade exercido pelo Poder Judicirio na hiptese de remoo de servidor pblico de ofcio, mas com caractersticas de perseguio poltica, em razo de a motivao atender ao interesse da administrao. (Errado) Comentrio: O Poder Judicirio pode exercer o controle de legalidade sim, principalmente no que tange finalidade visto que esta deve sempre atender ao interesse pblico. 105 - A doutrina majoritria afirma ser a presuno de legitimidade, atributo dos atos administrativos, privilgio tpico de um Estado autoritrio, por ser absoluta e no admitir prova em contrrio. (Errado)

Comentrio: A PRESUNO DE LEGITIMIDADE ADMINISTRATIVA JURIS TANTUM (RELATIVA), E NO JURIS ET DE JURE (ABSOLUTA). ACEITA-SE O CONTRADITRIO. 106 - A possibilidade da anlise de mrito dos atos administrativos, ainda que tenha por base os princpios constitucionais da administrao pblica, ofende o princpio da separao dos poderes e o estado democrtico de direito. (Errado) Comentrio: O Mrito nos Atos Administrativos diz respeito a 2 Requisitos: - MOTIVO - OBJETO MACETE: O MRITO "MOB" (NOS ATOS DISCRICIONRIOS) Apesar de, em regra, o Mrito ser inalcanvel pelo Controle Judicial (o que alis no foi dito pela questo), poder SIM ocorrer desfazimento do Ato quando qualquer um desses 2 Requisitos padecerem de Ilegalidade. 107 - O Poder Judicirio poder exercer amplo controle sobre os atos administrativos discricionrios quando o administrador, ao utilizar-se indevidamente dos critrios de convenincia e oportunidade, desviar-se da finalidade de persecuo do interesse pblico. (Certo) Comentrio: Quanto aos atos administrativos discricionrios, o Poder Judicirio pode fiscaliz-los baseando-se no princpio da proporcionalidade / razoabilidade. 108 - Os atos administrativos no tm poder de coercibilidade em relao aos particulares, visto que ningum est obrigado a fazer ou deixar de fazer algo seno em virtude de lei. (Errado) Comentrio: Refere-se ao Princpio da IMPERATIVIDADE: O ato administrativo uma declarao unilateral do Estado que produz efeitos imediatos, independentemente da vontade particular. Por ser um ato praticado ex vi legis, dispensada a vontade particular. A imperatividade (coercibilidade) decorre da lei, da supremacia do interesse pblico. 109 - O ato administrativo, por estar submetido a um regime de direito pblico, apresenta algumas caractersticas que o diferenciam dos atos de direito privado. Assim, de acordo com o atributo da imperatividade, o ato administrativo poder ser

imediatamente executado pela administrao pblica, sem a necessidade de interveno do Poder Judicirio.(Errado) Comentrio: A imperatividade o atributo pelo qual os atos administrativos se impem a terceiros, independentemente de sua concordncia ou aquiescncia. Ao contrrio do que ocorre na presuno de legitimidade, que no necessita de previso em lei, a imperatividade exige expressa autorizao legal e no pode ser aplicada a todos os atos administrativos. 110 - A revogao e a invalidao so modalidades de extino do ato administrativo. Quanto ao tema, pacfico o entendimento do Supremo Tribunal Federal no sentido de que a administrao pblica somente poder revogar seus prprios atos, por motivo de convenincia e oportunidade, mas no poder anul-los, haja vista que a anlise relacionada aos vcios de ilegalidade do ato cabe exclusivamente ao Poder Judicirio. (Errado) Comentrio: Smula 473: A Administrao pode anular seus prprios atos, quando eivados de vcios que os tornem ilegais, porque deles no se originam direitos; ou revog-los, por motivo de convenincia e oportunidade, respeitados os direitos adquiridos, e ressalvada, em todos os casos, a apreciao judicial. 111 - A permisso, que no se confunde com a concesso ou a autorizao, o ato administrativo por meio do qual a administrao pblica consente que o particular se utilize privativamente de um bem pblico ou execute um servio de utilidade pblica. Tal ato classificado como declaratrio, na medida em que o poder pblico apenas reconhece um direito do particular previamente existente. (Errado) Comentrio: AUTORIZAO, LICENA E PERMISSO so atos NEGOCIAIS e o declaratrios. 112 - De acordo com a disciplina prevista na Lei da Ao Popular, o ato administrativo apresenta os seguintes elementos ou requisitos: competncia, forma, objeto, motivo e finalidade. (Certo) Comentrio: VERDADE. LEI N 4.717, DE 29 DE JUNHO DE 1965, QUE Regula a ao popular: Art. 2 So nulos os atos lesivos ao patrimnio das entidades mencionadas no artigo anterior, nos casos de: a) incompetncia; b) vcio de forma;

c) ilegalidade do objeto; d) inexistncia dos motivos; e) desvio de finalidade. 113 - Mrio, servidor pblico, vinha percebendo uma parcela remuneratria de forma indevida desde abril de 2000. Em janeiro de 2005, a administrao identificou esse pagamento indevido e iniciou um processo administrativo visando cass-lo. O ato de cassao do benefcio somente ocorreu em maio de 2005, quando se verificou a boa-f de Mrio. Com base nessa situao hipottica, julgue os seguintes itens, relativos a invalidao de atos administrativos. Nessa situao, a administrao no mais poderia cassar esse benefcio, em face da decadncia. (Errado) 114 - Caso o benefcio ilegal tivesse sido concedido em favor de Mrio antes do advento da Lei n. 9.784/1999, no haveria prazo decadencial para anulao, em face dos princpios tempus regit actum e da irretroatividade das leis. (Errado) Comentrio: Tempus regit actum uma expresso jridica em latina que significa literalmente o tempo rege o ato, no sentido que as coisas jurdicas se regem pela lei da poca em que ocorreram. Segundo o art 2 da lei 9.784 Pargrafo nico. Nos processos administrativos sero observados, entre outros, os critrios de: XIII - interpretao da norma administrativa da forma que melhor garanta o atendimento do fim pblico a que se dirige, vedada aplicao retroativa de nova interpretao. 115 - Pelo atributo da coercibilidade, o poder de polcia tem execuo imediata, sem dependncia de ordem judicial. (Errado) Comentrio: Imperatividade / Coercibilidade Os atos administrativos podem ser impostos aos administrados independentemente da concordncia destes. Um dos princpios informadores da atividade administrativa o da supremacia do interesse pblico, e a imperatividade decorre da instrumentalizao deste princpio. Este atributo tambm no inerente a todos os atos administrativos, pois nos atos que para produzirem os seus efeitos dependem exclusivamente de um interesse do particular (atos negociais) a Administrao limita-se a certificar, atestar ou emitir opinio.

116 - Lanando mo do conceito de administrao pblica em seu sentido orgnico, isto , no sentido de conjunto de rgos e pessoas destinado ao exerccio da totalidade da ao executiva do Estado, a Constituio Federal positivou os princpios gerais norteadores da totalidade de funes, considerando todos os entes que integram a Federao brasileira (Unio, estados, Distrito Federal e municpios). Assim, os princpios inerentes administrao pblica so aqueles expostos no art. 37 da Constituio Federal. Alguns foram positivados de forma expressa, e outros, de forma implcita ou tcita. Acerca do assunto abordado no texto acima, julgue os itens subseqentes. A publicidade um requisito de forma do ato administrativo, e no, de moralidade.(Errado) Comentrio: A publicidade um requisito de eficcia e moralidade dos atos administrativos. 117 - Considere que o TRE/AL editou resoluo alterando o seu regimento interno. Essa resoluo no pode ser considerada um ato que configure exerccio de poder regulamentar. (Certa) Comentrio: Poder regulamentar exclusivo dos Chefes do Executivo(Prefeitos, Governadores de Estado e Presidente da Repblica). 118 - Os contratos de concesso, celebrados e gerenciados pela ANATEL, so modalidades de contratos administrativos que formalizam o processo de descentralizao administrativa. (Certo) Comentrio: "Descentralizao por colaborao a que se verifica quando, por meio de contrato ou ato administrativo unilateral, se transfere a execuo de determinado servio pblico a pessoa jurdica de direito privado, previamente existente, conservando o poder pblico a titularidade do servio. 119 - Como exemplo da incidncia do princpio da inafastabilidade do controle jurisdicional sobre os atos administrativos no ordenamento jurdico brasileiro, correto citar a vigncia do sistema do contencioso administrativo ou sistema francs. (Errado) Comentrio: A administrao anula seus prprios atos agindo de ofcio, em razo do poder da autotutela. Ao Judicirio tambm reconhecido o poder de anular ato administrativo ilegal, porque VIGE NO BRASIL, O SISTEMA DA JURISDIO NICA OU INGLS, em que os conflitos so resolvidos definitivamente no poder Judicirio. O Judicirio s age se for provocado.

120 - A administrao pblica de determinado municpio expropriou o proprietrio de um prdio urbano, vizinho a um centro populacional, a fim de promover melhorias nesse centro, justificando o ato de desapropriao por considerar o caso como sendo de utilidade pblica. Considerando a situao hipottica apresentada, julgue os itens seguintes, com base nas regras da desapropriao. A jurisprudncia brasileira no admite a desapropriao indireta. (Errado) Comentrio: Na desapropriao indireta, a Administrao Pblica finge a ocorrncia de uma servido que, na verdade, configura uma desapropriao. Como exemplo, pode-se citar a passagem de fios de alta tenso pela propriedade, onde o particular no poder construir, tendo em vista o campo energtico em que h na fiao. Neste caso, a jurisprudncia entende que deve haver desapropriao indireta, pois inibe o proprietrio na utilizao do bem. 121 - Entre as espcies de atos administrativos, os atestados so classificados como enunciativos, porque seu contedo expressa a existncia de certo fato jurdico. (Certo) Comentrio: "O ANNCIO EST NA CAPA" (ATOS ENUNCIATIVOS)

C - CERTIDO A - ATESTADO P - PARECER A - APOSTILA 122 - Um parlamentar apresentou projeto de lei ordinria cujos objetivos so regular integralmente e privatizar a titularidade e a execuo dos servios pblicos de sepultamento de cadveres humanos, diante da falta de condies materiais de prestao desse servio pblico de forma direta. Aprovado pelo Poder Legislativo, o referido projeto de lei foi sancionado pelo chefe do Poder Executivo. Com base na situao hipottica descrita acima, julgue o item subseqente. O contrato de concesso, na espcie mencionada no texto, pode ser firmado com pessoas fsicas ou jurdicas, ou ainda com consrcios. (Errado)

Comentrio: Concesso ---> s Pessoas Jurdicas ou Consrcio de empresas. Permisso ---> Pessoas Fsicas ou Jurdicas. 123 - A entidade privada Delta, criada sob forma empresarial e lucrativa, cuja finalidade era a promoo do desenvolvimento tecnolgico, habilitou-se como organizao social e firmou contrato de gesto com determinado ministrio. Acerca da situao hipottica acima narrada e de aspectos legais correlatos, julgue os itens a seguir. O contrato de gesto firmado entre o ministrio e a empresa Delta um contrato de parceria firmado segundo comum acordo entre a empresa e a entidade estatal supervisora, que independe de qualquer deliberao pelo conselho de administrao da empresa. (Errado) Comentrio: Lei 9637. Art. 4 Para fins de atendimento dos requisitos de qualificao, devem ser atribuies privativas do Conselho de Administrao, dentre outras:
II - aprovar a proposta de contrato de gesto da entidade; 124 - Os

contratos administrativos regulam-se pelas clusulas e preceitos de direito pblico, no havendo aplicao subsidiria do direito privado.(Errado) Comentrio: questo errada. Os contratos administrativos regulam-se pelas normas de direito publico, suplementadas pelos principios da teoria geral dos contratos e das disposies de direito privado. de acordo com o art. 54 da lei 8666. 125 - As clusulas exorbitantes incidem nos contratos administrativos, desde que expressamente previstas.(Errado) Comentrio: As clusulas exorbitantes no necessitam estar explicitamente nos contratos para que existam. 126 - Regulamentando dispositivo previsto no inciso XXI do art. 37 da Constituio Federal de 1988 (CF), a Lei n. 8.666/1993 veio a dispor, em substituio ao Decreto-lei n. 2.300/1986, para todos os entes da Federao, da administrao direta e indireta, sobre as compras, alienaes, concesses e permisses de servios pblicos, bem como sobre obras, servios e locaes da

administrao pblica. Como objetivo maior dessa lei, tem-se a seleo da proposta mais vantajosa para a administrao, respeitando a isonomia entre os participantes do certame. Com relao ao procedimento licitatrio e sua concretizao via a contratao, julgue os itens de 69 a 73. O regime de contratao do direito privado diverge fundamentalmente do adotado no mbito pblico. Como caracterstica de todos contratos feitos com base na Lei n. 8.666/1993 tem-se a existncia das denominadas clusulas exorbitantes. (Errado) Comentrio: Nem todos os contratos regidos pela lei 8666/93 so dotados de clausulas exorbitantes. H contratos feitos pela Administrao Pblica que so conhecidos como contratos semi-pblicos (contrados da administrao) pois carecem de clausulas exorbitrantes. A expresso contrato administrativos reservada pela doutrina para os contratos dotados de clausulas exorbitantes. 127 - Na concesso de servio pblico, no h a incidncia das clusulas exorbitantes, tampouco da caracterstica da mutabilidade. (Errado) Comentrio: Para Maria Sylvia Zanella Di Pietro, a concesso tem natureza jurdica de contrato administrativo e, por isso, que nessa espcie de contrato h sim a incidncia de clusulas exorbitantes. 128 - Na fase de execuo dos contratos feitos luz da Lei n. 8.666/1993, diversos cuidados devem ser seguidos pelos profissionais da rea administrativa dos rgos e entidades pblicos, sob pena de responsabilizao civil, penal e administrativa. Tendo em vista esse assunto e suas implicaes, julgue os itens subsequentes. Para efeitos de fiscalizao dos contratos, a lei em apreo prev a possibilidade de contratao de terceiros pela administrao para se desincumbir de tal mister. (Errado) Comentrio: "Art. 67. A execuo do contrato dever ser acompanhada e fiscalizada por um representante da Administrao especialmente designado, permitida a contratao de terceiros para assisti-lo e subsidi-lo de informaes pertinentes a essa atribuio" 129 - Essa lei prev, mas somente em relao aos encargos trabalhistas, a responsabilidade subsidiria da administrao tomadora dos servios. (Errado) Comentrio:

A Lei 8.666 apenas preve a responsabilidade solidria da Adm. Pblica em relao aos encargos previdencirios, afirmando que a Adm. Pblica no tem responsabilidade subsidiria quanto as verbas trabalhistas. 130 - Poder ser dispensado o recebimento provisrio do objeto do contrato, entre outras hipteses, no caso de obras e servios at o limite previsto para a modalidade convite de obras e servios que no os de engenharia. (Certo) Comentrio: "Poder ser dispensado o recebimento provisrio do objeto do contrato, entre outras hipteses, no caso de obras e servios at o limite previsto para a modalidade convite de obras (COMPRAS) e servios que no os de engenharia"

Se a banca considerou correta a afirmao cometeu um erro que no percebeu, por que o limite da lei referente a COMPRAS e servios que no de engenharia (ver o trecho transcrito pela colega Belizia - art. 23, II, a) . 130 - obrigao do fiscal do contrato, antes de cada pagamento, rever a habilitao completa do contratado, por fora de clusula necessria que deve estar prevista no contrato. (Certo) Comentrio:
XIII - a obrigao do contratado de manter, durante toda a execuo do contrato, em compatibilidade com as obrigaes por ele assumidas, todas as condies de habilitao e qualificao exigidas na licitao."

131 - Em respeito s garantias constitucionais do processo administrativo, facultada, nos termos da referida lei, a defesa prvia ao contratado, no caso de aplicao das penalidades decorrentes do contrato, garantido o prazo de 3 dias teis sua apresentao. (Errado) Comentrio:
facultada a defesa prvia do interessado, no respectivo processo, no prazo de 5 (cinco) dias teis. 132 - No

procedimento do prego, o critrio de seleo a ser adotado no julgamento das propostas deve ser o de menor preo, podendo o pregoeiro desconsiderar as especificaes tcnicas definidas no edital. (Errado) Comentrio: Realizada a classificao das propostas, a de menor valor ser ento examinada em relao a sua aceitabilidade. Este exame compreende a verificao da compatibilidade da proposta com o preo estimado pela Administrao Pblica na elaborao do Edital. O pregoeiro poder negociar diretamente com o licitante, visando obter redues adicionais de preo. No h obrigao de aceitar proposta

cujo valor seja excessivo em relao estimativa de preo previamente elaborada pela Administrao. 133 - No entendimento do TCU, a prorrogao dos prazos previstos nos contratos administrativos somente vlida quando ainda no estiver expirado o termo original. (Certo) Comentrio: Neste caso, a prorrogao de contrato cuja vigncia se exauriu violaria a exigncia constitucional da licitao. 134 - Se o contrato celebrado com a administrao pblica for considerado nulo, por ausncia de prvio procedimento licitatrio, o ente pblico pode deixar de efetuar o pagamento pelos servios prestados, independentemente da presena de m-f ou de ter o contratado concorrido para a nulidade. (Errado) Comentrio:
Pargrafo nico. A nulidade no exonera a Administrao do dever de indenizar o contratado pelo que este houver executado at a data em que ela for declarada e por outros prejuzos regularmente comprovados, contanto que no lhe seja imputvel, promovendo-se a responsabilidade de quem lhe deu causa. 135 - A regra de no aplicao da exceptio non adimpleti contractus, em sede de

contrato administrativo, absoluta, no se permitindo sua incidncia, mesmo na hiptese de atraso no pagamento, pela administrao pblica, por mais de noventa dias. (Errado) Comentrio: A exceo do contrato no cumprido (exceptio non adimpleti contarctus), significa que uma parte contratante no pode exigir de outra o cumpimento de sua obrigao sem que ela mesma tenha cumprido a sua. Desta forma, verifica-se que no absoluta pelo artigo 78 da Lei 8.666/93: XV - o atraso superior a 90 (noventa) dias dos pagamentos devidos pela Administrao decorrentes de obras, servios ou fornecimento, ou parcelas destes, j recebidos ou executados, salvo em caso de calamidade pblica, grave perturbao da ordem interna ou guerra, assegurado ao contratado o direito de optar pela suspenso do cumprimento de suas obrigaes at que seja normalizada a situao.
136 - O regime jurdico dos contratos administrativos concede administrao pblica o

direito de modificar unilateralmente as clusulas econmico-financeiras dos contratos administrativos, para melhor adequao ao interesse comum. (Errado) Comentrio: As clusulas economica-financeiras no podem ser modificados unilateralmente pela Adm. Pblica, conforme determina o art. 58, 1o da Lei 8.666:

" 1o As clusulas econmico-financeiras e monetrias dos contratos administrativos no podero ser alteradas sem prvia concordncia do contratado".
137 - O contrato de concesso de servio pblico extingue-se pela resciso quando a

iniciativa de extino do contrato do poder concedente, em decorrncia de descumprimento das normas contratuais pelo concessionrio. (Errado) Comentrio: exatamente o contrrio. Na extino por resciso, A INICIATIVA DO CONCESSIONRIO, nos casos em que o poder concedente descumpre normas contratuais. 138 - administrao pblica cabe alterar unilateralmente qualquer clusula de um contrato administrativo. (errado) Comentrio: conforme determina o art. 58, 1o da Lei 8.666: " 1o As clusulas econmico-financeiras e monetrias dos contratos administrativos no podero ser alteradas sem prvia concordncia do contratado".
139 - Pelo princpio da igualdade, os contratos administrativos devem prever clusula

que impute, tambm ao poder pblico, multa ou indenizao, em caso de resciso. (Errado) Comentrio: No existe o princpio da Igualdade nos tratos entre Adm.pblica e terceiros.O que existe a supremacia do interesse pblico.Porm essa no uma supremacia absoluta, haja vista, que tem que estar de acordo com o princpio da razoabilidade, no podendo a administrao agir com excesso, em caso de agir assim, caber reparos ao contratante. O erro est em princpio da igualdade.
140 - Todos os contratos para os quais a lei exige licitao so firmados intuitu

personae. (Certo) Comentrio: Os contratos administrativos, como regra geral, so contratos pessoais, celebrados intuito personae, ou seja, a execuo do contrato deve ser levada a termo pela mesma pessoa que se obrigou perante a Administrao.

141 - As autarquias federais podem celebrar contratos administrativos com a previso de efeitos financeiros retroativos. (errado) Comentrio: "No devem ser celebrados contratos com a previso de efeitos financeiros retroativos, contrariando o princpio da legalidade previsto no art. 3 da Lei n 8.666, de 1993 e decises desta Corte" (Deciso 586/2002 Segunda Cmara) 142 - A administrao pode impedir a manuteno do equilbrio econmico-financeiro do contrato administrativo nas hipteses de interesse pblico relativas segurana nacional. (Errado) Comentrio: A manuteno do equilbrio econmico-financeiro princpio de licitao. O que pode ocorrer nesses casos a Administrao atrasar os pagamentos por perodo superior a 90 dias e o contratado ser obrigado a permanecer prestando o servio (art. 78, XV, LLC). 143 - Se a empresa de turismo X for contratada para fornecer passagens areas para determinado rgo da Unio e, durante o prazo do contrato, essa empresa alterar o seu objeto social, de forma a contemplar tambm o transporte urbano de turistas e passageiros, mesmo que no haja prejuzo para o cumprimento do contrato administrativo j firmado com o rgo federal, a administrao pblica poder rescindir unilateralmente o contrato. (errado) Comentrio: Lei: 8666/93 Art. 79. A resciso do contrato poder ser: I - determinada por ato unilateral e escrito da Administrao, nos casos enumerados nos incisos I a XII e XVII do artigo anterior; XI - a alterao social ou a modificao da finalidade ou da estrutura da empresa, QUE PREJUDIQUE A EXECUO DO CONTRATO; 144 - A despesa realizada pela administrao sem cobertura contratual no pode ser objeto de reconhecimento da obrigao de indenizar do Estado. O servidor responsvel pela no prorrogao tempestiva do contrato ou pela no abertura de procedimento licitatrio quem deve pagar o fornecedor. (Errado) Comentrio: Despesa realizada pela administrao sem cobertura contratual: - objeto de reconhecimento da obrigao de indenizar do Estado - em seguida, o servidor irresponsvel dever pagar ao Estado

145 - Entre as peculiaridades dos contratos administrativos, destacase a faculdade da administrao pblica de exigir a prestao de garantia nos contratos de obras, servios e compras, cabendo ao contratado a escolha da modalidade de garantia. (Certo) Comentrio: A ttulo de garantia de 5% at 10% do valor do contrato, o contratado poder apresentar, alternativamente: a) cauo em dinheiro ou ttulos da dvida pblica; b) seguro-garantia; c) fiana bancria. A garantia ser devolvida aps a execuo do contrato. 146 - A administrao pode modificar unilateralmente os contratos administrativos para adequ-los s finalidades de interesse pblico, desde que mantido o equilbrio econmico-financeiro original dos contratos. No entanto, no pode rescindi-los unilateralmente em razo de superveniente declarao de inidoneidade do contratado para licitar e contratar com a administrao. (Errada) Comentrio: ???? 147 - vedada a previso de pagamento de taxa de administrao ou de qualquer outra forma de remunerao ao convenente no instrumento de celebrao do convnio. (Certo) Comentrio: 1 O pagamento de taxa de administrao em convnio vedado, posto que esse pressupe colaborao entre entidades pblicas ou entre essas e instituies sem fins lucrativos. A instituio de referida taxa de administrao em convnios viola diversos dispositivos legais, entre os quais o art. 8, I, da Instruo Normativa n. 1, da Secretaria do Tesouro Nacional, de 15/01/97 e os arts. 54 e seguintes da Lei n. 8666/93, alm de ferir frontalmente o art. 37, caput e inciso XXI. 148 - O contrato de prestao de servios contnuos de segurana e vigilncia pode ser prorrogado, com vistas obteno de preos e condies mais vantajosas para a administrao, por iguais e sucessivos perodos, limitados a sessenta meses. (Certo) Comentrio: "A prestao de servios a serem executados de forma contnua, que podero ter a sua durao prorrogada por iguais e sucessivos perodos com vistas obteno de preos e condies mais vantajosas para a Administrao, limitada a sessenta meses. 149 - Se a empresa Vigilantes e Atentos Ltda. no recolher os encargos previdencirios devidos por ela em face da remunerao paga aos seus empregados, na execuo do referido contrato, ficar a Unio solidariamente responsvel por esse pagamento, conforme o disposto na lei geral de licitaes. (Certo)

Comentrio: 2. A Administrao Pblica responde SOLIDARIAMENTE com o contratado pelos encargos PREVIDENCIRIOS resultantes da execuo do contrato, nos termos do art. 31 da Lei n 8.212, de 24 de julho de 1991. 150 - O convenente ou contratado dever manter documentos relacionados ao convnio e contrato de repasse pelo prazo de cinco anos, contados da data em que foi aprovada a prestao de contas. (Errado) Comentrio: 3 O convenente ou contratado dever manter os documentos relacionados ao convnio e contrato de repasse pelo prazo de DEZ ANOS, contado da data em que foi aprovada a prestao de contas. 151 - Convenente o rgo responsvel pela transferncia dos recursos financeiros ou pela descentralizao dos crditos oramentrios destinados execuo do objeto do convnio. (Errado) Comentrio: VI - convenente - rgo ou entidade da administrao pblica direta e indireta, de qualquer esfera de governo, bem como entidade privada sem fins lucrativos, com o qual a administrao federal pactua a execuo de programa, projeto/atividade ou evento mediante a celebrao de convnio; 152 - O termo aditivo o instrumento que tem por objetivo a alterao do objeto do convnio j celebrado. (Errado) Comentrio: Viso Geral e Rpida: Termos: a) Termo aditivo - modificao do convnio j celebrado - vedada a alterao do objeto aprovado b) Termo de parceria - transferncia de recursos para Organizaes Sociais(OS) de interesse pblico - previsto na Lei 9.790/99 c) Termo de referncia - para aquisio de bens ou prestao de servios - avaliao do custo pela administrao - diante da necessidade de oramento detalhado d) Termo - qualquer declarao lavrada nos autos

153 - Contrato de repasse o instrumento administrativo por meio do qual a transferncia dos recursos financeiros se processa por intermdio de instituio ou agente pblico federal, que atua como mandatrio da Unio. (Errado) Comentrio: II - contrato de repasse - instrumento administrativo por meio do qual a transferncia dos recursos financeiros se processa por intermdio de instituio ou agente FINANCEIRO pblico federal, atuando como mandatrio da Unio; 154 - No existe distino entre os termos inexigibilidade e dispensabilidade para os processos licitatrios nos casos de emergncia ou de calamidade pblica, quando caracterizada a urgncia de atendimento de situao que possa ocasionar prejuzo ou comprometer a segurana de pessoas, obras, servios, equipamentos e outros bens, pblicos ou particulares. (Errado) Comentrio: A diferena entre licitao DISPENSVEL, INEXIGVEL E DISPENSADA so as seguintes: Dispensvel - H possibilidade de competio que justifique a licitao, h portanto discricionariedade para a administrao licitar ou no. Inexigibilidade - No h possibilidade de competio, porque s existe um objeto ou uma pessoa que atenda as necessidades da administrao. A licitao , portanto, invivel. Dispensada - O administrador no pode licitar. 155 - Na hiptese de haver desateno s formalidades legais, facultado a qualquer pessoa impugnar, na forma eletrnica, o ato convocatrio do prego, desde que em at vinte e quatro horas antes da data fixada para abertura da sesso pblica. (Errado) Comentrio:

A questo est ERRADA apenas no prazo, pois conforme o Art. 18 do Decreto N. 5.450/2005, o prazo para impugnar o ato convocatrio do prego eletrnico at dois dias teis antes da data fixada para a abertura da sesso pblica. 156 - Na hiptese de aquisio de bens, a Lei de Licitaes veda expressamente
condutas como a cotao de quantidade inferior demandada na licitao e a fixao no edital de quantitativo mnimo, ainda que tais condutas sejam justificveis para ampliar a competitividade do certame. (Errado) Cometrio: Lei 8.666/93 art. 23, 7

Na compra de bens de natureza divisvel e desde que no haja prejuzo para o conjunto ou complexo, permitida a cotao de quantidade inferior demandada na licitao, com vistas a ampliao da competitividade, podendo o edital fixar quantitativo mnimo para preservar a economia de escala. 157 - No que se refere ao julgamento do processo administrativo disciplinar, na hiptese de o relatrio da comisso contrariar as provas dos autos, a autoridade julgadora poder, motivadamente, agravar a penalidade proposta. (Certo) Comentrio: LEI 8112/90 . Art 168 O julgamento acatar o relatrio da comisso, salvo quando contrrio s provas dos autos. Pargrafo nico. Quando o relatrio da comisso contrariar as provas dos autos, a autoridade julgadora poder, motivadamente, agravar a penalidade proposta, abrand-la ou isentar o servidor de responsabilidade. 158 - Na fase de inqurito, o prazo para apresentao da defesa escrita de quinze dias, sendo permitida a sua prorrogao pelo dobro na hiptese de existirem diligncias reputadas indispensveis. (Errado) Comentrio: LEI N 8.112/90 Art. 161, 1 --> 10 (dez) dias.

Art. 161, 3 --> Prorrogado pelo dobro, para diligncias reputadas indispensveis. 159 - Joana, servidora pblica federal j estvel, foi aprovada em novo concurso pblico para o cargo de analista do TCU. Tomou posse h um ano e meio e requereu licena para tratar de assuntos particulares. Nessa situao, o pedido de Joana ser concedido a critrio da administrao, conforme sua convenincia e oportunidade. (Errado) Comentrio: A licena para tratar de assuntos particulares s dada a servidor estvel. J que Joana est no novo cargo h apenas 1 ano e meio, ela ainda est em estgio probatrio; portanto no lhe pode ser dada a licena.

Sair de um cargo para outro faz reiniciar a contagem do estgio probatrio. 160 - A responsabilidade administrativa de servidor acusado ser afastada, caso ele seja absolvido criminalmente por falta de provas. (Errado) Comentrio:

A responsabilidade administrativa de servidor acusado ser afastada, caso ele seja absolvido criminalmente por negativa de existncia do fato ou sua autoria. Art. 126 da 8112 161 - O servidor ocupante de cargo em comisso ou de natureza especial poder ser nomeado para exerccio interino em outro cargo de confiana, sem prejuzo das atribuies do que atualmente ocupa, hiptese em que dever optar pela remunerao de um deles durante o perodo da interinidade. (Certo) Comentrio:

Art.9 - Pargrafo nico. O servidor ocupante de cargo em comisso ou de natureza especial poder ser nomeado para ter exerccio, interinamente, em outro cargo de confiana, sem prejuzo das atribuies do que atualmente ocupa, hiptese em que dever optar pela remunerao de um deles durante o perodo da interinidade.
162 - Na impossibilidade de o candidato comparecer entrada em exerccio de cargo para o qual tenha sido nomeado, admissvel que ele outorgue procurao para que, em seu lugar, terceiro entre em exerccio. (Errado) Comentrio: Apenas a posse pode ser levada a efeito atravs de procurao. o EXERCCIO no! 163 O servidor readaptado e, em seguida, considerado incapaz para o servio pblico ser colocado em disponibilidade. (Errado) Comentrio: Nesse caso, por o servidor ter sido readaptado, dever ser aposentado, conforme Art. 24 da Lei 8112. 164 - A aplicao da penalidade disciplinar de cassao de aposentadoria de um professor de Universidade Federal de Mato Grosso da competncia do presidente da Repblica. (Certo) Comentrio: Art. 141. As penalidades disciplinares sero aplicadas: I - pelo Presidente da Repblica, pelos Presidentes das Casas do Poder Legislativo e dos Tribunais Federais e pelo Procurador-Geral da Repblica, quando se tratar de

demisso e cassao de aposentadoria ou disponibilidade de servidor vinculado ao respectivo Poder, rgo, ou entidade. 165 - Maria, servidora pblica, ingressou, em 12 de maro de 2008, com ao condenatria contra a Unio, alegando ter direito a receber determinada parcela remuneratria em seu contracheque, a contar de janeiro de 2000, a qual foi negada, em fevereiro de 2003, por fora de deciso administrativa em face de requerimento por ela feito. Nessa situao, como se aborda relao de trato sucessivo, a prescrio somente atingir as prestaes vencidas antes do qinqnio anterior propositura da ao, ou seja, aquelas anteriores a 12 de maro de 2003. (Errado) Comentrio: Nesta situao hipottica quando a servidora pblica ingressou com o processo administrativo o prazo de 5 anos para a propositura da ao judicial foi suspensa at a deciso final do processo. Desta forma, como houve a suspenso da prescrio no est prescrita qualquer das prestaes requeridas por Maria. 166 - Considere que Pedro, servidor pblico estvel, tenha retornado ao cargo anteriormente ocupado em razo de sua inabilitao em estgio probatrio relativo a outro cargo. Nessa situao, o retorno do servidor ao cargo ilustra a forma de provimento denominada readaptao. (Errado) Comentrio: Macete pra prova Eu APROVEITO o disponvel Eu REINTEGRO o demitido Eu READAPTO o incapacitado Eu REVERTO o aposentado Eu RECONDUZO o inabilitado e o ocupante do cargo do reintegrado 167 - Reverso o deslocamento do servidor, a pedido ou de ofcio, no mbito do mesmo quadro, com ou sem mudana de sede. (Errado) Comentrio: Trata-se da remoo. REMOO o deslocamento do servidor, a pedido ou de ofcio, no mbito do mesmo quadro, com ou sem mudana de sede. REVERSO o retorno atividade de servidor aposentado

168 - Nenhum desconto, sem exceo, incidir sobre a remunerao ou provento do servidor. (Errado) comentrio: Art. 45. Salvo por imposio legal, ou mandado judicial, nenhum desconto incidir sobre a remunerao ou provento. (Regulamento) Pargrafo nico. Mediante autorizao do servidor, poder haver consignao em folha de pagamento a favor de terceiros, a critrio da administrao e com reposio de custos, na forma definida em regulamento. 169 - A ajuda de custo se incorpora ao vencimento ou provento do servidor para todos os efeitos. (Errado) Comentrio: Conforme Art. 49 da Lei 8112/90 - 1o As indenizaes no se incorporam ao vencimento ou provento para qualquer efeito. 170 - Ao servidor pblico proibido exercer o comrcio, ainda que na qualidade de acionista, cotista ou comanditrio. (Errado) Comentrio: Essas trs hipteses (Acionista, cotista ou comanditrio) so justamente as hipteses em que o Servidor poder exercer o comrcio. Quaisquer outras, a sim, sero vedadas. 171 - Considerando um servidor pblico concursado, titular de cargo efetivo do DF, que tomou posse h exatos dois anos, julgue os itens a seguir. O servidor citado considerado estvel, j que transcorreram dois anos de efetivo exerccio. (Errado) Comentrio: Deve ser observado o enunciado da questo. Logo para fins de prova: Conforme entendimento do : STF , STJ e CF - Estabilidade = 36 meses ( 3 anos ) 172 - Servidor aposentado por invalidez mediante laudo de junta mdica oficial de agncia reguladora estadual poder reintegrar-se ao cargo antes ocupado, quando declarado insubsistente o motivo pela mesma junta que o aposentou. (Errado) Comentrio:
Art. 25.

Reverso o retorno atividade de servidor aposentado:

173 - Readaptao a reinvestidura do servidor estvel no cargo anteriormente ocupado quando invalidada a sua demisso por deciso judicial. (Errado) Comentrio: Reintegrao a reinvestidura do servidor estvel no cargo anteriormente ocupado quando invalidada a sua demisso por deciso judicial. 174 - As empresas pblicas e as sociedades de economia mista so entidades integrantes da administrao indireta, portanto, aos seus funcionrios aplica-se o regime jurdico dos servidores pblicos civis da Unio, das autarquias e das fundaes pblicas federais. (Errado) Comentrio: Ao examinar o alcance do 1 do art. 173 da CF, assentara que as empresas pblicas, as sociedades de economia mista e outras entidades que explorem atividade econmica em sentido estrito, sem monoplio, esto sujeitas ao regime prprio das empresas privadas(CLT), inclusive quanto s obrigaes trabalhistas e tributrias. 175 - A ao disciplinar prescrever em cinco anos quanto s infraes punveis com demisso, suspenso, cassao de aposentadoria ou destituio de cargo em comisso, contados da data da consumao do fato. (Errado) comentrio: Art. 142. A ao disciplinar prescrever: I - em 5 (cinco) anos, quanto s infraes punveis com demisso, cassao de aposentadoria ou disponibilidade e destituio de cargo em comisso; II - em 2 (dois) anos, quanto suspenso; III - em 180 (cento e oitenta) dias, quanto advertncia. 1o O prazo de prescrio comea a correr da data em que o fato se tornou conhecido. 176 - O afastamento de servidor para treinamento regularmente institudo somente ser autorizado quando o horrio do evento de capacitao inviabilizar o cumprimento da sua jornada semanal de trabalho. (Certo) Comentrio: Art. 96-A. O servidor poder, no interesse da Administrao, e desde que a participao no possa ocorrer simultaneamente com o exerccio do cargo ou mediante compensao de horrio, afastar-se do exerccio do cargo efetivo, com a respectiva remunerao, para participar em programa de ps-graduao stricto sensu em instituio de ensino superior no Pas.

177 - O tempo em que o servidor estiver afastado para desempenho de mandato eletivo ser contado somente para efeito de aposentadoria e disponibilidade. (Errado) Comentrio: ART.38 da CF IV- em qualquer caso que exija o afastamento para o exerccio do mandato eletivo, seu tempo de servio contar para TODOS OS EFEITOS LEGAIS, exceto para promoo por merecimento. Portanto, a questo em tela est incorreta porque ela afirma que o tempo afastado para o desempenho eletivo ser contando SOMENTE, ou seja , apenas para efeito de aposentadoria e disponibilidade, o que vai de encontro com o que est estabelecido no artigo supracitado, haja vista que ele prev que deve ser contado para TODOS os efeitos! 178 - O servidor poder afastar-se para servir em organismo internacional de que o Brasil participe, ou com o qual coopere, sem a perda da remunerao. (Errado) Comentrio: Art. 96. O afastamento de servidor para servir em organismo internacional de que o Brasil participe ou com o qual coopere dar-se- com perda total da remunerao. (Vide Decreto n 3.456, de 2000) 179 - Em caso de reintegrao, encontrando-se provido o cargo de origem, o servidor reintegrado ser aproveitado em outro, ou colocado em disponibilidade. (Errado) Comentrio: Em caso de reintegrao, encontrando-se provido o cargo de origem, o seu eventual ocupante ser reconduzido, sem direito indenizao ou aproveitado em outro cargo, ou, ainda, posto em disponibilidade. 180 - A delegao ocorre quando a entidade da administrao, encarregada de executar um ou mais servios, distribui competncias no mbito da prpria estrutura, a fim de tornar mais gil e eficiente a prestao dos servios. (Errado) Comentrio: A questo est errada pois no delegao, e sim Desconcentrao administrativa. Delegao: o Estado transfere por contrato a execuo do servio DESCENTRALIZA-SE PARA FORA DESCONCENTRA-SE PARA DENTRO DELEGA-SE PARA FORA OU PARA DENTRO

181 - Entidades paraestatais so pessoas jurdicas de direito privado que colaboram com o Estado no desempenho de atividades no lucrativas; elas no integram a estrutura da administrao pblica. (Certo) Comentrio: Na lio da Prof. Maria Sylvia Di Pietro e do Prof. Celso Antnio Bandeira de Mello entidades paraestatais so exclusivamente pessoas privadas, sem fins lucrativos, que exercem atividades de interesse pblico, mas no exclusivas de Estado, recebendo fomento do Poder Pblico, e que no integram a Administrao Pblica em sentido formal. 182 - O edital do concurso pblico o instrumento idneo para o estabelecimento do limite mnimo de idade para a inscrio no concurso. (Errado) Comentrio: O edital de concurso no instrumento idneo para o estabelecimento de limite mnimo de idade para a inscrio em concurso pblico; para que seja legtima tal exigncia imprescindvel a previso em lei (RE 182.432-RS, rel. Min. Nri da Silveira, 5.3.2002). 183 - O servidor pblico que for punido aps regular processo administrativo poder remanescer sujeito a rejulgamento do feito para fins de agravamento da sano, desde que surjam novas provas em seu desfavor. (Errado) Comentrio: Art. 65. Os processos administrativos de que resultem sanes podero ser revistos, a qualquer tempo, a pedido ou de ofcio, quando surgirem fatos novos ou circunstncias relevantes suscetveis de justificar a inadequao da sano aplicada. Pargrafo nico. Da reviso do processo no poder resultar agravamento da sano. 184 - cabvel aplicao de pena de demisso a servidor que atue de forma desidiosa, isto , que apresente conduta negligente de maneira reiterada. (Errado) Comentrio: LEI N 8.112/90 Art. 132 --> A demisso ser aplicada nos seguintes casos: XIII --> transgresso dos incisos IX a XVI do art. 117.

Art. 117, XV --> proceder de forma desidiosa. 185 - Claudius, servidor pblico federal, foi acusado de ter praticado ato considerado infrao administrativa cuja sano prevista a demisso do servio pblico. Alm disso, esse ato tambm capitulado como crime, cuja pena de 6 meses a 2 anos de deteno.

A administrao pblica teve cincia da prtica desse ato por meio de denncia annima. Imediatamente aps essa denncia, foi aberta sindicncia investigativa sigilosa, em 12/4/2004, a qual acabou por demonstrar a materialidade do fato e os indcios de participao de Claudius no evento. Em 4/3/2005, publicou-se a portaria instaurandose o processo administrativo disciplinar, com prazo de concluso de 60 dias, prorrogveis por mais 60 dias, o que acabou acontecendo. Claudius se negou a participar da instruo, sendo nomeado defensor dativo. Somente em 30/7/2007, foi publicada a portaria de demisso de Claudius, fundada nas provas produzidas no processo administrativo disciplinar. Paralelamente, Claudius respondeu a ao penal, tendo sido condenado pena de recluso de 6 meses, que foi substituda por uma pena restritiva de direito. Com referncia a essa situao hipottica e ao regime disciplinar dos servidores pblicos, julgue os itens subseqentes. Sendo Claudius condenado pena de deteno de 6 meses, o prazo prescricional na esfera administrativa ser contado considerando-se a pena in concreto, de forma que a pretenso punitiva administrativa do Estado estava prescrita na data da publicao da citada portaria. (Certo) Comentrio: O enunciado da questo fala que o servidor pblico Claudius acusado de cometer infrao disciplinar passvel de demisso, tambm capitulada como crime no mbito penal. No mbito do PAD, toda as vezes que estiver sendo pregado que a infrao cometida por um servidor tambm capitulada como crime, valem, para fins de prescrio, os prazos aplicveis ao Direito Penal. Este entendimento advm da leitura direta do art. 142 da Lei n. 8.112/90, que enuncia, no 2: Art. 142, 2. Os prazos de prescrio previstos na lei penal aplicam-se s infraes disciplinares capituladas tambm como crime. Assim, para a pena imputada de 6 meses, aplica-se o prazo prescricional de 2 (dois) anos, correspondente ao menor lapso de prescrio previsto para a rea penal (art. 109, VI). Desta forma, quando o Estado-Administrao resolveu demitir o servidor (em 30/07/2007), j havia se passado mais de 2 anos desde o conhecimento do fato, de tal modo que se esgotou o prazo prescricional para a execuo da pretenso estatal de punir Claudius. Em termos concretos, isso significa que o Estado no exerceu sua pretenso punitiva dentro do prazo autorizado na lei, significando que Claudius no pode mais ser demitido pela conduta apurada neste item. 186 - A sindicncia investigativa uma fase necessria do processo administrativo disciplinar. (Errado) Comentrio:

O PAD desenvolve-se nas fases de instaurao, inqurito e julgamento. A sindicncia uma prerrogativa que a autoridade julgadora possui para promover a apurao de fatos. A Lei permite que as irregularidades no servio pblico sejam apuradas mediante sindicncia ou PAD, ficando a critrio da autoridade a utilizao de um ou de outro instrumento. 187 - Considere a seguinte situao hipottica. Antnio professor em uma universidade federal e em uma universidade estadual, localizadas no mesmo municpio. Em cada uma delas, cumpre uma carga horria de 20 horas. Recentemente, Antnio foi contratado para trabalhar como consultor, sob o regime da CLT, em uma sociedade controlada indiretamente pela PETROBRAS, com carga horria tambm de 20 horas. Na hiptese apresentada, h acumulao vedada de cargos remunerados. (Certo) Comentrio: A acumulao de trs cargos e/ou empregos pblicos no possvel. A acumulao de dois cargos de professor constitucional. O que torna inconstitucional esta acumulao o contrato celebrado com a Petrobras, no se esquecendo que a proibio de acumular se se estende as empresas estatais, como o caso da Petrobras. 188 - O cidado que, tendo sido nomeado para ocupar cargo pblico efetivo no prazo de 30 dias e que, passado esse prazo, no tenha tomado posse, ser exonerado do cargo, para que se possa nomear o prximo candidato. (Errado) Comentrio: 6o Ser tornado sem efeito o ato de provimento se a posse no ocorrer no prazo de trinta dias contados da publicao do ato de provimento 188 - Ser reconduzido ao cargo de origem o servidor cuja demisso tenha sido anulada por deciso judicial ou ato administrativo. (Errado) Comentrio: Ele ser reintegrado. lembrando que a reintegrao forma de provimento derivada por reingresso do servidor estvel ao cargo de origem em decorrncia de invalidao, administrativa ou judicial, da demisso viciada de ilicitude. 189 - O servidor pblico civil da Unio aposentado por invalidez pode retornar atividade quando apresentar administrao atestado mdico, emitido por junta mdica oficial ou por mdico particular, declarando insubsistentes os motivos da aposentadoria. (Errado) Comentrio: I - por invalidez, quando JUNTA MDICA OFICIAL declarar insubsistentes os motivos da aposentadoria; ou (Includo pela Medida Provisria n 2.225-45, de 4.9.2001).

O que torna a questo errada o atestado mdico EMITIDO POR MDICO PARTICULAR. 190 - Considere a seguinte situao hipottica. Joana, servidora pblica do INCA, derramou caf na CPU do computador que utilizava para trabalhar, causando-lhe danos. Instaurado processo administrativo, a administrao determinou que a servidora ressarcisse o Errio. Joana concordou e dividiu o valor correspondente em doze vezes, pagando-o mediante desconto em seu contracheque. Ao final do quarto ms, a servidora pediu exonerao para tomar posse no cargo de procuradora do estado do Par. Nessa situao, Joana deve arcar com as oito parcelas restantes, mediante o pagamento de oito boletos bancrios expedidos mensalmente pelo INCA. (Errado) Comentrio: Art. 47. O servidor em dbito com o errio, que for demitido, EXONERADO ou que tiver sua aposentadoria ou disponibilidade cassada, TER O PRAZO DE SESSENTA DIAS PARA QUITAR O DBITO. (Redao dada pela Medida Provisria n 2.225-45, de 4.9.2001). 191 - Considere a seguinte situao hipottica. Um servidor pblico civil da Unio, lotado no Ministrio da Sade em Braslia, afastou-se de sua sede, por trs dias, para realizar servios extraordinrios na cidade de Una - MG. O transporte foi realizado por meio de carro oficial e as alimentaes e a pousada foram pagas antecipadamente pelo ministrio. Nessa situao, o servidor no receber as dirias, uma vez que a Unio custeou as despesas extraordinrias do trabalho fora da sede. (Errado) Comentrio: ??? 192 - A gratificao natalina corresponde a um doze avos da remunerao a que o servidor fizer jus no ms de dezembro, por ms de exerccio no respectivo ano e ser paga no ms de aniversrio do servidor. (Errado) Comentrio: Art. 64. A gratificao ser paga AT O DIA 20 (VINTE) DO MS DE DEZEMBRO DE CADA ANO. 193 - A vacncia o ato administrativo pelo qual o servidor destitudo do cargo, emprego ou funo e pode ocorrer com extino do vnculo pela exonerao, demisso e morte, ou sem extino do vnculo, pela promoo, aposentadoria, readaptao ou reconduo. (Errado) Comentrio: O erro est em dizer que a aposentadoria forma de vacncia sem extino do vnculo com a Administrao. Em que pese o servidor continuar percebendo valores dos cofres pblicos, considera-se que o seu vnculo funcional com a Administrao est extinto a partir do momento em que ele passa para a inatividade.

194 - Antnio um agente de polcia federal que se negou a cumprir ordem emanada de seu superior hierrquico, por ser ela manifestamente ilegal. Em represlia, o superior hierrquico determinou, de ofcio, a remoo do agente para outro estado da Federao. Com relao situao hipottica acima, julgue os itens seguintes, considerando que os agentes de polcia federal so ocupantes de cargo pblico federal. Antnio somente teria direito a impugnar judicialmente o ato de remoo de ofcio aps esgotados os meios administrativos de impugnao do referido ato. (Errado) Comentrio: No preciso esgotar a via administrativa para entrar na via judicial. Normalmente, a via administrativa utilizada primeiro at pra demonstrar a boa-f do indivduo, mas no obrigatrio que assim seja. 195 - O ato de remoo caracteriza exerccio de poder disciplinar. (Errado) Comentrio: A REMOO ato que caracteriza o poder HIERRQUICO e no DISCIPLINAR. 196 - Considere a seguinte situao hipottica. Miriam, graduada em direito, uma servidora pblica da Unio que ocupa cargo de atividade policial. Nessa situao, Miriam pode acumular esse cargo pblico federal com um cargo de professora em uma universidade estadual. (Errado) Comentrio: Art. 37: vedada a acumulao remunerada de cargos pblicos, exceto, quando houver compatibilidade de horrios, observado em qualquer caso o disposto no inciso XI. a) a de dois cargos de Professor; b) A DE UM CARGO DE PROFESSOR COM OUTRO, TCNICO OU CIENTFICO; c) a de dois cargos ou empregos Privativos de profissionais da sade, com profisses regulamentadas. Ou seja, o "cargo de atividade policial" no se enquandra nem mesmo na alnea "b", por no ser considerado cargo TCNICO ou CIENTFICO. 197 - O estgio probatrio dos servidores federais ocupantes de cargos de atividade policial tem durao de 2 anos, contados a partir do ingresso no curso de formao da Academia Nacional de Polcia. (Errado) Comentrio:

2 Aprovado o candidato no programa de formao, o tempo destinado ao seu cumprimento ser computado, para todos os efeitos, como de efetivo exerccio no cargo pblico em que venha a ser investido, exceto para fins de estgio probatrio, estabilidade, frias e promoo. 198 - Aps o preenchimento de todas as formalidades exigidas por lei, Joo tomou posse em um cargo pblico federal efetivo que no abrangido pelas hipteses de acumulao previstas na Constituio Federal. Um ms aps a sua entrada em efetivo exerccio, a administrao recebeu denncia de que Joo ainda mantinha contrato de trabalho com uma empresa pblica instituda por estado-membro da Federao. Considerando a situao hipottica acima e os dispositivos da Lei n. 8.112/1990 Regime Jurdico dos Servidores Pblicos Civis da Unio - vigentes, julgue os itens seguintes. Para que Joo seja considerado investido no cargo pblico, haver de ter cumprido, entre outras, as seguintes exigncias legais: aprovao em concurso pblico de provas ou provas e ttulos, nomeao pela autoridade administrativa competente, assinatura do termo de posse e incio do efetivo desempenho das atribuies do cargo. (Errado) comentrio: ITEM ERRADO, pois o incio do efetivo desempenho das atribuies do cargo, ou seja, O EFETIVO EXERCCIO, NO EXIGNCIA para a investidura em CARGO PBLICO. que a investidura de Joo ocorre no momento da posse. As demais exigncias da assertiva esto corretas (Lei n. 8.112/1990, arts. 6., 7., 10 e 13, caput e 4.). 199 - Se for verdadeiro o fato denunciado, correta a hiptese de que Joo tenha efetuado declarao falsa, uma vez que a lei exige expressamente que o servidor, no ato da posse, apresente declarao quanto ao no-exerccio de outro cargo, emprego ou funo pblica. (Errado) Comentrio: Art. 13, 5 No ato da posse, o servidor apresentar declarao de bens e valores que constituem seu patrimnio e declarao quanto ao exerccio ou no de outro cargo, emprego ou funo pblica. O ERRO DA QUESTO EST SOMENTE NA EXPRESSO " EXPRESSAMENTE", Pois somente uma declarao no escrita 200 - De acordo com a lei, a autoridade administrativa competente dever notificar Joo, por intermdio de sua chefia imediata, para apresentar sua defesa no prazo improrrogvel de dez dias, contados da cincia, sob pena de ser invalidada a sua nomeao. (Errado) Comentrio: Art. 133. Detectada a qualquer tempo a acumulao ilegal de cargos, empregos ou funes pblicas, a autoridade a que se refere o art. 143 notificar o servidor, por intermdio de sua chefia imediata, para apresentar opo no prazo improrrogvel de dez

dias, contados da data da cincia e, na hiptese de omisso, adotar procedimento sumrio para a sua apurao e regularizao imediata, cujo processo administrativo disciplinar se desenvolver nas seguintes fases: I instaurao, com a publicao do ato que constituir a comisso, a ser composta por dois servidores estveis, e simultaneamente indicar a autoria e a materialidade da transgresso objeto da apurao; II instruo sumria, que compreende indiciao, defesa e relatrio; III julgamento. 201 - A Procuradoria-Geral Federal ingressou com ao executiva fiscal por crdito no tributrio no valor de R$ 200.000,00. Consta dos autos que esse crdito corresponde a multa administrativa imposta pela ANVISA, no exerccio do poder de polcia, j que, no dia 2/4/2002, havia sido praticada a infrao administrativa respectiva, ficando paralisado esse processo administrativo at 5/4/2006, quando ento foi inscrita em dvida ativa. Foram opostos embargos execuo, nos quais foi proferida sentena extinguindo a ao, com fundamento na prescrio. Com base nessa situao hipottica, julgue os itens seguintes. O fato de o servidor pblico deixar de praticar, indevidamente, o ato de ofcio constitui infrao administrativa prevista na Lei n. 8.112/1990, mas no, ato de improbidade administrativa. (Errado) Comentrio: Art. 11. Constitui ato de improbidade administrativa que atenta contra os princpios da administrao pblica qualquer ao ou omisso que viole os deveres de honestidade, imparcialidade, legalidade, e lealdade s instituies, e notadamente: I - praticar ato visando fim proibido em lei ou regulamento ou diverso daquele previsto, na regra de competncia; II - retardar ou deixar de praticar, indevidamente, ato de ofcio; 202 - Carlos, servidor pblico federal desde abril de 2000, jamais gozou o benefcio da licena para capacitao. Nessa situao, considerando-se que ele faz jus ao gozo desse beneficio por trs meses, a cada quinqunio, Carlos poder gozar dois perodos dessa licena a partir de abril de 2010. (Errado) Comentrio: Licena para Capacitao: - substituiu a Licena Prmio - 3 meses, a cada 5 anos, sendo no acumulativo - uma faculdade, sendo deciso discricionria da administrao 203 - O ato de designao de algum para titularizar cargo pblico denomina-se provimento, que, segundo Celso Antnio Bandeira de Mello, pode ser originrio ou

derivado. O aproveitamento, forma de provimento derivado horizontal, consiste na transferncia efetuada para prover o servidor em outro cargo mais compatvel com sua superveniente limitao de capacidade fsica ou mental, apurada em inspeo mdica, distinguindo-se da reverso ou provimento derivado horizontal. (Errado) Comentrio: O correto readaptao, que uma forma de provimento derivado e HORIZONTAL e ocorre quando o servidor sofre uma limitao fsica ou psquica em sua capacidade de trabalho. Existe tambm a forma de provimento derivado e VERTICAL como a Promoo(que a troca de nvel no mesmo cargo, o progresso do servidor dentra da sua carreira) 203 - A remoo a pedido ocorre apenas se houver interesse da administrao. (Errado) Comentrio: Art. 36. Remoo o deslocamento do servidor, a pedido ou de ofcio, no mbito do mesmo quadro, com ou sem mudana de sede. Pargrafo nico. Para fins do disposto neste artigo, entende-se por modalidades de remoo: I - de ofcio, no interesse da Administrao; II - A PEDIDO, a critrio da Administrao; III - A PEDIDO, para outra localidade, INDEPENDENTEMENTE do interesse da Administrao: 204 - Os substitutos dos servidores investidos em cargo ou funo de direo ou chefia e dos ocupantes de cargo em natureza especial devem ser indicados no regimento interno ou, no caso de omisso, designados previamente pela chefia imediata do substitudo. (Errado) Comentrio: Esta questo est errada pelo simples fato de que a substituio do servidor dever ser "previamente designados pelo DIRIGENTE MXIMO DO RGO OU ENTIDADE" (e no pela chefia imediata) 205 - As dirias so devidas ao servidor que se ausenta a servio da sede da repartio para outro ponto do territrio nacional em carter eventual ou transitrio. Se o deslocamento em carter eventual ou transitrio se der para o exterior, o servidor far jus ao recebimento de ajuda de custo. (Errado) Comentrio:

A ajuda de custo refere-se a deslocamentos PERMANENTES. J as dirias referem-se a deslocamentos transitrios, dentro do territrio nacional ou para o exterior. 206 - O servidor em gozo de licena para tratamento de assuntos particulares pode participar da gerncia ou administrao de sociedade privada, personificada ou no personificada, bem como exercer o comrcio. (Certo) Comentrio: O servidor em gozo de licena para tratamento de assuntos particulares pode participar da gerncia ou administrao de sociedade privada, personificada ou no personificada, bem como exercer o comrcio. Artigo 117 da lei 8.112/90. 207 - O rito sumrio do processo administrativo disciplinar aplica-se apenas apurao das irregularidades de acumulao ilcita de cargos pblicos, abandono de cargo e inassiduidade habitual. (Certo) comentrio: Trata-se de um procedimento especial de apurao adotado pela 8112, que estabeleceu para os casos de acumulao ilegal de cargos, inassiduidade habitual e abandono de cargo, um rito especial de investigao e julgamento denominado rito sumrio. 208 - Maria, servidora pblica federal, com 25 anos de idade, tomou posse e entrou em exerccio no seu cargo efetivo de analista no TCU, cargo para o qual se exige formao de nvel superior em qualquer rea do conhecimento. Tempos depois, ela tomou posse e entrou em exerccio no cargo pblico de professor universitrio, na Universidade de Braslia (UnB). Somente um ano depois de ter tomado posse na UnB, Maria comunicou esse fato ao setor de pessoal do TCU, ocasio em que tomou posse em cargo em comisso nesse tribunal. A respeito da situao hipottica acima, julgue os seguintes itens. O prazo para prescrio da pretenso punitiva, considerando-se que a acumulao de cargos citada fosse ilegal, seria de 5 anos, a contar da data da entrada em exerccio do cargo de professor e no da data da comunicao do fato ao setor de pessoal do TCU. (Errado) Comentrio: 2 - A ACUMULAO ILEGAL DE CARGOS IMPRESCRITVEL, SENDO PASSVEL DE PROCEDIMENTO SUMRIO A QUALQUER TEMPO (ART. 133, CAPUT)

3 - MESMO QUE FOSSE PRESCRITVEL (QUE NO O CASO), O TERMO A QUO SE DARIA A PARTIR DO MOMENTO DE CINCIA PELA ADMINISTRAO, E NO DO FATO GERADOR DA ILICITUDE (ART. 142, PARGRAFO 1) 209 - Em 31/12/2001, entrou em vigncia contrato de prestao de servios contnuos de vigilncia entre a empresa Vigilantes e Atentos Ltda. e a Unio, com prazo de durao de um ano. Em 15/12/2002, Helena, servidora pblica federal, foi flagrada ao receber propina de Joo, scio-gerente da citada empresa, para renovar o contrato de prestao de servios por mais um ano, o que acabou ocorrendo. Nesse mesmo dia, tais fatos repercutiram nacionalmente na imprensa. Em 2/5/2003, foi aberto processo administrativo disciplinar visando apurar os fatos, somente tendo sido publicada em 15/5/2008 a portaria da demisso de Helena. Acerca da situao hipottica acima apresentada, julgue os prximos itens. No mencionado processo administrativo disciplinar, no haveria ofensa ao princpio da ampla defesa e do contraditrio caso faltasse a Helena defesa tcnica por meio de advogado, conforme entendimento do STF. (Certo) Comentrio: Entendimento do STF que acabou se cristalizando em uma smula vinculante, a de n 5: "A FALTA DE DEFESA TCNICA POR ADVOGADO NO PROCESSO ADMINISTRATIVO DISCIPLINAR NO OFENDE A CONSTITUIO". 210 - Maria, servidora pblica federal, esposa de Pedro, que foi recentemente aprovado em concurso pblico na esfera federal em localidade distinta do domiclio do casal. Nesse caso, Maria tem direito a ser removida para acompanhar o seu cnjuge. (Errado) Comentrio: "Para que haja o direito objetivo a remoo os dois j devem ser servidores e um dele ter sido enviado (ex officio) para outra localidade. Ento o servidor federal poder pedir remoo para a mesma localidade para onde o cnjuge ou companheiro foi enviado." 211 - Paulo no gozou as frias relativas ao ano de 2008 e, em 16 de julho desse mesmo ano, foi exonerado do cargo em comisso que ocupava. Nessa hiptese, Paulo far jus a indenizao relativa ao perodo das frias a que tiver direito e ao incompleto, na proporo de um doze avos por ms de efetivo exerccio de frao superior a 14 dias. (Certo) Comentrio:

FRIAS direito previsto no art. 7, XVII da CF/88; sevidores pblicos civis so regidos pela lei 8112/90, arts. 77 a 80; CASO O SERVIDOR SEJA EXONERADO DO CARGO EFETIVO, OU EM COMISSO, FAR JUS PERCEPO DE INDENIZAO RELATIVA AO PERODO DAS FRIAS A QUE TIVER DIREITO (FRIAS VENCIDAS) E AO INCOMPLETO (FRIAS PROPORCIONAIS), NA PROPORO DE UM DOZE AVOS POR MS DE EFETIVO EXERCCIO, OU FRAO SUPERIOR A QUATORZE DIAS. ESSA INDENIZAO SER CALCULADA COM BASE NA REMUNERAO DO MS EM QUE FOR PUBLICADO O ATO EXONERATRIO. 212 - Joaquim, aps demanda judicial, obteve sentena favorvel ao recebimento de indenizao a qual, esperava ele, seria incorporada ao seu vencimento. Entretanto, no ms posterior publicao da sentena, verificou, no contracheque, no ter havido alterao em seu vencimento. Nessa situao, o setor de pagamentos agiu corretamente, pois verbas de natureza indenizatria no podem ser incorporadas ao vencimento. (Certo) comentrio: remunerao = vencimento + demais vantagens(indenizao, gratificao e adicionais) incorpora-se ao vencimento -> gratificaes e adicionais indicados na lei nao incorpora-se ao vencimento -> indenizaes 213 - Decorridos cinco anos de sua posse, Mnica, com o intuito de aperfeioar sua qualificao profissional, solicitou licena para terminar curso de ps-graduao que deixara incompleto. Ao receber resposta negativa, Mnica decidiu apresentar recurso, alegando que a licena capacitao direito subjetivo do servidor e que, em situaes como a sua, dever da administrao conced-la. Nesse caso, a legislao apia todos os argumentos apresentados por Mnica. (Errado) Comentrio: Art. 96-A. O servidor poder, NO INTERESSE DA ADMINISTRACAO, e desde que a participao no possa ocorrer simultaneamente com o exerccio do cargo ou mediante compensao de horrio, afastar-se do exerccio do cargo efetivo, com a respectiva remunerao, para participar em programa de ps-graduao stricto sensu em instituio de ensino superior no Pais. 214 - Antnio, aps ter sido aposentado por invalidez, iniciou tratamento que implicou a cura da doena que o afastara do servio pblico. Aps avaliao da junta mdica oficial, que aprovou seu retorno s atividades das quais se afastara, Antnio requereu a readaptao ao cargo ocupado e o cmputo do tempo de afastamento para fins de promoo na carreira. Nessa situao, os pedidos de Antnio devem ser atendidos, por estarem amparados na legislao do servidor pblico. (Errado) Comentrio:

Na realidade a questo apresenta 2 erros: Primeiro que ele no deveria apresentar pedido de readaptao, pois a questo clara no sentido de que o servidor no mais apresentava o motivo da invalidez, ele estava curado. Na verdade deveria haver a reverso, que dentre outros motivos, o retorno atividade de servidor aposentado por invalidez quando junta mdica oficial declarar insubsistentes os motivos da aposentadoria. Segundo que no haver computo de tempo de afastamento para fins de promoo na carreira. 215 - vedado a chefe de repartio pblica, em qualquer situao, cometer a outro servidor atribuies estranhas ao cargo que ocupa. (Errado) Comentrio: XVII - cometer a outro servidor atribuies estranhas ao cargo que ocupa, EXCETO EM SITUAES DE EMERGNCIA E TRANSITRIAS; 216 - Prescreve em dois anos a ao disciplinar de suspenso, contados a partir da data em que o fato se tornou conhecido. (Certo) Comentrio: 2 anos = Suspenso 5 anos= Infraes punveis com demisso, cassao de aposentadoria ou disponibilidade e destituio de cargo em comisso. 180 dias= Advertncia. 217 - Considere que Esmeralda, servidora pblica, que solicitou licena no-remunerada para cuidar de sua me enferma, permaneceu nessa condio por cerca de um ano. Posteriormente, ao retirar sua certido de tempo de servio, observou que o referido perodo de licena no havia sido contabilizado e entrou com um pedido de reviso. Nessa situao, o pedido de Esmeralda dever ser negado, pois licena para tratamento de sade de pessoa da famlia do servidor somente contada para efeito de aposentadoria se for remunerada. (Certo) Comentrio: COMO NO SE TRATA DE LICENA PARA TRATAR DE DOENA EM FAMILIARES, E SIM DE LICENA PARA TRATAR DE INTERESSES PARTICULARES (NO REMUNERADA, AT 3 ANOS), TAL PERODO NO SER COMPUTADO PARA FINS DE SERVIO OU DE APOSENTADORIA, POIS NO FOI PREVISTA NOS ARTIGOS 102 OU 103. 218 - A vacncia sempre acarreta o rompimento definitivo do vnculo jurdico entre o servidor e a administrao. (Errado) Comentrio: OUTRAS FORMAS DE VACNCIA QUE NO ACARRETAM ROMPIMENTO DIFINITIVO: PROMOO

READAPTAO POSSE EM OUTRO CARGO INACUMULVEL RECONDUO 219 - O presidente de determinada autarquia federal, ao elaborar edital regulador de concurso para provimento de cargos na entidade, decidiu que 30% das vagas oferecidas no certame seriam ocupadas por portadores de necessidades especiais. Nessa situao, no h qualquer vcio de legalidade, uma vez que adequada a atitude da referida autoridade ao buscar promover a incluso de pessoas portadoras de necessidades especiais no mercado de trabalho. (Errado) Comentrio: Lei 8.112/90, art. 5, 2o "s pessoas portadoras de deficincia assegurado o direito de se inscrever em concurso pblico para provimento de cargo cujas atribuies sejam compatveis com a deficincia de que so portadoras; para tais pessoas sero reservadas AT 20% (vinte por cento) das vagas oferecidas no concurso." 220 - Carla, servidora pblica do Ministrio da Educao, lotada em Braslia, requereu remoo para acompanhar seu cnjuge, servidor pblico militar, que foi deslocado para cumprir misso estratgica na fronteira do Brasil com o Paraguai. Considerando essa situao hipottica, julgue os seguintes itens. A remoo uma forma de provimento de cargo pblico. (Errado) Comentrio: Lei 8.112/90 - "Art. 8o So formas de provimento de cargo pblico: I - nomeao; II promoo; V - readaptao; VI - reverso; VII - aproveitamento; VIII - reintegrao; IX - reconduo. 221 - Considere a seguinte situao hipottica. Bernardo, servidor do TRT da 17. Regio, incorporou vrias vantagens ao longo de sua carreira e hoje percebe remunerao mensal substanciosa. Esse servidor foi convidado para exercer uma funo de chefia, e a soma do valor dessa funo com a remunerao atual de Bernardo ultrapassa o valor do subsdio mensal dos ministros do Supremo Tribunal Federal. Nessa situao, caso Bernardo aceite ocupar o cargo, o valor da funo pode ser cortado para se adequar ao teto da remunerao do servidor pblico, pois, ao contrrio do adicional de frias, a retribuio pelo exerccio de funo de direo, chefia e assessoramento no excluda do teto de remunerao. (Certo) Comentrio: "Art. 42. Nenhum servidor poder perceber, mensalmente, a ttulo de remunerao, importncia superior soma dos valores percebidos como remunerao, em espcie, a qualquer ttulo, no mbito dos respectivos Poderes, pelos Ministros de Estado, por membros do Congresso Nacional e Ministros do Supremo Tribunal Federal.

Pargrafo nico. Excluem-se do teto de remunerao as vantagens previstas nos incisos II a VII do art. 61." 222 - Considere que um tcnico judicirio do TRT da 17. Regio tenha danificado equipamento de informtica do tribunal e, aps regular processo administrativo, concluiu-se que o dano foi causado por negligncia do servidor. Nessa situao, o servidor pode promover a reposio ao errio de forma parcelada por meio de desconto do valor devido em seu contracheque, que, contudo, no pode ser inferior ao correspondente a 10% de sua remunerao. (Certo) Comentrio: Lei n 8112/90: "Art. 46. As reposies e indenizaes ao errio, atualizadas at 30 de junho de 1994, sero previamente comunicadas ao servidor ativo, aposentado ou ao pensionista, para pagamento, no prazo mximo de trinta dias, podendo ser parceladas, a pedido do interessado. 1o O valor de cada parcela no poder ser inferior ao correspondente a dez por cento da remunerao, provento ou penso." 223 - O vencimento a retribuio pecuniria pelo exerccio do cargo pblico, acrescida das vantagens pecunirias permanentes estabelecidas em lei. (Errado) comentrio: Art. 40. VENCIMENTO a retribuio pecuniria pelo exerccio de cargo pblico, com valor fixado em lei. Art. 41. REMUNERAO o vencimento do cargo efetivo, acrescido das vantagens pecunirias permanentes estabelecidas em lei. 224 - O servidor que, aps dirigir requerimento a uma autoridade administrativa, obtiver resposta negativa, pode formular pedido de reconsiderao autoridade imediatamente superior que decidiu contrariamente ao pedido formulado. (Errado) Comentrio: Conforme art. 106 da lei 8112/90 cabe pedido de reconsiderao autoridade que houver expedido o ato ou proferido a primeira deciso. Se indeferido este pedido, a sim ser caso de recurso autoridade imediatamente superior, conforme art. 107, inciso I. 225 - O servidor ocupante de cargo em comisso poder ser nomeado para ter exerccio, interinamente, em outro cargo de confiana, sem prejuzo das atribuies do que antes ocupava. Nessa hiptese, o servidor pode perceber, simultaneamente e por prazo determinado, a remunerao de ambos os cargos. (Errado) Comentrio:

No importa o perodo que o servidor permanece no cargo. Enquanto durar a ocupao deste cargo em confiana ("durante o perodo da inteirinidade"), o servidor far jus uma das remuneraes (escolhida por ele). 226 - Maria, servidora pblica federal, ingressou com ao na justia, visando diminuir o valor da sua contribuio social ao regime prprio de previdncia social. A liminar foi deferida, razo pela qual, durante dois anos, sua contribuio social foi de 6%, ao passo que a lei de regncia determinava 11%. Pedro, servidor pblico federal, marido de Maria, passou a ter exerccio, no interesse da administrao, em nova sede do rgo em que trabalha, localizado em outro estado da Federao, mudando o seu domiclio em carter permanente. Segundo o regime dos servidores pblicos, na forma da Lei n. 8.112/1990, julgue os itens que se seguem, relacionados situao hipottica acima descrita. Uma vez cassada a deciso judicial concedida em favor de Maria, a administrao pblica poder promover, desde que Maria seja comunicada do fato, de ofcio, o desconto dos valores devidos da remunerao da citada servidora, visando satisfao desse crdito. (Errado) Comentrio: Conforme art. 48 da lei 8112/90, o salrio do servidor impenhorvel, ou seja, no pode ser usado para obrig-lo a pagar suas dvidas, exceto no caso de pagamento de penso alimentcia. 227 - A referida lei estabeleceu, para algumas carreiras especficas, denominadas carreiras de Estado, o direito vitaliciedade e inamovibilidade. (Errado) Comentrio: A vitaliciedade e inamovibilidade so garantias constitucionais previstas na Constituio Federal e no na Lei 8.112. 228 - Considere a seguinte situao hipottica. Um servidor pblico foi punido, em maio de 1999, com suspenso de quinze dias, em decorrncia de processo administrativo disciplinar, e, desde ento, esteve em efetivo exerccio sem incorrer em nova infrao disciplinar. Nessa situao, o registro da punio aplicada dever ser cancelado pela administrao. (Certo) Comentrio: Conforme art. 131 as penalidades de advertncia e de suspenso tero seus registros cancelados, aps o decurso de 3 e 5 anos, respectivamente, se o servidor no houver, neste perodo, praticado nova infrao.

J a ao disciplinar prescrever em 5 anos, para as infraes punveis com demisso; em dois anos, para as infraes punveis com suspenso e em 180 dias quanto advertncia. 229 - Enquanto na redistribuio o interesse da administrao configura uma modalidade, na remoo o interesse da administrao configura um preceito pressuposto. (Errado) Comentrio: Eles inverteram os conceitos. Na redistribuio o interesse da administrao um preceito(um pressuposto bsico); na Remoo apenas uma modalidade, afinal de contas pode haver remoo sem interesse da administrao (art.36, par. nico, inciso III). Conclui-se, tambm, que no haver redistribuio sem interesse da administrao. 230 - Nos casos de reorganizao ou extino de rgo ou entidade, extinto o cargo ou declarada sua desnecessidade no rgo ou entidade, o servidor estvel deve ser imediatamente redistribudo, sendo vedada sua colocao em disponibilidade, j que tal opo feriria o interesse pblico. (Errado) Comentrio: Art. 37. 3o Nos casos de reorganizao ou extino de rgo ou entidade, extinto o cargo ou declarada sua desnecessidade no rgo ou entidade, o servidor estvel que no for redistribudo ser colocado em disponibilidade, at seu aproveitamento na forma dos arts. 30 e 31. 231 - Um servidor pblico federal pediu exonerao do seu cargo antes da abertura de processo administrativo disciplinar contra si. Concluiu-se, ao final, que esse servidor praticou infrao administrativa para a qual a pena prevista a de demisso. Nessa situao, a referida penalidade no poder ser aplicada caso o acusado no seja mais servidor pblico na data da deciso do processo. (Errado) Comentrio: A penalidade de DEMISSO ser aplicada, tem todo fundamento uma vez que a demisso a punio (a exonerao no) e traz consigo a cassao da aposentadoria (que o citado servidor poderia j estar gozando ou iria gozar) ou a disponibilidade do inativo. (art 134, 8112/90) 232 - Durante o estgio probatrio, vedado ao servidor pblico assumir cargo em comisso. (Errado) Comentrio: - o servidor em estagio probatrio poder exercer quaisquer cargos de provimento em comisso ou funes de direo, chefia ou assessoramento no orgo ou entidade de lotao, e somente poder ser cedido a outro orgo ou entidade para ocupar cargos de

naturaza especial, cargos de provimento em comisso do Grupo-direo e assessoramento superioras-DAS, de nivel 6,5,4ou equivalente. 233 - A aposentadoria compulsria se dar, em qualquer caso, com proventos integrais do cargo em que se encontra o servidor. (Errado) Comentrio: Na aposentadoria compulsria os proventos sero proporcionais ao tempo de servio. 234 - Considere que Pedro, servidor pblico estadual aposentado desde 1997, receba, j que preenchidos os requisitos legais, R$ 8.000,00 de proventos pelo cargo efetivo de mdico e R$ 3.000,00 de proventos pelo cargo efetivo de professor. Considere, ainda, que, desde janeiro de 2009, Pedro tenha passado a ocupar cargo em comisso no mbito federal, com remunerao de R$ 8.000,00. Nessa situao hipottica, no h acumulao ilegal de cargos. (Certo) Comentrio: Neste caso, no houve acumulao ilegal pois Pedro aposentou-se anteriormente Emenda Constitucional 19/98, tendo preenchido os requisitos legais para tanto. O cargo em comisso est excepcionalizado da regra de no cumulatividade pelo 10 do art. 37 da CF. vedada a percepo simultnea de proventos de aposentadoria decorrentes do art. 40 ou dos arts. 42 e 142 com a remunerao de cargo, emprego ou funo pblica, ressalvados os cargos acumulveis na forma desta Constituio, os cargos eletivos e os cargos em comisso declarados em lei de livre nomeao e exonerao. 235 - vedada a contagem cumulativa de tempo de servio prestado concomitantemente em mais de um cargo ou funo de rgo ou entidades dos Poderes da Unio, de estado, do Distrito Federal (DF) e de municpio, autarquia, fundao pblica, sociedade de economia mista e empresa pblica. (Certo) Comentrio: vedada a contagem cumulativa de tempo de servio prestado concomitantemente em mais de um cargo ou funo de rgo ou entidades dos Poderes da Unio, de estado, do Distrito Federal (DF) e de municpio, autarquia, fundao pblica, sociedade de economia mista e empresa pblica. Artigo 103 da lei 8.112/90. 236 - permitida a acumulao de vencimento de cargo ou de emprego pblico efetivo com proventos de inatividade, considerando que no haver incompatibilidade de horrios. (Errado) Comentrio: A acumulao de vencimentos de cargo com proventos da inatividade possvel caso "os cargos de que decorram essas remuneraes forem acumulveis na atividade",

segundo o 3 do art. 118 da Lei 8112. O caso em tela esta errado pq no menciona essa ressalva. 237 - As vantagens e os benefcios concedidos aos servidores em atividade so estendidos aos inativos, salvo quando decorrentes de transformao ou reclassificao do cargo ou funo. (Errado) comentrio: Art. 189 Pargrafo nico. So estendidos aos inativos quaisquer benefcios ou vantagens posteriormente concedidas aos servidores em atividade, INCLUSIVE quando decorrentes de transformao ou reclassificao do cargo ou funo em que se deu a aposentadoria. (Lei 8112/90). 238 - No caso de o deslocamento do servidor decorrer de alterao de lotao ou da nomeao para cargo efetivo, ser concedido pela administrao auxlio-moradia. (Errado) Comentrio:

Na questo em anlise, a FRASE est ERRADA.Segundo o art.60-B, VIII da Lei 81112/90, o requisito para concesso do auxlio-moradia corresponde ao: deslocamento NO tenha sido POR FORA DE ALTERAO DE LOTAO ou NOMEAO PARA CARGO EFETIVO.S se paga auxlio-moradia, ainda que cumulativamente com ajuda de custo, para TITULAR DE CARGO EM COMISSO OU FUNO DE CONFIANA.
239 - Considera-se acumulao proibida a percepo de vencimento de cargo ou emprego pblico efetivo com proventos da inatividade, ainda que os cargos de que decorram essas remuneraes sejam acumulveis na atividade. (Errado) Comentrio: Art. 118, 3o Considera-se acumulao proibida a percepo de vencimento de cargo ou emprego pblico efetivo com proventos da inatividade, salvo quando os cargos de que decorram essas remuneraes forem acumulveis na atividade.

You might also like