You are on page 1of 9

A EPIDEMIA DO NO POSSO

Personagens: Irm Preguicildes Irm Nscia Irmo() Dindim Irm Linguagilda Irm Maria Vai com as Outras Presbtero Boca Dura Irm Chefia Pastor Esperana Enfermeira Dra F

ATO 1
Em uma sala de reunio: PREGUICILDES: Nossa, como estou cansada e o pastor quer que eu d aula para os jovens, EU NO POSO, MEU Deus no vou conseguir levantar cedo, no meu forte, s de pensar j fico cansada. NSCIA: Gente vocs no vo acreditar, ma o pastor pediu para eu fazer alguma coisa....hum....(fica pensativa).... mas....(pensa novamente) no lembro o que era.... bem se no me lembro NO POSSO FAZER.. DINDIM : Ta loco viu. D licena! O pastor, pediu para eu ajudar financeiramente. Se era possvel eu ajudar a comprar uma cesta bsica para um casal, que esta passando por necessidades, oras, NO POSSO, pois, se, eu der este dinheiro, quem sabe vai me fazer falta no fim do ms. LINGUAGILDA: O pastor me pediu para eu parar de falar mal do anjo da igreja pois se ele esta ali foi porque Deus o colocou, quer ns gostemos ou no, porque a rebelio contra o anjo da igreja como pecado de feitiaria, Mas NO POSSO, mais forte do que eu, e ele faz coisas que eu no gosto e no concordo. MARIA VAI COM AS OUTRAS: Nem ligue irmos, pois o presbtero boca dura disse que ns que estamos certos, ele no gosta muito deste pastor pois ele muito moderninho, o pastor vive dizendo para eu parar de ser levada com o vento, que eu no tenho opinio prpria, mas eu no posso fazer nada, sempre chega algum que conhece a bblia mais do que eu, da eu no tenho argumentos, vou pela cabea da pessoa que me convenceu.

PRESBTERO BOCA DURA: No posso me calar, mas irm no precisa dizer pra todo mundo o que eu penso pode deixar que eu mesmo digo. Cada um na sua. IRMA CHEFIA: Tenha d o pastor quer colocar aquela incrdula para ajudar no meu departamento, j disse a ele, nem pensar NO POSSO,dividir o meu departamento com esse tipinho de gente.

PASTOR EM OUTRA SALA:


PASTOR: (Pensativo) No sei o que vou fazer, estou muito preocupado. O pastor presidente colocou sob a minha responsabilidade esta igreja de Biguau , e agora todos esto atacados por uma terrvel doena : A epidemia do "NO POSSO". Passam as semanas e no ouo outra coisa: No posso isso, No posso aquilo. (os enfermos comeam a chegar, todos desanimados) ( ou o pastor chega onde eles esto) PASTOR: Ai, meu Deus! o que, que eu fao ? Jesus me ajude (pensativo)... Hum j sei !! vou consultar a Dra F, e espero que no seja tarde demais, (olhando para eles) porque se vocs no melhorarem, a nossa igreja estar arruinada. (a esperana est sempre ao lado do pastor e o ajuda a puxar e empurrar os enfermos.) ESPERANA: vamos pastor eu lhe ajudo vou estar sempre ao seu lado.

ATO 2
(ele vai at o outro lado com os enfermos. Ele ter que empurrar, puxar e se esforar para que eles saiam dos seus lugares. Eles so recebidas por uma enfermeira) ENFERMEIRA: Bom Dia, em que posso ajud-los? PASTOR: Bom Dia. Olha, eu preciso consultar a Dra F. Quer dizer, eu no, eles precisam. Ela pode atend-los? So casos de emergncia. ENFERMEIRA: Entendo, esperem aqui. Vou anunci-lo. (Ela pega no telefone) Dra F, temos aqui um caso de emergncia, um caso no, vrios. Ok, tudo bem. (falando para a Pastor): Ela est vindo. Dra F sai da porta) DRA F: Bom Dia senhoras, e senhores. Em que posso ajud-lo? PASTOR: Oi Dra F, que alegria em v-la. Estou muito aflito. Estes irmos, irms e cooperadores so da igreja que pastoreio e foram atacadas pela terrvel doena do "NO POSSO".

DRA F: Percebo os desnimos, o estgio da doena est avanado mesmo. Enfermeira, por favor pegue meus equipamentos. ENFERMEIRA: Sim, senhora Dra F. DRA F: Quantos casos j foram constatados? PASTOR: Vrios. Alguns irmos esto em grau mais avanados, precisam ser medicadas urgentemente. DRA F: Sim, eu entendo, vamos comear, me traga a primeira. (a Dra senta a mesa) PASTOR: Ah, sim, sim. Irm Linguagilda vamos. A Dra est te chamando. (irm Linguagilda no pra de conversar com as outras irms e no presta a ateno) PASTOR: Irm Linguagilda, por favor, pare por um instante! Enfermeira, por favor v busc-la. LINGUAGILDA: Estou indo, estou indo, que bom, serei consultada, no aguento mais este problema, mas agora chegou a minha vez, e eu vou ser curada, porque eu preciso ser curada.... DRA F: Ok, ok, pare apenas um momento para que eu converse com voc. LINGUAGILDA: Sim, sim. A Dra quer saber o que eu tenho n? Pois bem, eu sou a Linguagilda, eu vou te dizer o que eu tenho. No posso ficar quieta e nem prestar ateno no culto. Tenho muita vontade de conversar. Distraio-me com qualquer coisa. Falo muito e viro-me para trs, toda hora, e no consigo parar, j me disseram que eu tenho o dom de lngua, mas eu no entendo o porqu... DRA F :(interrompendo-a e examinando a lngua, coloca uma fita crepe em sua boca) : Hum... esse um dos sintomas mais graves (voltando ao seu assento e escrevendo a receita) desta terrvel enfermidade. Mas, infelizmente tenho tratado de vrios casos semelhantes ao seu. (olhando para o pastor) Essa uma enfermidade que tem atacado boa parte da igreja pastor inclusive os irmos, e tem casos que tem atingido ate mesmo os obreiros que esto no plpito. Olhe, aqui est a sua receita. Leia antes, para que eu tire suas dvidas. (Enfermeira vai at ela e tira a fita da sua boca) LINGUAGILDA (lendo a receita): Mistura-se uma boa quantidade de Reverncia ao nome de Deus com uma quantidade dobrada de Amor Cristo e sua obra de redeno, acrescentando uma boa dose de Considerao. Cada vez que voc ver que no vai conseguir ficar quieta no culto, tome uma medida deste medicamento, e isto lhe ajudar a estar atenta e lhe dar a conscincia de que voc esta na casa do Senhor, e, Ele est no seu Santo Templo, e temos que ter reverencia na casa do Senhor, fazendo-a compreender que voc no tem o direito de perturbar aqueles que vieram e desejam prestar um culto de adorao a Deus.

DRA F: Alguma dvida ? LINGUAGILDA (cabisbaixa): No Dra, est bem claro, at logo e muito obrigado. PASTOR: Ouviu n irmzinha, vai nessa f.. DRA F : Pastor por favor traga o segundo paciente. PASTOR: Irm Preguicildes por favor venha at aqui, para que a Dra te examine. IRM PREGUICILDES: No posso. DRA F : enfermeira ajude o pastor a trazer a Irma preguicildes ate aqui. ENFERMEIRA: (indo at ela, junto com o pastor, ajudando a vir): Ns vamos ajud-la. (cada um segura um brao e a ajuda a entrar no consultrio) DRA F: Ol Irm Preguicildes, qual o seu caso ? (a Dra vai at ela: coloca o termmetro, toma o pulso, ouve o corao , enquanto Irm Preguicildes fala) IRM PREGUICILDES : No posso desenvolver atividade nenhuma que colocada sob minha responsabilidade. Quando vou lecionar a lio da Escola Dominical, ou dirigir qualquer reunio, preciso ler todos os pontos da revista porque no consigo guardar nada na mente. Ai, deu at preguia de contar tudo isso. DRA F (j se sentando e comea a escrever): O seu corao est bastante fraco, pulso lento, temperatura baixa. H uma fraqueza espiritual geral em voc. Vou te passar uma receita, e tenho certeza que se voc segu-la ir se recuperar. Mas leia antes, para que em caso de alguma dvida voc possa me perguntar agora, e sair sem duvidas. (ela entrega a receita) IRM PREGUICILDES : T, tudo isso ? ai que preguia... (lendo a receita) A um grama de PODER acrescenta-se meia hora de Estudo e uma pitada de INTERESSE pelo trabalho, misturando-se ainda uma boa quantidade de ORAO, principalmente as madrugadas?. Tem certeza Dra?, Toma-se esta infuso logo que lhe seja dada qualquer responsabilidade na igreja e repita a dose sempre que for preciso. S de ler a receita j me deu preguia muito remdio Dra, mas vamos la se para o meu bem. DRA F: O prximo paciente. (Enfermeira vai busc-lo) PASTOR: Olhe Dra este caso delicado, o irmo BOCA DURA, nosso amado. Fala sem pensar, e muitas vezes magoa as pessoas. Ele parece nem perceber. J tentei mostrar a ele que devemos ser humildes e suportar as fraquezas dos outros, mas difcil, s pela misericrdia de Deus. DRA F : Qual o seu problema amado irmo?

PREB. BOCA DURA: Olha Dra F, muito difcil explicar, se algum fala algo, eu nem penso, a resposta j esta na ponta da lngua, no levo desaforo para casa, falo o que penso, no importa se vou magoar algum ou no, pois a verdade deve ser dita de qualquer forma, e se a pessoa esta errada, eu falo mesmo. (A Dra F examina sua boca, seu pulso e ouve o corao.) DRA F: Seu caso grave, voc no tem humildade, soberbo, e, acha que o dono da verdade, e ao falar com os outros no tem mansido, acaba magoando as pessoas, e sequer percebe o estrago que voc fez, e enquanto voc est preocupado com o que voc acha que est errado no irmo, voc tem pecados bem maiores, que se no forem tratados vo acabar te levando para o inferno. PREB. BOCA DURA: (de cabea baixa) Eu ainda tenho concerto Dra? DRA F: (volta a sua mesa, lhe entrega um frasco de remdio, escreve a receita e diz) Sim .. o bsico de todo cristo .. Por favor leia a sua receita para que se necessrio eu tire suas duvidas. PREB.BOCA DURA: Orao, muita orao, freqentar os cultos de orao e ensinamento, as escolas dominicais, e leitura diria das escrituras, e cada vez que eu ver um irmo est errado, pelo menos no meu ponto de vista, ir para a orao, orar pelo irmo, e pedir a Jesus, para que eu possa ver aquele irmo com os olhos de Cristo, da mesma forma que Deus o v. DRA F: Alguma dvida irmo Boca Dura? PREB. BOCA DURA: No Dra , muito obrigado. DRA F : Pastor o Prximo Paciente. PASTOR: Dra, este caso complicado. Irm Nscia, venha at aqui, por favor. DRA F: E voc ? O que tem ? IRM NSCIA: Eu no consigo me lembrar de ler a Palavra de Deus todos os dias, esqueo quais so os dias de culto na igreja. DRA F: (dando um frasco de remdio a ela). Tenho aqui este medicamento, j pronto. Pois este seu caso muito conhecido, tem aparecido muito em meu consultrio. Este esquecimento provm da ignorncia das necessidades da alma. Voc est com fraqueza espiritual, e isso acontecer com o seu corpo. Se voc no se alimentar na hora certa e na quantidade suficiente, voc ficar cada vez mais fraca . Este remdio despertar em voc o desejo de ler a Palavra de Deus e de ser uma imitadora dEle. Ok? IRM NSCIA: Hum... gotas de orao, aiii..., esqueci tudo que a senhora falou... mas vou ler o que est escrito no frasco, muito obrigada ( irm Nscia sai.) DRA F: Pastor, traga o outro paciente.

PASTOR: Irmo Dindin venha por favor. DRA F: E a voc? O que est acontecendo ? IRMO DINDIN: No posso contribuir para minha igreja. Recebo meu pagamento, pago minhas dvidas e prestaes. Compro coisas novas para mim, para o meu carro, tenho que ter um computador sempre atualizado de ultima gerao, e, quando vejo, o dinheiro acabou eu no tenho mais como contribuir. O dinheiro voa. DRA F (examina as vistas): Oh! Tenho tido muitos pacientes com este mesmo sintoma. Vamos examinar o alcance da viso. (A Dra mostra alguma coisa que est distante. A paciente diz sempre que no est enxergando). Trata-se de uma miopia espiritual. H vrias coisas que do origem a esta enfermidade: algumas vezes o egosmo, (escrevendo a receita) outras vezes a indiferena ou, ainda, a ignorncia das necessidades do mundo sem Cristo e sem o conforto de sua salvao. Pois, sem dinheiro, como podero ser pago o pastor? A zeladora? gua e a luz? Esta receita ir ajud-lo. IRMO DINDIN: Ainda bem que de graa n? Porque eu estou meio sem dinheiro, a crise sabe...(lendo a receita): Toma-se com regularidade, um comprimido do mandamento de Deus: o de DAR, no mnimo, a dcima parte do que ganha para o sustento de sua obra, acompanhado de uma boa dose de Orao fervorosa, para que possa estar disposta a fazer a Sua vontade. Acrescenta-se ainda uma boa quantidade de Viso das necessidades do mundo. A esta viso, misturam-se algumas pitadas de disposio para renunciar ao comodismo, convenincias e interesses pessoais, a fim de poder colocar sua vida, seus talentos e bens ao servio de Deus. Obrigado Dra. DRA F: Por favor tragam o prximo paciente. PASTOR: Vamos l Irma Maria vai com as outras, chegou a sua vez. DRA F : E voc, qual o seu caso? MARIA V. C AS OUTRAS: Sabe Dra. Para mim muito difcil ter uma opinio e a defender, pois sempre vem algum e acaba falando algo que tem mais sentindo do que a minha opinio, e consegue convencer que eu estou errada, para a senhora ter uma idia j passei por umas 10 igrejas, e se no fosse o pastor eu tinha mudado para outra igreja esta semana, no consigo entender porque as pessoas me chamam de MARIA VAI COM AS OUTRAS. DRA F: Examina o pulso olha os olhos e escuta o corao, (volta para sua mesa e diz) Irma o seu caso muito grave, (pega um frasco de remdio e d a ela) tome esse remdio (enquanto isto escreve a receita e vai falando ) seu problema maior falta de conhecimento e conhecimento da verdade, nada que a orao e estudar a Bblia no resolva, realmente qualquer um sabe mais que voc, pois no tem leitura bblica diria em sua vida, mas a partir do momento que voc l a Bblia, voc conhece a verdade e a verdade te libertar.

MARIA V.C.AS OUTRAS: Obrigada Dra F, vou tomar o medicamento e me dedicar na orao e em estudar a Bblia, pois cansei desta vida de MARIA VAI COM AS OUTRAS. Obrigada Dra. DRA F: Por favor o prximo Paciente ( enfermeira sai para busca-lo) PASTOR: Sua vz Irma Chefia. PASTOR: Dra este caso tambm delicado, esta irm , ou ela a primeira dirigente do departamento dela, ou ela se recusa a trabalhar na igreja. DRA F: Qual o seu caso irm? IRMA CHEFIA: Sabe Dra F, realmente como o pastor falou, mas tem mais um agravante, o pastor no quer que tenha mais na igreja primeiro e segundo dirigente. Acho isto errado pois quem vai mandar em quem? Se eu no for a primeira como vou poder tomar decises, e quem vai dirigir o culto do meu departamento? Eu ou a outra pessoa? Se eu decidir fazer alguma coisa? Vou ter que pedir a opinio da outra pessoa, que antes era meu auxiliar? DRA F: ( levanta e a examina, entrega um frasco de remdio) Sabe irm aqui esta a sua receita , leia para que em caso que duvidas eu possa tira-las. IRM CHEFIA :Doses de orao pelas madrugadas, pedindo a Deus que quebrante meu corao, e ensina-me a trabalhar em conjunto, algo que s Deus pode ensinar, ns vivemos em um s corpo que Cristo Jesus, Ele o Primeiro e no h outro, estamos na sua obra para trabalharmos e fazermos a sua vontade, No reino de Deus no existe primeiro, segundo ou terceiro e sim aquele que faz a sua vontade. DRA F: Alguma duvida Irma? CHEFIA: No Dra creio que eu entendi. DRA F: mas algum paciente pastor? PASTOR: No Dra, muito obrigado pelas suas receitas, estou certo de que esta terrvel epidemia ser derrotada muito em breve. DRA F: irmo, ser sim, se eles colocarem em prtica o que est escrito, logo, logo todos estaro curados. No desista pastor, lembre-se sempre, a orao vence qualquer barreira. Seja abenoado. Tenha um timo dia. PASTOR: Obrigado. Tenha tambm um timo dia. O pastor sai, e Dra volta pra sua sala.

ATO 3
Esto novamente reunidos conversando.

IRMA PREGUICILDES: irmos, ainda que eu esteja cansada, poderei fazer a obra do Senhor IRMO DINDIM: ainda que a recesso no mercado esteja atingindo meus ganhos, poderei contribuir e ofertar, pois tudo vem de Deus e Ele me fortalece, e tudo que eu tenho vem Dele. IRMA LINGUAGILDES: ainda que outras irms venham falar mal dos demais irmos, poderei falar a elas que um dia Deus tocou meus lbios, e hoje falo sim, mas somente o que Deus me ordena. IRMA NSCIA: Irms hoje me lembro de textos enormes para lecionar para as crianas, adultos , ou seja aonde o pastor me ordenar.

CHEGA O PASTOR :
PASTOR: Fico feliz por ver os irmos alegres e trabalhando na obra de Deus. IRM MARIA VAI COM AS OUTRAS: Querido Pastor, temos tomado os medicamentos que a Dra F nos deu. E estamos completamente renovadas. Nunca mais voltaremos a dizer "NO POSSO" , no verdade irmos? IRMA PREGUICILDES: Ainda que tudo ao redor sejam dificuldades, poderei perseverar at o fim PORQUE TUDO POSSO EM CRISTO QUE ME FORTALECE". IRM NSIA: Agora, quando algum nos pedir para fazer alguma coisa para Deus, iremos dizer : Sim, EU POSSO! IRM LINGUAGILDA: estamos sim, curadas, e felizes, porque somos renovadas, e estamos dispostas a fazer muitas coisas, agora estamos medicadas. Eu continuo falando, mas minha lngua agora pertence a Deus, e falo muito para o nome dele !! IRM DINDIN: O lema do nosso grupo agora ser : estamos sempre disponveis na obra de Deus para ajudar de todas as formas. MARIA VAI COM AS OUTRAS: Hoje eu s vou com Jesus e mais ningum. PRESB.BOCA DURA: Sabe pastor, foi difcil, mas com muita orao, hoje eu consigo ver os estragos que eu fazia, com a minha boca grande, ainda bem que Deus teve misericrdia da minha vida. IRMA CHEFIA : Pastor hoje eu entendo a sua viso, e dou graas a Deus pela sua vida, e estudando a Bblia descobri que a versatilidade da Palavra de Deus a fora motriz da minha vida. PASTOR: irmos, fico feliz em v-los assim, e tenho certeza que Deus tambm. Temos muito trabalho a fazer, vamos irmos vamos trabalhar para o Senhor, com muita alegria, disposio e sabedoria. olhe.... existe um hino que podemos cantar que fala sobre isso. Vamos cantar ?

TERMINA CANTANDO UM HINO. Hino da harpa crista Vamos trabalhar irmos, vamos trabalhar, a ceara grande vamos semear...... Sai cantando ate fora da igreja.....

You might also like