You are on page 1of 7

ZILMAR COSTA MOURO

TEMA As Contribuies da Superviso Escolar para a sala de aula Tailndia

Tailndia 2010

PROBLEMA

O Supervisor pedaggico precisa receber incentivos para planejar com o professor e classe, de modo participativo,considerando as expectativas,os problemas e o interesse dos alunos e a flexibilidade,garantindo melhor aprendizado no final de cada assunto. Com isso, estaremos orientando o aluno a no ser apenas um conssumidor,mas buscar a produo do conhecimento para que possamos formar profissionais do futuro que saibam responder aos desafios impostos a cada dia,a cada ano,a cada dcada e a cada sculo que se inicia. O primeiro passo para chegar-se a essa formao, uma nova compreeso da prtica pedaggica desde o ensino bsico. Diante dessa realidade, Alessandra de Melo,Sandra Terezinha Urbanetz,(2009,p.32)salienta que,est claro que a maioria do planejamento feita antes do contato do professor com os alunos,porm,se esse planejamento no estiver a servio da realidade encontrada em sala de aula e, assim, for passvel de mudanas em conformidade com as circunstancias reais da atividade docente,as chances de fracasso na relao professraluno e,logo,da aprendisagem,passa a ser maiores. Atualmente estamos vivendo a nova prtica de metodologia da aprendizagem por projetos que,de acordo com Behrens (2002),leva cada docente a analisar,refletir e criar a sua prpria prtica pedaggica. Nesta o docente prope a pesquisa e a investigao de pressupostos tericos e prticos das abordagens pedaggicas,proporcionando sua reflexo. Assim sendo, esse estudo questiona: como a metodologia de projeto e o planejamento de curso aps a realidade encontrada em sala de aula,como prticas inovadoras,podem contribuir para a melhoria da educao e interao supervisor-professor e aluno em Tailndia.

JUSTIFICATIVA Pretende-se com esse projeto,contribuir para o aprimoramento e ampliao do trabalho pedaggico desenvolvido nas escolas e nas salas de aula no municpio de Tailndia. Sabemos que ainda existe muito caminho a ser percorrido at entendermos qual a verdadeira funo do pedagogo,como tambm da necessidade de mais profissionais da rea que estejam dispostos a dedicarem-se ao exerccio da referida funo nesse municpio,tanto na rede estadual quanto na rede municipal. Portanto, acredita-se que por meio desse trabalho,possamos contribuir realmente para elucidao de determinadas dvidas referentes ao exerccio da funo e tambm para despertar o interesse de outros profissionais qualificados para a prtica da Superviso Escolar.

OBJETIVO GERAL

Esse trabalho,visa identificar possveis necessidades de aprimoramento das relaes de interao entre supervisor,professor,aluno e toda a comunidade escolar transformando essa relao em algo agradvel e satisfatrio e, que leve a escola a melhorar a qualidade do ensino.

HIPTESE O presente projeto que estuda as contribuies da Superviso Escolar para a sala de aula em Tailndia,poder contribuir para o aprimoramento do exerccio da finco de pedagogo,como tambm ampliar o nmero de profissionais interessados prtica da referida funo. Acredita-se que ser necessrio apresentar o contexto social em que o supervisor escolar esteja inserido,tendo como base uma linha comum onde todos tenham a mesma viso de mundo e falem a mesma linguagem para poder viabilizar uma maior valorizao desses profissionais diante de toda a comunidade escolar,governantes e sociedade local,que o Supervisor importante e necessrio para a caminhada educacional rumo ao sucesso no crescimento da formao de conhecimento do educando,principal elemento a ser beneficiado com um ensino democrtico e de qualidade. Sabemos que o docente o responsvel pela conduo das aulas e do melhor aproveitamento dos alunos. No entanto a contribuio do supervisor pedaggico poder ser primordial quando se trata de planejar conjuntamente com o professor com a inteno de contribuir para insero do aluno no mbito da sociedade onde o planejamento possa prever momento em que o contedo possa ser como chavepara abrir as portas da compreenso do mundo social em que os educandos sero inseridos.

FUNDAMENTAO TERICA

Iniciando o projeto de elucidao do papel do Supervisor Escolar e suas contribuies para a sala de aula em Tailndia,utilizamos como embasamento,os seguintes tericos. Celso Vasconcelos (2002) em seu livro Coordenao do Trabalho Pedaggico do projeto poltico pedaggico ao cotidiano da sala de aula,nos convida ao estudo de um eixo bastante reflexivo afirmando que o trabalho pedaggico o mago das instituies de ensino na medida em que o seu ncleo o trabalho com o conhecimento e,questionando o que a final o papel do Supervisor Escolar,se diversas so as reclamaes que emergem do cotidiano dos coordenadores que sentem-se sozinhos lutando em vrias frentes,tendo que desempenhar vrias funes sem ter certeza de qual seria sua efetiva identidade profissional e no final do dia sentem o amargo sabor de que no se fez nada de muito relevante...Sentem-se ainda o distanciamento em relao aos professores,a desconfiana,a competio,a disputa de influncia e de poder,etc. No que se refere a criticidade,no devemos ficar presos manifestao primeira,ao que aparece; ver atravs.Lukcs, sinaliza que j na vida cotidiana os fenmenos frequentemente ocultam a essncia do seu prprio ser,ao invs de ilumin-la (1979:25). preciso ainda metacrtica: a crtica da prpria crtica,qual seja,a reflexo saber-se limitada,o sujeito estar sempre atento aos perigos,as armadilhas do pensamento e da subjetividade.Daqui advm um vetor importante para orientar a atividade do educador: a partir de certo ponto,s conseguimos avanar na prtica se avanarmos na tentativa de interveno no real,uma vez que a conscincia crtica no se constitui atravs de um trabalho intelectual mas na prxis-ao e reflexo (Freire,1981 a:82). Portanto,temos uma longa caminhada na busca da construo do conhecimento para a interao superviso,professor,aluno e profissionais da educao,pois a educao de qualidade tambm relacionada ao conhecimento. Tendo em vista o papel do supervisor escolar como referncia primordial para a educao de qualidade e reafirmando o que diz os autores sobre construo do conhecimento, sobre crtica,sobre reflexo e prxis;pode-se dizer que o desenvolvimento de prticas democrticas no interior da escola, vai depender de uma nova postura a ser assumida por toda a equipe envolvida na administrao escolar em ao conjunta com professores e pedagogos, possibilitando a interao necessria a uma educao qualitativa.

METODOLOGIA Esse trabalho tem como embasamento, a pesquisa bibliogrfica de cunho qualitativo,visando alcanar os objetivos propostos. Alm de vastas leituras sistemtica com fichamento das bras,destacando os pontos abordados pelos autores e que sejam relevantes ao assunto em estudo. A devida pesquisa ser realizada em bibliotecas e on-line,como tambm por entrevistas com alunos,professores, gestores, supervisores pedaggicos e outros profissionais da educao que se proponham a divulgar o grau de experincia vivenciada no dia-a-dia contribuindo para que o pesquisador possa atingir seu objetivo de pesquisa.

You might also like