You are on page 1of 9

10 costumes japoneses que voc precisa saber antes de viajar ao J...

http://knol.google.com/k/10-costumes-japoneses-que-voc-precisa...

10 costumes japoneses que voc precisa saber antes de viajar ao Japo.


10 Japanese Customs You Must Know Before a Trip to Japan
Se voc conhecer estes costumes japoneses, voc poder chegar mais perto e ver o que h no interior deste povo.
Contents
1. Ao encontrar algum, faa uma reverncia. 2. Boas maneiras. 3. No d Gorjetas 4. Pauzinhos orientais. 5. Limite da soleira da porta 6. Mscaras 7. Conformidade 8. Banhos coletivos 9. Falando Ingls 10. Segurana more

1. Ao encontrar algum, faa uma reverncia.


No Japo, a reverncia uma forma de arte, respeito este ensinado desde que a criana entra na escola. Para os turistas, uma simples inclinao da cabea ou uma tentativa de um arco ao nvel da cintura normalmente ser o suficiente. A durao e a inclinao da reverncia proporcional ao nvel da pessoa a quem voc est dirigindo a reverncia. Por exemplo, um amigo pode receber uma reverncia-relmpago de 30 graus; uma estncia superior poder obter uma reverncia lenta, prolongada, de 70 graus. uma questo de posio e circunstncia. Alm disso, para reverenciar, o ponto fundamental direcionar adequadamente. Assim como um "Dr. Druzio" pode se sentir um pouco ofendido se voc referir-se a ele como "Druzio", assim tambm sentir-se- um japons se voc no atribuir o sufixo "san" ou "sama" para o seu sobrenome. O que ele identificar como sua tentativa de ser respeitoso. Normalmente as crianas so tratadas apenas pelos seus prenomes, mas voc pode adicionar

1 de 9

12/01/2012 19:55

10 costumes japoneses que voc precisa saber antes de viajar ao J...

http://knol.google.com/k/10-costumes-japoneses-que-voc-precisa...

o sufixo "tyan" para as meninas e "kun" para os meninos, se quiser.

2. Boas maneiras.
Aqui vo alguns pontos bem simples: Se voc estiver em uma festa / jantar e receber bebidas, aguarde antes de levar o copo para seu lbios. Depois que todos estiverem servidos, algum ter de assumir a liderana, fazer um discurso, levantar o copo, e gritar "kampai!" (brinde). Nunca diga "tin-tin", que significa 'pintinho'. Isso mesmo, uma gria infantil para aquele membro masculino que fica no meio das pernas. Voc receber um pequeno pano umedecido (oshibori) na maioria dos restaurantes japoneses. Use-o para lavar as mos antes de comer e, em seguida, dobre-o cuidadosamente e deixe-o sobre a mesa. No use-o como um guardanapo, ou para limpar qualquer parte de seu rosto durante a refeio. Chupar o macarro ou fazer rudos altos enquanto est comendo est OK! Na verdade, chupar alimentos quentes como "lamen" (tipo de sopa de macarro) educado, para mostrar que voc est desfrutando-o. Pouco antes de comer, independente de voc estar num jantar formal ou provando uma amostra de supermercado, educado dizer "itadakimasu" (vou me servir).

3. No d Gorjetas
No existe qualquer gorjeta em qualquer que seja a situao no Japo - txis, restaurantes, servios pessoais... Dar gorjeta , na verdade, um pouco insultuoso, ofensivo; pois os servios que voc pediu esto no preo determinado, ento porque pagar mais? Eles no esto mendigando. Este o raciocnio. O preo justo. Por isso, no barganhe. Se voc estiver em uma regio metropolitana, como Tquio e no fala japons, um garom ou garonete ou recepcionista at pode receber o seu dinheiro extra (gorjeta), s para no precisar lidar com a situao embaraosa de explicar-lhe o conceito de gorjeta, falando num ingls macarrnico. Basta lembrar: o preo o preo.

2 de 9

12/01/2012 19:55

10 costumes japoneses que voc precisa saber antes de viajar ao J...

http://knol.google.com/k/10-costumes-japoneses-que-voc-precisa...

4. Pauzinhos orientais.
Dependendo do restaurante que voc escolheu ir noite, voc poder ser obrigado a usar os "hashi" (talheres em forma de dois pauzinhos). Se, por algum motivo, voc no esteja acostumado com os hashi, tente aprender antes de passar pela alfndega. No difcil de aprender. Um falso pressuposto japones que eles esto dissipando com o tempo sobre a "singularidade" do Japo: O Japo uma nao insular; Japo o nico pas que tem quatro estaes; estrangeiros no podem compreender Japo; s japoneses podem usar chopsticks corretamente. Eu perdi o nmero de vezes em que me disseram que uso os hashi com habilidade e graa, apesar de eu j ter visto uma criana de trs anos de idade manusear to bem quanto eu. Se voc estiver jantando com um japons, no se surpreenda se voc receber um olhar de espanto pela sua habilidade em comer como um japons.

5. Limite da soleira da porta


Tire seus sapatos na entrada de toda e qualquer casas, e na maioria das empresas e hotis. Normalmente ser mostrado uma sapateira para guardar os seus sapatos, e um par de chinelos-para-visitas ser colocado perto; muitos japons trazem um par de chinelos por precauo. Nunca use chinelos quando voc precisar pisar um tatami (utilizado na maioria dos lares japoneses e hotis; o tatami tambm uma unidade de medida de rea padro utilizada ainda hoje), e tome cuidado para tirar o chinelo que voc usou no banheiro (deixe-os no banheiro mesmo). extremamente ruim, por exemplo, entrar novamente na sala principal de uma casa usando chinelos que pisaram em locais sujos.

6. Mscaras

A SARS passou h muito tempo, mas vemos muitos "Kit Preveno contra SARS" em

3 de 9

12/01/2012 19:55

10 costumes japoneses que voc precisa saber antes de viajar ao J...

http://knol.google.com/k/10-costumes-japoneses-que-voc-precisa...

muitos hospitais japoneses. No entanto, mscaras esterilizadas, como os que voc v na sala de emergncia, so comumente usadas por engravatados, executivas, trabalhadores e outras pessoas para proteger as outras pessoas de seus germes. Bastante razovel quando se pensa, as mscaras no protegem tanto o usurio, mas sim as pessoas que o rodeiam. A razo para us-las pode ser qualquer coisa, desde um rpido resfriado, mas eles esto preocupados a no expor as outras pessoas; no deixe de considerar isso, em suas proximas frias no Japo.

7. Conformidade
Fazendo uma pesquisa com grupos de estudantes do ensino mdio no Japo foi perguntado quais seriam os perigos que as crianas de hoje enfrentam e a maioria concordou com uma ameaa nmero um: individualismo. A sociedade japonesa est centrado no conceito de GRUPO. Culturas ocidentais esto centradas no indivduo. Quer isto dizer que os japoneses no so nada mais que abelhas-operrias em uma grande colmia de ao e concreto? Claro que, mas a apresentao de qualidades individuais so cuidadosamente calculadas e administrada em doses. Chamar a ateno para si mesmo como um indivduo uma enorme falta de educao: no soprar o nariz em pblico, no coma em movimento, e no falam em seu celular em reas pblicas como trens ou nibus. O principal problema com isto que os estrangeiros no podem simplesmente ficar de fora; somos como um peixe fora d'gua, no importa quanto tempo j estamos aqui, ou o quanto ns sabemos sobre a cultura japonesa e da sociedade. Como resultado disso, como estrangeiros no Japo, temos o status de pequenas celebridades: voc recebe olhares, grita por ateno, pedem para tirar fotos com as pessoas, pedidos de autgrafos (que pode acontecer), que um pouco mais do que ser um "peixe fora d'gua".

8. Banhos coletivos

Os banhos pblicos ainda esto bem vivos no Japo. Sento, ou banhos pblicos, podem ser encontrados desde em regies metropolitanas como Shinjuku at em uma pequena cidade na ilha de Shikoku.

4 de 9

12/01/2012 19:55

10 costumes japoneses que voc precisa saber antes de viajar ao J...

http://knol.google.com/k/10-costumes-japoneses-que-voc-precisa...

Onsen, ou fontes termais, so muito populares em excurso de fim de semana em resorts. Ao contrrio das culturas ocidentais, no Japo, o banho de imerso utilizado depois de se ter lavado e enxaguado, e a pessoa fica imersa em uma gua super quente para 10, 20, 30 minutos. preciso aprender a gostar, mas pode ser muito relaxante.Se acontecer de ser convidado para um lar japons, voc ter a honra de tomar o banho primeiro, geralmente antes do jantar. Tenha o mximo de cuidado, de modo a no sujar a gua para imerso, de forma alguma, pois a a santidade do ofur (banheira), de extrema importncia. Tire um tempo para visitar um sento se voc tiver a oportunidade. Estes so locais sem barreiras referentes cor, idade, ou linguagem bem, eles so separados por sexo, com excepo de algumas regies onde encontramos banhos mistos. Mas no h problemas, pois o povo japons no interpreta nada de ertico no fato de se estar nu para banhar-se. Deitado na gua quente e lentamente a ouvir o seu batimento cardaco acalmar-se um momento em que se sente mais sintonizado com a cultura japonesa.

9. Falando Ingls
Um japons geralmente vai imaginar que voc fluente em ingls, at que voc consiga provar o contrrio. Mesmo durante uma curta visita, voc ver: Um grupo de alunos atravessando um cruzando ordenadamente dentro de uniformes da marinha inglesa, que vo gritar "Ol!" ou "Herro!, que como eles falam com assentuao estrangeira. Pessoas que, aleatoriamente simplesmente caminham at voc e perguntam Where are you from? (de onde voc ?)". Amigvel? Sem dvida. Mas podem ver como uma celebridade como ns podemos ficar confusos ou frustrados se no falarmos ingls? Embora voc possa ser fluente em japons ou falar alguma coisa, o idioma padro de escolha deles para falar conosco ser o ingls. Muitos japoneses iro insistir em usar suas prprias habilidades na lngua inglesa, mesmo que limitada, para conversar com os estrangeiros, mesmo que este estrangeiro tenha mais conhecimentos da lngua local.

10. Segurana
Todo japons que eu encontrei alertou-me para tomar cuidado em minhas viagens, para cuidar dos meus pertences.

5 de 9

12/01/2012 19:55

10 costumes japoneses que voc precisa saber antes de viajar ao J...

http://knol.google.com/k/10-costumes-japoneses-que-voc-precisa...

Todos os estrangeiros me disseram para no me preocupar, pois nada poderia dar errado, nada seria roubado. Isso pode ser baseada na experincia individual, mas h outras questes: O medo da criminalidade no Japo elevado, especialmente entre os cidados japoneses. Assassinatos acontecem. Repito, assassinatos acontecem. Pessoas so atacadas, roubada, assaltada, estuprada, espancadas e enganadas. No entanto, a baixa taxa de criminalidade do Japo evidente, principalmente quando voc v empresrios que perderam o ltimo trem dormindo em um banco da praa, ou um grupo de crianas de 5 anos de idade, andando sozinhas, uma cuidadando da outra, por mais de um quilmetro para chegarem escola.

Comments
Sign in to write a comment

Eric Evangelista Execelentes dicas Irei ao Japo em poucos dias pela primeira vez, e embora j tenha visitado a Alemanha inmeras vezes (considero os alemes, japoneses do ocidente) no deixo de ficar ansioso sobre como ser esta experincia. As dicas foram muito teis, obrigado! Last edited Dec 2, 2011 4:41 AM Report abusive comment 0 Post reply to this comment

Narayana Rao Top Portuguese Knol

list http://knol.google.com/k/-/-/2utb2lsm2k7a/4774

6 de 9

12/01/2012 19:55

10 costumes japoneses que voc precisa saber antes de viajar ao J...

http://knol.google.com/k/10-costumes-japoneses-que-voc-precisa...

Last edited Jun 12, 2011 5:41 AM Report abusive comment +1 Post reply to this comment

Jos Roberto Kassai Caro Hayashi Achei essas dicas interessantes e, como vou ter que fazer uma viagem rpida para o Japo (sozinho!), vo ser muito teis. E andar de trem, ser que complicado?! abraos, Kassai Last edited Aug 22, 2010 10:56 AM Report abusive comment +2 Post reply to this comment

Luciano dipo Pereira da Silva Muito Bom Ol, gostei muito do seu Knol, interessante e muito prestativo das tais dicas. Farei uma reviso na formatao se gostar aceite. Last edited Jan 18, 2010 3:47 AM Report abusive comment +1 Post reply to this comment

Narayana Rao Top Author on Knol Congratulations. You are in top 800 knol authors http://knol.google.com/k/narayana-rao-k-v-s-s/top-knol-authors-top-knollers/2utb2lsm2k7a/1947#

7 de 9

12/01/2012 19:55

10 costumes japoneses que voc precisa saber antes de viajar ao J...

http://knol.google.com/k/10-costumes-japoneses-que-voc-precisa...

May be you can translate this into English. Last edited Nov 10, 2009 7:58 PM Report abusive comment +3 Post reply to this comment

Marcos Rodrigues Interessante Muito bom o artigo, tem muita informacao util Last edited Jun 20, 2009 2:28 PM Report abusive comment 0 Post reply to this comment

YM Interessante Achei muito interessantes e relevantes as tuas consideraes aos estrangeiros que, porventura, se aventuraro no Japo, ou mesmo curiosos como eu que apenas querem saber mais sobre o Oriente. timo knol! Last edited Jun 16, 2009 5:29 AM Report abusive comment +2 Post reply to this comment

Graa Maria Untitled Fantstico Roberto! Vivendo e aprendendo. Quando eu pensei que j sabia o bastante, acabo de perceber que no sabia nada. Super interessante seus tpicos. S mesmo um corinthiano capaz de mostrar tanta
8 de 9 12/01/2012 19:55

10 costumes japoneses que voc precisa saber antes de viajar ao J...

http://knol.google.com/k/10-costumes-japoneses-que-voc-precisa...

sabedoria. uhulll... bjs http://ladygm.spaces.live.com Last edited Jun 15, 2009 11:32 AM Report abusive comment +10 View/post replies (1) to this comment

9 de 9

12/01/2012 19:55

You might also like