You are on page 1of 5

O que ansiedade? A ansiedade uma sensao derivada de momentos de preocupao, tenso e apreenso, sentida como antecipao a problemas.

s. Quando esta sensao experimentada em momentos estressantes, em que as pessoas se vem frente a situaes difceis e decises importantes, considerada normal. Mas a ansiedade passa a ser considerada um transtorno quando o indivduo vivencia de uma maneira exagerada, relacionada a preocupaes excessivas e no realistas com situaes que a maioria das outras pessoas enfrentaria com pouca dificuldade. Este transtorno costuma se duradouro e crnico, ou seja, a pessoa sofre com o estado de ansiedade elevado durante anos, com pequenos perodos de melhora O que mal de Parkinson? A doena de Parkinson (DP) ou Mal de Parkinson, uma doena degenerativa, crnica e progressiva, que acomete em geral pessoas idosas. Ela ocorre pela perda de neurnios do SNC em uma regio conhecida como substncia negra (ou nigra). Os neurnios dessa regio sintetizam o neurotransmissor dopamina, cuja diminuio nessa rea provoca sintomas principalmente motores. Entretanto, tambm podem ocorrer outros sintomas, como depresso, alteraes do sono, diminuio da memria e distrbios do sistema nervoso autnomo. Os principais sintomas motores se manifestam por tremor, rigidez muscular, diminuio da velocidade dos movimentos e distrbios do equilbrio e da marcha O que mal de alzalmier? mal de Alzheimer uma doena degenerativa que ataca o crebro e provoca a perda das funes cognitivas, como memria, capacidade de orientao no tempo e/ou espao e capacidade de planejamento. O problema se inicia com alteraes na memria e avana progressivamente at a dependncia total do paciente.

Porm, os sintomas do Alzheimer vo alm do simples esquecimento do dia-a-dia. Portadores da doena tm dificuldade para se comunicar, aprender e raciocinar. Problemas impactam o trabalho e atividades sociais e familiares. Como a doena difcil de diagnosticar, fundamental que pessoas com mais de 60 anos procurem um mdico para entender melhor os sintomas. O diagnstico precoce chave para uma melhor qualidade de vida e controle da doena O que depresso? A depresso uma doena mental caracterizada por um estado de tristeza mais marcada ou prolongada, perda de interesse por actividades habitualmente encaradas como agradveis ou de lazer, perda de energia e cansao fcil. A depresso pode ser episdica, recorrente ou crnica e leva diminuio substancial da capacidade do indivduo em assegurar, por vezes, as tarefas e responsabilidades mais simples do dia-a-dia. Os sintomas tm propenso a persistir durante longos perodos de tempo, perturbando significativamente a vida quotidiana do doente, tanto a nvel pessoal com o profissional e, como se podem confundir com outro tipo de sentimentos, o diagnstico da depresso pode passar despercebido durante muito tempo e evoluir para estados muito graves. A falta de tratamento adequado leva a que a depresso se torne numa doena crnica ou seja, o doente no entra em remisso. O que TOC (Transtorno obscessivo crnico)? O transtorno obsessivo-compulsivo (TOC) caracteriza-se pela presena de: pensamentos obsessivos ou obsesses que so idias, imagens, sons, frases, lembranas, dvidas ou impulsos, usualmente desagradveis e acompanhados de apreenso ou angstia, que invadem a conscincia contra a vontade da pessoa, de forma repetitiva e estereotipada (geralmente as mesmas), que apesar de

consider-las absurdas, estranhas ou exageradas, no consegue afast-las. Mesmo assim tenta resistir a eles, ignor-los ou suprimi-los com aes, atos mentais, ou com outros pensamentos, geralmente sem sucesso.

importante esclarecer que normalmente passam pela cabea das pessoas pensamentos rpidos, expressos de uma forma telegrfica, eventualmente at absurdos, e que so chamados de pensamentos automticos. Ao contrrio do que ocorrem com as obsesses tais pensamentos so fugazes, e o indivduo facilmente consegue afast-los ou soprei-los.

O indivduo tenta resistir s obsesses, ignor-las, suprimilas ou neutraliz-las com aes (lavar repetidamente as mos, fazer verificaes), com atos mentais (contar, repetir uma palavra frase), ou com outros pensamentos, geralmente sem sucesso. Tais comportamentos repetitivos tambm chamados de rituais ou compulses so executados com a finalidade de reduzir o medo, desconforto ou apreenso que acompanham as obsesses, ou para prevenir algum evento temido, ou mesmo em virtude de regras auto-impostas pelo indivduo e que devem ser seguidas rigidamente, as quais, muitas vezes, nem ele mesmo consegue justificar. Geralmente no possuem uma conexo realstica direta com o que desejam prevenir ou neutralizar e so claramente excessivos (como por exemplo: tentar prevenir uma doena apagando e acendendo uma luz vrias vezes). Podem ser observveis (fazer verificaes repetidas se uma porta est bem fechada, tocar repetidas vezes num objeto) ou encobertos (atos mentais: contar, rezar, ou repetir tantas x vezes um determinado nmero para que algo de ruim no acontea).

O TOC um transtorno crnico que, muitas vezes, se inicia na infncia, entre os nove e 11 anos e acomete principalmente indivduos jovens at os trinta anos, podendo durar toda a vida. O pico de maior incidncia ao redor dos 20 anos. Pode consumir muito tempo da pessoa na execuo de rituais, ou ocupar sua mente por muitas horas durante o dia pelas obsesses impedindo-a de ocupar-se com pensamentos mais produtivos. O que agrava ainda mais o quadro que tal comprometimento sempre acompanhado de muita angstia, aflio, sentimentos de impotncia, diminuio da auto-estima e depresso. O que Esquizofrenia? Esquizofrenia uma doena mental que se caracteriza por uma desorganizao ampla dos processos mentais. um quadro complexo apresentando sinais e sintomas na rea do pensamento, percepo e emoes, causando marcados prejuzos ocupacionais, na vida de relaes interpessoais e familiares.

Nesse quadro a pessoa perde o sentido de realidade ficando incapaz de distinguir a experincia real da imaginria. Essa doena se manifesta em crises agudas com sintomatologia intensa, intercaladas com perodos de remisso, quando h um abrandamento de sintomas, restando alguns deles em menor intensidade.

uma doena do crebro com manifestaes psquicas, que comea no final da adolescncia ou incio da idade adulta antes dos 40 anos. O curso desta doena sempre crnico com marcada tendncia deteriorao da personalidade do indivduo

Auxiliar De Farmcia
Aluna: Alanna Ptricia Costa e Silva Bezerra Professor: Gilliano Vieira

You might also like