You are on page 1of 12

Anos 80

1-Antecedentes Aps segunda guerra mundial toda a industria europeia e Japonesa estava em runas, com isso EUA se tornou o pas que passou a abastecer este mercado, o que resultou em um grande desenvolvimento econmico. No incio da dcada de 70, as indstrias europeias e japonesas j haviam se recuperado, com isso as exportaes dos EUA abaixaram, mas o mesmo no ocorreu com suas importaes o que causou um defit. Para resolver o problema o governo permitiu a impresso de dlares sem garantia em ouro, o que causou a diminuio do valor do dlar; j que todo o mercado usava essa moeda como referncia e dependiam dos EUA, o mercado mundial entrou em uma crise. No Oriente Mdio, no fim da dcada de 60 eclodiu um conflito entre rabes e israelitas, e deixou claro o apoio que tanto a Europa quanto os EUA davam para Israel, o que teve como consequncia o uso do petrleo como arma poltica pelos pases rabes, que abaixaram o nmero de barris exportados para os pases aliados de Israel. Alm disso a OPEP, sobre influncia da OPAEP (pases rabes produtores de petrleo) nacionalizou a produo de petrleo e unificou os preos, alm de torna-los mais altos, tudo isso resultou na crise do petrleo que teve grande influncia no fim da era do ouro, pois com a diminuio da quantidade do principal combustvel do mundo e o aumento do seu preo, causou uma crise energtica que teve como consequncia a reduo da produo industrial e o agravamento da crise global.

Greve nos Estaleiros Lenine de Gdansk-1980 Fonte:http://socialismohoje.wordpress.com/2009/12/07/polonia-1980/

2-1980

Devido a crise econmica, 2 grupos polticos comearam a entrar em conflito, os Keynesianos e os Neoliberais. Os Keynesianos defendiam que a interveno do estado na economia, os altos salrios, o emprego estvel e apoltica de bem estar no deveriam ser abandonadas, pois segundo esses elas possibilitaram o consumismo. J os Neoliberais exigiam o fim da interferncia do estado na economia e o fim da poltica de bem estar, pois essas caractersticas diminuam o lucro das grandes empresas, sendo essas responsveis pelo desenvolvimento da economia (os gastos sociais na Europa e nos EUA custavam 50% da arrecadao de), alm disso argumentavam que as empresas estatais eram ineficientes. Devido a gravidade da situao os partidos da esquerda concordaram com algumas medidas neoliberais, um exemplo foi o fato deles concordarem com as medidas de Thacher (primeira ministra britnica) que consistia em privatizaes e diminuio dos gastos pblicos, o que causou um aumento no desemprego (20% dos britnicos se encontravam desempregados). Com o aumento do preo do petrleo a URSS passou a exportar muito para os pases ocidentais, fazendo assim que somente o lucro da venda do petrleo pudesse pagar a importao de produtos manufaturados o que, juntamente com o fato do regime comunista no ser a favor de mudanas, causou o atraso do setor industrial em relao ao ocidente. S para se ter uma ideia, enquanto o ocidente aplicava o Toyotismo ou o Just in time, a URSS ainda usava o Stakanovismo (similar ao Taylorismo), o que desestimulava os trabalhadores, que no propunham assim inovaes no setor produtivo. Durante diversos anos o 2 mundo pegou grandes emprstimos do ocidente para promover desenvolvimentos sociais, no ano de 1980 a divida j era gigantesca, o que causo uma crise, agravada pelo esgotamento de diversos poos de petrleo, o que causou uma crise no setor energtico. Morre Tito, o dirigente da Iugoslvia desde da segunda guerra mundial. Com a sua morte as provncias se desuniram causando a sua dissoluo. Tem incio as greves na Polnia. Os grevistas exigiam um aumento salarial, a retirada de polticos das fabricas e livre eleio sindical (j que os sindicatos eram controlados pelo estado. Foi elegido um comit feito por delegados que representavam cada grupo de funcionrio de uma empresa, que poderiam ser trocados livremente pelos

funcionrios. Todas as discusses com os chefes de estado eram transmitidas para a populao em tempo real atravs do uso de microfones e alto-falantes. O governo da Polnia organizou uma represso,mas teve que recuar devido ao fato dos grevistas terem interditado a linha ferra que a ligava a URSS e a RDA. Os outros pases comearam a temer que a greve se espalhasse por todo o mundo, ento a Polnia foi isolada. Devido a presso, o governo permitiu a criao da Solidarnose um sindicato autntico. Apesar dessa vitria os dirigentes do sindicato mudaram o objetivo desse, passando a defender apenas a democracia e no as causas sociais dos trabalhadores, diziam que num governo democrtico e capitalista como o Japo os problemas sociais iriam desaparecer, devido a isso passou a contar com a ajuda financeira do 1 mundo.

2-1981

Devido a crise o 2 mundo se viu obrigado a adotar medida stalinistas, controlando mais fortemente a economia, o resultado foi que de 1981-4 a divida teve uma queda de 30% a 70%. A Espanha foi aceita na CEE. O bloco econmico tinha como caractersticas o protecionismo para proteger a sua economia e sua tradio (camponeses). O governo polons volta atrs e reprime a Solidarnose. Teve incio as rebelies que culminariam na destruio da Iusguslvia. Estudantes e operrios de Kusofo (provncia autnoma) comeam a exigir a sua independncia. A rebelio foi reprimida pelo estado.

3-1982

Com o aumento da tecnologia, as mquinas se tornaram muito mais eficientes que os trabalhadores, um dos motivos e o fato das mquinas no precisarem de salrio, o que as torna uma alternativa mais vivel. Com isso o desemprego na Europa aumentou pois os trabalhos que no exigiam qualificao comearam a desaparecer (9,2% da populao passa a estar desempregada). Isso atingiu principalmente os jovens, pois no possuam experincia (na Espanha 40% dos jovens estavam desempregados, na Gr Bretanha 20% e na Noruega 48%). As medidas neoliberais ganharam fora. Por exemplo: a Alemanha Ocidental diminuiu os impostos e os investimentos no setor social.

Devido ao desemprego os partidos de esquerda perderam fora, pois no estavam conseguindo garantir o emprego dos trabalhadores, o partido social democrata e o trabalhista comearam a ser substitudo por partidos racistas, ambientalistas ou sociais, que tinham como principal caracterstica a luta contra os estrangeiros, que estavam ficando com os empregos dos trabalhadores do 1 mundo (as empresas comearam a emigrar para os pases pobres devido aos baixos salrios pagos a populao desses e a inexistncia de leis ambientais). Tal mudana poltica foi to grande que chegou a quase criar um 3 partido na Gr Bretanha. Morre Brejenev lder da URSS, que conseguiu aumentar a qualidade de vida do povo sovitico, mantendo a situao da populao estvel mesmo com a economia sovitica estagnada.

4-1985

Mikhail Gorbachev se torna o chefe poltico da URSS. Sua subida se deveu a 2 fatos: era contrrio a corrupo e defendia que a URSS iria ser destruda caso no houvesse reformas. Ele fez diversos acordos com EUA para a diminuio da corrida armamenticia, com isso ele pode ser considerado o homem que colocou um ponto final nesse conflito. Nesse ano a URSS possua o setor energtico como responsvel por 53% das suas exportaes, tanto a agricultura quanto a indstria estavam em crise. Para reverter esse quadro Gorbachev lanou a Perestroika, que tinha como objetivo descentralizar a economia visando o aumento da produo e da qualidade dos bens de consumo, para isso criou cooperativas camponesas Para aumentar a produtividade, alm de permitir a entrada de capital estrangeiro no pas, legalizando assim o setor privado. Tal medida era dita pelo dirigente como um retorno as polticas de Lnin, antes de ser corrompida por Stalin.

Mikhail Gorbachev Fonte: http://pt.sinistrae.wikia.com/wiki/Mikhail_Gorbachev

5-1986

Ocorre o acidente na usina nuclear de Chernobyl na Ucrnia, o acidente liberou dezenas de vezes mais de radiao que as duas bombas que explodiram no Japo no final da 2 guerra mundial. A nuvem de radiao se espalhou por diversos pases da Europa matando 30000 pessoas pelos efeitos da radiao e causando cncer em 2000 pessoas. Tal acidente mostrou a situao das usinas nucleares soviticas que era escondida. O povo comeou a dizer que se houvesse transparncia no governo isso no teria ocorrido. Tal acontecimento foi o estopim para que Gorbachev implantasse o Glasnost, que propunha uma maior transparncia nas aes polticas e uma maior discusso para sancionar leis. Tal medida teve como efeito dar mais poder a cada repblica, alm da criao de novos partidos e a liberao dos meios de comunicao, que possibilitou a existncia de programas contrrios ao regime. Tais medidas eram apoiadas por uma parte dos polticos e desaprovadas por polticos conservados. Tal diviso foi chamada de Moneklatum.

Liberalizao, reforma e flexibilidade A Perestroika no estava dando bom resultados, a formao de cooperativas e as demisses realizadas no resolveram o problema. A URSS teve que continuar importando gros.

Usina nuclear de Chernobyl Fonte:http://www.brasilescola.com/historia/chernobyl-acidente-nuclear.htm

6-1987

Ocorre o chash na bolsa anericana, o que causa a diminuio de 10% do do setor industrial e 13% o comercial. Como resultado da crise o foco entre ricos e pobres aumentou. Por exemplo a renda de um morados da frica subsaariana em comparao com um americano caiu de 14% para 8%. Nos pases desenvolvidos os 20% mais ricos tinham 25% da renda total do pas; enquanto que nos pases subdesenvolvidos tinham 2/3.

6-1-Guerra no Afeganisto Na dcada de 70 um grupo de afego com tendncias esquerdistas tomou o poder, props imediatamente medidas com o objetivo de mudar diversos costumes da populao, como represaria insurgentes Mujahid afegos comearam a lutar contra o governo. Para manter o movimento revolucionrio, a URSS enviou enviou recursos e soldados. O governo americano em resposta forneceu recursos a resistncia. O resultado do conflito foi desastroso para a URSS, alm dos altos custos, teve que lidar com a dissidncia de 2/3 do exercito afego. As tropas soviticas abandonam o Afeganisto humilhadas em 1987, a guerra teve como resultado apenas agravar a crise da URSS.

7-1988

A Hungria seguindo as polticas do Glasnot promove uma abertura partidria, instalando assim o multipartidarismo. Tal medida teve como resultado a dissoluo do partido comunista e a volta ao capitalismo.

8-1989

Devido as polticas neoliberais o estado para de ser o empregador de ltimo recurso. Durante a dcada os bancos mundiais se viram no risco de enfrentar um calotes dos 3 gigantes da dvida externa (Brasil, Argentina e Mxico ) para a sorte desses as dvidas puderam ser regoneciadas e tais eventos no ocorreram ao mesmo tempo. No ano de 1989 24 pases deviam mais do que produziam. De todas as agncias internacionais, a nica que conseguiu cumprir seus objetivos sem esbarrar no poder dos estados nacionais foi a CEE, pois era considerado um rgo independente. Ocorrem protestos na China para que houvesse a aplicao do Glasnot, em resposta o governo comunista massacrou o movimento chamado de Paz Celestial.

Com o fim do comunismo na Hungria as suas fronteiras foram abertas, com isso a populao da Alemanha Oriental passou a imigrar para a ocidental passando pela Hungria, depois pela ustria e por fim chegando ao seu destino. A RDA estava em uma crise to profunda que os dirigentes do partido comunista comearam a apoiar a unificao Alemanha para resolver os problemas econmicas. Com isso a populao de Berlim Oriental derruba o Muro de Berlim e tem fim um dos maiores smbolos da guerra fria. Mesmo com os seus banqueiros contrrios a absorver um pas falido a Alemanha Ocidental se reunifica com a Oriental em 1990.

Queda do Muro de Berlim Fonte: http://onossoser.blogspot.com.br/2010/05/queda-do-muro-de-berlim.html

Na Tchescovaquia os Tchecos comeam a defender a divisam do seu pas, pois eles eram a parte industrial e responsvel pelo desenvolvimento do pas, e tinham que ceder parte do seu lucro para os eslovacos. Devido a isso declaram o governo como ilegtimo. Na Romnia no dia 17-12-89 se inicia uma revoluo que teria como resultado a destruio do regime comunista. O primeiro protesto foi reprimido com violncia com a morte de 100 pessoas, o dirigente do pas o senhor Ceausesa volta de uma visita ao Ir para resolver o problema mas os seus esforos no surtem efeito. Rapidamente a

rebelio se espalhou por todo o pas, Ceausesa buscou apoio com os chefes do seu governo, porem no entravam em um consenso; como resultado ele foge, mas fuzilado em um tribunal ilegal no dia 25-12-1989. A Romnia voltava assim a ser um pas democrtico.

10-Biografia
http://educacao.uol.com.br/historia/muro-de-berlim-marco-da-guerra-fria-caiu-em-9de-novembro-de-1989.jhtm (20-03-2012) http://educacao.uol.com.br/historia/balcas---o-periodo-pos-tito-da-desintegracao-daiugoslavia-as-guerras.jhtm (20-03-2012) http://noticias.uol.com.br/ultnot/internacional/infografico/2006/04/26/ult3227u31.jh tm (20-03-2012) http://pt.internationalism.org/icconline/2006/polonia-greve-de-massas (26-03-2012)

Hobsbawm Eric, Era dos extremos- O breve sculo XX 1914-1991, 1 ed. 1995 (22-03-2012); Martini Alice e Gaudio Rogata, Geografia 2 ano ensino mdio, 2 ed. 2010 (1803-2012); Vainfas Ronaldo, Faria Sheila, Ferreira Jorge, Santos Georgia; Histria 3 volume, 1 Ed 2010. (19-03-2012).

11- Anexo 11.1. Serra Pelada Especiais


Dengue Dia do Trabalho Olimpadas

Disciplinas

Artes Biografias Biologia Espanhol Educao Fsica Filosofia Fsica Geografia

Geografia do Brasil Gramtica Histria Histria da Amrica Histria do Brasil Histria Geral Ingls Italiano Literatura Matemtica Portugus Qumica Redao Sociologia

ENEM

Correo Enem 2011 Dicas para o Enem Gabarito Enem Simulado do Enem

Vestibular

Bolsa de Estudo Cotas Guia de Profisses Intercmbio Notcias Vestibular ProUni Resumos de Livros Simulado Universidades

Educador

Gesto Educacional Trabalho Docente Estratgia de Ensino Orientao Escolar

Concursos

Inscries Abertas Vagas Nacionais

Mais Pesquisas

Acordo Ortogrfico Animais Cultura

Curiosidades Datas Comemorativas Dicas de Estudo Doenas Drogas Economia e Finanas Educao Festa Junina Frutas Informtica Mitologia Poltica Psicologia Religio Regras da ABNT Sexualidade Sade e Bem-estar Sade na Escola

Serra Pelada
A grande extenso territorial do Brasil proporciona vrias vantagens, entre elas a possibilidade de possuir riquezas naturais, tanto na superfcie terrestre como no subsolo. O pas ficou marcado pela grande quantidade de ouro encontrado durante os sculos XVII e XVIII. Aps esse perodo, acreditava-se que no haveria mais nenhuma grande jazida de ouro no pas. No entanto, em 1980 surgiu a Serra Pelada. Serra Pelada uma regio localizada no Estado do Par. Na dcada de 1980, essa rea foi invadida por milhares de pessoas em busca do enriquecimento rpido atravs do ouro. Em razo da grande concentrao de garimpeiros, a regio atraiu tambm lavradores, mdicos, motoristas, padres, engenheiros, entre outros. No entanto, com o objetivo de evitar possveis confuses, foi proibida a entrada de mulheres e bebidas nos garimpos. O major do Exrcito, Sebastio Curi, era o responsvel pela organizao no garimpo. Rapidamente a rea se tornou no maior garimpo a cu aberto do mundo. Toneladas de ouro foram retiradas de Serra Pelada, esse fato fez com que todos pensassem que as jazidas de ouro seriam capazes de enriquecer os garimpeiros. Porm, a maioria dos garimpeiros no conseguiu enriquecer, e o que pior, muitos morreram durante o trabalho. As condies de trabalho eram muito precrias, calor intenso, utilizao de escadas danificadas, barrancos altamente perigosos, poeira de monxido de ferro no ar - que era inalada pelos trabalhadores, mesmo sendo prejudicial aos pulmes. Mas apesar de todos esses fatores, os garimpeiros trabalhavam dia e noite na esperana de bamburrar expresso relacionada ao fato de enriquecer.

Garimpeiros a procura do ouro em Serra Pelada

A produo aurfera em Serra Pelada decresceu e, em 1992, ocorreu a paralisao da extrao de ouro na regio. A grande cratera aberta para a retirada do ouro transformouse num enorme lago. A Companhia Vale do Rio Doce recebeu uma indenizao de 59 milhes do Governo Federal, pois tinha direitos sobre as jazidas de ouro, que foram invadidas por milhares de garimpeiros. Em 2002, o Congresso Nacional aprovou um decreto que permitiu aos garimpeiros a execuo de suas atividades em uma rea prxima a Serra Pelada. Em poucos meses, aproximadamente, 10.000 garimpeiros foram atrados para essa regio. Vrios problemas ocorrem nessa nova rea. A disputa de interesses polticos, lderes sindicais, mineradoras e antigos garimpeiros geraram vrios conflitos. O clima na regio continua tenso, vrios assassinatos ocorrem pela busca do ouro. Artigo que pode ser encontrado no link: http://www.brasilescola.com/brasil/serrapelada.htm

You might also like