You are on page 1of 5

FACIME CURSO: PS-GRADUAO EM FISIOLOGIA E BIOMECNICA APLICADA AO EXERCCIO FSICO PROFESSOR: IVALDO COELHO DISCIPLINA: BIOLOGIA HUMANA

TIPOS DE FIBRAS MUSCULARES

FBIO MOTA MATOS M DA CONCEIO BARBOSA DA SILVA

TERESINA/PI

FIBRAS MUSCULARES

O msculo esqueltico formado por milhares de fibras contrteis individuais mantidas juntas por uma bainha de tecidos conjuntivos. O tecido conjuntivo que cobre cada fibra muscular denominado endomsio. Em seguida por dentro e presa ao endomsio existe uma membrana da clula, ou sarcolema. O interior da clula muscular formado por um protoplasma especializado denominado sarcoplasma ou citoplasma (lquido celular). Numerosas clulas (fibras) musculares esto agrupadas e formam feixes musculares ou fascculos. Esses feixes, que contm vrias fibras musculares, so mantidos juntos, por um tecido conjuntivo conhecido por perimsio. Envolvendo todo o msculo, existe outro componente o epimsio. A unidade funcional do msculo esqueltico, estriado, o sarcmero, que composto de filamentos espessos e finos. Os sarcmeros em srie formam as miofibrilas, cujo conjunto em paralelo forma a clula muscular. Os filamentos so constitudos de protenas: filamentos espessos, miosina, filamentos finos, actina, tropomiosina e troponina. A miosina e a actina promovem a contrao muscular. A troponina e a tropomiosina so protenas reguladoras que, diante do bloqueio de stios ativos presentes na molcula de actina, impedem a interao actina-miosina no msculo em repouso. A irrigao dos msculos feita ricamente por vasos sanguneos. Artrias e veias penetram e saem do msculo juntamente com os tecidos conjuntivos, e orientam-se paralelamente a cada fibra muscular. Ramificam-se repetidamente em numerosas arterolas, capilares e vnulas. Os nervos destinados a um msculo contm fibras tanto motoras (eferentes) quanto sensoriais (aferentes), penetrando habitualmente no msculo, e saem dele, juntamente com os vasos sanguneos. Segundo Mcardle, Katch, F. e Katch, V. (1998), o msculo esqueltico no apenas um grupo homogneo de fibras com propriedades metablicas e funcionais semelhantes. O msculo individualmente contm uma combinao de diferentes tipos de fibras. Estas fibras musculares so diferenciadas em do tipo de contrao lenta, tambm chamadas de slow twitch, ou seja, fibras ST, ou fibras tnicas, ou ainda fibras do tipo I, e do tipo de concentrao rpida, tambm chamada de fast twitch, ou seja, fibras FT, ou ainda fibras fsicas do tipo II, que, por sua vez, dividem-se em subcategorias especficas da funo.

De acordo com Tessitore et al (2008), as fibras tipo I tem: grande dimetro, baixo teor de mioglobina e colorao plida. Caracteristicamente apresenta baixa resistncia fadiga e participa das grandes unidades motoras. J as fibras tipo II: dimetro intermedirio entre o da fibra I e o da fibra III, alto teor de mioglobina e colorao vermelha. So fibras de resposta rpida, resistentes fadiga. A predominncia de certos tipos de fibras em um grupo muscular afeta assim o seu desempenho. Atividades que exigem uma exposio longa em tempo maior que trs minutos tendem a recrutar maior atividade aerbica. Este tipo de metabolismo mantido principalmente por fibras musculares do tipo I, tambm chamadas oxidativas, ou vermelhas, tendo em vista a sua alta tolerncia ao esforo e resistncia fadiga, o alto teor de vascularizao, mitocndrias e atividade enzimtica oxidativa. Ao mesmo tempo, os exerccios de curta durao (tempo menor que trs minutos) tendem a utilizar mais as fibras glicolticas. Estas so comumente chamadas de fibras tipo II, brancas ou glicolticas, por possurem atividade mais anaerbica que as fibras oxidativas, ou seja, tendem a ser menos resistentes fadiga. As fibras tipo II so tambm classificadas em fibras tipo IIa (tendncia a atividade mista glicolticooxidativa,) e fibras tipo IIb (atividade mais predominantemente glicoltica). Algumas pessoas possuem predomnio de um tipo de fibra sobre o outro, o que as tornam mais aptas para as atividades que dependem do tipo de fibras predominante. As vermelhas so normalmente solicitadas em atividades de baixa intensidade, quando a tenso muscular durante a contrao pequena e quando o metabolismo energtico predominante o aerbio. As fibras brancas, com metabolismo predominante anaerbio, so ativadas preferencialmente nas atividades de velocidade e nas tarefas de fora. No treinamento com pesos e em exerccios menos intensos, recrutam-se poucas unidades motoras e utilizam-se apenas fibras vermelhas. Exerccios com intensidades maiores recrutam maior quantidade de fibras, mas todas vermelhas. Cargas maiores do que as necessrias para ativar todas as fibras vermelhas comearo a solicitar fibras brancas. Normalmente, cargas em nveis de treinamento para hipertrofia entre 70% e 90% de carga mxima ativam todas as fibras vermelhas e a maior parte das fibras brancas. Na ativao muscular voluntria nunca possvel ativar, simultaneamente, todas as fibras musculares. O treinamento resistido realizado na musculao esportiva e em reabilitao estimula aumento de volume tanto nas fibras brancas como nas fibras vermelhas. Em sntese, podemos afirmar que as fibras rpidas so adaptadas para as contraes musculares fortes e rpidas, como as do salto e a da corrida forte por curtas distncias. As fibras lentas so adaptadas para as atividades musculares prolongadas

e contnuas como o suporte do corpo contra a gravidade e os eventos atlticos de longa durao, por exemplo, corridas de maratona. Foss (1986) classifica os tipos de fibras em I, IIA, IIB e IIC. A diferenciao das fibras IIIC em fibras tipo I, IIA E IIB constitui um processo que inicia no tero medida que os sistemas neurolgico e muscular amadurecem. Em seguida aps o nascimento, h um aumento nas fibras tipo I, a qual extremamente importante para manter a postura da coluna vertebral. Quando a quantidade de fibras se equilibram em percentuais, as alteraes acontecem no dimetro das fibras.

REFERCIAS BIBLIOGRAFICAS

AZEVEDO, L. L. et al. Avaliao da performance vocal antes e aps a vibrao sonorizada de lngua. Rev Soc Bras Fonoaudiol. 2010;15(3):343-8.

TESSITORE, A. et al. Aspectos Neurofisiolgicos da Musculatura Facial visando a Reabilitao na Paralisia Facial. Rev CEFAC, So Paulo, v.10, n.1, 68-75, jan-mar, 2008. McArdle, W. D.; KATCH, F. I.; KATCH, V. L. Fisiologia do exerccio. 4 ed. Rio de Janeiro: Guanabara, 1998.

FOSS, M. L.; KETEYIAN, S. J. Bases Fisiolgicas do Exerccio e do Esporte. 6. ed. Rio de Janeiro: Guanabara, 1986.

You might also like