You are on page 1of 3

7.

O ISDN define diversos tipos de canais diferentes, que provm um separao lgic a entre dados do utilizador e informao de sinalizao e controlo. a) Indique o tipo de multiplexao e comutao usados na transmisso de dados por IS DN. 10 Resposta: ISDN utiliza TDM e comutao de circuitos.

b)

Descreva as diferenas primrias entre os servios BRI e PRI do ISDN. 10 Resposta: A interface de taxa bsica (BRI) do ISDN um pacote 2B +D provido pelas companhias telefnicas. O BRI consiste de dois canais de 64 Kbps usados para transmitir dados ou voz (ou ambos) e um canal D de 16 Kbps usado para transmitir informao de sina lizao e controlo. Se nenhuma informao de sinalizao for necessria, o canal D pode ser u ado para transmitir dados tambm. ss A interface de taxa primria (PRI) empacotada de duas maneiras. A primeira uma con figurao 23B + D e tem uma taxa de 1,544 Mbps. A segunda uma configurao 30B +2B, que baseada no formato E-1 europeu e tem uma taxa de 2.048 Mbps. apropriado para ins tituies que tm que prover servios de telecomunicaes para um grande nmero de sites. Convergncia tecnolgica um termo que, de uma maneira geral, utilizado para designar a tendncia de utilizao de uma nica infra-estrutura de tecnologia para prover servios que, anteriormente, requeriam equipamentos, canais de comunicao, protocolos e pad res independentes. Faz-se para permitir que o utilizador aceda s informaes de qualquer lugar e atravs d e qualquer meio de comunicao por uma interface nica e as suas evidncias revelam-se e m muitos sectores - na economia, na comunicao e na produo, entre outros.

Vantagens das redes convergentes: Vantagens

Valor Agregado: Os sistemas, possibilitam a combinao de funes visando uma so luo completa e moderna para agregar valor a comunicao corporativa de uma empresa.Econo mia: significativa reduo nos custos com telefonia.Otimizao: melhoria do uso do meio fsi co e ocupao efetiva e ordenada dos recursos de telecomunicaes e seus servios.Racionaliz ao: reduo de espao e facilidade de administrao dos equipamentos de telefonia e computa ergia: maior capacidade de gerncia de negcios, servios e monitorao de aplicaes, admini trando recursos de informtica e de telecomunicaes.

1. Convergncia por pacotes (packaging convergence): Forma mais bsica de convergncia que consiste simplesmente na oferta comercial de telefonia fixa e mvel num nico p acote de servios. No h integrao entre tecnologias, mas unificao do atendimento ao cons midor e cobrana de facturas. 2. Convergncia de recursos (feature-based convergence): Integrao de recursos que, a nteriormente, existiam apenas para telefones fixos ou mveis. Pode-se citar funcio nalidades de transferncia automtica de chamadas direccionadas para um telefone fix o (como na residncia do cliente) para seu celular ou vice-versa, bem como caixa d

e mensagens de voz integrada. 3. ia 3. ia Convergncia de produto (product convergence): Convergncia resultante da redundnc entre produtos fixo e mvel, fazendo com que efectivamente se tornem um s. Convergncia de produto (product convergence): Convergncia resultante da redundnc entre produtos fixo e mvel, fazendo com que efectivamente se tornem um s.

TDM Multiplexao por diviso de tempo Processo digital, onde muitas conexes compartilham um link de banda larga. Em vez de um canal ter parte da largura de banda do meio fsico, o tempo todo, o c anal tem a largura de banda total por determinado tempo (time slot) Necessita de sincronismo, pois a captura pode ser feita fora do frame, para reso lver utiliza-se bits especiais chamados framing bits Caso no haja transmisso necessrio o enchimento do slot Processo de Multiplexao A tcnica FDM um processo analgico, oriundo dos aparelhos telefnicos. Cada aparelho telefnico gera um sinal analgico com uma faixa de frequncia bem similar, dentro do MUX, os sinais so modulados em portadoras de frequncias diferentes, e os sinais mo dulados resultantes so combinados em um nico sinal composto Demultiplexao FDM No processo de demultiplexao o sinal composto passa por uma sria de filtros para re tornar ao sinal modulado original Em seguida o sinal passa pelo demodulador para retornar ao sinal original ModemsAnalgicos X Digitais modems analgicos realizam o processo de modulao para que os sinais possam trafegar pelo meio telefnico modems digitais so equipamentos que tratam o sinal digital para alcanar distncias m aiores geram outro tipo de sinal digital de caractersticas diferentes do sinal original, mais adequado s condies da linha de transmisso no realizam modulao e sim codificao de sinais sofre muita distoro, o uso de modems digitais permite utiliz-lo em distncias curtas ( alguns Kms) so mais simples e mais baratos. Modulao Digital Modulao por Chaveamento da Amplitude (ASK) Modificaes na amplitude da onda transmitida Frequncia da portadora mantida Modulao por Chaveamento da Frequncia (FSK) Modificaes na frequncia da onda transmitida Amplitude da portadora mantida ?Modulao por Chaveamento da Fase (PSK) Modificaes na fase da onda transmitida Amplitude e frequncia da portadora so mantidas Sistemas emBanda Larga e Banda Base as tcnicas de transmisso esto directamente relacionadas com as tcnicas de multiplexao duas tcnicas so as mais empregadas: sinalizao em banda base (baseband) sinalizao em banda larga (broadband) banda base - o sinal simplesmente colocado na rede sem o uso de qualquer tipo de modulao(fase, amplitude ou frequncia) banda larga - todo o espectro de frequncia (banda)do meio fsico utilizado para pr oduzir o sinal, realiza a multiplexao em frequncia (FDM)

Sistemas emBanda Larga e Banda Base as tcnicas de transmisso esto directamente relacionadas com as tcnicas de multiplexao duas tcnicas so as mais empregadas: sinalizao em banda base (baseband) sinalizao em banda larga (broadband) banda base - o sinal simplesmente colocado na rede sem o uso de qualquer tipo de modulao(fase, amplitude ou frequncia) banda larga - todo o espectro de frequncia (banda)do meio fsico utilizado para pr oduzir o sinal, realiza a multiplexao em frequncia (FDM) Banda Base X Larga Pode haver multiplexao TDM atravs de software sinalizao digital mais simples, no necessita de modems mais utilizada em LANs, no boa em WANs no adequada p/ circuitos sujeitos a rudos, interferncias, alta velocidade multiplexao FDM sinalizao analgica uso de multiplexadores a largura de banda do meio dividia em vrios canais de frequncia os canais suportam diferentes trfegos bom p/ WANs (TV a Cabo PCM - Pulse Code Modulation modulao: analgico em digital - usada para: fazer multiplexao transmisso de dados via linha telefnica fora estes casos, a transmisso digital mais vantajosa pode-se restaurar o sinal digital original mesmo com a presena de falhas ou rudos

You might also like