You are on page 1of 24

Bukavu (R. D.

Congo)

Federao de Comits de Solidariedade com a frica Negra http://www.umoya.org

frica, Congo, Guerra, COLTAN eo TEU telemvel

Onde est a Repblica Democrtica do Congo? e que tem a ver com o meu telemvel?

Repblica Democrtica do Congo


Populao: Mais de 70 milhes de habitantes. Esperana de vida: 47 anos. Superfcie 2,34 milles de Km. (5,5 vezes Espanha) Capital: Kinshasa Presidente: Joseph Kabila Grandes Reservas Ecolgicas e de minerais. 80% reservas mundiais de coltan.

O que o Coltan?
O ouro cinzento. O coltan a abreviatura de dois minerais: muito escasso na natureza. um recurso estratgico, imprescindvel para o desenvolvimento das novas tecnologias.

columbita e tantalita,
Col + tan = coltn

Para que serve?


Para o fabrico de: Telefones mveis, GPS, satlites artificiais, armas teledirigidas, televisores de plasma, videoconsolas, computadores portteis, PDAs, MP3, MP4, foguetes espaciais, msseis, jogos electrnicos, cmaras fotogrficas

Onde se encontra?
Brasil 5% Tailndia 5% frica 80% Austrlia10%

Quem beneficia com o coltan?

VAMOS A UMA MINA

Como se extrai o coltan?


Os mtodos de trabalho so parecidos aos dos antigos pesquisadores de ouro do Oeste Americano.

O trabalhador do coltan
Um bom trabalhador pode produzir um kilo de coltan po dia. A mdia de um trabalhador congols so 10$ por ms, enquanto que um trabalhador do coltan pode conseguir de 10$ a 50$ porsemana. O boom da tecnologia recente fez com que o preo do coltan disparasse chegando a 500$ por kilo. Companhias como Bayer, Nokia ou Sony disputam-no.

Quem trabalha nas minas?


Camponeses e criadores de gado jovens que deixam os seus campos. Deslocados de guerra. Prisioneiros de guerra. Milhares de crianas, cujos corpos podem fcilmente entrar nas minas. Sempre vigiados por militares.

Consequncias desta situao


Os bosques e os campos de cultivo transformam-se em lodaais. Os meninos e meninas no vo escola. Muitas doenas por falta de gua limpa, de alimentos, jornadas esgotantes... e SIDA que leva morte. Diferentes grupos armados controlam as minas. Cada kilo de coltan que se extrai custa a vida a duas crianas. Muitos destas crianas e jovens morrem vtimas de terriveis desprendimientos de terra.

Mais consequncias desta situao


Milhares de desalojamentos forados. Milhares de civis fugiram das suas casas. Milhes de pessoas refugiadas. Violao de mulheres idosas, e meninas.

Consequncias para o meio ambiente


Para extrair o coltan invadiram os parques nacionais do Congo. Os trabalhadores extraem coltan de sol a sol. Dormem e alimentam-se na selva montanhosa da zona. Deixam de cultivar as suas terras. A populao de elefantes diminuiu 80%. A populao de gorilas desceu 90 %.

Quem financia o conflito?


Uma informao das Naes Unidas denunciou a explorao dos recursos naturais do Congo. H informaes que demonstram que o Ruanda, Uganda e Burundi esto envolvidos no contrabando de Coltan no Congo, usando a ganncia geradas pelo seu alto preo para continuar a guerra. Estima-se que o exrcito ruands conseguiu pelo menos 250 milhes $ em 18 meses com a venda de coltan, apesar de no haver coltan no Ruanda.

Todos os pases envolvidos no conflito negam ter explorado os recursos naturais do Congo.

Por que no paramos a guerra?


Firmas multinacionais como: Nokia Alcatel Apple Nikon Ericson Bayer Citam-se na Informao da ONU como saqueadoras. Financiam a guerra e apoiam governos corruptos.

Por que no paramos a guerra?


Porque as grandes empresas fabricantes de computadores, mveis, videojogos... no querem que pare, e os governos consentem. Os meios de comunicao no falam dela. Para-se a guerra no se fazendo negcio com o coltan. A quem importa os mais de 5 milhes de mortes causou?

Que podemos fazer?


INFORMAR-NOS MELHOR. DENUNCIAR esta realidade. DIFUNDIR o que j sabemos. Necessitamos um telemvel novo por ano? Necessitamos consumir tanto? S vale o usar e deitar fora? Compartilha o telemvel que no usas. Deixa-o num ponto de reciclagem.

E T? E eu?...
Informa-te e difunde pela rede
Youtube. SMS. Facebook. Twenti

Conta-o aos teus amigos, familiares, conhecidos


Um futuro sem pobreza e sem excluso tambm depende de TI

Para concluir
O Congo, pas imensamente rico, vive empobrecido. O Congo sangra pela cobia das multinacionais em cumplicidade com os governos. O nosso desenvolvimento e bem-estar custa da sua pobreza.

NO QUERO QUE O MEU TELEMVEL SIRVA PARA PAGAR UMA GUERRA

You might also like