You are on page 1of 13

Sociedade de Matemtica de So Paulo Um estudo Histrico-Institucional

Autora: Lucieli Maria Trivizoli da Silva Orientador: Ubiratan DAmbrosio Ps-Graduao em Educao Matemtica UNESP Rio Claro

Introduo

A pesquisa em Histria da Matemtica tem uma grande abrangncia e pode seguir diversas direes como Histria de problemas e conceitos, biografias, relao entre a Matemtica com diversas reas do conhecimento, organizaes institucionais, entre outras. Grande parte das pesquisas em Histria da Matemtica trata apenas da prpria histria da matemtica ou trata de experincias de professores que adotaram o uso da histria em sala de aula. De acordo com Ubiratan DAmbrosio (1999), a ateno dada s contribuies das naes perifricas ao desenvolvimento cientfico, em especial matemtica, tem sido pouca ou nenhuma. importante pesquisar sobre pessoas ou fatos que tiveram importncia na comunidade cientfico-matemtica. Segundo Ubiratan (2000), Seria importante ter um perfil das revistas dos pases receptores e analisar sua produo. Certamente a grande motivao que leva os pases receptores a criar suas publicaes matemticas no realizar o ciclo do conhecimento, possibilitando o processo de socializao, mas sim dar evidncia de uma atividade considerada importante.1 Com relao anlise e estudo de organizaes institucionais podemos dizer que um campo praticamente inexplorado, e de acordo com o artigo de Baroni & Nobre no livro Pesquisa em Educao Matemtica: Concepes e Perspectivas (1999), a linha de Histria das Instituies e Histria de pessoas significativas ao desenvolvimento da Educao Matemtica no Brasil so algumas das pesquisas que o Grupo de Pesquisa em Histria da Matemtica (GPHM) e/ou suas Relaes com a Educao Matemtica, tem se dedicado.
1

Ubiratan DAmbrosio em seu artigo Da produo difuso do conhecimento Matemtico publicado no III Encontro Luso-Brasileiro de Histria da Matemtica, em Coimbra, 7-12 de Fevereiro de 2000.

A inteno deste trabalho contribuir para as investigaes da Histria da Matemtica no Brasil focalizando uma de suas instituies e sua produo cientfica.

Objetivos

Neste trabalho daremos nfase Sociedade de Matemtica de So Paulo, criada em 1945 e extinta em 1968. Ela foi a primeira sociedade cientfica de matemtica criada no Brasil. Nossa finalidade analisar quais os conceitos matemticos foram apresentados, discutidos, recebidos, mudados e divulgados na poca e ainda apresentar um estudo histrico sobre a corporao. Esta Sociedade deixou uma gama de publicaes onde foram divulgados artigos cientficos, exposies de matemticos, informaes, conhecimentos sobre contedos matemticos, com a finalidade de estimular e manter o interesse e a pesquisa na Matemtica. Pretendo ainda identificar as pessoas que se organizaram para fundar a Sociedade, os membros que fizeram parte dela, as pessoas que constituram a Diretoria, as responsabilidades financeiras ligadas Sociedade, as atividades promovidas, os eventos e publicaes financiados e outros aspectos que venham a surgir no decorrer da pesquisa, reconhecendo, assim, sua importncia diante comunidade da poca e sua repercusso para a comunidade atual. Daremos tambm um enfoque para o quadro sciopoltico e cultural no qual se deram as pesquisas matemticas ligadas Sociedade. Com o fechamento dessa Sociedade em 1968, criou-se a Sociedade Brasileira de Matemtica (SBM), em razo do desejo da criao de uma Sociedade de mbito nacional que representasse a comunidade matemtica brasileira. Esta pesquisa tem a finalidade de identificar a importncia da Sociedade de Matemtica de So Paulo para o desenvolvimento da matemtica no Brasil e resgatar informaes perdidas e/ou esquecidas, podendo vir a se tornar uma referncia queles que pretendem focalizar seus estudos na Histria da Matemtica no Brasil.

Relevncia da Investigao Proposta

Temos conhecimento que nas naes centrais2 que se concentra a produo cientfica e tecnolgica. Mas as naes perifricas contriburam e contribuem, embora de uma forma marginal, para o desenvolvimento da cincia. Os pases como o Brasil so, de um modo geral, receptores do conhecimento produzido nos pases centrais. importante que se realize pesquisas a fim de identificar e analisar as pessoas, as instituies e as manifestaes do pensamento cientfico nesses pases receptores. No nosso pas, em particular, houve importante produo cientfica para o ensino e desenvolvimento da Matemtica e as idias matemticas produzidas no Brasil sempre estiveram ligadas a discusses educacionais. A Revoluo Constitucionalista em 1930, liderada por Getlio Vargas, trouxe ao Brasil modernidade poltica e cultural. Como conseqncia, veio a modernizao da matemtica brasileira. Em 1933 surgiu a primeira Universidade estadual com autonomia do governo federal, a Universidade de So Paulo que reuniu escolas superiores que j atuavam: a Faculdade de Direito, a Faculdade de Medicina e a Escola Politcnica. A partir de ento podemos perceber os sinais da formao de uma comunidade matemtica em nosso pas preocupada com a melhoria da qualidade da produo matemtica brasileira e que tinha um objetivo em comum: publicar os resultados obtidos nas pesquisas e divulg-los. Podemos destacar a contribuio de matemticos estrangeiros, alguns dos quais vieram para o Brasil para ocupar algumas das ctedras da USP, a partir da interveno de Theodoro Ramos que acreditava que era necessrio dotar o pas com professores capazes de incentivar o progresso cultural no Brasil: O nosso pas, como em muitos outros, tem necessidade de elevar e aperfeioar os conhecimentos secundrios e superiores. para esse fim que foi criada a FFCL, onde esses mestres aperfeioaro os seus conhecimentos, habilitando-os a dar um desenvolvimento mais amplo e racional aos seus cursos (O Estado de So Paulo, 03/06/1934). Isso acabou por impulsionar o desenvolvimento da Matemtica em So Paulo e no Brasil da poca. Esses professores como Luigi Fantappi (1901-1956), Gicomo Albanese
2

Tomo a liberdade de utilizar a definio de Ubiratan DAmbrosio para naes centrais: aquelas que foram ou so metrpoles coloniais ou detentoras dos meios e controle de produo e comrcio e naes perifricas: aquela que participa do processo de globalizao na condio de colnia ou nao politicamente independente, mas economicamente dependente. Ver o artigo em Bicudo, Maria A. V. Pesquisa em Educao Matemtica: Concepes e Perspectivas. Unesp. P.103. 1999.

(1890-1956), organizaram a matemtica em So Paulo, criaram grupos de pesquisa, trouxeram novas idias para o Brasil e tiveram inmeros discpulos. Depois da Guerra, foi contratado Andr Weil, um matemtico de grande destaque que trouxe importantes matemticos da Europa como Jean Dieudonn. Assim as pesquisas matemticas em So Paulo foram retomadas. Outro sinal importante foi a necessidade dos matemticos da poca de se organizarem para dar fora pesquisa cientfica e a publicao de seus resultados. Com a influncia de Andr Weil, foi fundado um grupo muito promissor que levou a pesquisa matemtica para todo o territrio nacional e alcanou reconhecimento internacional: a Sociedade de Matemtica de So Paulo. Devemos compreender como um pas gera, desenvolve, organiza seu conhecimento e ainda entender que fazemos parte (pelo menos) da transmisso e difuso desse conhecimento. A matemtica precisa ser vista alm dos clculos. Devemos notar suas extenses e ainda entender as mudanas na prpria matemtica e nas suas relaes com outros aspectos da cultura.

Alguns caminhos j trilhados

Inicialmente, o estudo se baseia em fontes primrias que so os dezoito volumes dos boletins publicados pela Sociedade, trabalhos de referncia da poca, jornais e publicaes relacionadas s pessoas envolvidas com a Instituio, mas outras fontes, inclusive entrevistas orais com os matemticos, tambm sero consideradas. J temos contato com os Boletins da Sociedade de Matemtica de So Paulo que encontramos no IME Instituto de Matemtica e Estatstica da USP de So Paulo e no ICMC Instituto de Cincias Matemticas e de Computao da USP de So Carlos. H publicaes desde o primeiro volume que foi publicado em 1946 e vai at o dcimo oitavo volume. O Boletim teve seu ltimo volume publicado em 1966. Tambm j tivemos contato com pessoas que foram importantes na histria da Sociedade: o professor Gilberto Loibel, que teve trs artigos publicados nos Boletins: o artigo Sobre duas definies de espao quociente publicado no 11 volume do Boletim, do ano de 1956, o artigo Sbre quase-grupos Topolgicos publicado no 13 volume do Boletim, do ano de 1958 e o artigo Sobre o carter de Orientabilidade do Espao de Matrizes m por n de Caracterstica p, publicado no

volume 18, de 1963. Ele, ainda dirigiu a Assemblia que decidiu pela criao da Sociedade Brasileira de Matemtica. O professor Ubiratan DAmbrosio que publicou, no Boletim volume 16, de 1961, o artigo "La disuguaglianza di Cavalieri, per superfici del En definite sopra variet bidimensionali", que esteve presente nas assemblias de encerramento da Sociedade de Matemtica de So Paulo, em 1968, e de fundao da Sociedade Brasileira de Matemtica, em 1969. Por fim, tambm j tivemos contato com a professora Elza Gomide que foi uma das scias fundadoras da SMSP e se disponibilizou a dar esclarecimentos. Pretendemos ainda identificar e recolher depoimentos de outras pessoas que estiveram ligadas Sociedade ou de indivduos que conviveram com elas. Estamos aguardando retorno de dois rgos para confirmao da localizao dos documentos do acervo da Sociedade de Matemtica de So Paulo: da biblioteca do Instituto de Matemtica Pura e Aplicada IMPA e do Centro de Apoio Pesquisa em Histria da USP-SP. Temos a inteno de utilizar este acervo para complementao da coleta de dados.

Da fundao da Sociedade de Matemtica de So Paulo: A Sociedade foi fundada em 7 de abril de 1945 em sesso solene presidida pelo professor Andr Dreyfus, ento diretor da Faculdade de Filosofia, Cincias e Letras da Universidade de So Paulo. Os estatutos foram aprovados pelos scios fundadores nesta sesso, mas sua preparao foi efetuada em reunies preparatrias anteriores. Tambm foi eleita a primeira diretoria da Sociedade composta pelos membros: Presidente, vice-presidente, Secretario Geral, Secretrio Auxiliar, Tesoureiro e Diretor das Publicaes. O Estatuto previa a durao de dois anos para cada diretoria, exceto para esta primeira diretoria nomeada. Foi eleito tambm um Conselho Deliberativo formado pelos membros da Diretoria e mais seis membros da Sociedade. A seguir, esto elencadas as pessoas que participaram da Sociedade na sua fundao e os cargos que ocuparam: Diretoria (1945-1948): Presidente: Omar Catunda; Vice-presidente: Candido Lima da Silva Dias Secretario Geral: Luiz Henrique Jacy Monteiro Secretrio Auxiliar: Francisco Antonio Lacaz Neto Tesoureiro: Benedito Castrucci Diretor das Publicaes: Fernando Furquim de Almeida

Conselho Deliberativo: Mario Schenberg, Joo Batista Castanho, Abraho de Moraes, Candido Gonalves Gomide, Edison Farah, Joo Augusto Breves Filho. Scios Fundadores: Omar Catunda, Candido Lima da Silva Dias, Luiz Henrique Jacy Monteiro, Benedito Castrucci, Fernando Furquim de Almeida, Oscar Zariski, Andr Weil, Edison Farah, Elza Furtado Gomide, Joo Batista Castanho, Afonso de Toledo Piza, Maria Aparecida de Camargo Nogueira, Csar Lattes, Francisco Lacaz Neto, Gleb Wataghin, Bernard Gross, Llio I. Gama, F. De Oliveira Castro, Jose Abdelhay, Antonio Monteiro, Ernesto Luiz de Oliveira Junior, Mario Schenberg, Candido Gonalves Gomide, Abraho Bloh, Joo Breves Filho, Willie A. Maurer, Abraho de Moraes, Walter Schutzer, Leopoldo Nachbim, Ary Nunes Tietbohl, Antonio Rodrigues, Mario Alves Guimares, Maria Izabel de Camargo Reis, Hermann Zion, Paulo A. Correia de Brito, Nelson da Silveira Leme. Scios Efetivos: Antonio Raphael Machado, Carlos Galante, Carlo Tagliacozzo, Clodomiro Furquim de Almeida, Eduardo Alcantara de Oliveira, Eunice Pinho de Castro Silva, Jos Jorge do Amaral, Helio Penteado de Castro, Lea de Vasconcelos Franco, Luiz Gonzaga de Cerqueira Cintra, Luiz Gonzaga da Silva, Marina Moniz Rebouas de Carvalho, Miguel Oliva Feitosa, Moacyr Benedito de Souza, Oswaldo Marcondes dos Santos, Oswaldo Sangiorgi, Palmira Amazonas Sampaio, Rmulo Ribeiro Pieroni, Vicente Ferreira da Silva Filho. A inteno examinar cada umas dessas pessoas, tentando identific-las e verificar qual posio ocupavam na comunidade cientfica ou escolar daquela poca.

Classificao dos Artigos: Realizamos um breve estudo nos artigos publicados no Boletim da Sociedade de Matemtica de So Paulo, que era o rgo oficial publicado pela Sociedade, segundo seus estatutos. Pudemos esboar algumas observaes: Os dezoito volumes tentam estabelecer uma certa regularidade nas datas de publicao, mas a anlise feita pode perceber que nem sempre o ano de impresso coincidia

com o ano que o Volume correspondia. Pretendemos examinar a causa dessa noregularidade. A estrutura de apresentao dos volumes apresentada a seguir:

Volume

Fascculos

Data de referncia

Ano de Impresso

Contedo - Diretoria (conselhos, scios honorrios, scios fundadores e scios efetivos) - Noticirio - Estatutos - 03 artigos -Diretoria - 03 artigos - Noticirio (resumo de um trabalho) - Diretoria - 04 artigos - Noticirio - Diretoria - Noticirio sobre o Congresso Internacional de Matemticos - 03 artigos - 06 artigos - ndice - Diretoria - 04 artigos - ndice (publicao custeada pelo CNPq) - 02 artigos - Noticirio sobre a criao do CNPq com informaes gerais - ndice (publicao custeada pelo CNPq) - 03 artigos - ndice (publicao custeada pelo CNPq) - 02 artigos - ndice - 02 artigos - ndice - 03 artigos - ndice - 4 artigos - 03 artigos - ndice (publicao parcialmente custeada pelo CNPq)

Fascculo1 Volume 1 Fascculo2

Junho 1946

1946

Dez 1946

1946

Fascculo1 Volume 2 Fascculo2 Volume 3 Volume 4 Fascculos 1 e2 Fascculos 1 e2

Junho1947

1947

Dez 1947

1949

Dez 1948

1951

Dez 1949

1951

Volume 5

Fascculos 1 e2

Dez 1950

1952

Volume 6 Volume 7 Volume 8 Volume 9 Volume 10 Volume 11

Fascculos 1 e2 Fascculos 1 e2 Fascculos 1 e2 Fascculos 1 e2 Fascculos 1 e2 Fascculos 1 e2

Dez 1951 Dez 1952 Dez 1953 Dez 1954 Dez 1955

1952 1954 1956 1957 1958

Dez 1956

1959

Volume 12 Volume 13 Volume 14 Volume 15 Volume 16

Fascculos 1 e2 Fascculos 1 e2 Fascculos 1 e2 Fascculos 1 e2 Fascculos 1 e2

Dez 1957 Dez 1958 Dez 1959 Dez 1960

1960 1961 1962 1964

- 04 artigos - ndice - 06 artigos (publicao financiada pelo CNPq) - 03 artigos - 07 artigos -ndice - Correo - ndice - 05 artigos (publicao financiada pela FAPESP) - ndice - 02 artigos (publicao financiada pelo CNPq e FAPESP) - ndice - 08 artigos

Dez 1961

1965

Volume 17 Volume 18

Fascculos 1 e2 Fascculos 1 e2

Dez 1962

1965

Dez 1963

1966

Os contedos dos artigos publicados no Boletim so trabalhos originais, exposies de carter didtico, assuntos novos ou j conhecidos, pequenas notas, etc. Segue a lista dos ttulos dos artigos publicados e seus respectivos autores em todos os volumes publicados:

Volume Fascculo

1 pg: 0151

1 (108 pginas) 2 pg: 52108

Ttulo Teorema de Zorn Das aulas de Anlise Superior do professor A. Weil Consideraes sobre uma equao diofantina Sobre a definio das Funes Circulares Lavenir des mathematiques Sur les Corps Ordonnables

Autor Edison Farah Francisco Antonio Lacaz Neto Omar Catunda Andre Weil Jean Dieudonn Hermann Weyl Traduzido do Bulletin of the American Mathematical Society por Elza Gomide Trabalho de Jean Dieudonn Benedito Castrucci Jean Dieudonn

pginas 19-34 35-40 41-51 55-68 69-75

David Hilbert e sua obra matemtica.

76-104

Noticirio 2 1 (107 pg: 01paginas) 66 Prof. Giacomo Albanese Sur la Mthode du Col

105-108 01-05 07-34

paginas)

66 David Hilbert e sua obra matemtica

Hermann Weyl Traduzido do Bulletin of the American Mathematical Society por Elza Gomide

37-60

3 (49 pginas)

4 (67 pginas)

5 (74 pginas) 6 (69 pginas)

Sbre a derivao trmo a trmo de Edison Farah uma srie The non-existence of a relation I. E. Segal which is valid for all finite groups 2 Derivaes de um corpo L. H. Jacy Monteiro pg: 01Complemento ao trabalho de 41 Cohn-Vossen: as colinees do Candido Lima da espao projetivo complexo de n Silva Dias dimenses Fernando Furquim Lei da Reciprocidade Quadrtica de Almeida Deslocamentos Rgidos J. A. Breves Filho Clculo da ordem do grupo de homografias do espao nBenedito Castrucci dimensional sobre um corpo de n ordem q = p 1e2 Sbre a Continuidade dos Candido Lima da Funcionais Analticos Silva Dias Sobre uma desigualdade para as Lintegrais das funes com valores Edison Farah complexos Classificao dos grupos aditivos Chaim Samuel de nmeros racionais Hnig Elza Furtado Sobre o teorema de Artin-Weil Gomide Sobre o mtodo de Denise-Gasto Benedito Castrucci Gomes Bibliografia sobre os teoremas de 1e2 existncia, unicidade e Candido Lima da dependncia de parmetros nas Silva Dias equaes e sistemas de equaes diferenciais ordinrias A note on Zorns Theorem C. B. de Lyra Espaos Vectoriais Topolgicos e Candido Lima da sua aplicao nos espaos Silva Dias Funcionais Analticos 1e2 Sobre a ordem total do conjunto das potncias das partes de um Edison Farah conjunto dado Sobre um mtodo de refinamento Chaim Samuel 1e2 de topologias Hnig Sur les sous-espaces linairement Jean Diendonn compacts (Ann Arbor)

61-66 01-46 07-36 37-41

03-08 09-16 17-20

21-30 31-36 37-47 02-18 19-30

31-62

63-65 01-58

59-62 01-52 53-60

7 (101 pginas) 8 (110 pginas)

1e2

1e2

9 (80 pginas)

1e2

10 (128 pginas)

1e2

11 (123 pginas)

1e2

12 (71 pginas)

1e2

Estudo de uma sucesso de Potncias Fundamentos da Geometria Projetiva Finita Minimal Complexes and Maps Rsum de la Thorie mtrique des produits tensoriels topologiques Sur Certaines Classes de suites dans les espaces de Banach, et le Thorme de Dvoretzky-Rogers Alguns funcionais analticos e seus campos de definio Caractterizzazioni delle regioni quasi lineari Sur les distributions et les Integrales de Cauchy Algumas proposies equivalentes ao Axioma da Escolha Characteristic classes of complex homogeneous spaces Continuous Multi-Valued Functions Sbre a varincia da estimativaregresso na amostragem casual sem reposio de uma populao finita Sobre a teoria das valorizaes de Krull Caracterizzazione della trasformazione de Euler Sobre duas definies de espao quociente On non-equidistributed sequences of numbers mod 1 P-espaos e compactificado de Stone-Cech On spaces of the same homotopy type as polyhedra A new definition of ordinal number Sbre quase-grupos Topolgicos Nouve Risoluzioni de problemi classici Une caractrisation de Lintervale [0,1] A Theorem in Geometrical Optics

Domingos Pisanelli Benedito Castrucci C. B. de Lyra A. Grothendieck A. Grothendieck Domingos Pisanelli Domingos Pisanelli J. de Barros Neto Edison Farah. A. A. Martins Rodrigues Wayman L. Strother

61-69 01-83 85-98 01-79 83-110 01-66 67-72 73-80 01-66 67-86 87-120

Lindo Fava

121-128

Paulo Ribenboim Domingos Pisanelli Gilberto Francisco Loibel W. Schtzer Nelson Onuchic C. B. de Lyra Edison Farah Gilberto Francisco Loibel Domingos Pisanelli Rubens G. Lintz Geraldo S. S. vila

01-106 107-114 115-121 01-09 11-42 43-71 01-42 43-55 57-61 63-66

13 (78 pginas)

1e2

14 (101 pginas)

1e2

15 (97 pginas)

1e2

16 (126 pginas)

1e2

17 (125 pginas)

1e2

18

1e2

O operador de conseqncia de Tarski e estruturas algbricas associadas ao clculo proposicional intuicionista Some measurability criteria for homogeneous differentiable varieties Vn = Gr/gr-n Anneaux Hensliens Theory of associated systems for study of the stability in the large A weak topology for stochastic processes Un exemple danneau Factoriel Abstract Class Formations On the Comparison between the solutions of ordinary differential systems Some Characterizations of the complete integrability of a given system by means of LIE derivative Sobre certa equao algbrica de grau n, interessando teoria do constante A new proof of Brouwers Theorem on invariance of imension of Euclidean spaces and generalized manifolds Sur quelques nouvelles classes dequations diffrentielles intgrables non-linaires du premier et du deuxime ordre Contribuio ao estudo dos operadores analticos Alguns aspectos da teoria dos sistemas diferenciais lineares Quelques categories de la Logique La disuguaglianza di Cavalieri per superfcie Del EN definite sopra uma variet bi-dimensionate Sur la fonction Caractristique dun module gradu Theory of associated systems for study of the Stability in the large (continued) Sur une gnralisation du Thorme de Montel aux espaces LN* On complex differential inequalities

M. Tourasse Teixeira

67-74

Frederico Gaeta Jean Pierre Lafon L. R. Borges Vieira E. J. Mc Shane Pierre Samuel Yukiyosi Kawada V. Lakshmikanthan and N. Onuchic Frederico Gaeta Affonso P. de Toledo Piza

75-78 01-08 09-82 83-101 01-04 05-24 25-36

35-48

49-64

Rubens G. Lints

65-80

I. Bandi, Beograd

81-91

Domingos Pisanelli Waldyr Muniz Oliva D. Ponasse Ubiratan DAmbrosio Jean Gurindon L. R. Borges Vieira

01-50 51-90 91-102 103-114 115-126 01-118

Domingos Pisanelli S. G. Deo and V. Lakshmikantahm

119-125 01-08

(89 pginas)

Sobre o carter de orientabilidade do espao de matrizes m por n de caracterstica p The asymptotic expansion of the outgoing solution of u + k2n2(x)u = (x) near x = 0 On the lattices of residuated closure operators of complete lattices LAnneau des puissances divises dum groupe mongne Problme Universel de Catgorie Sur les lois compltes et les Algbres de puissances divises O paradoxo de Curry-Moh ShawKwei

Gilberto Francisco Loibel G. S. S. Avila

09-20

21-30

Jos Morgado Norbert Roby Marcel Hocquemiller Norbert Roby Ayda I. Arruda e Newton C. A. da Costa

31-38 39-48 49-56 57-80 81-89

Cronograma de execuo do trabalho

O prazo para a execuo deste trabalho de 24 meses contados a partir de maro de 2006 e a programao para as diversas fases foi definida da seguinte maneira: tentamos identificar os locais onde os materiais se encontram no incio do ano de 2006 e primeiro semestre foi dedicado ao cumprimento dos crditos obrigatrios de disciplinas, com coleta de alguns dados. Definimos um primeiro contato com a professora Elza Gomide e o professor Gilberto F. Loibel. Pretendemos, no perodo atual, coletar e organizar outros dados atravs de consultas nos documentos referentes s atividades da Sociedade e realizar as entrevistas. Mas admitimos que este cronograma apenas uma possibilidade, pois levamos em conta que vrios fatores podem alterar um plano rgido.

Consideraes Finais

possvel observar que temos um longo caminho a percorrer, mas acreditamos que este trabalho resgate um marco histrico no desenvolvimento da matemtica no estado de So Paulo e no Brasil.

Fontes Boletim da Sociedade de matemtica de So Paulo. Volumes 1 a 18. So Paulo, 1946 1966. Jornal O Estado de So Paulo, 03-06-1934

Referncias Bibliogrficas AZEVEDO, A. C. P. 500 anos de matemtica no Brasil. Revista Uniandrade, Curitiba, vol 03, n 01, p. 05-18, 2002. BARONI, R. L. S.; NOBRE, S. A pesquisa em histria da Matemtica e suas relaes com a Educao Matemtica; in Pesquisa em Educao Matemtica: Concepes e Perspectivas, BICUDO, M.A.V. (org). So Paulo: Editora Unesp, 1999.

D AMBROSIO, U. em Da produo difuso do conhecimento Matemtico, Coimbra, fevereiro 2000.

DAMBROSIO, U. Histria da Matemtica no Brasil - Uma viso panormica at 1950, Saber y Tiempo, vol 2, n 8 ,1999.

SILVA, C. M. A Faculdade de Filosofia, Cincias e Letras da USP e a formao de professores de Matemtica. 21 Reunio Anual da Anped. Caxambu, 2000.

SILVA, C. P. A matemtica no Brasil. Uma histria de seu desenvolvimento. Curitiba, Editora da UFPR, 1992.

SILVA, C. P. A matemtica no Brasil. Uma histria de seu desenvolvimento.(Segunda Edio Revisada e Aumentada) So Leopoldo: Editora Unisinos, 1999.

SILVA, C. P. Sociedades e revistas Cientificas fundadas no Brasil entre 1889 e 1989. Revista Uniandrade, Curitiba, vol 02, n 03, p. 01-14, 2001.

You might also like